UNILEVER BRASIL

UNILEVER BRASIL
UNILEVER PLC (INGLATERRA)
UNILEVER NV (HOLANDA)

INTRODUÇÃO
A Unilever Brasil é uma grande fabricante brasileira de produtos de limpeza, produtos de beleza, produtos de higiene pessoal e produtos alimentícios industrializados de consumo popular, incluindo bebidas, cereais empacotados, biscoitos empacotados, maioneses, condimentos e temperos, sorvetes, sabões em pó, sabonetes, amaciantes de roupas, desodorantes, cremes dentais, shampoos e condicionadores, uma subsidiária da tradicional multinacional britânica e holandesa do ramo de produtos de consumo Unilever, por sua vez formada em 1929 a partir da fusão entre a Lever Brothers e a Margarine Unie, ambas na época atuando também no ramo de alimentos industrializados e produtos de higiene doméstica e pessoal.

Considerando receitas, lucros, valores de mercado e ativos, ela é uma das dez maiores fabricantes / processadoras de produtos de consumo do mundo, entre as quais também estão gigantes como Nestlé, europeia, Procter & Gamble, americana, Grupo JBS, brasileiro, Pepsico, americana, Coca-Cola Company, americana, e Inbev / Ambev, europeia, segundo levantamentos realizados por várias publicações.

Aqui no Brasil, seus produtos são bem conhecidos e bem aceitos pela população, incluindo as marcas Arisco e Knorr, de condimentos e temperos; Hellmann's, de maioneses; Maizena, de amido de milho para uso culinário, barra de cereal e biscoitos empacotados; Kibon, de sorvetes; Comfort, de amaciante de roupas; Omo e Surf, de sabões em pó; Axe e Renoxa, de desodorantes; Seda e TRESemmé, de shampoos e condicionadores; Close Up, de cremes dentais; Dove, LUX e Vinólia, de sabonetes; e Lifebuoy, de sabonetes antibacterianos.

As principais concorrentes da Unilever do Brasil no ramo de produtos de consumo industrializados são a Nestlé Brasil, fabricante de biscoitos empacotados e barras de cereais; o Grupo Boticário, com as suas marcas Boticário e Eudora; a brasileira Natura Cosméticos / Avon, uma gigante internacional do setor de produtos de beleza; a brasileira L’Oreal Brasil, uma subsidiária da gigante francesa L’Oreal Paris / L’Oreal SA, também uma das maiores do ramo, proprietária das marcas L’Oreal, Niely Gold, Garnier, Colorama e Cor&Ton; a P&G do Brasil (Pantene, Head & Shoulders e Gillette), da multinacional americana Procter & Gamble; a fabricante brasileira Jequiti, do Grupo Silvio Santos; o Grupo Beiersdorf (Nivea); o Grupo Hinode, fabricante de perfumes, maquiagens e itens de higiene pessoal; a Colgate Palmolive, fabricante de produtos de higiene pessoal; a Casa Granado, proprietária da marca Phebo; e a Coty, fabricante dos produtos com a marca Wella; entre várias outras.

PERFIL DA EMPRESA

A Unilever é uma multinacional europeia fabricante de produtos de consumo, sediada na Inglaterra e na Holanda, com um grande portfólio com mais de 400 marcas, incluindo 13 marcas de grande sucesso internacional e 15 marcas com forte presença no Brasil, atuando principalmente nos segmentos de produtos de limpeza doméstica, produtos de beleza, produtos de higiene pessoal e alimentos industrializados. Ela foi a maior produtora de alimentos untáveis do mundo, como a margarina, por exemplo, mas, curiosamente, alguns anos atrás desistiu do segmento de margarinas, vendendo sua marca Doriana para a empresa brasileira JBS e a marca Becel para a empresa de investimentos americana KKR – Kohlberg Kravis Roberts, por meio de sua subsidiária holandesa Upfield. Ela é uma das empresas multinacionais de produtos de consumo mais antigas do mundo, com mais de 90 anos de existência, e seus produtos estão disponíveis em cerca de 190 países.

