AIRBUS A330
A gigante fabricante europeia Airbus S.A.S. está atualmente sediada em Blaignac, na França. Comparando unidades fabricadas e entregues em 2015, por exemplo, ela foi a segunda maior fabricante de jatos comerciais de grande porte para transporte doméstico, internacional e intercontinental de passageiros no mundo, disputando ano após ano a liderança do mercado mundial com a gigante norte americana Boeing, a maior fabricante do mundo em 2015, que, por sua vez, fabricou e entregou 762 unidades.
O eficiente Airbus A330 é uma típica aeronave comercial bimotor de grande porte com fuselagem com dois corredores, ou widebody, em inglês, com desenho convencional de fuselagem larga e asas enflechadas, com construção convencional em alumínio, aço e outras ligas, de alcance internacional e intercontinental e com motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidades que variam de acordo com o modelo, o Airbus A330-200, de fuselagem um pouco mais curta, mas com alcance maior, e o Airbus A330-300, de fuselagem um pouco maior, mas com alcance menor. Ambos os modelos venderam muito bem e foram muito bem sucedidos tecnicamente, com uma pequena vantagem do Airbus A330-200, graças ao seu alcance maior.
As primeiras unidades da família Airbus A330, na prática protótipos de testes, ensaios, demonstração e certificação, receberam a denominação Airbus TA9 ou Airbus B9, com poucas unidades produzidas. O Airbus A330-300, já pronto para venda e operação, conseguiu a certificação de autoridades aeronáuticas, a FAA – Federal Aviation Administration, dos Estados Unidos, e a JAA – Joint Aviation Authorities, da Europa Ocidental, por exemplo, em 1993. O Airbus A330-300 foi o primeiro modelo, o modelo original da família Airbus A330, com capacidade para transportar entre 270 e 330 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada por cada companhia aérea compradora ou operadora do modelo. O Airbus A330-300 começou a ser fabricado em série a partir de 1993 e o seu primeiro operador foi a companhia aérea Air Inter em 1994, seguida da Malaysia Airlines, da Malásia; da Thai Airways, da Tailândia; da Northwest, dos Estados Unidos; da empresa americana de leasing (arrendamento) ILFC; e da Cathay Pacific, de Hong Kong; dentre outras.
O jato bimotor comercial Airbus A330 e o seu irmão quadrimotor Airbus A340 foram criados a partir da percepção dos investidores e executivos da fabricante europeia Airbus Industrie sobre o aumento do tráfego aéreo comercial internacional e intercontinental de passageiros em todo mundo nas décadas de 1980 e 1990, incluindo sobre o aumento de tráfego entre Estados Unidos e Europa, Estados Unidos e América do Sul, Estados Unidos e Oriente Médio, Estados Unidos e Ásia, Europa e América do Sul, Europa e Oriente Médio e Europa e Ásia. As duas famílias de aeronaves, Airbus A330 e Airbus A340, foram projetadas para substituir os jatos trimotores McDonnell Douglas DC-10 e Lockheed L-1011 Tristar nas rotas mais longas, principalmente sobre oceanos.
AIRBUS A330-300
O elegante Airbus A330-300 é um dos maiores aviões bimotores do mundo, com 64 metros de comprimento de fuselagem, do nariz até a cauda, com capacidade para percorrer até 11.000 quilômetros sem paradas para reabastecimento, inclusive sobre oceanos, desertos e florestas, na configuração típica de duas classes, a econômica e a executiva, para até 300 passageiros. A capacidade máxima de carga da aeronave é de até 32 contêineres LD3, mas neste caso a capacidade de transportar passageiros é limitada, por uma razão de segurança de voo.
A capacidade máxima da aeronave é de até 440 passageiros, mas com alcance e capacidade de carga limitados, por uma razão de segurança de voo.
Conhecido também, no meio aeronáutico, como Airbus A333, ele é impulsionado por alguns dos maiores e mais potentes motores turbofan do mundo, o General Electric CF6-80, o Pratt & Whitney PW4168 ou o Rolls-Royce Trent 700, com potências / empuxos que variam entre 64.000 libras até 71.000 libras, disponíveis na decolagem, dependendo do motor escolhido pela compradora ou operadora, com velocidade de cruzeiro de 870 km/h, com teto de serviço de 12.000 metros.
Ele é o modelo original da família Airbus A330, o modelo de avião a partir do qual todos os demais modelos da família foram criados e desenvolvidos. Ele foi o primeiro modelo de aeronave da família Airbus A330, o primeiro a entrar em linha produção seriada em 1993, com a companhia aérea Air Inter sendo a operadora de lançamento.
