BOMBARDIER (INDÚSTRIAS DE VEÍCULOS)


BOMBARDIER INCORPORATED
BRP - BOMBARDIER RECREATIONAL
BOMBARDIER TRANSPORTATION
BOMBARDIER AEROSPACE

INTRODUÇÃO

Logo acima e logo abaixo, os logotipos da Bombardier Incorporated, a companhia canadense que controla e/ou possui participações societárias em várias empresas fabricantes de veículos para transportes aéreo e ferroviário

Bombardier Incorporated é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para transportes aéreo e ferroviário, principalmente fabricantes de aviões executivos e locomotivas e vagões para transporte de passageiros. A sede do grupo Bombardier está localizada em Montreal, em Quebec, no Canadá, e possui diversas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos, no México e na Europa.

A empresa já foi uma grande gigantesca multinacional do ramo de transportes, tendo sido, inclusive, a quarta maior fabricante de aviões comerciais do mundo e uma fabricante de avião turboélice utilitário para combate a incêndios florestais.

Em 2013, com uma receita de US$ 18,3 bilhões (incluindo os números de todas as suas subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com aviação), o grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição mundial no setor de indústria aeronáutica civil, logo acima de sua principal concorrente, a empresa brasileira Embraer, que encerrou 2013 com um faturamento de US$ 5,8 bilhões, ambas abaixo da europeia Airbus e da americana Boeing, as duas gigantes do setor aeroespacial.

Durante a década de 2010, principalmente anos mais recentes, a empresa iniciou uma profunda reestruturação baseada em uma série de desinvestimentos, incluindo a venda dos projetos Bombardier CRJ de aviões comerciais para aviação regional para a fabricante japonesa Mitsubishi, a venda dos projetos dos aviões turboélice regionais Bombardier Q-Series, dos aviões turboélice semi-utilitários  Twin Otter e do avião turboélice para combate a incêndios Bombardier CL-415 para a empresa americana Viking Air / Longview Aviationcom a sua saída definitiva do ramo de fabricação de aeronaves comerciais concluída em 2020, com a venda de uma participação societária minoritária no projeto do avião comercial Airbus A220, conhecido anteriormente como Bombardier C-Series, com fuselagem inteiramente fabricada em material composto. 

Em 2017, a Bombardier possuía quase 70.000 empregados em vários países, principalmente no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa.

Atualmente, a Bombardier Incorporated e sua irmã BRP - Bombardier Recreational Products, ambas empresas com razões sociais e composições acionárias diferentes, estão entre as maiores companhias fabricantes de veículos e motores do mundo, respectivamente, atuando principalmente no ramo aeroespacial, de transporte ferroviário de passageiros (metrôs subterrâneos, metrôs de superfície e trens de alta velocidade, inclusive) e de desportos motorizados do mundo, posição alcançada em mais de 70 anos de existência, atuando principalmente nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e aviação utilitária, trens para transporte de passageiros e veículos para transporte sobre neve e água.

Porém, recentemente a empresa deu sinais de que poderá vender suas empresas ligadas ao ramo de fabricação de veículos para transporte ferroviário de passageiros, incluindo a alemã Bombardier Transportation. Uma das principais interessadas no negócio seria a fabricante francesa Alstom, também ligada a esse ramo de transporte.

Comparando unidades vendidas e receitas, a empresa canadense Bombardier Incorporated já foi, na década de 2010, a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais do planeta. Atualmente, ela é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, e sua subsidiária mais conhecida e admirada, a americana Learjet é uma das mais tradicionais, confiáveis e respeitadas fabricantes de jatos executivos do mundo. 

Atualmente, a empresa é a fabricante dos consagrados jatos executivos de médio porte e alcance intercontinental das família Global e Challenger, que estão entre as principais e mais rentáveis linhas de produtos da empresa canadense.

