FOKKER F27 FRIENDSHIP
FOKKER F27 FRIENDSHIP
FOKKER F27-100 (MODELO
ORIGINAL)
FOKKER F27-200 (MOTORES
MAIS POTENTES)
FOKKER F27-200MAR (MILITAR)
FOKKER F27-200MAR (MILITAR)
FOKKER F27-300
(PASSAGEIROS E CARGA)
FOKKER F27-300M TROOPSHIP (MILITAR)
FOKKER F27-400
(PASSAGEIROS E CARGA)
FOKKER F27-400M (MILITAR)
FOKKER F27-400M (MILITAR)
FOKKER F27-500
(FUSELAGEM ALONGADA)
FOKKER F27-600
(PASSAGEIROS E CARGA)
FOKKER F27-700 (AMPLA
PORTA DE CARGA)
FOKKER F27 MARITIME
(MILITAR)
FAIRCHILD F-27 (MERCADO
AMERICANO)
FAIRCHILD FH-227
(MERCADO AMERICANO)
HIRONDELLE
INTRODUÇÃO
Logo
acima, o Fokker F27, um consagrado
bimotor turboélice para transporte regional de passageiros, um dos maiores
clássicos da aviação civil mundial, o substituto natural do clássico Douglas
DC-3 na frota de muitas companhias aéreas regionais em várias partes do
planeta. Logo abaixo, o Fairchild FH-227, uma versão alongada do Fokker F27,
fabricada sob licença nos Estados Unidos pela fabricante americana Fairchild
Aircraft.
O Fokker F27
é uma antiga aeronave bimotor turboélice
de médio porte, com capacidade para transportar entre 40 e 50 passageiros em
viagens intermunicipais e interestaduais, dependendo da versão, do ano de
fabricação e da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e
fabricada em larga escala na Holanda,
a partir da década de 1950, pela então fabricante holandesa Fokker Aircraft, na época uma das maiores
fabricantes de aeronaves civis e militares do mundo. A aeronave também foi
fabricada sob licença nos Estados Unidos pela americana Fairchild Aircraft, neste caso renomeada para Fairchild F-27
Os seus principais concorrentes no mercado mundial de
transporte aéreo regional de passageiros e cargas durante as décadas de 1960 e
1970 foram o clássico bimotor a pistão americano Douglas DC-3, um grande best-seller da indústria aeronáutica
americana; os bimotores a pistão americanos Convair 240 e Convair 340;
o também clássico bimotor turboélice brasileiro Embraer EMB-110 Bandeirante; o bimotor a pistão americano Curtiss C-46; e o antigo bimotor
turboélice britânico Hawker Sidelley HS-748.
A FOKKER AIRCRAFT
A Fokker Aircraft foi uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves civis e militares do planeta. Ela foi fundada na Holanda em 1919 pelo empresário Anthony Fokker, após a Primeira Guerra Mundial, e se tornou uma grande fabricante de aeronaves militares e civis, neste caso para uso comercial no transporte de passageiros e cargas, tornando-se a maior fabricante mundial de aeronaves comerciais na década de 1920, com uma subsidiária fabricante de aviões comerciais nos Estados Unidos, inclusive.
A Fokker Aircraft foi uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves civis e militares do planeta. Ela foi fundada na Holanda em 1919 pelo empresário Anthony Fokker, após a Primeira Guerra Mundial, e se tornou uma grande fabricante de aeronaves militares e civis, neste caso para uso comercial no transporte de passageiros e cargas, tornando-se a maior fabricante mundial de aeronaves comerciais na década de 1920, com uma subsidiária fabricante de aviões comerciais nos Estados Unidos, inclusive.
Ela se manteve como uma grande fabricante de aeronaves
civis e militares nas décadas seguintes, até a década de 1990, embora tenha
sofrido durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido tomada à força pelos militares
alemães e, antes do final da guerra, praticamente destruída pelos aliados Estados
Unidos, União Soviética e Inglaterra. Mesmo assim, a empresa se reergueu
durante as décadas de 1950 e 1960, com a fabricação seriada do seu maior
sucesso na época, o turboélice regional Fokker F27, e tornou-se também uma respeitada
e conceituada fabricante de satélites e de componentes para satélites, por meio
de sua subsidiária Fokker Space,
que, aliás, ainda existe, mas agora com o nome Airbus Defense and Space Netherlands.
