DASSAULT FALCON 2000
DASSAULT FALCON 2000
DASSAULT FALCON 2000EX
DASSAULT FALCON 2000 EASY
DASSAULT FALCON 2000DX
DASSAULT FALCON 2000LX
DASSAULT FALCON 2000S
DASSAULT FALCON 2000LXS
INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Dassault Falcon 2000, o
primeiro modelo dessa moderna família de jatos executivos bimotores de porte
médio e de alcance intercontinental, fabricado pela empresa francesa Dassault
Aviation a partir da década de 1990. Logo abaixo, o Dassault Falcon 2000EX, uma
versão melhorada da família Falcon 2000, fabricado a partir da década de 2000,
com algumas melhorias de performance e novos aviônicos.
O sofisticado Dassault Falcon 2000 é uma aeronave bimotor executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade
para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros, dependendo da
configuração de assentos adotada, com motorização turbofan das marcas General
Electric e Allied Signal, projetada para viagens internacionais e
intercontinentais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a
partir da década de 1990 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para
sua criação o projeto de jato executivo Dassault Falcon 900, também de porte
médio, mas com algumas mudanças significativas em seu projeto que tornaram-no
um modelo diferente de aeronave, principalmente a redução do número de motores,
de três para dois.
Os principais concorrentes dos aviões da família Falcon
2000 são os modelos de jatos executivos de porte médio e alcance
intercontinental Gulfstream G100 / Israel Astra SPX, Bombardier Learjet 60, Cessna
Citation X, Bombardier Challenger 604, Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy,
Bombardier Challenger 300 / Bombardier Challenger 350, Raytheon Hawker 4000 /
Beechcraft Hawker 4000 e Raytheon Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800.
A DASSAULT AVIATION
A francesa Dassault Aviation (pronuncia-se Dassô Eviêchan) ou Dassault Falcon é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, uma subsidiária do Grupo Dassault. Ela foi fundada em 1929 pelo projetista francês Marcel Dassault e, posteriormente, a sua administração foi passada para seu filho Serge Dassault. Atualmente, ela é controlada pela Família Dassault, formada pelos filhos e filha do patriarca.
O Grupo Dassault é um dos maiores conglomerados de
alta tecnologia e de mídia da França, que fabrica aeronaves civis e militares,
peças e componentes para indústria aeroespacial, incluindo componentes para
lançadores de satélites. Ele atua também no ramo imobiliário, criou e
desenvolveu os softwares CATIA / CAD / CAM / PLM para uso na indústria em
geral, em parceria com a IBM americana, criou e desenvolveu softwares
simuladores para uso na indústria em geral. Possui empresas de mídia, incluindo
o jornal francês Le Figaro (pronuncia-se Le Figarrô).
A Dassault Aviation tem mais de 90 anos de experiência
na fabricação de aeronaves e mais de 50 anos de experiência na fabricação de
jatos executivos. A linhagem de jatos executivos Dassault Falcon, incluindo os
modelos Falcon 50, Falcon 900, Falcon 2000 e Falcon 7X, entre outros, é um dos
maiores sucessos da aviação executiva mundial, com mais de 2.500 unidades
vendidas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a cabine de passageiros de um dos maiores, melhores, mais sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões de médio porte da década de 1990, o jato executivo intercontinental de porte médio Dassault Falcon 2000, um símbolo de status, considerado uma das obras primas da Dassault Aviation, tanto em termos de aerodinâmica como em termos de sistemas e acabamento interno. Logo abaixo, a cabine de passageiros de sua versão melhorada Dassault Falcon 2000EX, com performance melhorada e com aviônicos ainda mais precisos.
O elegante Dassaul Falcon 2000 é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, desenvolvida e fabricada na França pela Dassault Aviation a partir da década de 1990, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo trimotor e intercontinental Dassault Falcon 900, mas com um número de mudanças que o tornou um projeto diferente de avião, mais eficiente, inclusive.