A BRP - Bombardier Recreational Products, na qual a Família Bombardier também possui uma importante participação societária, é outra grande companhia canadense de capital aberto, separada da companhia Bombardier Incorporated. Como o próprio nome diz, a BRP - Bombardier Recreational Products (pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal Pródâcts) fabrica veículos para transporte terrestre e aquático e pequenos motores aeronáuticos, com ênfase no ramo de produtos para desportos motorizados, incluindo os quadriciclos com a marca Can-Am, as motos aquáticas / jet ski's com a marca Sea-Doo, moto-esquis com a marca Ski-Doo e snowmobiles, ambos veículos para transportar pessoas e cargas sobre condições de neve, motores de popa para embarcações pequenas com a marca Evinrude e motores aeronáuticos com a marca Rotax.

HISTÓRIA

A Bombardier foi fundada pelo brilhante projetista e empreendedor canadense Joseph Armand Bombardier em 1942, em Vancourt, em Quebec, no Canadá. Entretanto, a razão social usada na época era Lauto Neige Bombardier Limitée e a principal atividade industrial da Bombardier na época era a fabricação em larga escala de snowmobiles e, posteriormente, moto-esquis. É importante lembrar que o Canadá é, e sempre foi, uma região ou país muito frio em vários meses do ano e essa condição natural foi o principal fator do sucesso comercial do primeiro invento de Joseph Bombardier, o snowmobile B7.

O mecânico pioneiro Joseph Bombardier era um empreendedor que desejava construir um veículo que pudesse transportar com razoável agilidade pessoas e cargas sobre a neve. Em 1937, ele projetou e montou seu primeiro snowmobile, o B7, em sua pequena loja de reparos de veículos em Valcourt, no Canadá.

A inventividade técnica de Joseph Bombardier no projeto de veículos surgiu na década de 1930 quando ele desenvolveu um mecanismo de direção que revolucionou o transporte sobre a neve. Em 1937, Armand vendeu 12 snowmobiles B7 e, em 1942, criou a Bombardier para fabricar snowmobiles em larga escala.

Os primeiros snowmobiles eram veículos projetados para transportar cerca de 10 passageiros sobre a neve, para auxiliar pessoas a viajarem durante os meses de inverno no Canadá. Os snowmobiles eram usados nas regiões rurais de Quebec para levar crianças para a escola, transportar enfermos e acidentados para hospitais, neste caso como ambulâncias, transportar cargas e entregar cartas e encomendas postais da empresa de correios do Canadá. Sua invenção preencheu uma necessidade muito particular na região e logo o seu negócio cresceu.

Em 1941, Armand abriu uma nova fábrica em Valcourt. Então um empecilho surgiu no negócio em desenvolvimento crescente: A Segunda Guerra Mundial foi um época sombria e o Governo Canadense emitiu durante a guerra regras de racionamento. Os clientes de Bombardier tiveram que provar que o snowmobile era essencial para a sua sobrevivência ou para manter sua propriedade rural ou outro negócio. Para manter seu negócio, Armand desenvolveu veículos para as Forças Armadas do Canadá.

Na década de 1950, Armand decidiu diversificar seu negócio, passando a fabricar em larga escala veículos para todos os tipos de terreno, para serem empregados em projetos de mineração, para uso nas indústrias de óleo e madeireiras.

Assim, os projetos de snowmobiles foram modificados para permitir que os seus esquis dianteiros fossem removidos e pudessem ser substituídos por rodas dianteiras com pneus para o uso dos veículos nas superfícies recém pavimentadas das estradas canadenses, aumentando a versatilidade, a praticidade e a utilidade dessas máquinas.

A fabricação dessas máquinas evoluiu com o tempo. Em 1951, por exemplo, os snowmobiles fabricados com carrocerias de madeira foram substituídos por projetos de carroceiras com folhas de aço e esses veículos passaram a ser impulsionados por motores Chrysler. Já na década de 1960 e 1970, os snowmobiles fabricados pela Bombardier passaram a ser impulsionados por motores V8 e as carrocerias passaram a ter um número maior de janelas, melhorando assim a sensação dos passageiros ao viajar nesses veículos.

