CAMINHÕES MERCEDES-BENZ ATEGO

ATEGO 1419 4X2 (MÉDIO)
ATEGO 1719 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 1726 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 1726 4X4 (SEMIPESADO)
ATEGO 1729 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 1730 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 2426 6X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 2430 6X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 3026 8X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 3030 8X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 2730 6X2 (PESADO)
ATEGO 2730 6X4 (PESADO)

INTRODUÇÃO
O nome Mercedes-Benz Atego é usado pela gigante alemã Daimler Truck AG para sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias, semipesadas e pesadas, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1990, na Alemanha, pelo então grupo alemão Daimler AG, e desenvolvida e fabricada em larga escala pelas suas três subsidiárias sul-americanas e europeia, a Mercedes-Benz do Brasil, a partir de 2004, a Mercedes-Benz Argentina, a partir de 2016, e a Mercedes-Benz Turk, esta da Turquia, a partir da década de 2000.

Atualmente, essa família de caminhões de portes médio, semipesado e pesado para transporte rodoviário já está em sua 3ª geração, cuja fabricação em série foi iniciada em 2012, na Alemanha, mas também fabricada no Brasil, na Argélia e na Argentina.

Os seus principais concorrentes no Brasil são os caminhões médio Agrale 14000 S 4X2, semipesado Agrale 14000 S 6X2, médio Ford Cargo 1519, semipesado Ford Cargo 1719, semipesado Ford Cargo 1723, semipesado Ford Cargo 1731, semipesado Ford Cargo 2423 6X2, semipesado Ford Cargo 2429 6X2, semipesado Ford Cargo 2431 6X2, semipesado Ford Cargo 2623 6X4, semipesado Ford Cargo 2629 6X4, pesado Ford Cargo 1933 R 4X2, pesado Ford Cargo 2631 6X4, médio Iveco Tector 150E21 Attack 4X2, semipesado Iveco Tector 170E21 4X2, semipesado Iveco Tector 170E28 4X2, semipesado Iveco Tector 170E30 4X2, semipesado Iveco Tector 240E28 6X2, semipesado Iveco Tector 240E30 6X2, semipesado Scania P280 B6X2, médio Volkswagen Constellation 13.190, semipesado Volkswagen Constellation 15.190, semipesado Volkswagen Constellation 17.190, semipesado Volkswagen Constellation 17.230, semipesado Volkswagen Constellation 17.330, semipesado Volkswagen Constellation 23.230 6X2, semipesado Volkswagen Constellation 24.280 6X2, semipesado Volkswagen Constellation 24.330 6X2 e semipesado Volkswagen Constellation 26.280 6X4.

Alguns dos modelos concorrente citados acima não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado de utilitários usados.

A MERCEDES-BENZ AG

A Mercedes-Benz AG é uma grande fabricante alemã de automóveis premium, fabricante de caminhões para transporte rodoviário e rural de cargas, conjuntos de chassis / motores de ônibus para transporte rodoviário e rural de passageiros, fabricante de motores a combustão interna para embarcações e possui uma empresa de serviços financeiros. Ela possui várias subsidiárias, inclusive nos Estados Unidos e no Brasil, onde fabrica automóveis, chassis / motores para ônibus e utilitários para transporte rodoviário e rural de cargas leves, médias e pesadas.


A tradicionalíssima Mercedes-Benz AG, oficialmente Mercedes-Benz Group AG, conhecida até 2021 como Daimler AG, é a segunda maior fabricante de utilitários médios, semipesados e pesados para transporte rodoviário de cargas no mundo, por meio de sua subsidiária Daimler Truck AG, que, por sua vez, também é uma holding.


Ela pode ser considerada a mais antiga fabricante de automóveis do mundo. Se todo rigor técnico e cultural for aplicado para definir qual foi o primeiro automóvel fabricado em série no mundo então o antigo Benz Velo pode ser considerado o que melhor se encaixa nesse conceito. Ele foi o primeiro veículo de série com quatro rodas, assento para condutor e passageiro e motor a combustão interna, fabricado a partir de 1894 pela Benz & Cia, a empresa antecessora da Daimler AG. Mas o nascimento da Benz & Cia foi antes, em 1871, fundada por Carl Benz, e, algum tempo depois, em 1886, foi iniciada a fabricação do Benz Motorwagen, uma espécie de triciclo motorizado.


