CHEVROLET S10

CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES
CHEVROLET S10 CABINE ESTENDIDA
CHEVROLET S10 CABINE DUPLA
CHEVROLET S10 CHASSI CABINE

INTRODUÇÃO
Logo acima, a novíssima Chevrolet S10 da segunda fase da terceira geração, com uma ótima variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, uma das melhores opções de pickups médias disponíveis no mercado brasileiro, um sonho de consumo. Logo abaixo, o interior sofisticado e refinado desse modelo de caminhonete da marca americana, fabricada no Brasil deste 2017.

A robusta e prática Chevrolet S10 é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, cuja 1ª geração foi criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos pela General Motors Corporation a partir da década de 1980, para atender o mercado interno americano e para exportação para o Canadá. Ela é uma das mais bem sucedidas famílias de pickups de tamanho médio da marca americana, principalmente para os mercados estadunidense e canadense a partir da década de 1980 e para os mercados latino-americanos, principalmente Brasil e Argentina, a partir da década de 1990, a partir da 2ª geração da família Chevrolet S10, que, aliás, já está na 3ª geração, mais confortável, mais eficiente, mais segura, mais sofisticada e mais refinada.

A partir da década de 2000 ela trocou de nome nos Estados Unidos e Canadá, passou para Chevrolet Colorado, até hoje vendida por lá, mas, é claro, em versões mais modernas e atualizadas.

Atualmente, ela é o sonho de consumo dos fazendeiros brasileiros, uma das melhores opções do mercado. Ela tem dupla aptidão, bruta o suficiente para transportar até 1.122 kg de carga em sua caçamba, na fazenda, no sítio ou na rodovia, dependendo do modelo e do ano de fabricação, e refinada o suficiente para levar a família para passear no cinema, na pizzaria, na sorveteria, na praia e na lanchonete nos finais de semana, principalmente as versões de cabine dupla.

Atualmente, as principais concorrentes da Chevrolet S10 no mercado brasileiro de pickups ou picapes médias de cabine dupla são a Ford Ranger, a Toyota Hilux, a Volkswagen Amarok, a Nissan Frontier e a Mitsubishi L200, também bem projetadas, bem fabricadas e bem vendidas.

A GENERAL MOTORS

A tradicional General Motors do Brasil é uma grande fabricante brasileira de automóveis e pickups médias, uma subsidiária da multinacional americana General Motors Corporation, por sua vez uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela foi a segunda maior fabricante e importadora / vendedora de veículos do Brasil em 2019, incluindo automóveis e pickups, com mais de 475.000 unidades vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi a maior fabricante e importadora / vendedora de automóveis e pickups em 2017, por exemplo, com cerca de 394.000 unidades vendidas, a grande maioria fabricada aqui no Brasil, o equivalente a cerca de 18% do mercado brasileiro de automóveis, pickups médias e pickups leves.

A matriz americana General Motors Corporation foi formada em 1917, a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7.100.000 unidades fabricadas. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu o controle da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição mantida até 2008. Aqui no Brasil, a filial da General Motors Corporation foi fundada em 1925, mas nos primeiros cinco anos de atividades por aqui só montava veículos quase prontos, importados dos Estados Unidos.

Somente a partir de 1930 a General Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil, com a inauguração da sua primeira linha de montagem de larga escala, a fábrica de São Caetano do Sul, que existe até hoje. Em 1958, foi iniciada a construção da sua segunda fábrica no Brasil, em São José dos Campos, na qual, anos mais tarde, em 1968, foi iniciada a fabricação em série dos motores usados para tracionar o Chevrolet Opala, o primeiro modelo de automóvel de passeio da marca americana fabricado no Brasil, com alto índice de nacionalização.

Atualmente, a General Motors está presente em quase todos os países do mundo, com mais de 396 instalações de diversos tipos e finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela emprega, no total, mais de 250.000 pessoas e possui no seu portfólio várias marcas, dentre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac, a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e componentes automotivos, e a GM Coreia / Daewoo, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 77% nessa fabricante.

Em 2017, a General Motors vendeu as fabricantes europeias Opel e Vauxhall para o então Grupo PSA, conhecido atualmente como Grupo Stellantis.

Por razões óbvias, a matriz americana General Motors Corporation anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a bonita Chevrolet S10 da primeira fase da terceira geração, com uma boa variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, uma das melhores opções de pickups médias disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados, por preços bem razoáveis. Logo abaixo, o interior completo desse modelo de caminhonete, com ar condicionado, airbag duplo e direção hidráulica.
A versátil Chevrolet S10 é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro desde a década de 1990, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, com opções de carrocerias de cabine dupla, cabine estendida e cabine simples, dependendo do ano de fabricação, com opções de tração 4X4 e tração 4X2 traseira, com opções de motorização a gasolina, flex e diesel, dependendo do modelo e do ano de fabricação, atualmente com uma ótima ou boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dependendo da versão, com as versões mais caras e mais recentes com um nível de sofisticação e refinamento nunca antes alcançado para essa categoria de veículos utilitários.

Desde o início da sua fabricação no Brasil, na década de 1990, ela passou por algumas  reestilizações e modernizações, com capacidade para transportar até três pessoas na carroceria de cabine simples, incluindo o motorista, porém somente duas pessoas com conforto, e cinco pessoas na cabine dupla, com conforto, incluindo o motorista, dependendo da versão e do ano de fabricação. Atualmente, ela é fabricada no Brasil, no município paulista de São José dos Campos e exportada para países da América Latina, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai.

