VECTOR FOX V5
VECTOR
FOX V2 (TANDEM)
VECTOR
FOX V4 (TANDEM)
VECTOR
FOX V5 (LADO A LADO)
VECTOR
FOX V5 (TANDEM)
VECTOR
FOX V5 ANFÍBIO
INTRODUÇÃO
O
pequeno ultraleve Vector Fox V5 é um aeronave monomotor aberta da categoria experimental,
com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e um passageiro
em voos de curta duração, locais e intermunicipais, criada, desenvolvida e fabricada
a partir da década de 1990 pela Vector Ultralight, uma das maiores fabricantes brasileiras
de aeronaves da categoria LSA – Light Sport Aircraft / ALE – Aeronave Leve
Experimental, com baixo peso máximo de decolagem e construção simples, que
utilizou como base para sua criação e desenvolvimento os também pequenos e bem
sucedidos ultraleves Vector Fox V2 e Vector Fox V4, também monomotores e também
abertos.
A
STARFOX E A VECTOR
A
Starfox Indústria Aeronáutica, conhecida anteriormente como Starflight
Indústria Aeronáutica Ltda, é uma fabricante brasileira de aeronaves leves
monomotoras da categoria LSA – Light Sport Aircraft / ALE – Aeronave Leve
Experimental, fundada em 1998 em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, cuja
antecessora, a Vector Ultralight Ltda, foi fundada em 1983, também no estado do
Rio de Janeiro.
Aviões
da categoria LSA – Light Sport Aircraft / ALE – Aeronave Leve Experimental são
todos aqueles cujo peso máximo de decolagem está abaixo de 600 kg e cuja
fabricação não tem o mesmo rigor técnico ao qual são submetidos os aviões que
se enquadram nos requisitos de homologação FAR Part 23 / RBAC 23 e FAR Part 25
/ RBAC 25, não significando necessariamente que os aviões considerados
experimentais ou ultraleves sejam inseguros.
De
modo geral, de forma resumida, os aviões LSA – Light Sport Aircraft / ALE –
Aeronave Leve Experimental só podem ser operados de dia, em voos VFR – Visual
Flight Rules, só podem transportar duas pessoas, incluindo o piloto, devem ter
velocidade máxima de 220 km/h, só podem ser tracionados por um motor e não
podem ser utilizados em atividades de táxi-aéreo.
Os
ultraleves são usados principalmente para transporte pessoal não remunerado, a
trabalho ou lazer, voos recreativos ou desportivos, também não remunerados, e
para turismo remunerado (somente voos panorâmicos) e passeio, tanto que alguns
desses modelos são oferecidos também com trem de pouso com flutuadores para
pouso e decolagem na água.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
O
pequeno e econômico ultraleve Vector Fox V5 é uma aeronave monomotor a pistão
da categoria experimental, com construção convencional em tubos de alumínio
aeronáutico, com cockpit semi-aberto e com trem de pouso triciclo fixo, com
capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e um passageiro em
voos de curta duração, locais e intermunicipais, para desporto e passeio,
inclusive, criada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 pela
Vector Ultralight, uma das maiores fabricantes de pequenos aviões ultraleves do
Brasil.
Ele
foi projetado pelo conceituado designer suíço Hanz Gygax, que utilizou como
base para sua criação e desenvolvimento os também pequenos e bem sucedidos
ultraleves Vector Fox V2 e Vector Fox V4, também monomotores.
Tecnicamente
e mercadologicamente, é um dos mais bem sucedidos modelos nacionais de
ultraleves de cockpit semi-aberto para transporte pessoal, para uso desportivo
ou recreativo e de passeio, com várias melhorias em relação aos seus predecessores,
entre elas a carenagem parcial do cockpit, a carenagem completa do trem de
pouso triciclo fixo, o pequeno bagageiro atrás dos dois assentos e os tanques
de combustível que totalizam 36 litros.
CRIAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO
Para
entender a origem do ultraleve monomotor biplace Vector Fox V5 é necessário
entender a origem de seus predecessores e as suas respectivas contribuições em
termos de conhecimento e experiência adquiridos pelos executivos, engenheiros e
técnicos da Vector Ultralight para a sua realização:
VECTOR
FOX MONO
Foi
o primeiro modelo de ultraleve fabricado pela então Vector Ultralight, fundada
em 1983 no Estado do Rio de Janeiro. É um pequeno ultraleve com capacidade para
transportar apenas uma pessoa, apenas o seu piloto, também fabricado em tubos
de alumínio aeronáutico, com asas e empenagem revestidas, também com trem de
pouso triciclo, mas com uma configuração de motorização pouco adequada (já que
é um avião aberto) de motor fixado a frente do piloto, para tração em vez de
impulso.
Poucas
unidades foram vendidas, mas o fabricante afirma que a sua criação, o seu
desenvolvimento e a sua fabricação contribuíram decisivamente no sentido de
aprendizado para o projeto seguinte, que foi um grande sucesso de vendas, o
Vector Fox V2, desta vez biplace e com motorização na configuração semi-push, esta mais adequada, já que
também se trata de um avião com cockpit semi-aberto.
