DONNA SUMMER (MÚSICA)

DONNA SUMMER
LADONNA ADRIAN
DISCO MUSIC

INTRODUÇÃO
Logo acima, a bela artista negra no auge da juventude e da carreira. Bem dançante e original, a cantora americana Donna Summer foi uma das mais emblemáticas divas da pop music nas décadas de 1970 e 1980, com um exemplo típico de música urbana ousada e sofisticada para casas noturnas, danceterias, discotecas e festas privadas. Logo abaixo, ela marcou presença na história da indústria fonográfica e é considera a Rainha da Disco Music.
A americana Donna Summer foi uma inovadora cantora de musica pop, com elementos integrados de música eletrônica, entre eles a disco music, a house music, a dance music ou música dance e até um pouco de house progressivo, techno e trance, com músicas de sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990, principalmente as faixas I Feel Love, On The Radio, No More Tears, Dim All The Lights, She Works Hard For The Money, MacArthur Park, Bad Girls, Hot Stuff, My Life e Last Dance, lançadas, remixadas e/ou remasterizadas pelas gravadoras Casablanca, Charisma, Geffen, Atlantic, Mercury, Epic, Burgundy e, finalmente, Sony Music, a gigante japonesa da indústria fonográfica.

A partir da década de 1970, a icônica Donna Summer contribuiu para a redefinição dos padrões para o cenário da música eletrônica, juntamente com o seu produtor Giorgio Moroder, uma espécie de consultor da disco music e da dance music daquela década e das décadas seguintes, ambos inserindo uma boa dosagem de humor, criatividade, sofisticação e ousadia às músicas.

A criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outros importantes e influentes artistas individuais ou bandas de música pop, com elementos dos diversos ramos da música eletrônica, entre eles Gloria Gaynor; Olivia Newton John; James Brown; Diana Ross; Abba; The Jacksons; Cher; Chaka Khan; KC & The Sunshine Band; Jamiroquai; Earth, Wind & Fire; Bee Gees; Kool & The Gang; B-52’s; Incognito; Kylie Minogue; Marvin Gaye; Tina Arena; Barry White; e, é claro, Madonna.

A SONY MUSIC
A Sony Music é uma grande e influente gravadora americana de música sediada nos Estados Unidos e controlada pela gigante japonesa de produtos eletrônicos de consumo Sony Corporation, uma tradicional multinacional japonesa, proprietária também do estúdio de cinema americano Columbia, um dos maiores do mundo.

Atualmente, ela é considerada a segunda maior empresa proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da gigante americana da indústria fonográfica Universal Music, por sua vez uma subsidiária do grupo francês Vivendi. Já a americana Warner Music é considerada a terceira maior empresa fonográfica do mundo.

A Sony Music é proprietária dos selos de música ou gravadoras CBS Records, Columbia Records, Epic Records, Arista Records, BMG Records, Ultra Music e RCA Records, entre outros.

A DISCO MUSIC
A disco music é um gênero musical dançante originado nos Estados Unidos e que alcançou o seu auge de popularidade nas décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e até no Brasil.

Conhecida também como música disco (em português) e discothèque (em francês), a disco music é um dos vários ramos da música eletrônica. Ela pode ser considerada, inclusive, a precursora ou antecessora da dance music e da house music, que alcançaram o auge na década de 1990 e ainda hoje estão entre os principais produtos da indústria fonográfica mundial.

Em décadas passadas, a disco music era considerada um produto popular e era vítima frequente de preconceitos, mas nas décadas mais recentes passou a ser considerada cult por muitos colecionadores e críticos de música.

VIDA PESSOAL E CARREIRA
A famosa cantora, compositora e pianista americana LaDonna Adrian Gaines, que utilizava o nome artístico Donna Summer, nasceu em 1948 em Boston, a capital do estado de Massachusetts. Ela fazia parte de uma tradicional família americana de negros de classe baixa e recebeu educação conservadora evangélica de seus pais.

Desde cedo cantava música gospel em igrejas, embora décadas mais tarde reconheceu publicamente que tinha dificuldade com o canto. Segundo ela, foi então que fez uma oração pedindo a Deus para aprender a cantar direito, o que de fato conseguiu algum tempo depois.

Donna Summer (pronuncia-se Dana Sanmâr) pode ser considerada um caso raro na cena disco music, pois a sua carreira de sucesso foi iniciada pouco antes da popularização desse gênero musical e mesmo depois dessa boa fase ela conseguiu se manter na mídia e, ainda por cima, ser considerada uma artista cult e sofisticada, respeitada pela crítica e pelo público, embora tenha ousado enveredar por temas polêmicos em suas músicas, como em Bad Girl e Hot Stuff.

Embora seja uma das mais conhecidas artistas da disco music, o seu repertório incluiu diversos gêneros, incluindo o R&B ou rhythm'n blues, o soul e o rock, tendo ganho prêmios Grammy em algumas dessas categorias, inclusive. Seu trabalho ainda é aplaudido e citado pela crítica como uma referência em música eletrônica e ela permanece como uma das poucas artistas da chamada era disco ainda reconhecidas e reverenciadas pela crítica atual, ao lado de outras divas, como Chaka Khan e Diana Ross.

