CHASSIS MERCEDES-BENZ LO
CHASSI MERCEDES LO-612 (DÉCADA DE 1990)
A Mercedes-Benz do Brasil é uma grande fabricante brasileira de caminhões, motores a diesel e chassis para veículos de transporte urbano e rural de passageiros. Ela foi fundada no Brasil em 1953, com a sua primeira fábrica construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P.. Ela é uma das mais importantes subsidiárias do grupo industrial alemão Daimler AG, com fábricas localizadas em São Bernardo do Campo - S.P. e Juiz de Fora – M.G. e uma central de logística de peças e assistência técnica em Campinas – S.P.
É um dos irmãos menores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria micro-ônibus, o substituto do chassi Mercedes-Benz LO-612 na linha de produção da fabricante brasileira. Ele pode receber uma carroceria com até 7 metros de comprimento e capacidade para até 24 passageiros adultos, com conforto razoável. Ele foi fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil e, atualmente, não é mais fabricado.
É um dos irmãos intermediários da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria micro-ônibus. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 28 passageiros adultos, com conforto razoável. Ele foi fabricado nas décadas de 1990 e 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil e, atualmente, não é mais fabricado.
É um dos irmãos maiores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil, e um dos modelos mais bem sucedidos da família. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável, e, atualmente, não é mais fabricado.
É um dos irmãos maiores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil, e um dos modelos mais bem sucedidos da família. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável. Atualmente ele não é mais fabricado.
É um dos maiores e mais recentes irmãos da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado a partir desta década pela Mercedes-Benz do Brasil, um dos mais bem sucedidos da família, vencedor da licitação do programa governamental Caminhos da Escola em 2018, do FNDE – Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação, para fabricação de 1.600 unidades. Ele pode receber uma carroceria com até 9 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável.
Desde a década de 1980, a Mercedes-Benz do Brasil fabrica chassis para micro-ônibus e miniônibus, melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, ônibus médios e grandes, e uma das líderes na fabricação de pequenos caminhões, caminhões médios e pesados.
Na década de 2000, ela alcançou a marca de 350.000 unidades de chassis de micro-ônibus, miniônibus e ônibus fabricadas e vendidas no Brasil. Naquela década, ela detinha cerca de 50% desse mercado, posição mantida com firmeza até hoje, com produtos modernos e alta tecnologia em suas linhas de produção.
CHASSI MERCEDES LO-708 (DÉCADA DE 1980)
CHASSI MERCEDES LO-710 (DÉCADA DE 1990)
CHASSI MERCEDES LO-712 (DÉCADA DE 2000)
CHASSI MERCEDES LO-812 (DÉCADAS DE 1990 E 2000)
CHASSI MERCEDES LO-814 (DÉCADA DE 1990)
CHASSI MERCEDES LO-914 (DÉCADA DE 2000)
CHASSI MERCEDES LO-915 (DÉCADA DE 2000)
CHASSI MERCEDES LO-916 (ATUAL)
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A família Mercedez-Benz LO é uma moderna linha de
chassis para micro-ônibus e miniônibus para transporte urbano, rural e
rodoviário de passageiros, inclusive para transporte escolar, criada na Alemanha pela Daimler-Benz,
desenvolvida na Alemanha e no Brasil, e fabricada em larga escala no Brasil a
partir da década de 1980 pela pela subsidiária Mercedes-Benz
do Brasil, cujos integrantes estiveram e/ou estão em produção seriada aqui no
Brasil por cerca de 40 anos, com milhares de unidades fabricadas aqui.
Aqui no Brasil, essa família é formada por nove modelos de chassis,
o Mercedes-Benz LO-612, o Mercedes-Benz LO-708, o Mercedes-Benz LO-710, o
Mercedes-Benz LO-712, o Mercedes-Benz LO-812, o Mercedes-Benz LO-814, o Mercedes-Benz LO-914, o Mercedes-Benz
LO-915 e o mais recente e atual Mercedes-Benz LO-916, todos eles para
encarroçamento de veículos de médio porte com tração traseira, para transporte
de passageiros, com capacidade variando entre 19 até 36 assentos, com razoável conforto para trajetos urbanos e
rurais, inclusive para transporte escolar, viagens intermunicipais e viagens
interestaduais curtas, e entre 6,5 toneladas até 9,4 toneladas de peso bruto
total.
