BOMBARDIER LEARJET 45XR

LEARJET 45
LEARJET 45XR

INTRODUÇÃO
Logo acima, o jato executivo de médio porte e alcance interestadual e internacional Learjet 45XR, uma versão melhorada do seu antecessor Learjet 45, uma das mais bem sucedidas séries de aeronaves civis do fabricante americano. Logo abaixo, o bonito Learjet 45, uma aeronave confortável e confiável.
Learjet 45 é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 9 passageiros em viagens interestaduais e internacionais, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela tradicional fabricante estadunidense Bombardier Learjet, atualmente de propriedade da corporação canadense Bombardier Incorporated.

Os principais concorrentes da família Learjet 45 no mercado aeronáutico mundial são os americanos Cessna Citation VII e Citation Excel, o brasileiro Embraer Phenom 300, os americanos Beechcraft Beechjet 400 e Hawker 400, e os israelenses IAI Astra e IAI Astra SP.

A BOMBARDIER LEARJET


Bombardier Incorporated é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para transportes aéreo e ferroviário, principalmente fabricantes de aviões comerciais, aviões executivos, avião utilitário para combate a incêndios florestais e locomotivas e vagões para transporte de passageiros. A sede do grupo Bombardier está localizada em Montreal, na província (estado) de Quebec, no Canadá, e possui diversas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos, no México e na Europa Ocidental.

Em 2016, com uma receita bruta de US$ 16 bilhões (incluindo os números de todas as suas subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com aviação), o grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição mundial no setor de indústria aeronáutica civil, logo acima de sua principal concorrente, a empresa brasileira Embraer S.A., que por sua vez encerrou 2016 com um faturamento de US$ 6,5 bilhões, ambas abaixo da europeia Airbus Group e da americana Boeing Company, as duas gigantes do setor aeroespacial. Atualmente, a Bombardier possui mais de 66.000 empregados em vários países, principalmente no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa. Em 2015, a Bombardier Aerospace, a subsidiária do grupo Bombardier que fabrica aviões civis, incluindo comerciais e executivos, teve um faturamento de mais de US$ 11 bilhões.

Atualmente, a Bombardier Incorporated e sua irmã BRP - Bombardier Recreational Products, ambas empresas com razões sociais e composições acionárias diferentes, estão entre as maiores companhias fabricantes de veículos e motores do mundo, respectivamente, atuando principalmente no ramo aeroespacial, de transporte ferroviário de passageiros (metrôs subterrâneos, metrôs de superfície e trens de alta velocidade, inclusive) e de desportos motorizados do mundo, posição alcançada em mais de 70 anos de existência, atuando principalmente nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e aviação utilitária, trens para transporte de passageiros e veículos para transporte sobre neve, água e terra.

Em unidades vendidas, a empresa canadense Bombardier Incorporated é, atualmente, a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais do planeta e uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, e sua subsidiária mais conhecida e admirada, a americana Bombardier Learjet é uma das mais tradicionais, confiáveis e respeitadas fabricantes de jatos executivos do mundo. Comparando receitas, a Bombardier é, atualmente, um dos maiores grupos fabricantes de aeronaves do planeta, somando os números de todas as unidades da companhia, incluindo as marcas e projetos Learjet, Canadair / CRJGlobal e ChallengerDe Havilland Dash / Q Series, entre outros.

A BRP - Bombardier Recreational Products, na qual a Família Bombardier também possui uma importante participação acionária, é outra grande companhia canadense de capital aberto, separada da companhia Bombardier Incorporated. Como o próprio nome diz, a BRP - Bombardier Recreational Products (pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal Pródâcts) fabrica veículos para transporte terrestre e aquático e pequenos motores aeronáuticos a pistão, com ênfase no ramo de produtos para desportos motorizados, incluindo os badalados quadriciclos com a marca Can-Am, as também badaladas motos aquáticas / jet skis com a marca Sea-Doo e os moto-esquis com a marca Ski-Doo, veículos para transportar pessoas e cargas sobre condições de neve, motores de popa para embarcações pequenas com a marca Evinrude e os tradicionais motores aeronáuticos a pistão com a marca Rotax.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Learjet 45 é uma aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida a partir do início da década de 1990 e fabricada nos Estados Unidos a partir de 1995 pela Bombardier Learjet. É um projeto totalmente original, totalmente novo, mas pode-se dizer que toda a longa experiência acumulada pela Leajet Corporation na fabricação bem sucedida de jatos executivos está presente nele.

