CHEVROLET S10
CHEVROLET S10 CABINE
SIMPLES
A robusta e prática Chevrolet S10 é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, cuja 1ª geração foi criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos pela General Motors Corporation a partir da década de 1980, para atender o mercado interno americano e para exportação para o Canadá. Ela é uma das mais bem sucedidas famílias de pickups de tamanho médio da marca americana, principalmente para os mercados estadunidense e canadense a partir da década de 1980 e para os mercados latino-americanos, principalmente Brasil e Argentina, a partir da década de 1990, a partir da 2ª geração da família Chevrolet S10, que, aliás, já está na 3ª geração, mais confortável, mais eficiente, mais segura, mais sofisticada e mais refinada.
A partir da década de 2000 ela trocou de nome nos Estados Unidos e Canadá, passou para Chevrolet Colorado, até hoje vendida por lá, mas, é claro, em versões mais modernas e atualizadas.
A tradicional General Motors do Brasil é uma grande fabricante brasileira de automóveis e pickups médias, uma subsidiária da multinacional americana General Motors Corporation, por sua vez uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela foi a segunda maior fabricante e importadora / vendedora de veículos do Brasil em 2019, incluindo automóveis e pickups, com mais de 475.000 unidades vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi a maior fabricante e importadora / vendedora de automóveis e pickups em 2017, por exemplo, com cerca de 394.000 unidades vendidas, a grande maioria fabricada aqui no Brasil, o equivalente a cerca de 18% do mercado brasileiro de automóveis, pickups médias e pickups leves.
Logo acima, a bonita Chevrolet S10 da primeira fase da terceira geração, com uma boa variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, uma das melhores opções de pickups médias disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados, por preços bem razoáveis. Logo abaixo, o interior completo desse modelo de caminhonete, com ar condicionado, airbag duplo e direção hidráulica.
As duas primeiras gerações da Chevrolet S10 são, essencialmente, projetos americanos adaptados para o uso em outros países. Isso explica, pelo menos em parte, a qualidade geral desses modelos, porque os americanos são exigentes. Além disso, o gosto do consumidor brasileiro é semelhante ao gosto do consumidor americano em vários pontos. A 1ª geração, da década de 1980, da Chevrolet S10 americana não chegou ao Brasil, não foi importada para cá e não foi fabricada aqui. O projeto básico da 2ª geração, da década de 1990, veio para o Brasil, mas passou por algumas pequenas adaptações ao mercado brasileiro, ficou mais bonita até que o modelo americano, com linhas mais harmônicas e suaves, mais atraentes e até simpáticas. Curiosamente, a 3ª geração fez o caminho inverso, foi criada e desenvolvida aqui no Brasil e passou por adaptações para ser fabricada no mercado americano. Hoje ela é conhecida por lá como Chevrolet Colorado.
Logo acima, a bem sucedida primeira geração da Chevrolet S10, ao lado do Totó. Ela foi fabricada nos Estados Unidos com cabine simples e com cabine estendida. Logo abaixo, note que as linhas conservadoras, quadradas, eram a tendência da década de 1980, mesmo assim ela pode ser considerada uma caminhonete com design bem resolvido.
A fabricação seriada da 1ª geração da Chevrolet S10 foi iniciada pela General Motors nos Estados Unidos em 1981 para substituir o modelo Chevrolet LUV, fabricado na década de 1970 pela japonesa Isuzu e importado para os Estados Unidos pela General Motors e vendido com o nome e o logotipo da fabricante americana.
Logo acima, a versão brasileira da Chevrolet S10 de cabine dupla, da primeira fase da segunda geração, fabricada e comercializada no Brasil a partir de 1998, bem resolvida esteticamente, com design agradável e simpático. Logo abaixo, a versão americana da Chevrolet S10 de cabine dupla, fabricada e comercializada por lá durante a década de 1990. Com um olhar atento percebe-se diferença estética apenas na grade frontal e nos faróis.
A pickup média Chevrolet S10 da 1ª fase de 2ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com capacidade para transportar até três pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista, embora somente duas pessoas com conforto. Versões com cabine estendida também foram fabricadas.
Logo acima, a versão brasileira da Chevrolet S10 de cabine dupla, da segunda fase da segunda geração, fabricada e comercializada no Brasil a partir do ano 2000, com visual diferente dos modelos da primeira fase, embora sejam estruturalmente quase idênticas. Logo abaixo, o painel e os assentos dianteiros do mesmo modelo, praticamente sem alterações em relação aos modelos da primeira fase, com linhas suaves e agradáveis.
A pickup média Chevrolet S10 da 2ª fase da 2ª geração é um prático e robusto veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com capacidade para transportar até três pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista, embora somente duas pessoas com conforto, e cinco pessoas com conforto nas versões de cabine dupla.
A moderna Chevrolet S10 da 1ª fase da 3ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo, com capacidade para transportar até duas pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista; e até cinco pessoas com conforto nas versões de cabine dupla, incluindo o motorista.
A moderna, sofisticada e refinada Chevrolet S10 da 2ª fase da 3ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo, com capacidade para transportar até duas pessoas, com conforto, nas versões de cabine simples, e até cinco pessoas, com conforto, nas versões de cabine dupla.
As versões Chevrolet S10 High Country e Chevrolet S10 Midnight possuem visual mais esportivo, digamos, ou, melhor dizendo, mais ousado. Como se trata de dois modelos caros e cobiçados, é recomendável a blindagem, nesse caso com um acréscimo de cerca de 150 kg aos pesos vazios dos veículos. Geralmente, a blindagem causa, naturalmente, a perda da garantia de fábrica, mesmo assim ela é recomendável. Nesses casos, os números de desempenho diminuem um pouco e de consumo aumentam um pouco, mas nada grave.
CHEVROLET S10 CABINE
ESTENDIDA
CHEVROLET S10 CABINE
DUPLA
CHEVROLET S10 CHASSI CABINE
INTRODUÇÃO
Logo acima, a novíssima Chevrolet S10 da segunda fase
da terceira geração, com uma ótima variedade de itens de segurança, conforto e
desempenho, uma das melhores opções de pickups médias disponíveis no mercado
brasileiro, um sonho de consumo. Logo abaixo, o interior sofisticado e refinado
desse modelo de caminhonete da marca americana, fabricada no Brasil deste 2017.
A robusta e prática Chevrolet S10 é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, cuja 1ª geração foi criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos pela General Motors Corporation a partir da década de 1980, para atender o mercado interno americano e para exportação para o Canadá. Ela é uma das mais bem sucedidas famílias de pickups de tamanho médio da marca americana, principalmente para os mercados estadunidense e canadense a partir da década de 1980 e para os mercados latino-americanos, principalmente Brasil e Argentina, a partir da década de 1990, a partir da 2ª geração da família Chevrolet S10, que, aliás, já está na 3ª geração, mais confortável, mais eficiente, mais segura, mais sofisticada e mais refinada.
