JAGUAR I-PACE

JAGUAR I-PACE
JAGUAR LAND ROVER


INTRODUÇÃO

Logo acima, o belíssimo utilitário esportivo de alto luxo Jaguar I-Pace, montado na Áustria e comercializado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, mais um exemplo de sofisticação da tradicional marca europeia, um símbolo de bom gosto e de status, representado pela icônica figura da onça. Logo abaixo, mais uma imagem do ousado modelo europeu de automóvel totalmente elétrico, com interior com excelente aproveitamento de espaço interno e com acabamento refinado.

O moderno e sofisticado Jaguar I-Pace é um utilitário esportivo elétrico de alto luxo criado e desenvolvido na década de 2010 pela fabricante britânica de automóveis Jaguar Land Rover, fabricado em série e em larga escala pela empresa terceirizada Magna Steyr AG, da Áustria, a partir de 2017, e comercializado exclusivamente nas concessionárias da marca Jaguar em várias partes do mundo, inclusive na Europa Ocidental, nos Estados Unidos, no Canadá, na Índia e no Brasil, cujo projeto contempla um alto nível de performance, de segurança e de conforto, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o motorista.


Aqui no Brasil, os seus principais concorrentes do segmento de utilitários esportivos premium totalmente elétricos são o Audi E-Tron, o Nissan Leaf, o Mercedes-Benz EQC, o BMW iX, o Volkswagen ID.4, o Ford Mustang Mach-E, o Chevrolet Bolt EUV, o Volvo C40 Recharge e o Renault Megane E-Tech, dentre outros.


Uma parte dos modelos concorrentes citados acima já está disponível no Brasil, nas concessionárias de veículos novos dessas marcas, e os demais estarão disponíveis em breve, também por meio de importação oficial.


A JAGUAR LAND ROVER

A Jaguar Land Rover, conhecida anteriormente como Land Rover e como Jaguar, duas empresas separadas, é uma grande e tradicional fabricante inglesa de automóveis premium, uma subsidiária da gigante indiana Tata Motors, por sua vez uma fabricante de automóveis populares. Ela é o resultado da compra, em 2008, e da fusão, em 2014, dessas duas conhecidas fabricantes europeias de automóveis de alto luxo, a Jaguar e a Land Rover.


A Swallow Company foi fundada em 1922 por William Lyons e William Walmsley, com a fabricação em série de peças e componentes para motocicletas, em parceria com a Standard Motor, e, décadas depois, a partir de 1945, com a fabricação em série de modelos de automóveis já com a marca Jaguar estampada em suas carrocerias, adotou definitivamente o nome fantasia Jaguar Cars, até 1966, quando foi fundida com a British Motor Corporation para dar origem à British Motor Holdings, que, em 1968, se fundiu com a Leyland Corporation, dando origem à empresa estatal British Leyland, uma grande fabricante britânica de automóveis, detentora das marcas Land Rover e Jaguar.


A marca Jaguar quase desapareceu na década de 1970, até que, a partir da década de 1980, com a privatização da empresa, promovida pela administração Thatcher, retornou à lucratividade, com o seu retorno para o segmento premium, com alto controle de controle de qualidade e, é claro, preços mais altos, até ser comprada pela Ford Company, em 1990, e pela Tata Motors, em 2008. Com o passar dos anos e décadas, novos modelos de veículos foram acrescentados ao portfólio da empresa, dentre eles os sedan de alto luxo Jaguar JX, na década de 1990, os sedans Jaguar S-Type e o Jaguar X-Type, na década de 2000, e, atualmente, o utilitário esportivo Jaguar F-Pace e o sedan Jaguar XE, dentre outros, sempre com o aumento gradativo de sofisticação e de refinamento a cada nova geração.


A partir de então, o Grupo Tata decidiu juntar as duas fabricantes, Jaguar Cars e Land Rover, para reduzir custos, mas mantendo o alto padrão de construção e acabamento dos veículos e mantendo as vendas dos veículos com suas respectivas marcas, por uma razão de Marketing, aproveitando assim a fidelidade dos consumidores a cada uma das marcas.


O Brasil é um dos pouquíssimos países fora da Inglaterra que receberam investimentos em instalações para fabricação de veículos de alto luxo com a marca Land Rover. A fábrica brasileira do modelo de utilitário esportivo de tamanho médio Land Rover Range Rover Evoque está instalada no município de Itatiaia, no interior do estado do Rio de Janeiro. As demais fábricas da Jaguar Land Rover estão instaladas na China e na Índia.