Ela possui mais de 400 marcas, mas concentra-se em 13 marcas mais rentáveis, Axe/Lynx, Dove, Omo, Heartbrand, Hellmann's, Knorr, Lipton, LUX, Magnum, Rama, Rexona, Seda e Surf. A suas ações são negociadas nas bolsas de valores de Londres e de Nova York. Na verdade, são duas pessoas jurídicas com o nome Unilever, a Unilever PLC, sediada na Inglaterra, e a Unilever NV, sediada na Holanda, ambas focadas no mesmo negócio, operando como se fossem uma única empresa, com um conselho de administração comum e principais decisões compartilhadas. Ela está organizada em três divisões principais, alimentos industrializados, higiene doméstica e cuidados pessoais. Possui instalações de pesquisa e desenvolvimento no Reino Unido, na Holanda, na China, na Índia e nos Estados Unidos.

Já a Unilever Brasil é, atualmente, uma das maiores fabricantes de produtos de consumo do Brasil, com receita líquida de mais de R$ 15 bilhões em 2016, por exemplo, com sede localizada na cidade de São Paulo – S.P., com 10 fábricas no país, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste, com centros de distribuição de seus produtos espalhados pelo país, totalizando aproximadamente 12.000 empregados diretos, incluindo administrativos e operacionais.

Ela é uma grande empresa brasileira dos ramos de alimentos industrializados, limpeza doméstica e produtos de beleza e de higiene feminina e masculina de consumo popular, incluindo condimentos e temperos industrializados; cereais para uso culinário em geral; maioneses; sabões em pó em geral e amaciantes de roupas; desodorantes em geral; cremes dentais; sabonetes em geral; hidratantes para pele; e shampoos e condicionadores masculinos e femininos; fundada em 2001 a partir da tradicional fabricante brasileira de produtos de beleza Gessy Lever, por sua vez fundada em 1960, a partir da Irmãos Lever, por sua vez fundada no Brasil em 1929.

O foco principal desse grupo empresarial é o mercado brasileiro de produtos de limpeza doméstica, alimentos industrializados, produtos de higiene pessoal e de beleza, incluindo itens para homens e crianças. Entretanto, a empresa também exporta seus produtos para vários países, incluindo Uruguai e Peru. A maioria de suas principais fábricas está localizada nos estados de São Paulo e Pernambuco, mas possui fábricas também em Goiás e Minas Gerais.

É um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com produtos disponíveis em milhares de pontos de vendas, principalmente supermercados e farmácias, em praticamente todas as cidades no Brasil. A empresa é uma das maiores fabricantes de alimentos industrializados, produtos de limpeza doméstica, higiene pessoal e de beleza do Brasil.

HISTÓRIA

A gigante fabricante multinacional europeia de produtos de consumo Unilever teve origem em 1929, mas as suas raízes são do século XIX, com a fundação da inglesa Lever Brothers, uma fabricante de sabões, por William Lever e seus irmãos, e da fabricante holandesa de margarinas Marganine Unie, por Samuel Bergh e seus sócios.

Ela foi fundada em 1929 pela fusão da produtora de margarina holandesa Margarine Unie e da britânica Lever Brothers. Durante a segunda metade do século XX a empresa se tornou diversificada e expandiu suas operações em todo o mundo. Ela fez várias aquisições corporativas, incluindo a marca de bebidas Lipton (1971), a Brooke Bond (1984), a Chesebrough-Ponds (1987), a Best Foods (2000), a Ben & Jerry (2000), a Alberto-Culver (2010) e a Dollar Shave Club (2016). Ela alienou suas atividades de produtos químicos especiais para a ICI em 1997. Em 2015, sob a liderança de Paul Polman, a empresa mudou gradualmente seu foco para marcas de saúde e beleza e longe de marcas de alimentos com crescimento lento.

A história da Unilever começou no século XIX, na Inglaterra. Numa época em que sabão era um produto genérico, vendido por peso, William Lever, através de sua empresa Lever Brothers, teve uma ideia simples, porém muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava. Assim nasceu o sabão Sunlight.

Devido ao sucesso da ideia, em 1929 a Lever Brothers expandiu o negócio para outros países e uniu-se ao grupo holandês Margarine Unie, da área de alimentos, já que ambos utilizavam o azeite de palma como matéria-prima para seus produtos. Desta fusão surgiu a Unilever, atualmente uma das maiores fabricantes de produtos de consumo domésticos e produtos de higiene pessoal do mundo. No mesmo ano da sua fundação, a empresa montou uma subsidiária na cidade de São Paulo sob o nome de Irmãos Lever e, assim, passou a comercializar o sabão Sunlight no Brasil.