Apesar dos produtos de boa qualidade, a Fokker
Aircraft não resistiu às várias recessões econômicas mundiais da década de
1990, ela faliu em 1996, após tentativas fracassadas de salvamento por
corporações europeias, entre elas a alemã Daimler Chrysler / DASA Aviation,
entretanto a divisão de fabricação de satélites e a divisão de manutenção de aeronaves
e de pesquisa e desenvolvimento aeroespacial e aeronáutico, a Fokker Space /
Dutch Space e a Stork Aerospace / Fokker Technologies, respectivamente, foram
separadas e sobreviveram à crise da Fokker Aircraft.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o Fokker F27 nas cores de uma companhia aérea regional africana. Ele foi usado intensivamente no continente africano também, principalmente a partir das décadas de 1970 e 1980 e principalmente por pequenas companhias aéreas regionais, atraídas pelos bons preços dos modelos usados colocados à venda por companhias aéreas europeias e americanas. Logo abaixo, o Fokker F27 nas cores de uma pequena companhia aérea regional do Oriente Médio.
O Fokker F27 é uma antiga aeronave bimotor turboélice de médio porte, com pressurização e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asas altas e retas, com capacidade para transportar entre 40 e 50 passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, dependendo da versão, do ano de fabricação e da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala na Holanda, a partir da década de 1950, pela então fabricante holandesa Fokker Aircraft, que se tornou a partir de então uma grande e conceituada empresa fabricante de aeronaves comerciais para transporte regional de passageiros e de carga.
Ele também foi fabricado sob licença nos Estados
Unidos pela Fairchild Aircraft durante as décadas de 1960 e 1970, com o nome
Fairchild F-27, para cerca de 40 passageiros e/ou cargas, e com o nome Fairchild
FH-227, para cerca de 50 passageiros e/ou cargas.
Ele é um dos mais importantes clássicos mundiais da
aviação comercial, usado intensivamente nos Estados Unidos, na Europa Ocidental
e na América Latina, durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, em rotas regionais
e domésticas para transporte de passageiros e cargas. Em alguns casos, ele foi
usado intensivamente também para transporte internacional de passageiros e
cargas dentro de um mesmo continente. Ele foi um grande sucesso de vendas, com mais
de 580 unidades fabricadas na Europa Ocidental e mais de 200 unidades fabricadas
nos Estados Unidos, sob licenciamento, pela Fairchild Aircraft, totalizando
mais de 780 unidades fabricadas em 30 anos de fabricação seriada e ininterrupta.
Na década de 1960, ele era considerado um dos mais
modernos modelos de aviões comerciais para transporte de passageiros e carga,
com a então inovadora motorização turboélice, mais potente e mais confiável que
as motorizações radiais a pistão da época, e com a introdução da tecnologia de
pressurização de fuselagem (cabine de passageiros e cabine de comando),
permitindo a operação em altitudes de cerca de 8.500 metros, superior às altitudes padrão da
época para aviões radiais a pistão, de cerca de 5.000 metros, lembrando que
quanto mais alto a avião voa menos sujeito ao mau tempo ele é.
Entre as suas características mais marcantes e
curiosas está o seu amplo sistema pneumático, responsável pelo acionamento do
trem de pouso, pela pressurização da cabine de passageiros e do cockpit, pelo
acionamento do controle direcional da roda de nariz (steering), pelo
acionamento dos freios e pelo acionamento das botas de degelo das asas e da
empenagem, entre outros. Na época, entre as razões apontadas pelo fabricante
para um uso tão amplo e incomum do sistema pneumático estava a leveza do sistema,
em relação ao sistema hidráulico.
CRIAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, a cabine de passageiros do turboélice regional para transporte de passageiros Fokker F27, atualmente exposto em vários museus aeronáuticos na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e na Austrália. Logo abaixo, o então moderno cockpit do mesmo modelo de aeronave, atualmente aberto à visitação pública no Hickory Aviation Museum, nos Estados Unidos, entre vários outros.
O clássico bimotor a pistão Douglas DC-3 foi um grande sucesso de vendas da fabricante americana Douglas Aircraft durante a década de 1940, fabricado em larga escala principalmente para atender as encomendas das Forças Armadas Americanas, desempenhando um importante papel de logística militar durante a Segunda Guerra Mundial. A partir de então, com o fim da guerra, mais de 7.000 unidades seminovas e/ou pouco voadas foram colocadas à venda pelo Governo dos Estados Unidos, com preços bastante atrativos e a grande maioria em ótimo estado de conservação.
Como consequência disso, muitas novas companhias
aéreas, em quase todas as regiões do planeta, passaram a usar de forma
intensiva o Douglas DC-3 para ligar grandes centros urbanos a localidades
menores no interior dos estados ou províncias, de modo que se algum outro fabricante
quisesse colocar no mercado, durante a década de 1950, um novo modelo de
aeronave para substituir esse clássico bimotor a pistão das duas uma, ou teria sua
sanidade mental questionada ou teria que projetar um avião realmente muito bom.
Tanto foi assim que durante a década de 1950, pouquíssimas fabricantes tiveram
a coragem de desafiar o reinado quase absoluto do Douglas DC-3, entre elas a
Fokker Aircraft, que, inclusive, quase faliu, pois seus custos de
desenvolvimento do Fokker F27 superaram o seu fluxo de caixa, tendo sido
socorrida pelo Governo Holandês.
Mas tanto esforço valeu a pena, é difícil encontrar um
piloto que não tenha gostado de pilotar o Fokker F27, a grande maioria deles
ressaltando as características de praticidade e funcionalidade, confiabilidade,
obediência aos comandos, eficiência e flexibilidade operacional da aeronave,
com capacidade para pousar e decolar em pistas de pouso de comprimento limitado, transportar passageiros com níveis bastante razoáveis de
conforto e modernidade (para os padrões da época, é claro) e a boa capacidade
de transportar cargas, introduzidas pela sua ampla porta de carga na lateral
dianteira.
A capacidade do bimotor turboélice Fokker F27 e,
posteriormente, do Fairchild FH-227, variou, do início da fabricação até as
décadas seguintes, de versão para versão, entre 40 passageiros e 50
passageiros. A fabricante holandesa Fokker Aircraft e a fabricante americana
Fairchild Aircraft projetaram o Fokker F27 e o Fairchild FH-227,
respectivamente, com capacidade para pousar e decolar em pistas de pouso
pavimentadas ou de leito natural com comprimento limitado a cerca de 1.500
metros, uma característica comum também do seu principal concorrente Douglas
DC-3. E essa é uma das explicações para o grande sucesso de vendas dos dois
modelos.
Mas o Fokker F27 era superior ao Douglas DC-3 em quase
tudo, exceto no alcance. Ele voava mais alto e mais veloz, tinha capacidade de
passageiros e carga bem superior, era mais confortável, mais confiável e mais
moderno. Então, a partir da década de 1960, com o sucesso comercial do bimotor
turboélice para transporte intermunicipal e interestadual de passageiros Fokker
F27, a Fokker Aircraft decidiu dar continuidade ao seu programa de
desenvolvimento, completando o seu portfólio de produtos com novas versões
melhoradas do seu maior best seller, um dos aviões comerciais turboélice mais
vendidos de toda história da indústria aeronáutica mundial, tendo sido
superado em vendas somente pelos aviões das famílias ATR-72 e ATR-42, da
fabricante europeia ATR, e Dash 8 / Q Series, da fabricante de Havilland /
Bombardier.
