KIA BONGO

KIA BONGO (1ª GERAÇÃO)
KIA CERES (1ª GERAÇÃO)
KIA BONGO WIDE (2ª GERAÇÃO)
KIA BONGO FRONTIER (3ª GERAÇÃO)
KIA BONGO K2500 (4ª GERAÇÃO)
KIA BONGO III (4ª GERAÇÃO)
KIA BONGO BIG-UP (INDONÉSIA)
KIA BONGO KAON (TAIWAN)
KIA BONGO NEW FRONTIER (VIETNÃ)
KIA BONGO K2500 KARGA (FILIPINAS)
KIA BONGO K2400 (VÁRIOS MERCADOS)
KIA BONGO K2700 (VÁRIOS MERCADOS)
KIA BONGO JUMBO (TAILÂNDIA)
KIA K-SERIES (LINHAGEM)

INTRODUÇÃO
O nome Kia Bongo é uma marca registrada da fabricante sul coreana de automóveis Kia Motors Corporation para sua família de veículos de transporte rodoviário e urbano de cargas leves, criada e desenvolvida a partir da década de 1970 e fabricada em larga escala a partir da década de 1980, inicialmente na Coreia do Sul e, posteriormente, anos depois, em países da Ásia, Oriente Médio e América Latina, para atender esses e outros mercados, inclusive para exportação para a Austrália e Brasil.

Atualmente, os seus principais concorrentes no Brasil são a caminhonete Ford F-250, a caminhonete Iveco Daily City 30S13, a caminhonete Chevrolet Silverado, a caminhonete JAC V260, a caminhonete Iveco Daily 35S14, a caminhonete Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI e a caminhonete Renault Master.

O pequeno utilitário Hyundai HR está nessa mesma faixa de capacidade de transporte de carga, ele também faz parte dessa categoria de comerciais leves. Por outro lado, as caminhonetes Ford F-250 e Chevrolet Silverado não são mais fabricadas no Brasil, só é possível encontrá-las no mercado brasileiro de automóveis usados.

A KIA MOTORS
A Kia Motors Corporation é uma grande e tradicional multinacional sul coreana fabricante de automóveis, comerciais leves e caminhões. Ela foi fundada em 1944 na Coreia do Sul, inicialmente como fabricante de bicicletas, e, posteriormente, a partir de 1965, como fabricante de veículos motorizados. Atualmente, ela faz parte do grupo Hyundai Motor Group, por sua vez um dos dez maiores fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com mais de 6.100.000 unidades fabricadas em 2018, por exemplo.

Ela é representada no Brasil, desde a década de 1990, pelo grupo empresarial brasileiro Gandini Participações e Representações, uma tradicional empresa atuante no segmento de comercialização e manutenção de automóveis e comerciais leves e distribuidora de combustíveis, que, inclusive, possui uma fábrica de automóveis no Uruguai, onde lá é fabricada a geração atual do Kia Bongo, desde 2010, e então importada para o Brasil com o nome Kia Bongo K2500.

A Kia Motors Corporation não possui fábricas de automóveis no Brasil, mas conseguiu formar uma rede de concessionárias com mais de 130 unidades de vendas e manutenção, com mais de 400.000 veículos vendidos aqui desde sua entrada no país com a abertura das importações de automóveis no início da década de 1990 e mais de 11.700 unidades comercializadas em 2018, por exemplo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O nome Kia Bongo é uma marca usada pela Kia Motors Corporation para a nomenclatura oficial de sua família de veículos utilitários de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas leves, mais conhecidos no Brasil como VUC - Veículos Urbanos de Carga ou, ainda, comerciais leves. Esse nome é usado desde a década de 1980 para a sua família de veículos utilitários leves construídos sobre chassis, a maioria deles com peso bruto abaixo de 3.500 kg, o que no Brasil significa que não é considerada caminhão, embora a 2ª geração do Kia Bongo tenha chegado aqui somente a partir da década de 1990, inclusive com o nome Kia Ceres.

É uma das mais populares famílias de "caminhões" leves para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves do Brasil, atualmente fabricada em larga escala em vários países do mundo, inclusive na Coreia do Sul, no Equador, na Argélia, no Paquistão, nas Filipinas e no Vietnã. As unidades do modelo Kia Bongo K2500, uma versão intermediária da família, são montadas no Uruguai, mas com peças fabricadas na Coreia do Sul, no Brasil e na Argentina, e, então, importadas para o Brasil em grande quantidade.

Aqui no Brasil, entre as vantagens de modelos de utilitários que se enquadram na categoria VUC - Veículos Urbanos de Carga está a autorização para circular de dia em grandes centros urbanos, fazendo entregas de mercadorias leves, inclusive isento de rodízio em São Paulo.