Ele foi uma das mais sofisticadas, elegantes,
confortáveis e eficientes aeronaves fabricadas pela Dassault Aviation, um
modelo de jato executivo veloz, com asas enflechadas e motorização turbofan General
Electric e Allied Signal potente, que o torna um jato executivo de
alcance intercontinental. A configuração da cabine de passageiros em club seat
duplo é muito confortável e tem acabamento refinado, com capacidade para
transportar com muito conforto até 10 passageiros, mas o comprador pode optar
também por uma configuração para até 12 passageiros, com uma combinação mista
de sofás e assentos individuais.
A sua produção seriada foi iniciada em 1994,
impulsionado por motores turbofan GE Allied CFE-738-1-1B, com potência / empuxo de 5.918
libras / cada, totalizando 11.836 libras, potência de sobra para dar-lhe uma
velocidade de cruzeiro de 820 km/h e um teto de serviço de 14.000 metros, com
alcance de cerca de 5.200 quilômetros, com 10 passageiros a bordo e reservas de
combustível.
Apesar do preço alto, o Dassault Falcon 2000 e suas
versões subsequentes foram muito bem aceitos no mercado aeronáutico mundial. A Dassault
Aviation fabricou até o momento mais de 630 unidades da família Falcon 2000,
incluindo a sub-versão Dassault Falcon 2000EX, cuja fabricação seriada foi iniciada
na década de 2000.
Atualmente, o Dassault Falcon 2000EX é uma das
melhores opções de jatos executivos intercontinentais disponíveis no mercado
mundial de aeronaves usadas. É um dos aviões mais chiques fabricados pela Dassault
Aviation. Apesar do preço mais alto que o preço do Dassault Falcon 2000, o seu
antecessor, o Dassault Falcon 2000EX foi o responsável por colocar
definitivamente a Dassault Aviation na disputa pelo mercado de jatos bimotores intercontinentais de médio porte, com mais alcance e mais potência para operar em dias quentes e aeroportos altos.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, duas confortáveis e refinadas opções de configuração de assentos e de acabamento para o Falcon 2000S e para o Falcon 2000LXS, respectivamente, com espaço interno de sobra para até 10 passageiros, mas com a possibilidade de uma configuração para até 12 passageiros. Essas cabines têm um corredor piso totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,8 metro acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar.
Os aviões com a marca Falcon fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos, formadas por modelos de trimotores, uma tradição de décadas dentro da Dassault Aviation, e modelo bimotores, uma opção da fabricante para os clientes que preferem viajar em modelos impulsionados por bimotores. Essa fabricante não produz turboélices e aviões a pistão para o mercado de aviação executiva. Até o momento, praticamente todas as famílias de jatos executivos trimotores e bimotores da fabricante francesa foram bem sucedidos comercialmente.
Na década de 1960 e 1970 surgiram os jatos executivos
da primeira geração, o Dassault Falcon 20 e o Dassault Falcon 10, respectivamente,
ambos bimotores projetados para viagens interestaduais e internacionais.
Depois, nas décadas de 1980 e 1990, vieram os modelos de segunda geração, o
Dassault Falcon 50, o Dassault Falcon 900 e Dassault Falcon 2000. Nas décadas
mais recentes, surgiram os modelos de terceira geração, entre eles o Dassault
Falcon 7X, com o chamado ultra longo alcance.
É praticamente impossível fabricar um avião
intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém
gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas,
sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico,
tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos
intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo
necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com
climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos,
refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e /
ou forno elétrico.
No início da década de 1990, os executivos,
projetistas e investidores da Dassault Aviation acreditavam que havia espaço
suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental
de médio porte, conhecido também como super mid-size jet, em inglês. Esse é um
dos segmentos mais superlativos da indústria aeronáutica, com quase tudo o que
existe de melhor em termos de conforto, segurança e desempenho. Não era,
exatamente, um substituto para o jato trimotor Dassault Falcon 50, pois este é
um pouco menor e é um trimotor, o que significa que a Dassault Aviation estava focando
o produto para alcançar um público disposto a viajar em um jato executivo
bimotor e de dimensões maiores, portanto ainda mais confortável.