Em 1960, ao adquirir a fabricante brasileira Gessy Industrial, a Irmãos Lever passou a adotar o nome Gessy Lever. Em 1970, a companhia decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da margarina Doriana. Em 2000, a Gessy Lever adquiriu a Bestfoods, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco. Essa aquisição da Best Foods trouxe para a Unilever uma variedade de marcas de peso no mercado internacional de produtos de consumo, incluindo a Hellmanns, a Maizena, a Knorr e a Arisco;

Em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever Brasil.

LINHA DO TEMPO
  • 1929 – Fundação da Irmãos Lever no Brasil, com sede localizada na Praça Ramos Azevedo, em São Paulo – S.P., sob a liderança local do senhor Eric Morris;
  • 1930 – Início da fabricação no Brasil do sabão Sunlight e dos flocos Lux, na instalação localizada Vila Anastácio, em São Paulo – S.P.;
  • 1932 – Início da fabricação do sabonete Lever no Brasil;
  • 1942 – Lançamento do sabonete Lifebuoy;
  • 1957 – Lançamento do sabão em pó Omo no Brasil;
  • 1961 – Lançamento da marca Knorr no Brasil, com o seu primeiro produto, a sopa semipreparada;
  • 1962 – Lançamento da marca Vinólia no Brasil, com o seu primeiro produto, o shampoo, levado para dentro do grupo Unilever por meio da aquisição da fabricante Atkinsons, anos antes;
  •  1966 – Inauguração da fábrica de Valinhos, no interior do Estado de São Paulo;
  • 1967 – Lançamento da marca Rexona no Brasil, com os seus primeiros produtos, o sabonete-desodorante e o desodorante;
  • 1968 – Lançamento da marca Seda no Brasil, com o seu primeiro produto, o shampoo;
  • 1970 – Lançamento da margarina Doriana no Brasil;
  • 1971 – Lançamento do creme dental Close Up;
  • 1973 – Aquisição das marcas de sorvetes Gelato e Cornetto;
  • 1975 – Lançamento no Brasil do amaciante de roupas Comfort;
  • 1978 – A gigante multinacional dá os primeiros sinais de preocupação sincera com o meio ambiente, com a implementação voluntária da sua primeira estação de tratamento de água, efluentes e esgoto, na sua unidade produtiva em Valinhos – S.P., lembrando que na época não havia essa exigência governamental para esse tipo de indústria;
  • 1979 – Início das atividades de sua nova fábrica em Vinhedo – S.P.;
  • 1983 – Inauguração da nova fábrica em Indaiatuba – S.P.;
  • 1984 – Aquisição da fabricante de produtos de limpeza doméstica Henkel, e junto com ela várias marcas, entre elas a Campeiro, posteriormente, a partir da década de 2000, renomeada para Surf;
  • 1985 – Lançamento no Brasil da marca Axe, de produtos de higiene masculina, incluindo desodorantes;
  • 1986 – Lançamento da marca Brilhante no Brasil, cujo principais produtos são itens de limpeza doméstica;
  • 1992 – Lançamento da marca Dove no Brasil, cujo principal produto é o sabonete Dove, com ¼ de creme hidratante em sua fórmula;
  • 1993 – A Gessy Lever, na época de propriedade da gigante multinacional Unilever, compra a fabricante brasileira de alimentos industrializados Cica;
  • 1995 – Inauguração da fábrica em Vespasiano – M.G.;
  • 1997 – Inauguração da fábrica em Igarassu – PE;
  • 1998 – A Gessy Lever adquire da marca de sorvetes Kibon;
  • 1999 – Inauguração das fábricas em Jaboatão dos Guararapes – PE e Recife – PE;
  • 2001 – A Gessy Lever passa a se chamar Unilever Brasil;
  • 2002 – Criação do Instituto Unilever, concentrando ações de responsabilidade ambiental e social da empresa;
  • 2003 – As marcas Cica e Knorr são fundidas e a partir de então os produtos de ambas passam a ser conhecidos apenas por Knorr;
  • 2005 – Inauguração da fábrica de Ipojuca – PE;
  • 2007 – Lançamento da marca de shampoos Clear, no Brasil. Não confundir com os produtos de higiene pessoal Clean & Clear, da também gigante multinacional Johnson & Johnson;
  • 2011 – Lançamento no Brasil da marca de shampoos e condicionadores TRESemmé;
  • 2012 – Curiosamente, a partir desta década de 2010, a gigante multinacional europeia Unilever toma uma a decisão de diminuir o número marcas, principalmente pela venda daquelas que, segundo ela, apresentavam crescimento lento. A partir de então marcas conhecidas e tradicionais de produtos alimentícios foram colocadas à venda, como Pomarola, Elefante, Pomodoro, Doriana, Becel e AdeS, por exemplo;
  • 2015 – Inauguração da fábrica de Aguaí – S.P., uma das mais modernas e ambientalmente corretas do Brasil;