A partir da década de 2000 ela trocou de nome nos Estados Unidos e Canadá, passou para Chevrolet Colorado, até hoje vendida por lá, mas, é claro, em versões mais modernas e atualizadas.
Atualmente, ela é o sonho de consumo dos fazendeiros
brasileiros, uma das melhores opções do mercado. Ela tem dupla aptidão, bruta o
suficiente para transportar até 1.122 kg de carga em sua caçamba, na fazenda, no sítio ou na
rodovia, dependendo do modelo e do ano de fabricação, e refinada o suficiente
para levar a família para passear no cinema, na pizzaria, na sorveteria, na praia
e na lanchonete nos finais de semana, principalmente as versões de cabine
dupla.
Atualmente, as principais concorrentes da Chevrolet
S10 no mercado brasileiro de pickups ou picapes médias de cabine dupla são a Ford
Ranger, a Toyota Hilux, a Volkswagen Amarok, a Nissan Frontier e a Mitsubishi
L200, também bem projetadas, bem fabricadas e bem vendidas.
A GENERAL MOTORS
A tradicional General Motors do Brasil é uma grande fabricante brasileira de automóveis e pickups médias, uma subsidiária da multinacional americana General Motors Corporation, por sua vez uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela foi a segunda maior fabricante e importadora / vendedora de veículos do Brasil em 2019, incluindo automóveis e pickups, com mais de 475.000 unidades vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi a maior fabricante e importadora / vendedora de automóveis e pickups em 2017, por exemplo, com cerca de 394.000 unidades vendidas, a grande maioria fabricada aqui no Brasil, o equivalente a cerca de 18% do mercado brasileiro de automóveis, pickups médias e pickups leves.
A matriz americana General Motors Corporation foi formada em 1917, a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7.100.000 unidades fabricadas. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu o controle da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição mantida até 2008. Aqui no Brasil, a filial da General Motors Corporation foi fundada em 1925, mas nos primeiros cinco anos de atividades por aqui só montava veículos quase prontos, importados dos Estados Unidos.
Somente a partir de 1930 a General Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil, com a inauguração da sua primeira linha de montagem de larga escala, a fábrica de São Caetano do Sul, que existe até hoje. Em 1958, foi iniciada a construção da sua segunda fábrica no Brasil, em São José dos Campos, na qual, anos mais tarde, em 1968, foi iniciada a fabricação em série dos motores usados para tracionar o Chevrolet Opala, o primeiro modelo de automóvel de passeio da marca americana fabricado no Brasil, com alto índice de nacionalização.
Atualmente, a General Motors está presente em quase todos os países do mundo, com mais de 396 instalações de diversos tipos e finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela emprega, no total, mais de 250.000 pessoas e possui no seu portfólio várias marcas, dentre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac, a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e componentes automotivos, e a GM Coreia / Daewoo, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 77% nessa fabricante.
Em 2017, a General Motors vendeu as fabricantes europeias Opel e Vauxhall para o então Grupo PSA, conhecido atualmente como Grupo Stellantis.
Por razões óbvias, a matriz americana General Motors Corporation anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a bonita Chevrolet S10 da primeira fase da terceira geração, com uma boa variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, uma das melhores opções de pickups médias disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados, por preços bem razoáveis. Logo abaixo, o interior completo desse modelo de caminhonete, com ar condicionado, airbag duplo e direção hidráulica.
A versátil Chevrolet S10 é um utilitário de tamanho
médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de
passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro desde a década de
1990, com construção convencional de carroceria de aço sobre
chassi, com opções de carrocerias de cabine dupla, cabine estendida e cabine
simples, dependendo do ano de fabricação, com opções de tração 4X4 e tração 4X2
traseira, com opções de motorização a gasolina, flex e diesel, dependendo do
modelo e do ano de fabricação, atualmente com uma ótima ou boa variedade de
itens de conforto, segurança e desempenho, dependendo da versão, com as versões
mais caras e mais recentes com um nível de sofisticação e refinamento nunca
antes alcançado para essa categoria de veículos utilitários.
Desde o início da
sua fabricação no Brasil, na década de 1990, ela passou por algumas reestilizações e modernizações, com capacidade para transportar até três pessoas na carroceria
de cabine simples, incluindo o motorista, porém somente duas pessoas com
conforto, e cinco pessoas na cabine dupla, com conforto, incluindo o motorista,
dependendo da versão e do ano de fabricação. Atualmente, ela é fabricada no
Brasil, no município paulista de São José dos Campos e exportada para países da
América Latina, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai.
Ela está entre os mais desejados modelos de pickups
médias à venda no mercado nacional, disputando o mercado de utilitários médios
de uso misto, para trabalho e passeio, para uso urbano e rural, com suas
congêneres americanas, europeias e japonesas, mostrando ao consumidor
brasileiro as vantagens da robustez estrutural da construção sobre chassi, com
a possibilidade de usar o veículo na cidade, para levar até quatro crianças e
adolescentes para a escola, nas versões de cabine dupla, ou fazer a compra do
mês no supermercado, com espaço de sobra na caçamba para o dia a dia de uso no
campo, com capacidade para até 1.300 kg nas versões mais recentes de cabine
simples e motorização a diesel ou até 750 kg nas versões de cabine simples ou cabine
estendida da década de 1990.
De modo geral, de forma resumida, as duas gerações da
pickup média Chevrolet S10, fabricadas no Brasil, compostas por modelos de
cabine simples, cabine dupla, cabine estendida e chassi cabine são compostas de modelos de
utilitários de tamanho médio, com PBT – Peso Bruto Total abaixo de 3.500 kg, o que significa
que todas elas podem ser dirigidas no Brasil por motoristas com carteira de habilitação A/B. Na década de 1980, a 1ª geração da Chevrolet S10 não chegou ao
Brasil, com a 2ª geração chegando ao Brasil a partir da década de 1990,
inicialmente no formato de cabine simples e cabine estendida. O importante
incremento da oferta de produtos utilitários da General Motors do Brasil
ocorreu a partir de 1998 com o início da fabricação no Brasil dos modelos Chevrolet
S10 de cabine dupla, por preços competitivos. A partir de então ela se tornou
um sonho de consumo das famílias brasileiras, até de quem mora na cidade.
Apenas para simples efeito de comparação de dimensões
e capacidades, a Chevrolet S10 está situada num degrau acima das pickups leves
Volkswagen Saveiro e Fiat Strada e num degrau abaixo das pickups grandes Ford
F-250 e Chevrolet Silverado, lembrando que uma pickup grande não significa
necessariamente um caminhão. Além disso, a General Motors do Brasil nunca teve,
aparentemente, a intenção de introduzir a Chevrolet S10 no Brasil para
substituir a Chevrolet Silverado, que era uma proposta diferente.