Ao que parece, não há planos de fabricar automóveis com a marca Jaguar no Brasil.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a traseira harmônica, ousada e muito bonita do Jaguar I-Pace, o utilitário esportivo premium com verdadeiro toque de esportividade da famosa marca europeia, com carroceria com construção mista de alumínio e aço de alta resistência, com baixo centro de gravidade graças ao projeto de bateria fixada na base da plataforma. Logo abaixo, o refinado interior do veículo europeu, com esmerado acabamento semiartesanal e com sofisticados sistemas para melhorar a estabilidade, o controle direcional e a frenagem em altas velocidades.

O sofisticado e confortável Jaguar I-Pace é um utilitário esportivo elétrico de alto luxo de tamanho médio, com tração 4X4 integral e carroceria do tipo monobloco em alumínio e aço galvanizado de alta resistência, projetado e desenvolvido na Europa Ocidental pelos projetistas da fabricante inglesa Jaguar Land Rover, fabricado em série e em larga escala na Áustria pela fabricante independente Magna Steyr AG, a partir de 2017, sob contrato de terceirização de produção, e comercializado exclusivamente nas concessionárias de veículos ligadas à fabricante Jaguar Land Rover.


Ele faz parte do projeto de longo prazo de eletrificação total dos automóveis da Jaguar Land Rover e é o primeiro automóvel totalmente elétrico com a marca Jaguar, montado sobre a avançada plataforma JLR D7e, projetada, desde o início, para ser usada exclusivamente para montagem de automóveis elétricos, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas adultas, incluindo o condutor, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao seu amplo porta-malas de 650 litros.


O Jaguar I-Pace é um dos mais recentes integrantes da bem sucedida linhagem de utilitários esportivos Jaguar Pace da fabricante inglesa Jaguar Land Rover, composta também pelos modelos F-Pace, de tamanho médio, e E-Pace, compacto, considerando o padrão de medida americano.


Esses modelos SUV – Sport Utility Vehicle (pronuncia-se Spórt Iutíliti Víeco) da linhagem Jaguar Pace, da famosa e conceituada fabricante europeia estão equipados com uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, como freios a discos do tipo ABS (antitravamento), controle de estabilidade, tração 4X4 e controle de tração inteligente (somente os conjuntos de rodas e pneus que estão firmemente em contato com o solo recebem automaticamente força do motor), vários airbags espalhados pelo habitáculo do veículo, ar-condicionado e aquecedor, câmera de ré para auxílio de estacionamento, entre muitos outros.


Atualmente, ele é o mais avançado modelo de veículo com a marca Jaguar, montado sobre plataforma rígida, com 90% da carroceria do tipo gaiola de proteção fabricada em alumínio e o restante em aço galvanizado de alta resistência, com generoso entre-eixos de quase 3 metros, distribuição de peso entre os dois eixos quase perfeita, próxima de 50% para cada eixo, graças à fixação das células de bateria entre os dois eixos e graças ao acoplamento de um motor em cada eixo, e com assoalho do habitáculo quase totalmente plano.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, o belíssimo e irretocável design do primeiro SUV elétrico com a marca Jaguar, com design de vocação esportiva, praticamente completo desde a versão de entrada. Logo abaixo, o bonito, sofisticado e refinado interior com painel, volante e assentos do mesmo modelo, com uma combinação de acabamento emborrachado, com revestimento em couro e/ou tecidos finos, ao gosto do cliente, e com detalhes em fibra de carbono, alumínio escovado e/ou madeira, ao gosto do comprador, com assentos com ajustes elétricos de altura e inclinação.

O utilitário esportivo Jaguar I-Pace (pronuncia-se Djaguár Ái-Pêis, na pronuncia original, ou, simplesmente, Jaguar Ái-Pêis, pra nós aqui no Brasil) é considerado um dos mais ousados projetos da fabricante inglesa Jaguar Land Rover, ele faz parte da nova empreitada da empresa europeia rumo à eletrificação total de seus automóveis, com previsão para conclusão dessa transição em 2030.


Ele nasceu na década de 2010, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora inglesa sobre os novos rumos do mercado mundial de automóveis de alto luxo, com forte tendência de eletrificação, e também sobre o crescente mercado mundial de automóveis utilitários esportivos, de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a altura do solo encontrada em automóveis sedãs, tração 4X4, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente country, embora no caso específico do Jaguar I-Pace o aspecto estético externo seja de um carro esportivo.


