FORD F-250
FORD F-250 XL 4X2 CABINE SIMPLES
A robusta Ford F-250 é um utilitário de tamanho grande da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro durante a década de 2000, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com opções de carrocerias de cabine simples e de cabine dupla, dependendo do ano de fabricação, com opções de tração 4X4 e tração 4X2 traseira, com opções de motorização a gasolina e diesel, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com uma boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dependendo da versão. Desde o início da sua fabricação no Brasil em 1998 ela passou por uma variedade de melhorias mecânicas e aumento de capacidade de transporte de cargas e de passageiros, inclusive com o lançamento em 2003 de uma versão de cabine dupla, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista.
A família Ford F-250 faz parte da linhagem de caminhonetes Ford Super Duty, por sua vez composta também pelas famílias Ford F-350, Ford F-450 e Ford F-550, sendo estas duas últimas, na prática, modelos de pequenos caminhões, conhecidos aqui no Brasil como Ford F-4000. No caso específico da família Ford F-250, são quatro gerações no total, sendo essencialmente projetos americanos adaptados para o uso em outros países. Isso explica, pelo menos em parte, a qualidade geral desses modelos, porque os americanos são exigentes.
A fabricação seriada da 1ª geração da Ford F-250 de cabine simples foi iniciada pela Ford Motor Company nos Estados Unidos em 1998 para complementar ou incrementar o portfólio da marca com modelos um pouco maiores que a famosa Ford F-150, por sua vez conhecida aqui no Brasil como Ford F-1000. Isso significa que em vez de simplesmente trazer para o Brasil a Ford F-150, rebatizando-a aqui como Ford F-1000, a Ford do Brasil decidiu por um modelo um pouco maior. Isso explica porque a Ford F-250 chamou a atenção do mercado brasileiro de utilitários, causando a impressão nos usuários de que se tratava de um veículo de dimensões maiores que as dimensões da Ford F-1000.
A versão Ford F-250 de cabine simples com motorização Cummins 3.9 MaxPower Electronic de 3.900 cilindradas, com 203 cavalos de potência e 56 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 13 segundos, com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 7 quilômetros na cidade ou 11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.500 kg em uma caçamba de 2.000 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes.
Todas as versões nacionais, a diesel e de cabine simples, da Ford F-250 são práticas, funcionais, razoavelmente econômicas, confortáveis, seguras, são de fácil revenda e a rede de concessionárias da Ford do Brasil é de mais de 120 unidades, segundo a ABRADIF – Associação Brasileira dos Distribuidores Ford. Além disso, até mesmo as oficinas de manutenção independentes estão acostumadas com elas e o custo de manutenção não chega a assustar.
ONDE COMPRAR
F-250 (4ª GERAÇÃO)
F-250 (4ª GERAÇÃO)
FORD F-250 XLT 4X4 CABINE SIMPLES
FORD F-250 SUPER DUTY (CARTEIRA C)
FORD F-250 XL 4X2 CABINE SIMPLES
FORD F-250 XLT 4X4 CABINE DUPLA
FORD SUPER DUTY (NOS ESTADOS UNIDOS)
FORD SUPER DUTY LARIAT (NOS EUA)
FAMÍLIA FORD F-250
LINHAGEM SUPER DUTY
INTRODUÇÃO
Logo acima, a imponente Ford F-250, com uma variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, uma das melhores opções
de pickups grandes disponíveis no mercado brasileiro durante a década de 2000.
Logo abaixo, o interior espaçoso da caminhonete da marca americana, fabricada no
Brasil a partir de 1998.
A robusta Ford F-250 é um utilitário de tamanho grande da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, cuja 1ª geração foi criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos pela Ford Motor Company a partir da década de 1990, para atender o mercado interno americano e para exportação para o Canadá, e fabricada em larga escala no Brasil pela Ford do Brasil, também a partir da década de 1990, para atender o mercado interno brasileiro e para exportação para países do Mercosul.
A robusta Ford F-250 é um utilitário de tamanho grande da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, cuja 1ª geração foi criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos pela Ford Motor Company a partir da década de 1990, para atender o mercado interno americano e para exportação para o Canadá, e fabricada em larga escala no Brasil pela Ford do Brasil, também a partir da década de 1990, para atender o mercado interno brasileiro e para exportação para países do Mercosul.
Ela também foi fabricada no México e na Venezuela, tanto para atender os respectivos mercados internos quanto para exportação, inclusive para Austrália, África do Sul, Reino Unido, Argentina e Uruguai.
