HYUNDAI HR

HYUNDAI HD1000 (1ª GERAÇÃO)
HYUNDAI PORTER (1ª GERAÇÃO)
HYUNDAI PORTER (2ª GERAÇÃO)
HYUNDAI NEW PORTER (3ª GERAÇÃO)
HYUNDAI PORTER II (4ª GERAÇÃO)
HYUNDAI HR (4ª GERAÇÃO)
HYUNDAI H100 (4ª GERAÇÃO)

INTRODUÇÃO
O nome Hyundai Porter é uma marca registrada da fabricante sul coreana de automóveis Hyundai Motor Company para sua linhagem de veículos de transporte rodoviário e urbano de cargas leves, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1970, inicialmente na Coreia do Sul e, posteriormente, anos depois, em países da Ásia, Oriente Médio e América Latina, para atender esses e outros mercados, inclusive o Brasil, mas neste caso com o nome Hyundai HR.

Na década de 2010, por exemplo, os seus principais concorrentes no Brasil foram a caminhonete Ford F-250, a caminhonete Iveco Daily City 30S13, a caminhonete Chevrolet Silverado, a caminhonete JAC V260, a caminhonete Iveco Daily 35S14, a caminhonete Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI e a caminhonete Renault Master.

O pequeno utilitário Kia Bongo está nessa mesma faixa de capacidade de transporte de carga, ele também faz parte dessa categoria de comerciais leves. Por outro lado, as caminhonetes Ford F-250 e Chevrolet Silverado não são mais fabricadas no Brasil, só é possível encontrá-las no mercado brasileiro de automóveis usados.

A HYUNDAI MOTOR
A Hyundai Motor Company é uma grande e tradicional multinacional sul coreana fabricante de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Ela foi fundada em 1967 na Coreia do Sul, pelo empresário Chung Ju-Yung, inicialmente com apoio técnico da Ford Motor Company, e, posteriormente, a partir de 1975, com um modelo próprio de veículo motorizado. Atualmente, ela faz parte do grupo Hyundai Motor Group, juntamente com sua irmã sul coreana Kia Motors, ambas formando um dos dez maiores grupos fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com mais de 6,1 milhões de unidades fabricadas em 2018, por exemplo.

Ela é representada no Brasil, desde a década de 1990, pelo grupo empresarial brasileiro CAOA, uma empresa atuante no segmento de importação, comercialização e manutenção de automóveis e comerciais leves, que, inclusive, possui duas fábricas próprias de automóveis no Brasil, uma em Anápolis, no interior do estado de Goiás, onde o Hyundai HR é fabricado desde 2007, e outra em Jacareí, interior do estado de São Paulo.

A Hyundai Motor Company conseguiu formar no Brasil uma rede de concessionárias com mais de 290 unidades de vendas e manutenção, com cinco modelos de veículos fabricados no Brasil, dentre eles o caminhão leve Hyundai HD 80, o utilitário esportivo Hyundai ix35, o automóvel de passeio compacto Hyundai HB20 e o utilitário esportivo Hyundai Creta, estes dois fabricados em sua fábrica própria em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo.

Por razões óbvias, as linhas de produção da Hyundai na Rússia estão totalmente paralisadas...

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O nome Hyundai Porter é uma marca usada pela Hyundai Motor Company para a nomenclatura oficial de sua linhagem de veículos utilitários de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas leves, mais conhecidos no Brasil como VUC - Veículo Urbano de Carga ou, ainda, comerciais leves. Esse nome é usado desde a década de 1970 para a sua linhagem de veículos utilitários leves construídos sobre chassis, a maioria deles com peso bruto abaixo de 3.500 kg, o que no Brasil significa que não é considerada caminhão, embora a 3ª geração do Hyundai Porter tenha chegado aqui somente a partir da década de 1990, na época ainda usando aqui o nome Hyundai Porter.

É uma das mais populares linhagens de caminhões leves para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves do Brasil, atualmente fabricada em larga escala em vários países do mundo, inclusive na Coreia do Sul, na Líbia, no Brasil, no Paquistão, na Rússia e na África do Sul. As unidades do modelo Hyundai HR, uma versão intermediária da família, são montadas aqui no Brasil pelo Grupo CAOA, na sua fábrica de Anápolis – GO, mas levam a marca Hyundai e são comercializados na rede de concessionárias da marca Hyundai, cujo principal distribuidor também é o Grupo CAOA, somando em 2018 mais de 4.200 unidades vendidas, numa contagem geral.

Entre as vantagens de modelos de utilitários que se enquadram na categoria VUC - Veículos Urbanos de Carga está a autorização para circular de dia em grandes centros urbanos, fazendo entregas de mercadorias leves.

