LET L-410 TURBOLET

LET L-410A TURBOLET (A PARTIR DE 1970)
LET L-410F TURBOLET
LET L-410M TURBOLET (A PARTIR DE 1976)
LET L-410UVP TURBOLET (A PARTIR DE 1978)
LET L-410UVP-E TURBOLET (A PARTIR DE 1986)
LET L-410T TURBOLET
LET L-410 TURBOLET NG (A PARTIR DE 2017)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o Let L-410 Turbolet, um clássico da aviação regional, turboélice bimotor para transporte de passageiros e de carga, produzido em larga escala pela então Let Kunovice a partir da década de 1970 e adotado a partir de então por governos, forças armadas e empresas da Europa Oriental, da Ásia, do Oriente Médio e da África. Logo abaixo, a cabine de passageiros do avião regional, com capacidade certificada para até 19 passageiros.
O robusto Let L-410 Turbolet é uma aeronave turboélice bimotor de pequeno porte, com capacidade para transportar entre 14 e 18 passageiros em viagens interestaduais, dependendo da versão e da configuração de assentos adotada, projetada na década de 1960, desenvolvida e fabricada em larga escala na então Tchecoslováquia a partir da década de 1970 pela tradicional fabricante Let Kunovice, na época se tornando uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais turboélice do mundo.

No meio aeronáutico, o Let L-410 Turbolet é considerado um dos mais importantes e significativos produtos voltados para o transporte aéreo regional de passageiros e para uso utilitário no transporte aéreo de cargas leves. Ele é um dos turboélices bimotores de médio porte para a aviação comercial mais vendidos na história, com mais de 1.200 unidades fabricadas, principalmente para países da Europa Oriental, da Ásia, do Oriente Médio e da África. O projeto do Let L-410 Turbolet tem uma importância histórica no contexto de aviação regional pelo mérito de ter possibilitado a entrada da indústria aeronáutica da Europa Oriental no então milionário (hoje bilionário) mercado da indústria aeronáutica comercial de aviação regional em plena década de 1970.

Na época, os seus principais concorrentes no mercado mundial de turboélices regionais eram o brasileiro Embraer EMB-110 Bandeirante, o inglês British Aerospace Jetstream Super 31, o alemão Dornier 228, o espanhol CASA C-212 Aviocar e o canadense de Havilland DHC-6 Twin Otter, este, aliás, ainda em produção seriada pela americana Viking Air, que comprou alguns anos atrás os direitos de fabricação do modelo.

A LET AIRCRAFT

A tradicional Let Aircraft Industrie é uma respeitada fabricante de aeronaves da atual República Checa, conhecida anteriormente, até 2005, como Let Kunovice. Embora pouco conhecida no Brasil, ela é uma das maiores fabricantes de aeronaves regionais do mundo, com mais de 1.200 unidades fabricadas do Let L-410 Turbolet, fabricado em série desde a década de 1970 e está entre as poucas fabricantes de aeronaves civis do Leste Europeu que conseguiram introduzir, com relativo sucesso, seus produtos no lado ocidental do planeta, inclusive no Brasil.

Atualmente, a empresa é propriedade da holding russa UMMC / UGMK, a segunda maior fabricante de cobre da Rússia. A empresa também é uma mineradora de zinco e de chumbo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a mais recente versão da família Let L-410 Turbolet, o moderno turboélice bimotor regional Let L-410 NG Turbolet, com motorização mais potente, maior alcance e aviônicos mais modernos. Logo abaixo, o turboélice regional Let L-410 Turbolet também está certificado para operação em regiões de baixa temperatura ambiente.

O robusto Let L-410 Turbolet é uma aeronave turboélice bimotor de pequeno porte, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar entre 14 e 18 passageiros em viagens interestaduais, dependendo da versão e da configuração de assentos adotada, projetada na década de 1960, desenvolvida e fabricada em larga escala na então Tchecoslováquia a partir da década de 1970 pela tradicional fabricante Let Kunovice, uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves comerciais do Leste Europeu, conhecida atualmente como Let Aircraft Industrie.

Basicamente, em linhas gerais, ele é um avião de asas altas, com trem de pouso triciclo retrátil, com seção de fuselagem semiquadrada e sem pressurização. É uma aeronave relativamente simples, se comparada com as atuais opções ocidentais de transporte regional a jato disponíveis no mercado. Tanto nas suas versões civis como nas versões militares, ele foi projetado para operar tranquilamente em pistas de pouso de leito natural, ou seja, não pavimentadas, mesmo em locais de temperatura ambiente alta. Essa é uma das explicações para o sucesso de vendas desse avião fabricado pela Let Kunovice.