Ela está entre os mais desejados modelos de pickups médias à venda no mercado nacional, disputando o mercado de utilitários médios de uso misto, para trabalho e passeio, para uso urbano e rural, com suas congêneres americanas, europeias e japonesas, mostrando ao consumidor brasileiro as vantagens da robustez estrutural da construção sobre chassi, com a possibilidade de usar o veículo na cidade, para levar até quatro crianças e adolescentes para a escola, nas versões de cabine dupla, ou fazer a compra do mês no supermercado, com espaço de sobra na caçamba para o dia a dia de uso no campo, com capacidade para até 1.300 kg nas versões mais recentes de cabine simples e motorização a diesel ou até 750 kg nas versões de cabine simples ou cabine estendida da década de 1990.

De modo geral, de forma resumida, as duas gerações da pickup média Chevrolet S10, fabricadas no Brasil, compostas por modelos de cabine simples, cabine dupla, cabine estendida e chassi cabine são compostas de modelos de utilitários de tamanho médio, com PBT – Peso Bruto Total abaixo de 3.500 kg, o que significa que todas elas podem ser dirigidas no Brasil por motoristas com carteira de habilitação A/B. Na década de 1980, a 1ª geração da Chevrolet S10 não chegou ao Brasil, com a 2ª geração chegando ao Brasil a partir da década de 1990, inicialmente no formato de cabine simples e cabine estendida. O importante incremento da oferta de produtos utilitários da General Motors do Brasil ocorreu a partir de 1998 com o início da fabricação no Brasil dos modelos Chevrolet S10 de cabine dupla, por preços competitivos. A partir de então ela se tornou um sonho de consumo das famílias brasileiras, até de quem mora na cidade.

Apenas para simples efeito de comparação de dimensões e capacidades, a Chevrolet S10 está situada num degrau acima das pickups leves Volkswagen Saveiro e Fiat Strada e num degrau abaixo das pickups grandes Ford F-250 e Chevrolet Silverado, lembrando que uma pickup grande não significa necessariamente um caminhão. Além disso, a General Motors do Brasil nunca teve, aparentemente, a intenção de introduzir a Chevrolet S10 no Brasil para substituir a Chevrolet Silverado, que era uma proposta diferente.

A partir da década de 1990, as pickups médias de cabine simples e cabine estendida disponíveis no mercado brasileiro, de várias fabricantes, a maioria importada, ajudaram a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção hidráulica; cintos de segurança de três pontos; vidros elétricos e trava elétrica das portas; injeção eletrônica; freios ABS; e piloto automático; dentre outros.

Com o passar dos anos, chegaram ao Brasil, trazidas da Argentina, as confortáveis versões de cabine dupla da Ford Ranger e da Toyota Hilux, com vários níveis de equipamentos e acabamento, uma melhor que a outra, e assim elas deixaram de ser apenas pickups e passaram a ser consideradas símbolos de status. Por outro lado, a General Motors decidiu fabricar no Brasil, desde a década de 1990, a Chevrolet S10, uma decisão acertada, já que o modelo ocupa um lugar de destaque no portfólio da empresa e no seu balanço anual, responsável por boa parte da receita bruta da empresa aqui no Brasil, como um dos principais produtos, um dos mais bem sucedidos aqui no Brasil desde então.

Entre as principais características desses modelos de automóveis (ou utilitários, se você preferir) está a posição de dirigir alta, a preferida pela grande maioria dos motoristas brasileiros e americanos, com visão panorâmica do ambiente ao seu redor. A maioria desses modelos foi fabricada com motores a gasolina, verdade seja dita menos econômica que as opções de motorização diesel. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de automóveis usados, os modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados na hora da revenda. Pense nisso na hora de comprar uma caminhonete nova. Curiosamente, nos Estados Unidos os modelos a gasolina também venderam bem.

As versões com cabine dupla são mais valorizadas que as versões de cabine simples e cabine estendida. As cores mais valorizadas no mercado brasileiro de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. As versões 4X4 são mais valorizadas, mas o custo de manutenção é um pouco maior.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

As duas primeiras gerações da Chevrolet S10 são, essencialmente, projetos americanos adaptados para o uso em outros países. Isso explica, pelo menos em parte, a qualidade geral desses modelos, porque os americanos são exigentes. Além disso, o gosto do consumidor brasileiro é semelhante ao gosto do consumidor americano em vários pontos. A 1ª geração, da década de 1980, da Chevrolet S10 americana não chegou ao Brasil, não foi importada para cá e não foi fabricada aqui. O projeto básico da 2ª geração, da década de 1990, veio para o Brasil, mas passou por algumas pequenas adaptações ao mercado brasileiro, ficou mais bonita até que o modelo americano, com linhas mais harmônicas e suaves, mais atraentes e até simpáticas. Curiosamente, a 3ª geração fez o caminho inverso, foi criada e desenvolvida aqui no Brasil e passou por adaptações para ser fabricada no mercado americano. Hoje ela é conhecida por lá como Chevrolet Colorado.

A família Chevrolet S10 é composta por caminhonetes de tamanho médio, com pesos em ordem de marcha (pesos vazios) variando entre 1.400 kg até 2.100 kg, dependendo do modelo e do ano de fabricação. Os modelos Chevrolet S10 da 1ª geração, fabricados nos Estados Unidos para atender os mercados americano e canadense, são o fruto do chamado Projeto GM S Series, da General Motors, iniciado na década de 1970.

