PET SHOP BOYS (MÚSICA)

PET SHOP BOYS
CHRIS LOWE
NEIL TENNANT

INTRODUÇÃO
Bem criativo e original, o Pet Shop Boys é uma das mais emblemáticas bandas musicais de house music, techno music e dance music, com auge alcançado nas décadas de 1980 e 1990, e ainda hoje é usado como ponto de referência em qualidade musical por produtores musicais, por músicos, pela mídia e pela crítica. É um exemplo ainda hoje lembrado de música urbana sofisticada e ousada para casas noturnas, danceterias, discotecas e festas privadas.
O Pet Shop Boys é uma criativa, inovadora e ousada dupla de música pop, com elementos integrados de música house, música techno e música dance, formada na década de 1980 em Londres, na Inglaterra, com as primeiras músicas de qualidade reconhecida pelo mercado, pela mídia e pela crítica Opportunities, West End Girls, Love Comes Quickly e Suburbia, do primeiro trabalho Please, lançadas em 1986 pela gravadora britânica Parlophone, atualmente de propriedade da gigante americana Warner Music Group.

Essa dupla é formada pelo compositor e vocalista britânico Neil Tennant e pelo compositor e tecladista também britânico Chris Lowe. Ela foi a mais popular e bem sucedida banda de música urbana eletrônica e dançante nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e até na América Latina na década de 1990.

O nome Pet Shop Boys é uma simples homenagem dos dois integrantes a amigos seus, que trabalhavam em uma loja de artigos para animais de estimação.

A WARNER MUSIC

A Parlophone foi uma gravadora britânica de música pop fundada em 1923, como uma subsidiária da gravadora alemã Carl Lindstrom AG. Ela foi comprada pela Universal Music Group em 2012 e, posteriormente, em 2013, vendida para a Warner Music Group. Já a EMI Group foi uma empresa fonográfica britânica fundada em 1931, inicialmente com o nome Electric and Musical Industries e, posteriormente, em 2012, desmembrada e vendida para a Universal Music, para a Sony Music / ATV e para a Warner Music Group.

A Sire Records é uma gravadora de música pop americana fundada em 1966 por Seymor Stein e Richard Gottehrer. Atualmente ela é propriedade da Warner Music Group, uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e a Sony Music, a segunda maior do planeta.

A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras e/ou selos Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, Elektra Records e a Sire Records.

Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.

PERFIL DA BANDA

O Pet Shop Boys é uma criativa, inovadora e ousada dupla de música pop, com elementos integrados de música house, música techno e música dance, formada na década de 1980 em Londres, na Inglaterra, formada pelo compositor e vocalista britânico Neil Tennant e pelo compositor e tecladista também britânico Chris Lowe. Atualmente, ele (ou ela, se você preferir) é considerado uma das mais icônicas bandas de música eletrônica do mundo, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música pop.

Com mais 240 músicas escritas, arranjadas e gravadas, com mais de 100.000.000 de cópias de álbuns vendidos desde o início da carreira na década de 1980, o Pet Shop Boys (pronuncia-se Pét Chóp Bóis) é uma das mais bem sucedidas bandas de música eletrônica do mundo, provavelmente a mais bem sucedida. Ele ainda está em atividade, com sua formação original, fazendo apresentações musicais em várias partes do mundo, embora agora em ritmo bem mais tranquilo que antes.

CARREIRA MUSICAL

O Pet Shop Boys teve origem em 1981, quando os então jovens Neil Tennant e Chris Lowe se encontraram ocasionalmente em uma loja de instrumentos musicais, quando Neil pediu a opinião de Chris sobre os sintetizadores eletrônicos (teclados) à venda na loja. Dono de um talento incomum para criar músicas e fazer arranjos instrumentais eletrônicos impecáveis, sofisticados e de uma precisão impressionante, Chris precisava de um vocalista para dar o toque final às suas obras de arte. A partir de então a dupla passou a se encontrar com frequência para fazer ensaios e tentar a sorte em alguma gravadora de música interessada em seus conteúdos em conjunto.