A partir da década de 1990, as pickups médias de
cabine simples e cabine estendida disponíveis no mercado brasileiro, de várias
fabricantes, a maioria importada, ajudaram a difundir o conceito de veículo
utilitário de tamanho médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona
urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais
comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção
hidráulica; cintos de segurança de três pontos; vidros elétricos e trava
elétrica das portas; injeção eletrônica; freios ABS; e piloto automático; dentre outros.
Com o passar dos anos, chegaram ao Brasil, trazidas da
Argentina, as confortáveis versões de cabine dupla da Ford Ranger e da Toyota
Hilux, com vários níveis de equipamentos e acabamento, uma melhor que a outra,
e assim elas deixaram de ser apenas pickups e passaram a ser consideradas
símbolos de status. Por outro lado, a General Motors decidiu fabricar no
Brasil, desde a década de 1990, a Chevrolet S10, uma decisão acertada, já que o
modelo ocupa um lugar de destaque no portfólio da empresa e no seu balanço
anual, responsável por boa parte da receita bruta da empresa aqui no Brasil, como
um dos principais produtos, um dos mais bem sucedidos aqui no Brasil desde
então.
Entre as principais características desses modelos de
automóveis (ou utilitários, se você preferir) está a posição de dirigir alta, a
preferida pela grande maioria dos motoristas brasileiros e americanos, com
visão panorâmica do ambiente ao seu redor. A maioria desses modelos foi
fabricada com motores a gasolina, verdade seja dita menos econômica que as
opções de motorização diesel. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de
automóveis usados, os modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados
na hora da revenda. Pense nisso na hora de comprar uma caminhonete nova. Curiosamente,
nos Estados Unidos os modelos a gasolina também venderam bem.
As versões com cabine dupla são mais valorizadas que as versões de cabine simples e cabine estendida. As cores mais valorizadas no mercado brasileiro de
automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. As versões 4X4 são mais
valorizadas, mas o custo de manutenção é um pouco maior.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
As duas primeiras gerações da Chevrolet S10 são, essencialmente, projetos americanos adaptados para o uso em outros países. Isso explica, pelo menos em parte, a qualidade geral desses modelos, porque os americanos são exigentes. Além disso, o gosto do consumidor brasileiro é semelhante ao gosto do consumidor americano em vários pontos. A 1ª geração, da década de 1980, da Chevrolet S10 americana não chegou ao Brasil, não foi importada para cá e não foi fabricada aqui. O projeto básico da 2ª geração, da década de 1990, veio para o Brasil, mas passou por algumas pequenas adaptações ao mercado brasileiro, ficou mais bonita até que o modelo americano, com linhas mais harmônicas e suaves, mais atraentes e até simpáticas. Curiosamente, a 3ª geração fez o caminho inverso, foi criada e desenvolvida aqui no Brasil e passou por adaptações para ser fabricada no mercado americano. Hoje ela é conhecida por lá como Chevrolet Colorado.
A família Chevrolet S10 é composta por caminhonetes de
tamanho médio, com pesos em ordem de marcha (pesos vazios) variando entre 1.400
kg até 2.100 kg,
dependendo do modelo e do ano de fabricação. Os modelos Chevrolet S10 da 1ª
geração, fabricados nos Estados Unidos para atender os mercados americano e
canadense, são o fruto do chamado Projeto GM S Series, da General Motors, iniciado
na década de 1970.
Na década de 1970, uma de suas principais
concorrentes, a icônica Ford Ranger, também estava sendo desenvolvida nos
Estados Unidos, destinada a atender uma demanda projetada de mercado interno de
cerca de 1.000.000 de unidades por ano, nos Estados Unidos, que seria disputada
também pela Chevrolet S10 e por outras competidoras, principalmente as
japonesas, que, como todo mundo sabe, não brincam em serviço.
Entre as principais razões apontadas por analistas do
mercado automobilístico para a criação dessas duas famílias de caminhonetes de
tamanho médio estava o alto preço dos combustíveis fósseis na década de 1970,
causado pela Crise Mundial do Petróleo, com a elevação drástica dos preços do
petróleo praticados por grandes produtores mundiais, principalmente os países
formadores da OPEP – Organização dos Produtores e Exportadores de Petróleo.
Assim, os americanos e canadenses se viram quase que
obrigados a trocar suas grandes caminhonetes, beberronas, por modelos menores e
mais econômicos.
CHEVROLET S10 (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, a bem sucedida primeira geração da Chevrolet S10, ao lado do Totó. Ela foi fabricada nos Estados Unidos com cabine simples e com cabine estendida. Logo abaixo, note que as linhas conservadoras, quadradas, eram a tendência da década de 1980, mesmo assim ela pode ser considerada uma caminhonete com design bem resolvido.
A fabricação seriada da 1ª geração da Chevrolet S10 foi iniciada pela General Motors nos Estados Unidos em 1981 para substituir o modelo Chevrolet LUV, fabricado na década de 1970 pela japonesa Isuzu e importado para os Estados Unidos pela General Motors e vendido com o nome e o logotipo da fabricante americana.
A Chevrolet S10 de 1ª geração é um modelo de
caminhonete de tamanho médio com carroceria construída sobre chassi e
tracionada por motores a gasolina e diesel. Curiosamente, lá nos Estados Unidos
ela era tratada como um veículo utilitário compacto.
Ela também foi comercializada nos Estados Unidos com o
nome GMC Sonoma, com diferenças mínimas de estética, de mecânica, de elétrica e
de eletrônica.
Essa geração nunca esteve no Brasil.
CHEVROLET S10 (2ª GERAÇÃO)
1ª FASE
Logo acima, a versão brasileira da Chevrolet S10 de cabine dupla, da primeira fase da segunda geração, fabricada e comercializada no Brasil a partir de 1998, bem resolvida esteticamente, com design agradável e simpático. Logo abaixo, a versão americana da Chevrolet S10 de cabine dupla, fabricada e comercializada por lá durante a década de 1990. Com um olhar atento percebe-se diferença estética apenas na grade frontal e nos faróis.
A pickup média Chevrolet S10 da 1ª fase de 2ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com capacidade para transportar até três pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista, embora somente duas pessoas com conforto. Versões com cabine estendida também foram fabricadas.
