BOMBARDIER LEARJET 40

BOMBARDIER LEARJET 40
BOMBARDIER LEARJET 40XR

INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito jato executivo de médio porte e alcance interestadual e internacional Learjet 40, um derivado direto do bem sucedido jato executivo Learjet 45, o seu irmão maior. Logo abaixo, o Learjet 40 visto de outro ângulo, uma aeronave confortável e confiável.
O Bombardier Learjet 40 é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente 6 ou 7 passageiros em viagens interestaduais e internacionais, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela tradicional fabricante estadunidense Bombardier Learjet, atualmente de propriedade da corporação canadense Bombardier Incorporated.

Durante as décadas de 2000 e 2010, os principais concorrentes da família Learjet 40 no mercado aeronáutico mundial foram o americano Cessna Citation CJ3 e o brasileiro Embraer Phenom 300. Atualmente, só é possível encontrar o Bombardier Learjet 40 e o Bombardier Learjet 40XR no mercado mundial de aeronaves usadas.

A BOMBARDIER

Bombardier Incorporated é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para transportes aéreo e ferroviário, principalmente fabricantes de aviões executivos e locomotivas e vagões para transporte de passageiros. A sede do grupo Bombardier está localizada em Montreal, em Quebec, no Canadá, e possui diversas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos, no México e na Europa.

A empresa já foi uma grande gigantesca multinacional do ramo de transportes, tendo sido, inclusive, a quarta maior fabricante de aviões comerciais do mundo e uma fabricante de avião turboélice utilitário para combate a incêndios florestais.

Em 2013, por exemplo, com uma receita de US$ 18,3 bilhões (incluindo os números de todas as suas subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com aviação), o grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição mundial no setor de indústria aeronáutica civil, logo acima de sua principal concorrente, a empresa brasileira Embraer, que, por sua vez, encerrou 2013 com um faturamento de US$ 5,8 bilhões, ambas abaixo da europeia Airbus e da americana Boeing, as duas gigantes do setor aeronáutico e aeroespacial.

Durante a década de 2010, principalmente nos anos mais recentes, a empresa iniciou uma profunda reestruturação baseada em uma série de desinvestimentos, incluindo a venda dos projetos Bombardier CRJ, de aviões comerciais para aviação regional, para a fabricante japonesa Mitsubishi; a venda dos projetos dos aviões turboélice regionais Bombardier Q-Series, dos aviões turboélice semi-utilitários  Twin Otter e do avião turboélice para combate a incêndios Bombardier CL-415 para a empresa americana Viking Air / Longview Aviationcom a sua saída definitiva do ramo de fabricação de aeronaves comerciais concluída em 2020; e com a venda de uma participação societária minoritária no projeto do avião comercial Airbus A220, conhecido anteriormente como Bombardier C-Series, com fuselagem inteiramente fabricada em material composto. 

Em 2017, a Bombardier possuía quase 70.000 empregados em vários países, principalmente no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a confortável cabine de passageiros do jato executivo Learjet 40, com capacidade para acomodar até seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada. Logo abaixo, o jato executivo taxiando em um típico aeroporto regional com pista de pouso pavimentada. A sua principal vocação é fazer ligações curtas e médias, em rotas nacionais e internacionais.
O Learjet 40 é uma aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 6 ou 7 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Bombardier Learjet, que utilizou como base para sua criação o modelo de jato executivo Learjet 45, este com fuselagem alongada.

Ele se beneficiou do amadurecimento do projeto do jato executivo Learjet 45 durante as décadas de 1990 e 2000. Assim, quando entrou em operação, em 2004, o Learjet 40 já apresentava um alto índice de despachabilidade, em torno de 98%, um índice que o Learjet 45 precisou de alguns anos para alcançar, após a sua introdução no mercado em 1998.

É um produto moderno, com as suas seções da fuselagem com perfil oval, uma tendência mundial moderna da engenharia aeronáutica adotada em vários modelos de aeronaves executivas e comerciais, incluindo o projeto japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente comprado pela americana Beechcraft Corporation e renomeado como Beechjet 400A, também seguida pela Hawker no Hawker 800 e pela Embraer nos projetos de jatos regionais da família Embraer E-Jets, entre eles o Embraer E-190, e nos jatinhos executivos Phenom 300 e Phenom 100. Esse moderno formato ovalado resulta em mais conforto, mais espaço interno, para os passageiros, principalmente para os ombros e cabeças.

Na verdade, o Learjet 40 é quase idêntico ao Learjet 45, o modelo usado como base para lhe dar origem. Entre as pouquíssimas diferenças está a fuselagem encurtada em cerca de 60 centímetros, o que reduziu a capacidade de transportar passageiros, de 8 ou 9 pessoas para 6 ou 7 pessoas, e o alcance reduzido para 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / dias quentes).

