CHASSIS IVECO SCUDATO
CHASSI SCUDATO 59.12
CHASSI SCUDATO 59.13
CHASSI SCUDATO 60.12
CHASSI SCUDATO 60.13
CHASSI SCUDATO 70.12
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A família Iveco Scudato é uma moderna linha de chassis
para micro-ônibus, comerciais leves (furgões), pequenos caminhões e vans para transporte urbano, rural e rodoviário de
passageiros e cargas leves, criada na Itália, desenvolvida na Itália e no
Brasil, e fabricada em larga escala na Europa e no Brasil a partir das décadas de
1990 e 2000,
respectivamente, pela Iveco, cujos integrantes estiveram em produção seriada aqui
no Brasil por cerca de 14 anos, com mais de 7.000 unidades fabricadas aqui.
Aqui no Brasil, essa família é formada por cinco versões de chassis, o Iveco Scudato 59.12, Iveco Scudato 59.13, o Iveco Scudato 60.12, o Iveco
Scudato 60.13 o Iveco Scudato 70.12, todos eles para encarroçamento de veículos
de pequeno e médio portes com tração traseira, para transporte de passageiros e
de carga, com capacidades variando entre 17 até 27 assentos, com razoável
conforto para trajetos urbanos, rurais, viagens intermunicipais e viagens
interestaduais curtas, e entre 3 toneladas até 6,7 toneladas de peso bruto
total, carga útil de até 4,4 toneladas e capacidade volumétrica de até 15 m³.
De modo geral, os modelos de chassis da família Iveco
Scudato são tracionados por motores turbodiesel Iveco, com torques em torno de 29 kgfm, dependendo do
modelo de chassi. Esses modelos de chassis foram usados pela
própria fabricante Iveco no Brasil para a encarroçamento / construção dos
veículos utilitários leves e/ou médios Daily e CityClass, tanto para os
modelos de micro-ônibus quanto para os modelos de comerciais leves (furgões) e vans.
A IVECO
A Iveco Brasil é uma grande indústria automotiva brasileira.
Ela já esteve no Brasil anteriormente, na década de 1980, por meio da marca
Fiat Diesel e FNM (pronuncia-se Fê-Nê-Mê), mas não foi feliz nessa década, principalmente por
causa da hiperinflação brasileira e de problemas de ineficiência da sua rede de
assistência técnica. Ela retornou ao Brasil em 1997 com a razão social Iveco
Latin America e, evitando erros do passado, conseguiu formar uma respeitável e
eficiente rede de representantes autorizados / concessionárias, revendedores de
peças e oficinas autorizadas para prestar serviços de venda, pós-venda e
manutenção de seus produtos.
Ela voltou ao Brasil em 1997, com o início das
atividades de sua principal fábrica no ano 2000 no município de Sete Lagoas, no
Estado de Minas Gerais, com investimento de mais de R$ 570 milhões, principalmente
como fabricante de comerciais leves (furgões), micro-ônibus, vans e chassis e motores turbodiesel
para comerciais leves, micro-ônibus e vans e, posteriormente, como fabricante
de caminhões médios e pesados, assim atuando em diversos segmentos da indústria
automotiva e utilitária, tornando-se então uma das maiores fabricantes
brasileiras de micro-ônibus (principalmente para transporte escolar), ônibus,
caminhões, comerciais leves e vans.
É uma das maiores e mais importantes fabricantes de
utilitários para transporte de passageiros e cargas no Brasil, controlada pelo
conglomerado gigante holandês CNH Industrial, com sua fábrica e centro de desenvolvimento localizados em Sete
Lagoas, no estado de Minas Gerais; com estoque de peças em Sorocaba, no estado
de São Paulo; e com sua sede administrativa localizada em Nova Lima, no estado
de Minas Gerais; gerando no total mais
de 1.800 empregos diretos.
Na fábrica de Sete Lagoas ela emprega atualmente cerca de 1.700 pessoas. Além disso ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com 60 concessionárias e 11 pontos assistenciais. Considerando os números de toda a América do Sul, são mais de 110 concessionárias e pontos assistenciais.