FAMÍLIA HYUNDAI PORTER

A fabricação em série e em larga escala da linhagem de comerciais leves Hyundai Porter foi iniciada em 1977 pela Hyundai Motor Company em sua fábrica localizada em solo sul coreano. Os primeiros modelos da família Hyundai Porter receberam vários nomes de versões, entre eles Hyundai Porter H100, Hyundai HD1000, Hyundai New Porter, Hyundai Porter II e, é claro, Hyundai HR, entre outros, e foram exportados para vários países, incluindo Holanda e Malásia, e para vários países da América Latina, incluindo o Brasil. Porém, aqui no Brasil, o Hyundai Porter só chegou a partir da década de 1990, pois antes havia impedimentos governamentais para importação de veículos fabricados em outros países.

Na época, o mercado de caminhões leves, médios e pesados era praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania, Mercedes-Benz, Ford e Volkswagen, então a Hyundai Motor Company decidiu procurar alguém que conhecesse bem o Brasil e seus consumidores e tivesse condições de emplacar os seus modelos de veículos no Brasil, incluindo o Hyundai Porter, o comercial leve da Hyundai.

Durante a década de 1990, a multinacional sul coreana fez várias tentativas de deslanchar as vendas de seus veículos em território nacional, com alguns acordos de representação, mas somente o terceiro acordo deu resultado satisfatório, com o empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o dono do Grupo CAOA, e assim a empresa conseguiu conquistar uma boa fatia do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, chegando ao ponto de instalar uma fábrica própria aqui no Brasil em 2012.

HYUNDAI PORTER (1ª GERAÇÃO)

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O utilitário Hyundai Porter de 1ª geração é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com carroceria de aço construída sobre chassi e motorização a gasolina e diesel, fabricado em larga escala na Coreia do Sul a partir de 1977, mas que não foi importada para o Brasil.

É um modelo simples de comercial leve para transporte de cargas, diretamente derivado do projeto de van Hyundai HD1000, por sua vez utilizada para transporte de passageiros e ambulância.


HYUNDAI PORTER (2ª GERAÇÃO)

O utilitário Hyundai Porter de 2ª geração é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com carroceria de aço construída sobre chassi e motorização a gasolina e diesel, com projeto baseado na 2ª geração da pickup leve japonesa Mitsubishi L300 ou Mitsubishi Colt, fabricado em larga escala na Coreia do Sul, pela Hyundai Motor Company, a partir de 1986, mas que não chegou a ser importada oficialmente para o Brasil.

É um modelo simples de comercial leve para transporte de cargas, que também compartilha peças e componentes com o projeto de van Mitsubishi Delica de 2ª geração, por sua vez a base utilizada para transporte de passageiros.

Na Holanda, ele se chama Hyundai H150.


HYUNDAI NEW PORTER (3ª GERAÇÃO)

O utilitário Hyundai Porter de 3ª geração é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com carroceria de aço construída sobre chassi e motorização a gasolina e diesel, com projeto baseado na minivan sul-coreana Hyundai Grace, por sua vez baseada na 4ª geração da minivan japonesa Mitsubishi Delica, fabricado em larga escala na Coreia do Sul, pela Hyundai Motor Company, a partir de 1996, que chegou a ser importado para o Brasil.

Ele foi comercializado na África do Sul, mas lá com o nome Hyundai Bakkie, na Holanda, com o nome Hyundai H150, na Malásia, com o nome Inokom Lorimas, e foi fabricado no Paquistão com o nome Hyundai Shehzore.


HYUNDAI HR (4ª GERAÇÃO)
HYUNDAI PORTER II (4ª GERAÇÃO)

O utilitário Hyundai HR é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual de seis velocidades ou marchas, com cabine e carroceria em chapas de aço estampado, construídas sobre chassi com duas longarinas de aço estampado e perfil retangular, com travessas tubulares, com motorização turbodiesel intercooler D4CB, com injeção direta common rail, com 2.500 cilindradas e taxa de compressão de 16:1, gerando 130 cavalos de potência e 26 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 3.400 kg, com carga útil de 1.500 kg, com carroceria, ou 1.800 kg no chassi.

A versão atual do Hyundai HR é fabricada em série no Brasil com airbag duplo e freios a discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS ou antibloqueio, com EBD ou distribuidor eletrônico de frenagem, que auxilia a frenagem.

Conhecido no exterior como Hyundai Porter II, ele está disponível atualmente no Brasil no formato de chassi-cabine, com capacidade para um motorista e até dois ajudantes, com barras de proteção nas portas, com embreagem de acionamento hidráulico e com vão livre do solo de 20 centímetros, sem carga.