O jato executivo de médio porte e de alcance
intercontinental Dassault Falcon 2000 foi projetado e desenvolvido pelos
engenheiros e técnicos da Dassault Aviation durante a década de 1990. Ele foi um
dos primeiros modelos de aeronaves executivas do mundo totalmente projetado e
desenvolvido por meio de programa de computador, o CATIA / CAD / CAM, que por
sua vez foi criado e desenvolvido pelo próprio Grupo Dassault. O resultado
desse trabalho foi tão bom que esse programa de computador despertou o
interesse de clientes corporativos que atuam em outras áreas da engenharia,
como, por exemplo, a construção civil e a indústria de produtos manufaturados
em geral. A partir de então a gigante americana de Informática IBM firmou
parceria com o Grupo Dassault para criar novas versões do programa e
comercializá-las em todo o mundo, tornando-se um dos programas de engenharia
mais bem sucedidos da história da Informática.
Na década de 1990, o jato executivo Dassault Falcon
2000 era um produto dedicado a superar expectativas de quem já estava
acostumado com produtos de alta performance, com desempenho excepcional, com
velocidade de cruzeiro elevada, teto de serviço elevado e bom alcance
intercontinental. Assim os projetistas da aeronave optaram por aproveitar parte
da fuselagem e asas Dassault Falcon 900 para dar origem a um modelo diferente
de aeronave, com a redução do número de motores, de três para dois, com
aerodinâmica melhorada, mais eficiente, com asas com enflechamento moderado, e, é
claro, muito conforto a bordo, com espaço de sobra para até 12 passageiros.
A construção das asas enflechadas de perfil
supercrítico e da espaçosa fuselagem do Dassault Falcon 2000 é convencional em alumínio
e ligas metálicas. A fabricante francesa Dassault Aviation foi uma das pioneiras
na introdução do perfil supercrítico de asa em jatos executivos. Ela é uma das mais tradicionais e respeitadas fabricantes de jatos executivos
do mundo. Jatos executivos com asas de perfil supercrítico não
precisam de pistas de pouso muito longas para pousar e decolar normalmente, em
segurança.
A combinação de velocidade e alcance do Dassault
Falcon 2000 possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou
pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de
propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre Nova York e Dublin,
por exemplo, sobrevoando o Oceano Atlântico, sem necessidade de parada para
reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los
Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou
Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada para reabastecimento,
quase ao mesmo tempo e consumindo quase o mesmo volume de combustível que seus
principais concorrentes diretos. A travessia de oceanos, desertos e florestas é
possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância
de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM – Reduced Vertical
Separation Minimum (upgrade), um novo padrão de separação vertical reduzida entre
aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.
O objetivo dos executivos e projetistas da Dassault
Aviation era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado
da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para
viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais
com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e
destino, a bordo de um jato executivo bem confortável, com cabine de
passageiros de bom tamanho para até 10 ou 12 passageiros; com toalete
totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes;
com bagageiro traseiro pressurizado e aquecido, acessível em voo, inclusive;
com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas, cafeteira e forno
elétrico para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos
moderno, preciso e confiável.
Todas essas facilidades e conveniências podem ser
utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo,
com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado
pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade
independente fornecedora de energia.
O confortável e moderno Dassault Falcon 2000 é uma
aeronave derivada do jato executivo trimotor Dassault Falcon 900, mas um número
de mudanças significativas em relação ao projeto do seu antecessor que o torna
um projeto diferente de aeronave. Os engenheiros da Dassault Aviation
aproveitaram os conhecimentos e experiências adquiridos durante o
desenvolvimento e a fabricação seriada da família Falcon 900 para dar
origem a um modelo de aeronave mais eficiente, com dois motores.
Por outro lado, o Dassault Falcon 2000 conserva quase
todas as características positivas do Dassault Falcon 900. Por exemplo, as asas
de perfil supercrítico do Dassault Falcon 2000 não invadem o espaço da cabine
reservado para os passageiros, pelo contrário, elas são fixadas totalmente sob
a fuselagem, o que torna o corredor da cabine de passageiros plano, começando
da porta de entrada da aeronave até o toalete.