A família Ford F-250 foi uma das mais bem sucedidas famílias de pickups ou picapes de tamanho grande da marca americana, principalmente para os mercados estadunidense,
canadense, mexicano, australiano e brasileiro durante a década de 2000 e esteve disponível
também para outros mercados latino-americanos. Atualmente, ela está em sua 4ª
geração, ainda mais imponente, com design mais ousado, mais confortável, mais
segura, mais sofisticada e bem refinada, porém não é importada oficialmente
para o Brasil e está disponível somente por meio de importadores independentes.
Durante a década de 2000, ela foi o sonho de consumo
de fazendeiros brasileiros, uma das melhores opções do mercado. O seu projeto
está focado em versatilidade, robustez e praticidade, com capacidade para transportar entre 1.190 kg e
1.640 kg de carga em sua caçamba, dependendo do modelo e do ano de fabricação, na
fazenda, no sítio ou na rodovia, mas também com a possibilidade de ser usada para
levar a família para passear nos finais de semana, principalmente as espaçosas versões
de cabine dupla.
Durante a década de 2000, a principal concorrente da
Ford F-250 no mercado brasileiro de pickups grandes ou pickups full size, em inglês, foi a Chevrolet Silverado, também bem projetada,
bem fabricada e bem vendida.
A FORD MOTOR COMPANY
A americana Ford Motor Company é uma grande e tradicional fabricante de automóveis. Ela foi a sexta maior fabricante de veículos do planeta em 2017 e 2018, com mais de 6,2 milhões e mais de 4,7 milhões de unidades fabricadas, respectivamente. Ela foi fundada em 1903 por Henry Ford e está sediada em Dearborn, na região metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos. A subsidiária da Ford Motor Company no Brasil é a Ford do Brasil, ela foi a quinta, quarta e sexta maior fabricante e vendedora / importadora de veículos do Brasil em 2019, 2017 e 2016, respectivamente, com mais de 218.000, mais de 206.000 e mais de 180.000 unidades. Ela foi fundada no Brasil em 1919, mas nos primeiros anos só importava peças e partes de veículos e os montava no Brasil. A partir de 1921, a Ford passou a fabricar efetivamente, em linha de montagem, automóveis no Brasil.
Atualmente, a Ford do Brasil atua no país apenas como uma importadora de veículos. Em 2021, a empresa anunciou o encerramento das atividade de fabricação de automóveis aqui.
A Ford Motor Company possui participações societárias / acionárias nas fabricantes de automóveis Changan Ford, na China; Ford Sollers, na Rússia; AutoAlliance, na Tailândia; Ford Otosan, na Turquia; Jingling Motors, na China; e Aston Martin, uma fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, na Inglaterra.
Por razões óbvias, a matriz americana Ford Motor Company anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...
PRINCIPAIS CARACTERÍTICAS
A robusta Ford F-250 é um utilitário de tamanho grande da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro durante a década de 2000, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, com opções de carrocerias de cabine simples e de cabine dupla, dependendo do ano de fabricação, com opções de tração 4X4 e tração 4X2 traseira, com opções de motorização a gasolina e diesel, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com uma boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dependendo da versão. Desde o início da sua fabricação no Brasil em 1998 ela passou por uma variedade de melhorias mecânicas e aumento de capacidade de transporte de cargas e de passageiros, inclusive com o lançamento em 2003 de uma versão de cabine dupla, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista.
Durante a década de 2000, ela foi a maior caminhonete de uso misto fabricada e comercializada no Brasil e esteve entre os mais
desejados modelos de pickups grandes à venda no mercado nacional de automóveis,
espaçosa, confortável e com design bem resolvido, disputando o mercado de
utilitários full size de uso misto,
para trabalho e passeio, para uso urbano e rural, com sua congênere de origem
também americana Chevrolet Silverado, fabricada no Brasil e na Argentina, mostrando ao
consumidor brasileiro as vantagens da robustez estrutural da construção sobre
chassi, com a possibilidade de usar o veículo na cidade, na rodovia e no campo,
com espaço de sobra na caçamba para o dia a dia de uso no trabalho.
Apenas para simples efeito de comparação de dimensões
e capacidades, a Ford F-250 e sua principal concorrente Chevrolet Silverado
estão situadas num degrau acima das caminhonetes de tamanho médio Toyota Hilux,
Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan
Frontier e estão situadas dois degraus acima das pickups leves Volkswagen
Saveiro, Fiat Toro, Renault Oroch e Fiat Strada, lembrando que uma pickup
grande não significa necessariamente um caminhão. Embora uma parte das versões
da Ford F-250 tenha se enquadrado na categoria dos caminhões, na prática elas são
caminhonetes de uso misto, para o dia a dia de trabalho e, eventualmente,
lazer.