No início de 1950, Armand focou a Bombardier no desenvolvimento e fabricação de uma maior variedade de veículos de tração. A partir da década de 1960, Armand trabalhou ao lado de seu filho mais velho, Germain, que compartilhou os talentos mecânicos do seu pai. Armand e Germain criaram e desenvolveram diversos protótipos de snowmobiles leves e, finalmente, a partir da década de 1960, o primeiro modelo de snowmobile leve de série da Bombardier, um moto-esqui, passou a ser vendido, o Ski-Doo, um grande sucesso de vendas, tanto para uso utilitário quanto para uso recreativo.

O Ski-Doo é veículo leve e prático, criado originalmente na década de 1960 para substituir os trenós puxados por cães sobre a neve. O público descobriu logo que os veículos podiam se mover agilmente sobre a neve e por isso eram divertidos. Um novo esporte de inverno surgiu de repente então, originalmente em Quebec.

No primeiro ano de vendas do Ski-Doo, a Bombardier vendeu 225 unidades, quatro anos mais tarde um total de 8.210 unidades tinham sido vendidas. Mas Armand estava relutante em concentrar totalmente as instalações da Bombardier na fabricação do Ski-Doo e distribuiu uma parte dos recursos da Bombardier para projetos de criação e desenvolvimento de outros tipos de veículos, para praticamente todos os tipos de terrenos. Os snowmobiles produzidos pela Bombardier eram de qualidade e desempenho excepcionais.

Em 1964, Joseph Bombardier morreu de câncer aos 56 anos de idade. Ele deixou para trás um negócio prospero e de boa reputação no mercado. Armand dominou sua companhia, acompanhando de perto todas as áreas de operação. Controlou de perto o seu departamento de pesquisas, criação e desenvolvimento, fazendo todos os desenhos ele mesmo, sempre que possível. Quando faleceu, as vendas da companhia tinham alcançado cerca de CA$ 20 milhões (dólares canadenses), o equivalente hoje a cerca de US$ 160 milhões (dólares americanos).

Os filhos e genros de Joseph Bombardier assumiram o controle do negócio, a nova equipe de administração reorganizou e descentralizou a companhia, adotando práticas modernas de gerenciamento. A companhia adotou o foco definitivo em inovação e alta tecnologia. Por exemplo, o computador corporativo, uma invenção recente na época, foi adotado para gerenciar os estoques e o patrimônio da empresa, o portfólio de produtos, a lista de clientes e o faturamento. As redes de distribuição e apoio pós venda de produtos foram melhoradas e aumentadas, e um programa incentivos por produção e mérito foi desenvolvido para a equipe de funcionários.

Em 1967, a então Lauto Neige Bombardier Limitée, a razão social oficial da Bombardier na época, foi trocada para simplesmente Bombardier Ltd e, em 1969, finalmente a companhia tornou-se pública, mudando novamente o nome para Bombardier Incorporated, com ações no mercado canadense.

Em 2003, uma das subsidiárias da Bombardier Incorporated, a BRP - Bombardier Recreational Products foi desmembrada da companhia principal e parte do seu capital vendido para um grupo de investidores americano, chamado Bain Capital, que passou a controlar a empresa a partir de então.

PERFIS DAS EMPRESAS

O grupo empresarial canadense Bombardier Incorporated já foi, nas décadas anteriores, uma gigantesca multinacional que atuou fortemente no ramo de fabricação de veículos para transportes ferroviário e aéreo e produtos para transporte semi-utilitário sobre a neve, além de um grande fabricante de produtos de desporto e avião utilitário para combate a incêndios florestais. Atualmente, a Família Bombardier concentra seus investimentos em duas empresas totalmente separadas, a Bombardier Incorporated e a BRP - Bombardier Recreational Products.

Atualmente, as empresas nas quais a Família Bombardier possui participações societárias fabricam aviões executivos, locomotivas e vagões para transporte ferroviário de passageiros e produtos de desporto, incluindo motos aquáticas / jet skis, motores de popa para pequenas embarcações, pequenos motores aeronáuticos a pistão, quadriciclos e veículos compactos para transporte sobre a neve. A divisão alemã de fabricação de locomotivas e vagões para transporte ferroviário Bombardier Transportation está em processo de venda.