A Mercedes-Benz AG é a proprietária da marca de automóveis de alto luxo Mercedes-Benz, uma das mais conceituadas entre as marcas premium. Ela é a empresa sucessora da Daimler AG, por sua vez a sucessora da DaimlerChrysler, esta a empresa resultante da fusão entre a Daimler-Benz e a Chrysler Corporation, em 1998.


Por razões óbvias, a gigante alemã Mercedes-Benz AG anunciou em 2022 que todas as suas marcas estão abandonando o mercado russo de automóveis de passeio e utilitários...


MERCEDES-BENS DO BRASIL

A Mercedes-Benz do Brasil é uma grande importadora de automóveis premium e uma grande fabricante de caminhões, motores a diesel e chassis para veículos de transporte urbano e rural de passageiros. Ela foi fundada no Brasil em 1953, com a sua primeira fábrica construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P.. Ela é uma das mais importantes subsidiárias da holding alemã Daimler Truck AG, por sua vez uma empresa controlada pelo grupo industrial alemão Mercedes-Benz AG, com fábricas localizadas em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora – M.G. além de uma central de logística de peças e assistência técnica em Campinas – S.P.


Ela é uma das maiores e mais importantes fabricantes de utilitários para transporte rodoviário de passageiros e cargas do Brasil, controlada pela gigante fabricante alemã Daimler Truck AG, com um centro de desenvolvimento de veículos localizado em São Bernardo do Campo e centros de treinamento localizados em São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora, todos em parceria com o SENAI. Além disso, a empresa possui um campo de provas completo em Iracemápolis, para testes de desenvolvimento de veículos para transporte rodoviário e rural de passageiros e cargas.


A empresa emprega cerca de 9.000 pessoas no Brasil. Além disso, ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com uma rede de 200 pontos de atendimento, sendo 115 concessionárias e 85 postos de serviços.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O nome Mercedes-Benz Atego é usado pelo grupo alemão Daimler AG para a nomenclatura oficial de sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e pesadas, com sua 1ª geração fabricada em larga escala inicialmente na Alemanha, a partir de 1998, seguida da 2ª geração, fabricada em larga escala na Alemanha e no Brasil, a partir de 2004, e, posteriormente, com a 3ª geração fabricada na Alemanha e no Brasil, a partir de 2012, e, mais recentemente, na Argentina, a partir de 2016, com pesos brutos totais variando entre 14.000 kg e 27.000 kg.

Essa família ou série de caminhões também é fabricada, desde a sua 1ª geração, desde a década de 2000, na Turquia, pela Mercedes-Benz Turk AS, que é uma das subsidiárias da holding alemã Daimler AG.

É uma das mais populares e confiáveis famílias de caminhões médios, semipesados e pesados para transporte rodoviário e rural de cargas médias, semipesadas e pesadas do Brasil, fabricada em larga escala no município de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, por sua vez uma das mais tradicionais fábricas de caminhões do Brasil, inaugurada em 1956.

Essa família de caminhões também foi é fabricada na Argélia. Na década de 1990, essa família de caminhões foi a principal responsável por substituir, no portfólio da marca Mercedes-Benz, a família ou série de caminhões Mercedes-Benz LK.

A maioria dos modelos da família Mercedes-Benz Atego está classificada na categoria de semipesados, ou seja, caminhões com PBT ou Peso Bruto Total entre 15 toneladas e 45 toneladas, a maioria deles com motores turbodiesel de 4 e 6 cilindros.

A FAMÍLIA ATEGO

A fabricação em série e em larga escala da família de caminhões médios Mercedes-Benz Atego foi iniciada na Alemanha em 1998 pela fabricante alemã Daimler AG, na sua fábrica localizada na cidade alemã de Worth, substituindo a linha de caminhões médios e semipesados Mercedes-Benz LK BM673-BM679.

Os primeiros modelos de 1ª geração da família Mercedes-Benz Atego são de projeto totalmente original e foram criados e desenvolvidos pela própria fabricante alemã Daimler AG, inclusive já prevendo a possibilidade de exportação dos modelos para outros países, embora não tenham sido importados para o Brasil, pois na época o principal produto da Mercedes-Benz do Brasil que ocupava essa faixa de mercado de caminhões médios e semipesados era o Mercedes-Benz L 1620, um grande sucesso de vendas da fabricante alemã aqui no Brasil, um dos integrantes da família de caminhões Mercedes-Benz HPN, conhecida também como Série HPN, com mais de 60.000 unidades fabricadas.

