AÇO (SIDERURGIA)
AÇO (EM PORTUGUÊS)
STEEL (EM INGLÊS)
STEEL (EM INGLÊS)
FERRO (EM PORTUGUÊS)
IRON (EM INGLÊS)
IRON (EM INGLÊS)
SIDERURGIA (EM PORTUGUÊS)
AÇO INOXIDÁVEL
FERRO FUNDIDO
INTRODUÇÃO
O aço é um importante metal industrializado usado em
larga escala na construção civil, inclusive em obras de infraestrutura, na
fabricação de bens de capital, e na indústria manufatureira de veículos e de
eletrodomésticos. Ele é uma importante liga metálica de ferro e carbono usada
amplamente no mundo moderno, resistente e com uma grande variedade de
utilidades, em grande parte dos ramos da tecnologia humana, para os mais
variados empregos. Ele é o principal metal usado atualmente pela humanidade,
empregado em inúmeras atividades humanas.
O aço é produzido a partir da industrialização do ferro,
que, por sua vez, é um metal disponível in
natura em grande número de jazidas em várias partes do mundo. O ferro é o
metal mais abundante do planeta e, curiosamente, ao contrário do poderia supor
a lei macroeconômica da oferta e procura, ele tem conseguido se manter como uma
commodity de valor razoável por mais de 3.000 anos, graças às suas inúmeras
utilidades.
Ele é o mais versátil metal usado atualmente no mundo, é o mais essencial metal usado pela humanidade. Ele está presente em quase todos os ramos da tecnologia humana, desde uma simples e singela torneira usada na cozinha de casa até na estrutura de um sofisticado edifício comercial localizado em um bairro nobre da metrópole.
Ele é o mais versátil metal usado atualmente no mundo, é o mais essencial metal usado pela humanidade. Ele está presente em quase todos os ramos da tecnologia humana, desde uma simples e singela torneira usada na cozinha de casa até na estrutura de um sofisticado edifício comercial localizado em um bairro nobre da metrópole.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A metalurgia é a arte de industrializar os metais em
geral, disponíveis em estado natural, como o ferro e a bauxita, por exemplo,
que dão origem ao aço e ao alumínio, respectivamente. Já a siderurgia é uma
parte da metalurgia, ela está relacionada aos trabalhos de industrialização ou
refinamento de metais ferrosos, que dão origem ao aço, por exemplo. A palavra
refinamento tem vários sentidos na língua portuguesa, entre eles o processo
industrial de separar dos metais brutos ou rústicos, in
natura, os elementos de pouco valor comercial ou impurezas presentes neles,
para dar-lhes valor comercial.
O ferro é um dos metais de transição, com símbolo Fe
na tabela periódica, de número atômico 26, com massa atômica 55,85, um bom
condutor de calor e razoável condutor de eletricidade. Ele tem cor acinzentada
clara ou média, é duro e resistente, embora maleável e dúctil quando submetido a
processos industriais. No antigo Egito o valor comercial do ferro já era
reconhecido e na Europa Antiga ele já era usado de várias formas. Ele é o metal
mais usado no mundo e acredita-se que o núcleo do planeta Terra seja composto principalmente
de ferro em altíssimas temperaturas, ou seja, em estado fundido ou derretido.
Aqui, na superfície do planeta, em sua crosta, ele está disponível em jazidas e
acredita-se que o ferro em estado mais puro já encontrado aqui está disponível
em meteoritos caídos.
O ponto ou temperatura de fusão do ferro é de 1.535º
Celsius ou centígrados. Os minérios de ferro encontrados na natureza são a
hematita, a magnetita ou pedra imã e a siderita ou pedra de ferro. O chamado
ferro amarelo ou pirita foi tachado desde séculos atrás como o “ouro dos tolos”,
pois sua aparência superficial realmente lembra o metal valiosíssimo. Um
detalhe importante sobre o ferro, ele é um dos elementos minerais essenciais
para o organismo do ser humano e da grande maioria dos animais, ele está
presente nas enzimas que controlam as reações oxidantes e na hemoglobina, que, por sua vez, transporta oxigênio para os órgãos humanos e animais por meio do sangue.