De modo geral, os modelos de chassis da família Mercedes-Benz
LO são tracionados por motores turbodiesel Mercedes-Benz OM-364, Mercedes-Benz
OM-904 e Mercedes-Benz OM-924, com torques entre 39 kgfm e 59 kgfm, dependendo
do modelo de chassi. Esses modelos de chassis foram usados por várias empresas
encarroçadoras no Brasil para a encarroçamento / construção de veículos
utilitários leves e/ou médios, principalmente modelos de micro-ônibus e miniônibus.
A
DAIMLER AG
A Daimler AG é uma grande fabricante alemã de
automóveis premium e conjuntos chassis / motores de ônibus para transporte de
passageiros, fabricante de caminhões para transporte rodoviário de cargas,
fabricante de motores a combustão interna para embarcações e possui uma empresa
de serviços financeiros. Ela possui várias subsidiárias, inclusive nos Estados
Unidos e no Brasil, onde fabrica automóveis, chassis / motores para ônibus e
utilitários para transporte de cargas.
A tradicionalíssima Daimler AG é a segunda maior
fabricante de utilitários pesados para transporte rodoviário de cargas no
mundo. Ela pode ser considerada a mais antiga fabricante de automóveis do
mundo. Se todo rigor técnico e cultural for aplicado para definir qual foi o
primeiro automóvel fabricado no mundo então o antigo Benz Velo pode ser
considerado o que melhor se encaixa nesse conceito. Ele foi o primeiro veículo
com quatro rodas, assento para condutor e passageiro e motor a combustão
interna, fabricado a partir de 1894 pela Benz & Cia, a empresa antecessora
da Daimler AG. Mas o nascimento da Benz & Cia foi antes, em 1871, fundada por
Carl Benz, e, algum tempo depois, em 1886, foi iniciada a fabricação do Benz
Motorwagen, uma espécie de triciclo motorizado.
A Daimler AG é a proprietária da marca de automóveis
de alto luxo Mercedes-Benz. Ela é a empresa antecessora da DaimlerChrysler, por
sua vez a empresa resultante da fusão entre a Daimler-Benz e a Chrysler
Corporation, em 1998.
MERCEDES-BENS DO BRASIL
A Mercedes-Benz do Brasil é uma grande fabricante brasileira de caminhões, motores a diesel e chassis para veículos de transporte urbano e rural de passageiros. Ela foi fundada no Brasil em 1953, com a sua primeira fábrica construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P.. Ela é uma das mais importantes subsidiárias do grupo industrial alemão Daimler AG, com fábricas localizadas em São Bernardo do Campo - S.P. e Juiz de Fora – M.G. e uma central de logística de peças e assistência técnica em Campinas – S.P.
Ela é uma das maiores e mais importantes fabricantes
de utilitários para transporte de passageiros e cargas do Brasil, controlada
pela gigante fabricante alemã Daimler AG, com um centro de desenvolvimento de
veículos localizado em São Bernardo do Campo e centros de treinamento
localizados em São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora,
todos em parceria com o SENAI.
A empresa emprega cerca de 9.500 pessoas no Brasil. Além disso, ela
possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte
de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com uma rede de 200 pontos
de atendimento, sendo 115 concessionárias e 85 postos de serviços.
LINHA MERCEDES-BENZ LO
FAMÍLIA MERCEDES-BENZ LO
MERCEDES-BENZ LO-712
É um dos irmãos menores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria micro-ônibus, o substituto do chassi Mercedes-Benz LO-612 na linha de produção da fabricante brasileira. Ele pode receber uma carroceria com até 7 metros de comprimento e capacidade para até 24 passageiros adultos, com conforto razoável. Ele foi fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil e, atualmente, não é mais fabricado.