Nascida numa família cristã devota nos Estados Unidos, ela se envolveu com a música cantando nos corais da igreja, envolvendo-se posteriormente com bandas influenciadas e impulsionadas pela gravadora Motown Records, dos Estados Unidos. Levada pela contracultura dos anos 1960, tornou-se cantora de uma banda chamada Crow e mudou-se para Nova York, em busca de uma oportunidade no mundo artístico.

Em toda sua carreira, ela vendeu mais de 200.000.000 de cópias de discos de vinil, fitas cassetes, CD’s e DVD’s, lembrando que nas décadas de 1970, 1980, 1990 e até alguns anos atrás, esses eram os meios físicos mais comuns para se ouvir música. Foi uma das maiores vendedoras da indústria fonográfica mundial, comparável a Michael Jackson, Madonna e Elvis Presley. Ela foi a primeira artista a ter três álbuns duplos consecutivos a atingir o primeiro lugar nas paradas da Billboard nos Estados Unidos, o que significa que tocava muito bem também nas rádios AM e FM dos Estados Unidos. Também teve quatro singles que atingiram o primeiro lugar nos Estados Unidos num período de 13 meses.

Após mudar-se para Munique, na Alemanha, LaDonna Gaines conheceu e casou-se com Helmut Sommer, adotando o nome artístico Donna Summer, que, aliás, é uma anglicização do sobrenome de seu então marido e também uma alusão ao termo em inglês summer, que significa verão. Se fosse possível traduzir para o português, seria algo como "Donna Verão", um apelido que casaria muito bem com o clima tropical do Brasil.

Ela trabalhou em vários musicais e teatros, como na versão alemã do musical Hair. Em 1971, ela lançou a música Sally Go Round the Roses, o seu primeiro trabalho solo, porém sem sucesso.

Após conhecer Giorgio Moroder e Pete Bellotte, lançou seu primeiro LP ou Long Play, também conhecido como disco de vinil, intitulado Lady of the Night, em 1975, com algum sucesso moderado na Europa. A sua música Love To Love You Baby foi um grande hit no velho continente, principalmente na parte ocidental da Europa, incluindo Portugal, Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Suécia e Holanda. A gravadora Casablanca Records começou a distribuir o álbum nos Estados Unidos, tornando-a uma sensação por lá também.

Continuando a trabalhar com Giorgio Moroder e Pete Bellotte, surgiu o disco A Love Trilogy, em 1976, e, no mesmo ano, o álbum conceitual Seasons of Love. O trabalho seguinte, I Remember Yesterday, de 1977, incluía o sucesso I Feel Love, a primeira música de sucesso com acompanhamento inteiramente feito por sintetizador. Essa música, de grande sucesso e de tendência futurista, muito ousada, influenciou o desenvolvimento da disco music, da techno music, da trance music, do bass e do drum and bass, graças às inovações sofisticadas introduzidas por Giorgio Moroder.

O álbum Once Upon a Time foi lançado pouco depois de I Remember Yesterday. Ele foi novamente uma produção conceitual, tendo como tema o conto de fadas Cinderela. Depois de atuar e ganhar um Grammy pela trilha sonora, na comédia Thank God It's Friday, traduzindo Até Que Enfim é Sexta-Feira, Donna Summer lançou um álbum ao vivo Live and More com outro grande sucesso, uma de suas obras primas, a faixa MacArthur Park, em 1978, uma regravação ou remake da música homônima do cantor irlandês Richard Harris, em 1968, por sua vez baseada na composição de Jimmy Webb. Posteriormente, veio Bad Girls, em 1979, e também Hot Stuff, ganhadora de outro Grammy. A música On the Radio, também de 1979, chegou ao topo nas paradas americanas. Neste ano, gravou também um dueto com Barbra Streisand na música Enough is Enough, mais uma obra prima.

Em 1978, Summer estrelou o filme disco Thank God It's Friday e a música que interpretou nessa película, Last Dance, conquistou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor canção no ano seguinte.

Depois de vários trabalhos, Donna Summer decidiu deixar a gravadora Casablanca Records e assinar com a Geffen Records. Seu primeiro álbum por esta gravadora foi The Wanderer, de 1980, que incluía influências do R&B e do rock. O álbum seguinte, I'm a Rainbow, só foi lançado em 1996 pois a Geffen Records não acreditava que fosse bom. Ao invés disso, a Geffen Records fez com que Donna Summer deixasse Giorgio Moroder e Pete Bellotte, seus compositores de longa data, e tivesse como produtor Quincy Jones, no álbum seguinte, Donna Summer, o qual teve os sucessos Love is in Control e a balada The Woman in Me. Teve ainda uma música do compositor de música eletrônica Vangelis, chamada State of Independence com estilo new age.

