VOLKSWAGEN 6.80
VOLKSWAGEN 6.80 (A PARTIR DE 1982)
VOLKSWAGEN 6.90 (A PARTIR DE 1982)
VOLKSWAGEN 6.90S (A PARTIR DE 1986)
VOLKSWAGEN 6.90P (A PARTIR DE 1986)
VOLKSWAGEN 7.90 (A PARTIR DE 1987)
VOLKSWAGEN 7.90S (A PARTIR DE 1987)
VOLKSWAGEN 7.110S (A PARTIR DE 1988)
VOLKSWAGEN 7.110 (A PARTIR DE 1992)
VOLKSWAGEN 7.100 (A PARTIR DE 1994)
VOLKSWAGEN 8.100 (A PARTIR DE 1995)
VOLKSWAGEN 8.120 WORKER (A PARTIR DE 2000)
VOLKSWAGEN 8.140 (A PARTIR DE 1994)
VOLKSWAGEN 8.150 DELIVERY (A PARTIR DE 2000)
VOLKSWAGEN 7.110 WORKER (A PARTIR DE 2000)
VOLKSWAGEN L80 (NA EUROPA)
VOLKSWAGEN NUEVA LÍNEA (NA ARGENTINA)
VOLKSWAGEN LIVIANOS (NA ARGENTINA)
VOLKSWAGEN 5.140 DELIVERY (A PARTIR DE 2005)
VOLKSWAGEN 9.150 WORKER (A PARTIR DE 2007)
VOLKSWAGEN 10.160 DELIVERY (TRUCADINHO)
VOLKSWAGEN 5.150 DELIVERY (A PARTIR DE 2015)
VOLKSWAGEN DELIVERY EXPRESS (A PARTIR DE 2017)
VOLKSWAGEN 4.150 DELIVERY (A PARTIR DE 2017)
VOLKSWAGEN 6.160 DELIVERY (A PARTIR DE 2017)
VOLKSWAGEN 9.170 DELIVERY (A PARTIR DE 2017)
CAMINHÕES LEVES VOLKSWAGEN
CAMINHÕES “3/4” VOLKSWAGEN
MAN-VW 6-9 TONNER (MODELO ALEMÃO)
Durante as décadas de 1980, 1990 e 2000, os seus principais concorrentes no mercado brasileiro de caminhões leves foram o Mercedes-Benz L608, a caminhonete Ford F4000, o Mercedes-Benz L708, a caminhonete Chevrolet 40, o Mercedes-Benz L709, o Ford C-814, o Mercedes-Benz L712 e o Mercedes-Benz L914.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma grande fabricante brasileira de chassis e motores a diesel para veículos coletivos de transporte rodoviário e urbano de passageiros e fabricante de veículos para transporte rodoviário, urbano e rural de cargas leves, médias e pesadas, cuja fábrica está localizada no município de Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro.

A Volkswagen do Brasil é uma grande e tradicional fabricante brasileira de automóveis, uma subsidiária do Grupo Volkswagen da Alemanha, que, por sua vez, é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motocicletas de alta performance.

O nome Volkswagen Delivery é uma marca usada pelo Grupo Volkswagen para a nomenclatura oficial de sua família de veículos de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas leves e médias, usado pela fabricante Volkswagen Caminhões Ltda, a partir da década de 1990, para nomear os seus modelos de caminhões leves da 1ª geração e, atualmente, usado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus para os seus modelos de 2ª geração de caminhões leves e médios sobre chassis e com motorização a diesel, com pesos brutos variando entre 3.499 kg até 13.200 kg.

A fabricação em série e em larga escala da família de caminhões leves Volkswagen Delivery foi iniciada em 1982 pela Volkswagen Caminhões Ltda, na fábrica localizada no município de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Os primeiros modelos da família Volkswagen Delivery, o Volkswagen 6.80 e Volkswagen 6.90 (na época os nomes fantasia Delivery e Worker ainda não eram usados pela empresa) foram criados e desenvolvidos pelo próprio Grupo Volkswagen a partir de um projeto alemão semelhante da empresa MAN, o MAN-VW 6-9 Tonner, inclusive já prevendo a possibilidade de exportação dos modelos brasileiros para outros países, o que de fato se concretizou, com a exportação para vários países da América do Sul e para a Europa Ocidental, incluindo a Alemanha, um exigente mercado.