A caminhonete grande Ford F-250 foi lançada no Brasil
em 1998 para substituir a icônica Ford F-1000, um grande best seller da marca americana. A partir de então, a Ford do Brasil
passou a competir com um modelo de caminhonete full size de projeto superior em relação a sua antecessora em
praticamente todos os aspectos, ajudando a difundir o conceito de veículo
utilitário de tamanho grande e de uso misto, para a zona rural e para a zona
urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais
comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção
hidráulica; cintos de segurança de três pontos para motorista e um dos
passageiros da versão de cabine simples; vidros elétricos; trava central elétrica das
portas e alarme; barras de proteção lateral nas portas; injeção eletrônica (tecnologia disponível
inicialmente nas versões a gasolina e, posteriormente, anos depois, nas versões
a diesel), airbag para motorista e freios ABS nas rodas traseiras (opcional); banco
do motorista com ajustes de altura da base e inclinação do encosto, dependendo da versão; rádio AM e
FM com CD player (opcional); volante com coluna de direção ajustável; e rodas
de liga leve, com oito pontos de fixação; dentre outros.
Com o passar dos anos, o nível de sofisticação,
conforto e capacidade da caminhonete grande foi aumentando, inclusive com a
introdução de uma espaçosa versão de cabine dupla e a introdução da motorização
a diesel com injeção eletrônica de combustível, tecnologia conhecida também
como motor eletrônico.
Entre as principais características desses modelos de
automóveis de uso misto (ou utilitários, se você preferir) está a posição de
dirigir alta, a preferida pela grande maioria dos motoristas brasileiros e
americanos, com visão panorâmica do ambiente ao seu redor. A maioria desses
modelos foi fabricada com motores a diesel, verdade seja dita a que apresenta a
melhor relação entre peso, dimensão, capacidade, desempenho e economia de
combustível. Tanto é verdade que as versões a gasolina foram descontinuadas no
Brasil a partir de 2002, pois o níveis de consumo não eram nada atraentes,
precisando de 1 litro para percorrer 4 quilômetros na cidade ou 6 quilômetros
na rodovia. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de automóveis
usados, os modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados na
hora da revenda. Se serve de consolo, as versões a gasolina possuem nível de
ruído mais baixo e menos vibração.
Atualmente, a Ford F-250 não é fabricada no Brasil e
lá nos Estados Unidos ela já está na badalada 4ª geração, com design imponente
e ousado, confortável, sofisticada e bem refinada, um sonho de consumo dos
produtores rurais americanos, vendida no Brasil somente por meio de importador independente, nas versões Ford F-250 XLT, Ford F-250 Lariat, Ford F-250 King Ranch e Ford F-250 Platinum, todas essas de cabine dupla, intermediária e top, respectivamente, disponíveis para poucos bolsos, com preços a partir de R$ 499 mil,
o “topo” do mundo country, inclusive com motor V8 turbodiesel, com “inacreditáveis” 446
cavalos de potência e 127 kgfm de torque, em algumas versões.
Lá nos Estados Unidos as principais concorrentes da 4ª geração da família Ford F-250 são a Chevrolet Silverado, a Dodge RAM 2500 (importada oficialmente para o Brasil), a Nissan Titan, a GMC Sierra e a Toyota Tundra, todas superlativas em níveis de conforto e sofisticação, uma mais impressionante que a outra.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A família Ford F-250 faz parte da linhagem de caminhonetes Ford Super Duty, por sua vez composta também pelas famílias Ford F-350, Ford F-450 e Ford F-550, sendo estas duas últimas, na prática, modelos de pequenos caminhões, conhecidos aqui no Brasil como Ford F-4000. No caso específico da família Ford F-250, são quatro gerações no total, sendo essencialmente projetos americanos adaptados para o uso em outros países. Isso explica, pelo menos em parte, a qualidade geral desses modelos, porque os americanos são exigentes.
A 1ª geração da Ford F-250 foi fabricada em larga
escala nos Estados Unidos, no Brasil, no México e, acredite, até na Venezuela. Ela foi exportada para o
Canadá, para a Argentina, para a África do Sul, para a Austrália, para Angola, para países do Oriente
Médio e para o Uruguai.
