MD HELICOPTERS MD600 NOTAR

MCDONNELL MD600 NOTAR
MD HELICOPTERS MD600 NOTAR
NOTAR - NO TAIL ROTOR

INTRODUÇÃO
Logo acima, o helicóptero monomotor MD Helicopters MD600 Notar, com a inovação técnica que elimina o rotor de cauda. Com um olhar atento, é possível perceber que ele tem fuselagem mais comprida que a fuselagem do pequeno MD Helicopters MD520 Notar, por sua vez o modelo de entrada da linhagem No Tail Rotor. Logo abaixo, o helicóptero MD Helicopter MD 600 Notar vista de outro ângulo.
McDonnell MD600 Notar é um helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte semi-utilitário e executivo, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, criado e desenvolvido na década de 1990 pela então gigante da indústria aeronáutica McDonnell Douglas, dos Estados Unidos, na época uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de aeronaves do mundo, e fabricado por ela mesma a partir da mesma década, que utilizou como base para sua criação os primeiros conceitos da tecnologia anti-torque NOTAR – No Tail Rotor, patenteada pela então tradicional fabricante americana de helicópteros Hughes Aircraft.

Conhecido posteriormente, apenas alguns anos depois de seu lançamento, como MD Helicopters MD600 Notar, esse modelo de helicóptero é sustentado por uma turbina Rolls Royce Allison 250-C47M e tem capacidade para transportar um ou dois pilotos e sete, seis ou cinco passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, totalizando até oito pessoas, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Ele é fabricado em série e em larga escala nos Estados Unidos desde 1998 pela McDonnell Douglas e, posteriormente, anos depois, pela MD Helicopters, que é, atualmente, de propriedade da empresa americana de investimentos Patriarch Partners.

Os principais concorrentes do MD Helicopters MD600 Notar são os helicópteros monomotores a turbina Bell 206 Long Ranger, Helibras AS350 Esquilo, Eurocopter EC-130 / Airbus H130, Bell 407 e Agusta A119 Koala / Leonardo AW119 Koala.

A MD HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo atual da MD Helicopters, reforçando a sua nacionalidade americana, o reflexo de uma característica de personalidade da fundadora do fundo de private equity Patriach Partners. Logo abaixo, o logotipo anterior da MD Helicopters.
Atualmente, a MD Helicopters é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Ela está sediada em Mesa, no estado norte-americano do Arizona, e foi fundada no ano 2000, quando a corporação holandesa RDM Holding comprou da Boeing Company vários ativos de fabricação de helicópteros da Hughes Helicopters, exceto o projeto de treinador leve Hughes 300 / Hughes 269, o projeto do helicóptero militar AH-64 Apache e a tecnologia anti-torque NOTAR – No Tail Rotor.

Na verdade, a MD Helicopters é a empresa sucessora da Hughes Helicopters, uma das mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo, com suas raízes na década de 1940, nas mãos do icônico bilionário americano Howard Hughes, um pioneiro da indústria aeronáutica e aeroespacial.

Atualmente, a MD Helicopters é propriedade da empresa americana de investimentos Patriarch Partners, liderada pela magnata americana Lynn Tilton, que, por sua vez, também atua nos ramos da indústria automobilística, por meio da Dura Automotive, produzindo peças e componentes; de produtos de beleza, por meio da Stila Cosmetics; de fabricação de bens de capital para automação de instalações industriais, por meio da Universal Instruments; e de metalurgia, por meio da metalúrgica americana Hussey Copper; entre várias outras.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a parte dianteira e traseira do habitáculo do helicóptero monomotor MD Helicopters MD600 Notar, com dois, três e dois assentos, na sequência, incluindo um passageiro e um piloto na parte da frente do habitáculo. Logo abaixo, o painel desse modelo tem o necessário em aviônicos para cumprir missões VRF diurnas e VFR noturnas.
O McDonnell MD600 Notar, conhecido posteriormente como MD Helicopters MD600 Notar, é um modelo de helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, com capacidade para transportar com razoável conforto um ou dois pilotos e sete, seis ou cinco passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com construção convencional da fuselagem em alumínio e ligas metálicas, trem de pouso do tipo esqui e rotor de material composto.