Ele está certificado pelas regras FAR PART 23, da FAA – Federal Aviation Administration, dentro da categoria dos commuters, e está certificado também pela EASA – European Aviation Safety Agency e pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Embora oficialmente ele esteja certificado como aeronave turboélice de pequeno porte, já que seu peso máximo de decolagem é 6.600 kg, a impressão que ele deixa aos observadores comuns e usuários é de se trata de aeronave de médio porte. A sua certificação é válida para transporte de passageiros por empresas aéreas regionais e de táxi-aéreo, para transporte de carga e para serviços aeromédicos, além do uso privado, por empresas e pessoas físicas, é claro.

Desde o início da fabricação, na década de 1970, ele é usado também para transporte de paraquedistas civis e militares, para transporte de tropas militares, para patrulha militar e para operações de busca e salvamento.

No meio aeronáutico, o Let L-410 Turbolet é considerado uma aeronave eficiente para operação de ligação regional entre grandes centros urbanos e localidades menores e de infraestrutura aeroportuária modesta, inclusive com custos operacionais competitivos em relação aos modelos de jatos regionais disponíveis no mercado atualmente. O projeto desse modelo de aeronave tem uma importância histórica no contexto de aviação regional pelo mérito de ter possibilitado a integração regional em diversos continentes, principalmente no Leste Europeu, na Ásia, no Oriente Médio e na África, utilizado intensivamente para transporte de cargas e de milhões de passageiros.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O projeto do Let L-410 Turbolet teve início na década de 1960, inicialmente como uma aeronave projetada para transportar passageiros e carga aérea para a companhia aérea russa Aeroflot, cujos protótipos denominados Let XL-410 foram submetidos a inúmeros testes e ensaios até chegar a um modelo original capaz de atender às expectativas da operadora russa. Como na época ainda não existia um motor turboélice criado, desenvolvido e fabricado em série no Leste Europeu, adequado para tracionar o Let L-410 Turbolet, uma exigência do governo soviético e da operadora, foi necessário desenvolver um modelo original tracionado com um modelo de motor turboélice ocidental. Assim o modelo original Let L-410A é tracionado por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6-A, com 680 shp de potência em cada motor.

A célula do então novíssimo modelo de aeronave era quase toda construída em metais, principalmente o alumínio e outras ligas. Era a tecnologia disponível na época. Hoje em dia é bem mais comum o uso de materiais compostos em diversas partes das aeronaves em geral, e, já em vários modelos avançados de aeronaves, o uso do material composto (fibra de carbono ou fibra de vidro e resina) é intensivo.

Posteriormente, alguns anos depois, a combinação de fuselagem e asas em alumínio razoavelmente leve, com aerodinâmica bem razoável e a motorização turboélice econômica da Walter Aircraft Engines, resultou em um grande número de encomendas de várias versões do Let L-410 Turbolet, principalmente para governos, forças armadas e empresas da Ásia, do Oriente Médio, do Leste Europeu e da África, que precisavam renovar suas respectivas frotas de aeronaves.

Mas foi a partir da década de 2000, com a versão civil Let L-410 UVP E20 certificada na Europa Ocidental, na Austrália, na América do Sul e na América do Norte, que a fabricante Let Kunovice passou a competir pra valer em territórios praticamente dominados por tradicionais fabricantes ocidentais. O modelo de aeronave foi apresentado aos operadores privados, governamentais e militares dessas regiões como um produto versátil e com custo operacional mais baixo que os seus principais concorrentes.

A FAMÍLIA LET L-410

Logo acima, o cockpit completo para voo por instrumentos de uma das mais recentes versões da família Let L-410 Turbolet, com uma combinação de instrumentos analógicos e digitais. Logo abaixo, a carenagem aberta para manutenção de rotina do eficiente motor turboélice Walter M601F, também de origem tcheca, mas cuja fabricante Walter foi comprada na década passada pela americana General Electric.