A família Ford F-250 é composta por caminhonetes
de tamanho grande, a maioria delas com mais de 3.500 kg de peso bruto total. Nos Estados Unidos e no Canadá elas foram e são comercializadas em versões de cabine simples, cabine estendida e cabine dupla. Aqui no Brasil, elas foram comercializadas somente em versões de cabine simples e cabine dupla.
FORD F-250 (1ª GERAÇÃO)
A fabricação seriada da 1ª geração da Ford F-250 de cabine simples foi iniciada pela Ford Motor Company nos Estados Unidos em 1998 para complementar ou incrementar o portfólio da marca com modelos um pouco maiores que a famosa Ford F-150, por sua vez conhecida aqui no Brasil como Ford F-1000. Isso significa que em vez de simplesmente trazer para o Brasil a Ford F-150, rebatizando-a aqui como Ford F-1000, a Ford do Brasil decidiu por um modelo um pouco maior. Isso explica porque a Ford F-250 chamou a atenção do mercado brasileiro de utilitários, causando a impressão nos usuários de que se tratava de um veículo de dimensões maiores que as dimensões da Ford F-1000.
O feliz desenho básico dessa 1ª geração da Ford F-250,
imponente e bem resolvido esteticamente, foi criado pelos projetistas Andrew
Jacobson e Moray Callum. A Ford do Brasil optou por não fazer alterações
estéticas significativas nos modelos fabricados no Brasil, praticamente adotando integralmente
o design americano, dando início à fabricação seriada da família Ford F-250 em 1998, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.
A Ford F-250 de cabine simples de 1ª geração é um
modelo de caminhonete de tamanho grande, com carroceria de aço galvanizado construída
sobre chassi e tracionada por motores a gasolina e diesel, com motorização
dianteira e tração 4X2 traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo ou versão e do ano de
fabricação, com capacidade para transportar até três pessoas, na prática
somente duas pessoas adultas com conforto, incluindo o motorista. Ela foi
fabricada a partir de 1998 no Brasil, inicialmente com duas opções de
motorização, a primeira de origem canadense, a Ford Essex V6 de 4.200
cilindradas a gasolina, com injeção eletrônica multiponto, com bloco em ferro
fundido e cabeçote de alumínio, com 205 cavalos de potência e 35 kgfm de torque,
acoplado a um câmbio ZF S5-420, com cinco velocidades ou marchas à frente; e a
segunda uma motorização turbodiesel Cummins Série B, de 4 cilindros em linha, com
3.900 cilindradas, com comando de válvulas no bloco e duas válvulas por
cilindro, alimentado por bomba rotativa Bosch, que produz 145 cavalos de
potência e 47 kgfm de torque.
Alguns anos depois a Ford do Brasil trocou essa
motorização turbodiesel Commins de 3.900 cilindradas por uma motorização turbodiesel
MWM Sprint de 4.200 cilindradas, com intercooler, com seis cilindros em linha, com comando de
válvulas no cabeçote e três válvulas por cilindro, alimentado por bomba
rotativa Bosch, que produz 180 cavalos de potência e 50 kgfm de torque.
Curiosamente, a partir de 2006, a motorização turbodiesel Cummins de 3.900
cilindradas voltou à Ford F-250, mas dessa vez na sua versão Cummins MaxPower, com injeção eletrônica common rail de
combustível, passando a gerar 203 cavalos e 56 kgfm de torque. Lembre-se de que
se trata de utilitário para serviço semipesado, em que o mais importante é o
torque (força), enquanto a potência fica em segundo plano.
O mercado brasileiro aceitou rapidamente as opções de
pickups grandes disponíveis no portfólio da Ford do Brasil, principalmente as
versões a diesel da Ford F-250, reagiu bem e imediatamente às ofertas da montadora,
tanto que no segmento de pickups grandes ela se manteve praticamente sozinha, de 2003, quando a Chevrolet Silverado saiu de linha, até 2012, quando a
própria Ford F-250 saiu de linha, quando suas vendam já davam sinais de
declínio. Curiosamente, hoje em dia os mesmos modelos a diesel da Ford F-250,
cujas vendas declinaram a partir do início da década de 2010, possuem um valor
de revenda surpreendente, com preços variando entre R$ 100 mil até R$ 200 mil,
algo raro no mercado brasileiro de automóveis usados.