O resultado é uma aeronave confortável e confiável,
projetada para viagens internacionais e intercontinentais, com modernos e
potentes motores americanos GE Allied CFE-738-1-1B, e com capacidade bastante
razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo
entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de
passageiros a bordo, do peso da bagagem, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos
tanques. Para viagens interestaduais, o avião é mais flexível. Por exemplo, em
um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até oito
passageiros a bordo e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de
pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no
interior do Estado de Mato Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto
Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.
FALCON 2000
O veloz Dassault Falcon 2000 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 na França pela Dassault Aviation ou Dassault Falcon, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.
Ele é o modelo original da família Falcon 2000, é um
dos nove projetos dessa família, todos eles pertencentes à linhagem Dassault
Falcon, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de
jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos
intercontinentais de médio porte. O Dassault Falcon 2000 é um projeto derivado
do modelo de jato executivo intercontinental Dassault Falcon 900, um modelo de
avião intercontinental trimotor com o mesmo tamanho, mas de maior alcance.
Desde o início de sua fabricação em série, em 1994, o Dassault
Falcon 2000 já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos
EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Collins ProLine 4, composto
por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado
esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e
duas telas MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com moving map,
inclusive. No console central estão fixadas as interfaces do FMS - Flight
Management System, que é o sistema de gerenciamento de voo.
Um aparelho complementar de navegação conhecido no
meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference System ou, simplesmente,
inercial, modelo Honeywell IRS LaserRef IV, foi introduzido no Dassault Falcon
2000, o que ajuda a tornar as viagens ainda mais precisas e seguras.
O motor turbofan GE Allied CFE-738-1-1B é uma opção
moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos
executivos, com alta performance, com taxa de bypass de 5:1, o que significa
que ele movimenta cinco vezes mais ar que não passa pela sua câmara de
combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e queimado na câmara,
portanto bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato. Esse motor
é protegido por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine
Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento
sejam excedidos pela tripulação.
No compartimento do nariz do Dassault Falcon 2000 estão
fixados aviônicos, incluindo a antena do radar meteorológico. O sistema
elétrico do avião é redundante, com três geradores de 28 volts DC, sendo um
gerador movido por cada motor e um gerador complementar que integra a APU –
Auxiliary Power Unit, a unidade independente para geração de energia
complementar. O sistema hidráulico do avião também é redundante, caso contrário
não estaria falando de um avião intercontinental, com três bombas acopladas aos
motores, na configuração 2 para 1 de um lado e 1 para 1 do outro lado,
complementado por uma bomba auxiliar.
Uma combinação do sistema hidráulico com o sistema
elétrico é responsável, dependendo de cada caso, pela movimentação e/ou
acionamento do trem de pouso, dos slats, dos flaps, dos speed brakes, do wheel
steering (controle da roda de nariz), do leme e do profundor. O steering e os
freios são fly-by-wire, mas a atuação é hidráulica. O aileron, o leme e o
profundor são hidráulicos, mas a ligação com a cabine de comando é mecânica,
por meio de cabos e polias. Caso essa sofisticada combinação falhe, o que é
pouquíssimo provável, quase impossível, o controle da aeronave pode,
teoricamente, ser mantido por meio de cabos e roldanas ligados diretamente aos
manches da cabine de comando, o que, é claro, vai exigir uma boa dose de força
física dos pilotos.
Os freios do Dassault Falcon 2000 são de carbono. As
asas de perfil supercrítico e de enflechamento moderado foram projetadas para
permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos
tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a uma
combinação de dispositivos hipersustentadores, composta por slats nos bordos de
ataque e flaps Fowler nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar do
Aeroporto de Viracopos, em Campinas – S.P., com oito passageiros a bordo e
tanques cheios, às cinco horas da manhã, com uma escala para reabastecimento em
Porto Rico, no Caribe, e chegar a Los Angeles ou San Francisco pouco depois do
anoitecer.
Para quem precisa viajar com frequência para a Europa
Ocidental, África e América do Norte o Dassault Falcon 2000 é uma das melhores
opções de compra. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas
regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de
aeronave ou seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no
Brasil alugam esses modelos intercontinentais de porte médio.
