CHASSIS IVECO SCUDATO

CHASSI SCUDATO 59.12
CHASSI SCUDATO 59.13
CHASSI SCUDATO 60.12
CHASSI SCUDATO 60.13
CHASSI SCUDATO 70.12

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A família Iveco Scudato é uma moderna linha de chassis para micro-ônibus, comerciais leves (furgões), pequenos caminhões e vans para transporte urbano, rural e rodoviário de passageiros e cargas leves, criada na Itália, desenvolvida na Itália e no Brasil, e fabricada em larga escala na Europa e no Brasil a partir das décadas de 1990 e 2000, respectivamente, pela Iveco, cujos integrantes estiveram em produção seriada aqui no Brasil por cerca de 14 anos, com mais de 7.000 unidades fabricadas aqui.

Aqui no Brasil, essa família é formada por cinco versões de chassis, o Iveco Scudato 59.12, Iveco Scudato 59.13, o Iveco Scudato 60.12, o Iveco Scudato 60.13 o Iveco Scudato 70.12, todos eles para encarroçamento de veículos de pequeno e médio portes com tração traseira, para transporte de passageiros e de carga, com capacidades variando entre 17 até 27 assentos, com razoável conforto para trajetos urbanos, rurais, viagens intermunicipais e viagens interestaduais curtas, e entre 3 toneladas até 6,7 toneladas de peso bruto total, carga útil de até 4,4 toneladas e capacidade volumétrica de até 15 .

De modo geral, os modelos de chassis da família Iveco Scudato são tracionados por motores turbodiesel Iveco, com torques em torno de 29 kgfm, dependendo do modelo de chassi. Esses modelos de chassis foram usados pela própria fabricante Iveco no Brasil para a encarroçamento / construção dos veículos utilitários leves e/ou médios Daily e CityClass, tanto para os modelos de micro-ônibus quanto para os modelos de comerciais leves (furgões) e vans.

A IVECO
A Iveco Brasil é uma grande indústria automotiva brasileira. Ela já esteve no Brasil anteriormente, na década de 1980, por meio da marca Fiat Diesel e FNM (pronuncia-se Fê-Nê-Mê), mas não foi feliz nessa década, principalmente por causa da hiperinflação brasileira e de problemas de ineficiência da sua rede de assistência técnica. Ela retornou ao Brasil em 1997 com a razão social Iveco Latin America e, evitando erros do passado, conseguiu formar uma respeitável e eficiente rede de representantes autorizados / concessionárias, revendedores de peças e oficinas autorizadas para prestar serviços de venda, pós-venda e manutenção de seus produtos.

Ela voltou ao Brasil em 1997, com o início das atividades de sua principal fábrica no ano 2000 no município de Sete Lagoas, no Estado de Minas Gerais, com investimento de mais de R$ 570 milhões, principalmente como fabricante de comerciais leves (furgões), micro-ônibus, vans e chassis e motores turbodiesel para comerciais leves, micro-ônibus e vans e, posteriormente, como fabricante de caminhões médios e pesados, assim atuando em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras de micro-ônibus (principalmente para transporte escolar), ônibus, caminhões, comerciais leves e vans.

É uma das maiores e mais importantes fabricantes de utilitários para transporte de passageiros e cargas no Brasil, controlada pelo conglomerado gigante holandês CNH Industrial, com sua fábrica e centro de desenvolvimento localizados em Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais; com estoque de peças em Sorocaba, no estado de São Paulo; e com sua sede administrativa localizada em Nova Lima, no estado de Minas Gerais;  gerando no total mais de 1.800 empregos diretos.

Na fábrica de Sete Lagoas ela emprega atualmente cerca de 1.700 pessoas. Além disso ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com 60 concessionárias e 11 pontos assistenciais. Considerando os números de toda a América do Sul, são mais de 110 concessionárias e pontos assistenciais.

LINHA IVECO SCUDATO
FAMÍLIA IVECO SCUDATO

IVECO SCUDATO 59.12
É um dos irmãos menores da família Iveco Scudato de chassis dentro da categoria micro-ônibus e um dos primeiros a serem fabricados no Brasil. Ele pode receber uma carroceria com até 6 metros de comprimento e capacidade para até 21 passageiros, com conforto razoável. Ele foi fabricado na década de 2000 pela Iveco e, atualmente, não é mais fabricado.