O
pequeno ultraleve monomotor a pistão Vector Fox V2, apelidado carinhosamente
como Foquinho, é um modelo de aeronave com capacidade para transportar duas
pessoas, o piloto e o passageiro, em voos locais e intermunicipais, em
atividades recreativas e de passeio, cuja fabricação em série foi iniciada em
1990.
Entre
as principais diferenças e vantagens em relação ao seu predecessor Vector Fox
Mono estão a configuração semi-push
do seu motor e a capacidade geral e desempenho geral aumentados, tornando-se
então um sucesso de vendas, com mais de 300 unidades vendidas.
VECTOR
FOX V4
O
também pequeno Vector Fox V4 é uma aeronave monomotor a pistão com capacidade
para transportar com razoável conforto um piloto e um passageiro em voos de
curta duração, locais e intermunicipais, para turismo e passeio, inclusive, criada
no Brasil em 1991 pelo designer Hans Gigax, desenvolvida no Brasil e no exterior,
e fabricada a partir de 1992 pela Vector Ultralight.
Ele
também foi bem vendido, mas o lançamento do Vector Fox V5 no ano seguinte
desviou parcialmente a atenção do público para esse modelo seguinte, ainda mais
bonito e agradável que o seu antecessor, com dois assentos lado a lado,
inclusive.
VECTOR
FOX V5
Apenas
um ano após o lançamento do Vector Fox V4, a Vector Ultralight iniciou a
fabricação em série do Vector Fox V5, um modelo de ultraleve monomotor, com
dois assentos lado a lado, com cockpit parcialmente carenado, com trem de pouso
triciclo totalmente carenado, criado e desenvolvido pelos projetistas e
técnicos Hans Gygax, Ciro Queiroz e Augusto Barroso, com base nos exigentes
padrões europeus de aeronaves ultraleves, fabricado em larga escala pela Vector
Ultralight a partir de 1993, com construção convencional em tubos de alumínio
aeronáutico revestidos de material Dracon, impulsionado pelo motor Bombardier Rotax 503 de
dois tempos, com até 46 hp disponíveis na decolagem, e hélice de fibra de
carbono de passo fixo.
Pode-se
dizer que o Vector Fox V5 foi o modelo que ajudou a estabelecer no Brasil um
novo padrão de qualidade em aeronaves ultraleves, um passo a frente em termos
de qualidade na fabricação de aviões experimentais no Brasil. Algumas sub-versões
de performance melhorada também foram fabricadas, entre elas o Vector Fox V5
Advanced, com 65 hp disponíveis na decolagem, e o Starfox V5 Super, este o
modelo mais recente.
O
pequeno Vector Fox V5 é um dos melhores modelos de ultraleves semi-abertos
fabricados no Brasil, com um projeto simples, mas bem cuidado, fácil de pilotar
e com manutenção simples e barata. Ele possui uma asa simples, com flaps e
ailerons convencionais, com bom acabamento geral e pára-brisa em Lexan.
MERCADO
O
Brasil tem um grande mercado de aeronaves leves para uso recreativo, de turismo
e de passeio. Além disso, o país tem um gigantesco mercado com potencial
turístico inexplorado e capaz de gerar milhões de empregos nas áreas de
hotelaria, serviços de alimentação e transporte. Para um país que sofre com
altos índices de desemprego em massa, o turismo pode estar entre as soluções de
curto e médio prazos para geração de empregos, ao lado da agricultura, da
agroindústria, da indústria, da infraestrutura e da construção civil.
A
empresa brasileira Starfox Indústria Aeronáutica e suas antecessoras, por
exemplo, já fabricaram mais de 2.300 unidades de modelos ultraleves em mais de
30 anos de fabricação, desde a década de 1980, muitas delas exportadas para
outros países da América do Sul.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS
VECTOR
FOX V5
- Capacidade: 1 piloto e 1 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 120 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7 metros;
- Envergadura: Aprox. 10 metros;
- Altura: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização V5 (potência): Rotax 503 (46 hp);
- Motorização V5 Advanced (potência): Rotax 582 (64 hp);
- Peso máximo de decolagem (V5): Aprox. 400 kg;
- Peso máximo de decolagem (V5 Advanced): 450 kg;
- Alcance: Aprox. 350 quilômetros;
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- Aeronaves à Venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Ivermectina (Agropecuária)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna 210 Centurion
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Gastrite (Medicina)
- Cirrus SR22
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Embraer EMB-121 Xingu
- Informática (Parte 2)
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Úlcera (Medicina)
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Honda HA-420 HondaJet
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Aerofree: http://www.aerofree.com.br/
- Starfox Indústria Aeronáutica:
- Meier Global: http://www.meier.global/fox.htm
- Revista Skydive Air & Sports
- Fly Ultraleves: http://www.flyultraleves.com.br/novo/aviao/fox-v5-super/
- Aero Anúncios: https://www.aeroanuncios.com.br/
- Jornal da Band / UOL: https://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/ultimos-videos/16497740/turismo-no-brasil-sofre-com-falta-de-infraestrutura.html
- Starfox (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.