Em 1983, como parte do acordo judicial assinado com a Casablanca Records, a cantora lançou o álbum She Works Hard for the Money, com produção de Michael Omartian. Mas o que deveria ser apenas uma obrigação, transformou-se num grande sucesso. Além da canção-título, outro grande hit foi Unconditional Love. De volta à Geffen Records, seus trabalhados posteriores, Cats Without Claws e All Systems Go, não foram tão bem recebidos pelo público, embora elogiados pela crítica.

Em 1991, foi lançado Mistaken Identity, fortemente influenciado pelo estilo R&B e que obteve pouca repercussão. Apenas em 2008, Donna Summer lançaria um novo disco apenas de canções inéditas, intitulado Crayons. Nesse intervalo, a cantora permaneceu ativa, lançando vários singles decorrentes de participações em trilhas sonoras, coletâneas e projetos especiais, entre eles Carry On, Melody Of Love, Whenever There Is Love, The Power Of One, I Will Go With You. Além disso, em 1996, participou do álbum Gently, de Liza Minnelli, no dueto Does He Love You.

Mas nem tudo foi bem na vida da meiga, simpática, modesta e bem humorada Donna Summer. Ela entrou em depressão, tentou suicídio, teve problemas com drogas ilícitas em alguns anos de sua carreira e, segundo ela mesma, conseguiu se libertar.

Apesar disso, Donna Summer foi uma das cantoras femininas mais influentes do mundo. Seu trabalho com Giorgio Moroder na canção I Feel Love foi descrito como o começo da música dance, da techno music e da música trance pelo próprio produtor musical.

A cantora americana esteve no Brasil em 1992, 1995 e 2009, como parte de suas turnês mundiais, e deu entrevistas na mídia brasileira, incluindo os programas do apresentador Jô Soares, no SBT, e no Jornal Hoje, na TV Globo.

Ela teve três filhas e faleceu em 2012 nos Estados Unidos, aos 63 anos, vítima de um câncer no pulmão.

DISCOGRAFIA

ÁLBUNS PRINCIPAIS
  • 1974 – Lady of the Night (Holanda / Bélgica / Alemanha)
  • 1975 – Love to Love You Baby (No. 8 EUA, No. 11 R.U.)
  • 1976 – A Love Trilogy (No. 18 EUA, No. 26 R.U.)
  • 1976 – Four Seasons of Love (No. 22 EUA)
  • 1977 – I Remember Yesterday (No. 9 EUA, No. 1 R.U.)
  • 1977 – Once Upon a Time (No. 16 EUA, No. 18 R.U.)
  • 1978 – Live and More (No. 1 EUA, No. 7 R.U.)
  • 1979 – Bad Girls (No. 1 EUA, No. 5 R.U.)
  • 1980 – The Wanderer (No. 4 EUA, No. 25 R.U.)
  • 1982 – Donna Summer (No. 10 EUA, No. 13 R.U.)
  • 1983 – She Works Hard for the Money (No. 3 EUA, No. 10 R.U.)
  • 1984 – Cats Without Claws (No. 24 EUA, No. 30 R.U.)
  • 1987 – All Systems Go (No. 20 EUA)
  • 1989 – Another Place and Time (No. 2 EUA, No. 4 R.U.)
  • 1991 – Mistaken Identity (No. 72 EUA, No. 50 R.U.)
  • 1994 – Christmas Spirit
  • 2008 – Crayons (No. 17 EUA)

COMPILAÇÕES E REMIXES
  • 1978 – Greatest Hits (No. 4 R.U.)
  • 1979 – Greatest Hits On the Radio Vol. I & II (No. 1 EUA, No. 24 R.U.)
  • 1980 – Walk Away: Collector's Edition (No. 29 EUA)
  • 1985 – The Summer Collection
  • 1987 – The Dance Collection
  • 1990 – The Best of Donna Summer (No. 12 R.U.)
  • 1993 – The Donna Summer Anthology
  • 1994 – Endless Summer (No. 37 R.U.)
  • 1998 – Greatest Hits
  • 2003 – The Journey: The Very Best of Donna Summer (No. 111 EUA, No. 6 R.U.)
  • 2005 – Gold 

A RAINHA NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Casablanca, Geffen, Atlantic, Mercury e Sony / Epic;
  • Nome original: LaDonna Adrian Gaines;
  • Nome artístico: Donna Summer;
  • Origem: Estados Unidos;
  • Início de carreira: Década de 1960;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970 e 1980;
  • Gênero: Eletrônica (disco music, house music e dance music);
  • Resultado comercial: + de 200 milhões de cópias;
  • Site oficial: www.donnasummer.com

ARTISTAS SEMELHANTES
  • Gloria Gaynor
  • Olivia Newton John
  • Diana Ross
  • Abba
  • Chaka Khan
  • KC & The Sunshine Band
  • Earth, Wind & Fire
  • Bee Gees
  • Kool & The Gang
  • B-52’s
  • Kylie Minogue
  • Tina Arena
  • Madonna
  • James Brown
  • Jackson Five
  • Cher
  • Jamiroquai
  • B-52’s
  • Barry White
  • Anastacia
  • Incognito

A DISCO MUSIC E SUAS IRMÃS


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Donna_Summer
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/MacArthur_Park_(song)
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_disco
  • Sony Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)