CHASSIS MERCEDES-BENZ LO

CHASSI MERCEDES LO-612 (DÉCADA DE 1990)
CHASSI MERCEDES LO-708 (DÉCADA DE 1980)
CHASSI MERCEDES LO-710 (DÉCADA DE 1990)
CHASSI MERCEDES LO-712 (DÉCADA DE 2000)
CHASSI MERCEDES LO-812 (DÉCADAS DE 1990 E 2000)
CHASSI MERCEDES LO-814 (DÉCADA DE 1990)
CHASSI MERCEDES LO-914 (DÉCADA DE 2000)
CHASSI MERCEDES LO-915 (DÉCADA DE 2000)
CHASSI MERCEDES LO-916 (ATUAL)

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A família Mercedez-Benz LO é uma moderna linha de chassis para micro-ônibus e miniônibus para transporte urbano, rural e rodoviário de passageiros, inclusive para transporte escolar, criada na Alemanha pela Daimler-Benz, desenvolvida na Alemanha e no Brasil, e fabricada em larga escala no Brasil a partir da década de 1980 pela pela subsidiária Mercedes-Benz do Brasil, cujos integrantes estiveram e/ou estão em produção seriada aqui no Brasil por cerca de 40 anos, com milhares de unidades fabricadas aqui.

Aqui no Brasil, essa família é formada por nove modelos de chassis, o Mercedes-Benz LO-612, o Mercedes-Benz LO-708, o Mercedes-Benz LO-710, o Mercedes-Benz LO-712, o Mercedes-Benz LO-812, o Mercedes-Benz LO-814, o Mercedes-Benz LO-914, o Mercedes-Benz LO-915 e o mais recente e atual Mercedes-Benz LO-916, todos eles para encarroçamento de veículos de médio porte com tração traseira, para transporte de passageiros, com capacidade variando entre 19 até 36 assentos, com razoável conforto para trajetos urbanos e rurais, inclusive para transporte escolar, viagens intermunicipais e viagens interestaduais curtas, e entre 6,5 toneladas até 9,4 toneladas de peso bruto total.

De modo geral, os modelos de chassis da família Mercedes-Benz LO são tracionados por motores turbodiesel Mercedes-Benz OM-364, Mercedes-Benz OM-904 e Mercedes-Benz OM-924, com torques entre 39 kgfm e 59 kgfm, dependendo do modelo de chassi. Esses modelos de chassis foram usados por várias empresas encarroçadoras no Brasil para a encarroçamento / construção de veículos utilitários leves e/ou médios, principalmente modelos de micro-ônibus e miniônibus.

A DAIMLER AG
A Daimler AG é uma grande fabricante alemã de automóveis premium e conjuntos chassis / motores de ônibus para transporte de passageiros, fabricante de caminhões para transporte rodoviário de cargas, fabricante de motores a combustão interna para embarcações e possui uma empresa de serviços financeiros. Ela possui várias subsidiárias, inclusive nos Estados Unidos e no Brasil, onde fabrica automóveis, chassis / motores para ônibus e utilitários para transporte de cargas.

A tradicionalíssima Daimler AG é a segunda maior fabricante de utilitários pesados para transporte rodoviário de cargas no mundo. Ela pode ser considerada a mais antiga fabricante de automóveis do mundo. Se todo rigor técnico e cultural for aplicado para definir qual foi o primeiro automóvel fabricado no mundo então o antigo Benz Velo pode ser considerado o que melhor se encaixa nesse conceito. Ele foi o primeiro veículo com quatro rodas, assento para condutor e passageiro e motor a combustão interna, fabricado a partir de 1894 pela Benz & Cia, a empresa antecessora da Daimler AG. Mas o nascimento da Benz & Cia foi antes, em 1871, fundada por Carl Benz, e, algum tempo depois, em 1886, foi iniciada a fabricação do Benz Motorwagen, uma espécie de triciclo motorizado.