A ferrugem é o óxido de ferro hidratado. Ela é a
oxidação do ferro e do aço, ou seja, ela é a consequência da corrosão do ferro
e do aço, causada pela umidade. A intensidade dessa reação indesejada é
aumentada quando há contato dos metais com sais, como, por exemplo, cloreto de
sódio, e também pela reação com poluentes atmosféricos. É raro encontrar ferro
e aço enferrujados em desertos, por exemplo, nos quais o índice de umidade atmosférica
é muito baixo. Entre as soluções tecnológicas encontradas pelo ser humano para
evitar ou minimizar as ocorrências de enferrujamento estão a galvanização e a
produção do aço inoxidável, este produzido pela adição de cromo e níquel ao
aço.
O aço é um metal industrializado, basicamente uma liga
de ferro e carbono, de valor comercial inquestionável, embora não seja um
produto caro. Ele é forte e resistente, mas está sujeito à corrosão, caso não
tenha sido submetido antes a processos industriais de galvanização ou
inoxidação. A porcentagem de carbono no aço tem relação direta com suas
propriedades ou características. Os aços com baixa porcentagem de carbono são
considerados aços brandos, eles são dúcteis, ou seja, flexíveis, que podem ser
submetidos a deformações, não exatamente moles. Esses aços dúcteis são usados,
por exemplo, na fabricação de arames para cercas de propriedades rurais e
tubulações, entre outros produtos. Já os aços com médio teor de carbono, entre
0,2% e 0,4%, sãos usados em produtos em que há necessidade de forjar e soldar. E,
finalmente, os aços com alto teor de carbono, entre 0,4% e 1,5%, são duros e
friáveis, são utilizados na produção de ferramentas de corte, instrumentos
cirúrgicos, lâminas de navalha, molas e cutelaria.
De modo geral, o manganês fornece resistência e
rigidez adicionais ao aço, e a mistura de 4% de silício ao aço lhe dá
características necessárias para ser usado em transformadores ou eletroimãs. Já
a adição de cromo lhe fornece uma resistência mecânica adicional e a
resistência à corrosão, tornando-o um aço inoxidável. O aquecimento do aço
combinado com a adição de carbono ou materiais ricos em nitrogênio é usado para
cementação, ou seja, a formação de superfície dura, necessária para a
fabricação de vários produtos. Os chamados aços de alta velocidade são aqueles
em que há necessidade de resistência para usos específicos, o que pode ser obtido
acrescentando cromo, tungstênio, vanádio e molibdênio. O tungstênio, por exemplo, torna o aço mais resistente a pressões em geral. A galvanização é alcançada com a adição de zinco ao aço.
O nióbio também é um dos metais que podem ser usados
na produção de aços especiais, de valor comercial mais alto, com propriedades necessárias
que lhes permitem ser soldados mais facilmente para certos empregos.
As propriedades do aço podem variar de acordo com sua
composição química e teor de carbono, garantindo uma grande diversidade de
aplicações práticas. O aço apresenta um comportamento dúctil com regimes de
deformação elástica e plástica.
Até certo nível de tensão aplicada, o material
trabalha no regime elástico-linear, onde a constante de proporcionalidade é
denominada módulo de deformação longitudinal ou módulo de elasticidade.
Ultrapassado o limite de proporcionalidade, tem lugar a fase plástica, na qual
ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão. O valor constante dessa
tensão é a mais importante característica dos aços estruturais e é denominada
resistência ao escoamento. O valor máximo da tensão antes da ruptura, o ponto
mais alto do diagrama de tensão ou deformação, é denominado resistência à
ruptura do material.
Os diversos tipos de aço são classificados e
denominados por normas nacionais, a NBR, e as normas internacionais, a ASTM, de
acordo com sua aplicação e propriedades mecânicas, principalmente a resistência
ao escoamento e resistência à ruptura, no caso de aços estruturais. Com isso o
ferro ou aço se torna mais forte.
As propriedades médias de um aço com 0,2% de carbono em
peso giram em torno de:
- Massa volumétrica: 7.860 kg/m³ (ou 7,86 g/cm³)
- Coeficiente de expansão térmica: 11,7 10−6 (C°)−1
- Condutividade térmica: 52,9 W/m-K
- Calor específico: 486 J/kg-K
- Resistividade elétrica: 1,6 10−7Ωm
- Módulo de elasticidade (Módulo de Young) Longitudinal: 210GPa
- Módulo de elasticidade (Módulo de Young) transversal:80 GPa
- Coeficiente de Poisson: 0,3
- Limite de escoamento: 210 MPa
- Limite de resistência à tração: 380 MPa
- Alongamento: 25%
A fabricação de ferro teve início na Anatólia, cerca
de 2000 antes do nascimento de Jesus Cristo, tendo sido a Idade do Ferro
plenamente estabelecida por volta de 1000 a.C.. Nesse período a tecnologia da
fabricação do ferro espalhou-se pelo mundo. Em, aproximadamente, 500 a.C. o
metal chegou às fronteiras orientais da Europa e por volta de 400 a.C. chegou à
China. Os minérios de ferro eram encontrados em abundância na natureza, assim
como o carvão. Atualmente, uma parte do volume ou peso total de matéria prima
para produção de aço é de sucata proveniente dos resíduos de fabricação
industrial.
