PIAGGIO P-180 AVANTI
PIAGGIO
P-180 AVANTI (EXECUTIVO)
PIAGGIO
P-180 M AVANTI (QUICK CHANGE)
PIAGGIO
P-180 II AVANTI (EXECUTIVO)
PIAGGIO
P-180 AMB AVANTI (AEROMÉDICO)
PIAGGIO
P-180 MPA AVANTI (MILITAR)
PIAGGIO
AVANTI EVO (EXECUTIVO)
PIAGGIO P.1HH HAMMERHEAD (DRONE)
INTRODUÇÃO
Logo acima, imagem publicitária do turboélice
bimotor executivo de alto desempenho Piaggio P-180 Avanti, com velocidade de cruzeiro próxima a de jatos executivos. Logo abaixo, um ousado projeto italiano de aeronave civil com canards e configuração push de propulsão turboélice, algo até então incomum no mercado aeronáutico civil.
O Piaggio P-180 Avanti é uma aeronave bimotor de
pequeno porte e alta performance para uso executivo, com motorização turboélice
e cabine pressurizada, com capacidade para transportar confortavelmente seis ou
sete passageiros em viagens interestaduais e internacionais, criada e
desenvolvida na década de 1980 pela Rinaldo Piaggio SpA, com o auxílio da
Boeing, da então Aermacchi, da Universidade de Wichita, da Learjet e da
Universidade de Ohio, e fabricada em larga escala na Itália pela Piaggio Aero
Industries a partir de 1998.
Os principais concorrentes do turboélice bimotor para
uso executivo Piaggio P-180 Avanti são os aviões turboélices da família
Beechcraft King Air, um grande sucesso de vendas da Textron Aviation,
anteriormente fabricados pela Beechcraft Corporation.
A PIAGGIO AEROSPACE
Atualmente, a Piaggio Aerospace é uma fabricante italiana
de aeronaves executivas cujo principal produto de exportação é o Piaggio P-180 EVO, um sucesso de vendas, o mais recente membro da família Piaggio Avanti. Essa indústria aeronáutica italiana é a
sucessora da Piaggio Aero Industries, fundada em 1998, que por sua vez é a
sucessora da tradicionalíssima fabricante Rinaldo Piaggio SpA, um conglomerado
fabricante de veículos, incluindo as motocicletas italianas Vespa, aviões e
motores de aviões com a marca Piaggio, motores a jato Rolls Royce Viper,
fabricados sob licença da inglesa Rolls-Royce, equipamentos para navios,
materiais para infraestrutura ferroviária, entre outros produtos.
Os ativos de indústria aeronáutica do grupo Rinaldo
Piaggio SpA foram comprados em 1998 por um grupo de investidores, entre eles Piero Ferrari e a Família Di Mase, criando assim uma nova empresa, a Piaggio
Aero Industries, que deu continuidade à longa tradição aeronáutica da marca
Piaggio. Anos depois, em 2006 e 2008, respectivamente, novos investidores se
uniram aos investidores italianos na fabricação de aeronaves, os grupos indiano Tata
e árabe Mubadala.
Atualmente, a empresa de investimentos Mubadala Company, dos Emirados Árabes Unidos, é a única proprietária da Piaggio Aerospace.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
Logo acima, um dos modelos de aviões da família Piaggio
Avanti, o Piaggio P-180 II Avanti, uma versão melhorada da família. O design incomum e inusitado até alguns anos atrás chama a atenção por
onde passa. Apesar das dificuldades iniciais em vencer a resistência do conservador
mercado aeronáutico mundial nos primeiros anos de desenvolvimento e fabricação,
a aeronave conseguiu se firmar a partir da década de 2000, com mais de 240 unidades vendidas.
O ousado turboélice Piaggio P-180 Avanti é uma
aeronave bimotor de pequeno porte e alta performance para uso executivo, aeromédico, de transporte militar e governamental, de turismo e de passeio, com
motorização turboélice e cabine pressurizada, com capacidade para transportar
confortavelmente seis ou sete passageiros em viagens interestaduais e
internacionais, com trem de pouso retrátil e com construção convencional semimonocoque da fuselagem e das asas retas em alumínio e ligas metálicas, com alta velocidade de cruzeiro, algo incomum em turboélices, com bom
alcance e baixo nível de ruído interno.
O ponto forte dessa família de aeronaves é o alto
desempenho proporcionado pelo seu design futurista, com a aerodinâmica
extremamente refinada, com canards fixados na parte da frente da aeronave, com
asas retas de fluxo laminar fixadas pouco atrás da cabine de passageiros e uma
cauda em T, com dois motores turboélices Pratt & Whitney PT6-A, com 850 shp de
potência em cada motor, fixados de forma que suas hélices de alto desempenho de cinco pás cada gerem impulso em vez de tração, ou seja, as hélices estão fixadas na
parte de trás dos motores, elas sopram de trás e para trás.