VERSÕES DA FAMÍLIA F27
De modo geral, os aviões da família Fokker F27 são clássicos projetos de bimotores de propulsão turboélice de médio porte, com asas altas e retas e cabines pressurizadas de construção semimonocoque convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar entre 40 e 50 passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. Eles estiveram entre os primeiros modelos de aviões da década de 1950 com motorização turboélice, de performance superior aos motores radiais a pistão, muito comuns na década anterior, usados até mesmo para tracionar os aviões intercontinentais da época.
Os pioneiros motores turboélice britânicos da família Rolls-Royce Dart fazem parte da primeira
geração de motores turboélice da história da indústria aeronáutica, eles estão
na raiz da então inovadora tecnologia do motor a jato usado para impulsionar
aviões. Pra quem não sabe, a tecnologia dos motores a reação ou motores a jato
é semelhante à tecnologia dos motores turboélice. Basicamente, de forma
resumida e didática, usando uma linguagem simples, para facilitar o
entendimento do leitor / internauta, o motor turboélice é, na verdade, um motor
a jato com uma hélice acoplada. Então, em vez dos gases queimados gerarem maior
impulso para movimentar o avião são as hélices acopladas ao motor a jato que
geram a maior parte da tração.
Basicamente, esses motores são compostos por dois
compressores centrífugos (ou um compressor centrífugo de dois estágios, como
preferem dizer alguns), várias câmaras de combustão e uma turbina de três
estágios. Eles foram os responsáveis por introduzir a então relativamente
simples aviação regional em um patamar elevado de sofisticação, modernidade, conforto,
desempenho e segurança, considerando os padrões da época.
FOKKER F27-100
.
O modelo original da família Fokker F27, com
capacidade para cerca de 44 passageiros.
FOKKER F27-200
.
Versão melhorada da família Fokker F27, como motor turboélice
Rolls-Royce Dart Mk-532.
FOKKER F27-300
.
Versão Combi da família Fokker F27, com a
possibilidade de ser configurado para transporte simultâneo de carga e de
passageiros, separados por uma divisória metálica ou uma rede de proteção.
FOKKER F27-300M
.
Versão para transporte logístico militar, desenvolvida
para a Força Aérea da Holanda.
FOKKER F27-400
.
Versão Combi da família Fokker F27, com a
possibilidade de ser configurado para transporte simultâneo de carga e de
passageiros, com potência dos motores aumentada e porta de carga maior.
FOKKER F27-400M
.
Versão para transporte logístico militar, desenvolvida
para o Exército dos Estados Unidos.
FOKKER F27-500
.
Versão de maior capacidade de transporte de
passageiros e de carga, com fuselagem alongada em 1,5 metro, com a
possibilidade de uma configuração de até 52 assentos para passageiros e uma
comissária, com motores mais potentes Rolls-Royce Dart Mk-528.
A sua produção seriada foi iniciada em 1968.
FOKKER F27-600
.
Versão Quick Change da família Fokker F27, com a
possibilidade de ser rapidamente convertido em avião de transporte de carga,
com a retirada de todos os assentos da cabine de passageiros em apenas 30
minutos. Após o cumprimento da missão de transporte de carga, a aeronave pode
novamente receber os assentos para cumprir missão de transporte de passageiros.
FOKKER F27-700
.
Versão com ampla porta de carga.
FAIRCHILD F-27
.
Versão americana baseada quase inteiramente no Fokker
F27, fabricada sob licença pela americana Faircrild Aircraft, conservado praticamente
todas as principais características do modelo que lhe deu origem. Entre as
poucas, mas muito bem pensadas, diferenças de projeto entre os aviões
fabricados na Holanda e nos Estados Unidos estão a inclusão de um radar
meteorológico nos modelos americanos, um recurso tecnológico valioso, usado
para melhorar a segurança destes modelos.
FAIRCHILD FH-227
.
Versão melhorada do Fokker F27, desenvolvida de forma
semi-independente pela americana Fairchild Aircraft, com várias melhorias em
relação ao modelo original, incluindo uma fuselagem alongada e motores mais
potentes, com capacidade para transportar até 52 passageiros. Posteriormente, essas melhorias desenvolvidas pela fabricante americana foram incorporadas pela fabricante holandesa em seus produtos.
