CHAMPION 8KCAB SUPER DECATHLON
CHAMPION 8KCAB DECATHLON (DÉCADA DE 1970)
A família Champion Decathlon é uma série certificada de pequenos e leves monomotores a pistão com asa alta, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com tubos de metal soldado, com treliças e revestimento de tela, com sistema elétrico e com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, apresentações aéreas de acrobacia, reboque de planadores, passeio e turismo.
A família Champion Decathlon é uma série de aviões monomotores a pistão pequenos, extremamente econômicos e leves, composta pelos irmãos mais velhos Bellanca 8KCAB Decathlon e Bellanca 8KCAB Super Decathlon, esses fabricados nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Bellanca Aircraft, seguidos, na década de 1990, pelo ainda moderno Champion 8KCAB Super Decathlon, esses três com um grande número de unidades fabricadas para aeroclubes, escolas de aviação, empresários, executivos e fazendeiros norte americanos usarem-nos em missões variadas, desde treinamento, reboque de planadores, shows aéreos, transporte executivo de pessoas e transporte de mercadorias leves e valiosas.
O pequeno Champion 8KCAB Decathlon é um clássico modelo de aeronave monomotor a pistão com construção em tubos de metal soldado, com treliças e revestimento em tela, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro ou aluno em voos de treinamento, acrobacias, reboque de planadores, turismo e passeio, com trem de pouso convencional em aço e longarinas de madeira, criado e desenvolvido na década de 1960 pela Champion Aircraft e fabricado em série a partir de 1972 pela americana Bellanca Aircraft.
O pequeno Champion 8KCAB Super Decathlon é um modelo de aeronave motomotor a pistão com construção em tubos de metal soldado, com treliças e revestimento em tela, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro ou aluno em voos de treinamento, acrobacias, reboque de planadores, turismo e passeio, com trem de pouso convencional em aço e longarinas de madeira, nas unidades clássicas, e trem de pouso de alumínio e longarinas de alumínio, nas unidades fabricadas posteriormente, criado, desenvolvido e fabricado em série a partir da década de 1970 pela Bellanca Aircraft e, posteriormente, fabricado em série pela American Champion Aircraft, a partir da década de 1990.
O pequeno Champion Decathlon Xtreme é um modelo de aeronave motomotor a pistão com construção em tubos de metal soldado, com treliças e revestimento em tela, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro ou aluno em voos de treinamento, acrobacias, reboque de planadores, turismo e passeio, com trem de pouso convencional em alumínio e longarinas de alumínio, criado, desenvolvido e fabricado em série a partir da década de 2010 pela American Champion Aircraft, que utilizou como base para sua criação o modelo Champion 8KCAB Decathlon.
BELLANCA 8KCAB DECATHLON (DÉCADA DE 1970)
BELLANCA 8KCAB SUPER DECATHLON (DÉCADA DE 1970)
CHAMPION 8KCAB SUPER DECATHLON (ATUAL)
INTRODUÇÃO
A família Champion Decathlon é uma série de pequenos e leves monomotores a pistão com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, apresentações aéreas de acrobacia, reboque de planadores, passeio e turismo, com o primeiro modelo criado e desenvolvido na década de 1960 pela Champion Aircraft e fabricado em larga escala nos Estados Unidos na década de 1970 pela Bellanca Aircraft, que utilizou como base para sua criação os também pequenos e leves monomotores a pistão da família Champion Citabria, fabricados pela Champion Aircraft a partir da década de 1960 e, posteriormente, pela Bellanca Aircraft e pela American Champion.
Aqui no Brasil, os principais concorrentes da família de aviões Champion Decathlon nas décadas de 1970, 1980 e 1990 foram os pequenos e leves modelos de aviões de treinamento Aero Boero AB-180 e Neiva Paulistinha, mas com a ressalva de que estes concorrentes não possuem a capacidade de realizar apresentações aéreas de acrobacia.
A American Champion Aircraft é uma fabricante americana de aviões monomotores a pistão certificados, fundada em 1988 nos Estados Unidos e, atualmente, de propriedade da família Melhhaff. Ela nasceu a partir da aquisição das famílias de aeronaves Champion Citabria, Champion Decathlon e Bellanca Scout, todos monomotores a pistão e todos atualmente em linha produção seriada, entretanto em versões mais modernas.
Esses projetos de aeronaves foram mantidos pela Bellanca Aircraft na década de 1970, que encerrou suas atividades na década de 1980. Antes dela, as famílias Champion Citabria e Champion Decathlon foram mantidas pela Champion Aircraft, que não deve ser confundida com a atual fabricante americana American Champion Aircraft.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A família Champion Decathlon é uma série certificada de pequenos e leves monomotores a pistão com asa alta, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com tubos de metal soldado, com treliças e revestimento de tela, com sistema elétrico e com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, apresentações aéreas de acrobacia, reboque de planadores, passeio e turismo.