Antigamente, a forma de produção era baseada em
pequenos fornos, usando torrões ou pedaços sólidos, denominados tarugos, como
matéria prima. Em seguida, eles eram forjados a quente na forma de barras de
ferro, possuindo maleabilidade, contendo, entretanto, pedaços de escória e
carvão. O teor de carbono dos primeiros aços fabricados variava de 0,07% até
0,8%. Os egípcios antigos, por volta de 900 antes do nascimento de Jesus
Cristo, já dominavam processos relativos a tratamentos térmicos nos aços para
fabricação de espadas e facas. Quando o teor de carbono supera 0,3% o material
torna-se muito duro e quebradiço caso seja temperado, resfriado bruscamente em
água, partindo de uma temperatura acima de 850° Celsius ou centígrados, eles
utilizavam o tratamento denominado revenido, que consiste em diminuir a
fragilidade minimizando-a por reaquecimento do aço a uma temperatura entre 350°
Celsius e 500° Celsius.
A partir do ano de 1850, o engenheiro inglês Henry Bessemer inventou o processo de aquecimento do ferro a cerca de 2800° Celsius ou centígrados, com a adição simultânea de oxigênio, dando início então à fabricação em larga escala do aço, processo patenteado em 1856, usado como base para o desenvolvimento da tecnologia atual de produção do aço.
A partir do ano de 1850, o engenheiro inglês Henry Bessemer inventou o processo de aquecimento do ferro a cerca de 2800° Celsius ou centígrados, com a adição simultânea de oxigênio, dando início então à fabricação em larga escala do aço, processo patenteado em 1856, usado como base para o desenvolvimento da tecnologia atual de produção do aço.
O PROCESSO INDUSTRIAL
O aço é uma liga metálica formada essencialmente, na
maioria dos casos, pelo ferro, um metal encontrado na natureza, e pelo carbono,
um elemento usado para reduzir a ductilidade ou maleabilidade da liga. Ele é
uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com porcentagens variáveis
de carbono, algo entre 0,008 e 2,11%, dependendo das necessidades do projetista
da obra de construção, do veículo ou de outro produto industrializado qualquer.
Ele distingue-se do ferro fundido, que também é uma
liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono acima de 2,11%. O carbono é um
material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros
elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio. O carbono e outros
elementos químicos agem como agente de resistência. A diferença fundamental
entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por
forja, laminação e extrusão.
O aço pode ser classificado da seguinte maneira:
- Pela quantidade de carbono em porcentagem;
- Pela composição química;
- Quanto à constituição de microestrutura;
- Quanto à sua aplicação;
A classificação mais comum é de acordo com a sua composição
química. Dentre os sistemas de classificação química o SAE é o mais utilizado,
e adota a notação ABXX, em que AB se refere a elementos de liga adicionados
intencionalmente, e XX ao percentual em peso de carbono multiplicado por cem.
Além dos componentes principais indicados, o aço
incorpora outros elementos químicos, alguns prejudiciais, provenientes da
sucata, do mineral ou do combustível empregue no processo de fabricação, como o
enxofre e o fósforo. Quanto mais refinado o aço menor é a porcentagem desses
elementos químicos prejudiciais em sua composição. Por outro lado, há elementos
químicos adicionados intencionalmente para melhorar algumas características do
aço, como, por exemplo, para aumentar a sua resistência, ductibilidade, dureza
ou outra característica, ou para facilitar o processo de fabricação, como a usinabilidade.
É o caso, por exemplo, de elementos de liga como o níquel, o cromo e o
molibdênio, entre outros.