A cabine de comando do Airbus A330-300 é altamente tecnológica, mesmo considerando a época em que foram fabricadas as primeiras unidades, inclusive com um conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, composto por telas PFD – Primary Flight Display, as telas primárias; pelas telas MFD – Multi Function Display, as telas multifuncionais; pela interface do FMS – Flight Management System, o sistema de gerenciamento de voo; e pelo ECAM – Engine Indicating and Crew Alerting System, este um sistema de monitoramento do funcionamento do sistema hidráulico, do sistema elétrico, do sistema pneumático e dos motores do avião.
Para efeito de Marketing, a fabricante Airbus S.A.S. decidiu dividir a família Airbus A330 em duas gerações. Considera-se que a 1ª geração é composta pelos modelos Airbus A330-300 e Airbus A330-300, dentre mais alguns modelos civis e militares baseados nesses dois primeiros. Já a 2ª geração é composta pelos modelos Airbus A330-800 e Airbus A330-900, conhecidos também como Airbus A330neo, introduzidos no mercado a partir de 2020 e 2018, respectivamente. Atualmente, ambas as gerações estão disponíveis para encomendas, mas a tendência para os próximos anos é que somente a 2ª geração permaneça em linha de produção no longo prazo.
O Airbus A330-300 é um modelo de aeronave altamente redundante, o que significa que ele possui sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e pneumático projetados de forma a reduzir o máximo possível o risco de incapacidade total de voo ou perda de controle de voo. Além disso, a aeronave possui uma RAT – Ram Air Turbine, que é uma espécie de gerador eólico de energia elétrica e pressão hidráulica, usada em casos extremos, quando há perda dos geradores principais de energia.
Embora seja um modelo de aeronave com estrutura (fuselagem e asas) predominantemente metálica, desde o início de sua produção seriada, em 1993, ele já possuía superfícies aerodinâmicas de controle de voo (lemes, profundores, ailerons e flaps) de material composto, necessário para reduzir o peso total da aeronave. Além disso, desde o início de sua fabricação, foi introduzido um sistema automatizado de controle da temperatura e pressão da cabine de passageiros.
Mais de 770 unidades do Airbus A330-300 foram fabricadas, sendo que a grande maioria, mais de 740 unidades, ainda está em serviço, voando normalmente. Ele é oferecido aos potenciais compradores por cerca de US$ 260 milhões, ao preço de tabela, lembrando que normalmente grandes compradores e/ou operadoras costumam obter descontos pela aquisição de muitas unidades.
AIRBUS A330-200
O Airbus A330-200 é um modelo de aeronave comercial bimotor de grande porte e fuselagem larga, com dois corredores, com capacidade para percorrer até 13.000 quilômetros sem paradas para reabastecimento, inclusive sobre oceanos, desertos e florestas, na configuração típica de duas classes, a econômica e a executiva, para até 250 passageiros. Ele foi o segundo modelo de aeronave da família Airbus A330, o segundo a entrar em linha produção seriada, em 1998, com a Korean Air sendo a operadora de lançamento.
A capacidade máxima da aeronave é de até 400 passageiros, mas com alcance e capacidade de carga limitados, por uma razão de segurança de voo.
Conhecido também, dentro do meio aeronáutico, como Airbus A332, ele é um modelo diretamente derivado do primeiro modelo de produção seriada, o Airbus A330-300, o que significa que a grande maioria de suas características estruturais e de sistemas tem semelhança ou é idêntica ao seu irmão original, mas com algumas diferenças, como a instalação de um tanque de combustível central, o estabilizador vertical maior e a asa reforçada.
Ele está em linha de produção seriada, também disponível com três opções de motores, General Electric CF6-80, o Pratt & Whitney PW4168 ou o Rolls-Royce Trent 700, com potências / empuxos que variam entre 64.000 libras até 71.000 libras, disponíveis na decolagem, dependendo do motor escolhido pela compradora ou operadora, com velocidade de cruzeiro de 870 km/h, com teto de serviço de 12.000 metros.
Mais de 660 unidades do Airbus A330-200 foram fabricadas, sendo que a grande maioria das unidades fabricadas, mais de 600 unidades, ainda está em serviço, voando normalmente. Até o ano de 2020, ele é oferecido aos potenciais compradores por US$ 240 milhões, ao preço de tabela, lembrando que normalmente grandes compradores e/ou operadoras costumam obter descontos pela aquisição de muitas unidades.