A Daimler AG é a proprietária da marca de automóveis de alto luxo Mercedes-Benz. Ela é a empresa antecessora da DaimlerChrysler, por sua vez a empresa resultante da fusão entre a Daimler-Benz e a Chrysler Corporation, em 1998.

MERCEDES-BENS DO BRASIL

A Mercedes-Benz do Brasil é uma grande fabricante brasileira de caminhões, motores a diesel e chassis para veículos de transporte urbano e rural de passageiros. Ela foi fundada no Brasil em 1953, com a sua primeira fábrica construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P.. Ela é uma das mais importantes subsidiárias do grupo industrial alemão Daimler AG, com fábricas localizadas em São Bernardo do Campo - S.P. e Juiz de Fora – M.G. e uma central de logística de peças e assistência técnica em Campinas – S.P.

Ela é uma das maiores e mais importantes fabricantes de utilitários para transporte de passageiros e cargas do Brasil, controlada pela gigante fabricante alemã Daimler AG, com um centro de desenvolvimento de veículos localizado em São Bernardo do Campo e centros de treinamento localizados em São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora, todos em parceria com o SENAI.

A empresa emprega cerca de 9.500 pessoas no Brasil. Além disso, ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com uma rede de 200 pontos de atendimento, sendo 115 concessionárias e 85 postos de serviços.

LINHA MERCEDES-BENZ LO
FAMÍLIA MERCEDES-BENZ LO

MERCEDES-BENZ LO-712

É um dos irmãos menores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria micro-ônibus, o substituto do chassi Mercedes-Benz LO-612 na linha de produção da fabricante brasileira. Ele pode receber uma carroceria com até 7 metros de comprimento e capacidade para até 24 passageiros adultos, com conforto razoável. Ele foi fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil e, atualmente, não é mais fabricado.

Esse modelo de chassi foi usado pela encarroçadora Mascarello para montagem do modelo GranMicro de micro-ônibus; pela Comil para montagem do modelo Bello de micro-ônibus; pela Metalbus para montagem do modelo Astor; e pela Marcopolo para montagem do Vicino;

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motor: Mercedes OM-364 LA diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Cilindrada: 3.972 cm³;
  • Potência: 115 cv a 2.600 rpm;
  • Torque: 39 kgfm a 1.600 rpm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás;
  • Peso bruto: 7.050 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Carga útil:

MERCEDES-BENZ LO-812

É um dos irmãos intermediários da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria micro-ônibus. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 28 passageiros adultos, com conforto razoável. Ele foi fabricado nas décadas de 1990 e 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil e, atualmente, não é mais fabricado.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Fabricação: Década de 1990;
  • Motor: Mercedes OM-364 A diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo;
  • Alimentação:
  • Cilindrada: 3.972 cm³;
  • Potência: 122 cv a 2.600 rpm;
  • Torque: 40 kgfm a 1.500 rpm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás;
  • Peso bruto: 7.500 kg, com carroceria e ocupantes;

  • Fabricação: Década de 2000;
  • Motor: Mercedes OM-364 LA diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Alimentação:
  • Cilindrada: 3.972 cm³;
  • Potência: 115 cv a 2.600 rpm;
  • Torque: 39 kgfm a 1.400 rpm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás;
  • Peso bruto: 7.500 kg, com carroceria e ocupantes;

MERCEDES-BENZ LO-914

É um dos irmãos maiores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil, e um dos modelos mais bem sucedidos da família. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável, e, atualmente, não é mais fabricado.

Esse modelo de chassi foi usado pela encarroçadora Busscar para montagem do modelo Micruss de miniônibus; pela Caio para montagem do modelo Piccolino de micro-ônibus e Piccolo de miniônibus; pela Comil para montagem do modelo Piá de micro-ônibus; e pela Marcopolo para montagem do miniônibus Senior;

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motor: Mercedes OM-904 LA diesel, eletrônico;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Cilindrada: 4.249 cm³;
  • Potência: 136 cv a 2.300 rpm;
  • Torque: 53 kgfm a 1.200 rpm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
  • Freios: A ar, com discos nas quatro rodas;
  • Peso bruto: 8.500 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Carga útil:

MERCEDES-BENZ LO-915

É um dos irmãos maiores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil, e um dos modelos mais bem sucedidos da família. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável. Atualmente ele não é mais fabricado.