Ele tem capacidade para transportar o motorista e até dois ajudantes com conforto razoável, nada excepcional, já que se trata de um utilitário para o dia a dia de trabalho. Além disso, ele pode ser operado por motorista com carteira de habilitação A/B e as taxas de pedágio são equivalentes às taxas de pickups, mais baratas que as taxas de caminhões pesados. Ele apresenta um desempenho razoável para uso diário, nada excepcional.

MERCADO

A legislação oficial do Brasil sobre veículos rodoviários de transporte de carga classifica como pickups ou picapes, caminhonetes ou camionetes todos aqueles veículos que possuem três compartimentos separados, um para o motor, um para o condutor e passageiros e outro para a carga, com PBT ou peso bruto total de até 3.500 kg, com caçamba aberta na parte traseira. Já os caminhões possuem peso bruto total acima de 3.500 kg, todos com carroceria sobre chassi, embora algumas entidades representativas de classe, como a Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, por exemplo, tenham critérios próprios de subdivisões de tipos de veículos de transporte de cargas, que, na verdade, não são muito diferentes da legislação oficial.

O peso bruto total do pequeno Hyundai HR, conhecido no exterior como Hyundai Porter II, é de 3.400 kg, o lhe permite ser classificado como caminhonete ou pickup, embora na prática seja um pequeno caminhão. Isso tem o seu lado bom, pois no Brasil ele pode ser dirigido normalmente por qualquer pessoa com carteira de motorista A/B. Essa flexibilidade na legislação abriu um grande mercado para o Hyundai HR e para seus principais concorrentes no Brasil.

Assim, o pequeno “caminhão” Hyundai HR é um dos modelos de utilitários de cargas leves mais baratos do Brasil, com preço básico de tabela de cerca de R$ 134 mil, à vista, é claro, incluindo uma boa variedade de itens de segurança e desempenho, dentre eles freios ABS, direção hidráulica, dois airbags frontais, cintos de segurança de três pontos, imobilizador de ignição, aviso sonoro de chave no contato e porta aberta, banco do motorista com ajustes manuais, conta-giros e vidros elétricos.

Resumindo, o Hyundai HR é um pequeno “caminhão” para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, construído sobre chassi, com suspensão dianteira independente, com braços triangulares, amortecedores e barra de torção, e suspensão traseira de eixo rígido, com molas semielípticas, o modelo intermediário da família Hyundai Porter, mas o único dessa família à venda no Brasil, compartilhando cabine, vários sistemas e partes de sua estrutura com seus irmãos da 4ª geração, exportados para vários mercados da América Latina, Ásia e Oceania, com manutenção simples e barata.

Ele está entre os 10 modelos de comerciais leves mais vendidos no mundo, com cerca de 100.000 unidades anuais comercializadas nos últimos anos. Aqui no Brasil, ele também está entre os 10 comerciais leves mais vendidos, com mais de 4.200 unidades fabricadas em 2018, o equivalente a cerca de 4% da produção mundial do modelo.

Aqui no Brasil ele é comercializado com 4 anos de garantia, sem limite de quilometragem.

CONTROLE DE QUALIDADE

A fábrica brasileira usada para a montagem do Hyundai HR obedece a padrões internacionais de qualidade do grupo Hyundai Motor Group, o que resulta em um veículo de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar e sem problemas crônicos de projeto até o momento. As revisões anuais incluem a checagem de vários itens, mas exigem uma atenção especial ao estado de conservação dos bicos injetores, com a necessidade de uma eventual troca em alguns casos relatados.

Por isso o fabricante recomenda ao usuário critério na escolha dos postos de combustíveis, se possível o uso de diesel premium, de melhor qualidade.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

HYUNDAI HR (4ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e articulada;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Comprimento: Aprox. 4,9 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 2 metros (versão caçamba aberta);
  • Entre-eixos: Aprox. 2,4 metros;
  • Motorização (potência / torque): D4CB 2.5 I, 2.500 cilindradas (130 cavalos / 26 kgfm);
  • Motorização: 16 válvulas, cabeçote em alumínio, 4 cilindros em linha;
  • Alimentação: Common Rail, bomba injetora Delphi;
  • Câmbio: mecânico de 6 marchas;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços triangulares, amortecedores e barra de torção;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas semielípticas e amortecedores;
  • Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD;
  • Rodas e pneus: 15”, com 195/70 R15;
  • Tanque de combustível: 65 litros;
  • Peso bruto: 3.400 kg;

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Hyundai_Porter
  • Hyundai (divulgação): Imagens

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