ENSTROM 280
ENSTROM F-28 (A PARTIR DE 1965)
ENSTROM 280 (A PARTIR DE 1975)
FAMÍLIA ENSTROM F-28
ENSTROM 280FX SHARK (VERSÃO ATUAL)
ENSTROM F-28F (VERSÃO ATUAL)
INTRODUÇÃO
Logo acima, um exemplar da família Enstrom F-28, o pequeno helicóptero monomotor a pistão Enstrom 280FX Shark, um moderno e econômico modelo de aeronave de fabricação americana, um sucesso de vendas. Logo abaixo, o antecessor Enstrom F-28, também de fabricação americana e também um sucesso de vendas, fabricado a partir da década de 1960.
O Enstrom 280 é um helicóptero monomotor a pistão de
pequeno porte projetado para transporte pessoal e executivo, de turismo e de
passeio, para uso policial, para coberturas jornalísticas, para treinamento civil e militar e multiuso utilitário
rural, com capacidade para transportar um piloto e dois passageiros, fabricado
em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Enstrom
Helicopter, que utilizou como base para a sua criação e desenvolvimento o também
pequeno modelo de helicóptero monomotor a pistão, quase idêntico, Enstrom F-28,
este fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960
pela mesma fabricante e ainda em linha de produção seriada, em uma sub-versão
melhorada.
Os principais concorrentes do Enstrom 280 e do Enstrom
F-28 no mercado aeronáutico mundial são os também pequenos helicópteros
monomotores a pistão Robinson R44, com quatro assentos, e Schweizer 300 C, com
três assentos, ambos também fabricados nos Estados Unidos.
A ENSTROM HELICOPTER
Atualmente, a Enstrom Helicopter é uma conceituada e
tradicional fabricante americana de pequenos helicópteros monomotores a pistão
e pequenos helicópteros monomotores a turbina. Ela foi fundada em 1959 pelo então
mecânico, marceneiro e engenheiro Rudolph Enstrom, mas o seu primeiro produto
comercial economicamente viável só foi lançado em 1965, quando o seu fundador já
não estava mais na empresa, embora seu sobrenome tenha sido mantido na empresa pelos então novos proprietários.
Ela é uma das mais notáveis fabricantes de pequenos
helicópteros monomotores a pistão e pequenos helicópteros monomotores a
turbina, embora também tenha sofrido com recessões econômicas mundiais nas
décadas de 1970, 1980 e 1990, o que não é uma novidade e não é raro, já que a grande maioria dos fabricantes aeronáuticos, grandes e pequenos, também passou por isso.
Ela foi comprada em 1968 pela Purex Industries,
mudando de mãos novamente em 1971, quando foi comprada pelo empresário americano
Lee Bailey, que reestruturou a empresa e conseguiu torná-la lucrativa, posteriormente
passando pelas mãos de vários empresários americanos e um europeu, até ser
comprada em 2013 pela empresa chinesa de investimentos Chongqing Investment,
que é a sua atual proprietária.
A Enstrom Helicopter está sediada em Menominee, no
estado de Michigan, nos Estados Unidos e, atualmente, seu principal executivo é
Matt Francour. Desde a década de 1960, essa fabricante conseguiu fabricar e
comercializar mais de 1.300 unidades de helicópteros monomotores, a pistão e a
turbina.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Enstrom 280 é um helicóptero monomotor a pistão de
pequeno porte com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado para transporte pessoal e executivo, de turismo e de passeio, para
uso policial, para coberturas jornalísticas, para treinamento civil e militar e multiuso utilitário rural, com
capacidade para transportar um piloto e dois passageiros em viagens
intermunicipais, fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da
década de 1970 pela Enstrom Helicopter, desde aquela época considerada uma das
mais notáveis fabricantes de helicópteros de pequeno porte do mundo.
O pequeno Enstrom 280FX Shark, por exemplo, que é uma das duas versões atuais da família Enstrom F-28, uma versão
melhorada do mesmo projeto básico Enstrom 280, é sustentado por um motor a
pistão Lycoming HIO-360 de quatro cilindros horizontais opostos, com injeção
direta de combustível e com potência de 225 hp disponível na decolagem. Ele tem
capacidade para transportar um piloto e dois passageiros adultos e está
certificado para cumprir missões típicas dentro de metrópoles, pousando e
decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais.
Porém, na prática só há espaço suficiente dentro da aeronave para dois adultos
nos dois assentos laterais e uma criança no assento central.
