AERO BOERO AB-115
O clássico Aero Boero AB-180 é um pequeno e leve monomotor a pistão com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, pulverização agrícola, aerodesporto (reboque de planadores), passeio e turismo, criado e desenvolvido na década de 1960 e fabricado em série e em larga escala na Argentina a partir da década de 1970 pela Aero Boero S.A., uma das principais fabricantes de aeronaves civis de pequeno porte da Argentina de 1960 até o ano 2000.
A Aero Boero S.A. foi uma fabricante argentina de aeronaves civis de pequeno porte, localizada na província (estado) de Córdoba, na Argentina. Essa empresa foi uma das principais fabricantes de aeronaves de treinamento e utilitárias agrícolas da Argentina, fabricando principalmente modelos para uso civil, fundada em 1956 pelos irmãos Héctor Boero e Caesar Boero, na época dois empresários do ramo de pulverização aérea de lavouras.
O clássico Aero Boero AB-180 é um pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem do tipo treliça de aço soldado, com tratamento anticorrosivo à base de cromato de zinco, com revestimento em tela da estrutura tubular, e construção das asas em alumínio com barras de compressão de aço, com as pontas em fibra de vidro, com sistema elétrico e com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, passeio e turismo.
Os pequenos monomotores a pistão Aero Boero AB-180 e Aero Boero AB-115 foram criados e desenvolvidos pelos projetistas da fabricante argentina Aero Boero na década de 1960, utilizando como base para criação e desenvolvimento o antecessor da família Aero Boero AB, o pequeno monomotor a pistão Aero Boero AB-95, fabricado em série durante a década de 1960, com motorização Continental C-90 menos potente, com apenas 95 hp disponíveis na decolagem, até ser substituído na linha de montagem, no início da década de 1970, pelo Aero Boero AB-115, seu sucessor natural, com motorização Lycoming O-235 mais potente, com 115 hp disponíveis na decolagem, e pelo seu irmão Aero Boero AB-180, mais potente, com 180 hp disponíveis na decolagem.
AERO BOERO AB-180
O clássico Aero Boero AB-180 é um pequeno e leve monomotor a pistão com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, pulverização agrícola, reboque de planadores, passeio e turismo, criado e desenvolvido na década de 1960 e fabricado em série e em larga escala na Argentina a partir da década de 1970 pela Aero Boero S.A., com pelo menos uma diferença significativa em relação ao seu irmão Aero Boero AB-115, a troca do motor Lycoming O-235, de 115 hp, pelo motor Lycoming O-360, mais potente, com 180 hp.
O motor Lycoming O-360-A1A usado para tracionar o pequeno Aero Boero AB-180 possui 4 cilindros horizontais opostos e resfriado a ar, com carburador e dois magnetos no sistema elétrico. Já o sistema de lubrificação é do tipo cárter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressão, conduz o óleo para o motor.
Algumas sub-versões do Aero Boero AB-180 também foram fabricadas, dentre elas a Aero Boero AB-180 RV, de alcance melhorado; a Aero Boero AB-180 RVR, para rebocar planadores; a Aero Boero AB-180 Condor, com turbocompressor, portanto com desempenho melhorado; a Aero Boero AB-180 Ag, para pulverização agrícola; a Aero Boero AB-180 SP, também para pulverização agrícola; e a Aero Boero AB-180 PSA, para treinamento de novos pilotos.
Parte do sucesso comercial da fabricante argentina Aero Boero S.A. nas décadas de 1980 e 1990 é devido ao aparente desinteresse de fabricantes brasileiras na época em oferecer modelos de aviões treinadores básicos a pistão pelo preço máximo imposto pelo Governo Brasileiro, de US$ 75 mil, em valores da época, o equivalente hoje a cerca de US$ 175 mil, o que levou o então DAC – Departamento de Aviação Civil, na época um órgão militar do Ministério da Aeronáutica, a buscar no país vizinho, a Argentina, uma solução razoável para o treinamento de novos alunos dos aeroclubes brasileiros, já que os modelos operados para treinamento na época, Dentre eles o Neiva P-56 Paulistinha e o Piper J-3 Cub já davam alguns sinais da idade dos respectivos projetos.
Atualmente, somente 160 unidades de aviões da família Aero Boero AB estão em condições de voo no Brasil. Isso acontece por vários motivos, dentre eles dois motivos principais:
- Aviões de treinamento estão, naturalmente e obviamente, mais sujeitos a acidentes durante o uso, já que a função deles é justamente o treinamento de pilotos ainda sem experiência;
- A grande maioria dos aeroclubes brasileiros não tem condições financeiras de fazer a restauração necessária para colocar essas aeronaves novamente em condições de voo;
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 145 km/h;
- Comprimento: Aprox. 7,5 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2,1 metros;
- Motorização (potência): Lycoming O-235 (115 hp);
- Hélice:
- Freios:
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida: Elétrica;
- Razão de planeio: Aprox. 10:1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 770 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 2.400 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 200 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7,5 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2,1 metros;
- Motorização (potência): Lycoming O-360 (180 hp);
- Hélice:
- Freios:
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida: Elétrica;
- Razão de planeio: Aprox. 10:1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 870 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 150 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Motorização (potência): Continental C-90 (95 hp);
- Hélice:
- Freios:
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida:
- Razão de planeio: Aprox. 10:1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 700 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 750 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Aileron
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Ivermectina (Agropecuária)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna 210 Centurion
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Gastrite (Medicina)
- Cirrus SR22
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Embraer EMB-121 Xingu
- Informática (Parte 2)
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Úlcera (Medicina)
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Honda HA-420 HondaJet
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Força Aérea Brasileira: https://www2.fab.mil.br/musal/index.php/aeronaves-em-exposicao/55-avioes/688-aero-boero-2
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aero_Boero_AB-95
- Aeroclube de Juiz de Fora: https://aeroclubejf.com.br/aeronaves/aeroboero/
- Clube Aero Boero: http://aeroboero.com/a-aeronave/ab-115/
- Aeroclube de Itápolis: https://www.aci.com.br/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aero_Boero
- Portal do Aviador: https://www.portaldoaviador.com/conheca-a-aero-boero/
- Clube Aero Boero: http://aeroboero.com/a-aeronave/ab-180/
- Aeroclube de Caxias do Sul: http://www.aeroclubecaxias.com.br/aeronaves/5/Aeroboero_115__AB11
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Aero_Boero
- Força Aérea Brasileira: http://www2.fab.mil.br/musal/index.php/aeronaves-em-exposicao
- Clube Aero Boero: http://aeroboero.com/a-aeronave/ab-95/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aero_Boero_AB-115
- Portal e-Bianch: https://portal.ebianch.com/2018/04/13/aeroclube-x-escola-de-aviacao/
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.