ATR-72-600
Mas há alguns concorrentes indiretos do turboélice bimotor regional ATR-72 que merecem ser citados aqui, os jatos bimotores regionais Embraer E-170, fabricado até a década de 2010, com capacidade para até 72 passageiros, e Embraer E-175, fabricado atualmente, com capacidade para até 88 passageiros, ambos da mesma fabricante brasileira, a Embraer S.A.
A ATR – Avions de Transport Régional, em francês, é uma grande fabricante francesa e italiana de aviões turboélices para transporte regional de passageiros e cargas, fundada em 1981 pela então fabricante francesa de aviões e helicópteros Aerospatiale (pronuncia-se Aerrospachál, em francês) e pela então fabricante italiana de aviões Aeritalia, por sua vez conhecida posteriormente como Alenia e, atualmente, como Leonardo, por sua vez um dos maiores conglomerados de alta tecnologia da Itália.
Logo acima, ilustração em inglês da Jet Airways, uma operadora indiana do ATR-72, com a sua configuração escolhida para 68 passageiros, em baixa densidade, com cerca de 80 centímetros de espaçamento entre fileiras de assentos. Logo abaixo, o bonito design da cabine de passageiros do ATR-72, com fileiras de quatro assentos separados por um corredor central. Para melhorar o desempenho da aeronave, os assentos das versões mais recentes são mais leves, fabricados em material composto.
O versátil ATR-72 é uma aeronave comercial bimotor pressurizada de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas e retas e com trem de pouso triciclo retrátil, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, combinados com partes menores em material composto, e com capacidade para transportar 68 passageiros, numa configuração de baixa densidade, ou 72 passageiros, numa configuração de média densidade, mas podendo chegar até 76 passageiros, numa configuração de alta densidade, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada em larga escala na França e na Itália a partir da década de 1980 pela ATR - Avions de Transport Régional, a maior fabricante de turboélices para transporte regional de passageiros do mundo.
Logo acima, imagem de um ATR-72-600 da companhia aérea brasileira Azul, no pátio de um típico aeroporto regional, evidenciando a sua vocação para transporte de passageiros, com sua fuselagem mais próxima possível do solo, para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Essa versão é a mais moderna, com conjunto de hélices de seis pás, com menor nível de ruído e vibração que nas versões anteriores. Logo abaixo, o modelo ATR-72-200 da companhia aérea brasileira MAP, pousando em um típico aeroporto regional da região amazônica. Ele foi escolhido porque apresenta flexibilidade operacional para operar em pistas de pouso de comprimento limitado, comuns nessa região brasileira.
Os aviões da família ATR foram criados no início da década de 1980 a partir da percepção dos projetistas, executivos e investidores das fabricantes de aeronaves Aerospatiale, francesa, e Aeritalia / Alenia, italiana, sobre o crescente mercado de transporte aéreo regional, principalmente turboélices. Eles acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um competidor, o ATR-42, com capacidade para transportar 46 passageiros, numa configuração de média densidade. Assim, as empresas se uniram em torno de uma nova empresa, a ATR – Avions de Transport Régional, com sede na França, com 50% para cada uma das sócias.
Logo acima, o ATR-72-210 da companhia aérea holandesa KLM, uma das primeiras versões da família ATR, com conjunto de hélices de quatro pás. Logo abaixo, a versão posterior e mais moderna ATR-72-600, operada pela companhia aérea regional Wings / Lion, da Indonésia, a maior operadora de ATR-72 do mundo, com mais de 70 unidades. A principal diferença entre essas duas versões do ATR-72 é a motorização mais potente combinada com as hélices de seis pás da versão mais moderna, com menor nível de ruído e vibração que nas versões anteriores.
O ATR-72-100 é uma aeronave bimotor pressurizada de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas e retas, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas e com capacidade para transportar 68 passageiros, em baixa densidade, ou 72 passageiros, em média densidade, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada em larga escala na França e na Itália a partir da década de 1980 pela ATR - Avions de Transport Régional, a maior fabricante de turboélices para transporte regional de passageiros do mundo.
O ATR-72-200 é uma aeronave bimotor pressurizada de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas e retas, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas e com capacidade para transportar 68 passageiros, em baixa densidade, ou 72 passageiros, em média densidade, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada em larga escala na França e na Itália a partir da década de 1990 pela ATR - Avions de Transport Régional, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo original ATR-72-100.
O ATR-72-210 é uma aeronave bimotor pressurizada de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas e retas, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas e com capacidade para transportar 68 passageiros, em baixa densidade, ou 72 passageiros, em média densidade, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada em larga escala na França e na Itália a partir da década de 1990 pela ATR - Avions de Transport Régional, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o ATR-72-200.
O moderno ATR-72-600 é uma aeronave bimotor pressurizada de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas e retas, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas e com capacidade para transportar 68 passageiros, em baixa densidade, ou 72 passageiros, em média densidade, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada e desenvolvida na França e na Itália a partir da década de 2000 pela ATR - Avions de Transport Régional, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o ATR-72-500, mas com algumas melhorias significativas.
