MD HELICOPTERS MD600 NOTAR
MCDONNELL
MD600 NOTAR
MD
HELICOPTERS MD600 NOTAR
NOTAR - NO
TAIL ROTOR
INTRODUÇÃO
Logo acima, o helicóptero monomotor MD Helicopters MD600 Notar, com a
inovação técnica que elimina o rotor de cauda. Com um olhar atento, é possível perceber que ele tem fuselagem mais
comprida que a fuselagem do pequeno MD Helicopters MD520 Notar, por sua vez o modelo de entrada da linhagem No Tail Rotor. Logo abaixo, o helicóptero MD Helicopter MD 600 Notar vista de outro ângulo.
O McDonnell MD600 Notar é um helicóptero monomotor a turbina de
pequeno porte projetado para transporte semi-utilitário e executivo, de passeio
e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, criado e
desenvolvido na década de 1990 pela então gigante da indústria aeronáutica
McDonnell Douglas, dos Estados Unidos, na época uma das maiores e mais
conceituadas fabricantes de aeronaves do mundo, e fabricado por ela mesma a partir da mesma década, que utilizou como base para sua criação os primeiros
conceitos da tecnologia anti-torque NOTAR – No Tail Rotor, patenteada pela
então tradicional fabricante americana de helicópteros Hughes Aircraft.
Conhecido
posteriormente, apenas alguns anos depois de seu lançamento, como MD
Helicopters MD600 Notar, esse modelo de helicóptero é sustentado por uma
turbina Rolls Royce Allison 250-C47M e tem capacidade para transportar um ou
dois pilotos e sete, seis ou cinco passageiros, dependendo da configuração de
assentos adotada, totalizando até oito pessoas, realizando missões típicas
dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também
para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar
viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da
distância entre origem e destino.
Ele é
fabricado em série e em larga escala nos Estados Unidos desde 1998 pela
McDonnell Douglas e, posteriormente, anos depois, pela MD Helicopters, que é,
atualmente, de propriedade da empresa americana de investimentos Patriarch
Partners.
Os
principais concorrentes do MD Helicopters MD600 Notar são os helicópteros
monomotores a turbina Bell 206 Long Ranger, Helibras AS350 Esquilo, Eurocopter
EC-130 / Airbus H130, Bell 407 e Agusta A119 Koala /
Leonardo AW119 Koala.
A MD
HELICOPTERS
Logo acima,
o logotipo atual da MD Helicopters, reforçando a sua nacionalidade americana, o reflexo de uma característica de personalidade da fundadora do fundo de private equity
Patriach Partners. Logo abaixo, o logotipo anterior da MD Helicopters.
Atualmente,
a MD Helicopters é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de
helicópteros do mundo. Ela está sediada em Mesa, no estado norte-americano do
Arizona, e foi fundada no ano 2000, quando a corporação holandesa RDM Holding
comprou da Boeing Company vários ativos de fabricação de helicópteros da Hughes
Helicopters, exceto o projeto de treinador leve Hughes 300 / Hughes 269, o
projeto do helicóptero militar AH-64 Apache e a tecnologia anti-torque NOTAR –
No Tail Rotor.
Na verdade,
a MD Helicopters é a empresa sucessora da Hughes Helicopters, uma das mais
tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo, com suas raízes na década de
1940, nas mãos do icônico bilionário americano Howard Hughes, um pioneiro da
indústria aeronáutica e aeroespacial.
Atualmente,
a MD Helicopters é propriedade da empresa americana de investimentos Patriarch
Partners, liderada pela magnata americana Lynn Tilton, que, por sua vez, também
atua nos ramos da indústria automobilística, por meio da Dura Automotive,
produzindo peças e componentes; de produtos de beleza, por meio da Stila
Cosmetics; de fabricação de bens de capital para automação de instalações
industriais, por meio da Universal Instruments; e de metalurgia, por meio da
metalúrgica americana Hussey Copper; entre várias outras.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
Logo acima,
a parte dianteira e traseira do habitáculo do helicóptero monomotor MD Helicopters MD600
Notar, com dois, três e dois assentos, na sequência, incluindo um passageiro e um piloto na parte
da frente do habitáculo. Logo abaixo, o painel desse modelo tem o necessário em
aviônicos para cumprir missões VRF diurnas e VFR noturnas.