Na verdade, Neil Tennant já tinha alguma experiência no meio musical na época, mas não como músico, ele trabalhava na revista britânica Smash Hits, sobre música popular urbana, o que lhe facilitou obter os contatos com as principais gravadoras de músicas populares na época. A primeira tentativa de lançar um álbum de música eletrônica, em 1984, teve um sucesso parcial, com a colaboração do produtor musical Bob Orlando, com gravações nos Estados Unidos, inclusive. Em seguida, a partir de 1986, eles fecharam contrato com a gravadora Parlophone e então a banda musical deslanchou de vez nas paradas de sucesso europeias, americanas e até brasileiras.

Embora algumas das primeiras músicas mais conhecidas da banda Pet Shop Boys tenham sido lançadas em 1984, com a colaboração do produtor Bob Orlando, foi somente a partir de 1986, com a gravação e a mixagem, com a regravação e a remixagem das músicas West End Girls, Opportunities, Love Comes Quickly e Suburbia, presentes no álbum Please, na época vendido em LP – Long Play ou disco de vinil e em fitas cassetes, que a dupla Pet Shop Boys alcançou o sucesso comercial, de mídia e de crítica, marcando presença nas paradas de sucesso das rádios FM dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e até do Brasil.

A partir de então, o Pet Shop Boys ajudou a redefinir os padrões para o cenário da música eletrônica, ao inserir uma boa dosagem de criatividade, de ousadia e até de sofisticação às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável à de outras influentes bandas populares de dance music, techno music e de house music, entre elas Erasure, Deee-Lite, New Order, Information Society e C+C Music Factory.

Em geral, grupos de dance music fazem sucesso, mas têm vida curta, enquanto grupos de techno music e house music não alcançam público de massa e se mantêm em nicho de mercado, o que não é necessariamente ruim, pois nem sempre música de bom gosto é a mais consumida. Mas o Pet Shop Boys é uma das grandes exceções em quase todos os aspectos, tanto no aspecto comercial, pois eles foram muito bem, quanto no aspecto de crítica e de mídia. Eles conseguiram vender muito bem, o que para as gravadoras é uma questão de sobrevivência no mercado, foram muito bem tocados nas rádios, conseguiram a atenção do público, sem perder o respeito dele, embora tenham cometido alguns erros e exageros ou extravagâncias.

Nas décadas de 1980 e 1990, o Pet Shop Boys ajudou a popularizar a dance music e ajudou a difundir a techno music e a house music nas rádios FM, na TV aberta, em casas noturnas, danceterias, discotecas, festas privadas e, atualmente, ele ainda está presente na Internet, em sites de vídeos musicais, como o YouTube, por exemplo, e ainda é ouvido por meio de aplicativos de música, como Spotify e Deezer, por exemplo.

PRINCIPAIS ÁLBUNS

PLEASE (1986)

Esse foi o primeiro álbum do Pet Shop Boys, lançado na Europa Ocidental pela Parlophone e nos Estados Unidos pela EMI Records. Ele foi disco de platina no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá e algumas de suas músicas estiveram entre as 10 mais tocadas na MTV e nas rádios FM na Europa Ocidental, nos Estados Unidos, no Canadá e até no Brasil.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as suas faixas pelo Google Play e YouTube.

As músicas mais conhecidas e mais tocadas desse álbum são West End Girls, Opportunities, Love Comes Quickly e Suburbia.

ACTUALLY (1987)

Esse é o segundo álbum de estúdio do Pet Shop Boys, também lançado na Europa Ocidental pela Parlophone e nos Estados Unidos pela EMI Records. Esse álbum se beneficiou fortemente do impulso do primeiro álbum Please, lançado um ano antes. As músicas mais conhecidas e de maior sucesso desse álbum foram What Have I Done to Deserve This, Rent, Its a Sin e Heart.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Ele foi disco de platina no Reino Unido, no Canadá e na Alemanha e disco de ouro nos Estados Unidos. Algumas de suas músicas estiveram entre as 10 mais tocadas na MTV e nas rádios FM na Europa Ocidental, nos Estados Unidos, na Alemanha e até no Brasil.

A música Rent foi gravada originalmente pela cantora Liza Minelli e, posteriormente, pelo Pet Shop Boys, com novos arranjos instrumentais e voz principal.