A resistência do ar é vencida por meio de um desenho ousado
de fuselagem com seção com diâmetro variável, no nariz até a cauda, com
perfil que lembra vagamente uma bola de futebol americano, resultando num excelente
coeficiente de penetração aerodinâmica, com consequente alto desempenho, com
até 730 km/h de velocidade máxima de cruzeiro, com 85% de potência. É isso
mesmo que você está lendo, 730 km/h de velocidade. Não existe nada no mundo,
em escala de produção, parecido com esse projeto, com esse desempenho. O
monomotor turboélice francês Daher Socata TBM, por exemplo, chega a 650 km/h.
A introdução de uma nova configuração dos motores com
hélices fixadas na parte de trás de todo o conjunto de compressor e turbina resulta
em vantagens como um menor nível de vibração na cabine de passageiros, em
função dessa nova localização mais conveniente das hélices, livrando as asas
das esteiras de vórtices e perturbações nos escoamentos de ar gerados pelas
hélices ou, numa linguagem mais simples, fora da zona de turbulência gerada
pelas hélices.
O design do Piaggio P-180 Avanti foi pensado
para o alto desempenho, é como se fosse uma Ferrari com asas, com a diferença
de que lá em cima não há limites de velocidades comuns na grande maioria das
rodovias mundiais. E como se tudo isso fosse pouco, ele é projetado também para
combinar o alto desempenho em cruzeiro com pouso e decolagem suaves, típicos de um
turboélice, até mesmo em pistas curtas, com 1.500 metros de comprimento, mesmo
com os tanques cheios, em dias quentes e com quatro passageiros adultos e duas crianças a
bordo.
O Piaggio P-180 Avanti é uma aeronave certificada na
categoria de aviões executivos de pequeno porte, o que significa que ele pode
ser operado por apenas um piloto, embora a maioria de seus proprietários tenha
optado por manter um segundo tripulante na cabine de comando, em razão da sua
carga de trabalho, já que se trata de um bimotor, e por uma questão de redundância.
O primeiro modelo da família Piaggio Avanti, o Piaggio
P-180 Avanti, um projeto da década de 1980 e lançado na década de 1990, ainda
pode ser considerado uma aeronave moderna, com cockpit completo para voos por
instrumentos, com aviônicos da marca Collins, incluindo três telas do conjunto EFIS-85,
com EHSI-74, ADC-85, duplo VOR / LOC / GLS / MKR, duplo ADF, piloto automático
(gerenciador de voo) APS-65, radar meteorológico colorido WXR-840 e dois rádios
VHF.
Outra diferença do Piaggio P-180 Avanti em relação a outros
projetos de turboélices executivos é o cone de cauda com empenagem em T, com o
estabilizador horizontal fixado na extremidade superior do estabilizador
vertical ou deriva. Essa configuração proporciona uma redução ainda maior dos
níveis de vibração na cabine de passageiros, já que também não há esteiras de
vórtices atrapalhando.
O Piaggio P-180 II Avanti é a versão melhorada do
modelo original Piaggio P-180 Avanti, com desempenho um pouco melhor em relação
ao seu antecessor, com 20 km/h a mais de velocidade de cruzeiro, resultando
em 750 km/h de velocidade máxima de cruzeiro possível, mas com a mesma capacidade
para transportar confortavelmente seis ou sete passageiros em viagens
interestaduais e internacionais, incluindo nele também praticamente todas as
características positivas e itens de conforto do seu irmão, entre eles uma galley compacta para refeições
rápidas, água, sucos e refrigerantes e um toalete químico no fundo da cabine
de passageiros.
A capacidade máxima certificada dos aviões da família Piaggio Avanti é de até 9 passageiros, numa configuração de alta densidade de assentos na cabine, mas neste caso o alcance é reduzido para cerca de 2.500 quilômetros, pela impossibilidade de decolar com os tanques cheios, em dias quentes, com 75% potência e com reservas de combustível.
Para atender os mercados de alto poder aquisitivo
norte-americano e europeu, compostos basicamente de agricultores e pecuaristas,
empresários e executivos que queriam e precisavam de um tipo de transporte
aéreo confortável e rápido, mas sem abrir mão da flexibilidade operacional para
pousar e decolar em pistas curtas, o Piaggio P-180 Avanti foi projetado desde o
início com um robusto trem de pouco triciclo retrátil.
A flexibilidade de pousar e decolar em pistas curtas e
não pavimentadas, com obstáculos próximos às cabeceiras e prolongamentos é o
motivo pelo qual muitos desses clientes optam pelo avião do tipo turboélice, já
que o avião a jato em geral tem limitações técnicas neste sentido.