Na década de 1970, uma de suas principais concorrentes, a icônica Ford Ranger, também estava sendo desenvolvida nos Estados Unidos, destinada a atender uma demanda projetada de mercado interno de cerca de 1.000.000 de unidades por ano, nos Estados Unidos, que seria disputada também pela Chevrolet S10 e por outras competidoras, principalmente as japonesas, que, como todo mundo sabe, não brincam em serviço.

Entre as principais razões apontadas por analistas do mercado automobilístico para a criação dessas duas famílias de caminhonetes de tamanho médio estava o alto preço dos combustíveis fósseis na década de 1970, causado pela Crise Mundial do Petróleo, com a elevação drástica dos preços do petróleo praticados por grandes produtores mundiais, principalmente os países formadores da OPEP – Organização dos Produtores e Exportadores de Petróleo.

Assim, os americanos e canadenses se viram quase que obrigados a trocar suas grandes caminhonetes, beberronas, por modelos menores e mais econômicos.

CHEVROLET S10 (1ª GERAÇÃO)

Logo acima, a bem sucedida primeira geração da Chevrolet S10, ao lado do Totó. Ela foi fabricada nos Estados Unidos com cabine simples e com cabine estendida. Logo abaixo, note que as linhas conservadoras, quadradas, eram a tendência da década de 1980, mesmo assim ela pode ser considerada uma caminhonete com design bem resolvido.

A fabricação seriada da 1ª geração da Chevrolet S10 foi iniciada pela General Motors nos Estados Unidos em 1981 para substituir o modelo Chevrolet LUV, fabricado na década de 1970 pela japonesa Isuzu e importado para os Estados Unidos pela General Motors e vendido com o nome e o logotipo da fabricante americana.

A Chevrolet S10 de 1ª geração é um modelo de caminhonete de tamanho médio com carroceria construída sobre chassi e tracionada por motores a gasolina e diesel. Curiosamente, lá nos Estados Unidos ela era tratada como um veículo utilitário compacto.

Ela também foi comercializada nos Estados Unidos com o nome GMC Sonoma, com diferenças mínimas de estética, de mecânica, de elétrica e de eletrônica.

Essa geração nunca esteve no Brasil.

CHEVROLET S10 (2ª GERAÇÃO)

1ª FASE

Logo acima, a versão brasileira da Chevrolet S10 de cabine dupla, da primeira fase da segunda geração, fabricada e comercializada no Brasil a partir de 1998, bem resolvida esteticamente, com design agradável e simpático. Logo abaixo, a versão americana da Chevrolet S10 de cabine dupla, fabricada e comercializada por lá durante a década de 1990. Com um olhar atento percebe-se diferença estética apenas na grade frontal e nos faróis.

A pickup média Chevrolet S10 da 1ª fase de 2ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com capacidade para transportar até três pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista, embora somente duas pessoas com conforto. Versões com cabine estendida também foram fabricadas.

Ela foi fabricada a partir de 1994 nos Estados Unidos e fabricada a partir de 1995 no Brasil, inicialmente com uma motorização aspirada a gasolina, com quatro cilindros em linha, injeção eletrônica e 2.200 cilindradas, com 106 ou 113 cavalos de potência e 19 kgfm de torque; seguida por uma opção de motorização aspirada V6 a gasolina, com 4.300 cilindradas, com injeção eletrônica multiponto, com 180 cavalos de potência e 34 kgfm de torque; e completada por uma econômica, robusta e prática opção de motorização turbodiesel Maxion de 2.500 cilindradas, com quatro cilindros em linha, com 95 cavalos de potência e 22 kgfm de torque.

Ela foi fabricada e comercializada no Brasil na década de 1990 para competir com outros modelos de pickups médias de outros fabricantes, como a Ford Ranger, a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200, a Nissan Frontier e a Dodge Dakota. O mercado brasileiro aceitou rapidamente as opções disponíveis no mercado, reagiu bem e imediatamente às ofertas das montadoras, tanto que o segmento de pickups médias passou rapidamente a ser o principal entre os utilitários com menos de 3.500 kg de PBT – Peso Bruto Total, ultrapassando o segmento de pickups grandes, inclusive, tanto que até hoje a Chevrolet S10, a Ford Ranger, a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200 e a Nissan Frontier, nas suas gerações mais atuais, é claro, são vendidas em grande volume no mercado brasileiro, que, a partir de 2010, passou a ter mais uma concorrente de peso, a belíssima Volkswagen Amarok, também um sonho de consumo.

Na década de 1990, essas pickups médias passaram a ser o centro das atenções de revistas especializadas no setor automobilístico, como Quatro Rodas e Auto Esporte, por exemplo, e passaram ser um dos assuntos principais das rodas de conversas de final de semana das classes média e alta no Brasil.

A Chevrolet S10 de 2ª geração vendeu muito bem nos Estados Unidos também. Tanto que foram necessárias duas linhas de montagem nos Estados Unidos para dar conta do recado, uma em Shreveport, no estado de Louisiana e uma em Linden, no estado de Nova Jersey. Aqui no Brasil, ela começou a ser fabricada a partir de 1995 em São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo.

A partir de 1995, as várias versões de cabine simples e cabine estendida da Chevrolet S10, disponíveis no mercado brasileiro, ajudaram a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e ar quente, direção hidráulica, cintos de segurança de três pontos, vidros elétricos, trava elétrica das portas e alarme, barras de proteção nas portas, coluna de direção com regulagem de altura, injeção eletrônica, freios ABS, entre outros.