Ela foi fabricada a partir de 1994 nos
Estados Unidos e fabricada a partir de 1995 no Brasil, inicialmente com uma
motorização aspirada a gasolina, com quatro cilindros em linha, injeção
eletrônica e 2.200 cilindradas, com 106 ou 113 cavalos de potência e 19
kgfm de torque; seguida por uma opção de motorização aspirada V6 a gasolina,
com 4.300 cilindradas, com injeção eletrônica multiponto, com 180 cavalos de
potência e 34 kgfm de torque; e completada por uma econômica, robusta e prática
opção de motorização turbodiesel Maxion de 2.500 cilindradas, com quatro
cilindros em linha, com 95 cavalos de potência e 22 kgfm de torque.
Ela foi fabricada e comercializada no Brasil na década
de 1990 para competir com outros modelos de pickups médias de outros
fabricantes, como a Ford Ranger, a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200, a Nissan
Frontier e a Dodge Dakota. O mercado brasileiro aceitou rapidamente as opções
disponíveis no mercado, reagiu bem e imediatamente às ofertas das montadoras,
tanto que o segmento de pickups médias passou rapidamente a ser o principal
entre os utilitários com menos de 3.500 kg de PBT – Peso Bruto Total,
ultrapassando o segmento de pickups grandes, inclusive, tanto que até
hoje a Chevrolet S10, a Ford Ranger, a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200 e a
Nissan Frontier, nas suas gerações mais atuais, é claro, são vendidas em grande
volume no mercado brasileiro, que, a partir de 2010, passou a ter mais uma
concorrente de peso, a belíssima Volkswagen Amarok, também um sonho de consumo.
Na década de 1990, essas pickups médias passaram a ser
o centro das atenções de revistas especializadas no setor automobilístico, como
Quatro Rodas e Auto Esporte, por exemplo, e passaram ser um dos assuntos
principais das rodas de conversas de final de semana das classes média e alta
no Brasil.
A Chevrolet S10 de 2ª geração vendeu muito bem nos
Estados Unidos também. Tanto que foram necessárias duas linhas de montagem nos
Estados Unidos para dar conta do recado, uma em Shreveport, no estado de Louisiana
e uma em Linden, no estado de Nova Jersey. Aqui no Brasil, ela começou a ser
fabricada a partir de 1995 em São José dos Campos, no interior do estado de São
Paulo.
A partir de 1995, as várias versões de
cabine simples e cabine estendida da Chevrolet S10, disponíveis no mercado
brasileiro, ajudaram a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho
médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de
conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis
de luxo, como ar condicionado e ar quente, direção hidráulica, cintos de
segurança de três pontos, vidros elétricos, trava elétrica das portas e alarme, barras de proteção nas portas, coluna de direção com regulagem de altura, injeção eletrônica, freios ABS, entre outros.
A versão Chevrolet S10 de cabine simples com
motorização aspirada de quatro cilindros e 2.200 cilindradas, inicialmente com injeção eletrônica monoponto e 106 cavalos e, posteriormente, alguns anos depois, com injeção eletrônica multiponto e 113 cavalos
de potência e 19 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca
de 14 segundos, com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para
percorrer 8 quilômetros na cidade e 11 quilômetros na rodovia, em condução
moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 650 kg em uma caçamba de
1.140 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.
A versão Chevrolet S10 de cabine estendida com
motorização aspirada V6 de 4.300 cilindradas, com injeção eletrônica multiponto, com 180 cavalos de potência e 34 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100
km/h em cerca de 11 segundos, com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de
gasolina para percorrer 7 quilômetros na cidade e 10 quilômetros na rodovia, em
condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 750
kg em uma caçamba de 1.140
litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes.
As caçambas da Chevrolet S10 de cabine simples e da
Chevrolet S10 de cabine estendida, ambas da 2ª geração, têm espaço suficiente
para transportar até duas bicicletas ou uma moto. Também é possível transportar
várias pranchas de surf ou uma moto aquática ou jetski, embora neste caso seja
mais adequado puxar o jetski com carretinha acoplada.
A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização
turbodiesel Maxion de 2.500 cilindradas, com injeção direta, com 95 cavalos de potência e 22 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em
cerca de 16 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina
para percorrer 8 quilômetros na cidade e 12 quilômetros na rodovia, em condução
moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.000 kg em
uma caçamba de 860 litros, neste caso com números de desempenho e consumo
diferentes.
Na hora de comprar verifique atentamente alguns detalhes mecânicos, como, por exemplo, a suspensão dianteira, que sofre com os buracos das ruas e rodovias brasileiras, e a embreagem. Por exemplo, se num piso plano a dianteira do veículo estiver mais baixa que a traseira então é sinal de que a suspensão dianteira precisa de uma revisão completa e se o pedal da embreagem estiver mais alto que o pedal do freio então também há necessidade de revisão completa. Portanto, peça um bom desconto antes de fechar o negócio.
2ª FASE
Logo acima, a versão brasileira da Chevrolet S10 de cabine dupla, da segunda fase da segunda geração, fabricada e comercializada no Brasil a partir do ano 2000, com visual diferente dos modelos da primeira fase, embora sejam estruturalmente quase idênticas. Logo abaixo, o painel e os assentos dianteiros do mesmo modelo, praticamente sem alterações em relação aos modelos da primeira fase, com linhas suaves e agradáveis.
A pickup média Chevrolet S10 da 2ª fase da 2ª geração é um prático e robusto veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com capacidade para transportar até três pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista, embora somente duas pessoas com conforto, e cinco pessoas com conforto nas versões de cabine dupla.
Ela foi fabricada a partir do ano 2000 no Brasil, inicialmente com uma motorização aspirada a gasolina, com
quatro cilindros em linha, injeção eletrônica multiponto e 2.400 cilindradas, inicialmente
com 128 cavalos de potência e 21 kgfm de torque; e com uma econômica, robusta e prática opção de
motorização turbodiesel MWM Sprint de 2.800 cilindradas, com quatro cilindros em
linha, com 132 cavalos de potência e 34 kgfm de torque.
Ela foi fabricada e comercializada no Brasil para competir com outros modelos de pickups médias de outros
fabricantes, como a Ford Ranger, a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200 e a Nissan
Frontier. O mercado brasileiro aceitou rapidamente as opções disponíveis no
mercado, reagiu bem e imediatamente às ofertas das montadoras.
A versão Chevrolet S10 de cabine simples com
motorização aspirada de quatro cilindros e 2.400 cilindradas, com 128 cavalos
de potência e 21 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca
de 13 segundos, com
duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 8
quilômetros na cidade e 11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem
extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 750 kg em uma caçamba de
1.100 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é
claro.
A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização
turbodiesel MWM Sprint de 2.800 cilindradas, três ou duas válvulas por cilindro, injeção multiponto de combustível e intercooler, com 132 cavalos de potência e 34 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em
cerca de 15 segundos, com cinco pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina
para percorrer 10 quilômetros na cidade e 12 quilômetros na rodovia, em
condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.000
kg em uma caçamba de 860 litros, neste caso com números de desempenho e consumo
diferentes.
