UNIDADE EMBRAER BOTUCATU
INDÚSTRIA AERONÁUTICA NEIVA
UNIDADE EMBRAER BOTUCATU
JOSÉ CARLOS DE BARROS NEIVA
JOSÉ CARLOS DE BARROS NEIVA
INTRODUÇÃO
A Unidade Embraer Botucatu é uma empresa brasileira fabricante de aeronaves e componentes para aeronaves, localizada na cidade de Botucatu, interior do Estado de São Paulo. Atualmente é uma subsidiária integral da empresa brasileira Embraer S.A., a matriz do grupo, com a qual firmou importantes contratos para fabricação de peças e partes de aeronaves comerciais de médio porte criadas, desenvolvidas e fabricadas pela Embraer, entre elas os modelos de jatos regionais da família Embraer ERJ-145, dos jatos regionais da família Embraer E-Jet, dos jatos executivos da família Embraer Phenom, da aeronave militar de ataque leve Embraer EMB-314 Super Tucano e do jato de transporte militar Embraer KC-390.
Conhecida anteriormente como Indústria Aeronáutica Neiva, a sua fábrica está localizada no Complexo Industrial do Aeroporto Tancredo Neves, em Botucatu, um promissor município com mais de 140.000 habitantes, distante cerca de 230 quilômetros de São Paulo, a capital do estado.
HISTÓRIA
A fabricante de aeronaves Neiva foi fundada no Rio de Janeiro, na década de 1950, por José Carlos Neiva, que fabricou inicialmente planadores e alguns anos depois a empresa foi transferida definitivamente para Botucatu, no interior do Estado de São Paulo, e começou a fabricar os aviões leves para treinamento, como, por exemplo, o Neiva P-56 Paulistinha, ainda presente em aeroclubes brasileiros. A partir de 1974, a Indústria Aeronáutica Neiva firmou um acordo de licenciamento com a fabricante americana de aeronave Piper Aircraft, passando assim a produzir no Brasil os seus modelos de aviões sob licença, mudando, inclusive, os seus nomes.
A partir da década de 1980, a Indústria Aeronáutica Neiva foi comprada pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica. A partir de 1999, a fabricação do turboélice regional para transporte de passageiros Embraer EMB-120 Brasilia foi transferida para a Neiva, que chegou a produzir algumas unidades desse avião.
No início da década de 2000, a Neiva possuía aproximadamente 1.000 empregados diretos, a maioria com especialização e muitos deles treinados pela própria empresa. A Neiva passou por uma ampliação de suas instalações produtivas em 2006, 2007 e 2008 e, atualmente, tem 90.000 m² de área construída e emprega mais de 1.800 pessoas. Atualmente, a Unidade Embraer Botucatu, o seu novo nome, fabrica o avião agrícola Embraer EMB-203 Ipanema, conhecido anteriormente como Embraer EMB-200 Ipanema, o primeiro modelo seriado de avião do mundo movido a etanol.
No início da década de 2000, o senhor Paulo Urbanavicius era o diretor da empresa. Posteriormente, em 2007, a empresa era administrada pelo senhor Almir Borges. Atualmente, o diretor da empresa é o executivo brasileiro Alexandre Solis.
TECNOLOGIAS
A subsidiária Unidade Embraer Botucatu possui atualmente a Certificação SAE AS9100 da American Bureau of Shipping, considerado um reconhecimento da qualidade dos produtos fabricados pela empresa.
Essa empresa domina importantes tecnologias de alta precisão como, por exemplo, processos e métodos que envolvem a solda em titânio (metal leve e muito resistente) e outras ligas resistentes, soldagem a ponto em alumínio, têmpera de alumínio por um processo térmico chamado solubilização, a anodização ou oxidação controlada de superfícies, entre outras.
Atualmente, a aeronave agrícola Embraer EMB-203 Ipanema, uma versão melhorada do pioneiro Embraer EMB-200 Ipanema, é um dos principais produtos da Unidade Embraer Botucatu, que em 2005 conseguiu a certificação da sua versão movida a álcool combustível, considerada a primeira aeronave do mundo movida 100% com álcool combustível.
Desde sua origem, a Indústria Aeronáutica Neiva fabricou vários modelos de aeronaves executivas, utilitárias e de treinamento, entre elas o treinador militar leve Neiva T-25 Universal, na década de 1960, com mais de 150 unidades fabricadas para a FAB – Força Aérea Brasileira; o monomotor executivo Embraer EMB-720 Minuano, o antigo monomotor a pistão Neiva Regente, e os antigos planadores Neiva BN1 e Neiva BN2.
MERCADO
Logo acima, o logotipo da Indústria Aeronáutica Neiva, a empresa antecessora da Unidade Embraer Botucatu. Logo abaixo, o fundador da empresa, José Carlos de Barros Neiva, um dos pioneiros da indústria aeronáutica brasileira.
Segundo a imprensa, a Unidade Embraer Botucatu continuará fornecendo normalmente peças e partes usadas na montagem de aviões regionais para a Boeing Brasil Commercial, o novo nome da Embraer Commercial Aviation, após sua aquisição pela gigante americana Boeing Company; e para a Embraer Executive Jets, a atual subsidiária da atual Embraer S.A., a holding brasileira proprietária também da Unidade Embraer Botucatu e Unidade Embraer Gavião Peixoto, entre outras.
A Indústria Aeronáutica Neiva e sua sucessora, a Unidade Embraer Botucatu, estão entre as mais importantes empresas da indústria aeronáutica brasileira, com mais de 3.600 unidades fabricadas desde sua fundação, em 1954.