Esse modelo de chassi foi usado pela encarroçadora Busscar para montagem do modelo Micruss de miniônibus; pela Caio para montagem do modelo Piccolo de miniônibus; pela Comil para montagem do modelo Piá de micro-ônibus; e pela Marcopolo para montagem do miniônibus Senior;

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motor: Mercedes OM-904 LA diesel, eletrônico;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Cilindrada: 4.249 cm³;
  • Potência: 150 cv a 2.200 rpm;
  • Torque: 59 kgfm a 1.600 rpm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
  • Freios: A ar, com discos nas quatro rodas;
  • Peso bruto: 9.100 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Carga útil:

MERCEDES-BENZ LO-916

É um dos maiores e mais recentes irmãos da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado a partir desta década pela Mercedes-Benz do Brasil, um dos mais bem sucedidos da família, vencedor da licitação do programa governamental Caminhos da Escola em 2018, do FNDE – Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação, para fabricação de 1.600 unidades. Ele pode receber uma carroceria com até 9 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável.

Esse modelo de chassi é usado pela encarroçadora Caio para montagem do modelo Caio F2400, que está sendo distribuído para escolas municipais rurais e estaduais rurais de todo Brasil, para serem usados no transporte rodoviário e rural de alunos.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Motor: Mercedes OM-924 LA diesel, eletrônico;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
  • Cilindrada: 4.249 cm³;
  • Potência: 156 cv a 2.200 rpm;
  • Torque: 59 kgfm a 1.600 rpm;
  • Câmbio: ZF S5, manual de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas;
  • Freios: A ar, tambores nas quatro rodas;
  • Peso bruto: 9.400 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Carga útil:

MERCADO

Desde a década de 1980, a Mercedes-Benz do Brasil fabrica chassis para micro-ônibus e miniônibus, melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, ônibus médios e grandes, e uma das líderes na fabricação de pequenos caminhões, caminhões médios e pesados.

Na década de 2000, ela alcançou a marca de 350.000 unidades de chassis de micro-ônibus, miniônibus e ônibus fabricadas e vendidas no Brasil. Naquela década, ela detinha cerca de 50% desse mercado, posição mantida com firmeza até hoje, com produtos modernos e alta tecnologia em suas linhas de produção.

Em 2005, a Mercedes-Benz do Brasil alcançou a impressionante marca de 1.500.000 unidades de veículos e chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros e cargas leves e pesadas, desde sua inauguração na década de 1950. Ela foi líder absoluta nesse mercado desde sua inauguração na década de 1950, sendo ultrapassada em 2005 pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ela alcançou um recorde histórico em 2007 na fabricação de veículos e chassis para veículos para transporte coletivo de passageiros e cargas, com mais de 67.000 unidades fabricadas.

Ela é mundialmente conhecida pela alta qualidade na fabricação de automóveis premium e uma das líderes mundiais em inovação tecnológica na fabricação de automóveis e veículos coletivos para transporte de passageiros e veículos para transporte de cargas.

Em 2017, ela foi líder nacional na fabricação de caminhões, com cerca de 30% do mercado nacional, com mais de 15.100 unidades fabricadas. Ela também foi líder na fabricação de chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros, ou seja, micro-ônibus, miniônibus e ônibus, com mais de 51% do mercado nacional, com mais de 6.000 unidades fabricadas.

A gigante alemã Daimler AG possui também uma subsidiária na Argentina, onde fabrica vários modelos de veículos, entre eles a van Mercedes-Benz Sprinter, importada para o Brasil desde a década de 1990.

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