A maioria das fábricas está localizada no Canadá, nos Estados Unidos, no México e em países europeus, incluindo Alemanha, Finlândia e Áustria.

MERCADO AEROESPACIAL

Logo acima, o moderníssimo e novíssimo jato regional bimotor para transporte de passageiros Bombardier CS 100, que faz parte da recente família C Series, vendida para a gigante europeia Airbus Group e, a partir de então, renomeado para Airbus A220. As fuselagens desses aviões são fabricadas quase inteiramente em material composto, mais resistente e mais leve que o alumínio, uma nova tendência da indústria aeronáutica mundial. Logo abaixo, o projeto de aviões regionais a jato Bombardier CRJ foi vendido recentemente para a fabricante japonesa Mitsubishi.

A empresa canadense Bombardier Aerospace é a divisão da Bombardier Incorporated voltada para o segmento da indústria aeroespacial de alta tecnologia. Essa divisão canadense é proprietárias das marcas Learjet, Global e Challenger, as três focadas em jatos executivos. Ela já foi proprietária das marcas de Havilland Canada, de turboélices bimotores para transporte regional de passageiros, e Bombardier CRJ, de jatos bimotores regionais, entre outras marcas.

Até alguns anos atrás, as fabricantes de aviões da Bombardier Incorporated eram a maior e mais importante fonte de receita da companhia. Mais da metade do faturamento da Bombardier tinha origem na Bombardier Aerospace. A principal, a mais conhecida e respeitada de todas as marcas de propriedade da Bombardier tem um nome lendário, quase sinônimo de jato executivo, a tradicional e sofisticada fabricante norte americana Learjet, fundada pelo empresário norte americano William Powell Lear, um dos pioneiros na criação, no desenvolvimento e fabricação de jatos executivos, na década de 1960.

Outra fabricante importante da Bombardier, a Canadair Ltd, foi comprada do Governo Canadense na década de 1980, após esta ter registrado prejuízos e o governo ter percebido a necessidade de uma privatização seguida de reestruturação. Sob a gerência de Laurent Beaudoin, o genro do então já falecido Joseph Bombardier, a companhia comprou a Canadair para formar a Bombardier Aerospace. Ela era a fabricante dos aviões executivos Challenger e dos aviões comerciais a jato para transporte regional Canadair CRJ, mas a partir de então os aviões passaram a ser fabricados pela Bombardier, que manteve as marcas Challenger e Canadair CRJ.

A de Havilland Canada (com o "de" com inicial minúscula mesmo) foi uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves do planeta. Essa fabricante canadense, no princípio a subsidiária canadense da tradicional fabricante inglesa de Havilland, produziu aviões para as forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Anos após a guerra, a linha de produção de jatos executivos da de Havilland Canada foi vendida para a corporação norte americana General Dynamics, que lhe deu a nova razão social Canadair Ltd, e, posteriormente, na década de 1970, vendeu a fabricante para o Governo Canadense. A marca de Havilland Canada e as linhas de produção dos aviões Bombardier Q-Series foram compradas em 2018 pela empresa americana Longview Aviation / Viking Air, que decidiu manter a marca de Havilland Canada.

Na década de 1980, a marca Challenger, usada atualmente pela Bombardier para nomear jatos executivos intercontinentais fabricados por ela, veio junto com a aquisição da Canadair Ltd. Na década de 1990, a marca de Havilland Canada veio junto com a aquisição pela Bombardier Aerospace da linha de produção dos bimotores turboélices regionais Dash 8, na época propriedade da Boeing americana.

Nas décadas de 1980 e 1990, a Bombardier Aerospace deu continuidade ao seu projeto de crescimento baseado em aquisições, comprando da Boeing, a fabricante de turboélices regionais de alta performance de Havilland Canada. Essa foi a origem dos atuais e modernos turboélices regionais Q-Series, que nada mais são que versões refinadas do projeto Dash 8 de turboélices bimotores regionais para transporte de passageiros, um grande sucesso de vendas.