Ele é um projeto da década de 1990, mas ainda pode ser considerado moderno, com rotor com seis pás de material composto, inclusive, e sem rotor de cauda. A então fabricante do modelo, a McDonnell Douglas e, posteriormente, a MD Helicopters, focaram a fabricação e a oferta do MD600 Notar para o mercado civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, turismo e operações policiais, mas algumas sub-versões militares também foram lançadas.

Essa aeronave semi-utilitária está certificada pelas principais autoridades aeronáuticas mundiais, entre elas a FAA – Federal Aviation Administration, a TCCA – Transport Canada Civil Aviation, a EASA – European Aviation Safety Agency e a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

O helicóptero MD Helicopters MD600 Notar não tem o conjunto de rotor de cauda, caixa e eixo. O sistema de rotor de cauda convencional foi substituído pelo sistema NOTAR – No Tail Rotor, cuja patente é, atualmente, propriedade da Boeing e licenciada para a fabricante MD Helicopters. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 240 km/h, com teto de serviço de cerca de 4.000 metros, com hover de cerca de 3.000 metros.

Esse modelo de aeronave é sustentado por um motor Rolls Royce Allison 250-C47M turboshaft, conhecido popularmente como motor a turbina, com FADEC - Full Authority Digital Engine Control, um dispositivo de proteção para evitar que o motor funcione fora de seus limites especificados, com potência de 800 shp disponível na decolagem. Esse motor faz parte da mesma família de motores que sustenta o helicóptero monomotor a turbina Bell 206 Long Ranger, um dos principais concorrentes do MD Helicopters MD600 Notar. O risco de falha nesse motor é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.

A aeronave possui um robusto trem de pouso com amortecedores embutidos e luzes de leitura na cabine de passageiros. O piloto da aeronave ocupa o assento dianteiro esquerdo, ao contrário da grande maioria dos demais modelos de helicópteros. Entre os pontos positivos desse modelo está o fácil acesso do piloto e dos passageiros aos oito, sete ou seis assentos por seis portas laterais, três de cada lado.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
É provável que os helicópteros que possuem a tecnologia Notar – No Tail Rotor sejam alguns dos que passaram pelas mais desafiadoras fases de criação e desenvolvimento de toda a história da aviação de asas rotativas. Há décadas atrás o bilionário americano Howard Hughes, uma lenda da indústria aeronáutica, já sonhava em ver os primeiros esboços e rascunhos do sistema NOTAR – No Tail Rotor, uma das invenções patenteadas pela sua empresa, a Hughes Helicopters, serem levados para a linha de produção seriada, o que só aconteceu cerca de 20 anos após a sua morte.

O MD Helicopters MD600 Notar é um dos três irmãos da linhagem Notar – No Tail Rotor, formada também pelo sofisticado bimotor a turbina MD Helicopters Explorer e pelo pequeno monomotor a turbina MD Helicopters MD520 Notar.

A fabricação em série do helicóptero monomotor foi iniciada em 1998. É um modelo de helicóptero que pode ser configurado com até oito assentos, mas que consegue transportar com razoável conforto somente cinco pessoas adultas na parte de trás do habitáculo e um piloto e um passageiro na parte da frente totalizando até sete pessoas, com baixo nível de ruído externo e razoável nível de ruído interno, graças ao rotor de seis pás e graças à ausência do rotor de cauda. A sua altura total é de cerca de 2,7 metros e a largura da cabine de passageiros é de cerca de 1,4 metro. Ele não tem bagageiro separado da cabine de passageiros e não possui sistema hidráulico de controle de voo.