FÁBRICAS NO BRASIL

A fabricante de produtos de consumo Unilever Brasil possui um dos maiores parques industriais desse ramo no Brasil, com 10 plantas industriais espalhadas pelo país, com mais de 12.000 empregados diretos, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste:
  • São Paulo – S.P. – Sede administrativa da empresa, localizada na Avenida das Nações Unidas, número 14261, telefone 0800-7079977;
  • Vinhedo – S.P. – Inaugurada em 1978 – Fábrica de sabonetes, shampoos e condicionadores, hidratantes de pele e amaciantes de roupas, localizada na Avenida das Indústria, número 315, Distrito Industrial Benedito Storani, telefone (19) 3309-8000;
  • Valinhos – S.P. – Inaugurada em 1970 – Fábrica de sorvetes, localizada na Rua Campos Sales, número 20, Vila São Sebastião, telefone (19) 3849-3139;
  • Indaiatuba – S.P. – Inaugurada em 1982 – Fábrica de sabões em pó, localizada na Rodovia Ermênio de Oliveira Penteado, KM 52, telefone (11) 3568-8000;
  • Pouso Alegre – M.G. – Inaugurada em 1975 – Fábrica de caldos de carne, sopas semipreparadas e temperos, localizada na Avenida Olavo Gomes de Oliveira, número 3701, bairro Jardim Inconfidentes, telefone (35) 2103-5200;
  • Goiânia – GO – Inaugurada em 1969 – Fábrica de maionese, molho de salada, mostarda, temperos e molhos quentes, localizada na Rua Iza Costa, número 1005, bairro Village Casa Grande;
  • Ipojuca – PE – Inaugurada em 2005 – Fábrica de amaciante de roupas, creme dental, desodorantes, shampoos e condicionadores, localizada na Rodovia PE-060, KM 12, telefone (81) 3527-6700;
  • Garanhuns – PE – Inaugurada em 1991 – Fábrica de amido de milho (Maizena) e farinha de arroz (Arrozina), localizada na Rodovia BR-423, KM 100, telefone (87) 3762-7100;
  • Jaboatão dos Guararapes – PE – Inaugurada em 1999 – Fábrica de sorvetes, localizada na Rodovia BR-232, KM 13, bairro Curado, telefone (81) 3322-2000;
  • Igarassu – PE – Inaugurada em 1997 – Fábrica de sabões em pó, localizada na BR 101, KM 43, telefone (81) 3543-7500;
  • Louveira – S.P.- Centro de distribuição, localizada na Avenida José Luiz Mazzali, número 764, bairro Burck, telefone (48) 3028-9006;
  • Aguaí – S.P. – Fábrica de produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, localizada na Rodovia Ciro Albuquerque, número 713, telefone (19) 3653-7702;
  • Brasília – D.F. – Escritório,
  • Taboão da Serra – S.P. –  

PRODUTOS
A Unilever Brasil tem um amplo portfólio de produtos de consumo de qualidade reconhecida pelo mercado, geralmente vendidos em supermercados e farmácias, principalmente bebidas, cereais empacotados e cereais para uso culinário, maioneses, condimentos e temperos, sorvetes, sabões em pó, sabonetes, amaciantes de roupas, desodorantes, cremes dentais, shampoos e condicionadores.