Desde o início de sua fabricação, na década de 2000, o Learjet 40 saía de fábrica com um conjunto sofisticado de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e as demais telas para informações de MFD - Multi Function Display, ou multifunção, de EICAS - Engine Indication Crew and Alert System, ou alerta de funcionamento dos motores, e de FMS - Flight Management System, este o sistema de gerenciamento de voo.

O motor turbofan Allied Signal TFE731-20AR de alto desempenho que impulsiona o Learjet 40 é uma versão modernizada e melhorada de uma linhagem de motores conhecida anteriormente como Garrett TFE-731. A geração anterior dessa família de motores impulsionava modelos bem sucedidos de aeronaves disponíveis no mercado de aeronaves novas nas décadas de 1980 e 1990, incluindo o Cessna Citation III, o Learjet 35, o Citation VII, o Hawker 800 e o Falcon 50.

O moderno motor turbofan da série Allied Signal TFE731, da renomada fabricante americana Honeywell International, possui o DEEC - Digital Electronic Engine Control, um sistema semelhante ao FADEC - Full Authority Digital Engine Control, ambos para controle de funcionamento e para evitar que os parâmetros de funcionamento não sejam excedidos. Este motor consome menos combustível que os modelos de turbinas anteriores da mesma série e foi projetado para um maior intervalo entre as revisões, com TBO - Time Between Overhaul de 5.000 horas, resultando em um menor custo operacional que as turbinas da geração anterior, largamente adotadas no Learjet 35 e no Citation III, por exemplo.

O Learjet 40 é um projeto de alta tecnologia. Por exemplo: Os para-brisas não têm limpadores convencionais, que foram substituídos por um sistema elétrico de aquecimento para desembaçamento e uma camada externa de composto para melhorar a visibilidade a frente em dias de chuva leve. Os freios são de carbono, com anti-skid. O bagageiro traseiro é aquecido, assim os passageiros não precisam se preocupar com o congelamento de seus shampoos dentro de suas malas, após longas viagens.

As asas semi-retas com flaps em material composto do Learjet 40 são leves e resistentes, com menos partes e peças em relação às asas dos modelos anteriores fabricados pela Learjet. O resultado é uma carga alar menor da asa maior, um jato executivo confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos mais suaves e previsíveis, em comparação com os modelos Learjet das gerações anteriores.

MERCADO
A fabricante americana Bombardier Learjet é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 3.000 jatos executivos fabricados, de diversos tamanhos e modelos, desde a fundação de sua antecessora, a Learjet Corporation, em 1964. Ela foi uma das primeiras fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Textron Avation (marcas Cessna e Beechcraft), a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft.

Atualmente, a fabricante americana Bombardier Learjet é uma subsidiária da corporação canadense Bombardier Aerospace, mas as fábricas da Learjet estão localizadas nos Estados Unidos e no México. Entretanto, a Bombardier Learjet optou, durante as décadas de 2000 e 2010, por importar as asas do Learjet 40 do Canadá, fabricadas pela de Havilland Canada, e importar a fuselagem do Learjet 40 da Irlanda, fabricada pela Short Brothers, ambas subsidiárias da Bombardier na época.

Até 2013, a Learjet oferecia o Learjet 40XR, uma versão aprimorada do Learjet 40, bem parecida, aliás, com alcance de cerca de 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas), equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas ou forno elétrico para refeições rápidas, cafeteira elétrica e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete tem pia para lavar as mãos e escovar os dentes. A cabine de passageiros está equipada com DVD player, CD player e telefone por satélite.

O Learjet 40XR e seu irmão Learjet 40 são equipados com APU - Auxiliary Power Unit, freios de carbono e EICAS - Engine Indication Crew and Alert System, um sistema de alerta sobre os parâmetros de funcionamento dos motores, ou seja, é um modelo de aeronave sofisticado.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LEARJET 40
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 17 metros;
  • Envergadura: Aprox. 15 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,3 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Allied Signal TFE-731 (3.500 libras / cada);
  • Reversores: Dee Howard;
  • APU: Honeywell RE-100;
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
  • Reabastecimento: Ponto único / single point;
  • Homologação: FAR Part 25;
  • Retrofit: Pacote 40XR (performance melhorada em dias quentes);
  • Trem de pouso: Trailing link;
  • Freios: Break-by-wire, de carbono, com anti-skid;
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo decolagem: Aprox.
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (quatro passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Preço (no exterior): Aprox. US$

ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de aviões da família Learjet 40 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria, entre elas a Líder Aviação, a Goal Aircraft, a TAM Aviação Executiva e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de manutenção, gerenciamento de aeronaves e treinamento de tripulação.

VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Learjet_40
  • Bombardier (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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