O ATR-72 foi projetado especialmente para atender pedidos de companhias aéreas regionais por um tipo de equipamento adaptado para operações em pistas de pouso com menos de 1.850 metros de comprimento, com procedimentos de decolagem e aproximação mais complicados. Praticamente todas as aeronaves turboélice modernas têm mais potência estática (tração estática) que aeronaves a jato de mesmo tamanho e peso máximo de decolagem.
Nas décadas de 1990, 2000 e 2010, dentre as empresas de manutenção capazes de realizar a conversão de aviões regionais de passageiros ATR-72 para modelos exclusivamente de transporte de carga estavam a Alenia / Aeronavali, conhecidas atualmente como Leonardo SpA, da Itália; a M7 Aerospace, dos Estados Unidos; a Indraero Siren, da França; a Aeroconseil, também da França; a canadense Infinion; e a espanhola Arrodisa, sendo que a maioria delas ainda presta esse tipo de serviço de retrofit, que consiste, basicamente, na retirada dos assentos da cabine de passageiros, reforço do piso da cabine de passageiros, fixação de redes de contenção de até 9G, protetores de janelas e fixação de trilhos longitudinais na cabine.
Desde a década de 1980, mais de 500 unidades de ATR-72 fabricados pela companhia europeia ATR – Avions de Transport Régional foram dedicados ao transporte de cargas aéreas, seja como versão exclusivamente cargueiras compradas diretamente do fabricante e/ou modelos de transporte de passageiros convertidos posteriormente para o transporte de cargas, sendo que, desse total, pelo menos 350 unidades ainda estão em serviço de transporte de cargas, inclusive pela empresa americana FedEx, conhecida também como Federal Express, uma das maiores transportadoras do mundo, com 34 unidades em sua frota.
Desde o início da fabricação na década de 1980, a maioria das versões para transporte de passageiros do ATR-72 e do ATR-42, disponibilizada pelo fabricante aos operadores de vários continentes, podia e ainda pode ser comprada ou alugada por meio de contratos de leasing operacional, que é um contrato de aluguel dos aviões, ou por meio do leasing com opção de compra, que é o contrato de aluguel cujos valores pagos do início ao fim do contrato podem ser usados como entrada na negociação de compra do mesmo avião. Os aviões podiam e podem também ser comprados à vista, é claro, o que é raro, e também ser comprados por meio de financiamento de cerca de 10 anos.
MAIORES OPERADORAS MUNDIAIS DO ATR-72 (PASSAGEIROS) | ||
QTD | EMPRESA | PAÍS |
70 | Wings Air / Lion Group | Indonésia |
40 | Indigo / InterGlobe | Índia |
40 | Azul Linhas Aéreas | Brasil |
29 | Air New Zealand | Nova Zelândia |
22 | SwiftAir | Espanha |
20 | FireFly / Malasia Airlines | Malásia |
20 | Binter Canárias | Ilhas Canárias / Espanha |
18 | ASL Airlines / Contractors | Irlanda |
18 | Alliance Air | Índia |
15 | Laos Airlines | Laos |
15 | Air Algerie | Argélia |
15 | Bangkok Airways | Tailândia |
15 | UTair Aviation | Rússia |
15 | Cebgo / Cebu Pacific | Filipinas |
15 | Silver Airways | Estados Unidos |
Logo acima, o painel de comando do ATR-72-200, parcialmente EFIS da marca Collins, no qual também há a presença de instrumentos analógicos. Embora não seja o conjunto de aviônicos mais moderno disponível no mercado ele é completo para voos por instrumentos. Logo abaixo, um moderno ATR-72-600 da companhia aérea regional brasileira Azul, uma das maiores operadoras de ATR-72 no mundo, com 40 unidades em sua frota.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 68 passageiros (baixa densidade);
- Capacidade: 72 passageiros (média densidade);
- Capacidade: 76 passageiros (alta densidade);
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 2 ou 3 comissárias;
- Comprimento: Aprox. 27 metros;
- Envergadura: Aprox. 27 metros;
- Altura: Aprox. 7,7 metros;
- Largura da cabine de passageiros: Aprox. 2,6 metros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 480 km/h (ATR-72-100);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 500 km/h (ATR-72-200);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 550 km/h (ATR-72-210);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 550 km/h (ATR-72-500);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 550 km/h (ATR-72-600);
- Motorização (ATR-72-100): 2 X Pratt & Whitney PW-124B (2.160 shp / cada);
- Motorização (ATR-72-200): 2 X Pratt & Whitney PW-124B (2.400 shp / cada);
- Motorização (ATR-72-210): 2 X Pratt & Whitney PW-127 (2.750 shp / cada);
- Motorização (ATR-72-500): 2 X Pratt & Whitney PW-127M (2.750 shp / cada);
- Motorização (ATR-72-600): 2 x Pratt & Whitney PW-127M (2.750 shp / cada);
- Peso máximo de decolagem (ATR-72-600): Aprox. 23.000 kg;
- Payload (carga útil): Aprox. 7.400 kg (ATR-72-600);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 1.700 litros / hora;
- Consumo médio (QAV): Aprox. 3,2 litros por quilômetro (MTOW / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
- Hélices (ATR-72-200): Hamilton Standard / 4 pás;
- Hélices (ATR-72-500): Hamilton Standard / 6 pás (material composto);
- Hélices (ATR-72-600): Hamilton Standard / 6 pás (material composto);
- Teto de serviço: Aprox. 7.600 metros;
- Alcance (ATR-72-600): Aprox. 1.400 quilômetros (lotado / 75% potência / reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (lotado / dias quentes);