Esse modelo de chassi foi usado pela Iveco também para montagem de comerciais leves e pequenos caminhões.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motor: Iveco 8140.43 diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Cilindrada: 2.800 cm³;
  • Potência: 122 cv a 3.600 rpm;
  • Torque: 29 kgfm a 1.900 rpm;
  • Câmbio: Iveco 2826.5, manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Rodas independentes;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás;
  • Peso bruto: 6.200 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Carga útil: Até 3,9 toneladas;

IVECO SCUDATO 60.13
É um dos irmãos da família Iveco Scudato de chassis dentro da categoria micro-ônibus. Ele pode receber uma carroceria com até 6 metros de comprimento e capacidade para até 21 passageiros, com conforto razoável. Ele foi fabricado na década de 2000 pela Iveco e, atualmente, não é mais fabricado.

Esse modelo de chassi foi usado pela Iveco também para montagem de comerciais leves e vans.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motor: Iveco 8140.43 diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Alimentação: Common Rail
  • Cilindrada: 2.800 cm³;
  • Potência: 125 cv a 3.600 rpm;
  • Torque: 29 kgfm a 1.900 rpm;
  • Câmbio: Iveco 2826.5, manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Rodas independentes;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás;
  • Peso bruto: 6.200 kg, com carroceria e ocupantes;

IVECO SCUDATO 70.12
É um dos irmãos da família Iveco Scudato de chassis dentro da categoria micro-ônibus, com fabricação em série iniciada em 2004, com entre eixos de 3,3 metros, 3,6 metros ou 4,2 metros. Ele pode receber uma carroceria com até 7 metros de comprimento e capacidade para até 27 passageiros, com conforto razoável. Atualmente, ele não é mais fabricado.

Esse modelo de chassi foi usado pela Iveco também para montagem de comerciais leves e pequenos caminhões.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motor: Iveco 8140.43 diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Cilindrada: 2.800 cm³;
  • Potência: 122 cv a 3.600 rpm;
  • Torque: 29 kgfm a 1.800 rpm;
  • Câmbio: Iveco 2826.5, manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Rodas independentes;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas;
  • Entre eixos: 3,6 metros, 4,0 metros e 4,5 metros;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás;
  • Peso bruto: 6.700 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Carga útil: Até 4,4 toneladas;

MERCADO
Desde o ano 2000, a Iveco Latin America fabrica no estado de Minas Gerais a família Iveco Scudato de chassis para micro-ônibus, pequenos caminhões, comerciais leves (furgões) e vans, melhorando seus produtos a cada ano, inclusive produzindo na década de 2000 os modelos Iveco Scudato 59.12, o Iveco Scudato 59.13, o Iveco Scudato 60.12, o Iveco Scudato 60.13 o Iveco Scudato 70.12, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras de chassis para micro-ônibus, comerciais leves e vans para transporte urbano, rural e rodoviário de passageiros e cargas. A maioria desses modelos de chassis Iveco Scudato foi usada para encarroçamento dos micro-ônibus CityClass Escolar, para o programa Caminhos da Escola, do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Além dos modelos CityClass de micro-ônibus escolares, esses modelos de chassis foram usados também para encarroçamento dos modelos WayClass e SoulClass para vendas no varejo, em formatos semelhantes aos micro-ônibus CityClass do programa Caminhos da Escola.

Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, pequenos caminhões, comerciais leves e vans, considerando os seus modelos de chassis em produção seriada, o Iveco 70C17 e o Iveco 150S21, sendo aquele o substituto da família Iveco Scudato na linha de montagem da fabricante brasileira.

A empresa também é uma fornecedora de equipamentos para corpos de bombeiros de vários estados e para o Exército Brasileiro, com os caminhões Iveco Magirus e o veículo blindado anfíbio Guarani, respectivamente.

CLASSIFICAÇÃO DE VEÍCULOS METROPOLITANOS DE PASSAGEIROS
CATEGORIA
COMPRIMENTO
PESO BRUTO TOTAL
CAPACIDADE
Van
Abaixo de 6,4 metros
Abaixo de 4,5 toneladas
Até 15 passageiros
Micro-ônibus
De 6,4 até 7,5 metros
De 4,5 ton. até 7,5 ton.
Até 21 passageiros
Mini-ônibus
De 7,5 até 9 metros
De 7,5 ton. até
Até 36 passageiros
Ônibus
Mais de 9 metros
Mais de 
Mais de 36 passageiros
Fonte: SPTrans

Essa classificação é válida apenas para São Paulo, mas tende a ser adotada em todo Brasil.

VEJA TAMBÉM

Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Iveco, por meio da senhora Lívia, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico e telefone.

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iveco_Daily
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iveco
  • CNH Industrial (divulgação): Imagens

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