Na fábrica de Sete Lagoas ela emprega atualmente cerca de 1.700 pessoas. Além disso ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com 60 concessionárias e 11 pontos assistenciais. Considerando os números de toda a América do Sul, são mais de 110 concessionárias e pontos assistenciais.
LINHA IVECO SCUDATO
FAMÍLIA IVECO SCUDATO
IVECO SCUDATO 59.12
É um dos irmãos menores da família Iveco
Scudato de chassis dentro da categoria micro-ônibus e um dos primeiros a serem fabricados no Brasil. Ele pode receber uma
carroceria com até 6
metros de comprimento e capacidade para até 21 passageiros, com conforto
razoável. Ele foi fabricado na década de 2000 pela Iveco e, atualmente, não é
mais fabricado.
Esse modelo de chassi foi usado pela Iveco também para montagem de comerciais leves e pequenos caminhões.
Esse modelo de chassi foi usado pela Iveco também para montagem de comerciais leves e pequenos caminhões.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Motor: Iveco 8140.43 diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Cilindrada: 2.800 cm³;
- Potência: 122 cv a 3.600 rpm;
- Torque: 29 kgfm a 1.900 rpm;
- Câmbio: Iveco 2826.5, manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Rodas independentes;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
- Freios: Discos na frente e tambores atrás;
- Peso bruto: 6.200 kg, com carroceria e ocupantes;
- Carga útil: Até 3,9 toneladas;
IVECO SCUDATO 60.13
É um dos irmãos da família Iveco Scudato de chassis
dentro da categoria micro-ônibus. Ele pode receber uma carroceria com até 6
metros de comprimento e capacidade para até 21 passageiros, com conforto
razoável. Ele foi fabricado na década de 2000 pela Iveco e, atualmente, não é
mais fabricado.
Esse modelo de chassi foi usado pela Iveco também para montagem de comerciais leves e vans.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Motor: Iveco 8140.43 diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Alimentação: Common Rail
- Cilindrada: 2.800 cm³;
- Potência: 125 cv a 3.600 rpm;
- Torque: 29 kgfm a 1.900 rpm;
- Câmbio: Iveco 2826.5, manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Rodas independentes;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas;
- Freios: Discos na frente e tambores atrás;
- Peso bruto: 6.200 kg, com carroceria e ocupantes;
IVECO SCUDATO 70.12
É um dos irmãos da família Iveco Scudato de chassis
dentro da categoria micro-ônibus, com fabricação em série iniciada em 2004, com
entre eixos de 3,3 metros, 3,6 metros ou 4,2 metros. Ele pode receber uma
carroceria com até 7
metros de comprimento e capacidade para até 27 passageiros, com conforto razoável. Atualmente,
ele não é mais fabricado.
Esse modelo de chassi foi usado pela Iveco também para montagem de comerciais leves e pequenos caminhões.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Motor: Iveco 8140.43 diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Cilindrada: 2.800 cm³;
- Potência: 122 cv a 3.600 rpm;
- Torque: 29 kgfm a 1.800 rpm;
- Câmbio: Iveco 2826.5, manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Rodas independentes;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas;
- Entre eixos: 3,6 metros, 4,0 metros e 4,5 metros;
- Freios: Discos na frente e tambores atrás;
- Peso bruto: 6.700 kg, com carroceria e ocupantes;
- Carga útil: Até 4,4 toneladas;
MERCADO
Desde o ano 2000, a Iveco Latin America fabrica no estado de
Minas Gerais a família Iveco Scudato de chassis para micro-ônibus, pequenos caminhões, comerciais
leves (furgões) e vans, melhorando seus produtos a cada ano, inclusive produzindo na
década de 2000 os modelos Iveco Scudato 59.12, o Iveco Scudato 59.13, o Iveco Scudato 60.12, o Iveco
Scudato 60.13 o Iveco Scudato 70.12, tornando-se então uma das maiores fabricantes
brasileiras de chassis para micro-ônibus, comerciais leves e vans para
transporte urbano, rural e rodoviário de passageiros e cargas. A maioria desses modelos de chassis Iveco Scudato foi usada para encarroçamento dos micro-ônibus CityClass Escolar, para o programa Caminhos da Escola, do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Além dos modelos CityClass de micro-ônibus escolares, esses modelos de chassis foram usados também para encarroçamento dos modelos WayClass e SoulClass para vendas no varejo, em formatos semelhantes aos micro-ônibus CityClass do programa Caminhos da Escola.