Aparentemente, a fabricante Piaggio Aero Industries conseguiu unir o melhor dos
dois mundos, a performance, o conforto e a classe de um jatinho executivo com a
robustez e a flexibilidade operacional de um turboélice.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo
acima, a confortável cabine de passageiros do turboélice bimotor Piaggio
P-180 Avanti, o modelo original de aeronave da família Piaggio Avanti, numa configuração típica para até seis pessoas, a mais solicitada pelos proprietários e usuários. Logo
abaixo o painel do mesmo modelo de aeronave, já com uma das primeiras opções de
instrumentos de tecnologia EFIS – Electronic Flight Instrument System,
disponível no mercado na década de 1990.
O projeto do Piaggio P-180 Avanti surgiu na década de 1980, a partir da
percepção de empresários e executivos do grupo industrial italiano Rinaldo Piaggio SpA
de que havia espaço suficiente no mercado aeronáutico mundial para mais uma
aeronave executiva com propulsão turboélice, já que somente quatro importantes famílias concorrentes se enfrentavam nesse segmento, a
primeira delas, e a mais óbvia, os aviões americanos Beechcraf King Air, a mais bem sucedida do segmento; a
segunda, os aviões japoneses Mitsubishi MU-2; a terceira, os
aviões brasileiros Embraer EMB-121 Xingu; e a quarta, os aviões americanos Aero Commander 680.
O projeto inicial da Rinaldo Piaggio consistia em um
modelo de aeronave avançado, com desempenho acima da média apresentado até
então pelos concorrentes, graças ao inteligente design ousado e futurista do projetista Alessandro
Mazzoni. O primeiro voo da máquina foi realizado em 1986, com o auxílio Boeing,
da então Aermacchi, da Universidade de Wichita, da Learjet e da Universidade de
Ohio na fase de desenvolvimento.
Como na época a tecnologia de construção de fuselagem
e asas em material composto ainda estava nas fases iniciais de desenvolvimento ou amadurecimento em várias partes do mundo, principalmente na América do Norte e na Europa
Ocidental, os executivos e técnicos da Rinaldo Piaggio fizeram a opção por uma
construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Entretanto, os três modelos de turboélice executivo, o Piaggio P-180 Avanti e os seus irmãos Piaggio
P-180 II Avanti e Piaggio Avanti EVO, são fabricados com uma boa quantidade de peças e componentes em
material composto, tornando esses conjuntos um pouco mais leves, embora as partes principais das fuselagens e das asas dos três modelos continuem sendo fabricadas basicamente em
alumínio e ligas metálicas.
Na década de 1980, durante a sua fase de
desenvolvimento, o amadurecimento do projeto resultou em uma configuração
totalmente diferente da encontrada até então no mercado aeronáutico mundial. Todos os esforços em Engenharia
Aeronáutica dos departamentos da gigante americana Boeing, da então Aermacchi,
da Universidade de Wichita, da Learjet e da Universidade de Ohio, resultaram em
um modelo focado em alto desempenho e conforto um pouco acima da média,
inclusive com um teto de serviço extraordinário para um turboélice, algo em
tornou de 12.000 metros. Você não leu errado, são 12.000 metros mesmo.
Quanto mais alto melhor: Lá em cima há menos turbulências, menos nuvens de tempestade, menos chuva, menos granizo, menos tráfego de aviões e menos resistência ou arrasto aerodinâmico ao avanço da aeronave.
MERCADO
Logo acima, a confortável cabine de passageiros do modelo
mais recente da família Piaggio Avanti, o Piaggio Avanti EVO, tão ou até
um pouco mais confortável que a cabine de seu antecessor Piaggio P-180 II Avanti,
mas ambas com a mesma capacidade de seis ou sete passageiros, dependendo da
configuração de assentos adotada. Logo abaixo, uma opção ainda mais moderna de
instrumentos de voo, com um dos mais modernos conjuntos de instrumentos EFIS –
Electronic Flight Instrument System, com as telas primárias e a tela
multifuncional.
O ousado projeto de aeronave executiva de alto
desempenho com uma configuração incomum, com uma combinação de três tipos
diferentes de aerofólios, as duas asas, mais os dois canards e a cauda em T enfrentou
alguma resistência do mercado aeronáutico mundial nas décadas de 1980 e 1990, mesmo após pesados investimentos em desenvolvimento e sua consequente certificação pela FAA – Federal Aviation Administration e pela autoridades aeronáuticas europeias, mas a partir da década de 2000, com a reabertura da fábrica e mais esforços de marketing, os vários modelos da família Piaggio Avanti
passaram a ser vendidos em larga escala, com mais de 240 unidades vendidas até
agora, contando a partir do início da produção seriada, em 1990.