Algumas sub-versões do Volkswagen 6.90 foram fabricadas, entre elas o Volkswagen 6.90P, com motor a diesel Perkins 4249, e o Volkswagen 6.90S, com motor MWM 229.

Algumas sub-versões do Volkswagen 7.90 foram fabricadas, entre elas o Volkswagen 7.90S, com motor a diesel MWM D229 turbo, direção hidráulica e freios a ar.

Logo acima, o pequeno caminhão Volkswagen Delivery Express, o irmão menor da família Volkswagen Delivery da segunda geração, com a possibilidade de fixação de caçamba Randon para até 1.000 kg de peso de carga útil. Logo abaixo, a bonita e prática cabine do econômico caminhão leve da Volkswagen, com ar condicionado e direção hidráulica de série.

Marcando o início da 2ª geração da linhagem de caminhões leves Volkswagen Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a fabricação seriada no Brasil, a partir de 2017, do pequeno e robusto utilitário Volkswagen Delivery Express, o atual caçula da família, um dos mais baratos modelos de caminhões a venda no Brasil, com peso bruto total de 3.499 kg, o que lhe permite ser classificado como caminhonete ou pickup, embora na prática seja um pequeno caminhão.
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 2.8I, 2.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 36 kgfm);
- Câmbio: Eaton ESO 4106, mecânico de 6 marchas;
- Suspensão dianteira: Independente, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
- Freios: Hidráulicos, a discos na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
- Rodas e pneus: 6J X 16”, com 225/75 R16;
- Peso bruto: 3.499 kg;
- Preço: Aprox. R$ 199 mil (novo / sem opcionais);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3 metros ou 3,6 metros;
- Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 2.8I, 2.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 36 kgfm);
- Câmbio: Eaton ESO 4106, mecânico de 6 marchas;
- Suspensão dianteira: Independente, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
- Freios: Hidráulicos, a discos na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
- Rodas e pneus: 6J X 16”, com 225/75 R16;
- Peso bruto: 3.850 kg ou 4.400 kg;
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,4 metros ou 4 metros;
- Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 2.8I, 2.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (156 cavalos / 43 kgfm);
- Câmbio: Eaton ESO 4206, mecânico de 6 marchas;
- Suspensão dianteira: Independente, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
- Freios: Hidráulicos, a discos na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
- Rodas e pneus: 6J X 16”, com 225/75 R16;
- Peso bruto: 5.800 kg ou 6.300 kg;
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,4 metros, ou 4 metros, ou 4,4 metros, ou 4,6 metros;
- Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 3.8I, 3.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (165 cavalos / 61 kgfm);
- Câmbio: Eaton ESO 6106, mecânico de 6 marchas, ou EA 6106, automático de 6 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores telescópicos;
- Freios: Ar, a tambores na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
- Rodas e pneus: 6J X 17,5”, com 215/75 R17,5;
- Peso bruto: 8.500 kg ou 8.800 kg;
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,3 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
- Comprimento: Aprox. 6,2 metros;
- Direção: Hidráulica;
- Motorização (potência / torque): Cummins 4.0 Interact turbodiesel e intercooler, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 56 kgfm);
- Injeção de combustível: direta;
- Câmbio: Eaton FS 4305A, mecânico de 5 marchas;
- Embreagem:
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador:
- Bateria:
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semielípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Eixo traseiro: Rodado duplo;
- Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente, com tambores na frente e atrás;
- Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
- Tanque de combustível:
- Peso bruto: 8.150 kg;
- Preço: Aprox. R$ 148 mil (usado / bom estado de conservação);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,2 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
- Direção: Hidráulica;
- Motorização (potência / torque): MWM 4.08 TCA turbodiesel e intercooler, 3.000 cilindradas, 4 cilindros em linha (137 cavalos / 40 kgfm);
- Injeção de combustível: CRDI - Common Rail, direta;
- Câmbio: Eaton FS 2305A, mecânico de 5 marchas;
- Embreagem:
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador:
- Bateria:
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Eixo traseiro: Rodado simples;
- Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente, com discos na frente e tambores atrás;
- Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