AIRBUS A330-200F
O Airbus A330-200F é a versão exclusivamente cargueira da família Airbus A330, com capacidades de carga que variam de acordo com o alcance pretendido, sendo as capacidades maiores, homologadas, de 65.000 kg para 7.400 quilômetros e de 70.000 kg para 5.800 quilômetros. Ele foi a segunda versão civil de aeronave da família, com produção seriada iniciada em 2010, com a Etihad Cargo, uma subsidiária da companhia aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, sendo a operadora de lançamento.
Ele mantém a grande maioria das características estruturais e de sistemas do seu irmão de longo alcance, o Airbus A330-200, exceto pela ausência de assentos para passageiros, pela ausência de janelas na fuselagem, pela ausência de bagageiros de teto, pelo projeto com amplas portas de carga na fuselagem e pelo peso máximo de decolagem aumentado.
Ele tem uma capacidade de carga de até 70.000 kg, dependendo das condições na origem, incluindo temperatura e altitude do aeroporto de partida, comprimento da pista de pouso e obstáculos próximos às cabeceiras.
2ª FASE OU 2ª GERAÇÃO (NEO)
AIRBUS A330-800
O Airbus A330-800 é um modelo de aeronave comercial bimotor de grande porte e fuselagem larga, com dois corredores, com alcance intercontinental e capacidade para percorrer até 14.000 quilômetros sem paradas para reabastecimento, inclusive sobre oceanos, desertos e florestas, na configuração típica de duas classes, a econômica e a executiva, para até 250 passageiros. Ele é uma das versões da 2ª fase ou 2ª geração da família Airbus A330, com o início da produção seriada em 2020, com a Kwait Airways sendo a operadora de lançamento.
Ele é um modelo diretamente derivado da versão Airbus A330-200, o que significa que a grande maioria de suas características estruturais e de sistemas tem semelhança ou é idêntica ao seu irmão da 1ª fase, mas com algumas diferenças, sendo a principal delas a motorização 10% mais econômica, a Rolls-Royce Trent 7000, com diâmetro maior de 2,8 metros e taxa de bypass aumentada para 10:1, com redução de ruído externo, inclusive, e com potência / empuxo de 72.000 libras, disponíveis na decolagem, com velocidade de cruzeiro de 870 km/h, com teto de serviço de 12.000 metros.
Ele está sendo oferecido aos potenciais compradores por US$ 280 milhões, ao preço de tabela.
AIRBUS A330-900
O Airbus A330-900 é um modelo de aeronave comercial bimotor de grande porte e fuselagem larga, com dois corredores, com alcance intercontinental e capacidade para percorrer até 12.000 quilômetros sem paradas para reabastecimento, inclusive sobre oceanos, desertos e florestas, na configuração típica de duas classes, a econômica e a executiva, para até 280 passageiros. Ele é uma das versões da 2ª fase ou 2ª geração da família Airbus A330, com o início da produção seriada em 2018 com a TAP Air Portugal sendo a operadora de lançamento.
Ele é um modelo diretamente derivado do modelo Airbus A330-300, o que significa que a grande maioria de suas características estruturais e de sistemas tem semelhança ou é idêntica ao seu irmão da 1ª fase, mas com algumas diferenças, sendo a principal delas a motorização 10% mais econômica, a Rolls-Royce Trent 7000, com diâmetro maior de 2,8 metros e taxa de bypass aumentada para 10:1, com redução de ruído externo, inclusive, e com potência / empuxo de 72.000 libras, disponíveis na decolagem, com velocidade de cruzeiro de 870 km/h, com teto de serviço de 12.000 metros.
Ele está sendo oferecido aos potenciais compradores por US$ 320 milhões, ao preço de tabela.
INFRAESTRUTURA FABRIL
O desenvolvimento e a fabricação seriada dos aviões das famílias Airbus A330 e Airbus A340 exigiram investimentos de pelo menos US$ 500 milhões na construção, na reforma e na ampliação das unidades fabris dos integrantes do consórcio Airbus Industrie, conhecido posteriormente como Airbus S.A.S., principalmente na França, no Reino Unido, na Alemanha e na Espanha, enquanto os demais fornecedores de peças, partes e componentes ao redor do mundo também tiveram que fazer novos investimentos para atender os novos pedidos de aviões que chegavam, desde a década de 1980.