Além dos modelos CityClass de micro-ônibus escolares, esses modelos de chassis foram usados também para encarroçamento dos modelos WayClass e SoulClass para vendas no varejo, em formatos semelhantes aos micro-ônibus CityClass do programa Caminhos da Escola.
Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de
chassis para micro-ônibus e miniônibus, pequenos caminhões, comerciais leves e vans, considerando os seus modelos de chassis em produção seriada, o Iveco 70C17 e o Iveco 150S21, sendo aquele o substituto da família Iveco
Scudato na linha de montagem da fabricante brasileira.
A empresa também é uma fornecedora de equipamentos
para corpos de bombeiros de vários estados e para o Exército Brasileiro, com os caminhões Iveco
Magirus e o veículo blindado anfíbio Guarani, respectivamente.
CLASSIFICAÇÃO DE VEÍCULOS METROPOLITANOS DE PASSAGEIROS | |||
CATEGORIA | COMPRIMENTO | PESO BRUTO TOTAL | CAPACIDADE |
Van | Abaixo de 6,4 metros | Abaixo de 4,5 toneladas | Até 15 passageiros |
Micro-ônibus | De 6,4 até 7,5 metros | De 4,5 ton. até 7,5 ton. | Até 21 passageiros |
Mini-ônibus | De 7,5 até 9 metros | De 7,5 ton. até | Até 36 passageiros |
Ônibus | Mais de 9 metros | Mais de | Mais de 36 passageiros |
Essa classificação é válida apenas para São Paulo, mas tende a ser adotada em todo Brasil.
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Intelbras (Telecomunicações)
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Comércio Exterior
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Massey Ferguson MF 265
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Trator Ford 6600
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Massey Ferguson MF 275
- Produção Florestal
- Echostar Corporation
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Massey Ferguson MF 290
- Fatores de Produção (Administração)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Pessoas Jurídicas
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Trator Ford 6610
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Capim Brachiaria (Agropecuária)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Sistema Métrico Decimal
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)Volkswagen Delivery
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Trator Valmet 68
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Trator Valmet 88
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Componentes Eletrônicos
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Hughes Network Systems
- Trator Valmet 118
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Trator Ford 4610 (Agropecuária)
- Trator Valmet 1180
- Modem (Telecomunicações)
- Trator Ford 5610 (Agropecuária)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Massey Ferguson MF 235
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Trator Ford 4600
- Massey Ferguson MF 275 Advanced
- Trator Valmet 985
- Trator CBT 2105
- Trator Ford 7610 (Agropecuária)
- Massey Ferguson MF 296
- Trator Valmet 885
- Trator CBT 8060
- Massey Ferguson MF 295
- Toyota Hilux
- Trator CBT 8260
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Massey Ferguson MF 292
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Caminhões Volvo FMX
- Chrystian & Ralf (Música)
- Massey Ferguson MF 292 Advanced
- Busscar Jum Buss 400
Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Iveco, por meio da senhora Lívia, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico e telefone.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Site Via Circular: http://viacircular.com.br/site/?page_id=317
- Site Lexicar Brasil: http://www.lexicarbrasil.com.br/iveco/
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iveco_Daily
- Site Dúvidas Dicio: https://duvidas.dicio.com.br/micro-onibus-ou-microonibus/
- Site Via Circular: http://viacircular.com.br/site/?page_id=5180
- Site da Iveco: https://www.iveco.com/Brasil/collections/catalogues/Documents/tutti%20prodotti/IVC-0001-21%20Lamina_Tecnicai_150S21_bx.pdf
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iveco
- Jornal Tribuna Paraná: https://www.tribunapr.com.br/noticias/automoveis/novo-daily-70-12-traz-inovacoes/
- Jornal Folha de Londrina: https://www.folhadelondrina.com.br/carro-e-cia/nova-planta-produz-comerciais-leves-310254.html
- Site da Iveco: https://www.iveco.com/brasil/pages/home-page.aspx
- Site da Iveco: https://www.iveco.com/brasil/produtos/pages/bus-170c17.aspx
- CNH Industrial (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.