Ambos os modelos, Ford F-250 e Chevrolet Silverado, tinham
um público fiel no Brasil, parte dele remanescente das antigas Ford F-1000 e
Chevrolet D20, que marcaram época nas décadas de 1980 e 1990. Esses modelos de
caminhonetes conquistaram também profissionais autônomos da cidade, pedreiros,
pintores e eletricistas, por exemplo, que precisavam de um tipo de veículo
adequado ao dia a dia de trabalho, com boa capacidade de carga.
A Ford F-250 de 1ª geração vendeu bem nos Estados Unidos, fabricada na
linha de montagem de Louisville, no estado de Kentucky, e de lá exportada para
o Canadá. Ela também foi fabricada no México, na Venezuela e no Brasil, aqui em São Bernardo
do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P. Ela foi exportada do
Brasil para vários países, inclusive para a Argentina, a partir do ano 2000, mas
lá foi rebatizada para Ford F-100. A partir de 2006, a Ford F-250 brasileira
recebeu a tração 4X4, com consequente aumento de peso bruto total, e a partir
de 2003 passou a ser fabricada na versão de cabine dupla, com espaço de sobra
para até cinco pessoas, incluindo o condutor, com entre-eixos generoso de 4
metros. A partir de 2006, a Ford F-250 de cabine simples teve o comprimento de
sua caçamba aumentado em cerca de 50 centímetros.
Ela foi comercializada no Brasil com dezenas de
combinações de motorização, carroceria, tração e níveis de acabamento. A versão
Ford F-250 XL é a de entrada, mais simples, a versão Ford F-250 XLT é a
intermediária e a versão Ford F-250 Super Duty possui maior
capacidade de carga, apenas para condutores com carteira de habilitação Categoria C.
A versão Ford F-250 XLT 4X4 Cabine Dupla, por exemplo, foi fabricada a partir de 2006 com motor turbodiesel Cummins 3.9 MaxPower, com 16 válvulas e injeção eletrônica Common Rail de 1.600 bar, tração 4X4, câmbio manual de cinco velocidades ou marchas e uma variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, incluindo ar condicionado e aquecedor, direção hidráulica, vidros e trava central elétrica, regulagem do banco do motorista, rádio AM/FM com CD player, rodas aro 16 polegadas e pneus 265/75 (de série) ou 235/85 (opcional), tanque de 110 litros e freios ABS nas rodas traseiras, com aceleração de 0 a 100 km/h em 15 segundos, mesmo lotada de passageiros e carga leve.
As versões Ford F-250 de cabine simples com
motorização V6 a gasolina, com 4.200 cilindradas, com 205 cavalos de potência e
35 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 13 segundos,
com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 4
quilômetros na cidade ou 6 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem
extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.220 kg em uma caçamba
de 1.800 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é
claro.
A versão Ford F-250 de cabine simples com motorização turbodiesel
Cummins de 3.900 cilindradas, com 145 cavalos de potência e 43 kgfm de torque,
consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 18 segundos, com duas pessoas a
bordo, consumindo 1 litro de diesel para percorrer 7 quilômetros na cidade ou
11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua
capacidade máxima de carga varia de 1.190 kg até 1.500 kg, dependendo da versão, em uma caçamba de 1.800 litros, neste
caso com números de desempenho e consumo diferentes.
A versão Ford F-250 de cabine simples com motorização turbodiesel MWM Sprint de 4.200 cilindradas, com 180 cavalos de potência e 50 kgfm de torque, consegue
acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 15 segundos, com duas pessoas a bordo,
consumindo 1 litro de diesel para percorrer 7 quilômetros na cidade ou 11
quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua
capacidade máxima de carga é de 1.500 kg em uma caçamba de 1.800 litros, neste
caso com números de desempenho e consumo diferentes.
A versão Ford F-250 de cabine simples com motorização Cummins 3.9 MaxPower Electronic de 3.900 cilindradas, com 203 cavalos de potência e 56 kgfm de torque, consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 13 segundos, com duas pessoas a bordo, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer 7 quilômetros na cidade ou 11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.500 kg em uma caçamba de 2.000 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes.
A caçamba da Ford F-250 de 1ª geração, de cabine
simples, tem espaço de sobra para transportar até duas bicicletas ou uma moto.
Também é possível transportar três pranchas de surf ou uma moto aquática ou
jetski, embora neste caso seja mais adequado puxar o jetski com carretinha
acoplada.
Toda a linha brasileira da Ford F-250 foi encerrada em
2012.