O moderno Dassault Falcon 2000 possui dois tanques de
combustível pressurizados, um em cada asa. O sistema elétrico do jato executivo
é composto por uma APU – Auxiliary Power Unit para complementar o fornecimento
de energia elétrica ou manter os sistemas da aeronave energizados no solo,
quando os motores estão desligados, o que significa que praticamente todos os
itens de telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser
usados antes da decolagem e depois do pouso.
O avião possui pequenas telas de cristal líquido espalhadas
pela cabine de passageiros. Elas integram o sistema de mídia da cabine de
passageiros, composto pelo DVD player e CD player, com saída para fone de
ouvido estéreo em cada uma delas. Também é possível acompanhar em tempo real a
posição da aeronave em um mapa móvel em duas telas de cristal líquido
instaladas na cabine de passageiros, o chamado Airshow. O acabamento é
requintado, com assentos revestidos em couro ou tecidos finos, dependendo do
gosto do cliente, com galley e toalete com detalhes em madeira nobre. A cabine
de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído
a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem espaço suficiente para
malas e bolsas de até 10 passageiros, com pressurização e aquecimento. Assim, os
passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus
shampoos, perfumes e desodorantes.
Mais de 230 unidades do Dassault Falcon 2000 foram
fabricadas a partir de 1994. Ele foi substituído na linha de montagem pelo
Dassault Falcon 2000EX, com performance melhorada, também um sucesso de vendas.
FALCON 2000EX
O Dassault Falcon 2000EX é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000, da mesma família.
Com o sucesso de vendas do Dassault Falcon 2000, a
Dassault Aviation deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua
família de aeronaves Falcon 2000, com o lançamento da versão Dassault Falcon
2000EX, que é um derivado direto do Dassault Falcon 2000, mas com performance
melhorada, com motores mais potentes, com maior alcance e aviônicos mais
modernos e precisos. O Dassault Falcon 2000 e sua versão melhorada Dassault
Falcon 2000EX são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e
asas, entretanto o Dassault Falcon 2000EX tem uma capacidade 30% maior de
combustível, o que tem reflexo direto no seu alcance, um conjunto de aviônicos
mais moderno, completo e preciso, modelo EASY, por sua vez baseado no conjunto
de aviônicos Honeywell Primus Epic, mas com algumas diferenças na forma de
exibição de dados de voo.
Basicamente, o projeto do Dassault Falcon 2000 foi
mantido no Dassault Falcon 2000EX, mas com algumas melhorias, modernizações e
atualizações do projeto original. Assim, o Dassault Falcon 2000EX passou a ter
um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu antecessor, com a
adição do EICAS – Engine Indicating Crew
and Alerting System, que é um sistema de alerta à tripulação sobre o
funcionamento dos motores e dos sistemas hidráulico, elétrico e eletrônico da
aeronave.
Esse modelo de aeronave é impulsionado por dois motores turbofans da marca Pratt & Whitney, modelo Pratt & Witney PW308C, com 7.000 libras de empuxo / potência em cada motor, totalizando 14.000 libras de empuxo, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro 870 km/h, com um teto de serviço de 14.000 metros, melhorando, inclusive, o desempenho de decolagem em aeroportos quentes e altos.
Esse modelo de aeronave é impulsionado por dois motores turbofans da marca Pratt & Whitney, modelo Pratt & Witney PW308C, com 7.000 libras de empuxo / potência em cada motor, totalizando 14.000 libras de empuxo, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro 870 km/h, com um teto de serviço de 14.000 metros, melhorando, inclusive, o desempenho de decolagem em aeroportos quentes e altos.
O confiável
motor turbofan canadense Pratt & Whitney PW308C de alto desempenho que
impulsiona o Dassault Falcon 2000EX faz parte da consagrada família de
motores turbofan Pratt & Whitney PW300, desenvolvida para impulsionar
vários modelos de jatos executivos. Essa família de motores turbofan para uso
civil é usada, inclusive, para impulsionar o Bombardier Learjet 60, o Raytheon
Hawker 1000, o Beechcraft Hawker 4000, o Cessna Citation Sovereign, o Gulfstream G200 e o Cessna Citation Latitude, todos esses considerados modelos de
aeronaves tecnicamente bem sucedidas.