A FAMÍLIA BONGO

A fabricação em série e em larga escala da família de comerciais leves Kia Bongo foi iniciada em 1980 pela Kia Motors Corporation em sua fábrica localizada em solo sul coreano. Os primeiros modelos da família Kia Bongo receberam vários nomes de versões, dentre eles Kia Bongo, Kia Ceres, Kia Bongo Power, Kia Bongo Wide e Kia Bongo Master, dentre outros, e foram exportados para a Austrália, para Filipinas, para Turquia e para vários países da América Latina, exceto o Brasil.

Aqui no Brasil, por exemplo, o Kia Bongo, conhecido também como Kia Ceres, só chegou a partir da década de 1990, somente a partir da 2ª geração, pois antes havia impedimentos governamentais para importação de veículos fabricados em outros países.

Na época, o mercado de caminhões leves, médios e pesados era praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania, Mercedes-Benz, Ford e Volkswagen, então a Kia Motors Corporation decidiu procurar alguém que conhecesse bem o Brasil e seus consumidores e tivesse condições de emplacar os seus modelos de veículos aqui, incluindo a inesquecível van Kia Besta (quem não lembra dela? fez sucesso aqui), o utilitário esportivo Kia Sportage, também bem vendido aqui, e, é claro, o Kia Bongo.

A multinacional sul coreana firmou então um acordo de representação com o empresário brasileiro José Carlos Gandini e assim a empresa conseguiu conquistar uma fatia do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, embora considerada até hoje uma fatia modesta, já que a empresa asiática nunca deu sinais de que pretende instalar uma fábrica no Brasil.

KIA BONGO (1ª GERAÇÃO)

O utilitário Kia Bongo de 1ª geração é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com carroceria de aço construída sobre chassi e motorização a diesel Kia S2 de 2.200 cilindradas ou Kia SF de 2.400 cilindradas, com 70 cavalos e 80 cavalos, respectivamente, embora uma versão a gasolina também tenha sido oferecida.

Conhecido também como Kia Ceres, ele foi fabricado em larga escala na Coreia do Sul a partir de 1980, inclusive em versões com tração 4X4, mas não foi importado para o Brasil porque a legislação brasileira da época não permitia a simples importação de automóveis.

É um modelo simples de comercial leve para transporte de cargas, tendo sido exportado para diversos mercados, principalmente os mercados asiáticos, incluindo Tailândia, Vietnã, Indonésia, Taiwan e Filipinas, dentre outros mercados. Ele também foi comercializado na Austrália e em alguns países da América Latina.


KIA BONGO (2ª GERAÇÃO)

O utilitário Kia Bongo de 2ª geração é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com carroceria de aço construída sobre chassi e opções de motorização a diesel e gasolina, incluindo um diesel Kia JS de 2.700 cilindras e 80 cavalos, com projeto baseado no projeto de 3ª geração da caminhonete Mazda Bongo.

Conhecido também como Kia Bongo K2400 e Kia Bongo Wide, ele foi fabricado em larga escala na Coreia do Sul e nas Filipinas, a partir de 1990, inclusive em versões com tração 4X4, e chegou a ser importado para o Brasil por alguns anos.

É um modelo simples de comercial leve para transporte de cargas, tendo sido exportado para diversos mercados, principalmente os mercados asiáticos e latino-americanos.


KIA BONGO (3ª GERAÇÃO)

O utilitário Kia Bongo de 3ª geração é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com carroceria de aço construída sobre chassi e opções de motorização a diesel e gasolina, incluindo um diesel Kia JS de 2.700 cilindradas e 80 cavalos e um diesel Kia JT de 3.000 cilindradas e 90 cavalos.

Conhecido também como Kia Bongo Frontier e Kia Bongo Jumbo, ele foi fabricado em larga escala na Coreia do Sul e nas Filipinas, a partir de 1997, inclusive em versões com tração 4X4, e chegou a ser importado para o Brasil por alguns anos.

É um modelo simples de comercial leve para transporte de cargas, tendo sido exportado para diversos mercados, principalmente os mercados asiáticos e latino-americanos.


KIA BONGO (4ª GERAÇÃO)

O utilitário Kia Bongo é uma pequena caminhonete para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual de seis marchas, com cabine e carroceria em chapas de aço estampado galvanizadas, construídas sobre chassi com longarinas de aço estampado e perfil retangular, com travessas tubulares, com motorização turbodiesel intercooler D4CB, com injeção direta common rail, com 2.500 cilindradas e taxa de compressão de 16:1, gerando 130 cavalos de potência e 26 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 3.390 kg, com carga útil de 1.500 kg, com carroceria, ou 1.800 kg no chassi. A versão atual do Kia Bongo é fabricada em série no Uruguai e importada para o Brasil com airbag duplo e freios a discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS ou antibloqueio, com EBD ou distribuidor eletrônico de frenagem, que auxilia a frenagem.