No aço comum o teor de impurezas ou outros elementos
não desejados estará sempre abaixo dos 2%. Quando o aço tem entre 2% e 5% de
outros elementos já pode ser considerado aço de baixa-liga. Acima de 5% é
considerado aço de alta-liga. O enxofre e o fósforo são elementos prejudiciais
ao aço, pois acabam por interferir negativamente nas suas propriedades físicas,
deixando-o quebradiço. Dependendo das exigências, o controle sobre as impurezas
pode ser mais rigoroso ou então pedir o uso de um antissulfurante, como o
magnésio, por exemplo, e outros elementos de liga benéficos. Existe uma classe
de aços carbono, conhecida como aços de fácil usinabilidade, que contém teores
mínimos de fósforo e enxofre. Esses dois elementos proporcionam um melhor corte
das ferramentas de usinagem, promovendo a quebra do cavaco e evitando a
aderência do mesmo na ferramenta. Esses aços são utilizados quando as
propriedades de usinabilidade são prioritárias, em relação às propriedades
mecânicas e microestruturais.
O aço inoxidável é um aço de alta-liga com teores de
cromo e de níquel em altas doses, que ultrapassam a porcentagem de 20% desses
elementos. Os aços inoxidáveis podem ser divididos em três categorias
principais, os aços inoxidáveis austeníticos, os quais contêm elevados teores
de cromo e níquel; os aços inoxidáveis martensíticos, que contêm elevado teor
de cromo, baixo teor de níquel e teor de carbono suficiente para se alcançar
durezas médias ou altas no tratamento térmico de têmpera; e os aços inoxidáveis
ferríticos, que contêm elevado teor de cromo e baixos teores de níquel e
carbono. Este último e o tipo austenítico não podem ser temperados.
De modo geral, o aço inoxidável contém cerca de 18% de
cromo e cerca de 8% de níquel. Ele é resistente à corrosão e não pode ser
endurecido pelo processo de resfriamento com imersão em água ou óleo. Ele é
utilizado na cutelaria, na fabricação de instrumentos cirúrgicos (exceto
bisturis, já que não pode ser afiado), vasos para reações químicas e como
matéria prima para muitos outros produtos, incluindo eletrodomésticos e móveis
de cozinhas e banheiros, por exemplo. A resistência à corrosão é conseguida com
a adição do cromo, com a formação de uma fina camada de óxido de cromo sobre a
peça ou folha de aço, que impede que o produto final enferruje.
O aço inoxidável foi inventado pelo metalúrgico inglês
Harry Brearley.
NORMAS BRASILEIRAS
- NBR 5889 : Aço fundido e ferro fundido; Coleta de amostras; Método de ensaio
- NBR 6152 : Materiais metálicos; Determinação das propriedades mecânicas a tração; Método de ensaio
- NBR 6157 : Materiais metálicos; Determinação de resistência ao impacto em corpo-de-prova entalhados simplesmente apoiados; Método de ensaio
- NBR 6215: Produtos siderúrgicos; Terminologia
- NBR 6444: Ensaio não destrutivo; Terminologia
- NBR 6645: Peça bruta de aço fundido; Afastamentos dimensionais; Padronização
- NBR 8653: Metalografia e tratamentos térmicos e termoquímicos das ligas ferro carbono; Terminologia
- NBR 4589: Origem
MERCADO
O aço é atualmente a mais importante liga metálica do
planeta, não necessariamente a mais cara, já que o número de jazidas em várias
partes do planeta é muito alto, sendo empregue de forma intensiva em numerosas
aplicações tais como máquinas e equipamentos; veículos em geral, principalmente
veículos terrestres, fluviais e marítimos; insumos usados na construção civil,
como vergalhões para concreto armado para colunas, pilares e lajes, por exemplo; ferramentas
em geral; móveis e eletrodomésticos; silos e armazéns; e inúmeras obras de infraestrutura, como,
por exemplo, trilhos para transporte ferroviário e pontes.
Entretanto, a sua utilização está condicionada a
determinadas aplicações, pois alguns materiais possuem vantagens técnicas em
relação ao aço, como, por exemplo, o alumínio, com a sua maior leveza e maior
resistência à corrosão; o cimento, com a sua maior resistência ao fogo; o
material composto, pela sua leveza e porque é totalmente isento de ferrugem; e
a cerâmica, em aplicações que necessitem de elevadas temperaturas. Mesmo assim,
o aço continua sendo importante para o mundo moderno, pois está presente em imensa quantidade no planeta, portanto com preço mais baixo.