Ela foi criada e desenvolvida na década de 1960 pela Champion Aircraft e fabricada em série a partir da década de 1970 pela Bellanca Aircraft para cumprir várias missões, como, por exemplo, treinamento de pilotos civis e militares, apresentações acrobáticas em shows aéreos, para rebocar planadores em aeroclubes, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia é mais comum o seu uso para treinamento de pilotos civis, para rebocar planadores, apresentações acrobáticas e uso particular de colecionadores. Esses aviões têm capacidade para transportar um piloto instrutor e um piloto aprendiz, em missões típicas de treinamento para cursos de PP – Piloto Privado de avião, o primeiro grau de instrução necessário para o futuro profissional de aviação civil.
São aviões simples, dóceis, fáceis de pilotar, pequenos e leves. Eles estão entre os modelos de monomotores a pistão mais vendidos da história da indústria aeronáutica mundial, com mais de 6.000 unidades fabricadas até o momento, com fabricação em larga escala iniciada na década de 1970, temporariamente interrompida na década de 1980 e retomada na década de 1990, fabricados em várias versões, com opções de motores Lycoming AEIO-320-E1B, Lycoming AEIO-360-H1A, Lycoming AEIO-360-H1B e Lycoming AEIO-390-A1B6, todos injetados, com potências variando entre 150 hp até 210 hp, disponíveis nas decolagens, dependendo do modelo e do ano de fabricação. Dezenas de unidades de aviões da família Champion Decathlon estão voando no Brasil, algumas delas de propriedade de colecionadores, muito bem conservadas, submetidas a restaurações primorosas.
A FAMÍLIA DECATHLON
A família Champion Decathlon é uma série de aviões monomotores a pistão pequenos, extremamente econômicos e leves, composta pelos irmãos mais velhos Bellanca 8KCAB Decathlon e Bellanca 8KCAB Super Decathlon, esses fabricados nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Bellanca Aircraft, seguidos, na década de 1990, pelo ainda moderno Champion 8KCAB Super Decathlon, esses três com um grande número de unidades fabricadas para aeroclubes, escolas de aviação, empresários, executivos e fazendeiros norte americanos usarem-nos em missões variadas, desde treinamento, reboque de planadores, shows aéreos, transporte executivo de pessoas e transporte de mercadorias leves e valiosas.
Entre as principais características desses modelos de aeronaves está a sua capacidade de fazer acrobacias aéreas, inclusive o voo de dorso, graças ao seu perfil semissimétrico das asas, desenhadas especialmente para apresentações desse tipo, com fuselagem e asas projetas para suportar tensões estruturais de até 6 Gs, nos modelos mais recentes, com longarina de alumínio, e até 4 Gs, nos modelos clássicos, com longarinas de madeira.
CHAMPION 8KCAB DECATHLON
O pequeno Champion 8KCAB Decathlon é um clássico modelo de aeronave monomotor a pistão com construção em tubos de metal soldado, com treliças e revestimento em tela, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro ou aluno em voos de treinamento, acrobacias, reboque de planadores, turismo e passeio, com trem de pouso convencional em aço e longarinas de madeira, criado e desenvolvido na década de 1960 pela Champion Aircraft e fabricado em série a partir de 1972 pela americana Bellanca Aircraft.
Ele é tracionado pelo motor Lycoming AEIO-320-E2B aspirado, com quatro cilindros horizontais opostos, portanto na posição boxer, e com injeção de combustível, com 150 hp de potência disponível na decolagem. Pode até parecer pouco para alguns, mas vale lembrar que é um avião leve, com apenas 800 kg de peso máximo de decolagem.
É um modelo de avião fácil de pilotar, dócil e obediente aos comandos. Os dois assentos desse modelo de aeronave estão dispostos em tandem e na cabine da aeronave está instalado um conjunto básico de aviônicos, composto por medidores de pressão e temperatura do óleo, medidor de combustível e amperímetro, velocímetro e indicador de RPM do motor, acelerômetro e altímetro, VHF e transponder.
Entre as várias opções de retrofits e upgrades disponíveis para esse modelo de aeronave estão a troca das longarinas de madeira por longarinas de alumínio, disponibilizada pela própria fabricante American Champion Aircraft, e a instalação altamente recomendada do TCAS, do stormscope e do GPS.
CHAMPION 8KCAB SUPER DECATHLON
O pequeno Champion 8KCAB Super Decathlon é um modelo de aeronave motomotor a pistão com construção em tubos de metal soldado, com treliças e revestimento em tela, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro ou aluno em voos de treinamento, acrobacias, reboque de planadores, turismo e passeio, com trem de pouso convencional em aço e longarinas de madeira, nas unidades clássicas, e trem de pouso de alumínio e longarinas de alumínio, nas unidades fabricadas posteriormente, criado, desenvolvido e fabricado em série a partir da década de 1970 pela Bellanca Aircraft e, posteriormente, fabricado em série pela American Champion Aircraft, a partir da década de 1990.
