TRATOR VALMET 68

VALMET 68
SÉRIE PRATA

INTRODUÇÃO
Logo acima, o trator Valmet 68 ao lado de seus irmãos maiores e mais potentes, numa imagem publicitária da década de 1980, todos integrantes da Série Prata. Logo abaixo, o trator da então Valmet numa imagem mais recente. Esse modelo de trator foi fabricado em larga escala, no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990.
O trator Valmet 68 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração traseira 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1980 e 1990 pela Valmet, na época uma subsidiária do conglomerado estatal finlandês Valmet, uma das maiores do setor de utilitários agrícolas e industriais na época.

Os seus principais concorrentes na década de 1980 foram os tratores médios de tração 4X2 Massey Ferguson MF 275, o Ford 6610, o Massey Ferguson MF 265 e o Ford 6600, todos sucessos de vendas no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.

A VALMET

Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, parte frontal do trator Valmet 68, com um olhar atento percebe-se o eixo alto. Logo abaixo, com um olhar atento percebe-se a tomada de força e o enganche de três pontos do utilitário agrícola.

O trator Valmet 68 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma razoável variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados e grades pequenas. A motorização diesel aspirada MWM D-229-3, com três cilindros e 3.000 cilindradas, com 61 cavalos de potência a 2.500 rpm e 20 kgfm de torque a 2.000 rpm, tem força de tração suficiente para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, roçadeira, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.

Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Valmet 68 uma opção razoável para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição relativamente baixo, em torno de R$ 28.000,00 no Brasil, para compra a vista e em bom estado de conservação.

É um modelo de trator bem econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.

MERCADO

Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.

CONTROLE DE QUALIDADE

Na década de 1980, a fabricante brasileira de motores a diesel MWM já atendia a padrões internacionais de qualidade do grupo finlandês Valmet, o que resultava em um veículo utilitário agrícola de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar e sem problemas crônicos de projeto. A manutenção do motor MWM D-229-3 é simples e barata, mas exige do mecânico atenção especial ao estado de conservação da válvula termostática, ventoinha, bomba dágua, nível do líquido de arrefecimento, acrescentando fluido anticorrosivo, inclusive, e ao estado de conservação da camisa do motor.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motorização: MWM 3.0, aspirado, com 3 cilindros e injeção mecânica;
  • Sistema elétrico: 12 Volts;
  • Capacidade dos tanques: Aprox.
  • Peso bruto: Aprox. 3.000 kg;
  • Potência: Aprox. 61 cavalos;
  • Torque: Aprox. 20 kgfm;
  • Tração: Traseira 4X2;
  • Alternador: 45 Ampères;
  • Preço (básico): Aprox. R$ 25.000,00 (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Valmet_tractor
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/AGCO
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/AGCO
  • AGCO (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)