Por exemplo, novas construções, reformas e/ou ampliações das instalações industriais em Filton, na Inglaterra, pela então British Aerospace, neste caso com apoio financeiro do Governo da Inglaterra; em Broughton, no País de Gales, também parte do Reino Unido, também pela British Aerospace, neste caso também com apoio financeiro do Governo do Reino Unido; em Bremen, Einswarden, Varel e Hamburgo, todos esses na Alemanha, pela Messerschmitt, com apoio financeiro do Governo da Alemanha; e na região metropolitana de Toulouse, na França, pela então Aérospatiale, com apoio financeiro do Governo da França. Os valores incluíram a aquisição e instalação de novas linhas de montagem automatizadas, com robôs, inclusive, nessas quatro regiões principais.
Os fornecedores subcontratados estavam (e ainda estão) localizados nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália, no Japão, na Áustria, na China, na Grécia, na Itália, na Índia, na Coreia do Sul e em Portugal, dentre eles a General Electric e a Pratt & Whitney, fabricantes dos motores.
O jato comercial Airbus A330 é um dos mais bem sucedidos projetos de aviões comerciais da indústria aeronáutica, com mais de 1.520 unidades fabricadas. Ele é um dos responsáveis por consolidar a indústria aeronáutica europeia, principalmente as empresas do Reino Unido, da Inglaterra, da França, da Alemanha e da Espanha, mantendo-as no topo da lista dos maiores, mais respeitados e mais bem sucedidos fabricantes de aviões comerciais de grande porte.
PRINCIPAIS OPERADORAS DA FAMÍLIA
AIRBUS A330
|
||
QUANTIDADE
|
OPERADORA
|
PAÍS
|
9
|
Aer
Lingus
|
Irlanda
|
AerCap
/ ILFC (locadora)
|
Irlanda
|
|
22
|
Aeroflot
|
Rússia
|
6
|
Aerolineas
Argentinas
|
Argentina
|
8
|
Air
Algérie
|
Argélia
|
27
|
AirAsia
|
Malasia
|
14
|
Air
Berlim
|
Alemanha
|
8
|
Air
Canada
|
Canadá
|
50
|
Air
China
|
China
|
15
|
Air
Europa
|
Espanha
|
12
|
Air
Transat
|
Canadá
|
14
|
Alitalia
|
Itália
|
15
|
Asiana
Airlines
|
Coreia
do Sul
|
16
|
Avianca
e Avianca Cargo
|
Colômbia
|
7
|
Azul
|
Brasil
|
8
|
Brussels
Airlines
|
Bélgica
|
43
|
Cathay
Pacific
|
Hong
Kong
|
6
|
Cebu
Pacific
|
Finipinas
|
24
|
China
Airlines
|
Taiwan
|
51
|
China
Eastern
|
China
|
35
|
China
Southern
|
China
|
35
|
Delta
Airlines
|
Estados
Unidos
|
18
|
Cathay
Dragon
|
Hong
Kong
|
11
|
Egypt
Air
|
Egito
|
21
|
Emirates
|
Emirados
Árabes Unidos
|
12
|
Eva
Air
|
Taiwan
|
8
|
Finnair
|
Finlândia
|
22
|
Garuda
|
Indonésia
|
6
|
Gulf
Air
|
Bahrein
ou Barein
|
21
|
Hainan
Airlines
|
China
|
22
|
Hawaiian
Airlines
|
Estados
Unidos
|
5
|
Hifly
|
Portugal
|
17
|
Hong
Kong Airlines
|
Hong
Kong
|
8
|
Iberia
|
Espanha
|
8
|
Jet
Airways
|
India
|
17
|
KLM
|
Holanda
|
29
|
Korean
Air
|
Coreia
do Sul
|
19
|
Lufthansa
|
Alemanha
|
20
|
Malaysia
Airlines
|
Malásia
|
10
|
Oman
Air
|
Omã
|
8
|
Onur
Air
|
Turquia
|
14
|
Philippine
Airlines
|
Filipinas
|
29
|
Qantas
Airways
|
Austrália
|
35
|
Qatar
Airways
|
Catar
|
12
|
Saudia
|
Arábia
Saudita
|
6
|
Scandinavian
Airlines
|
Suécia
|
8
|
Sichuan
Airlines
|
China
|
32
|
Singapore
Airlines
|
Singapura
|
6
|
South
African Airways
|
África
do Sul
|
11
|
Sri
Lankan Airlines
|
Sri
Lanka
|
14
|
Swiss
International
|
Suíça
|
14
|
TAP
Portugal
|
Portugal
|
26
|
Thai
Airways
|
Tailândia
|
5
|
Thomas
Cook
|
Inglaterra
|
53
|
Turkish
Airlines
|
Turquia
|
24
|
American
Airlines
|
Estados
Unidos
|
10
|
Vietnã
Airlines
|
Vietnã
|
10
|
Virgin
Atlantic
|
Inglaterra
|
A versão de longo alcance Airbus A330-200 marcou presença no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 nas cores da então companhia aérea TAM Linhas Aéreas, conhecida atualmente como LATAM Airlines. A empresa chegou a operar um total de 20 unidades de Airbus A330-200 em suas rotas para Estados Unidos e Europa Ocidental, substituindo-os na década de 2010 pelos jatos comerciais bimotores Boeing 767, trazidos do Grupo Lan Chile e incorporados pela nova empresa LATAM, durante o processo de fusão da TAM e da Lan Chile.