Para completar o portfólio da empresa na década de
2000, a General Motors do Brasil colocou à disposição do consumidor a versão
Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização aspirada de 2.400 cilindradas,
inicialmente movida apenas a gasolina e, posteriormente, a partir de 2007, com
a tecnologia flexpower. Tratava-se de uma opção um pouco mais barata de veículo
utilitário nesse segmento com bom nível de luxo, mas sem os atrativos da
economia de combustível e do torque (força) farto típicos das motorizações
turbodiesel. O mercado reagiu bem e hoje em dia há um grande número dessas
unidades disponíveis para venda no mercado brasileiro de automóveis usados,
geralmente com preços um pouco mais baixos que os preços dos modelos a diesel.
Ambas as versões de cabine dupla, diesel e gasolina ou
flex, estão entre as melhores opções de veículos utilitários de uso misto e
tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados
atualmente, com preços de aquisição bem razoáveis, a maioria na faixa de R$ 40 mil até 80 mil, a maioria em bom estado de conservação. Além disso, os modelos
de cabine dupla são de fácil revenda. A maioria das unidades disponíveis
no mercado de automóveis usados atualmente são as tracionadas pelos motores de
2.400 cilindradas a gasolina ou flex e 2.800 cilindradas turbodiesel, embora
versões com motorização aspirada V6 de 4.300 cilindradas a gasolina também
tenham sido fabricadas e vendidas.
A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com
motorização turbodiesel MWM Sprint de 2.800 cilindradas é a melhor de todas as opções
de pickups de cabine dupla da marca Chevrolet fabricadas na década de 2000 e está entre as
melhores opções de pickups médias de luxo no mercado atual de automóveis usados,
fabricadas nessa década. Ela era a cereja do bolo que faltava para a General
Motors do Brasil completar seu portfólio de automóveis no mercado brasileiro
naquela década, na prática um automóvel versátil, de uso familiar e para trabalho,
com roupagem de utilitário.
Durante a década de 2000, dezenas de combinações de
cabine simples e cabine dupla, com motorizações a diesel e gasolina ou flex,
com tração 4X2 traseira e tração 4X4, com vários níveis de acabamento, foram vendidas no mercado brasileiro. É bom
ficar atento a esses detalhes no momento da compra, pois são mais de 20
combinações diferentes de cabine, motorização e combustível, acabamento interno
e tração.
O mercado brasileiro absorveu mais de 450.000 unidades
da 2ª geração da pickup média Chevrolet S10, somando os números de suas duas
fases, fabricadas entre 1995 e 2012. Ela foi um dos maiores sucessos de vendas
do mercado nacional de utilitários médios. Tanto que quando chegou a 3ª
geração, o fabricante brasileiro optou por manter o nome Chevrolet S10 em vez
de batizar a nova pickup de Chevrolet Colorado, uma óbvia decisão de Marketing,
para aproveitar o máximo possível a boa fama da companheira, amiga inseparável, dos fazendeiros brasileiros.
Também neste caso, na hora de comprar verifique atentamente alguns detalhes mecânicos, como, por exemplo, a suspensão dianteira, que sofre com os buracos das ruas e rodovias brasileiras, e a embreagem. Peça desconto antes de fechar o negócio, caso encontre problemas mecânicos.
CHEVROLET S10 (3ª GERAÇÃO)
Logo acima, a beleza da
carroceria da primeira fase da terceira geração da Chevrolet S10 de cabine
dupla, desenvolvida e fabricada no Brasil, cujo projeto também foi adotado nos
Estados Unidos, mas lá conhecida como Chevrolet Colorado. Logo abaixo, o
interior bonito, refinado e confortável da caminhonete de tamanho médio da
subsidiária brasileira da gigante americana General Motors, com linhas atraentes
e bom acabamento, com espaço de sobra para até cinco pessoas, incluindo o
motorista.
A moderna Chevrolet S10 da 1ª fase da 3ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo, com capacidade para transportar até duas pessoas nas versões de cabine simples, incluindo o motorista; e até cinco pessoas com conforto nas versões de cabine dupla, incluindo o motorista.
A
partir dessa 3ª geração, a General Motors do Brasil decidiu não fabricar mais versões
com cabine estendida, em razão da baixa procura. O projeto da nova Chevrolet
S10, introduzido no mercado brasileiro a partir de 2012, é quase totalmente novo
em relação à geração anterior, com melhorias em praticamente todos os aspectos,
inclusive na ergonomia em geral para o motorista e quatro passageiros, com
posição mais confortável para os passageiros do assento traseiro.
As versões de cabine simples e de cabine dupla da 1ª
fase da 3ª geração também foram fabricadas em larga escala nos Estados Unidos e
na Tailândia. As versões de cabine estendida foram fabricadas somente nos
Estados Unidos e na Tailândia. As versões de cabine dupla foram fabricadas aqui
no Brasil com várias combinações de motorização, tração e combustível,
inclusive diesel, todas com injeção eletrônica multiponto, com volumes variando
entre 2.400 cilindradas e 2.800 cilindradas, com potências variando entre 140
cavalos e 197 cavalos e entre 24 kgfm de torque e 47 kgfm de torque, dependendo
do modelo.
A bela e imponente Chevrolet S10 da 1ª fase da 3ª
geração é um projeto quase totalmente novo em relação aos modelos anteriores de 2ª
geração e 1ª geração. Se nos modelos anteriores já havia conforto, segurança e
desempenho suficientes para uma família desfrutar bons momentos de convívio, nessa
1ª fase da 3ª geração esses níveis de conforto, segurança e desempenho foram
melhorados ainda mais, com mais espaço interno, inclusive. Ela ficou mais comprida, mais
alta e mais larga.
Ela é uma das melhores opções de veículos utilitários
de uso misto e tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de automóveis
usados atualmente, com as versões de cabine dupla com preços de aquisição bem
razoáveis, a maioria na faixa de R$ 80 mil até 150 mil, a maioria em bom estado
de conservação. Além disso, os modelos de cabine dupla são de fácil revenda. As
unidades disponíveis no mercado de automóveis usados atualmente são tracionadas pelos motores aspirados de 2.400 cilindradas flex e 2.500
cilindradas flex e pelo motor turbodiesel de 2.800 cilindradas.