MERCADO
No meio aeronáutico, o Fokker F27 é considerado o sucessor natural do Douglas DC-3, um dos modelos de aviões comerciais para transporte regional mais vendidos da história. O projeto do Fokker F27 Friendship tem uma importância histórica no contexto da aviação regional pelo mérito de ter possibilitado a integração regional em diversos países de grandes dimensões, incluindo o Brasil, onde foi largamente utilizado para transporte de cargas (a serviço dos Correios, inclusive) e milhões de passageiros.
O Fokker F-27 foi utilizado intensivamente nos Estados
Unidos, na Europa Ocidental e em muitos outros países da América Latina e do
mundo no transporte regional de passageiros e de carga aérea. Ele foi um grande
sucesso de vendas da extinta indústria aeronáutica holandesa Fokker Aircraft,
com quase 800 unidades vendidas, incluindo as versões do mesmo projeto
licenciada para a fabricante aeronáutica norte-americana Fairchild Aircraft.
Apesar de terem sido considerados modelos de aeronaves
antigas a partir da década de 1990, o Fokker F27 e o Fairchild FH-227 eram
considerados aeronaves seguras, se fossem operadas com profissionalismo e
responsabilidade. Apesar de não serem bonitos, o Fokker F27 e o Fairchild FH-227
cumpriam o que as fabricantes afirmavam, transportavam passageiros e carga com
eficiência e níveis bem razoáveis de conforto relativo, considerando a
tecnologia disponível na época.
O conceito de aeronaves projetadas especialmente para
atender mercados de transporte aéreo regional foi aproveitado posteriormente
por outras fabricantes, como Aerospatiale e Alenia (famílias ATR), Embraer
(EMB-120 Brasilia), Saab (340) e de Havilland Canada (família Dash 8). Pode-se
dizer então que o Fokker F27 e o Fairchild FH-227 foram os precursores dos
aviões regionais das décadas seguintes e da atualidade.
A Fairchild Aircraft entregou a primeira unidade
fabricada em solo americano para a companhia aérea americana West Coast
Airlines em 1958 e a Fokker Aircraft entregou a primeira unidade fabricada em
solo europeu para a conterrânea companhia aérea Air Lingus no mesmo ano.
Atualmente, há cerca de 10 unidades da família Fokker
F27 ainda em atividade em companhias aéreas regionais.
Durante a década de década de 1980, o feliz projeto do
Fokker F27 foi utilizado como base para a criação e o desenvolvimento do moderno turboélice
regional Fokker 50, cujas vendas não tiveram o mesmo êxito do seu predecessor.
NO BRASIL
Logo acima, uma imagem histórica: O então presidente da TAM Transportes Aéreos Regionais, comandante Rolim Amaro, ao centro, acompanhado de tripulantes das duas companhias aéreas do grupo, a TAM e a Brasil Central. Ao fundo, as empenagens dos Fokker F27 das duas companhias. Logo abaixo, um dos exemplares de Fairchild FH-227 usados por companhias aéreas brasileiras, neste caso a Varig.
Em conjunto com o turboélice regional brasileiro para transporte de passageiros Embraer EMB-110 Bandeirante, o Fokker F27 e o Fairchild FH-227 foram de grande importância, realmente fundamentais, para o desenvolvimento do SITAR - Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional, um programa de integração do território brasileiro criado pelo Governo Federal Brasileiro na década de 1970, por meio do então DAC - Departamento de Aviação Civil (atualmente ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil), e mantido na década de 1980, para cobrir todo o território nacional pelo transporte aéreo regional.
Naquela época, as principais operadoras do Fokker F27
e do Fairchild FH-227 eram a TAM Transportes Aéreos Regionais, atualmente LATAM
Airlines, e a TABA - Transportes Aéreos da Bacia Amazônica, esta operando na Região
Norte do Brasil.