Até o momento, foram comercializadas mas de 90 unidades na Europa Ocidental, mais de 90 unidades na América do Norte e na América do Sul, incluindo Estados Unidos e Brasil e mais de 18 unidades na chamada região Ásia / Pacífico. Algumas unidades também foram vendidas na África e no Oriente Médio.
É uma das melhores opções de famílias de aeronaves executivas turboélice disponíveis no mercado mundial, capaz até
mesmo de rivalizar em pé de igualdade com os projetos da família Beechcraft
King Air, que até então reinavam quase absolutos no mercado, com poucos
concorrentes de peso, entre eles os turboélices bimotores Embraer EMB-121 Xingu
e Mitsubishi MU-2 Marquise, que, aliás, não são mais fabricados.
É consenso dentro do meio aeronáutico que, do ponto de
vista econômico, os aviões turboélice são mais vantajosos que os aviões a jato
em viagens de até 500 quilômetros. Além disso, de modo geral os turboélices
pousam e decolam melhor em pistas de pouso sem pavimentação.
Nesse sentido, em viagens de mais de 750 quilômetros
os aviões a jato são mais vantajosos, com o benefício da maior velocidade de
cruzeiro que os jatos apresentam e os turboélices não conseguem alcançar. Os turboélices bimotores da família Piaggio Avanti são então exceções, com velocidades de cruzeiro altas.
A mais recente opção da família Piaggio Avanti, o
Piaggio Avanti EVO, fabricado em série a partir de 2015, já sai de fábrica com o moderníssimo sistema EFIS -
Electronic Flight Instrument System de navegação, com as telas PFD (tela
primária) e MFD (tela multifuncional) na cabine de comando e os aviões usados
da marca podem ser atualizados neste sentido em oficinas autorizadas, a pedido
dos clientes, incluindo a instalação de modelos mais atuais de TCAS - Traffic Collison Avoidance System e EGPWS - Enhanced Ground Proximity Warning System,
muito úteis na navegação.
Pela robustez característica do projeto e pela
capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, foi
escolhido por agricultores e pecuaristas brasileiros, americanos, europeus e de
outros países como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também
por muitos empresários e executivos para visitas às filiais de empresas,
fornecedores e revendedores.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
PIAGGIO P-180 AVANTI
- Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 730 km/h;
- Comprimento: Aprox. 14,4 metros;
- Envergadura: Aprox. 14 metros;
- Altura: Aprox. 4 metros;
- Motorização (potência): Pratt & Whitney PT6-A (850 shp / cada);
- Alcance: Aprox. 2.500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Altura interna da cabine: Até 1,7 metro;
- Aviônicos: EFIS Collins 85
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 5.200 kg;
- TBO (tempo entre revisões):
- Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros;
- Pista de Pouso: Aprox. 1.500 metros (lotado / dias quentes);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$
PIAGGIO P-180 AVANTI EVO
- Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 750 km/h;
- Comprimento: Aprox. 14,4 metros;
- Envergadura: Aprox. 14 metros;
- Altura: Aprox. 4 metros;
- Motorização (potência): Pratt & Whitney PT6A-66B (850 shp / cada);
- Hélices: Hartzell de material composto, cinco pás, cimitarra;
- Alcance: Aprox. 2.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Altura interna da cabine: Até 1,7 metro;
- Aviônicos: Rockwell Colins ProLine 21;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 5.480 kg;
- TBO (tempo entre revisões):
- Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros;
- Pista de Pouso: Aprox. 1.500 metros (lotado / dias quentes);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 10 milhões;
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna 210 Centurion
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Mooney M20R Ovation
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Maconha (Segurança Pública)
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Honda HA-420 HondaJet
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Vulcanair P68
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Vector Fox V4
- Vector Fox V2
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Avião Revue: http://aviaorevue.com/
- ANAC - Agência: https://www2.anac.gov.br/anacpedia/por_ing/tr5056.htm
- Air Charter Service: https://www.aircharter.com.br/aircraft-guide/private/piaggio-italy/piaggioavantip180ii
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piaggio_P.180_Avanti
- Site Airway / UOL: https://airway.uol.com.br/labace-o-estranho-piaggio-p180-avanti-ii/
- Algar Aviation: http://www.algar.com.br/presskit/servicos.htm
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/piaggio-aerospace-entrega-primeiro-avanti-evo_2095.html#:~:text=O%20Avanti%20Evo%20tem%20pre%C3%A7o,US%24%207%2C4%20milh%C3%B5es.
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Piaggio_P.180_Avanti
- ANAC - Agência: https://www2.anac.gov.br/anacpedia/por_ing/tr5058.htm
- Piaggio Aerospace (em inglês): http://www.piaggioaerospace.it/yep-content/media/180307_Piaggio_Aerospace_Brochure_Avanti_Evo_printable_version_(singles).pdf
- Sevent Jet (divulgação): Imagem
- Piaggio (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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