Nas décadas mais recentes, não apenas a fabricante inglesa de automóveis premium Jaguar Land Rover percebeu esse potencial, suas conterrâneas europeias Mercedes-Benz, Audi, BMW e Volvo também perceberam essa tendência de mercado, acompanhas pelas grandes fabricantes populares do outro lado do Oceano Atlântico, como, por exemplo, a Ford e a General Motors, que também entraram na disputa, com seus modelos premium.


Aliás, anote na sua agenda: O futuro é dos automóveis elétricos. Os carros a combustão interna vão acabar, simples assim.


No caso específico do Jaguar I-Pace a montadora inglesa deu preferência ao talentoso e conceituado projetista britânico Iam Callum, com um projeto ousado baseado em um belíssimo e futurista estilo de carroceria com linhas fluidas e aerodinâmicas, com CX ou coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0,29, um número impressionante para um utilitário esportivo de tamanho médio, com quase 1,6 metro de altura, quase 4,7 metros de comprimento, com generoso entre-eixos de quase 3 metros e distribuição quase perfeita de peso entre os eixos dianteiro e traseiro.


O JAGUAR I-PACE

O Jaguar I-Pace é a nova celebridade da Jaguar, um dos mais atraentes utilitários esportivos premium do mundo. Quando em movimento, na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, o I-Pace é realmente impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas futuristas e muito ousadas, com aerodinâmica refinada e a respeitada assinatura Jaguar na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em rodovia, de apenas 5 segundos, de 80 km/h até 120 km/h, lembrando que o veículo não tem caixa de câmbio, já que se trata de dois motores elétricos compactos, um na frente e outro atrás, cada um deles acoplado diretamente ao seu eixo correspondente.


O carro é uma escultura de metal sobre quatro rodas, com carroceria fabricada com mais 90% de alumínio, um metal mais leve que o aço, e restante com aço galvanizado de alta resistência, com aspecto externo muito ousado, irretocável, típico de modelos esportivos da atualidade, cujos fabricantes usam e abusam de linhas atraentes e aerodinâmicas. Ele já nasceu dentro de uma academia, é um muscle car elétrico. Nas ruas ele não anda, ele desfila.


Porém, não é possível extrair o máximo de performance do veículo em vias públicas aqui no Brasil, pois a legislação brasileira não permite. Apenas para efeito de informação, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 200 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos, pistas de pouso e em rodovias em que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil, o limite médio estabelecido em rodovias públicas e pedagiadas é de 100 km/h.


A carroceria do Jaguar I-Pace é pesada, verdade seja dita, com cerca de 2.200 kg (vazio), principalmente por causa da bateria, já que se trata de um veículo 100% elétrico. No entanto, se levarmos em consideração o seu tamanho e a proposta de veículo premium elétrico, com inúmeras tecnologias embarcadas, até que podemos considerar um peso tolerável. Por exemplo, o utilitário esportivo de tamanho médio Mercedes-Benz GLE, um modelo equivalente ao Jaguar I-Pace, com medidas semelhantes, mas de combustão interna, pesa cerca de 2.300 kg, vazio.


Naturalmente, as baterias íon-lítio acrescentam peso ao projeto do Jaguar I-Pace, chegando até 2.200 kg vazio, podendo chegar até 2.600 kg, com cinco pessoas adultas a bordo e bagagem leve. O monobloco é resistente, construído em alumínio e aço de alta resistência, com suspensão independente convencional nas quatro rodas, com amortecedores eletrônicos Monroe e molas helicoidais, com vão livre do solo padrão de 18 centímetros, mas as duas versões principais Jaguar I-Pace SE e Jaguar I-Pace HSE estão disponíveis com suspensão regulável em altura, como opcional, com bolsas de ar, para controlar a altura da carroceria em relação ao piso, podendo chegar até 23 centímetros, em baixa velocidade, o que facilita a condução em cidades com ruas e avenidas de pisos irregulares, permite transitar por ruas e avenidas com quebra-molas ou lombadas, e permite transitar com moderação por estradas rurais.


O veículo é fabricado com apenas uma opção de motorização, que combina dois motores elétricos, um sobre cada eixo, totalizando 400 cavalos de potência (é mole?) e generosos 70 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos. Há quem diga que se o veículo fosse vendido com pelo menos uma versão de entrada, mais barata, mais leve e, portanto, com melhor autonomia, com apenas um motor dianteiro ou um motor traseiro de 200 cavalos e 35 kgfm de torque, apenas com tração dianteira ou tração traseira, as vendas seriam melhores. O preço atual da versão Jaguar I-Pace SE, a mais barata dessa família, é de R$ 680 mil, no Brasil. Na prática, é um carro de rico.