Esse modelo de chassi foi usado pela encarroçadora
Mascarello para montagem do modelo GranMicro de micro-ônibus; pela Comil para
montagem do modelo Bello de micro-ônibus; pela Metalbus para montagem do modelo
Astor; e pela Marcopolo para montagem do Vicino;
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Motor: Mercedes OM-364 LA diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Cilindrada: 3.972 cm³;
- Potência: 115 cv a 2.600 rpm;
- Torque: 39 kgfm a 1.600 rpm;
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
- Freios: Discos na frente e tambores atrás;
- Peso bruto: 7.050 kg, com carroceria e ocupantes;
- Carga útil:
MERCEDES-BENZ LO-812
É um dos irmãos intermediários da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria micro-ônibus. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 28 passageiros adultos, com conforto razoável. Ele foi fabricado nas décadas de 1990 e 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil e, atualmente, não é mais fabricado.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Fabricação: Década de 1990;
- Motor: Mercedes OM-364 A diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo;
- Alimentação:
- Cilindrada: 3.972 cm³;
- Potência: 122 cv a 2.600 rpm;
- Torque: 40 kgfm a 1.500 rpm;
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Direção: Hidráulica;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
- Freios: Discos na frente e tambores atrás;
- Peso bruto: 7.500 kg, com carroceria e ocupantes;
- Fabricação: Década de 2000;
- Motor: Mercedes OM-364 LA diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Alimentação:
- Cilindrada: 3.972 cm³;
- Potência: 115 cv a 2.600 rpm;
- Torque: 39 kgfm a 1.400 rpm;
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
- Freios: Discos na frente e tambores atrás;
- Peso bruto: 7.500 kg, com carroceria e ocupantes;
MERCEDES-BENZ LO-914
É um dos irmãos maiores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil, e um dos modelos mais bem sucedidos da família. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável, e, atualmente, não é mais fabricado.
Esse modelo de chassi foi usado pela encarroçadora Busscar
para montagem do modelo Micruss de miniônibus; pela Caio para montagem do
modelo Piccolino de micro-ônibus e Piccolo de miniônibus; pela Comil para
montagem do modelo Piá de micro-ônibus; e pela Marcopolo para montagem do miniônibus
Senior;
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Motor: Mercedes OM-904 LA diesel, eletrônico;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Cilindrada: 4.249 cm³;
- Potência: 136 cv a 2.300 rpm;
- Torque: 53 kgfm a 1.200 rpm;
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
- Freios: A ar, com discos nas quatro rodas;
- Peso bruto: 8.500 kg, com carroceria e ocupantes;
- Carga útil:
MERCEDES-BENZ LO-915
É um dos irmãos maiores da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado na década de 2000 pela Mercedes-Benz do Brasil, e um dos modelos mais bem sucedidos da família. Ele pode receber uma carroceria com até 8 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável. Atualmente ele não é mais fabricado.
Esse modelo de chassi foi usado pela encarroçadora Busscar
para montagem do modelo Micruss de miniônibus; pela Caio para montagem do
modelo Piccolo de miniônibus; pela Comil para montagem do modelo Piá de
micro-ônibus; e pela Marcopolo para montagem do miniônibus Senior;
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Motor: Mercedes OM-904 LA diesel, eletrônico;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Cilindrada: 4.249 cm³;
- Potência: 150 cv a 2.200 rpm;
- Torque: 59 kgfm a 1.600 rpm;
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas;
- Freios: A ar, com discos nas quatro rodas;
- Peso bruto: 9.100 kg, com carroceria e ocupantes;
- Carga útil:
MERCEDES-BENZ LO-916
É um dos maiores e mais recentes irmãos da família Mercedes-Benz LO de chassis dentro da categoria miniônibus, fabricado a partir desta década pela Mercedes-Benz do Brasil, um dos mais bem sucedidos da família, vencedor da licitação do programa governamental Caminhos da Escola em 2018, do FNDE – Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação, para fabricação de 1.600 unidades. Ele pode receber uma carroceria com até 9 metros de comprimento e capacidade para até 32 passageiros adultos, com conforto razoável.
Esse modelo de chassi é usado pela encarroçadora Caio
para montagem do modelo Caio F2400, que está sendo distribuído para escolas
municipais rurais e estaduais rurais de todo Brasil, para serem usados no
transporte rodoviário e rural de alunos.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Motor: Mercedes OM-924 LA diesel, eletrônico;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e intercooler;
- Cilindrada: 4.249 cm³;
- Potência: 156 cv a 2.200 rpm;
- Torque: 59 kgfm a 1.600 rpm;
- Câmbio: ZF S5, manual de 5 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas;
- Freios: A ar, tambores nas quatro rodas;
- Peso bruto: 9.400 kg, com carroceria e ocupantes;
- Carga útil:
MERCADO
Desde a década de 1980, a Mercedes-Benz do Brasil fabrica chassis para micro-ônibus e miniônibus, melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, ônibus médios e grandes, e uma das líderes na fabricação de pequenos caminhões, caminhões médios e pesados.