Os aviões da família Let L-410 Turbolet são turboélices bimotores de asas altas e retas e trem de pouso triciclo retráril. Eles foram projetados para permitir a operação em aeródromos com pouca ou quase nenhuma infraestrutura de apoio em terra, basicamente uma pista de pouso de leito natural de terra compactada ou de grama. Outra de suas características é a possibilidade de operar a partir de aeródromos com temperatura extrema, ou muito quentes ou muito frios, sem queda drástica dos seus números de desempenho.

A capacidade desses modelos varia entre 14 passageiros e 18 passageiros, com comissária de bordo, ou 15 passageiros e 19 passageiros, sem comissária. Eles possuem janelas grandes para os passageiros apreciarem a paisagem durante o voo e junto à porta de entrada da aeronave há uma escada escamoteável fixada na fuselagem. Também é possível fazer uma rápida conversão do interior para transporte de carga, retirando os assentos, neste caso introduzindo a carga por uma larga porta de carga.

O Let L-410 Turbolet foi projetado para operar em aeródromos e aeroportos de países muito frios, como a Finlândia, por exemplo, e muito quentes, como a Arábia Saudita. No total, em cerca de 50 anos de fabricação, foram projetadas e fabricadas 12 versões e sub-versões diferentes a partir do modelo original Let L-410A Turbolet da década de 1970, entre elas as seguintes:

LET L-410A TURBOLET

Modelo original, a partir do qual todos os demais modelos da família foram criados e desenvolvidos, tracionado por dois motores turboélice canadenses Pratt & Whitney PT6A-27, inicialmente com hélices de três pás, com 680 shp de potência em cada motor, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de cerca de 320 km/h em rotas interestaduais ou internacionais curtas, dentro de um mesmo continente.

Vários modelos subsequentes baseados no Let L-410A Turbolet foram fabricados, entre eles o Let L-410AB Turbolet, com hélices de quatro pás, e o Let L-410AF, para fotografia aérea para o governo da Hungria.

No total, mais de 20 unidades do Let L-410A e modelos subsequentes foram fabricadas.

LET L-410FG TURBOLET
.
Versão para fotografia aérea.

LET L-410M TURBOLET

Versão tracionada por dois motores turboélice tchecos Walter M601A, para rotas interestaduais ou internacionais curtas, dentro de um mesmo continente.

Uma sub-versão do Let L-410M Turbolet foi fabricada, o Let L-410AM Turbolet ou Let L-410MA Turbolet, com motorização turboélice Walter M601B melhorado.

Mais de 100 unidades foram fabricadas.

LET L-410UVP TURBOLET

Versão amplamente melhorada da família Let L-410 Turbolet, fabricada em série a partir de 1978, com fuselagem mais comprida, asas maiores, nova posição do estabilizador horizontal e motores melhorados. A partir de então, a família Let L-410 Turbolet passou a contar com uma versão com características STOL – Short Take Off and Landing, traduzindo, avião de pouso e decolagem curtos.

Várias sub-versões do Let L-410UVP foram fabricadas, dentre elas uma versão para transporte comercial de passageiros por companhias aéreas, o Let L-410UVP E20; e uma sub-versão para transporte aeromédico, o Let L-410T, com capacidade para até seis macas e um médico ou paramédico.

O bimotor turboélice tcheco Let L-410UVP E20 foi a primeira versão certificada para operar em companhias aéreas brasileiras. Ele foi adotado a partir da década de 2000 pela Brava Linhas Aéreas / NHT Linhas Aéreas, Noar Linhas Aéreas, Sol Linhas Aéreas, TEAM Transportes Aéreos, Litorânea Linhas Aéreas e Cruiser Linhas Aéreas. Infelizmente, nenhuma dessas companhias aéreas está em operação, todas encerraram suas atividades.

O cockpit desse modelo de aeronave está equipado com aviônicos analógicos da marca Bendix King, modelo Silver Crown, com GPS, radar meteorológico e piloto automático. Ele é tracionado por dois motores turboélice de fabricação tcheca, modelo Walter M601F, com potência de 780 shp em cada motor, disponível na decolagem, com hélices Avia / Hamilton V510 de cinco pás em cada conjunto, com capacidade para até 19 passageiros e velocidade de cruzeiro de até 380 km/h, com teto de serviço de 4.000 metros e alcance de 1.300 quilômetros, com reservas.

Essa versão possui sistema de degelo com botas pneumáticas nos bordos de ataque das asas e aquecimento elétrico das hélices e do para-brisa do cockpit. A aeronave está certificada IFR – Instrument Flight Rules, inclusive para aproximações ILS na categoria I.