FORD F-250 (4ª GERAÇÃO)
Logo acima, a robusta, sofisticada, refinada, ousada e cara caminhonete de grande porte da tradicional fabricante americana de automóveis. Um veículo superlativo, um sonho de consumo ou objeto de desejo dos fazendeiros americanos e brasileiros, com robustez estrutural garantido por chassi reforçado em aço e carroceria de alumínio. Logo abaixo, beleza, sofisticação, refinamento e espaço de sobra para levar a família para passear nos finais de semana.
A fabricação seriada da novíssima 4ª geração da Ford F-250 foi iniciada pela Ford Motor Company nos Estados Unidos em 2017 para complementar ou incrementar o portfólio da marca com modelos mais sofisticados e mais refinados que os modelos da 3ª geração, estes, por sua vez, praticamente desconhecidos aqui no Brasil. A Ford conseguiu chamar a atenção do mercado americano com um veículo superior em relação à geração anterior, com uma estrutura totalmente nova, com chassi de aço de alta resistência e carroceria de alumínio, com dimensões generosas, interior bonito, sofisticado e refinado, dando a impressão nos usuários e observadores de que se trata de um automóvel de alto luxo, realmente premium, com roupagem de um “brutamontes”, impressão reforçada pelo design ousado e de linhas semirretas da carroceria.
A Ford F-250 de cabine dupla de 4ª geração é vendida no Brasil em pelo menos duas versões, a Ford F-250 Lariat e a Ford F-250 Platinum, modelos de caminhonetes de tamanho grande, tracionadas pelo motor Power Stroke V8 turbodiesel common rail, com motorização dianteira e tração 4X4, com transmissão automática de seis marchas, ambas com capacidade para transportar com muito conforto até cinco pessoas, incluindo o condutor.
Esse motor desenvolve 446 cavalos de potência e 127 kgfm de torque.
FORD F-250 (2ª GERAÇÃO)
A fabricação seriada da 2ª geração da Ford F-250 foi iniciada pela Ford Motor Company, nos Estados Unidos, e suas subsidiárias no México e na Venezuela, em 2008, para substituir os modelos Ford F-250 de 1ª geração, com uma variedade de melhorias, incluindo novo painel, novo volante, novo estofamento e novo revestimento interno, central multimídia com navegador GPS integrado, rádio AM/FM, CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, dentre outros itens de conforto, segurança e desempenho.
Trata-se da 2ª geração da família de caminhonetes full size ou tamanho grande com carroceria construída sobre chassi e tracionada por motores a gasolina e turbodiesel, com uma variedade de melhorias em relação à 1ª geração, principalmente nos aspectos de conforto e segurança.
Essa geração teve vida curta, apenas dois anos de fabricação seriada, e nunca esteve no Brasil por meio de importação oficial, nem foi fabricada aqui.
A fabricação seriada da 3ª geração da Ford F-250 foi iniciada pela Ford Motor Company, nos Estados Unidos, e suas subsidiárias no México e na Venezuela a partir de 2011 para complementar ou incrementar o portfólio da marca com modelos mais sofisticados e mais refinados que os modelos da 2ª geração, estes, por sua vez, praticamente desconhecidos aqui no Brasil. A Ford conseguiu chamar a atenção do mercado americano com um veículo superior em relação à geração anterior, com uma estrutura melhorada, com chassi de aço mais robusto que o chassi da geração anterior, com dimensões generosas, interior bonito, sofisticado e refinado, dando a impressão nos usuários e observadores de que se trata de um automóvel de luxo.
O feliz desenho dessa 3ª geração da Ford F-250, do projetista Ed Golden, imponente e bem resolvido esteticamente, foi combinado com um estrutura baseada em chassi, resultando em um veículo com capacidade de carga de até 2.000 kg, dependendo da versão, ou até 9.800 kg de peso máximo de reboque, com opções de motores a gasolina e turbodiesel, com transmissão automática de seis velocidades ou marchas ou manual de cinco velocidades. Os veículos estiveram disponíveis com a central multimídia Ford SYNC, como item opcional, com navegador GPS integrado, rádio AM/FM, CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, dentre outros itens de conforto, segurança e desempenho.
Essa geração foi fabricada até 2016, foi muito bem sucedida comercialmente, mas, infelizmente, nunca esteve no Brasil por meio de importação oficial, nem foi fabricada aqui.
Logo acima, a robusta, sofisticada, refinada, ousada e cara caminhonete de grande porte da tradicional fabricante americana de automóveis. Um veículo superlativo, um sonho de consumo ou objeto de desejo dos fazendeiros americanos e brasileiros, com robustez estrutural garantido por chassi reforçado em aço e carroceria de alumínio. Logo abaixo, beleza, sofisticação, refinamento e espaço de sobra para levar a família para passear nos finais de semana.