No início da década de 1990, a Bombardier Incorporated comprou a Short Brothers, uma tradicionalíssima fabricante britânica de peças, partes e componentes para aeronaves, localizada na Irlanda do Norte. Ela foi fundada em 1908, apenas alguns anos após o brilhante projetista brasileira Santos Dumont ter inventado o avião, inicialmente como uma fabricante de aeronaves e, a partir da década de 1960, começou a diversificar suas linhas de produção, passando a fabricar mísseis, componentes para aeronaves e motores. A empresa também está sendo vendida, neste caso para a empresa americana Spirit AeroSystems.

Pra quem não sabe, todas essas fabricantes compradas pela Bombardier têm uma longa tradição na fabricação de aeronaves civis e militares, entre elas, os gargueiros Caribou e Buffalo, este um dos turboélices militares mais vendidos do mundo, inclusive para o Brasil, para FAB – Força Aérea Brasileira.

Os turboélices bimotores de pequeno e médio portes para transporte de passageiros e cargas Twin Otter, pouco conhecidos no Brasil, mas bem vendidos em outros países, também foram fabricados por empresas compradas pela Bombardier Aerospace. A marca Twin Otter e as linhas de produção desses lendários e respeitados aviões turboélice também foram vendidas para a empresa de investimentos Longview Aviation / Viking Air.

Os jatos bimotores de médio porte para transporte regional de passageiros Canadair CRJ-100 e Bombardier CRJ-200, cada um deles com capacidade para transportar 50 passageiros, tiveram origem na década de 1980, dentro da linha de produção da Bombardier Aerospace, que usou como base o projeto de jato executivo Canadair Challenger para lhes dar origem, aumentando o comprimento da fuselagem e, por consequência, a capacidade de transportar passageiros.

Atualmente, grande parte das mais de 1.800 unidades de jatos bimotores regionais de médio porte CRJ, incluindo modelos para transportar 50, 70 e 90 passageiros, já foram fabricadas e vendidas para muitos operadores em vários países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

Mais de 1.200 unidades de turboélices bimotores regionais Dash 8 / Q Series foram fabricadas e vendidas, a grande maioria ainda operando normalmente em várias partes do mundo.

MERCADO FERROVIÁRIO

A empresa alemã Bombardier Transportation é a divisão da Bombardier Incorporated voltada para o segmento da indústria de veículos de transporte ferroviário. A Bombardier Transportation é a maior fabricante de veículos para transporte ferroviário de passageiros do mundo, incluindo vagões e locomotivas e a prestação de serviços de manutenção relacionados ao transporte ferroviário de passageiros.

Atualmente, essa empresa está sendo preparada para venda. O potencial comprador é a empresa francesa Alstom, também especializada no segmento de transporte ferroviário.

A Bombardier Transportation está localizada em Berlim, capital da Alemanha, e seu portfólio de produtos é composto por locomotivas, vagões para passageiros e cargas, truques (a grosso modo, um conjunto com chassi, suspensão e rodas, localizado na parte inferior de um trem e que serve de base para apoiar sua carroceria), propulsores para locomotivas e controladores para trens. Também fornece soluções de controle ferroviário e sistemas de trânsito ferroviário.

Na década de 1970, a Bombardier Incorporated adquiriu a empresa Lohner Rotax, uma fábrica austríaca de motores para snowmobiles, trilhos e vagões para transporte ferroviário, e então passou a atuar no setor de transporte ferroviário. Essa subsidiária da Bombardier já era importante, mas ganhou destaque no mercado nas décadas de 1980 e 1990 quando houve um aumento do movimento de passageiros nos metrôs subterrâneos e de superfície em grandes metrópoles de várias partes do mundo, principalmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Na década de 1980, a Bombardier Transportation adquiriu as propriedades e os projetos da American Locomotive Company, de Nova York, e da canadense Montreal Locomotive Works, de Montreal. Na década de 2000, a Bombardier adquiriu do grupo alemão Daimler-Benz a fabricante de locomotivas e vagões ADtranz, juntamente com os projetos de trens para transporte de passageiros Class Turbostar e Class Electrostar, que foram e ainda são intensivamente usados na Grã-Bretanha.