O McDonnell
MD600 Notar, conhecido posteriormente como MD Helicopters MD600 Notar, é um
modelo de helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para
transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso
policial e para coberturas jornalísticas, com capacidade para transportar com
razoável conforto um ou dois pilotos e sete, seis ou cinco passageiros,
dependendo da configuração de assentos adotada, com construção convencional da
fuselagem em alumínio e ligas metálicas, trem de pouso do tipo esqui e rotor de material composto.
Ele é um
projeto da década de 1990, mas ainda pode ser considerado moderno, com rotor
com seis pás de material composto, inclusive, e sem rotor de cauda. A então
fabricante do modelo, a McDonnell Douglas e, posteriormente, a MD Helicopters,
focaram a fabricação e a oferta do MD600 Notar para o mercado civil, como
aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde transporte
de executivos até coberturas jornalísticas, turismo e operações policiais, mas
algumas sub-versões militares também foram lançadas.
Essa
aeronave semi-utilitária está certificada pelas principais autoridades aeronáuticas
mundiais, entre elas a FAA – Federal Aviation Administration, a TCCA –
Transport Canada Civil Aviation, a EASA – European Aviation Safety Agency e a
ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.
O
helicóptero MD Helicopters MD600 Notar não tem o conjunto de rotor de cauda,
caixa e eixo. O sistema de rotor de cauda convencional foi substituído pelo
sistema NOTAR – No Tail Rotor, cuja patente é, atualmente, propriedade da
Boeing e licenciada para a fabricante MD Helicopters. A velocidade de cruzeiro
é de cerca de 240 km/h, com teto de serviço de cerca de 4.000 metros, com
hover de cerca de 3.000 metros.
Esse modelo
de aeronave é sustentado por um motor Rolls Royce Allison 250-C47M turboshaft, conhecido popularmente como motor a turbina, com FADEC - Full Authority Digital Engine Control, um dispositivo de proteção para evitar que o motor funcione fora de seus limites especificados, com potência de 800 shp disponível na decolagem. Esse motor faz parte da mesma
família de motores que sustenta o helicóptero monomotor a turbina Bell 206 Long
Ranger, um dos principais concorrentes do MD Helicopters MD600 Notar. O risco
de falha nesse motor é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja
submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por
autoridades aeronáuticas.
A aeronave
possui um robusto trem de pouso com amortecedores embutidos e luzes de leitura
na cabine de passageiros. O piloto da aeronave ocupa o assento dianteiro esquerdo,
ao contrário da grande maioria dos demais modelos de helicópteros. Entre os
pontos positivos desse modelo está o fácil acesso do piloto e dos passageiros
aos oito, sete ou seis assentos por seis portas laterais, três de cada lado.
CRIAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO
É provável
que os helicópteros que possuem a tecnologia Notar – No Tail Rotor sejam alguns
dos que passaram pelas mais desafiadoras fases de criação e desenvolvimento de
toda a história da aviação de asas rotativas. Há décadas atrás o bilionário
americano Howard Hughes, uma lenda da indústria aeronáutica, já sonhava em ver
os primeiros esboços e rascunhos do sistema NOTAR – No Tail Rotor, uma das
invenções patenteadas pela sua empresa, a Hughes Helicopters, serem levados
para a linha de produção seriada, o que só aconteceu cerca de 20 anos após a
sua morte.
O MD
Helicopters MD600 Notar é um dos três irmãos da linhagem Notar – No Tail Rotor,
formada também pelo sofisticado bimotor a turbina MD Helicopters Explorer e
pelo pequeno monomotor a turbina MD Helicopters MD520 Notar.
A
fabricação em série do helicóptero monomotor foi iniciada em 1998. É um modelo
de helicóptero que pode ser configurado com até oito assentos, mas que consegue
transportar com razoável conforto somente cinco pessoas adultas na parte de
trás do habitáculo e um piloto e um passageiro na parte da frente totalizando até sete pessoas, com baixo nível de ruído externo e razoável nível de ruído interno,
graças ao rotor de seis pás e graças à ausência do rotor de cauda. A sua altura
total é de cerca de 2,7 metros e a largura da cabine de passageiros é de cerca
de 1,4 metro. Ele
não tem bagageiro separado da cabine de passageiros e não possui sistema
hidráulico de controle de voo.