Ele é o primeiro projeto totalmente novo da Learjet, desde a criação dos seus primeiros produtos comerciais, o Learjet 23, o Learjet 24 e o Learjet 25, na década de 1960. É um produto totalmente original, com as suas seções da fuselagem com perfil oval, uma tendência mundial moderna da engenharia aeronáutica adotada em vários modelos de aeronaves executivas e comerciais, incluindo o projeto japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente comprado pela americana Beechcraft Corporation e renomeado como Beechjet 400, também seguida pela Hawker no Hawker 800 e pela Embraer nos projetos de jatos regionais da família Embraer E-Jets, entre eles o Embraer E-190, e nos jatinhos executivos Phenom 300 e Phenom 100. Esse moderno formato ovalado resulta em mais conforto, mais espaço interno, para os passageiros, principalmente para os ombros e cabeças.

Desde o início de sua fabricação, na década de 1990, o Learjet 45 saía de fábrica com um conjunto sofisticado de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e as demais telas para informações de MFD - Multi Function Display, ou multifunção, de EICAS - Engine Indication Crew and Alert System, ou alerta de funcionamento dos motores, e de FMS - Flight Management System, este o sistema de gerenciamento de voo.

O motor turbofan Allied Signal TFE-731 de alto desempenho que impulsiona o Learjet 45 é uma versão modernizada e melhorada de uma linhagem de motores conhecida anteriormente como Garrett TFE-731Essa geração anterior dessa família de motores impulsionava modelos bem sucedidos de aeronaves disponíveis no mercado de aeronaves novas nas décadas de 1980 e 1990, incluindo o Cessna Citation III, Learjet 35, o Citation VII, o Hawker 800 Falcon 50.

O moderno motor turbofan da série Allied Signal TFE-731, da renomada fabricante americana Honeywell International, possui o DEEC - Digital Electronic Engine Control, um sistema semelhante ao FADEC - Full Authority Digital Engine Control, ambos para controle de funcionamento e para evitar que os parâmetros de funcionamento não sejam excedidos. Este motor consome menos combustível que os modelos de turbinas anteriores da mesma série e foi projetado para um maior intervalo entre as revisões, com TBO - Time Between Overhaul de 5.000 horas, resultando em um menor custo operacional que as turbinas da geração anterior, largamente adotadas no Learjet 35 e no Citation III, por exemplo.

O Learjet 45 é um projeto de alta tecnologia. Por exemplo: Os para-brisas não têm limpadores convencionais, que foram substituídos por um sistema elétrico de aquecimento para desembaçamento e uma camada externa de composto para melhorar a visibilidade a frente em dias de chuva leve. Os freios são de carbono, com anti-skid. O bagageiro traseiro é aquecido, assim os passageiros não precisam temer o congelamento de seus shampoos e perfumes dentro de suas malas, após longas viagens.

As asas semi-retas com flaps em material composto do Learjet 45 são leves e resistentes, com menos partes e peças em relação às asas dos modelos anteriores fabricados pela Learjet. O resultado é uma carga alar menor da asa maior, um jato executivo confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos mais suaves e previsíveis, em comparação com os modelos Learjet das gerações anteriores. Na verdade, o alcance prático do Learjet 45 está um pouco acima da faixa de alcance de vários outros modelos de jatos executivos de médio porte para viagens interestaduais e internacionais de outros fabricantes, ou seja, ele é quase um jato intercontinental e de fato tem sido usado por algumas empresas de taxi-aéreo da América do Sul para sobrevoar o Oceano Atlântico em direção à Europa e África.

Porém, pra quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião intercontinental.

MERCADO

A fabricante americana Bombardier Learjet é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 3.000 jatos executivos fabricados, de diversos tamanhos e modelos, desde a fundação de sua antecessora, a Learjet Corporation, em 1964. Ela foi uma dos primeiras fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Cessna Aircraft, a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft. 

Atualmente, a fabricante americana Bombardier Learjet é uma subsidiária da corporação canadense Bombardier Aerospace, mas as fábricas da Learjet estão localizadas nos Estados Unidos e no México. Entretanto, a Bombardier Learjet optou por importar as asas do Learjet 45 do Canadá, fabricadas pela De Havilland Canada, e importar a fuselagem do Learjet 45 da Irlanda, fabricada pela Short Brothers. Essas duas fabricantes também são subsidiárias da Bombardier.