A versão Chevrolet S10 de cabine simples com motorização aspirada de quatro cilindros e 2.200 cilindradas, inicialmente com injeção eletrônica monoponto e 106 cavalos e, posteriormente, alguns anos depois, com injeção eletrônica multiponto e 113 cavalos de potência e 19 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 14 segundos, com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 8 quilômetros na cidade e 11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 650 kg em uma caçamba de 1.140 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.

A versão Chevrolet S10 de cabine estendida com motorização aspirada V6 de 4.300 cilindradas, com injeção eletrônica multiponto, com 180 cavalos de potência e 34 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 11 segundos, com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 7 quilômetros na cidade e 10 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 750 kg em uma caçamba de 1.140 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes.

As caçambas da Chevrolet S10 de cabine simples e da Chevrolet S10 de cabine estendida, ambas da 2ª geração, têm espaço suficiente para transportar até duas bicicletas ou uma moto. Também é possível transportar várias pranchas de surf ou uma moto aquática ou jetski, embora neste caso seja mais adequado puxar o jetski com carretinha acoplada.

A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização turbodiesel Maxion de 2.500 cilindradas, com injeção direta, com 95 cavalos de potência e 22 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 16 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 8 quilômetros na cidade e 12 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.000 kg em uma caçamba de 860 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes.

Na hora de comprar verifique atentamente alguns detalhes mecânicos, como, por exemplo, a suspensão dianteira, que sofre com os buracos das ruas e rodovias brasileiras, e a embreagem. Por exemplo, se num piso plano a dianteira do veículo estiver mais baixa que a traseira então é sinal de que a suspensão dianteira precisa de uma revisão completa e se o pedal da embreagem estiver mais alto que o pedal do freio então também há necessidade de revisão completa. Portanto, peça um bom desconto antes de fechar o negócio.

2ª FASE

Logo acima, a versão brasileira da Chevrolet S10 de cabine dupla, da segunda fase da segunda geração, fabricada e comercializada no Brasil a partir do ano 2000, com visual diferente dos modelos da primeira fase, embora sejam estruturalmente quase idênticas. Logo abaixo, o painel e os assentos dianteiros do mesmo modelo, praticamente sem alterações em relação aos modelos da primeira fase, com linhas suaves e agradáveis.

A pickup média Chevrolet S10 da 2ª fase da 2ª geração é um prático e robusto veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com capacidade para transportar até três pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista, embora somente duas pessoas com conforto, e cinco pessoas com conforto nas versões de cabine dupla.

Ela foi fabricada a partir do ano 2000 no Brasil, inicialmente com uma motorização aspirada a gasolina, com quatro cilindros em linha, injeção eletrônica multiponto e 2.400 cilindradas, inicialmente com 128 cavalos de potência e 21 kgfm de torque; e com uma econômica, robusta e prática opção de motorização turbodiesel MWM Sprint de 2.800 cilindradas, com quatro cilindros em linha, com 132 cavalos de potência e 34 kgfm de torque.

Ela foi fabricada e comercializada no Brasil para competir com outros modelos de pickups médias de outros fabricantes, como a Ford Ranger, a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200 e a Nissan Frontier. O mercado brasileiro aceitou rapidamente as opções disponíveis no mercado, reagiu bem e imediatamente às ofertas das montadoras.

A versão Chevrolet S10 de cabine simples com motorização aspirada de quatro cilindros e 2.400 cilindradas, com 128 cavalos de potência e 21 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 13 segundos, com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 8 quilômetros na cidade e 11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 750 kg em uma caçamba de 1.100 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.

A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização turbodiesel MWM Sprint de 2.800 cilindradas, três ou duas válvulas por cilindro, injeção multiponto de combustível e intercooler, com 132 cavalos de potência e 34 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 15 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 10 quilômetros na cidade e 12 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.000 kg em uma caçamba de 860 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes.

Para completar o portfólio da empresa na década de 2000, a General Motors do Brasil colocou à disposição do consumidor a versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização aspirada de 2.400 cilindradas, inicialmente movida apenas a gasolina e, posteriormente, a partir de 2007, com a tecnologia flexpower. Tratava-se de uma opção um pouco mais barata de veículo utilitário nesse segmento com bom nível de luxo, mas sem os atrativos da economia de combustível e do torque (força) farto típicos das motorizações turbodiesel. O mercado reagiu bem e hoje em dia há um grande número dessas unidades disponíveis para venda no mercado brasileiro de automóveis usados, geralmente com preços um pouco mais baixos que os preços dos modelos a diesel.

Ambas as versões de cabine dupla, diesel e gasolina ou flex, estão entre as melhores opções de veículos utilitários de uso misto e tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados atualmente, com preços de aquisição bem razoáveis, a maioria na faixa de R$ 40 mil até 80 mil, a maioria em bom estado de conservação. Além disso, os modelos de cabine dupla são de fácil revenda. A maioria das unidades disponíveis no mercado de automóveis usados atualmente são as tracionadas pelos motores de 2.400 cilindradas a gasolina ou flex e 2.800 cilindradas turbodiesel, embora versões com motorização aspirada V6 de 4.300 cilindradas a gasolina também tenham sido fabricadas e vendidas.

A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização turbodiesel MWM Sprint de 2.800 cilindradas é a melhor de todas as opções de pickups de cabine dupla da marca Chevrolet fabricadas na década de 2000 e está entre as melhores opções de pickups médias de luxo no mercado atual de automóveis usados, fabricadas nessa década. Ela era a cereja do bolo que faltava para a General Motors do Brasil completar seu portfólio de automóveis no mercado brasileiro naquela década, na prática um automóvel versátil, de uso familiar e para trabalho, com roupagem de utilitário.

