TRATOR VALMET 88

VALMET 88
SÉRIE PRATA

INTRODUÇÃO
Logo acima, o trator Valmet 88 ao lado de seus irmãos maiores e mais potentes, numa imagem publicitária da década de 1980, todos integrantes da Série Prata. Logo abaixo, o trator da então Valmet numa imagem mais recente. Esse modelo de trator foi fabricado em larga escala, no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990.

O trator Valmet 88 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com motor diesel aspirado de injeção direta, com eixo alto e tração traseira 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1980 e 1990 pela Valmet, na época uma subsidiária do conglomerado estatal finlandês Valmet, uma das maiores do setor de utilitários agrícolas e industriais na época.

Versões do Valmet 88 com tração 4X4 também foram fabricadas.

Os seus principais concorrentes na década de 1980 foram os tratores médios de tração 4X2 Massey Ferguson MF 275, Ford 6610, o Massey Ferguson MF 290 e o Ford 6600, todos sucessos de vendas no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.

A VALMET
Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, parte frontal do trator Valmet 88, com um olhar atento percebe-se o eixo alto. Logo abaixo, com um olhar atento percebe-se a tomada de força e o enganche de três pontos do utilitário agrícola.

O trator Valmet 88 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com motor a diesel e injeção mecânica direta de combustível, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma razoável variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados e grades pequenas. A motorização diesel aspirada MWM D-229-4, com quatro cilindros em linha e 4.000 cilindradas, com 79 cavalos de potência a 2.400 rpm e 27 kgfm de torque a 1.600 rpm, tem força de tração suficiente para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, roçadeira, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.

Também é possível o acoplamento de lâmina dianteira.

Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Valmet 88 uma opção razoável para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição relativamente baixo, em torno de R$ 32.000,00 no Brasil, para compra a vista e em bom estado de conservação.

É um modelo de trator bem econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.

O trator Valmet 88 já saía de fábrica com painel completo, com tratômetro de acionamento mecânico, com indicador de temperatura do motor, indicador do nível de combustível, luzes piloto para pressão de óleo, luz alta, indicador de freio de estacionamento travado e indicador da carga de bateria.

MERCADO
Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.

CONTROLE DE QUALIDADE

Na década de 1980, a fabricante brasileira de motores a diesel MWM já atendia a padrões internacionais de qualidade do grupo finlandês Valmet, o que resultava em um veículo utilitário agrícola de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar e sem problemas crônicos de projeto. A manutenção do motor MWM D-229-4 é simples e barata, mas exige do mecânico atenção especial ao estado de conservação da válvula termostática, ventoinha, bomba dágua, nível do líquido de arrefecimento, acrescentando fluido anticorrosivo, inclusive, e ao estado de conservação da camisa do motor.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motorização: MWM 4.0, aspirado, com 4 cilindros e injeção direta mecânica;
  • Injeção: Bomba injetora mecânica direta Bosch, com bicos Bosch;
  • Potência: Aprox. 79 cavalos;
  • Torque: Aprox. 27 kgfm;
  • Filtragem de ar: Duplo, em óleo e a seco;
  • Direção (de série): Mecânica;
  • Direção (opcional): Hidráulica hidrostática, com cilindro de volume constante;
  • Câmbio: Sincronizado, com 6 marchas à frente e 2 à ré;
  • Sistema hidráulico: Independente, com reservatório próprio, 17 litros;
  • Cárter do motor: 9,5 litros;
  • Sistema de arrefecimento: 13 litros;
  • Sistema elétrico: 12 Volts;
  • Alternador: 45 Ampères;
  • Capacidade dos tanques: Aprox. 80 litros;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.900 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.800 kg;
  • Tração: Traseira 4X2;
  • Preço (básico): Aprox. R$ 32.000,00 (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Valmet_tractor
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/AGCO
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/AGCO
  • AGCO (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)