INTROSPECTIVE (1988)

Esse é o terceiro álbum de estúdio do Pet Shop Boys, também lançado na Europa Ocidental pela Parlophone e nos Estados Unidos pela EMI Records. Esse álbum se beneficiou fortemente do impulso do primeiro álbum Please e do segundo álbum Actually, lançados anteriormente. As músicas mais conhecidas e de maior sucesso desse álbum foram Left to my Own Devices, Domino Dancing, Alway on my Mind e Its Alright.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Ele foi disco de platina no Reino Unido e no Canadá e disco de ouro nos Estados Unidos e na Alemanha. Algumas de suas músicas estiveram entre as 10 mais tocadas na MTV e nas rádios FM na Europa Ocidental, nos Estados Unidos, na Alemanha e até no Brasil.

Na época, a banda Pet Shop Boys foi uma das poucas bandas europeias de música eletrônica com videoclipes, entrevistas e apresentações ao vivo em programas de massa em TV aberta aqui no Brasil, inclusive em programas da TV Globo e da TV Bandeirantes (atual Band). Naquela época ainda não existia a MTV Brasil, assim os programas preferidos do público para ver videoclipes eram o Fantástico, da TV Globo, o Super Special, da TV Bandeirantes, o Som Pop, da TV Cultura e o FM TV, da extinta TV Manchete.

Foi o álbum mais vendido da banda, com mais de 4.500.000 unidades fabricadas, o mais bem sucedido álbum da banda, com dance music, house music e techno music tão sofisticadas como nos álbuns anteriores, sem perda de qualidade.

A música Always on my Mind foi gravada originalmente pelo cantor Elvis Presley e, posteriormente, pelo Pet Shop Boys, com novos arranjos instrumentais e voz principal.

BEHAVIOUR (1990)

Já com uma carreira bem encaminhada, o Pet Shop Boys não se acomodou, não abandonou o seu esforço em produzir músicas bem elaboradas. O resultado, em 1990, foi o álbum Behaviour, com várias faixas bem originais e criativas. Esse é o quarto álbum de estúdio do Pet Shop Boys, lançado pela Parlophone e pela EMI Records. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Being Boring, So Hard e Jealousy.

Já desfrutando de uma posição confortável na indústria fonográfica, foi a primeira vez que a banda ousou correr algum risco moderado, com o lançamento do videoclipe Being Boring, inicialmente evitado em alguns canais de TV americanos, europeus e brasileiros e, posteriormente, liberado. Embora com algumas cenas mais ousadas e meio polêmicas, não houve redução da qualidade musical, pelo contrário, é considerada uma das melhores músicas da banda, uma das mais sofisticadas. É considerado um dos videoclipes mais ousados da história da música pop urbana da década de 1990, comparável a Justify my Love, de Madonna, por exemplo.

Esse álbum foi lançado em LP ou vinil, fitas cassetes e CD’s no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Esse álbum foi disco de platina do Reino Unido e disco de ouro no Canadá e na Alemanha.

VERY (1993)

Consolidando a sua carreira, o Pet Shop Boys lançou o quinto álbum de estúdio em 1993, também pela Parlophone e pela EMI Records. A música de maior sucesso desse álbum foi Go West, uma alusão e homenagem à abertura econômica e política promovida, na época, pelo então presidente soviético / russo Mikhail Gorbatchov ou Gorbachev, com um videoclipe exibido à exaustão em canais de TV, principalmente nas MTV’s americana, europeia e brasileira.

Esse álbum foi lançado em LP ou vinil e CD no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Ele fez muito sucesso, vendeu muito bem, conseguindo disco de platina na Alemanha, no Canadá, no Reino Unido, na Suíça e na Austrália e disco de ouro nos Estados Unidos, na França e na Suécia.

BILINGUAL (1996)

A banda lançou o sexto álbum de estúdio em 1996, pela Parlophone, na Europa, e pela Atlantic Records, nos Estados Unidos. As músicas mais conhecidas e de maior sucesso desse álbum foram Se a Vida É (com título em português e espanhol mesmo), também exibida à exaustão em canais de TV, principalmente nas MTV’s americana, europeia e brasileira, e Before.

Esse álbum foi lançado em CD no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Esse álbum é uma homenagem do Pet Shop Boys aos países da América Latina, inclusive o Brasil. As suas letras possuem trechos em português e em espanhol e as músicas possuem samples (traduzindo, trechos de som) de samba e outros ritmos brasileiros e latinos.

Ele conseguiu alcançar um disco de ouro no Reino Unido. Embora não tenha sido o disco mais vendido da banda, possui algumas faixas que merecem ser ouvidas com atenção, dentre elas Saturday Night e duas obras primas, Surprise e Survivors.