Os sistemas de transporte ferroviário de passageiros Croydon Tramlink, Nottingham Express Transit, e parte do sistema Eurostar foram construídos pelas subsidiárias da Bombardier . No Reino Unido, a maior fábrica da ADtranz estava localizada em Derby. A Alemanha, em Hennigsdorf e Kassel, a Suécia, em Vasteras e Kalmar, e a Suíça, em Zurique e Turgi, foram outras grandes áreas nas quais a ADtranz desenvolveu e implantou projetos.

A Bombardier foi uma das empresas que fizeram a aquisição das fábricas e dos centros de pesquisa e desenvolvimento da British Rail durante a sua privatização. Outras empresas, como a AEA Technology e a Alstom, compraram as outras partes da estrutura e propriedades da British Rail. Essas empresas fizeram parte de um consórcio para a construção das locomotivas e vagões usados no Eurotunel.

Fizeram consórcios também para a construção do metrô para transporte de passageiros da Toronto Transit Commission, a New York City Transit Authority, e o sistema de monotrilho de Las Vegas Monorail

A Bombardier Transportation também está presente no desenvolvimento e produção do trem Acela Express, em parceria com a Alstom. Esse sistema transporta passageiros em Boston, Massachusetts, New York, Filadélfia, Pensilvânia e em Washington, a capital dos Estados Unidos.

A Bombardier forneceu o sistema Carbody e os mecanismos de inclinação de sua linha de LRC de trem de passageiros, e integrou uma variante do sistema de propulsão do TGV, da Alstom. Essa é a primeira linha de alta velocidade dentro da América do Norte, funcionando em uma velocidade superior a 240 km/h.

Para se enquadrar nos regulamentos de licitação americanos, o conjunto final desses trens foi fabricado na subsidiária de equipamentos ferroviários da Bombardier, nos Estados Unidos, em Barre, Vermont. A Bombardier também forneceu o financiamento para permitir que a Amtrak alugasse os trens, em vez de comprá-los, enquanto a estrada de ferro era construída.

A Bombardier também fez a linha Hiawatha de trens leves, atualmente em operação em Minneapolis, Minnesota, pela Metro Transit.

Com a aquisição da ADtranz em 2001, a Bombardier Transportation tornou-se a maior empresa fabricante de equipamentos para transporte ferroviário de passageiros do mundo.

BOMBARDIER RECREATIONAL PRODUCTS

Logo acima, o logotipo atual da canadense BRP - Bombardier Recreational Products, uma das maiores fabricantes de produtos de desporto motorizado do mundo e uma das maiores fabricantes de motores aeronáuticos a pistão. Logo abaixo, os logotipos dos seus principais produtos, Can Am, de quadriciclos, Evinrude, de motores de popa para pequenas embarcações, Rotax, de motores aeronáuticos a pistão, e Sea Doo, de motos aquáticas / jet skis.

A BRP – Bombardier Recreational Products é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo de veículos para desportos e motores, principalmente quadriciclos, motos aquáticas / jet-skis, moto-esquis e snowmobiles, motores de popa para embarcações pequenas e motores aeronáuticos a pistão para pequenos aviões.

É importante não confundir a BRP – Bombardier Recreational Products com a Bombardier Incorporated, a primeira focada na fabricação de veículos para desportos e pequenos motores e a segunda focada na fabricação de veículos para transportes aéreo e ferroviário.

Bombardier Recreational Division, conhecida atualmente como BRP – Bombardier Recreational Products, foi uma subsidiária da Bombardier Incorporated até 2003, quando a Família Bombadier decidiu aprovar um plano de reestruturação de todo o Grupo Bombardier. A partir de então, de certa forma, a BRP – Bombardier Recreational Products foi vendida, entretanto a família Bombardier reteve uma importante participação societária direta de 35% na companhia.