A maioria dos produtos se beneficia da aquisição em conjunto de matérias primas. Por exemplo, os fornecedores de insumos para a fabricação dos sabonetes Dove, Lux e Rexona são os mesmos. Isso explica, pelo menos em parte, como a empresa consegue fabricar produtos de qualidade a preços acessíveis. Outra explicação para os preços competitivos praticados pela empresa é a economia de escala, a empresa negocia aquisição de insumos em grande quantidade, empregados na fabricação de produtos de alto giro.

LIMPEZA DOMÉSTICA
  • Omo – Tradicional marca de sabão em pó, criada na Inglaterra em 1940 e trazida da Inglaterra para o Brasil em 1957, a marca de sabão em pó mais conhecida do Brasil.
  • Comfort – Tradicional marca de amaciante de roupas, uma das mais conhecidas do Brasil, lançada aqui em 1975;
  • Surf – Marca de produtos domésticos de limpeza, incluindo sabão em pó, lançada no Brasil em 2000, conhecida anteriormente como Campeiro;
  • Brilhante – Marca de produtos domésticos de limpeza, incluindo sabões em barra, presente no Brasil desde 1986;
  • Cif – Marca de produtos domésticos de limpeza;
  • Fofo – Marca de produtos domésticos de limpeza;

ALIMENTOS
  • Lipton Ice Tea (pronuncia-se Lêpton Áis Tí) – Bebida sem gás, não fermentada e não-alcoólica, embalada e pronta para ser consumida, com sumo natural de pêssego, água, açúcar, extrato de chá preto, acidulante ácido cítrico, antioxidante e ácido ascórbico ou vitamina C. Aqui no Brasil, a fabricante de produtos de consumo Pepsico do Brasil também participa da produção, distribuição e comercialização do produto;
  • Arisco – Uma das mais conhecidas marcas de condimentos e temperos do Brasil, fundada no Brasil em 1960 e comprada no ano 2000 pela Unilever. O portfólio inclui temperos, caldos de carne, sopas semipreparadas, maioneses e condimentos, incluindo catchup e mostarda. A marca de refrescos artificiais Frisco foi vendida para a Três Corações Alimentos em 2009;
  • Maizena – O tradicionalíssimo amido de milho industrializado, para ser usado em receitas culinárias. Um dos mais conhecidos e longevos produtos de uso culinário da fabricante Unilever no Brasil, um dos principais e mais competitivos produtos da empresa no Brasil, há mais de 130 anos usado em receitas culinárias por donas de casa brasileiras em suas receitas caseiras de bolos, mingaus, manjares, pudins e bolachinhas. A marca Maizena é usada também a linha de biscoitos industrializados, barras de cereais;
  • Hellmann's – Uma das mais tradicionais marcas de maioneses do mundo, lançada nos Estados Unidos em 1912 pelo alemão Richard Hellmann, presente no Brasil desde 1962 e incorporada pela Unilever 2000, quando adquiriu a fabricante Best Foods;
  • Knorr – A tradicionalíssima marca internacional de condimentos e temperos, fundada em 1838 pelo alemão Carl Knorr, comprada pela Unilever no ano 2000. Uma das mais conhecidas marcas de condimentos e temperos do Brasil e do mundo, com mais de 320.000.000 de consumidores diários dos seus produtos, incluindo condimentos e temperos, sopas semipreparadas, caldos de carne, vegetais em corserva e massas empacotadas.
  • Kibon – Uma das mais conhecidas marcas de sorvetes do Brasil, presente no país desde 1941 e comprada pela Unilever em 1997. Foi uma das maiores aquisições da gigante europeia em décadas, colocando-a em um dos primeiros lugares no mercado brasileiro de sorvetes;