Na época, durante as décadas de 1990 e 2000, o mercado de caminhões leves, médios e pesados era praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford e Volvo. Porém, até a década de 1980, a forma usada pela Mercedes-Benz do Brasil para definir os nomes das suas inúmeras versões de caminhões leves, médios e pesados era um pouco confusa, um pouco difícil de entender e até cansativa para quem não estava acostumado com o universo do transporte rodoviário de cargas, basicamente uma “sopa de letrinhas”, composta por letras e números.

Assim, para facilitar a compreensão da nomenclatura de seus caminhões leves, médios e pesados a Mercedes-Benz do Brasil decidiu seguir a estratégia de Marketing criada e adotada pela matriz alemã, o uso dos nomes fantasia Sprinter e Accelo, para os comerciais leves e caminhões leves; Atego, para os caminhões médios e semipesados; e Axor e Actros para os caminhões pesados e cavalos mecânicos.

Quando a Mercedes-Benz do Brasil decidiu lançar a família de caminhões médios Mercedes-Benz Atego no Brasil, o projeto já estava chegando a sua 2ª geração na Europa Ocidental, portanto seria mais prudente para a subsidiária brasileira iniciar os preparativos para fabricação em série dessa 2ª geração, a partir de 2004, mais moderna que a 1ª geração.

Atualmente, os modelos de caminhões da família Mercedes-Benz Atego estão nas categorias dos caminhões médios e semipesados para transporte rodoviário, rural e urbano de cargas, com PBT's ou Pesos Brutos Totais entre 14 toneladas e 24 toneladas, nas configurações de chassis 4X2 e 6X2, incluindo os modelos coletores de lixo, betoneira e transporte de bebidas.

ATEGO (1ª GERAÇÃO)

Os modelos de caminhões médios e semipesados da 1ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e semipesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Alemanha a partir de 1998, com mais de 170.000 unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas da marca alemã Mercedes-Benz.

Essa 1ª geração também foi fabricada na Turquia.

ATEGO (2ª GERAÇÃO)

Os modelos de caminhões médios da 2ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e semipesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Alemanha e no Brasil, a partir de 2004, e rapidamente se tornaram bem aceitos no Brasil, com dezenas de milhares de unidades fabricadas e vendidas aqui.

Essa 2ª geração foi composta pelos modelos Mercedes-Benz Atego 1418 6X2, Mercedes-Benz Atego 2425, Mercedes-Benz Atego 1725 6X2, Mercedes-Benz Atego 1315, Mercedes-Benz Atego 1718 e Mercedes-Benz Atego 1518, entre outros.

Entre as principais características dessa 2ª geração estão as motorizações OM-904 LA diesel, com 4.250 cilindradas, quatro cilindros em linha, com 174 cavalos de potência e 67 kgfm de torque e com injeção de combustível UPS; e OM-906 LA diesel, com 6.370 cilindradas, seis cilindros em linha, com 228 cavalos de potência e 81 kgfm de torque ou 275 cavalos e 81 kgfm, dependendo do modelo, também com injeção de combustível UPS; ambas as motorizações combinadas com as transmissões mecânicas ou manuais de seis velocidades ou marchas G-56, G-60 e G-80, uma mecânica de oito velocidades G-131 e uma automática de cinco marchas Allison 3000P, dependendo do modelo.

Essa geração foi fabricada com entre-eixos variando entre 3,26 metros até 5,36 metros, suspensão dianteira com molas parabólicas longitudinais e suspensão traseira com molas parabólicas ou pneumática.

ATEGO (3ª GERAÇÃO)

Os modelos de caminhões médios da 3ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário e rural de cargas médias, semipesadas e pesadas. Eles são fabricados em série e em larga escala na Alemanha, no Brasil e na Argentina, a partir de 2012 e 2016, respectivamente, e rapidamente se tornaram bem aceitos nesses três mercados, com dezenas de milhares de unidades fabricadas e vendidas aqui. A maioria dos modelos está concentrada na categoria de semipesados, com apenas um modelo na categoria média e um modelo na categoria de pesados.