A fabricação seriada da novíssima 4ª geração da Ford F-250 foi iniciada pela Ford Motor Company nos Estados Unidos em 2017 para complementar ou incrementar o portfólio da marca com modelos mais sofisticados e mais refinados que os modelos da 3ª geração, estes, por sua vez, praticamente desconhecidos aqui no Brasil. A Ford conseguiu chamar a atenção do mercado americano com um veículo superior em relação à geração anterior, com uma estrutura totalmente nova, com chassi de aço de alta resistência e carroceria de alumínio, com dimensões generosas, interior bonito, sofisticado e refinado, dando a impressão nos usuários e observadores de que se trata de um automóvel de alto luxo, realmente premium, com roupagem de um “brutamontes”, impressão reforçada pelo design ousado e de linhas semirretas da carroceria.
O feliz desenho dessa 4ª geração da Ford F-250, imponente e bem resolvido esteticamente, foi combinado com um estrutura baseada em aço e alumínio, resultando em um veículo quase 200 kg mais leve que os modelos equivalentes das gerações anteriores. A redução de peso só não foi maior porque a Ford Motor Company optou por reforçar o chassi, o que, naturalmente, causou um aumento de peso do chassi em relação aos chassis dos modelos das gerações anteriores.
É claro que o alumínio tem o seu preço, ele é bem mais caro que o aço. Isso explica, pelo menos em parte, o preço salgado entre R$ 499 mil e R$ 850 mil desses veículos aqui no Brasil, dependendo da versão. Atualmente, eles chegam no Brasil por meio de um importador independente, a Direct Imports. Se a própria Ford do Brasil decidisse trazer essas caminhonetes para o Brasil provavelmente o preços seriam um pouco menores, mas não se anime muito, pois a empresa não deu sinais claros de que está realmente disposta a trazer essas joias country para o Brasil.
É claro que o alumínio tem o seu preço, ele é bem mais caro que o aço. Isso explica, pelo menos em parte, o preço salgado entre R$ 499 mil e R$ 850 mil desses veículos aqui no Brasil, dependendo da versão. Atualmente, eles chegam no Brasil por meio de um importador independente, a Direct Imports. Se a própria Ford do Brasil decidisse trazer essas caminhonetes para o Brasil provavelmente o preços seriam um pouco menores, mas não se anime muito, pois a empresa não deu sinais claros de que está realmente disposta a trazer essas joias country para o Brasil.
A Ford F-250 de cabine dupla de 4ª geração é vendida no Brasil em pelo menos duas versões, a Ford F-250 Lariat e a Ford F-250 Platinum, modelos de caminhonetes de tamanho grande, tracionadas pelo motor Power Stroke V8 turbodiesel common rail, com motorização dianteira e tração 4X4, com transmissão automática de seis marchas, ambas com capacidade para transportar com muito conforto até cinco pessoas, incluindo o condutor.
Esse motor desenvolve 446 cavalos de potência e 127 kgfm de torque.
MERCADO
Todas as versões nacionais, a diesel e de cabine simples, da Ford F-250 são práticas, funcionais, razoavelmente econômicas, confortáveis, seguras, são de fácil revenda e a rede de concessionárias da Ford do Brasil é de mais de 120 unidades, segundo a ABRADIF – Associação Brasileira dos Distribuidores Ford. Além disso, até mesmo as oficinas de manutenção independentes estão acostumadas com elas e o custo de manutenção não chega a assustar.
Atualmente, o segmento de pickups grandes novas está
quase deserto aqui no Brasil, infelizmente, com pouquíssimos representantes de
peso e de credibilidade, entre elas a superlativa Dodge RAM 2500 de cabine dupla, imponente,
bonita, sofisticada, refinada e, é claro, cara. Isso acontece porque o segmento
de pickups médias caiu no gosto do consumidor brasileiro, abocanhando até mesmo
a preferência dos saudosistas motoristas das icônicas Ford F-1000 e Chevrolet
D20, que aos poucos migram para modelos novos ou usados de Toyota Hilux,
Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan
Frontier.