Ela foi fabricada no Brasil pela General Motors a
partir de 2012 para competir com outros modelos de pickups médias de outros
fabricantes e não fez feio, conseguiu se destacar das demais pelo equilíbrio do
tamanho, do peso, do conjunto mecânico, da eletrônica embarcada, do consumo, da
estética e do nível de conforto. Ela apresentou uma variedade de melhorias em relação aos modelos
da geração anterior, com novo motor turbodiesel, com cárter e cabeçote de
alumínio; carroceria inteiramente nova, mais bonita; motor flex melhorado, com
cárter de alumínio; nova transmissão manual de cinco ou seis marchas, dependendo do ano de fabricação, e automática de
seis marchas; e tração 4X4 com acionamento eletrônico; dentre outras.
A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização
aspirada FlexPower, a gasolina e etanol, com 2.400 cilindradas, com 141 cavalos
de potência e 22 kgfm de torque, nas medições com gasolina, consegue acelerar
de 0 até 100 km/h em cerca de 12 segundos, com cinco pessoas a bordo,
consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 5 quilômetros na cidade e 7 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua
capacidade máxima de carga é de 700 kg em uma caçamba de 1.060 litros, neste
caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.
A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização
turbodiesel, com 2.800 cilindradas, com 180 cavalos de potência e 47 kgfm de
torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 11 segundos, com cinco
pessoas a bordo, consumindo 1 litro de diesel para percorrer 8 quilômetros na
cidade e 12 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A
sua capacidade máxima de carga é de 1.140 kg (4X2) e 1.040 kg (4X4) em uma
caçamba de 1.060 litros, neste caso com números de desempenho e consumo
diferentes. Ela foi vendida no Brasil entre 2012 e 2017, posteriormente
substituída pela Chevrolet S10 com frente reestilizada.
A versão Chevrolet S10 de cabine dupla com motorização
aspirada FlexPower, a gasolina e etanol, com 2.500 cilindradas, com 197 cavalos
de potência e 26 kgfm de torque, nas medições com gasolina, consegue acelerar
de 0 até 100 km/h em cerca de 12 segundos, com cinco pessoas a bordo,
consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 5 quilômetros na cidade e 7 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua
capacidade máxima de carga é de 900 kg (4X2) e 700 (4X4) em uma caçamba de 1.060
litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.
A versão Chevrolet S10 LTZ 4X4 2.8 turbodiesel, por exemplo, foi vendida com uma ótima variedade de itens de série, dentre eles airbag duplo; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme e sistema antifurto; ar condicionado com controle eletrônico de temperatura; direção hidráulica progressiva, com ajuste de altura da coluna de direção; câmbio manual de seis velocidades ou marchas ou automático de seis marchas; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; computador de bordo; sistema de som com rádio AM/FM, com entrada USB para arquivos de áudio em MP3; desembaçador do vidro traseiro; apoios de cabeça dianteiros e traseiros; controle eletrônico de estabilidade e de tração; piloto automático, com assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives e assistente de permanência em faixas; faróis de neblina e lanternas de LED; freios com ABS nas quatro rodas; bancos dianteiros com ajustes elétricos e ISOFIX no assento traseiro, para fixação de cadeirinha infantil; entre outros itens.
É bom ficar atento a esses detalhes no momento da
compra, pois são mais de 10 combinações diferentes de cabine, motorização e
combustível, acabamento interno e tração.
2ª FASE
Logo acima, a nova frente da segunda fase da terceira geração da Chevrolet S10 de cabine dupla, com poucas mudanças significativas em relação à primeira fase da mesma geração. Logo abaixo, o interior bem confortável, bonito e moderno da caminhonete de tamanho médio do fabricante americano, com linhas agradáveis.
Logo acima, a nova frente da segunda fase da terceira geração da Chevrolet S10 de cabine dupla, com poucas mudanças significativas em relação à primeira fase da mesma geração. Logo abaixo, o interior bem confortável, bonito e moderno da caminhonete de tamanho médio do fabricante americano, com linhas agradáveis.
A moderna, sofisticada e refinada Chevrolet S10 da 2ª fase da 3ª geração é um veículo utilitário de tamanho médio, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo, com capacidade para transportar até duas pessoas, com conforto, nas versões de cabine simples, e até cinco pessoas, com conforto, nas versões de cabine dupla.
Ela é um projeto diretamente derivado da 1ª fase da 3ª
geração da Chevrolet S10, criada e desenvolvida no Brasil, fabricada em larga
escala para atender vários mercados simultaneamente, com poucas diferenças de
projeto para cada mercado. Ela é fabricada no Brasil para atender o mercado
interno e para exportação para países do Mercosul. É uma das melhores opções de
pickups médias de cabine dupla à venda no mercado brasileiro, tanto no mercado
de usados como no mercado de novos, bem tecnológica, sofisticada, com
acabamento refinado, principalmente nas versões mais caras Chevrolet S10 LTZ e
Chevrolet S10 High Country, ambas de cabine dupla e ambas com motorização aspirada
Ecotec flex de 2.500 cilindradas ou ambas com motorização turbodiesel de 2.800
cilindradas.
Vendida em dezenas de países, incluindo Argentina,
Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Canadá, Austrália, México e Tailândia, a
pickup média Chevrolet S10 (conhecida como Chevrolet Colorado em vários desses
mercados) é o fruto do Projeto GMT 31XX, com produção em massa em dois
continentes, se tornando um dos modelos mais vendidos do segmento de
utilitários no Brasil, nos Estados Unidos e em outros países. A 3ª geração está
dividida em duas fases, a primeira iniciada em 2012 e a segunda iniciada em 2017.
Ambas as fases são bem semelhantes em vários aspectos, modernas e confortáveis,
mas a segunda fase é ainda mais tecnológica, ainda mais recheada de itens de segurança,
desempenho e conforto.
Atualmente, ela é um das melhores opções de veículos
utilitários de uso misto e tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de
automóveis usados, com as versões de cabine dupla com preços de aquisição
razoáveis, a maioria com preços acima de R$ 100 mil, a grande maioria em bom
estado de conservação. Além disso, os modelos de cabine dupla são de fácil
revenda. A maioria das unidades disponíveis no mercado de automóveis usados
atualmente é de cabine dupla, tanto com motores a diesel quanto com motores
flex, tanto versões com tração 4X2 traseira como versões com tração 4X4.
A partir de 2017, com a entrada em produção seriada dessa
2ª fase, os níveis de segurança foram melhorados ainda mais com a adição do
piloto automático com controlador de distância do veículo da frente, do
assistente de permanência em faixa e do sensor de pressão dos pneus, dentre
outros itens, principalmente nas versões mais completas.