Existem numerosas jazidas de minerais de ferro no
planeta, suficientemente ricas, puras e fáceis de explorar, além da
possibilidade de reciclar a sucata. Os procedimentos de fabricação são relativamente
simples e econômicos. Os aços podem ser fabricados por processo de aciaria
elétrica, onde se utiliza eletrodos, e processo de aciaria LD, onde se utiliza
sopro de oxigênio no metal líquido por meio de uma lança.
Apresentam uma interessante combinação de propriedades
mecânicas que pode ser modificada dentro de uma ampla faixa, variando-se os
componentes da liga e as suas quantidades, mediante a aplicação de tratamentos. A sua plasticidade permite obter peças de formas
geométricas complexas com relativa facilidade.
A experiência acumulada na sua utilização permite
realizar previsões de seu comportamento, reduzindo custos de projetos e prazos
de colocação no mercado.
A importância industrial do aço é tão grande que, na
metalurgia, o segmento de produção de aço recebe a denominação especial de siderurgia e a sua influência
no desenvolvimento humano foi tão importante que uma parte da história da
humanidade foi denominada Idade do Ferro, que se iniciou em 3500 antes do nascimento de Jesus Cristo, e que,
de certa forma, ainda perdura.
Hoje é comum falar sobre o ferro e o aço, como se
fossem uma coisa só, mas, historicamente, eles são materiais diferentes, pois o ferro é a matéria prima necessária para fabricação do aço. A
indústria siderúrgica é frequentemente considerada como um indicador de
progresso econômico, devido ao papel crucial desempenhado pelo aço na infraestrutura, na indústria de móveis e eletrodomésticos e na indústria de veículos em geral, portanto no desenvolvimento econômico global. Não por acaso os 10 maiores produtores mundiais de aço do mundo também estão entre os mais ricos ou em desenvolvimento.
As décadas seguidas de crescimento econômico na China
e na Índia, por exemplo, causou um grande aumento na demanda por aço nos últimos anos. Entre
2000 e 2005, por exemplo, a demanda mundial por aço aumentou 6%. Desde 2000,
várias empresas de aço, indianas e chinesas, principalmente, ganharam
notoriedade como a mineradora e fabricante inglesa e indiana Tata Steel, formada em 2007, a partir da compra do Grupo Corus, que, por sua vez, foi o resultado da fusão entre a Koninklijke e a British Stell; a
Shanghai Baosteel Group Corporation; a Shagang Group; e a Arcelor Mittal, esta a
maior produtora de aço do mundo.
A gigante asiática China é a maior produtora e consumidora
de aço do mundo, com mais de 620.000.000 de toneladas produzidas em 2010, por
exemplo, muito à frente de qualquer outro produtor e consumidor mundial.
Cerca de 70% do aço produzido e consumido no mundo é de países emergentes, entre eles China, Índia, Ucrânia, Rússia e Brasil.
Cerca de 70% do aço produzido e consumido no mundo é de países emergentes, entre eles China, Índia, Ucrânia, Rússia e Brasil.
MAIORES
PRODUTORES MUNDIAIS DE AÇO EM 2010
|
|
China
|
626 milhões de toneladas
|
Japão
|
109 milhões de toneladas
|
Estados Unidos
|
80 milhões de toneladas
|
Índia
|
68 milhões de toneladas
|
Rússia
|
66 milhões de toneladas
|
Coreia do Sul
|
58 milhões de toneladas
|
Alemanha
|
43 milhões de toneladas
|
Ucrânia
|
33 milhões de toneladas
|
Brasil
|
32 milhões de toneladas
|
Turquia
|
29 milhões de toneladas
|
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Controle de Qualidade
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Intelbras (Telecomunicações)
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Granito e Mármore (Construção Civil)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Novatel Teleinformática
- Echostar Corporation
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Cal (Construção Civil)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Abrasivos (Indústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Fibrocimento NT (Construção Civil)
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Honda HA-420 HondaJet
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Hughes Network Systems
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Tijolo (Construção Civil)
- Aquífero Guarani (Geografia)
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- National Geografic Channel / YouTube : https://www.youtube.com/watch?v=z5VpDlGJDto
- Dicionário Michaelis
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o
- Nova Enciclopédia Ilustrada Folha - Larousse / Cambridge / Oxford / Webster
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Bessemer
- Site Agri Expo (divulgação): Imagem
- Ford do Brasil (divulgação): Imagem
- CNH / Iveco (divulgação): Imagem
- Rumo / ALL (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagem
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