Entretanto, o perfil do projeto da aeronave está
focado principalmente para o mercado de treinamento de novos pilotos, civis e
militares, para uso policial, para coberturas jornalísticas e para uso rural, principalmente para pulverização de lavouras. Na
Austrália, por exemplo, ele pode executar serviços aéreos na pecuária, tocando
gado a baixa altura, literalmente, algo comum por lá, mas inédito aqui no
Brasil.
HELICÓPTEROS ENSTROM F-28
A família Enstrom F-28 de helicópteros de pequeno
porte é composta por um modelo original, o Enstrom F-28A, com fabricação em
série iniciada em 1968, e mais quatro modelos, entre militares e civis, que
conservaram características semelhantes por cerca de 50 anos de
fabricação seriada, com cada novo modelo apresentando melhorias, modernizações, ajustes e refinamentos a cada década de fabricação. É
um dos modelos de helicópteros mais longevos da história da indústria
aeronáutica mundial, comparável neste aspecto à família de pequenos
helicópteros monomotores a pistão Schweizer 300 / Hughes 269.
Pode-se dizer que o fato de um produto ter conseguido
sobreviver no mercado tanto tempo assim é um sinal de
qualidade. O primeiro modelo da família, o modelo original a partir do qual
todos os demais modelos foram desenvolvidos é o Enstrom F-28A, que é
basicamente um modelo compacto de helicóptero monomotor a pistão com rotor
principal de três pás, com links internos, e cauda com rotor de duas pás, com capacidade
para transportar um piloto e dois passageiros em viagens intermunicipais.
Entretanto, o mercado aeronáutico civil mundial e governos de vários países
optaram por usar a aeronave principalmente para transporte pessoal, treinamento, civil e militar,
uso policial e uso agrícola, neste caso principalmente para monitoramento de
áreas rurais e pulverização de plantações.
O Enstrom F-28A é um modelo relativamente simples de
helicóptero, cujo projeto foi criado na década de 1960, com a fabricação em
série iniciada na mesma década, após a certificação da FAA – Federal Aviation
Administration, conseguida em 1968. O objetivo da Enstrom Helicopter era criar,
desenvolver e fabricar em larga escala um modelo de helicóptero para competir
no mercado aeronáutico mundial, que precisava de modelos simples e
relativamente baratos de helicópteros, principalmente para treinamento civil, e
para atender a pedidos governamentais para treinamento militar e policiamento civil.
Centenas de unidades do Enstrom F-28A e suas versões foram fabricadas,
entre elas o Enstrom F-28B, com motor
a pistão com turbocompressor; o Enstrom F-28C, com motor melhorado e
para-brisa de duas peças; o Enstrom F-28F Falcon, com motor melhorado e mais
potente; e o Enstrom F-27FP, uma versão para uso policial, com holofotes e
FLIR, solicitada inicialmente pela Polícia de Pasadena, no estado americano da
Califórnia.
HELICÓPTEROS ENSTROM 280
Há quem considere os helicópteros Enstrom F-28 e Enstrom 280 integrantes de uma mesma família, o que realmente faz sentido, porque eles são semelhantes em vários aspectos, quase tudo, na verdade, exceto por alguns detalhes técnicos de refinamento aerodinâmico, mecânico, eletrônico e elétrico que diferenciam esses modelos.
O modelo original Enstrom 280 Shark foi lançado no
início da década de 1970, com sua produção em série iniciada em 1974, sendo
inclusive considerado na época um dos melhores modelos de helicópteros
monomotores a pistão com essa capacidade. Mas na época a própria fabricante
Enstrom Helicopter percebeu a necessidade de mais potência dos motores para
melhorar o desempenho dos seus modelos em dias quentes e em aeródromos de altitudes elevadas.
Assim, em 1975 foi lançada a versão Enstrom 280C Shark,
com motor a pistão com turbocompressor; seguida da versão Enstrom 280F Shark, em
1980, com motor a pistão com turbocompressor melhorado, com mais potência,
inclusive; até a chegada definitiva da versão Enstrom 280FX Shark, em 1985, a versão atual, considerado o melhor modelo de helicóptero a pistão da Enstrom Helicopter.
O fabricante disponibiliza vários opcionais para o cumprimento de vários tipos diferentes de missões, entre eles encaixes estruturais para instalação de câmeras, para coberturas jornalísticas, por exemplo; guindastes, para transporte militar ou civil de cargas; kits de rapel, para uso policial, militar e esportivo; holofotes e FLIR, para uso policial e militar; e, como pode ser visto na imagem acima, um kit de pulverização agrícola.