Essa versão
executiva de motor turbofan da família Pratt & Whitney PW300 é uma opção
moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos
executivos, com alta performance, com taxa de bypass de 4,5:1, o que significa
que ele movimenta quatro vezes mais ar que não passa pela sua câmara de
combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e queimado na câmara,
portanto bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato.
Ele é um
motor turbofan com alta taxa de bypass, com fan de estágio único, acoplado a
uma turbina de baixa pressão com três estágios. O seu projeto é composto também
por um compressor de alta pressão de quatro estágios, por uma turbina de alta
pressão com dois estágios e com reversor de empuxo na saída de gases, tudo isso
controlado por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine
Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento dos
motores sejam excedidos pela tripulação.
O alcance do Dassault Falcon 2000EX foi aumentado para
6.300 quilômetros, com 10 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de
combustível, o suficiente para viajar de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande
do Sul, até Estocolmo, na Suécia, com apenas uma escala para reabastecimento em
Dacar, no Senegal.
FALCON 2000 EASY
O Dassault Falcon 2000 EASY é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000EX, da mesma família.
O Dassault Falcon 2000 EASY é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000EX, da mesma família.
O Dassault Falcon 2000 EASY e seu predecessor Dassault
Falcon 2000EX são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e
asas, entretanto o Dassault Falcon 2000 EASY possui melhorias no sistema de
pressurização e oxigênio e algumas melhorias de aviônicos.
FALCON 2000DX
O Dassault Falcon 2000DX é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000 EASY, da mesma família.
É um modelo melhorado da família Falcon 2000, com
fabricação em série iniciada em 2007, comercializado lado a lado com seu irmão Dassault
Falcon 2000LX, por sua vez com alcance maior.
O Dassault Falcon 2000LX é uma moderna aeronave
bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas
e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar
com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e
intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir
da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua
criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000 EASY, da mesma família.
É um modelo melhorado da família Falcon 2000, com
fabricação em série iniciada em 2009, com a adição de winglets nas pontas das
asas, para melhorar a eficiência da aeronave, com alcance melhorado para 6.700
quilômetros, comercializado lado a lado com seu irmão Dassault Falcon 2000DX, por
sua vez com alcance menor.
FALCON 2000S
O Dassault Falcon 2000S é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2010 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000LX, da mesma família.
Com o sucesso de vendas dos diversos modelos da
família Falcon 2000, a Dassault Aviation deu continuidade ao programa de
desenvolvimento dessa família, com o lançamento da versão Dassault Falcon 2000S,
que é um derivado direto do Dassault Falcon 2000LX, mas com performance
melhorada, com motores mais potentes, com maior alcance e aviônicos mais
modernos e precisos. O Dassault Falcon 2000S é uma aeronave semelhante no
design e na estrutura de fuselagem e asas do Dassault Falcon 2000LX, entretanto
o Dassault Falcon 2000S recebeu melhorias nos motores, mais robustos, capazes
se suportar temperaturas ambientes mais altas, com até 10 minutos em regime de
100% de potência / empuxo no motor remanescente, em caso de falha de um dos
motores na decolagem. Ele recebeu melhorias no conjunto de aviônicos, mais completo e
preciso, modelo EASY II, por sua vez baseado no conjunto de aviônicos EASY,
mas aquele com a adição da visão sintética sobre o HUD – Head Up Display.
Basicamente, o projeto do Dassault Falcon 2000LX foi
mantido no Dassault Falcon 2000S, mas com algumas melhorias, modernizações e
atualizações do projeto original. Assim, o Dassault Falcon 2000S passou a ter
um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu antecessor, com a
adição da visão sintética.
A cabine de passageiros, que já tem um bom acabamento nas
versões anteriores, foi melhorada ainda mais na versão Dassault Falcon 2000S,
com design fornecido pela BMW, mantendo ou melhorando vários itens, entre eles
o telefone por satélite, a TV por assinatura, a Internet por satélite e a
central multimídia, com Blue Ray player, CD player, DVD player e entrada USB
para arquivos de áudio em MP3.