Essa 3ª geração é composta pelos modelos Mercedes-Benz Atego 1419 4X2, caminhão médio, geralmente para baú; Mercedes-Benz Atego 1719 4X2, caminhão semipesado, geralmente para coletor de lixo, transporte de bebidas e plataforma; Mercedes-Benz Atego 1726 4X2 e 4X4, caminhão semipesado, geralmente para coletor de lixo e plataforma; Mercedes-Benz Atego 1729 4X2, caminhão semipesado, geralmente para coletor de lixo; Mercedes-Benz Atego 2426, um dos carros chefes da família, um caminhão semipesado, com várias opções de cabines e carrocerias / caçambas, inclusive para transporte rural de cargas e baú metálico; Mercedes-Benz Atego 2430 6X2, também um dos principais modelos da família, um caminhão semipesado, com várias opções de cabines e carrocerias / caçambas, incluindo baú; Mercedes-Benz Atego 3026 8X2, um bitruck, com quatro eixos; Mercedes-Benz Atego 3030 8X2, também um bitruck, com quatro eixos; e o Mercedes-Benz Atego 2730 6X2, o único da família classificado como pesado, para construção civil, como caminhão betoneira, dentre mais alguns modelos citados abaixo, na ficha técnica.

Entre as principais características dessa 3ª geração estão as motorizações OM-924 LA BlueTec diesel, com 4.800 cilindradas, quatro cilindros em linha, com 185 cavalos de potência e 71 kgfm de torque; e OM-926 LA BlueTec diesel, com 7.200 cilindradas, seis cilindros em linha, com 256 cavalos de potência e 92 kgfm de torque ou 286 cavalos e 114 kgfm de torque ou, ainda, 127 kgfm de torque, dependendo do modelo; ambas as motorizações combinadas com as transmissões mecânicas ou manuais de seis velocidades ou marchas G-60 e G-85, uma mecânica G-131, de nove velocidades, uma mecânica G-181, de nove velocidades, ou mecânica ZF 9S1310, de nove velocidades, ou, ainda, uma automática de oito velocidades G-140, uma automática de cinco marchas Allison 3000P e uma automática G-211 Powershift de 12 velocidades, também dependendo do modelo.

Lembre-se que para o serviço pesado o mais importante é o torque, nem tanto a potência.

Essa geração foi fabricada com entre-eixos variando entre 3,57 metros até 5,4 metros, lembrando que alguns desses modelos são bitrucks, ou seja, caminhões com até quatro eixos. De modo geral, os modelos de caminhões com um eixo atrás possuem suspensão dianteira com molas parabólicas e suspensão traseira também com molas parabólicas e os modelos de caminhões com dois eixos atrás possuem suspensão dianteira com molas parabólicas e suspensão traseira com molas trapezoidais.

MODELO ATEGO 2426

Uma das principais estrelas da 3ª geração da família Mercedes-Benz Atego é o modelo Mercedes-Benz Atego 2426, um robusto caminhão de tamanho médio para transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas, com direção hidráulica e câmbio mecânico ou manual G-85 de seis velocidades ou marchas, automático G-140 de oito velocidades e automático PowerShift de 12 velocidades, com três opções de cabines articuladas ou basculantes, inclusive uma delas com cama, construído sobre chassi com entre-eixos de 3,5 metros, 4,7 metros ou 5,4 metros, dependendo do modelo, e com motorização OM-926 LA BlueTec, eletrônica a diesel, com injeção em seis cilindros em linha, com 7.200 cilindradas, gerando 256 cavalos de potência e 92 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 17.100 kg, com dois eixos, e 24.000 kg, com três eixos.

Ele é fabricado em série desde 2012 pela fabricante brasileira Mercedes-Benz do Brasil, ao lado de seu irmão Mercedes-Benz Atego 2430, um pouco mais potente e com três eixos.

O modelo Mercedes-Benz Atego 2426 compartilha chassi e motorização com vários de seus irmãos da mesma família, todos amplamente testados em rodovias, ruas e avenidas pavimentadas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com custo de manutenção competitivo em relação aos modelos concorrentes.

Ele é um dos modelos intermediários da família Mercedes-Benz Atego, com a possibilidade de fixação de caçamba de madeira ou baú metálico sobre o seu amplo chassi, com uma bonita e confortável cabine articulada, do tipo cara-chata, com assento com amortecedores a ar e opção de ar-condicionado ou climatizador, vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme.