Ele é tracionado pelo motor Lycoming AEIO-360-H1A aspirado, nas unidades clássicas da década de 1970, e Lycoming AEIO-360-H1B aspirado, nas unidades fabricadas posteriormente, ambos com quatro cilindros horizontais opostos, na posição boxer, e com injeção de combustível, com 180 hp de potência disponível na decolagem.
Assim como seu irmão Champion 8KCAB Decathlon, o Champion 8KCAB Super Decathlon é um modelo de avião fácil de pilotar, dócil e obediente aos comandos. Os dois assentos desse modelo de aeronave também estão dispostos em tandem e nas cabines das unidades clássicas desse modelo de aeronave também foi adotado um conjunto básico de aviônicos, composto por medidores de pressão e temperatura do óleo, medidor de combustível e amperímetro, velocímetro e indicador de RPM do motor, acelerômetro e altímetro, VHF e transponder. Além disso, as unidades posteriores desse modelo, mais modernas, estão equipadas com assentos ajustáveis, alternador de 70 ampères, luzes externas de LED, ELT – Emergency Locator Transmitter, aviso de estol e tubo de pitot aquecido eletricamente (opcional).
Entre as várias opções de retrofits e upgrades disponíveis para as unidades clássicas da década de 1970 estão a troca das longarinas de madeira por longarinas de alumínio, disponibilizada pela própria fabricante American Champion Aircraft, e a instalação altamente recomendada do TCAS, do stormscope e do GPS.
CHAMPION DECATHLON XTREME
O pequeno Champion Decathlon Xtreme é um modelo de aeronave motomotor a pistão com construção em tubos de metal soldado, com treliças e revestimento em tela, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro ou aluno em voos de treinamento, acrobacias, reboque de planadores, turismo e passeio, com trem de pouso convencional em alumínio e longarinas de alumínio, criado, desenvolvido e fabricado em série a partir da década de 2010 pela American Champion Aircraft, que utilizou como base para sua criação o modelo Champion 8KCAB Decathlon.
Ele é tracionado pelo motor Lycoming AEIO-390-A1B6 aspirado, ambos com quatro cilindros horizontais opostos, na posição boxer, e com injeção de combustível, com 210 hp de potência disponível na decolagem, com hélice MT Propeller 76.
É um modelo de avião fácil de pilotar, dócil e obediente aos comandos. Os dois assentos desse modelo de aeronave também estão dispostos em tandem e na cabine da aeronave está instalado um conjunto moderno de aviônicos, composto por medidores de pressão e temperatura do óleo, medidor de combustível e amperímetro, velocímetro e indicador de RPM do motor, acelerômetro e altímetro, VHF e transponder. Além disso, ele está equipado com assentos ajustáveis, alternador de 70 ampères, luzes externas de LED, ELT – Emergency Locator Transmitter e aviso de estol.
A instalação do TCAS, do stormscope e do GPS é recomendada.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CHAMPION 8KCAB DECATHLON
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 200 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 8,5 metros;
- Altura: Aprox. 2,5 metros;
- Motorização (potência): Lycoming AEIO-320-E2B (150 hp);
- Hélice: Sensenich 74DM6S8-0, passo fixo;
- Freios:
- Combustível: AVGAS;
- Consumo médio: Aprox. 28 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio: Aprox. 0,12 litro / passageiro ou aluno / quilômetro voado;
- Partida:
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 800 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 3.600 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 700 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$
8KCAB SUPER DECATHLON (CLÁSSICO)
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 8,5 metros;
- Altura: Aprox. 2,5 metros;
- Motorização (potência): Lycoming AEIO-360-H1A (180 hp);
- Hélice: Velocidade constante;
- Freios:
- Combustível: AVGAS;
- Consumo médio: Aprox. 38 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio: Aprox. 0,16 litro / passageiro ou aluno / quilômetro voado;
- Partida:
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 800 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 4.800 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 700 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
8KCAB SUPER DECATHLON (ATUAL)
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 8,5 metros;
- Altura: Aprox. 2,5 metros;
- Motorização (potência): Lycoming AEIO-360-H1B (180 hp);
- TBO (tempo entre revisões): 1.600 horas;
- Hélice: MT Composite MTV-15-B-C, velocidade constante;
- Freios:
- Combustível: AVGAS;
- Consumo médio: Aprox. 38 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio: Aprox. 0,16 litro / passageiro ou aluno / quilômetro voado;
- Partida:
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 880 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 4.800 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 700 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Preço (no Brasil): US$
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Aeronaves à Venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM 700
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Embraer E-190
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Airbus H120
- Honda HA-420 HondaJet
- Airbus H135
- Boeing 777
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br
- American Champion (em inglês): http://www.americanchampionaircraft.com/super-decathlon.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Champion_Aircraft_(Wisconsin)
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/American_Champion_Decathlon
- American Champion (em inglês): http://www.americanchampionaircraft.com/
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/American_Champion
- Site do Bazaia: https://www.bazaia.com/aeronaves
- American Champion (divulgação): Imagens
- Pinterest: Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.