Atualmente, ela está certificada na União Europeia, na Rússia, nos Estados Unidos, no Brasil, na Argentina, no Chile, no Peru, na Venezuela, em Cuba, na Índia, no Nepal, nas Filipinas, na Coreia do Norte, na Indonésia, na África do Sul, na Argélia, na Austrália, em Taiwan e na Turquia. Também é possível operá-la legalmente no Quênia, na Tanzânia, em Uganda, na Tunísia, na Colômbia, na Venezuela e na Coreia do Sul, dentre outros.

LET L-410 NG TURBOLET

É a versão mais recente da família Let L-410 Turbolet, certificada nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e na Rússia em 2017, com um bagageiro maior, novos motores General Electric GE H85 mais potentes, com 850 shp em cada motor, com hélices de cinco pás Avia-725, novo desenho das asas e um cockpit mais moderno, com aviônicos digitais da marca Garmin, do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, com telas primárias e multifuncionais.

De modo geral, a performance foi melhorada em relação às versões anteriores, com peso máximo de decolagem de 7.000 kg, alcance aumentado para 1.500 quilômetros, com reservas, e a velocidade de cruzeiro foi aumentada para 420 km/h.

MERCADO

Os bimotores turboélice europeus da família Let L-410 Turbolet são utilizados intensivamente por dezenas de companhias aéreas regionais da África, da Europa Oriental, da América Latina e da Ásia, incluindo Rússia. Ele foi utilizado também no Brasil por algumas companhias aéreas regionais até alguns atrás. Ele é um indiscutível sucesso de vendas da Let Kunovice e de sua sucessora Let Aircraft Industrie.

A necessidade de integração regional em diversos países de grandes dimensões, incluindo o Brasil, era tratada como parte de políticas governamentais nas décadas de 1970 e 1980. Esses governos davam importância ao transporte aéreo regional pelo fato de ele possibilitar o acesso relativamente rápido dos cidadãos desses países a localidades de difícil acesso por terra, por vias fluviais e por vias férreas, geralmente localidades mais distantes dos grandes centros urbanos, muitas delas em que só era possível chegar de barco ou de avião.

Nas décadas de 1980 e 1990, os modelos Embraer EMB-110 Bandeirante e Fokker F-27 foram bem sucedidos no Brasil para transportar passageiros em rotas regionais. Mais tarde, na década de 2000, várias companhias aéreas brasileiras adotaram a versão Let L-410UVP E20 para formar uma rede de transporte regional em várias partes do Brasil, atendendo cidades do interior, nas quais não era tecnicamente possível e economicamente viável operar turboélices regionais maiores ou aviões a jato.

Segundo algumas fontes, mais de 350 unidades de aviões da família Let L-410 Turbolet estão voando normalmente, transportando passageiros e cargas e realizando diversas missões civis e militares para governos, forças armadas e empresas em mais de 50 países no mundo, principalmente na Europa Oriental, na África, na Ásia e no Oriente Médio.

Ainda não está claro se a família de aviões europeus Let L-410 será afetada, de alguma forma, pelas recentes sanções econômicas impostas contra a Rússia por países politicamente alinhados aos Estados Unidos e Europa Ocidental, pois a principal fábrica da Let Aircraft está localizada na República Tcheca, um país signatário da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte, além do fato de que uma parte dos seus principais fornecedores está na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e no Canadá.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LET L-410UVP E20
  • Capacidade: 18 ou 19 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 380 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 15 metros;
  • Envergadura: Aprox. 20 metros, com tip-tanks;
  • Altura: Aprox. 6 metros;
  • Motorização / potência: 2 X GE Walter M601F (780 shp /cada);
  • Hélices: Avia / Hamilton V510, pentapá;
  • Alcance: Aprox. 1.300 quilômetros, com reservas;
  • Teto de serviço: 4.500 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.300 metros (lotado / dias quentes);
  • Preço: Aprox. US$

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Foram registrados até o momento 60 acidentes graves com vítimas fatais nos quais os aviões da família Let L-410 Turbolet se envolveram e/ou foram envolvidos, o equivalente a cerca de 5% do número total de aeronaves fabricadas.

TRÊS VISTAS

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/LET_L-410
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Let_Kunovice
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Let_L-410_Turbolet
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Let_Kunovice
  • Let (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)