Durante a década de 2000, dezenas de combinações de cabine simples e cabine dupla, com motorizações a diesel e gasolina ou flex, com tração 4X2 traseira e tração 4X4, com vários níveis de acabamento, foram vendidas no mercado brasileiro. É bom ficar atento a esses detalhes no momento da compra, pois são mais de 20 combinações diferentes de cabine, motorização e combustível, acabamento interno e tração.

O mercado brasileiro absorveu mais de 450.000 unidades da 2ª geração da pickup média Chevrolet S10, somando os números de suas duas fases, fabricadas entre 1995 e 2012. Ela foi um dos maiores sucessos de vendas do mercado nacional de utilitários médios. Tanto que quando chegou a 3ª geração, o fabricante brasileiro optou por manter o nome Chevrolet S10 em vez de batizar a nova pickup de Chevrolet Colorado, uma óbvia decisão de Marketing, para aproveitar o máximo possível a boa fama da companheira, amiga inseparável, dos fazendeiros brasileiros.

Também neste caso, na hora de comprar verifique atentamente alguns detalhes mecânicos, como, por exemplo, a suspensão dianteira, que sofre com os buracos das ruas e rodovias brasileiras, e a embreagem. Peça desconto antes de fechar o negócio, caso encontre problemas mecânicos.

CHEVROLET S10 (3ª GERAÇÃO)

1ª FASE
Logo acima, a beleza da carroceria da primeira fase da terceira geração da Chevrolet S10 de cabine dupla, desenvolvida e fabricada no Brasil, cujo projeto também foi adotado nos Estados Unidos, mas lá conhecida como Chevrolet Colorado. Logo abaixo, o interior bonito, refinado e confortável da caminhonete de tamanho médio da subsidiária brasileira da gigante americana General Motors, com linhas atraentes e bom acabamento, com espaço de sobra para até cinco pessoas, incluindo o motorista.

A moderna Chevrolet S10 da 1ª fase da 3ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo, com capacidade para transportar até duas pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista; e até cinco pessoas com conforto nas versões de cabine dupla, incluindo o motorista.

A partir dessa 3ª geração, a General Motors do Brasil decidiu não fabricar mais versões com cabine estendida, em razão da baixa procura. O projeto da nova Chevrolet S10, introduzido no mercado brasileiro a partir de 2012, é quase totalmente novo em relação à geração anterior, com melhorias em praticamente todos os aspectos, inclusive na ergonomia em geral para o motorista e quatro passageiros, com posição mais confortável para os passageiros do assento traseiro.

As versões de cabine simples e de cabine dupla da 1ª fase da 3ª geração também foram fabricadas em larga escala nos Estados Unidos e na Tailândia. As versões de cabine estendida foram fabricadas somente nos Estados Unidos e na Tailândia. As versões de cabine dupla foram fabricadas aqui no Brasil com várias combinações de motorização, tração e combustível, inclusive diesel, todas com injeção eletrônica multiponto, com volumes variando entre 2.400 cilindradas e 2.800 cilindradas, com potências variando entre 140 cavalos e 197 cavalos e entre 24 kgfm de torque e 47 kgfm de torque, dependendo do modelo.

A bela e imponente Chevrolet S10 da 1ª fase da 3ª geração é um projeto quase totalmente novo em relação aos modelos anteriores de 2ª geração e 1ª geração. Se nos modelos anteriores já havia conforto, segurança e desempenho suficientes para uma família desfrutar bons momentos de convívio, nessa 1ª fase da 3ª geração esses níveis de conforto, segurança e desempenho foram melhorados ainda mais, com mais espaço interno, inclusive. Ela ficou mais comprida, mais alta e mais larga.

Ela é uma das melhores opções de veículos utilitários de uso misto e tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados atualmente, com as versões de cabine dupla com preços de aquisição bem razoáveis, a maioria na faixa de R$ 80 mil até 150 mil, a maioria em bom estado de conservação. Além disso, os modelos de cabine dupla são de fácil revenda. As unidades disponíveis no mercado de automóveis usados atualmente são tracionadas pelos motores aspirados de 2.400 cilindradas flex e 2.500 cilindradas flex e pelo motor turbodiesel de 2.800 cilindradas.

Ela foi fabricada no Brasil pela General Motors a partir de 2012 para competir com outros modelos de pickups médias de outros fabricantes e não fez feio, conseguiu se destacar das demais pelo equilíbrio do tamanho, do peso, do conjunto mecânico, da eletrônica embarcada, do consumo, da estética e do nível de conforto. Ela apresentou uma variedade de melhorias em relação aos modelos da geração anterior, com novo motor turbodiesel, com cárter e cabeçote de alumínio; carroceria inteiramente nova, mais bonita; motor flex melhorado, com cárter de alumínio; nova transmissão manual de cinco ou seis marchas, dependendo do ano de fabricação, e automática de seis marchas; e tração 4X4 com acionamento eletrônico; dentre outras.

A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização aspirada FlexPower, a gasolina e etanol, com 2.400 cilindradas, com 141 cavalos de potência e 22 kgfm de torque, nas medições com gasolina, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 12 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 5 quilômetros na cidade e 7 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 700 kg em uma caçamba de 1.060 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.

