ÚLCERA (MEDICINA)

GASTRITE
ESOFAGITE
ÚLCERA

INTRODUÇÃO


Ilustração simplificada do estômago humano. A gastrite é uma doença no estômago, com pelo menos uma ou várias causas.

gastrite é uma inflamação ou irritação, de grau ou gravidade variável, da parte interna ou antro do estômago, chamada dentro da medicina de epitélio estomacal ou mucosa, ou ainda, numa linguagem mais simples, aquele tecido que reveste a parede interna do estômago, justamente aquele tecido que tem contato frequente, praticamente diário, com os alimentos que ingerimos e, por consequência, mais sujeito a ataques de bactérias presentes nesses alimentos, e, eventualmente, também na água, nos sucos e nas demais bebidas que ingerimos.

O estômago humano é um órgão que faz parte do sistema digestivo, ele está localizado entre o esôfago, que é o canal pelo qual os alimentos mastigados seguem após ingeridos, e o duodeno, que é o canal pelo qual os alimentos seguem adiante para o intestino delgado após passarem pelo processo de digestão inicial no estômago. O estômago está presente ou faz parte do tubo digestório, dentro dele os alimentos passam por um processo de pré-digestão em que o suco gástrico secretado pelas glândulas gástricas parietais do próprio estômago são essenciais para esse processo de pré-digestão.

A rigor, é praticamente impossível consumir diariamente alimentos absolutamente isentos de bactérias. Esse suco gástrico produzido no estômago é ácido para matar bactérias presentes nos alimentos que ingerimos. Além disso, ele contém enzimas necessárias para dar prosseguimento ao processo de digestão dos alimentos, elas se misturam aos alimentos mastigados e ingeridos, o chamado bolo alimentar, e prosseguem pelo duodeno até chegar ao intestino delgado, onde os nutrientes presentes nos alimentos são absorvidos pelas paredes internas do intestino.

O problema é que se o epitélio estomacal ou mucosa, aquele tecido que reveste a parede interna do estômago, citado logo no início deste artigo, não estiver em bom estado de conservação então ele passa a sofrer, literalmente, com a ação ácida desse suco gástrico do próprio estômago. Como já dito anteriormente, só para relembrar, essa acidez do suco gástrico é necessária para o processo digestivo e está presente no estômago durante o processo digestivo de alimentos. Por isso diariamente milhões de pacientes no mundo todo procuram médicos em busca de ajuda, chegam aos postos de saúde, consultórios e hospitais se queixando de dores um pouco acima do abdômen e sensações desagradáveis de ardência e queimação no estômago.

O mau hábito de fumar, o consumo exagerado, sem moderação, de bebidas alcoólicas, o uso prolongado de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antialérgicos sem o conhecimento do médico, principalmente o ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e a dexclorfeniramina, o consumo exagerado de alimentos fritos e gordurosos, o consumo exagerado de café e refrigerantes, pode prejudicar essa importante membrana que reveste e parte interna do estômago, reduzindo inclusive sua capacidade de proteger o estômago enquanto o processo de digestão é iniciado com a secreção do suco gástrico.

ÚLCERA

O termo úlcera é usado de forma genérica para designar erosões ou feridas nas camadas protetoras dos órgãos e tecidos de humanos e animais, como, por exemplo, a pele e as membranas mucosas do trato gastrintestinal, o que causa a exposição indesejada do tecido subjacente, que fica desprotegido. Geralmente, o termo é aplicado para designar as úlceras gástricas, úlcera péptica e úlceras duodenais, mas existem vários outros casos de úlceras.

A úlcera péptica é a erosão ou ferida na parte interna e inferior do esôfago, a úlcera gástrica é a erosão ou ferida no lado interior do estômago e a úlcera duodenal é a erosão ou ferida no tecido protetor do duodeno. A chamada ulceração erosiva é a presença de várias úlceras no aparelho digestivo e exige um acompanhamento cuidadoso e periódico do paciente, inclusive com dietas alimentares diferenciadas. Assim como a gastrite, ela também pode ser causada por estresse emocional e/ou físico, abuso de medicamentos sem acompanhamento do médico, consumo de drogas, cigarro e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Já as úlceras da pele são pequenas erosões da epiderme causadas por anormalidades da circulação venosa, como, por exemplo, as varizes e tromboses.

