CAMINHÕES MERCEDES-BENZ ATEGO
A MERCEDES-BENZ AG
A Mercedes-Benz AG é uma grande fabricante alemã de automóveis premium, fabricante de caminhões para transporte rodoviário e rural de cargas, conjuntos de chassis / motores de ônibus para transporte rodoviário e rural de passageiros, fabricante de motores a combustão interna para embarcações e possui uma empresa de serviços financeiros. Ela possui várias subsidiárias, inclusive nos Estados Unidos e no Brasil, onde fabrica automóveis, chassis / motores para ônibus e utilitários para transporte rodoviário e rural de cargas leves, médias e pesadas.
A tradicionalíssima Mercedes-Benz AG, oficialmente Mercedes-Benz Group AG, conhecida até 2021 como Daimler AG, é a segunda maior fabricante de utilitários médios, semipesados e pesados para transporte rodoviário de cargas no mundo, por meio de sua subsidiária Daimler Truck AG, que, por sua vez, também é uma holding.
Ela pode ser considerada a mais antiga fabricante de automóveis do mundo. Se todo rigor técnico e cultural for aplicado para definir qual foi o primeiro automóvel fabricado em série no mundo então o antigo Benz Velo pode ser considerado o que melhor se encaixa nesse conceito. Ele foi o primeiro veículo de série com quatro rodas, assento para condutor e passageiro e motor a combustão interna, fabricado a partir de 1894 pela Benz & Cia, a empresa antecessora da Daimler AG. Mas o nascimento da Benz & Cia foi antes, em 1871, fundada por Carl Benz, e, algum tempo depois, em 1886, foi iniciada a fabricação do Benz Motorwagen, uma espécie de triciclo motorizado.
A Mercedes-Benz AG é a proprietária da marca de automóveis de alto luxo Mercedes-Benz, uma das mais conceituadas entre as marcas premium. Ela é a empresa sucessora da Daimler AG, por sua vez a sucessora da DaimlerChrysler, esta a empresa resultante da fusão entre a Daimler-Benz e a Chrysler Corporation, em 1998.
Por razões óbvias, a gigante alemã Mercedes-Benz AG anunciou em 2022 que todas as suas marcas estão abandonando o mercado russo de automóveis de passeio e utilitários...
MERCEDES-BENS DO BRASIL
A Mercedes-Benz do Brasil é uma grande importadora de automóveis premium e uma grande fabricante de caminhões, motores a diesel e chassis para veículos de transporte urbano e rural de passageiros. Ela foi fundada no Brasil em 1953, com a sua primeira fábrica construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P.. Ela é uma das mais importantes subsidiárias da holding alemã Daimler Truck AG, por sua vez uma empresa controlada pelo grupo industrial alemão Mercedes-Benz AG, com fábricas localizadas em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora – M.G. além de uma central de logística de peças e assistência técnica em Campinas – S.P.
Ela é uma das maiores e mais importantes fabricantes de utilitários para transporte rodoviário de passageiros e cargas do Brasil, controlada pela gigante fabricante alemã Daimler Truck AG, com um centro de desenvolvimento de veículos localizado em São Bernardo do Campo e centros de treinamento localizados em São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora, todos em parceria com o SENAI. Além disso, a empresa possui um campo de provas completo em Iracemápolis, para testes de desenvolvimento de veículos para transporte rodoviário e rural de passageiros e cargas.
A empresa emprega cerca de 9.000 pessoas no Brasil. Além disso, ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com uma rede de 200 pontos de atendimento, sendo 115 concessionárias e 85 postos de serviços.
O nome Mercedes-Benz Atego é usado pelo grupo alemão Daimler AG para a nomenclatura oficial de sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e pesadas, com sua 1ª geração fabricada em larga escala inicialmente na Alemanha, a partir de 1998, seguida da 2ª geração, fabricada em larga escala na Alemanha e no Brasil, a partir de 2004, e, posteriormente, com a 3ª geração fabricada na Alemanha e no Brasil, a partir de 2012, e, mais recentemente, na Argentina, a partir de 2016, com pesos brutos totais variando entre 14.000 kg e 27.000 kg.