A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização turbodiesel, com 2.800 cilindradas, com 180 cavalos de potência e 47 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 11 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de diesel para percorrer 8 quilômetros na cidade e 12 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.140 kg (4X2) e 1.040 kg (4X4) em uma caçamba de 1.060 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes. Ela foi vendida no Brasil entre 2012 e 2017, posteriormente substituída pela Chevrolet S10 com frente reestilizada.

A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização aspirada FlexPower, a gasolina e etanol, com 2.500 cilindradas, com 197 cavalos de potência e 26 kgfm de torque, nas medições com gasolina, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 12 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 5 quilômetros na cidade e 7 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 900 kg (4X2) e 700 (4X4) em uma caçamba de 1.060 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.

A versão Chevrolet S10 LTZ 4X4 2.8 turbodiesel, por exemplo, foi vendida com uma ótima variedade de itens de série, dentre eles airbag duplo; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme e sistema antifurto; ar condicionado com controle eletrônico de temperatura; direção hidráulica progressiva, com ajuste de altura da coluna de direção; câmbio manual de seis velocidades ou marchas ou automático de seis marchas; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; computador de bordo; sistema de som com rádio AM/FM, com entrada USB para arquivos de áudio em MP3; desembaçador do vidro traseiro; apoios de cabeça dianteiros e traseiros; controle eletrônico de estabilidade e de tração; piloto automático, com assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives e assistente de permanência em faixas; faróis de neblina e lanternas de LED; freios com ABS nas quatro rodas; bancos dianteiros com ajustes elétricos e ISOFIX no assento traseiro, para fixação de cadeirinha infantil; entre outros itens.

É bom ficar atento a esses detalhes no momento da compra, pois são mais de 10 combinações diferentes de cabine, motorização e combustível, acabamento interno e tração.

2ª FASE

Logo acima, a nova frente da segunda fase da terceira geração da Chevrolet S10 de cabine dupla, com poucas mudanças significativas em relação à primeira fase da mesma geração. Logo abaixo, o interior bem confortável, bonito e moderno da caminhonete de tamanho médio do fabricante americano, com linhas agradáveis.

A moderna, sofisticada e refinada Chevrolet S10 da 2ª fase da 3ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo, com capacidade para transportar até duas pessoas, com conforto, nas versões de cabine simples, e até cinco pessoas, com conforto, nas versões de cabine dupla.

Ela é um projeto diretamente derivado da 1ª fase da 3ª geração da Chevrolet S10, criada e desenvolvida no Brasil, fabricada em larga escala para atender vários mercados simultaneamente, com poucas diferenças de projeto para cada mercado. Ela é fabricada no Brasil para atender o mercado interno e para exportação para países do Mercosul. É uma das melhores opções de pickups médias de cabine dupla à venda no mercado brasileiro, tanto no mercado de usados como no mercado de novos, bem tecnológica, sofisticada, com acabamento refinado, principalmente nas versões mais caras Chevrolet S10 LTZ e Chevrolet S10 High Country, ambas de cabine dupla e ambas com motorização aspirada Ecotec flex de 2.500 cilindradas ou ambas com motorização turbodiesel de 2.800 cilindradas.

Vendida em dezenas de países, incluindo Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Canadá, Austrália, México e Tailândia, a pickup média Chevrolet S10 (conhecida como Chevrolet Colorado em vários desses mercados) é o fruto do Projeto GMT 31XX, com produção em massa em dois continentes, se tornando um dos modelos mais vendidos do segmento de utilitários no Brasil, nos Estados Unidos e em outros países. A 3ª geração está dividida em duas fases, a primeira iniciada em 2012 e a segunda iniciada em 2017. Ambas as fases são bem semelhantes em vários aspectos, modernas e confortáveis, mas a segunda fase é ainda mais tecnológica, ainda mais recheada de itens de segurança, desempenho e conforto.

Atualmente, ela é um das melhores opções de veículos utilitários de uso misto e tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados, com as versões de cabine dupla com preços de aquisição razoáveis, a maioria com preços acima de R$ 100 mil, a grande maioria em bom estado de conservação. Além disso, os modelos de cabine dupla são de fácil revenda. A maioria das unidades disponíveis no mercado de automóveis usados atualmente é de cabine dupla, tanto com motores a diesel quanto com motores flex, tanto versões com tração 4X2 traseira como versões com tração 4X4.

A partir de 2017, com a entrada em produção seriada dessa 2ª fase, os níveis de segurança foram melhorados ainda mais com a adição do piloto automático com controlador de distância do veículo da frente, do assistente de permanência em faixa e do sensor de pressão dos pneus, dentre outros itens, principalmente nas versões mais completas.

Atualmente, estão disponíveis no mercado de automóveis usados pelo menos cinco versões da Chevrolet S10 da 2ª fase da 3ª geração, dentre elas a Chevrolet S10 Advantage e Chevrolet S10 LS, mais básicas, a Chevrolet S10 LT e a Chevrolet LTZ, ambas intermediárias, e a versões top de linha Chevrolet High Country e Chevrolet Midnight. Atualmente, observando atentamente o site oficial da General Motors do Brasil, são pelo menos quatro versões disponíveis nas concessionárias de veículos novos, Chevrolet S10 Cabine Dupla, Chevrolet S10 Cabine Simples, Chevrolet S10 Z71 e Chevrolet High Country, com a versão Chevrolet S10 Cabine Dupla apresentando a melhor relação custo benefício, com a combinação mais equilibrada de preço, conforto, sofisticação, refinamento, segurança e performance, principalmente com motorização turbodiesel, que, aliás, é bem mais econômica que a motorização flex.