O fabricante disponibiliza vários opcionais para o cumprimento de vários tipos diferentes de missões, entre eles encaixes estruturais para instalação de câmeras, para coberturas jornalísticas, por exemplo; guindastes, para transporte militar ou civil de cargas; kits de rapel, para uso policial, militar e esportivo; holofotes e FLIR, para uso policial e militar; e, como pode ser visto na imagem acima, um kit de pulverização agrícola.
MERCADO
Logo acima, a pequena cabine de passageiros do Enstrom F-28, com espaço razoável para dois adultos e uma criança. Logo abaixo, o cockpit visto de dentro, com o necessário em instrumentos para voos VFR e comandos duplos.
Os modelos de helicópteros monomotores a pistão de
pequeno porte Enstrom F-28 e Enstrom 280 formam uma das mais bem sucedidas
famílias de aeronaves de asas rotativas do mundo, a família Enstrom F-28, com mais de 1.000 unidades fabricadas
desde a década de 1960 e 1970, respectivamente. Os modelos ou versões mais recentes dessa família, o Enstrom F-28F e o Enstrom 280FX Shark, ambos atualmente em linha de produção, possuem rotor principal articulado e de alta inércia, rotor de cauda desbloqueado e motor a pistão Lycoming HIO-360-F1AD, com turbocompressor.
Entre os muitos operadores dos helicópteros da família
Enstrom F-28 estão e/ou estiveram o Exército do Chile; o Exército
do Peru e a Marinha do Peru; o Exército da Colômbia; a Guarda Nacional
Venezuelana; e a Polícia de Pasadena, nos Estados Unidos. Além disso, a aeronave
foi comercializada também na Suíça, na Alemanha, no Brasil e em outros países,
nos cinco continentes do planeta.
Os helicópteros fabricados pela Enstrom Helicopter são
representados no Brasil pela Powerpack, empresa localizada no Rio de Janeiro, a
capital do estado carioca, que também presta serviços de manutenção e
treinamento, com mais de 45 anos de experiência na área. O Brasil é um dos
maiores mercados compradores de helicópteros do mundo e a família Enstrom F-28 voa aqui no Brasil desde a década de 1970.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ENSTROM 280FX SHARK
- Capacidade: 1 piloto e 2 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 180 km/h;
- Comprimento da célula: Aprox. 8,8 metros;
- Largura da cabine: Aprox.
- Altura da aeronave: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização (potência): Lycoming HIO-360-F1AD (225 hp);
- TBO (tempo entre revisões):
- Trem de pouso: Esquis convencionais;
- Teto de serviço: Aprox. 3.700 metros;
- Alcance: Aprox. 340 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.180 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 520 mil (novo);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 280 mil (usado / bom estado de conservação);
ENSTROM F-28
- Capacidade: 1 piloto e 2 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 180 km/h;
- Comprimento da célula: Aprox. 8,6 metros;
- Largura da cabine: Aprox.
- Altura da aeronave: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização (potência): Lycoming HIO-360-F1AD (225 hp);
- TBO (tempo entre revisões):
- Trem de pouso: Esquis convencionais;
- Teto de serviço: Aprox. 3.700 metros;
- Alcance: Aprox. 340 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.180 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$
- Preço (no exterior): Aprox. US$
ONDE
COMPRAR
A
importação de unidades usadas de Enstrom 280 e Enstrom F-28 também é possível
para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço
final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em
relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Helicopters/Enstrom
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-helicopter.htm
- Aeronaves à venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
Várias
empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e
manutenção, entre elas a Powerpack, que é a representante autorizada da marca
Enstrom no Brasil. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de
aeronaves.
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM 700
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Embraer E-190
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Airbus H120
- Honda HA-420 HondaJet
- Airbus H135
- Boeing 777
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Enstrom Helicopter: http://enstromhelicopter.com/wp-content/uploads/2012/03/280FX-Specifications-Sheet-2.pdf
- Revista Avião Revue: http://aviaorevue.com/
- Enstrom Helicopter: http://enstromhelicopter.com/helicopters/piston-f-28f-280fx/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Enstrom_F-28
- Enstrom Helicopter: https://enstromhelicopter.com/
- Powerpack: http://www.powerpack.com.br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Enstrom_Helicopter_Corporation
- Site Airliners (em inglês): https://www.airliners.net/aircraft-data/enstrom-f-28280480/200
- Enstrom Helicopter: http://enstromhelicopter.com/wp-content/uploads/2012/03/F28F-Specifications-Sheet-1.pdf
- Enstrom (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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