O sofisticado Dassault Falcon 2000S possui o sistema
RAAS – Runway Awareness Advisory System, que avisa, por meio de voz sintética, no
momento do pouso, sobre o restante de pista disponível para frenagem, alertando
a tripulação para uma eventual excursão de pista; o ATN – Aeronautical Telecomunications
Network, que avisa preventivamente o controle de tráfego aéreo caso a tripulação
se desvie, inadvertidamente, de sua rota programada no plano de voo; o FANS –
Future Air Navigation System, que permite à tripulação a comunicação direta com
o controle de tráfego e de torre, por meio de mensagens eletrônicas via
datalink, sobre autorizações de pouso e decolagem, por exemplo; o CPDLC –
Controller Pilot Datalink Comunication; o ADSB – Automatic Dependent
Surveillance Broadcast; e o ADM – Automatic Descent Mode, que assume
preventivamente o controle da aeronave e realiza uma descida controlada, para
níveis de voo mais baixos, caso haja problemas no sistema de pressurização da
aeronave, o que poderia causar hipóxia (perda de consciência) na tripulação;
ALTA TECNOLOGIA
Os aviões da família Falcon 2000 são o resultado de duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Dassault Aviation na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos da linhagem Dassault Falcon.
O Dassault Falcon 2000 foi projetado e anunciado ao
mercado, pela Dassault Aviation, em 1990, com a sua fase de testes práticos
para certificação nos anos seguintes e sua fabricação em série foi iniciada em
1994, após a obtenção das certificações europeia e americana. Durante as suas
fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível manter ou melhorar o baixo arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, mantendo
as várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto
aerodinâmico, do projeto predecessor, o Dassault Falcon 900, com suas carenagens em quase toda a parte inferior traseira da fuselagem, começando
próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é
fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o
máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a
fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o
máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos
motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.
Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí,
optou-se também por manter slats e flaps para manter dóceis as aproximações
para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro.
Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno
de 215 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais
ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo
e do peso da aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se
trata de uma aeronave veloz e de longo alcance.
Curiosamente, a Dassault Aviation dispensou o uso de
aquecedores ou bordas pneumáticas sobre a empenagem traseira da aeronave.
Segundo a fabricante francesa, o projeto foi realizado de tal forma que não há
necessidade de aquecedores ou botas nos estabilizadores horizontais e vertical.
Por outro lado, um sistema anti-ice foi mantido nas asas principais da
aeronave.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
Os aviões da família Falcon 2000 são considerados
modelos de aeronaves muito seguros. Não foram registrados até o momento
acidentes graves com vítimas fatais com esses aviões.
MERCADO
O Dassault Falcon 2000 foi projetado e desenvolvido pela Dassault Aviation na década de 1990 para atender clientes de altíssimo poder aquisitivo, principalmente empresários e executivos norte-americanos e europeus que precisavam de um modelo de aeronave de bom alcance, porém com uma mudança radical em relação aos demais modelos da linha de produtos da fabricante Dassault, a redução do número de motores, de três para dois.
A Dassault Falcon é a única grande fabricante de jatos
executivos que vende bem trimotores de alta performance. Ela argumenta que
consegue vender bem trimotores porque o uso de três motores possibilita o
aumento do TBO (tempo entre revisões) dos motores turbofans. Porém, a tendência mundial no mercado de jatos
executivos e comerciais é a redução do número de motores. O bimotor Dassault
Falcon 2000 foi criado pela Dassault Aviation justamente para atender clientes
dispostos a viajar por longas distâncias somente em bimotores.
O alcance do Dassault Falcon 2000EX pode variar.
Segundo o fabricante, ele pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia,
com os tanques quase cheios de combustível, seis passageiros adultos e duas
crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 7.000 quilômetros. Mas à medida que
o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário
reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento
antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e
destino.
Na prática, o alcance do avião com 10 passageiros
adultos a bordo e bagagem é de cerca de 6.300 quilômetros, um pouco mais ou um
pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do
tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento
da pista de pouso pavimentada na origem.
Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com
os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de
Porto Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até San Francisco, nos Estados
Unidos, com uma escala para reabastecimento em San Juan, na ilha de Porto Rico,
no Caribe, em aproximadamente 13 horas de viagem, um pouco mais ou um pouco
menos.
A americana Textron Aviation é a maior fabricante de
jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a
década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e
Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500
unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo
atrás vem a francesa Dassault Aviation, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream
Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de
1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a
Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.
Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico
Brasileiro, havia em 2017 um total de 32 unidades de aviões da família Falcon 2000 registradas e operadas por pessoas físicas e pessoas jurídicas, inclusive
empresas de táxi-aéreo, fazendo viagens interestaduais, internacionais e
intercontinentais.
Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os aviões da
família Falcon 2000 estão entre os principais integrantes das frotas das
empresas de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior
operadora de aviões executivos do mundo. Aqui no Brasil, esses modelos são
operados por várias empresas de táxi-aéreo.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
FALCON 2000
- Capacidade: 10 ou 12 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 820 km/h (75% potência);
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 20 metros;
- Altura: Aprox. 7 metros;
- Motorização (potência): 2 X GE Allied CFE-738-1-1B (5.918 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões):
- APU:
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Aviônicos: EFIS Collins ProLine 4;
- Aviônicos: FMS Collins 6100, TCAS II e EGPWS;
- Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
- Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
- Opcionais (upgrade): HUD – Head Up Display;
- Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos (MTOW);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 16.200 kg;
- Alcance: Aprox. 5.200 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 14.000 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas dos aviões da família Falcon 2000 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Private-Jet
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-jet.htm
- AvBuyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/aircraft/private-jets
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem
acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar
assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a
negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos
relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento
de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo
de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Global Aircraft e a Icon
Aviation. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de
aeronaves.
A Dassault Aviation possui uma subsidiária própria para
vendas e assistência técnica dos seus modelos de jatos no Brasil, a Dassault
Falcon do Brasil. A empresa tem atualmente um estoque de peças de reposição e
oficina de manutenção de jatos no município de Sorocaba, interior do Estado de
São Paulo.
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
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- Pilatus PC-12
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- Bombardier Global Express
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- Bombardier Learjet 60
- Monomotor
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
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- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
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- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Beechcraft Hawker 4000
- Gulfstream G200
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
- Bell 407
- Piper Aircraft
- Gulfstream G100
- Embarcações (Indústria Naval)
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
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- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Bombardier Global 6000
- Cessna Citation Ultra
- Projeto FX-2 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 208A Caravan
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Navajo
- Sistema Métrico Decimal
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Cessna Citation XLS
- Bell 430
- Gates Learjet 35A
- Gates Learjet 36
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation VII
- Learjet 25D
- Bombardier Learjet 40XR
- Bombardier Learjet 45XR
- Bombardier Learjet 40
- Gulfstream G450 e Gulfstream IV
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft Hawker 750
- Beechcraft Hawker 900XP
- Raytheon Hawker 800XP
- Raytheon Hawker 1000
- Raytheon Hawker 800
- British Aerospace 125-1000
- British Aerospace 125-800
- Satélites Artificiais
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/dblist.php?AcType=F2TH
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-novo-falcao_1150.html
- Dassault Falcon (em inglês): http://www.dassaultfalcon.com/en/Aircraft/Models/2000S/Pages/overview.aspx
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/os-50-anos-da-dassault-falcon_1077.html
- Safran / Snecma (em inglês): https://www.safran-landing-systems.com/landing-gears/business-jets/falcon
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Dassault-Falcon-2000/index
- Revista Aero Magazine:
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Falcon_2000
- EASA (em inglês): https://www.easa.europa.eu/sites/default/files/dfu/TCDS_EASA-A-008_issue6_15_December_2015.pdf
- Jet Advisors (em inglês): http://jetadvisors.com/falcon-2000ex/
- Site
Distância: https://www.distanciaentreascidades.com.br/distancia-de-porto-alegre-rio-grande-do-sul-ate-dakar-senegal
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Dassault-Falcon-2000/specs
- Revista Avião Revue:
- Wikimedia: Imagens
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