Na década de 2000, ela alcançou a marca de 350.000 unidades de chassis de micro-ônibus, miniônibus e ônibus fabricadas e vendidas no Brasil. Naquela década, ela detinha cerca de 50% desse mercado, posição mantida com firmeza até hoje, com produtos modernos e alta tecnologia em suas linhas de produção.
Em 2005, a Mercedes-Benz do Brasil alcançou a
impressionante marca de 1.500.000 unidades de veículos e chassis para veículos
de transporte coletivo de passageiros e cargas leves e pesadas, desde sua inauguração na década de 1950. Ela foi líder
absoluta nesse mercado desde sua inauguração na década de 1950, sendo
ultrapassada em 2005 pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ela alcançou
um recorde histórico em 2007 na fabricação de veículos e chassis para veículos
para transporte coletivo de passageiros e cargas, com mais de 67.000 unidades
fabricadas.
Ela é mundialmente conhecida pela alta qualidade na
fabricação de automóveis premium e uma das líderes mundiais em inovação
tecnológica na fabricação de automóveis e veículos coletivos para transporte de
passageiros e veículos para transporte de cargas.
Em 2017, ela foi líder nacional na fabricação de
caminhões, com cerca de 30% do mercado nacional, com mais de 15.100 unidades
fabricadas. Ela também foi líder na fabricação de chassis para veículos de transporte
coletivo de passageiros, ou seja, micro-ônibus, miniônibus e ônibus, com mais de 51% do mercado nacional, com mais de 6.000
unidades fabricadas.
A gigante alemã Daimler AG possui também uma
subsidiária na Argentina, onde fabrica vários modelos de veículos, entre eles a
van Mercedes-Benz Sprinter, importada para o Brasil desde a década de 1990.
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Shopcar (classificados): https://www.shopcar.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Projeto BX (Volkswagen)
- Drones
- Intermarine 480 Full
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Inace Bucaneiro 68
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Cimitarra 340
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Evolution 335 Express
- Regal Commodore 4260
- Chevrolet Zafira
- Spirit 460 Platinum
- Schaefer Phantom 345
- Intermarine Atlantis 500
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Suzuki EN125 Yes
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- Power Boats Real 31 Class
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Cessna Citation VII
- Abelhas Europa (Apicultura)Volkswagen Delivery
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Schaefer Phantom 480
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Honda CR-V
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- Lancha Coral 16
- Lancha Top Fish 16
- Lancha Aquaterra 16
- Lancha Focker 160
- Lancha Caprice 160
- Lancha Lorena Fisher 16
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Agente 007 (Cinema)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Chevrolet Corsa Classic
- Chevrolet Corsa Sedan
- Atmosfera Terrestre
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 350
- Mercedes-Benz ML 430
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Site Via Circular: http://viacircular.com.br/site/?page_id=373
- Site Lexicar Brasil: http://www.lexicarbrasil.com.br/mercedes-benz/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_da_Escola
- Site da Mercedes-Benz: http://mh.mercedes-benz.com.br/resources/files/documentos/onibus/micro-onibus/dados-tecnicos/dados-tecnicos-lo-916.pdf
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Revista
Exame: https://exame.abril.com.br/carreira/mercedes-benz-contrata-mais-de-300-funcionarios-para-fabricas-no-brasil/
- Automotive Business: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/25144/lider-no-brasil-mercedes-benz-quer-exportar-mais
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminh%C3%B5es_Mercedes-Benz_(Brasil)
- Site Vende Ônibus: http://www.vendeonibus.com.br/
- Site Ônibus Brasil: https://onibusbrasil.com/modelos/chassi/mercedes-benz/lo-915
- Site Revenda de Ônibus: http://www.revendadeonibus.com.br/
- Mercedes-Benz (divulgação): Imagens
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