Atualmente, estão disponíveis no mercado de automóveis usados pelo menos cinco versões da
Chevrolet S10 da 2ª fase da 3ª geração, dentre elas a Chevrolet S10 Advantage e Chevrolet S10 LS, mais básicas,
a Chevrolet S10 LT e a Chevrolet LTZ, ambas intermediárias, e a versões top de
linha Chevrolet High Country e Chevrolet Midnight. Atualmente, observando atentamente o site oficial da General Motors do Brasil, são pelo menos quatro versões disponíveis nas concessionárias de veículos novos, Chevrolet S10 Cabine Dupla, Chevrolet S10 Cabine Simples, Chevrolet S10 Z71 e Chevrolet High Country, com a versão Chevrolet S10 Cabine Dupla apresentando a melhor relação custo benefício, com a combinação mais
equilibrada de preço, conforto, sofisticação, refinamento, segurança e performance,
principalmente com motorização turbodiesel, que, aliás, é bem mais econômica
que a motorização flex.
A versão Chevrolet S10 LTZ 4X4 2.8 turbodiesel, por
exemplo, foi vendida com uma ótima variedade de itens de série, dentre eles airbag
duplo; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme e sistema
antifurto; ar condicionado com controle eletrônico de temperatura; direção elétrica progressiva; câmbio manual de seis
velocidades ou marchas ou automático de seis marchas; cintos de segurança de
três pontos para todos os ocupantes; computador de bordo; sistema de som com
rádio AM/FM, com entrada USB para arquivos de áudio em MP3; desembaçador do
vidro traseiro; apoios de cabeça dianteiros e traseiros; controle eletrônico de
estabilidade e de tração; piloto automático, com assistente de frenagem de
emergência, assistente de partida em aclives e assistente de permanência em faixas; faróis de neblina e lanternas de LED; freios ABS
nas quatro rodas, com EBD – Electronic Brake Distribution, que é um
distribuidor eletrônico de força nos freios, responsável por melhorar a
frenagem; e ISOFIX no assento traseiro, para fixação de cadeirinha infantil; entre
outros itens.
Essa versão possui motorização turbodiesel com 2.800
cilindradas, com 200 cavalos de potência e 44 kgfm de torque, consegue acelerar
de 0 até 100 km/h em cerca de 12 segundos, com cinco pessoas a bordo,
consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 8 quilômetros na cidade ou 12 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua
capacidade máxima de carga é de 1.108 kg em uma caçamba de 1.060 litros, neste
caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.
Segundo o site da fabricante General Motors, o seu PBT
– Peso Bruto Total é de 6.000 kg, mas provavelmente esse número se refere à soma de todos os pesos, inclusive do peso rebocável, com uma carretinha acoplada, por exemplo. Somando o peso em
ordem de marcha (vazio) de 2.042 kg e a carga útil de 1.108 kg, o seu peso
total é de 3.105 kg. Mesmo assim, é bom checar esses números nas
concessionárias, no momento da compra, ou consultar o manual do proprietário.
Essa versão Chevrolet S10 LTZ 4X4 2.8 turbodiesel é uma
versão intermediária, ela oferece um equilíbrio maior entre preço e conforto, sofisticação, refinamento, desempenho e segurança, vendida com uma grande variedade de itens de série,
incluindo ar condicionado com controle eletrônico de temperatura; bancos dianteiros
em couro, com ajuste elétrico de altura e inclinação; regulagem de altura dos
faróis e faróis de neblina; volante com regulagem de altura e profundidade; sensor
de estacionamento dianteiro e traseiro, com câmera de ré; sensor de
monitoramento da pressão dos pneus; regulagem de altura dos faróis, com
acendimento automático à noite; espelhos retrovisores elétricos; sensor de
chuva para acionamento do limpador de para-brisa; tomadas de energia na frente
e atrás para carregadores de smartphones; entre outros itens.
As cores mais valorizadas no mercado de automóveis
usados são prata, preto, cinza e azul. Pense nisso no momento de comprar uma
pickup nova.
As versões Chevrolet S10 High Country e Chevrolet S10 Midnight possuem visual mais esportivo, digamos, ou, melhor dizendo, mais ousado. Como se trata de dois modelos caros e cobiçados, é recomendável a blindagem, nesse caso com um acréscimo de cerca de 150 kg aos pesos vazios dos veículos. Geralmente, a blindagem causa, naturalmente, a perda da garantia de fábrica, mesmo assim ela é recomendável. Nesses casos, os números de desempenho diminuem um pouco e de consumo aumentam um pouco, mas nada grave.
MERCADO
Sobram razões para ter uma Chevrolet S10 na garagem,
nova ou usada, principalmente as versões com cabine dupla e com motorização a
diesel. A maioria delas é prática, funcional, confortável, segura, é de fácil
revenda e o número de concessionárias da General Motors do Brasil é um dos
maiores, com mais de 600 unidades, o que facilita a manutenção. Além disso, até
mesmo as oficinas de manutenção independentes estão acostumadas com ela e o
custo de manutenção não chega a assustar.
O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses.
Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...
O modelo intermediário Chevrolet S10 Cabine Dupla está sendo vendido nas concessionárias de veículos novos por preços a partir de R$ 230 mil, lembrando que produtores rurais podem conseguir descontos.
Desde a década de 1990, a caminhonete média Chevrolet
S10 enfrenta uma dura competição com modelos conceituados de marcas americanas
e japonesas, principalmente a Ford Ranger e a Toyota Hilux, líderes de mercado,
e as coadjuvantes, mas não menos desejadas, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e
Volkswagen Amarok, esta a mais recente, lançada nesta década. É difícil dizer
qual delas é melhor, todas estão em pé de igualdade, o mais provável é que o
gosto pessoal do consumidor o incline a um ou outro modelo. Um outro ponto que
provavelmente tenha influência sobre a decisão de compra é o número de
concessionárias. Neste caso a Chevrolet S10 e a Volkswagen
Amarok se destacam, mas as demais não ficam muito atrás, a cada ano novas
concessionárias são acrescentadas às redes de cada uma dessas fabricantes.
No mercado de automóveis usados a Ford Ranger, a
Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são líderes, são de fácil e revenda, e uma
grande quantidade está disponível no mercado para comprar, dá pra escolher a
dedo, com calma, negociar bem, sem pressa, e verificar com cuidado o estado de
conservação. Além disso, os preços estão bem razoáveis.
Embora os números de concessionárias das marcas
Toyota, Mitsubishi, Ford e Nissan sejam menores no Brasil, oficinas independentes,
como as franquias da rede High Torque, por exemplo, já estão acostumadas com a
Toyota Hilux, com a Mitsubishi L200, com a Ford Ranger e com a Nissan Frontier. Os preços delas no
mercado de automóveis usados também estão bem razoáveis.