Ele tem capacidade para transportar o motorista e até dois ajudantes com conforto razoável, nada excepcional, já que se trata de um utilitário para o dia a dia de trabalho. Além disso, ele pode ser operado por motorista com carteira de habilitação A/B e as taxas de pedágio são equivalentes às taxas de pickups, mais baratas que as taxas de caminhões pesados. Ele apresenta um desempenho razoável para uso diário.

Essa caminhonete está disponível atualmente no Brasil com o código K.788, no formato de chassi-cabine, com capacidade para um motorista e até dois ajudantes, com barras de proteção nas portas, com embreagem de acionamento hidráulico e com vão livre do solo de 20 centímetros, sem carga.

Ela compartilha uma parte de suas peças, partes e componentes com seu pequeno primo coreano Hyundai HR, principalmente motor e câmbio, que são quase idênticos. Além disso, entre os seus projetistas estiveram Peter Schreyer, um nome mundialmente respeitado entre designers de automóveis.

MERCADO

A legislação oficial do Brasil sobre veículos rodoviários de transporte de carga classifica como pickups ou picapes, caminhonetes ou camionetes todos aqueles veículos que possuem três compartimentos separados, um para o motor, um para o condutor e passageiros e outro para a carga, com PBT ou peso bruto total de até 3.500 kg, com caçamba aberta na parte traseira. Já os caminhões possuem peso bruto total acima de 3.500 kg, todos com carroceria sobre chassi, embora algumas entidades representativas de classe, como a Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, por exemplo, tenham critérios próprios de subdivisões de tipos de veículos de transporte de cargas, que, na verdade, não são muito diferentes da legislação oficial.

O peso bruto total do pequeno Kia Bongo K2500 é de 3.390 kg, o lhe permite ser classificado como caminhonete ou pickup, embora na prática seja um pequeno caminhão. Isso tem o seu lado bom, pois no Brasil ele pode ser dirigido normalmente por qualquer pessoa com carteira de motorista A/B. Essa flexibilidade na legislação abriu um grande mercado para o Kia Bongo e para seus principais concorrentes no Brasil.

Assim, o pequeno “caminhão” Kia Bongo K2500 é um dos modelos de utilitários de cargas leves mais baratos do Brasil, com preço de tabela de cerca de R$ 148 mil, à vista, é claro, incluindo uma boa variedade de itens de segurança e desempenho, dentre eles freios ABS, direção hidráulica, dois airbags frontais, cintos de segurança de três pontos para até três pessoas, imobilizador de ignição, aviso sonoro de chave no contato e porta aberta, banco do motorista com ajustes manuais, conta-giros e vidros elétricos.

Resumindo, o Kia Bongo K2500 é um pequeno “caminhão” para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, construído sobre chassi, com suspensão dianteira independente, com barra de torção, e suspensão traseira com molas semielípticas, o modelo intermediário da família Kia Bongo, mas o único da família Kia Bongo à venda no Brasil, compartilhando cabine, vários sistemas e partes de sua estrutura com seus irmãos da 4ª geração, exportados para vários mercados da América Latina, Ásia e Oceania, com manutenção simples e barata.

Aqui no Brasil ele é comercializado com 3 anos de garantia ou 100 mil quilômetros. Em 2018, foram fabricadas no Uruguai mais de 2.600 unidades de Kia Bongo, em versão única, sendo que a grande maioria, mais de 2.560 unidades, foram importadas para o Brasil, enquanto as restantes foram comercializadas no Uruguai.

CONTROLE DE QUALIDADE
A fábrica uruguaia usada para a montagem do Kia Bongo obedece a padrões internacionais de qualidade do grupo Hyundai Motor Group, o que resulta em um veículo de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar e sem problemas crônicos de projeto encontrados até o momento. As revisões anuais incluem a checagem de vários itens, mas exigem uma atenção especial ao estado de conservação dos bicos injetores.

Por isso o fabricante recomenda ao usuário critério na escolha dos postos de combustíveis, se possível o uso de diesel premium, de melhor qualidade.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

KIA BONGO K2500 (4ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Comprimento: Aprox. 4,9 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 2 metros (versão caçamba aberta);
  • Entre-eixos: Aprox. 2,4 metros;
  • Motorização (potência / torque): D4CB 2.5 I, 2.500 cilindradas, 4 cilindros em linha (130 cavalos / 26 kgfm);
  • Câmbio: mecânico de 6 marchas;
  • Tração: Traseira;
  • Suspensão dianteira: Independente, com barras estabilizadora e de torção e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas semielípticas e amortecedores;
  • Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD;
  • Rodas e pneus: 5,5J X 16”, com 195 R15;
  • Tanque de combustível: 60 litros;
  • Peso bruto: 3.390 kg;

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Kia Motors Brasil, por meio do senhor Lucas, da Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Kia_Bongo
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kia_Motors
  • Kia Motors (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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