O SISTEMA NOTAR
Os helicópteros que possuem a tecnologia Notar – No Tail Rotor foram projetados com a mais inovadora, avançada, revolucionária e interessante tecnologia de sistema anti-torque disponível no mercado internacional de asas rotativas. O acrônimo NOTAR é formado a partir da expressão No Tail Rotor, que, em tradução livre, significa "sem rotor de cauda", criada e patenteada pela então Hughes Helicopters, na época de propriedade do ousado empresário americano Howard Hughes, desenvolvida e refinada pela extinta fabricante norte-americana McDonnell Douglas e, posteriormente, comprada pela Boeing Company e licenciada para a MD Helicopters americana.

Não há nada parecido no mercado. O moderníssimo sistema anti-torque NOTAR – No Tail Rotor surpreendentemente dispensa o conjunto de rotor de cauda, caixa e eixo presente na grande maioria dos helicópteros, por um inteligente conjunto formado por uma espécie de ventilador ou blower embutido no cone de cauda alargado e adaptado para permitir a circulação do fluxo de ar até sua extremidade, equipada com um mecanismo regulador da saída de ar, gerando assim o efeito anti-torque, necessário para manter e auxiliar a manobrabilidade ou estabilidade da aeronave.

O alto nível de segurança, o bom nível de ruído externo e razoável nível de ruído interno alcançados pelo helicóptero MD Helicopters MD600 Notar se explica justamente pela ausência do rotor de cauda, que é considerada uma peça crítica na grande maioria dos helicópteros disponíveis no mercado, seja para uso civil ou militar. Se fosse possível fazer uma analogia com a indústria automobilística poder-se-ia dizer que essa peça é tão crítica como uma correia dentada, por exemplo. Se você, o seu piloto ou o seu mecânico suspeitar que ele, o rotor de cauda, está comprometido, não “economize”, não hesite, mande trocar a peça imediatamente...

MERCADO
No Brasil, os helicópteros fabricados com a tecnologia Notar – No Tail Rotor começaram a ser oferecidos na década de 1990. Na época a representação no Brasil era realizada pela Target Aviação. Atualmente, é possível encontrar uma quantidade razoável do MD Helicopters MD600 Notar no mercado americano e europeu de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A importação de unidades usadas desse modelo é possível para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a turbina com capacidade para até seis passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

As vendas dos helicópteros com a tecnologia Notar – No Tail Rotor foram iniciadas na década de 1990 pela divisão de helicópteros da norte-americana McDonnell Douglas, mas a venda dessa grande fabricante americana para a Boeing Company, com o consequente processo de fusão, atrasou por algum tempo a continuidade do projeto, até a sua patente ser licenciada pela Boeing inicialmente para a corporação holandesa RDM Holding e, posteriormente, para a empresa de private equity Patriarch Partners.

CURIOSIDADE
Entre mulheres bonitas, praias paradisíacas, celebridades e automóveis esportivos de alto luxo, alguns modelos de helicópteros com a tecnologia NOTAR – No Tail Rotor fizeram breves aparições no filme 007 – Die Another Day (Um Novo Dia Para Morrer), de 2002, incluindo uma cena do personagem de agente secreto britânico pilotando um deles.

Estão no elenco do filme os atores e atrizes Pierce Bronan (Bond), Halle Berry (Giacinta), Toby Stephens (Graves), Rosamund Pike (Miranda), Rick Yune (Zao), Will Yun Lee (coronel Tao), Judi Dench (M), John Cleese (Q) e, é claro, a participação especial da cantora americana Madonna, interpretando Verity, numa breve aparição.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
  • Capacidade: 7, 6 ou 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 240 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 11 metros;
  • Largura da cabine: Aprox. 1,4 metro;
  • Altura total: Aprox. 2,7 metros;
  • Motorização (potência): Allison 250-C47 (800 shp);
  • Certificação: FAR 27, VFR;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.640 kg;
  • Capacidade no gancho: Aprox. 1.200 kg;
  • Alcance: Aprox. 485 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no Brasil): Aprox. 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação)

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/MD_Helicopters_MD_600
  • MD Helicopters (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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