A maioria dos modelos da família Mercedes-Benz Atego está classificada na categoria de semipesados, ou seja, caminhões com PBT ou Peso Bruto Total entre 15 toneladas e 45 toneladas, a maioria deles com motores turbodiesel de 4 e 6 cilindros.
A fabricação em série e em larga escala da família de caminhões médios Mercedes-Benz Atego foi iniciada na Alemanha em 1998 pela fabricante alemã Daimler AG, na sua fábrica localizada na cidade alemã de Worth, substituindo a linha de caminhões médios e semipesados Mercedes-Benz LK BM673-BM679.
Os modelos de caminhões médios e semipesados da 1ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e semipesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Alemanha a partir de 1998, com mais de 170.000 unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas da marca alemã Mercedes-Benz.
Os modelos de caminhões médios da 2ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e semipesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Alemanha e no Brasil, a partir de 2004, e rapidamente se tornaram bem aceitos no Brasil, com dezenas de milhares de unidades fabricadas e vendidas aqui.
Os modelos de caminhões médios da 3ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário e rural de cargas médias, semipesadas e pesadas. Eles são fabricados em série e em larga escala na Alemanha, no Brasil e na Argentina, a partir de 2012 e 2016, respectivamente, e rapidamente se tornaram bem aceitos nesses três mercados, com dezenas de milhares de unidades fabricadas e vendidas aqui. A maioria dos modelos está concentrada na categoria de semipesados, com apenas um modelo na categoria média e um modelo na categoria de pesados.
Uma das principais estrelas da 3ª geração da família Mercedes-Benz Atego é o modelo Mercedes-Benz Atego 2426, um robusto caminhão de tamanho médio para transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas, com direção hidráulica e câmbio mecânico ou manual G-85 de seis velocidades ou marchas, automático G-140 de oito velocidades e automático PowerShift de 12 velocidades, com três opções de cabines articuladas ou basculantes, inclusive uma delas com cama, construído sobre chassi com entre-eixos de 3,5 metros, 4,7 metros ou 5,4 metros, dependendo do modelo, e com motorização OM-926 LA BlueTec, eletrônica a diesel, com injeção em seis cilindros em linha, com 7.200 cilindradas, gerando 256 cavalos de potência e 92 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 17.100 kg, com dois eixos, e 24.000 kg, com três eixos.
Desde a década de 1950, a Mercedes-Benz do Brasil fabrica chassis para ônibus rodoviários, melhorando seus produtos a cada ano. Desde a década de 1980, a empresa fabrica chassis para micro-ônibus e miniônibus, também melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, ônibus médios e grandes, e uma das líderes na fabricação de pequenos caminhões, caminhões médios, semipesados e pesados.
MERCADO BRASILEIRO DE
UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2017)
|
||
FABRICANTE
|
UNIDADES
|
PARTICIPAÇÃO
|
Mercedes-Benz
|
+ d 15.000
|
Cerca de 29%
|
Volkswagen
/ MAN
|
+ d 14.000
|
Cerca de 28%
|
Ford do
Brasil
|
+ de 7.800
|
Cerca de 15%
|
Volvo
|
+ de 5.900
|
Cerca de 11%
|
Scania
|
+ de 5.700
|
Cerca de 11%
|
Iveco
(Grupo FCA)
|
+ de 1.900
|
Cerca de 4%
|
DAF
|
+ d 1.040
|
Cerca de 2%
|
Agrale
|
+ d 110
|
Cerca de 0,5%
|
Nota: Os números são aproximados e/ou arredondados. Há algum tempo a Ford do Brasil anunciou a intenção de parar a sua fabricação de caminhões. A Agrale é uma marca brasileira. A fabricante chinesa Sinotruk encerrou em 2016 suas atividades de importação / comercialização de veículos utilitários no Brasil.
CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE
CATEGORIAS DE UTILITÁRIOS
|
||
CATEGORIA
|
PBT (PESO BRUTO)
|
OBSERVAÇÃO
|
Furgões
|
||
Chassi
cabine
|
Até 3,5 toneladas
|
|
Semileve
|
De 3,5 ton. até 6
toneladas
|
|
Leve
|
De 6 ton. até 10 toneladas
|
|
Médio
|
De 10 ton. até 15
toneladas
|
|
Semipesado
|
De 15 ton. até 45
toneladas
|
|
Pesado
|
A partir de 45 toneladas
|
|
Cavalo
mecânico
|
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,38 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
- Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
- Câmbio: PowerShift, automático de 12 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Categoria: Semipesado;
- Preço: R$ 250 mil (novo)
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 924 LA diesel de 4,8 litros, 4 cilindros em linha (185 cavalos / 71 kgfm);
- Câmbio: G-60, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-85, mecânico de 6 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas longitudinais;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 14.300 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 21.300 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Coletor de lixo e bebidas, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 924 LA diesel de 4,8 litros, 4 cilindros em linha (185 cavalos / 71 kgfm);
- Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 21.300 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo (4X2): Plataforma;
- Tipo (4X4): Coletor de lixo;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
- Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Cabine: Simples e estendida;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Coletor de lixo;
- Entre-eixos: 4,8 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 114 kgfm);
- Câmbio: G-131, mecânico ou manual de 9 marchas;
- Câmbio: Allison 3000, automático;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,38 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 127 kgfm);
- Câmbio: G-211 Powershift, automático de 12 velocidades;
- Câmbio: ZF 9S1310, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e
- Tipo: Caçamba aberta e
- Entre-eixos: Entre 2,3 / 2,4 / 1,2 metro e 2,3 / 3 / 1,2 metro;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
- Câmbio: G-85, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 30.200 kg (quatro eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Baú e
- Entre-eixos: Entre 2,3 / 2,4 / 1,2 metro e 2,3 / 3 / 1,2 metro;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 127 kgfm);
- Câmbio: G-211 Powershift, automático de 12 velocidades;
- Câmbio: ZF 9S1310, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 30.200 kg (quatro eixos);
- Cabine: Simples e estendida / leito;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Caminhão betoneira;
- Entre-eixos: 3,5 / 1,3 metro e 4,8 / 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 114 kgfm);
- Câmbio: G-181, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 26.600 kg (três eixos);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Shop Car (classificados): https://www.shopcar.com.br/
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Trator Ford 6600
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Massey Ferguson MF 275
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Fundações (Construção Civil)
- Panetone
- Cal (Construção Civil)
- Trator Ford 6610
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Cimento (Construção Civil)
- Documentos (Administração)
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Areia (Construção Civil)
- Argamassa (Construção Civil)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Concreto (Construção Civil)
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Suzuki EN125 Yes
- Computador (Informática)
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Legislação Trabalhista (Direito)
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Trator Valmet 68
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Fibrocimento NT (Construção Civil)
- Trator Valmet 88
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Trator Massey 265 (Agropecuária)
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- Lancha Coral 16
- Lancha Top Fish 16
- Lancha Aquaterra 16
- Lancha Focker 160
- Lancha Caprice 160
- Lancha Lorena Fisher 16
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Tina Turner (Música)
- Tijolo (Construção Civil)
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Dire Straits (Música)
- Massey Ferguson MF 275 Advanced
- Toyota Hilux
- Alicerce (Construção Civil)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Caminhões Volvo FMX
- Chrystian & Ralf (Música)
- Massey Ferguson MF 292 Advanced
- Cascalho (Construção Civil)
- Pedra Britada (Construção Civil)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Microcomputador (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Ferro (Siderurgia)
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Roberta Miranda (Música)
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Scania L 111 (Jacaré)
- Mercedes-Benz do Brasil: https://atego-mercedesbenz.com.br/modelo/2426
- Automotive Business: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/26861/caminhoes-man-mais-perto-da-lider-mercedes
- Mercedes-Benz do Brasil: https://atego-mercedesbenz.com.br/storage/app/uploads/public/5b3/404/a91/5b3404a91231d235241788.pdf
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_Atego
- Site Indústria Hoje: https://industriahoje.com.br/7-maiores-montadoras-de-caminhoes-mundo
- Site Lexicar: http://www.lexicarbrasil.com.br/mercedes-benz/
- Mercedes-Benz do Brasil: https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/caminhoes/atego/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminh%C3%B5es_Mercedes-Benz_(Brasil)
- Mercedes-Benz do Brasil: https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/caminhoes/atego/dados-tecnicos
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Jornal Estadão: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/mercedes-benz-celebra-65-anos-de-brasil-e-a-evolucao-do-transporte/
- Daimler Truck AG (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.