A versão Chevrolet S10 LTZ 4X4 2.8 turbodiesel, por exemplo, foi vendida com uma ótima variedade de itens de série, dentre eles airbag duplo; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme e sistema antifurto; ar condicionado com controle eletrônico de temperatura; direção elétrica progressiva; câmbio manual de seis velocidades ou marchas ou automático de seis marchas; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; computador de bordo; sistema de som com rádio AM/FM, com entrada USB para arquivos de áudio em MP3; desembaçador do vidro traseiro; apoios de cabeça dianteiros e traseiros; controle eletrônico de estabilidade e de tração; piloto automático, com assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives e assistente de permanência em faixas; faróis de neblina e lanternas de LED; freios ABS nas quatro rodas, com EBD – Electronic Brake Distribution, que é um distribuidor eletrônico de força nos freios, responsável por melhorar a frenagem; e ISOFIX no assento traseiro, para fixação de cadeirinha infantil; entre outros itens.

Essa versão possui motorização turbodiesel com 2.800 cilindradas, com 200 cavalos de potência e 44 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 12 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 8 quilômetros na cidade ou 12 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.108 kg em uma caçamba de 1.060 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.

Segundo o site da fabricante General Motors, o seu PBT – Peso Bruto Total é de 6.000 kg, mas provavelmente esse número se refere à soma de todos os pesos, inclusive do peso rebocável, com uma carretinha acoplada, por exemplo. Somando o peso em ordem de marcha (vazio) de 2.042 kg e a carga útil de 1.108 kg, o seu peso total é de 3.105 kg. Mesmo assim, é bom checar esses números nas concessionárias, no momento da compra, ou consultar o manual do proprietário.

Essa versão Chevrolet S10 LTZ 4X4 2.8 turbodiesel é uma versão intermediária, ela oferece um equilíbrio maior entre preço e conforto, sofisticação, refinamento, desempenho e segurança, vendida com uma grande variedade de itens de série, incluindo ar condicionado com controle eletrônico de temperatura; bancos dianteiros em couro, com ajuste elétrico de altura e inclinação; regulagem de altura dos faróis e faróis de neblina; volante com regulagem de altura e profundidade; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, com câmera de ré; sensor de monitoramento da pressão dos pneus; regulagem de altura dos faróis, com acendimento automático à noite; espelhos retrovisores elétricos; sensor de chuva para acionamento do limpador de para-brisa; tomadas de energia na frente e atrás para carregadores de smartphones; entre outros itens.

As cores mais valorizadas no mercado de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. Pense nisso no momento de comprar uma pickup nova.

As versões Chevrolet S10 High Country e Chevrolet S10 Midnight possuem visual mais esportivo, digamos, ou, melhor dizendo, mais ousado. Como se trata de dois modelos caros e cobiçados, é recomendável a blindagem, nesse caso com um acréscimo de cerca de 150 kg aos pesos vazios dos veículos. Geralmente, a blindagem causa, naturalmente, a perda da garantia de fábrica, mesmo assim ela é recomendável. Nesses casos, os números de desempenho diminuem um pouco e de consumo aumentam um pouco, mas nada grave.

MERCADO
Sobram razões para ter uma Chevrolet S10 na garagem, nova ou usada, principalmente as versões com cabine dupla e com motorização a diesel. A maioria delas é prática, funcional, confortável, segura, é de fácil revenda e o número de concessionárias da General Motors do Brasil é um dos maiores, com mais de 600 unidades, o que facilita a manutenção. Além disso, até mesmo as oficinas de manutenção independentes estão acostumadas com ela e o custo de manutenção não chega a assustar.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses.

Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...

O modelo intermediário Chevrolet S10 Cabine Dupla está sendo vendido nas concessionárias de veículos novos por preços a partir de R$ 230 mil, lembrando que produtores rurais podem conseguir descontos.

Desde a década de 1990, a caminhonete média Chevrolet S10 enfrenta uma dura competição com modelos conceituados de marcas americanas e japonesas, principalmente a Ford Ranger e a Toyota Hilux, líderes de mercado, e as coadjuvantes, mas não menos desejadas, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, esta a mais recente, lançada nesta década. É difícil dizer qual delas é melhor, todas estão em pé de igualdade, o mais provável é que o gosto pessoal do consumidor o incline a um ou outro modelo. Um outro ponto que provavelmente tenha influência sobre a decisão de compra é o número de concessionárias. Neste caso a Chevrolet S10 e a Volkswagen Amarok se destacam, mas as demais não ficam muito atrás, a cada ano novas concessionárias são acrescentadas às redes de cada uma dessas fabricantes.

No mercado de automóveis usados a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são líderes, são de fácil e revenda, e uma grande quantidade está disponível no mercado para comprar, dá pra escolher a dedo, com calma, negociar bem, sem pressa, e verificar com cuidado o estado de conservação. Além disso, os preços estão bem razoáveis.

Embora os números de concessionárias das marcas Toyota, Mitsubishi, Ford e Nissan sejam menores no Brasil, oficinas independentes, como as franquias da rede High Torque, por exemplo, já estão acostumadas com a Toyota Hilux, com a Mitsubishi L200, com a Ford Ranger e com a Nissan Frontier. Os preços delas no mercado de automóveis usados também estão bem razoáveis.