- Tanque de combustível:
- Peso bruto: 5.500 kg;
- Preço: Aprox. R$ 120 mil (usado / bom estado de conservação);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,3 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
- Direção: Hidráulica;
- Motorização (potência / torque): MWM 4.08 TCA turbodiesel e intercooler, 3.000 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 42 kgfm);
- Injeção de combustível: CRDI - Common Rail, direta;
- Câmbio: Eaton FS 4405A, mecânico de 5 marchas;
- Embreagem:
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador:
- Bateria:
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semielípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Eixo traseiro: Rodado duplo;
- Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente, com tambores na frente e atrás;
- Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
- Tanque de combustível:
- Peso bruto: 7.850 kg;
- Preço: Aprox. R$ 120 mil (usado / bom estado de conservação);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos (CO/CE): Aprox. 3,3 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Entre-eixos (CO/CE): Aprox. 3,9 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
- Direção: Mecânica;
- Direção: Hidráulica TRW TAS-30;
- Motorização (potência / torque): MWM 4.10 T turbodiesel, 4.300 cilindradas, 4 cilindros em linha (135 cavalos / 42 kgfm);
- Câmbio: Eaton FSO-4305A, mecânico de 5 marchas;
- Embreagem: Monodisco, a seco, com acionamento hidráulico;
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador: 60 ampères e 14 volts;
- Bateria: 100 Ah e 12 volts;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente;
- Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
- Tanque de combustível: 150 litros;
- Peso bruto: 7.490 kg;
- Peso bruto (CO/CE): 8.000 kg;
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,3 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
- Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
- Motorização (potência / torque): MWM 4.08 TCA turbodiesel, 4.300 cilindradas, 4 cilindros em linha (115 cavalos / 40 kgfm);
- Normas de emissões: Euro III e Proconve P5;
- Taxa de compressão: 16:1;
- Turbo:
- Alimentação: Injeção direta e mecânica;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas Eaton FS 4305-C;
- Direção: Hidráulica ZF 8090;
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador: 90 ampères e 14 volts;
- Motor de partida: 12 volts e 4 cavalos;
- Bateria: 100 Ah (de série);
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas progressivas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Freios: Ar comprimido, de duplo circuito independente, tambores nos dois eixos;
- Embreagem: Monodisco a seco, acionamento hidráulico;
- Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
- Tanque de combustível: 100 litros (de série) ou 150 litros (opcional);
- Peso bruto: 7.700 kg;
- Carga útil: Até 4.500 kg, dependendo da caçamba;
- Preço: Aprox. R$ 98 mil (usado / bom estado de conservação);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência / torque): MWM 229 turbodiesel, 4 cilindros em linha;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas;
- Suspensão dianteira:
- Suspensão traseira:
- Freios: Hidráulicos;
- Rodas e pneus: 215/75 R17,5;
- Peso bruto:
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Comprimento: Aprox. 6,1 metros;
- Motorização (potência / torque): MWM TD229 EC4 turbodiesel, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (120 cavalos / 38 kgfm);
- Taxa de compressão: 16:1;
- Turbo: Garrett T31;
- Alimentação: Injeção direta e mecânica Bosch, com duplo filtro de óleo;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas Eaton FS 4005A;
- Direção: Hidráulica TRW TAS 30;
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador: 35 ampères e 14 volts;
- Motor de partida: 12 volts e 4 cavalos;
- Bateria: 95 Ah (de série) ou 135 Ah (opcional);
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Freios: Ar comprimido, de duplo circuito;
- Embreagem: Monodisco a seco, acionamento hidráulico;
- Rodas e pneus: Aro 16, com 215/75 R16;
- Peso bruto: 6.700 kg;
- Carga útil: 3.900 kg, dependendo da caçamba;
- Preço: Aprox. R$ 58 mil (usado / bom estado de conservação);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência / torque): MWM 4.10 turbodiesel, 4 cilindros em linha;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas;
- Suspensão dianteira:
- Suspensão traseira:
- Freios: Hidráulicos;
- Rodas e pneus: 215/75 R17,5;
- Peso bruto:
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência / torque): MWM 4.10 turbodiesel, 4 cilindros em linha;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas;
- Suspensão dianteira:
- Suspensão traseira:
- Freios: Hidráulicos;
- Rodas e pneus: 215/75 R17,5;
- Peso bruto:
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência / torque): Perkins 4236 diesel, 3.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (85 cavalos / 25 kgfm);
- Motorização (a partir de 1987): Perkins 4236 diesel, 3.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (91 cavalos / 26 kgfm);
- Taxa de compressão: 16:1;
- Alimentação: Injeção direta;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas;
- Direção: Mecânica;
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador: 35 ampères;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Freios: Hidráulicos;
- Embreagem: Monodisco a seco;
- Rodas e pneus: 215/75 R16;
- Peso bruto: 6.300 kg;
- Preço: Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência / torque): MWM D229 diesel, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (91 cavalos / 26 kgfm);
- Taxa de compressão: 16:1;
- Alimentação: Injeção direta;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas;
- Direção: Mecânica;
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador: 35 ampères;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Freios: Hidráulicos;
- Embreagem: Monodisco a seco;
- Rodas e pneus: 215/75 R16;
- Peso bruto: 6.300 kg;
- Preço: Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);
- Cabine: Curta, avançada e basculante;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
- Entre-eixos: Aprox.
- Motorização (potência / torque): MWM D229 diesel, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (91 cavalos / 26 kgfm);
- Taxa de compressão: 16:1;
- Alimentação: Injeção direta;
- Câmbio: mecânico de 5 marchas;
- Direção: Mecânica;
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador: 35 ampères;
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Freios:
- Embreagem: Monodisco a seco;
- Rodas e pneus: 215/75 R16;
- Peso bruto: 6.000 kg;
- Preço (7.90): Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço (7.90S): Aprox. R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificdos): https://www.mercadolivre.com.br/
- Negócio.com (classificados): https://br.negocio.com/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/
- Caminhões e Carretas: https://www.caminhoesecarretas.com.br/
- MF Rural (classificados): https://www.mfrural.com.br/
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Caso ET de Varginha
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador
- Comércio Exterior (Administração)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Massey Ferguson MF 265
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Trator Ford 6600
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Massey Ferguson MF 275
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Massey Ferguson MF 290
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Massey Ferguson MF 290
- Roteadores (Telecomunicações)
- Trator Ford 6610
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Computador (Informática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Suplementação Mineral (Pecuária)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Trator Valmet 68
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Trator Valmet 88
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Lexicar Brasil: http://www.lexicarbrasil.com.br/volkswagen-caminhoes/
- Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Site Dicio: https://duvidas.dicio.com.br/a-venda-ou-a-venda/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Caminh%C3%B5es_e_%C3%94nibus
- QRA Volantão: https://www.youtube.com/watch?v=D7UlOLbAH-k
- Via Circular: https://viacircular.com.br/chassis/volksbus/7-110s-co/
- Caminhões e Carretas: https://www.caminhoes-e-carretas.com/2010/01/volkswagen-delivery-5-140.html
- Wikipedia (em alemão): https://de.wikipedia.org/wiki/MAN-VW
- Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/vw-delivery-express-um-caminhao-disfarcado-de-picape/
- O Mecânico: https://omecanico.com.br/mwm-serie-10/
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/MAN_Latin_America
- QRA Volantão / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=HZJAD9ZMFFs
- Tribuna Paraná: https://www.tribunapr.com.br/noticias/automoveis/caminhao-vw-7-110-tem-o-melhor-custo-beneficio/
- MWM International: https://www.mwm.com.br/site.aspx/detalhe-veicular/serie-10---4a10-tca
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_L80
- Site Via Circular: http://viacircular.com.br/site/?page_id=5161
- Caminhões e Carretas: https://www.caminhoes-e-carretas.com/2010/01/volkswagen-delivery-8-150.html
- Blog Volkscaminhões: http://volkscaminhoes.blogspot.com/2009/05/volkswagem-8120-euro-iii.html
- Grupo Volkswagen (divulgação): Imagens
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