Apesar disso, dá pra dizer sim que o único pecado das duas principais versões do Jaguar I-Pace é a autonomia limitada: O fabricante fala em até 600 quilômetros para viagens rodoviárias. Mas, tem um porém, é uma autonomia de translado, ou seja, apenas com o condutor do veículo a bordo, em um dia fresco, em que não há necessidade de uso intenso do aparelho de ar condicionado. Na prática, a realidade é diferente, e mais diferente ainda aqui no Brasil, um país de clima tropical e equatorial, frequentemente com dias de 35º de temperatura ambiente e com carroceria blindada (uma necessidade óbvia aqui...), o que acrescenta pelo menos 150 kg ao peso total. Neste caso, é possível falar em uma autonomia prática de 300 quilômetros, com cinco pessoas a bordo, mesmo sendo conduzido por motorista de temperamento tranquilo.


Não são números de autonomia ruins, mas precisam melhorar.


O utilitário esportivo Jaguar I-Pace manteve itens de sofisticação, segurança, conforto, performance e refinamento dos demais modelos da marca Jaguar, incluindo itens de alta tecnologia, como, por exemplo, imagem de 360º criada a partir da captação de várias câmeras externas, laterais, frontal e traseira, que formam uma imagem combinada do ambiente no qual está o veículo, exibida na tela da central multimídia de 10 polegadas no painel. Aliás, o quadro de instrumentos é exibido em uma tela também. Além disso, a iluminação interna é toda em LED e o condutor pode escolher a cor que mais lhe agrada.


O veículo traz ainda sistema multimídia Pivi Pro, com computador de bordo, com rádio AM/ FM e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, para manter seu smartphone conectado com o sistema do carro, além de tomadas USB, na frente e atrás, para carregamento da bateria do smartphone ou carregamento por meio de indução, e sistema de som Meridian com 11 alto falantes e 1 subwoofer, neste caso para reforçar sons graves; HUD - Head Up Display automotivo, que informa junto ao para-brisa informações básicas, como, por exemplo, velocidade do veículo e autonomia; suspensão pneumática que absorve, até certo ponto, é claro, as irregularidades das vias, disponível como opcional; banco traseiro com dois pontos de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis; opções de rodas aro 18, 20 e 22, combinadas com pneus largos; e porta-malas com até 650 litros, quando configurado para pneus run flat, com kit de reparo e sem estepe, ou 300 litros, quando configurado para estepe de tamanho reduzido.


Ele é um veículo com tração 4X4 integral; com controle de tração, freios ABS e controle de estabilidade; com trava central elétrica, com chave presencial, com alarme anti-roubo e vidros elétricos; controle elétrico de inclinação dos encostos e de altura e distância dos assentos dianteiros; com computador de bordo e piloto automático; sistema de airbag duplo frontal, laterais dianteiros, de cortina, e, acredite, airbag externo frontal, para o pedestre; cintos de segurança de três pontos para até cinco pessoas, com pré-tensionadores; velocímetro (não há conta-giros) disponível em quadro de instrumentos digital, em uma tela LCD; aparelho de ar condicionado e aquecedor de quatro zonas, com filtro de poeira e pólen, com várias saídas de ar frontais e duas saídas para o banco traseiro; direção elétrica; rodas de liga leve de 18, 20 ou 22 polegadas, com pneus largos, inclusive com monitor de pressão dos pneus; revestimento dos assentos em couro e/ou tecidos finos; volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; detalhes em black piano, alumínio ou fibra de carbono no painel e nas portas, com revestimento em material emborrachado e/ou couro, ao gosto do cliente; porta objetos com tampa no console central, com capacidade para até 10 litros, e vários porta objetos abertos e fechados na parte da frente e na parte detrás do habitáculo.