Até alguns anos atrás, a Learjet oferecia o Learjet 45XR, uma versão aprimorada do Learjet 45, bem parecida, aliás, com alcance de cerca de 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas), equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas ou forno elétrico para refeições rápidas, cafeteira elétrica e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete tem pia para lavar as mãos e escovar os dentes. A cabine de passageiros está equipada com DVD player, CD player e telefone por satélite.

O Learjet 45XR está equipado de fábrica com APU - Auxiliary Power Unit, freios de carbono e EICAS - Engine Indication Crew and Alert System, um sistema de alerta sobre os parâmetros de funcionamento dos motores, ou seja, é um modelo de aeronave sofisticado. Já o Learjet 45, o antecessor do Learjet 45XR, era vendido pelo fabricante na década de 1990 com a APU - Auxiliary Power Unit como item opcional, nos primeiros anos, e, posteriormente, alguns anos depois, como item de série. 

As entregas do Learjet 45 e do Learjet 45XR foram iniciadas em 1998 e 2005, respectivamente, e mais de 500 unidades foram fabricadas, inclusive várias delas no BrasilA produção em série do Learjet 45XR, o irmão mais novo do Learjet 45, foi encerrada em 2013. O Learjet 45XR foi substituído na linha de montagem da Bombardier Learjet pelo novíssimo Learjet 75.

A Bombardier Aerospace é representada no Brasil pela Líder Aviação, que também presta serviços de táxi aéreo, manutenção e treinamento.

Nos primeiros anos de fabricação em série a Bombardier Learjet teve algumas dificuldades de despachabilidade no Learjet 45, entre eles trincas nas janelas, falhas na pressurização e falha estrutural no estabilizador horizontal, mas, segundo a fabricante, todos os problemas, incluindo os problemas elétricos e eletrônicos, foram resolvidos. Atualmente, a família Learjet 45 é uma das mais seguras do mundo e as estatísticas, citadas logo abaixo, provam isso.

SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Em números aproximados, menos de 1% das mais de 500 unidades fabricadas da família Learjet 45 se envolveu e / ou foi envolvido em acidentes graves com vítimas fatais. São números equivalentes aos de um de seus principais concorrentes, o Cessna Citation Excel, que também está entre os modelos de jatos executivos de médio porte mais seguros que existem:
  • Em 2003, na Itália, um jato Learjet 45, após a decolagem no Aeroporto de Milão e já na fase de subida, sofreu impacto com aves, se desestabilizando e caindo durante os procedimentos de emergência para retorno imediato ao aeroporto de origem;
  • Em 2008, no México, um jato Learjet 45XR, durante um voo para a Cidade do México, já na fase de aproximação, perdeu o controle ao entrar em uma esteira de turbulência de um jato comercial de grande porte, um Boeing 767;

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LEARJET 45
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 8 ou 9 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 820 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 18 metros;
  • Envergadura: Aprox. 15 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,3 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Allied Signal TFE-731 (3.500 libras / cada);
  • Reversores: Dee Howard;
  • APU: Honeywell RE-100;
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
  • Reabastecimento: Ponto único / single point;
  • Homologação: FAR Part 25;
  • Retrofit: Pacote 45XR (performance melhorada em dias quentes);
  • Trem de pouso: Trailing link;
  • Freios: Break-by-wire, de carbono, com anti-skid;
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 9.300 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 700 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,09 litro / passageiro / km voado;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 1,8 milhão (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$

LEARJET 45XR
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 8 ou 9 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 820 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 18 metros;
  • Envergadura: Aprox. 15 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,3 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Honeywell TFE-731 (3.500 libras / cada);
  • Reversores: Dee Howard;
  • APU: Honeywell RE-100;
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
  • Aviônicos: FMS UNS-1E Universal;
  • Reabastecimento: Ponto único / single point;
  • Trem de pouso: Trailing link;
  • Freios: Break-by-wire, de carbono, com anti-skid;
  • Iluminação de cabine: LED;
  • Homologação: FAR Part 25;
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 9.700 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 700 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,09 litro / passageiro / km voado;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,5 milhões (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de aviões da família Learjet 45 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.

Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Líder Aviação e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Learjet_45
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Learjet_45
  • Bombardier (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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