DISCOGRAPHY

Esse álbum é uma coletânea em CD dos primeiros 8 anos de carreira do Pet Shop Boys. É uma coletânea com 18 dos mais conhecidos hits da carreira da dupla britânica. Para quem ainda não conhece bem a música dessa banda eletrônica ele é um dos produtos mais recomendados. É como se fosse um “The Best of” da fase inicial da carreira do Pet Shop Boys, com uma parte das músicas mais conhecidas e bem sucedidas do grupo.

Ele pode ser encontrado em lojas de e-commerce e também em sites de classificados on-line, como Mercado Livre, por exemplo.

INTEGRANTES
  • Neil Tennant (Neil Francis Tennant): O vocalista do grupo, um talentoso compositor de nacionalidade britânica. Ele é gay assumido, mas discretíssimo, somente o círculo mais íntimo de amizades sabe com quem ele se relaciona. Ele recebeu educação católica de seus pais, mas, pelo que se sabe, não frequentas missas.
  • Chris Lowe (Christopher Sean Lowe): Um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, um dos mais importantes da música eletrônica, respeitado no meio artístico e na mídia, uma referência em música pop dançante noturna. Ele é tecladista, compositor e, eventualmente, vocalista. Pelo que se sabe, sua relação com Neil Tennant é de amizade e parceria de trabalho, inclusive como sócio da Pet Shop Boys Partnership, uma pessoa jurídica (empresa) criada para administrar os interesses em comum da dupla.
Desde o início da carreira na década de 1980, a dupla Pet Shop Boys tem feito um esforço, tanto na composição das músicas como nas letras, em fazer alusão a temas amplos, principalmente sobre relacionamentos entre pessoas, independente das suas preferências sexuais.

VIDEOCLIPES

O videoclipe é um filme de curta duração elaborado para a apresentação ou acompanhamento de uma música, com edição própria de imagens usadas para a promoção da música na TV aberta, na TV paga, na Internet e até em DVD’s e Blue Rays. Conhecido também como telefilme, em Portugal, ou music video, em inglês, o videoclipe pode ser considerado a “embalagem” da música e entre os primeiros artistas e bandas a darem valor a esse formato de distribuição de música estiveram Elvis Presley e The Beatles.

De modo geral, a banda Pet Shop Boys conseguiu alcançar um nível mínimo necessário de qualidade e de bom gosto na produção da grande maioria de seus videoclipes, embora tenha cometido alguns “deslizes” de mau gosto, como em Heart, por exemplo, embora a música em si seja boa.

No entanto, o ponto forte do Pet Shop Boys é mesmo a sonoridade dos instrumentos musicais e dos vocais humanos.

MERCADO

A dupla Pet Shop Boys faz parte de uma pequena lista de artistas que conseguiram ultrapassar a barreira de 100.000.000 de cópias vendidas em toda a história da indústria fonográfica mundial. Esse número é realmente significativo, pouquíssimos artistas conseguem fazer tanto sucesso.

Desde o início da carreira, eles vendiam milhões de cópias de discos de vinil, fitas cassetes e CD’s, lembrando que nas décadas de 1980 e 1990 esses eram os meios físicos mais comuns para se ouvir música. Eles estão entre os maiores vendedores da indústria fonográfica mundial, comparáveis a Michael Jackson, Madonna, Elvis Presley, Tina Turner, Julio Iglesias, Donna Summer, Roberto Carlos, Elton John e Diana Ross.

Eles se apresentaram no Brasil várias vezes, a apresentação mais recente foi no Rock In Rio, em 2017.

OS CLÁSSICOS DA DUPLA

FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Parlophone, EMI, Atlantic, Sire e Rhino;
  • Integrantes da banda: Neil Tennant e Chris Lowe;
  • Origem: Inglaterra;
  • Lançamento: 1986;
  • Gênero: Eletrônica (dance, house e techno);


BANDAS SIMILARES
  • C&C Music Factory
  • Erasure
  • Information Society
  • Technotronic
  • Ace Of Base
  • Deee-Lite
  • KC & The Sunshine Band
  • Earth Wind & Fire
  • Soul II Soul
  • Jamiroquai
  • Black Eyed Peas
  • New Order
  • B-52’s

MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pet_Shop_Boys
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Neil_Tennant
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Pet_Shop_Boys
  • Warner Music (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)