PICKUPS MÉDIAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2018
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MODELO
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QUANTIDADE
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Toyota Hilux
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39.270
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Chevrolet S10
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31.760
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Ford Ranger
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20.550
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Volkswagen Amarok
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18.760
|
Mitsubishi L200
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10.760
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Nissan Frontier
|
6.320
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FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
1ª GERAÇÃO
F-250 V6 4.2 CAB. SIMPLES
- Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
- Caçamba: Até 1.220 kg;
- Comprimento: Aprox. 5 metros;
- Largura: Aprox. 2,5 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência / torque): Essex gasolina, 4.200 cilindradas (205 cavalos / 35 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: ZF S5-420, manual de cinco velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 13 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 4 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 6 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: Traseira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros (XLT): Discos sólidos, com ABS (opcional);
- Pneus: 265/75 R16, com rodas 16X7, com oito pontos de fixação;
- Suspensão dianteira: Independente Twin Beam, com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido Dana 70, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 98 litros;
- Peso vazio: Aprox. 2.480 kg;
F-250 3.9 DIESEL CAB. SIMPLES
- Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
- Caçamba: Até 1.190 kg;
- Caçamba (Super Duty): Até 1.500 kg;
- Comprimento: Aprox. 5 metros;
- Largura: Aprox. 2,5 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência / torque): Cummins turbodiesel, 3.900 cilindradas (145 cavalos / 47 kgfm);
- Alimentação:
- Taxa de compressão: 17:1;
- Câmbio: ZF S5-420, manual de cinco velocidades ou marchas;
- Embreagem: Hidráulica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 18 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 7 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: Traseira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros (XLT): Discos sólidos, com ABS (opcional);
- Pneus: 265/75 R16, com rodas 16X7, com oito pontos de fixação;
- Suspensão dianteira: Independente Twin Beam, com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido Dana 70, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 98 litros;
- Peso vazio: Aprox. 2.490 kg;
F-250 4.2 DIESEL CAB. SIMPLES
- Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
- Caçamba (Super Duty): Até 1.500 kg;
- Comprimento: Aprox. 5 metros;
- Largura: Aprox. 2,5 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência / torque): MWM Sprint turbodiesel, 4.200 cilindradas (180 cavalos / 50 kgfm);
- Alimentação:
- Taxa de compressão: 17:1;
- Câmbio: ZF S5-420, manual de cinco velocidades ou marchas;
- Embreagem: Hidráulica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 15 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 7 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: Traseira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros (XLT): Discos sólidos, com ABS (opcional);
- Pneus: 265/75 R16, com rodas 16X7, com oito pontos de fixação;
- Suspensão dianteira: Independente Twin Beam, com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido Dana 70, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 98 litros;
- Peso vazio: Aprox. 2.500 kg;
F-250 3.9 DIESEL CAB. SIMPLES
- Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
- Caçamba (Super Duty): Até 1.500 kg;
- Comprimento: Aprox. 5,5 metros;
- Largura: Aprox. 2,5 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência / torque): Cummins Maxpower turbodiesel common rail, 3.900 cilindradas (203 cavalos / 56 kgfm);
- Alimentação:
- Taxa de compressão: 17:1;
- Câmbio: ZF S5-420, manual de cinco velocidades ou marchas;
- Embreagem: Hidráulica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 13 segundos;
- Consumo médio (cidade): Aprox. 7 quilômetros;
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
- Direção: Hidráulica;
- Tração: 4X4 ou traseira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros (XLT): Discos sólidos, com ABS (opcional);
- Pneus: 265/75 R16, com rodas 16X7, com oito pontos de fixação;
- Suspensão dianteira: Independente Twin Beam, com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido Dana 70, com feixes de molas e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox.
- Tanque: 98 litros;
- Peso vazio: Aprox. 2.500 kg;
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
GALERIA DE IMAGENS
F-250 (4ª GERAÇÃO)
F-250 (4ª GERAÇÃO)
F-250 (4ª GERAÇÃO)
F-250 (4ª GERAÇÃO)
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- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
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- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
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- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
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- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
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- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
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- Toyota Corolla
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- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Direct Imports: https://oportunidades.directimports.com.br/ford-f250-lariat
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/ford-f-250-lariat-desembarca-no-brasil-por-r-550-mil/
- Direct Imports: http://www.directimports.com.br/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_F-250
- Auto & Técnica / Band: http://autoetecnica.band.uol.com.br/
- Dodge / Stellantis: https://www.ram.com.br/2500/
- Revista Motor Show: https://motorshow.com.br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Super_Duty
- QRA Volantão / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MPDrdQX7iRM
- Quatro Rodas / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4SJxFdkpuFM
- Auto Esporte / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Svpw5ydc2c0
- Ford Motor Company (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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