AERONAVES FABRICADAS
O Embraer EMB-200 Ipanema é uma moderna aeronave utilitária a pistão para uso exclusivo na aviação agrícola, incluindo a pulverização de lavouras com produtos químicos, distribuição de sementes e combate a incêndios florestais. A Indústria Aeronáutica Neiva começou a fabricar o Ipanema a partir da década de 1980. É a única aeronave no mundo certificada para operar com etanol. Mais de 1.400 unidades de Ipanema foram produzidas. É um dos aviões agrícolas mais vendidos do mundo e líder no mercado brasileiro de aviação agrícola, com mais de 60% da frota agrícola brasileira.
O Neiva P-56 Paulistinha é uma antiga aeronave monomotor para treinamento primário de novos pilotos, com fuselagem construída com tubos de aço revestidos em tela. É um avião simples e leve, muito dócil e fácil de pilotar. O Paulistinha começou a ser produzido, originalmente, na década de 1940 pela Companhia Aeronáutica Paulista, sob a denominação CAP-4 Paulistinha e, posteriormente, passou a ser fabricado pela Indústria Aeronáutica Neiva até a década de 1960, quando parou de ser fabricado. Ele ainda é usado por aeroclubes brasileiros para treinamento de seus novos alunos.
O Embraer EMB-821 Carajá é uma aeronave bimotor executiva com motorização turboélice, com capacidade para transportar seis ou sete passageiros. É um avião derivado direto do projeto Embraer EMB-920 Navajo, por sua vez o avião nacional fabricado sob licença da Piper Aircraft americana. Na verdade, é um avião retrofitado, com a troca dos motores. A principal diferença entre os dois modelos de aeronaves é a motorização, que no Navajo é pistão e no Carajá é turboélice. O Carajá foi produzido até a década de 1990.
O Embraer EMB-721 Sertanejo é uma econômica aeronave monomotor executiva a pistão, com capacidade para transportar um piloto e cinco passageiros. É uma versão ou derivado direto, bem parecido, do projeto Piper PA-32R Saratoga, fabricado em série pela Piper Aircraft, dos Estados Unidos. O Sertanejo foi fabricado inicialmente pela Embraer, que posteriormente transferiu a sua fabricação para a Indústria Aeronáutica Neiva, totalizando mais de 200 unidades fabricadas. O Sertanejo foi produzido pela Neiva sob licença da Piper até a década de 1990.
O Embraer EMB-810 Seneca é uma aeronave bimotor executiva a pistão, com capacidade para transportar um piloto e cinco passageiros. É uma versão ou derivado, bem parecido, do projeto Piper PA-34 Seneca, fabriado em série pela Piper Aircraft americana. O Seneca foi fabricado inicialmente pela Embraer nas versões Seneca II e Seneca III, que posteriormente transferiu a sua fabricação para a Indústria Aeronáutica Neiva, totalizando mais de 870 unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas no Brasil. Ele foi produzido sob licença da Piper pela Neiva até a década de 1990. Grande parte desses aviões ainda está voando no Brasil, transportando passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais.
O pequeno Embraer EMB-711 Corisco é uma econômica aeronave monomotor executiva a pistão, com capacidade para transportar um piloto e três passageiros. É uma versão ou derivado direto, bem parecido, do Piper PA-28 Arrow da Piper Aircraft americana. O Corisco foi fabricado inicialmente pela Embraer, que posteriormente transferiu a sua fabricação para a Neiva, totalizando mais de 470 unidades fabricadas. Ele foi produzido sob licença da Piper pela Neiva até a década de 1990.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
- Avenida Alcides Cagliari, 2.281
- Cep: 18.606-855 (zip code / post code)
- Botucatu - S.P.
- Brasil
- Tel. (14) 3811-2000 (phone)
- Fax (14) 3811-1936
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Controle de Qualidade
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna 210 Centurion
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Intelbras (Telecomunicações)
- Gates Learjet 35
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Mooney M20R Ovation
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation Ultra
- Projeto FX-2 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 208A Caravan
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Beechcraft King Air 350
- Beechcraft King Air B-200
- Beechcraft King Air C-90
- Sistema Métrico Decimal
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Gates Learjet 35A
- Gates Learjet 36
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Beechcraft Baron G-58
- Beechcraft Baron B-58
- Beechcraft Bonanza G-36
- Beechcraft Bonanza A-36
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Learjet 25D
- Iridium Communications
- Globalstar Incorporated
- Estilosantes Campo Grande (Agropecuária)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Site Airway / UOL: https://airway.uol.com.br/embraer-homenageia-jose-carlos-neiva-com-busto-em-botucatu/
- Global Security (em inglês): http://www.globalsecurity.org/military/world/brazil/emb120.htm
- Thales Aviões (classificados): http://thalesavioes.com.br/produto.php?ref=3120
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Indústria_Aeronáutica_Neiva
- Botucatu On-Line: http://www.botucatuonline.com/2019/06/18/fabrica-de-botucatu-vai-ser-fornecedora-de-pecas-e-estruturas-para-a-boeing-brasil-e-embraer/
- Site Aeroflap: http://www.aeroflap.com.br/embraer-homenageia-jose-carlos-neiva-em-evento-em-botucatu/
- Revista Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/noticias/noticias/4800-um-breve-relato-sobre-a-neiva
- Portal do Agronegócio: https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/embraer-comemora-entrega-de-1400-unidades-do-aviao-agricola-ipanema-178555
- Documentário ABAG / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=hucMLhk2b-8
- Embraer (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.