Assim, o caminhão semipesado Mercedes-Benz Atego 2426 é um dos modelos de caminhões mais competitivos do Brasil, com boa mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica, com preço de tabela de cerca de R$ 280 mil, à vista, é claro, incluindo uma boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dentre eles o freio-motor TopBrake, os freios ABS ou antibloqueio, sistema de distribuição eletrônica de frenagem ou EBD, controle de tração ASR, cintos de segurança de três pontos e direção hidráulica, dentre outros.

Ele é uma das melhores opções de caminhões semipesados do Brasil, com a possibilidade de fixação de vários tipos de caçambas e baús, com cerca de 11.500 kg e 18.490 kg de margem de peso entre o peso vazio do chassi / cabine e o peso bruto total, lembrando que a carga útil ou payload pode variar de acordo com o peso da caçamba ou baú fixado (a) no chassi, com potência e torque suficientes para uso moderado em rodovias pavimentadas e em estradas rurais de leito natural.

Ele tem capacidade para transportar o motorista e um ajudante ou acompanhante, com conforto bem razoável, mas nada excepcional, já que se trata de um utilitário para o dia a dia de trabalho. Ele apresenta um bom desempenho para uso diário, com um dos melhores valores de revenda no mercado nacional de veículos utilitários para transporte rodoviário de cargas semipesadas.

MERCADO

Desde a década de 1950, a Mercedes-Benz do Brasil fabrica chassis para ônibus rodoviários, melhorando seus produtos a cada ano. Desde a década de 1980, a empresa fabrica chassis para micro-ônibus e miniônibus, também melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, ônibus médios e grandes, e uma das líderes na fabricação de pequenos caminhões, caminhões médios, semipesados e pesados.

Na década de 2000, ela alcançou a marca de 350.000 unidades de chassis de micro-ônibus, miniônibus e ônibus fabricadas e vendidas no Brasil. Naquela década, ela detinha cerca de 50% desse mercado, posição mantida com firmeza até hoje, com produtos modernos e alta tecnologia em suas linhas de produção.

Em 2005, a Mercedes-Benz do Brasil alcançou a impressionante marca de 1.500.000 unidades de veículos e chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros e cargas leves e pesadas, desde sua inauguração na década de 1950. Ela foi líder absoluta nesse mercado desde sua inauguração na década de 1950, sendo ultrapassada em 2005 pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ela alcançou um recorde histórico em 2007 na fabricação de veículos e chassis para veículos para transporte coletivo de passageiros e cargas, com mais de 67.000 unidades fabricadas.

Ela é mundialmente conhecida pela alta qualidade na fabricação de automóveis premium e uma das líderes mundiais em inovação tecnológica na fabricação de automóveis e veículos coletivos para transporte de passageiros e veículos para transporte de cargas.

O grupo alemão Daimler AG é o maior fabricante mundial de caminhões. Até 2004, a Mercedes-Benz do Brasil era líder nacional na fabricação de caminhões e cavalos mecânicos para transporte rodoviário de cargas leves, médias e pesadas. Em 2017, ela retomou a liderança na fabricação de caminhões, com cerca de 30% do mercado nacional, com mais de 15.100 unidades fabricadas. Ela também foi líder na fabricação de chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros, ou seja, micro-ônibus, miniônibus e ônibus, com mais de 51% do mercado nacional, com mais de 6.000 unidades fabricadas.

Aqui no Brasil, a produção total de caminhões em 2017, por exemplo, foi de quase 52.000 unidades, com as principais fabricantes Mercedes-Benz do Brasil, Volkswagen / MAN, Ford do Brasil, Volvo e Scania, nesta ordem decrescente, considerando unidades fabricadas, conseguindo praticamente dominar o mercado nacional, com mais de 90% do market share, enquanto as demais continuam se esforçando para ganhar terreno, entre elas algumas notáveis, a Iveco, a Agrale, a DAF, a Hyundai e a Kia, estas duas pertencentes ao mesmo grupo sul-coreano Hyundai.

MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2017)
FABRICANTE
UNIDADES
PARTICIPAÇÃO
Mercedes-Benz
+ d 15.000
Cerca de 29%
Volkswagen / MAN
+ d 14.000
Cerca de 28%
Ford do Brasil
+ de 7.800
Cerca de 15%
Volvo
+ de 5.900
Cerca de 11%
Scania
+ de 5.700
Cerca de 11%
Iveco (Grupo FCA)
+ de 1.900
Cerca de 4%
DAF
+ d 1.040
Cerca de 2%
Agrale
+ d 110
Cerca de 0,5%

Nota: Os números são aproximados e/ou arredondados. Há algum tempo a Ford do Brasil anunciou a intenção de parar a sua fabricação de caminhões. A Agrale é uma marca brasileira. A fabricante chinesa Sinotruk encerrou em 2016 suas atividades de importação / comercialização de veículos utilitários no Brasil.

A gigante alemã Daimler AG possui também uma subsidiária na Argentina, onde fabrica vários modelos de veículos, entre eles a van Mercedes-Benz Sprinter, importada para o Brasil desde a década de 1990.

CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE CATEGORIAS DE UTILITÁRIOS
CATEGORIA
PBT (PESO BRUTO)
OBSERVAÇÃO
Furgões


Chassi cabine
Até 3,5 toneladas

Semileve
De 3,5 ton. até 6 toneladas

Leve
De 6 ton. até 10 toneladas

Médio
De 10 ton. até 15 toneladas

Semipesado
De 15 ton. até 45 toneladas

Pesado
A partir de 45 toneladas

Cavalo mecânico


Fonte: Anfavea

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ATEGO 2426 6X2 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
  • Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,38 metros;
  • Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
  • Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
  • Câmbio: PowerShift, automático de 12 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
  • Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
  • Categoria: Semipesado;
  • Preço: R$ 250 mil (novo)

ATEGO 1419 4X2 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
  • Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
  • Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
  • Motorização (potência / torque): OM 924 LA diesel de 4,8 litros, 4 cilindros em linha (185 cavalos / 71 kgfm);
  • Câmbio: G-60, mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Câmbio: G-85, mecânico de 6 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 14.300 kg (dois eixos);
  • Peso bruto: 21.300 kg (três eixos);

ATEGO 1719 4X2 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
  • Tipo: Coletor de lixo e bebidas, entre outros;
  • Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
  • Motorização (potência / torque): OM 924 LA diesel de 4,8 litros, 4 cilindros em linha (185 cavalos / 71 kgfm);
  • Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
  • Peso bruto: 21.300 kg (três eixos);

ATEGO 1726 4X2 E 4X4 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
  • Tipo (4X2): Plataforma;
  • Tipo (4X4): Coletor de lixo;
  • Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
  • Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
  • Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
  • Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);

ATEGO 1729 4X2 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples e estendida;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
  • Tipo: Coletor de lixo;
  • Entre-eixos: 4,8 metros;
  • Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 114 kgfm);
  • Câmbio: G-131, mecânico ou manual de 9 marchas;
  • Câmbio: Allison 3000, automático;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
  • Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);

ATEGO 2430 6X2 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
  • Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,38 metros;
  • Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 127 kgfm);
  • Câmbio: G-211 Powershift, automático de 12 velocidades;
  • Câmbio: ZF 9S1310, manual ou mecânico de 9 velocidades;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);

ATEGO 3026 8X2 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e
  • Tipo: Caçamba aberta e
  • Entre-eixos: Entre 2,3 /  2,4 / 1,2 metro e 2,3 / 3 / 1,2 metro;
  • Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
  • Câmbio: G-85, manual ou mecânico de 9 velocidades;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
  • Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 30.200 kg (quatro eixos);

ATEGO 3030 8X2 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Baú e
  • Entre-eixos: Entre 2,3 /  2,4 / 1,2 metro e 2,3 / 3 / 1,2 metro;
  • Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 127 kgfm);
  • Câmbio: G-211 Powershift, automático de 12 velocidades;
  • Câmbio: ZF 9S1310, manual ou mecânico de 9 velocidades;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
  • Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 30.200 kg (quatro eixos);

ATEGO 2730 6X4 (3ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Simples e estendida / leito;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caminhão betoneira;
  • Entre-eixos: 3,5 /  1,3 metro e 4,8 / 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 114 kgfm);
  • Câmbio: G-181, manual ou mecânico de 9 velocidades;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
  • Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
  • Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
  • Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
  • Peso bruto: 26.600 kg (três eixos);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_Atego
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminh%C3%B5es_Mercedes-Benz_(Brasil)
  • Daimler Truck AG (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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