A lista de itens de desempenho, conforto e segurança é quase interminável, incluindo o monitor de saída, que detecta quando o carro está trafegando sobre piso molhado, gelo, neve e areia e evita que uma pisada mais forte no acelerador patine as rodas e, por consequência, desestabilize a trajetória do carro; câmera de ré, sensores de estacionamento e  park assist ou assistente de estacionamento, que detecta quando há vagas transversais, longitudinais e oblíquas disponíveis e realiza automaticamente as manobras de estacionamento; monitor de pressão dos pneus, com aviso de perda de pressão dos pneus; sistema de freio regenerativo, que aproveita a energia cinética (energia de movimento) para recarregar a bateria do veículo quando o motorista tira os pés do acelerador, melhorando assim a autonomia; freio de estacionamento elétrico; vidros laminados acústicos, para reduzir o ruído dentro do veículo, quando em intenso trânsito urbano; auxílio de partida em aclives, que mantém o veículo imóvel por alguns segundos em ruas inclinadas, por meio dos freios, para que o motorista tenha tempo de pisar no acelerador; teto solar panorâmico, com filtro de raios UV; faróis principais e faróis auxiliares de LED; lanternas traseiras de LED; porta traseira e tampa do porta-malas com levantamento elétrico; e retrovisores antiofuscantes.


E como se tudo isso fosse pouco, ainda tem a possibilidade de controlar algumas funções do veículo à distância, por meio do aplicativo Jaguar Remote instalado no telefone celular, incluindo a verificação do status de carregamento; a carga atual da bateria, com a autonomia restante; o acionamento do aparelho de ar condicionado, para que os ocupantes possam entrar no veículo já com o interior climatizado; e o destravamento das portas. Além disso, o aplicativo fornece um mapa completo de pontos públicos de carregamento de automóveis elétricos em todo o Brasil.


Resumindo: Um outro “universo”, o “topo da pirâmide” da indústria automobilística.


ALTA TECNOLOGIA

A fabricação em série do Jaguar I-Pace foi iniciada em 2017, na Áustria, pela fabricante austríaca Magna Steyr, e a comercialização dos veículos começou em 2018, somente nas concessionárias da marca Jaguar. O veículo conserva uma parte das características conceituais dos demais modelos de utilitários esportivos com carroceria monobloco da fabricante inglesa Jaguar Land Rover, principalmente o Jaguar F-Pace e o Land Rover Range Rover Evoque, mas, no caso específico do Jaguar I-Pace o aproveitamento de espaço é melhor, pois as baterias estão localizadas junto ao assoalho, os motores são compactos e, como se trata de um veículo elétrico, não há necessidade de caixa de câmbio.


O desenho do Jaguar I-Pace é de um típico utilitário esportivo ou crossover premium de tamanho médio, com construção monobloco, de uso urbano e rodoviário, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas (cinco pessoas mesmo), incluindo o condutor, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao seu amplo porta-malas. Em relação aos seus irmãos de combustão interna, principalmente numa comparação como o Jaguar F-Pace, é possível afirmar que o Jaguar I-Pace é um modelo melhorado de automóvel da marca Jaguar, mas mantendo o conceito básico de utilitário esportivo premium de tamanho médio construído sobre plataforma, com suspensão independente nas quatro rodas. A única desvantagem do Jaguar I-Pace, numa comparação com o seu irmão Jaguar F-Pace, é a sua autonomia limitada.


A fabricante inglesa Jaguar Land Rover melhorou ainda mais os níveis de sofisticação e refinamento do Jaguar I-Pace, em relação aos seus veículos fabricados em décadas anteriores, inclusive dotando o veículo de uma variedade de itens de segurança para torná-lo ainda melhor posicionado em testes públicos de segurança, como, por exemplo, o NHTSA e o Euro NCAP, dentre eles o piloto automático inteligente, com controle de cruzeiro adaptativo, que ajuda o motorista a manter uma separação segura com os veículos da frente, principalmente em rodovias; o assistente de limite de velocidade; o assistente de ponto cego; o assistente de frenagem autônoma de emergência melhorado; o monitor de fadiga do motorista, que emite um alerta visual e sonoro caso perceba sinais de cansaço e/ou sonolência do motorista; o assistente de permanência em faixa; os freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS para evitar travamento das rodas em frenagens mais acentuadas; o controle de tração e o controle de estabilidade, para melhorar o comportamento do veículo em velocidades típicas de viagem rodoviária, inclusive com o uso da tecnologia de vetorização de torque com aplicação dos freios para manter o controle; e a distribuição quase perfeita do peso total nos dois eixos, variando entre 50% e 60% na frente ou atrás, dependendo do número de pessoas a bordo e bagagem.


O veículo alcançou cinco estrelas no teste de segurança do Euro NCAP, logo após seu lançamento.