DIAGNOSE E TRATAMENTO

Ilustração simplificada do aparelho digestivo humano, com o esôfago, o estômago e o intestino delgado

A diagnose sobre o estado de saúde de um paciente que sente dores estomacais, queimação, azia e ardência no estômago ou no esôfago só pode ser obtida pelo médico durante ou após uma consulta com entrevista e análise racional dos seus sintomas apresentados até então. Em caso de dúvida, os médicos costumam solicitar o exame de endoscopia digestiva alta, conhecido também dentro do meio acadêmico e laboratorial como videoesofagogastroduodenoscopia, com a retirada de um pedaço muito pequeno do estômago do paciente para proceder a biópsia, incluindo o teste de urease, que é uma análise laboratorial cuidadosa para detectar com um bom grau de precisão a eventual presença indesejável no estômago de um tipo de bactéria muito resistente chamado Helicobacter Pylori, que deve ser eliminado por meio de antibióticos o mais rápido possível.

O paciente não deve desprezar as orientações do seu médico, a presença de colônias de bactérias Helicobacter Pylori por anos seguidos no estômago de um ser humano pode levar ao câncer e, consequentemente, na maioria dos casos, à morte.

Para eliminar essa bactéria do estômago de seu pacientes, de modo geral os médicos habilitados no Brasil costumam receitar uma combinação de dois antibióticos, a claritromicina, um antibiótico poderoso, porém vendido em farmácias somente sob prescrição médica, e a amoxicilina, um tipo de antibiótico mais comum e fácil de ser encontrado em farmácias e / ou na rede pública de saúde, usado como coadjuvante nesse tipo de tratamento.

Para facilitar a cicatrização do estômago e do esôfago, e reduzir a dor e a queimação no estômago e no esôfago, causadas pela gastrite, pela esofagite e pela úlcera, médicos costumam receitar também o uso de um medicamento chamado omeprazol, que diminui temporariamente a acidez no estômago, possibilitando o tratamento do paciente.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES
Imagem real de um endoscópio flexível, usado por profissionais de saúde no procedimento de endoscopia, exame necessário para verificar o estado de conservação do esôfago, do estômago e do duodeno do paciente

No Brasil, é comum médicos passarem as seguintes orientações para pacientes que têm ou que tiveram gastrite, úlcera ou esofagite:
  • Evite o consumo diário, exagerado, sem moderação, de refrigerantes. Há casos em que o médico desaconselha totalmente ao paciente o consumo de refrigerantes;
  • Evite o consumo excessivo, exagerado, sem moderação, de bebidas alcoólicas. Há muitos casos em que o médico desaconselha totalmente ao paciente o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Pare de fumar imediatamente;
  • Evite o consumo diário, exagerado, sem moderação, de frituras, incluindo pastéis, coxinhas fritas em óleo e carne frita na frigideira. Dê preferência aos alimentos cozidos ou assados, reduzindo o máximo possível o teor de gordura ou óleo comum no cozimento de carnes. Há casos de maior gravidade em que o médico desaconselha totalmente ao paciente o consumo de frituras;
  • Reduza o consumo exagerado, sem moderação, de café. Sempre que possível, troque o café tradicional em pó, coado, pelo café solúvel descafeinado;
  • O chá mate, os chocolates em barra e os achocolatados em pó para dar sabor ao leite têm baixo teor de cafeína, porém também é recomendável moderar o consumo deles;
  • Há fortes indícios de uma relação entre casos de pacientes que sofrem de gastrite, úlcera e esofagite com casos de pacientes que sofrem de nervosismo, ansiedade, estresse e depressão de qualquer tipo. Portanto, não tenha preconceito, procure um psicólogo ou psiquiatra o mais rápido possível...
  • Reduza o consumo de catchup e modere o consumo de condimentos;

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Gastrite
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)