- Capacidade: Aprox. 300 passageiros (classe única / alta densidade);
- Capacidade: Aprox. 230 passageiros (executiva e econômica / média densidade);
- Tripulação: 1 piloto, 2 co-pilotos (revezamento) e 6 ou 8 comissárias;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 870 km / h;
- Comprimento: Aprox. 59 metros;
- Envergadura: Aprox. 60 metros;
- Altura: Aprox. 18 metros;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X GE CF6-80E1 (67.000 libras / cada);
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls Royce Trent 700 (69.900 libras / cada);
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney PW4168 (
- Porão de carga: Padrão para contêineres LD3;
- Trem de pouso: Safran / Messier-Dowty;
- APU: Honeywell 331-350C;
- Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros;
- Alcance (média densidade): Aprox. 13.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV):
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 240.000 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 3.000 metros (lotado / dias quentes / tanques quase cheios);
- Preço (novo): Aprox. US$ 240 milhões (sem desconto);
- Capacidade: Aprox. 330 passageiros (classe única / alta densidade);
- Capacidade: Aprox. 270 passageiros (executiva e econômica / média densidade);
- Tripulação: 1 piloto, 2 co-pilotos (revezamento) e 8 ou 10 comissárias;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 870 km / h;
- Comprimento: Aprox. 64 metros;
- Envergadura: Aprox. 60 metros;
- Altura: Aprox. 16 metros;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X GE CF6-80E1 (67.000 libras / cada);
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls Royce Trent 700 (69.900 libras / cada);
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney PW4168 (
- Porão de carga: Padrão para contêineres LD3;
- Trem de pouso: Safran / Messier-Dowty;
- APU: Honeywell 331-350C;
- Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros;
- Alcance (média densidade): Aprox. 11.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV):
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 240.000 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 3.000 metros (lotado / dias quentes / tanques quase cheios);
- Preço (novo): Aprox. US$ 260 milhões (sem desconto);
- Aileron (Indústria Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Indústria Aeronáutica)
- Trimotor (Indústria Aeronáutica)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft (Indústria Aeronáutica)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Bimotor (Indústria Aeronáutica)
- Boeing 747
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Q Series
- Monomotor (Indústria Aeronáutica)
- Douglas DC-9
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Comércio Exterior (Administração)
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Concorde
- Drones
- Piper Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Embarcações (Indústria Naval)
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Computador (Informática)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Airbus A380
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Let L-410 Turbolet
- ETOPS - Extended Operations
- ETOPS - Extended Twin Engine Operations
- Fairchild FH-227
- Fairchild F-27
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Boeing 707
- Douglas DC-8
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Fokker MK-28
- Fokker 100
- Embraer EMB-111 Bandeirulha (Força Aérea Brasileira)
- Embraer C-95 Bandeirante (Força Aérea Brasileira)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Boeing 777
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Azul Linhas Aéreas: https://www.voeazul.com.br/
- Wikipedia (em francês): https://fr.m.wikipedia.org/wiki/Airbus_A330
- Aviões e Músicas: http://www.avioesemusicas.com/o-que-e-fly-by-wire-explicacao-para-leigos-perguntas.html
- Airbus Group (em inglês): https://www.airbus.com/en
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_A330
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Airbus-A330/index
- Airbus Group (em inglês): https://www.airbus.com/en/products-services/commercial-aircraft
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Airbus_A330
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Airbus-A330/specs
- Airbus Group (em inglês): https://www.airbus.com/en/products-services/commercial-aircraft/passenger-aircraft/a330-family
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_A330neo
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Airbus-A330/database
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Airbus_A330neo
- Airbus Group (em inglês): https://www.airbus.com/company/history/aircraft-history/1980-1987.html
- Airbus (divulgação): Imagens
- Azul (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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