PICKUPS MÉDIAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2018
MODELO
QUANTIDADE
Toyota Hilux
39.270
Chevrolet S10
31.760
Ford Ranger
20.550
Volkswagen Amarok
18.760
Mitsubishi L200
10.760
Nissan Frontier
6.320

Além desses modelos de porte médio, há outros segmentos de utilitários que não devem ser ignorados na hora da compra, entre eles o segmento de utilitários compactos, todos com carroceria monobloco, entre eles a Fiat Strada, com 67.180 unidades fabricadas, a Fiat Toro, com 58.570 unidades, e a Volkswagen Saveiro, com 45.870 unidades.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

2ª GERAÇÃO

1ª FASE

S10 2.2 4X2 CABINE SIMPLES
  • Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
  • Caçamba: Até 650 kg;
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Motorização: Gasolina, 2.200 cilindradas;
  • Potência / torque: 113 cavalos / 19 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica;
  • Taxa de compressão: 9,2:1;
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Freios dianteiros: Discos;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
  • Pneus: 205/75 R15;
  • Suspensão dianteira: Independente, com barra de torção e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox.
  • Tanque: 76 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.440 kg;

S10 4.3 CABINE ESTENDIDA
  • Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
  • Caçamba: Até 750 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,2 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,6 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: Gasolina, V6 de 4.300 cilindradas;
  • Potência / torque: 180 cavalos / 34 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 9,2:1;
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 11 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 7 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 10 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
  • Pneus: 235/75 R15;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços triangulares, barra e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox.
  • Tanque:
  • Peso vazio: Aprox. 1.745 kg;

S10 2.5 TD CAB. DUPLA
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 1.000 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,6 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: Maxion, turbodiesel de 2.500 cilindradas;
  • Potência / torque: 95 cavalos / 22 kgfm;
  • Alimentação: Injeção direta;
  • Taxa de compressão: 19,5:1;
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 16 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X4;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
  • Pneus: 225/75 R15;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox.
  • Tanque: 76 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.920 kg;

S10 2.5 TD CAB. ESTENDIDA
  • Capacidade: 1 motorista e 3 passageiros;
  • Caçamba: Até 1.000 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,2 metros;
  • Largura: Aprox. 2 metros (com retrovisores);
  • Altura: Aprox. 1,6 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
  • Motorização: Maxion, turbodiesel de 2.500 cilindradas;
  • Potência / torque: 95 cavalos / 22 kgfm;
  • Alimentação: Injeção direta de combustível;
  • Taxa de compressão: 19,5:1;
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 16 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X4;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
  • Rodas: Liga leve;
  • Pneus: 225/75 R15;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox.
  • Tanque: 76 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.760 kg;

2ª FASE

S10 2.4 4X2 CABINE SIMPLES
  • Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
  • Caçamba: Até 800 kg;
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Motorização: Gasolina, 2.400 cilindradas;
  • Potência / torque: 128 cavalos / 22 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica;
  • Taxa de compressão: 9,2:1;
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Freios dianteiros: Discos;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
  • Pneus: 205/75 R15;
  • Suspensão dianteira: Independente, com barra de torção e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox.
  • Tanque: 76 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.450 kg;

S10 2.8 TD CAB. DUPLA
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 1.000 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metros;
  • Altura: Aprox. 1,6 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: MWM Sprint, turbodiesel, 2.800 cilindradas, três ou duas válvulas por cilindro;
  • Potência: 132 cavalos / 34 kgfm;
  • Alimentação: Injeção direta e eletrônica;
  • Taxa de compressão: 17,8:1;
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas, com reduzida;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 15 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 10 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X4;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS;
  • Pneus: 235/70 R16;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
  • Vão livre do solo:
  • Tanque: 80 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.900 kg;

S10 2.4 FLEX CAB. DUPLA
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 748 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metros;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: SOHC flex, com 2.400 cilindradas, 8 válvulas;
  • Potência / torque: 128 cavalos / 21 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 15 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 6 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 9 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS;
  • Pneus: 235/70 R15;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
  • Vão livre do solo:
  • Tanque: 80 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.700 kg;

S10 2.4 GASOLINA CAB. DUPLA
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 748 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metros;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: SOHC gasolina, com 2.400 cilindradas, 8 válvulas;
  • Potência / torque: 128 cavalos / 21 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 15 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 6 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 9 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS;
  • Pneus: 235/70 R15;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
  • Vão livre do solo:
  • Tanque: 80 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.700 kg;

3ª GERAÇÃO

1ª FASE

S10 2.8 TD 4X4 CAB. DUPLA
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 700 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
  • Largura: Aprox. 2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: Turbodiesel, 2.800 cilindradas;
  • Potência / torque: 180 cavalos / 47 kgfm;
  • Alimentação: Injeção multipoint;
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Câmbio: Manual ou automática de seis velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 11 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X4;
  • Freios dianteiros: Discos, com ABS;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS;
  • Pneus: 245/70 R16, 255/65 R17 ou 265/60 R17;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
  • Vão livre do solo: 22 centímetros;
  • Tanque: 80 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.040 kg;

S10 2.5 FLEX 4X4 CAB. DUPLA
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 700 kg;
  • Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
  • Largura: Aprox. 2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: FlexPower, 2.500 cilindradas;
  • Potência / torque: 197 cavalos / 26 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Câmbio: Manual de seis velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 12 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 5 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 7 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Tração: 4X4;
  • Freios dianteiros: Discos, com ABS;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS;
  • Pneus: 245/70 R16, 255/65 R17 ou 265/60 R18;
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
  • Vão livre do solo: 22 centímetros;
  • Tanque: 80 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 1.980 kg;

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_S10
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_S-10
  • General Motors (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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