PICKUPS
MÉDIAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2018
|
|
MODELO
|
QUANTIDADE
|
Toyota Hilux
|
39.270
|
Chevrolet S10
|
31.760
|
Ford Ranger
|
20.550
|
Volkswagen Amarok
|
18.760
|
Mitsubishi L200
|
10.760
|
Nissan Frontier
|
6.320
|
Além desses modelos de porte médio, há outros
segmentos de utilitários que não devem ser ignorados na hora da compra, entre
eles o segmento de utilitários compactos, todos com carroceria monobloco, entre
eles a Fiat Strada, com 67.180 unidades fabricadas, a Fiat Toro, com 58.570
unidades, e a Volkswagen Saveiro, com 45.870 unidades.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
2ª GERAÇÃO
1ª FASE
S10 2.2 4X2 CABINE
SIMPLES
- Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
- Caçamba: Até 650 kg;
- Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Motorização: Gasolina, 2.200 cilindradas;
- Potência / torque: 113 cavalos / 19 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica;
- Taxa de compressão: 9,2:1;
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X2 traseira;
- Freios dianteiros: Discos;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
- Pneus: 205/75 R15;
- Suspensão dianteira: Independente, com barra de torção e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 76 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.440 kg;
S10 4.3 CABINE
ESTENDIDA
- Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
- Caçamba: Até 750 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,2 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,6 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: Gasolina, V6 de 4.300 cilindradas;
- Potência / torque: 180 cavalos / 34 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 9,2:1;
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 11 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 7 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 10 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X2 traseira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
- Pneus: 235/75 R15;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços triangulares, barra e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque:
- Peso vazio: Aprox. 1.745 kg;
S10 2.5 TD
CAB. DUPLA
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 1.000 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,6 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: Maxion, turbodiesel de 2.500 cilindradas;
- Potência / torque: 95 cavalos / 22 kgfm;
- Alimentação: Injeção direta;
- Taxa de compressão: 19,5:1;
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 16 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X4;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
- Pneus: 225/75 R15;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 76 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.920 kg;
S10 2.5 TD CAB. ESTENDIDA
- Capacidade: 1 motorista e 3 passageiros;
- Caçamba: Até 1.000 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,2 metros;
- Largura: Aprox. 2 metros (com retrovisores);
- Altura: Aprox. 1,6 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
- Motorização: Maxion, turbodiesel de 2.500 cilindradas;
- Potência / torque: 95 cavalos / 22 kgfm;
- Alimentação: Injeção direta de combustível;
- Taxa de compressão: 19,5:1;
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 16 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X4;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
- Rodas: Liga leve;
- Pneus: 225/75 R15;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 76 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.760 kg;
2ª FASE
S10 2.4 4X2 CABINE SIMPLES
- Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
- Caçamba: Até 800 kg;
- Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Motorização: Gasolina, 2.400 cilindradas;
- Potência / torque: 128 cavalos / 22 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica;
- Taxa de compressão: 9,2:1;
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X2 traseira;
- Freios dianteiros: Discos;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS (opcional);
- Pneus: 205/75 R15;
- Suspensão dianteira: Independente, com barra de torção e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 76 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.450 kg;
S10 2.8 TD CAB.
DUPLA
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 1.000 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metros;
- Altura: Aprox. 1,6 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: MWM Sprint, turbodiesel, 2.800 cilindradas, três ou duas válvulas por cilindro;
- Potência: 132 cavalos / 34 kgfm;
- Alimentação: Injeção direta e eletrônica;
- Taxa de compressão: 17,8:1;
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas, com reduzida;
- Aceleração 0 a 100 km/h: 15 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 10 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X4;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS;
- Pneus: 235/70 R16;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
- Vão livre do solo:
- Tanque: 80 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.900 kg;
S10 2.4 FLEX CAB. DUPLA
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 748 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metros;
- Altura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: SOHC flex, com 2.400 cilindradas, 8 válvulas;
- Potência / torque: 128 cavalos / 21 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: 15 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 6 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 9 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X2 traseira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS;
- Pneus: 235/70 R15;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
- Vão livre do solo:
- Tanque: 80 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.700 kg;
S10 2.4 GASOLINA CAB. DUPLA
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 748 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metros;
- Altura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: SOHC gasolina, com 2.400 cilindradas, 8 válvulas;
- Potência / torque: 128 cavalos / 21 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: 15 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 6 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 9 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X2 traseira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS;
- Pneus: 235/70 R15;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços, barra e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
- Vão livre do solo:
- Tanque: 80 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.700 kg;
3ª GERAÇÃO
1ª FASE
S10 2.8 TD 4X4 CAB. DUPLA
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 700 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
- Largura: Aprox. 2 metros;
- Altura: Aprox. 1,9 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: Turbodiesel, 2.800 cilindradas;
- Potência / torque: 180 cavalos / 47 kgfm;
- Alimentação: Injeção multipoint;
- Taxa de compressão: 16:1;
- Câmbio: Manual ou automática de seis velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: 11 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 12 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X4;
- Freios dianteiros: Discos, com ABS;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS;
- Pneus: 245/70 R16, 255/65 R17 ou 265/60 R17;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços, molas e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
- Vão livre do solo: 22 centímetros;
- Tanque: 80 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.040 kg;
S10 2.5 FLEX
4X4 CAB. DUPLA
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 700 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
- Largura: Aprox. 2 metros;
- Altura: Aprox. 1,9 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: FlexPower, 2.500 cilindradas;
- Potência / torque: 197 cavalos / 26 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 11:1;
- Câmbio: Manual de seis velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: 12 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 5 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 7 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X4;
- Freios dianteiros: Discos, com ABS;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS;
- Pneus: 245/70 R16, 255/65 R17 ou 265/60 R18;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços, molas e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores pressurizados;
- Vão livre do solo: 22 centímetros;
- Tanque: 80 litros;
- Peso vazio: Aprox. 1.980 kg;
ONDE
COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- General Motors: https://www.chevrolet.com.br/picapes/s10-cabine-dupla
- Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/longa-duracao-desmonte-da-chevrolet-s10-passou-raspando/
- General Motors: https://www.chevrolet.com.br/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_S10
- General Motors: https://www.chevrolet.com.br/picapes/s10-cabine-dupla/versoes
- Revista Auto Esporte: https://revistaautoesporte.globo.com/carros/chevrolet/s10-cabine-dupla/
- Site do Camanzi: https://carroscomcamanzi.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Ficha-T%C3%A9cnica-Chevrolet-S10-2016.pdf
- CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/business/general-motors-deixa-de-exportar-carros-para-a-russia/
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_S-10
- General Motors: https://www.rededigitalchevrolet.com.br/nbs/pdf/novo-chevrolet-s10-chassi-2018-ficha-tecnica.pdf
- Correio 24 Horas: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-em-detalhes-a-nova-chevrolet-s10-fabricada-no-brasil/
- General Motors: https://www.chevrolet.com.br/picapes/nova-s10-cabine-dupla
- General Motors (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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