O SISTEMA
NOTAR
Os
helicópteros que possuem a tecnologia Notar – No Tail Rotor foram projetados
com a mais inovadora, avançada, revolucionária e interessante tecnologia de
sistema anti-torque disponível no mercado internacional de asas rotativas. O
acrônimo NOTAR é formado a partir da expressão No Tail Rotor, que, em tradução
livre, significa "sem rotor de cauda", criada e patenteada pela então
Hughes Helicopters, na época de propriedade do ousado empresário americano
Howard Hughes, desenvolvida e refinada pela extinta fabricante norte-americana
McDonnell Douglas e, posteriormente, comprada pela Boeing Company e licenciada
para a MD Helicopters americana.
Não há nada
parecido no mercado. O moderníssimo sistema anti-torque NOTAR – No Tail Rotor
surpreendentemente dispensa o conjunto de rotor de cauda, caixa e eixo presente
na grande maioria dos helicópteros, por um inteligente conjunto formado por uma
espécie de ventilador ou blower embutido
no cone de cauda alargado e adaptado para permitir a circulação do fluxo de ar
até sua extremidade, equipada com um mecanismo regulador da saída de ar,
gerando assim o efeito anti-torque, necessário para manter e auxiliar a
manobrabilidade ou estabilidade da aeronave.
O alto
nível de segurança, o bom nível de ruído externo e razoável nível de ruído interno alcançados pelo
helicóptero MD Helicopters MD600 Notar se explica justamente pela ausência do
rotor de cauda, que é considerada uma peça crítica na grande maioria dos
helicópteros disponíveis no mercado, seja para uso civil ou militar. Se fosse
possível fazer uma analogia com a indústria automobilística poder-se-ia dizer
que essa peça é tão crítica como uma correia dentada, por exemplo. Se você, o
seu piloto ou o seu mecânico suspeitar que ele, o rotor de cauda, está
comprometido, não “economize”, não hesite, mande trocar a peça imediatamente...
MERCADO
No Brasil,
os helicópteros fabricados com a tecnologia Notar – No Tail Rotor começaram a
ser oferecidos na década de 1990. Na época a representação no Brasil era
realizada pela Target Aviação. Atualmente, é possível encontrar uma quantidade
razoável do MD Helicopters MD600 Notar no mercado americano e europeu de
aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A
importação de unidades usadas desse modelo é possível para compradores
brasileiros, porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da
aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação
ao preço inicial no exterior.
De modo
geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a
turbina com capacidade para até seis passageiros é maior que o custo
operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice com
capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem
flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para
operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de
automóveis intenso.
Por
exemplo, a região metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas têm uma das
maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial
e de turismo do mundo.
As vendas
dos helicópteros com a tecnologia Notar – No Tail Rotor foram iniciadas na
década de 1990 pela divisão de helicópteros da norte-americana McDonnell
Douglas, mas a venda dessa grande fabricante americana para a Boeing Company,
com o consequente processo de fusão, atrasou por algum tempo a continuidade do
projeto, até a sua patente ser licenciada pela Boeing inicialmente para a
corporação holandesa RDM Holding e, posteriormente, para a empresa de private
equity Patriarch Partners.
CURIOSIDADE
Entre
mulheres bonitas, praias paradisíacas, celebridades e automóveis esportivos de
alto luxo, alguns modelos de helicópteros com a tecnologia NOTAR – No Tail
Rotor fizeram breves aparições no filme 007 – Die Another Day (Um Novo Dia Para
Morrer), de 2002, incluindo uma cena do personagem de agente secreto britânico
pilotando um deles.
Estão no
elenco do filme os atores e atrizes Pierce Bronan (Bond), Halle Berry
(Giacinta), Toby Stephens (Graves), Rosamund Pike (Miranda), Rick Yune (Zao),
Will Yun Lee (coronel Tao), Judi Dench (M), John Cleese (Q) e, é claro, a
participação especial da cantora americana Madonna, interpretando Verity, numa
breve aparição.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS
- Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
- Capacidade: 7, 6 ou 5 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 240 km / h;
- Comprimento total: Aprox. 11 metros;
- Largura da cabine: Aprox. 1,4 metro;
- Altura total: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização (potência): Allison 250-C47 (800 shp);
- Certificação: FAR 27, VFR;
- Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.640 kg;
- Capacidade no gancho: Aprox. 1.200 kg;
- Alcance: Aprox. 485 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Preço (no Brasil): Aprox. 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação)
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- MD Helicopters (em inglês): https://www.mdhelicopters.com/
- Wikipédia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/MD_Helicopters_MD_600
- MD Helicopters (em inglês): https://www.mdhelicopters.com/mdhi.html
- MD Helicopters (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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