- Preço: Aprox. US$ 13 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Preço: Aprox. US$ 32 milhões (novo);
ACIDENTES GRAVES COM VÍTIMAS FATAIS | |||
ANO | OPERADORA | PAÍS | CAUSAS PREDOMINANTES |
1994 | American Eagle | Estados Unidos | Falha de funcionamento do sistema de degelo das asas |
2002 | Trans Asia | Taiwan | Formação de gelo nas asas em voo |
2005 | Tuninter | Itália | Falha na manutenção dos tanques de combustível |
2009 | Bankok Airways | Tailândia | Pouso mal sucedido, com excursão de pista |
2010 | Aerocaribbean | Cuba | Formação de gelo nas asas em voo |
2012 | UTAir | Rússia | Formação de gelo em solo, com perda de controle na decolagem |
2013 | Lao Airlines | Laos | Perda de controle (estol) durante o procedimento de aproximação perdida (falha humana) |
2014 | TransAsia | Taiwan | CFIT / Aproximação mal sucedida sob mau tempo |
2015 | TransAsia | Taiwan | Decolagem mal executada, com confusão na cabine de comando após falha em um dos motores durante a decolagem |
2018 | Iran Airlines | Iran | Perda de controle em cruzeiro, sob mau tempo e em região montanhosa |
GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, as aeronaves fabricadas nas décadas de 1980, 1990 e 2000 podem ser convertidas para o serviço exclusivo de transporte de cargas, com a retirada definitiva dos assentos para passageiros e o reforço do piso da cabine de passageiros, dentre mais algumas modificações, chamadas dentro do meio aeronáutico de retrofits. Logo abaixo, uma imagem de um ATR-72 cargueiro, operado pela empresa de transporte aéreo de cargas Federal Express, uma das maiores do mundo.
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Bimotor
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Galvanização (Química)
- Bombardier Q Series
- Monomotor
- Douglas DC-9
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Aerospatiale Concorde
- Echostar Corporation
- Airbus A300
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- McDonnell Douglas DC-10
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Dassault Alpha-Jet
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Boeing V-22 Osprey
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Foguetes Boeing Delta
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Sea Launch (Tecnologia Aeroespacial)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Airbus A380
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Úlcera (Medicina)
- Let L-410 Turbolet
- Água (Biologia e Química)
- Fairchild FH-227
- Fairchild F-27
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed C-130 Hercules
- Aeroporto Regional de Maringá
- Lockheed L-188 Electra II
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Fokker 100
- Trijato (Indústria Aeronáutica)
- Trirreator (Indústria Aeronáutica)
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Douglas C-47 (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed Martin F-16 Falcon
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Hughes Network Systems
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Airbus A340
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Dire Straits (Música)
- Chocotone (Culinária)
- Kraftwerk (Música)
- Loucura (Psiquiatria)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- TAP Air Portugal
- Douglas DC-2
- Aeroporto de Londrina
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E170
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Velocidade de Internet (Informática)
- Lockheed Constellation
- Consolidated PBY Catalina
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Aeródinos (Indústria Aeronáutica)
- Aeróstatos (Indústria Aeronáutica)
- Coordenadas Geográficas
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Busscar Vissta Buss HI
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Aero Magazine / UOL: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/nova-geracao-a-helice_383.html
- Passaredo Linhas Aéreas: http://www.voandomaisalto.com.br/aeronaves/
- Site Poder Aéreo: http://www.aereo.jor.br/tag/atr-72-600/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/ATR-72/index
- AeroIn: https://aeroin.net/azul-recebera-mais-avioes-atr-72-sendo-que-um-deles-ja-esta-ficando-pronto/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/ATR_72
- Aero Magazine / UOL: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/azul-recebe-primeiro-atr-72-600_47.html
- Site da ATR (em inglês): http://www.atraircraft.com/products/list.html
- Prefeitura de Três Lagoas: http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticia/aviao-da-passaredo-sobrevoa-cidade-e-aterrissa-no-aeroporto/7911/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/ATR-72/specs
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/ATR-72
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/ATR-72/database
- Aero Por Trás da Aviação / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=qWa0EIw8jOs
- Airliners (em inglês): https://www.airliners.net/aircraft-data/atr-atr-72/42
- Pinterest: Imagem
- Azul Linhas Aéreas (divulgação): Imagem
- MAP Linhas Aéreas (divulgação): Imagem
- Jet Airways (divulgação): Imagem
- Pinterest: Imagem
- ATR (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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