HIGIENE PESSOAL
  • Close UP – Tradicional marca de cremes dentais, presente no Brasil desde 1971;
  • Seda – Tradicional marca de shampoos e condicionadores, presente no Brasil desde 1968;
  • Rexona – Tradicional marca de desodorantes e sabonetes, presente no Brasil desde 1967;
  • LUX – Uma das tradicionais marcas de flocos e sabonetes do Brasil, lançada no exterior em 1899, com produtos inicialmente importados para o país a partir de 1929, inicialmente flocos para lavar roupas, quando a empresa Irmãos Lever foi fundada em São Paulo. Atualmente, a marca é mais conhecida como sabonetes para higiene pessoal.
  • Vinólia – Tradicional marca de sabonetes, presente no Brasil desde 1962;
  • Axe – Conhecida marca de produtos de higiene masculinos, presente no Brasil desde 1985;
  • Dove – Uma das marcas de sabonetes hidratantes mais conhecidas do Brasil, lançado nos Estados Unidos na década de 1950 e trazido para o Brasil em 1992. Ele possui ¼ de creme hidratante em sua fórmula.
  • TRESemmé – Conhecida marca de shampoos e condicionadores para uso feminino, presente no Brasil desde 2011;
  • Vasenol
  • Lifebuoy – Uma das marcas mais tradicionais de sabonetes antissépticos e sabonetes desodorantes no Brasil, lançada no exterior em 1894, e, posteriormente, anos depois, trazida para o Brasil. Atualmente, é a marca de sabonete antibacteriano mais vendida no mundo.

MERCADO
A multinacional fabricante de produtos de consumo Unilever é uma das maiores do Brasil e do mundo. Segundo a própria fabricante, mais de 2,5 bilhões de pessoas consomem seus produtos todos os dias, em mais de 190 países espalhados pelo mundo, inclusive nos mercados mais exigentes, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental, Japão e Austrália, com receita bruta de mais de € 51 bilhões, tornando-a assim uma das 200 maiores empresa do mundo, num levantamento geral, com mais de 169.000 empregados em todo o mundo. Segundo a multinacional, sete em cada dez residências no mundo tem pelo menos um produto fabricado pela Unilever ou licenciado por ela.

O Brasil tem uma importância estratégica para a multinacional europeia Unilever, pois é o principal mercado da América do Sul e uma das 10 maiores operações da empresa no mundo. Só pra se ter uma ideia da capacidade produtiva da Unilever Brasil e da importância do Brasil no balanço da multinacional americana, a unidade brasileira teve uma receita líquida anual de mais de R$ 15 bilhões em 2016. Ela é uma das maiores empresas instaladas no Brasil, tanto em termos de receita quanto em termos de geração de empregos e renda.

Só pra se ter uma ideia do tamanho da empresa, nesta década de 2010, a Unilever foi um dos 30 maiores anunciantes do Brasil, ao lado de grandes empresas como Hypera Pharma / Hypermarcas, Genomma, Via Varejo / Casas Bahia, General Motors, Ultrafarma, Boticário, Bradesco, Natura, Grupo FCA (Fiat e Jeep), Ambev (cervejas), Volkswagen, Telefônica / Vivo, Renault / Nissan, Claro / NET / Embratel, Ford, Caixa Econômica / Banco do Brasil / Petrobrás, Itaú, Nestlé, Oi, L'Oreal, Coca-Cola e TIM, não exatamente nessa ordem decrescente. O volume de inserções publicitárias da Unilever na TV aberta passou de 25.000 por ano nesta década de 2010. Em 2018, por exemplo, ela investiu mais de R$ 500 milhões em publicidade em uma variedade de veículos, incluindo TV aberta, Internet e rádios FM.

FICHA TÉCNICA
PERFIL DA EMPRESA
  • Razão Social: Unilever Brasil (subsidiária);
  • Matrizes: Unilever PLC (Inglaterra) e Unilever NV (Holanda);
  • Fundadores: William Lever, James Lever e Samuel Bergh;
  • CEO das matrizes: Alan Jope;
  • Mercado: Alimentos industrializados, produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica;
  • Sede: São Paulo – S.P.;
  • Diretor no Brasil: Fernando Fernandes;
  • Receita bruta (Brasil): Aprox. R$ 17 bilhões (2014);
  • Receita bruta (mundo): Aprox. € 51 bilhões (2018);
  • Receita bruta (mundo): Aprox. € 53 bilhões (2017);
  • Lucro líquido (Brasil): Aprox.
  • Lucro líquido (mundo): Aprox. € 9 bilhões (2018);
  • Lucro líquido (mundo): Aprox. € 6 bilhões (2017);
  • Fábricas no Brasil: 10 complexos;
  • Centro de desenvolvimento:
  • Empregados no mundo: Aprox. 169.000 pessoas;
  • Empregados no Brasil: Aprox.
  • Site oficial: www.unilever.com.br

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Unilever
  • Unilever (divulgação): Imagens

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