A companhia aérea regional VOTEC Serviços Aéreos,
posteriormente, na década de 1990, adquirida e incorporada pela TAM Transportes
Aéreos Regionais, e então renomeada para Brasil Central Linhas Aéreas, e,
portanto, integrada em sua malha de rotas, ajudou a formar uma rede de
transporte regional da TAM nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da Região
Sul do Brasil.
A Rio Sul, uma subsidiária da então Varig - Viação
Aérea Riograndense, que não existe mais, também foi uma importante operadora do
Fairchild FH-227.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade (versões curtas): 44 passageiros (média densidade);
- Capacidade (versões alongadas): 52 passageiros (média densidade);
- Tripulação: 1 piloto (comandante), 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro (versões curtas): Aprox. 480 km / h;
- Velocidade de cruzeiro (versões longas): Aprox. 450 km / h;
- Comprimento (versões curtas): Aprox. 23 metros;
- Comprimento (versões longas): Aprox. 25,5 metros;
- Envergadura: Aprox. 29 metros;
- Altura: Aprox. 8,7 metros;
- Motorização (versões curtas): 2 X Rolls-Royce Dart (2.250 shp / cada);
- Motorização (versões longas): 2 X Rolls-Royce Dart (2.300 shp / cada);
- Teto de serviço: Aprox. 8.500 metros;
- Vida útil da célula: Aprox. 80.000 horas ou ciclos;
- Pista de pouso: Aprox. 1.500 metros (lotado/ dias quentes / tanques cheios);
- Alcance (versões curtas): Aprox. 1.300 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Alcance (versões longas): Aprox. 1.100 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 19.700 kg (versões menos potentes);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 20.400 kg (versões mais potentes);
SEGURANÇA DE VOO
Ao longo de toda sua vida útil, foram registrados
oficialmente 131 acidentes graves com vítimas fatais nos quais os aviões da
família Fokker F27 se envolveram e/ou foram envolvidos, o equivalente a cerca
de 17% do número total de aeronaves fabricadas, com parte dos acidentes registrados
não diretamente relacionada com a qualidade de projeto e de fabricação da
aeronave.
TRÊS VISTAS
O CLÁSSICO
NO YOUTUBE
- Histórical Aviation (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=VIQSw1KEyOU
- Aviões e Músicas: https://www.youtube.com/watch?v=CtFpAXxEuCI
- Classic Airliners: https://www.youtube.com/watch?v=S98q0BBGajA
- Historial Aviation (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=VTr2hBhcvs0
VEJA TAMBÉM
- ATR-42
- Embraer EMB-120 Brasília
- Canadair CRJ-100 / Bombardier CRJ-200
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Bombardier Q Series / Dash 8
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Sukhoi SuperJet 100
- ATR-72
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Bimotor
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Douglas DC-9
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Embraer KC-390
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Transportes no Brasil (Logística)
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Fokker F-100
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Concorde
- Airbus A300
- Drones
- Boeing 787 Dreamliner
- Douglas DC-3
- Embarcações (Indústria Naval)
- McDonnell Douglas DC-10
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX
- Embraer E-Jet
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Q-400
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Embraer E-195
- Airbus A321
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- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Embraer E-195
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Airbus A380
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Let L-410 Turbolet
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Fokker-F-27-Friendship/index
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Fokker-F-27-Friendship/database/1
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fokker_F27
- Airliners.net (em inglês): http://www.airliners.net/aircraft-data/stats.main?id=217
- Museu TAM: http://www.museutam.com.br/o_museu.php
- Fokker Info: http://www.fokker-aircraft.info/f27general.htm
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Fairchild-F-27/index
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Fairchild-F-27/database
- Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Fokker_F27_Friendship
- Canal Piloto / Bianch: https://canalpiloto.com.br/aeronaves-historicas-fokker-f27/
- P I Flight: https://piflightteoriasdevoo2.blogspot.com/2018/10/fokker-f-27-um-aviao-com-sistema.html
- Aircraft Charter (em inglês): http://www.aircraft-charter-world.com/propjet/f27200.htm
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Fairchild-FH-227/index
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Fairchild-FH-227/database
- LATAM Airlines (divulgação): Imagens
- Fokker (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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