Atualmente, a BRP – Bombardier Recreational Products é considerada a líder mundial na criação, no desenvolvimento, na fabricação e na venda de veículos recreativos motorizados e motores esportivos. Ela está sediada em Vancout, no Canadá, e possui fábricas no Canadá, nos Estados Unidos, na Finlândia, na Áustria e no México, e tem mais de 10.000 empregados, incluindo os funcionários das unidades de vendas diretas da própria empresa em vários países, incluindo o Brasil, um dos seus principais mercados.

Segundo o próprio fabricante, os produtos com as marcas Ski-Doo, Evinrude, Sea-Doo, Can-Am e Rotax são vendidos em mais de 100 países, em todos os continentes, por mais de 4.000 concessionárias e distribuidores.

Na década de 1970, a Bombardier entrou no mercado da indústria de motores a pistão com a aquisição da fabricante Rotax, uma das mais tradicionais do mundo, fundada na Alemanha na década de 1920. Nas décadas seguintes, os motores Rotax passaram a ser integrados em uma grande variedade de projetos de aeronaves leves a pistão e então a Rotax passou a ser uma das maiores fornecedoras de motores aeronáuticos do mundo, competindo diretamente com outras grandes e tradicionais fabricantes, entre elas a americana Lycoming Engines / Textron e a sino-americana Teledyne Continental.

GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, imagem aérea da fábrica da Bombardier Aerospace dentro do Aeroporto Internacional Trudeau, em Montreal, no Canadá. Nesta fábrica são montados os jatos executivos intercontinentais Challenger. Logo abaixo, imagem aérea da fábrica da Bombardier Aerospace dentro do Aeroporto Mirabel, também em Montreal, no Canadá. Nesta fábrica são montados os jatos regionais da família CRJ e a família C Series.




Logo acima, o turboélice regional para transporte de passageiros Bombadier Q-400, que faz parte da família Q-Series, conhecida anteriormente como de Havilland Dash 8, um grande sucesso de vendas. Logo abaixo, o belo jato executivo intercontinental Learjet 60, também um sucesso de vendas, fabricado nos Estados Unidos desde a década de 1990, e, atualmente, fora de linha de produção seriada.




Logo acima e logo abaixo, dois belíssimos modelos de jet-skis / motos-aquáticas ou watercrafts com a marca Sea-Doo da BRP - Bombardier Recreational Products, sonhos de consumo. Os objetos de lazer mais desejados entre praticantes de esportes ou desportes náuticos. A principal concorrente da BRP nesse mercado é a japonesa Kawasaki.




Logo acima, o snowmobile Bombardier B12. Feio sim, é verdade, mas muito útil e necessário em regiões muito frias, como o Canadá. Um dos primeiros veículos para transporte sobre a neve fabricados pela Bombardier, imprescindível para um grande número de famílias canadenses que precisavam se locomover sobre a neve nas década de 1940, 1950 e 1960. Logo abaixo, mais um produto da Bombardier, o "parrudo" quadriciclo Can Am, também um sonho de consumo.




Logo acima e logo abaixo, uma das mais impressionantes supermáquinas fabricadas pela Bombardier, o turboélice bimotor anfíbio para combate a incêndios florestais Canadair CL-415 / Bombardier 415. É um projeto praticamente sem concorrentes diretos no mercado mundial de utilitários aéreos, muito prático, flexível e eficiente no combate a incêndios florestais. Atualmente, ele é fabricado pela Viking Air.




Logo acima, o brilhante magnata canadense Joseph Bombardier e sua esposa Yvonne Labrecque. Logo abaixo, uma de suas primeiras invenções, o snowmobile B12, adquirido pela empresa de correios do Canadá para transporte de cartas e encomendas. A ideia de criar e fabricar em série snowmobiles surgiu após o casal perder um filho, que não pôde ser levado a tempo para o hospital da região, impedido justamente pelo acúmulo de neve.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia (em português): https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier
  • Revista Flap Internacional:
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Recreational_Products
  • Revista Avião Revue:
  • Bombardier (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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