A partir do Jaguar I-Pace, a Jaguar Land Rover reafirmou o seu compromisso em oferecer ao consumidor um automóvel verdadeiramente premium, superlativo, na vanguarda tecnológica, mantendo praticamente as mesmas dimensões do Jaguar F-Pace, mas com melhor aproveitamento de espaço interno graças ao emprego da tecnologia de propulsão totalmente elétrica, com motores de corrente alternada de 200 cavalos cada, com bateria compacta de corrente contínua e de alta densidade de 90 kWh, capaz de ser carregada até o nível de 70% em oito horas, a partir de uma tomada residencial AC, em caixa de parede (wall box) adaptada, com aterramento. Além disso, é possível carregar até o nível de 80% de bateria em torno de uma hora, a partir de estações públicas CC de carregamento com até 100 kWh. A partir de 80% de carga na bateria a velocidade de carregamento diminui, mas mesmo assim é possível completar a carga em 100% em apenas duas horas, em estações públicas.


A montadora Jaguar Land Rover fornece ao cliente um kit de carregamento residencial (wall box) de 11 kW com conector CCS, para ser instalado por um eletricista profissional, com capacidade para carregar até 100% da bateria em 13 horas, ao preço de R$ 10 mil o kit completo. Além disso, também é possível carregar o veículo em tomadas residenciais comuns de 127 volts, porém o tempo de carregamento é muito mais lento, leva praticamente um dia inteiro (24 horas) para uma carga completa.


De modo geral, o preço de uma recarga completa de bateria de automóvel elétrico varia no Brasil, de estado para estado, de acordo com a carga tributária e a política de preços de cada distribuidora. No caso específico do Jaguar I-Pace, uma recarga completa consome 90 kWh de energia elétrica, portanto basta multiplicar o preço final do kWh ao consumidor residencial da sua distribuidora local por 90, não esquecendo de acrescentar os tributos. Se você possui uma instalação de energia solar on-grid em sua residência então não precisa se preocupar com a conta de luz no final do mês.


Apesar dessas limitações técnicas, os automóveis elétricos possuem a ampla vantagem do custo de manutenção de longo prazo muito mais baixo, em torno de 80% menor que o custo de manutenção dos automóveis equivalentes com motores a combustão interna. É apenas uma questão de tempo para os automóveis elétricos dominarem completamente o mercado mundial. Se você não costuma fazer longas viagens rodoviárias, com frequência, então já compensa, já vale a pena, comprar um carro elétrico, caso contrário espere mais um pouco a tecnologia melhorar.


Caso você tenha interesse em comprar um automóvel totalmente elétrico, o blog sugere uma carroceria com a cor prata ou cinza médio, que são cores que esquentam menos a carroceria sob o sol forte do meio dia, o que pode ter reflexo direto na autonomia, já que reduz o uso do ar condicionado. Evite cores pesadas, como o preto, por exemplo, que esquentam muito. Já o branco, o amarelo, o vermelho e o verde não têm bom valor de revenda, portanto não são aconselháveis.


MERCADO

A Jaguar Land Rover é uma tradicional fabricante europeia de automóveis premium, com algumas subsidiárias fabricantes em outros países, inclusive no Brasil. Ela é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, uma empresa holding ou matriz sediada na Inglaterra, um dos maiores fabricantes de automóveis premium do mundo. Porém, aqui no Brasil as marcas Land Rover e Jaguar ainda têm alguma dificuldade de deslanchar as vendas de seus produtos mais caros por uma razão simples, o poder aquisitivo limitado da grande maioria dos brasileiros.


O veículo mais bem sucedido da empresa no Brasil é Land Rover Range Rover Evoque, um utilitário esportivo de tamanho médio, inclusive com fabricação nacional, o mais barato da marca Land Rover, com preços a partir de R$ 380 mil. Na prática, também é um carro de rico, mas vende bem no Brasil.


De modo geral, os consumidores brasileiros vêem os carros da marca como um símbolo de status e um objeto de desejo, mas têm dificuldade de manter a manutenção em dia. Lá nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa Ocidental é diferente, pois os consumidores têm poder aquisitivo mais alto e não vêem os carros dessas marcas apenas como símbolos de status, mas como um meio de transporte de nível superior.


Com o lançamento do Jaguar I-Pace esse problema parece prestes a ser resolvido definitivamente, já que o custo de manutenção de um automóvel elétrico é muito mais baixo que o custo de manutenção de um modelo de automóvel equivalente a combustão interna. A bateria LG tem prazo de validade de pelo menos 10 anos, com garantia de fábrica de 8 anos ou 160.000 quilômetros rodados, mas a tendência é que seu preço caia na medida que o fabricante alcance escala de produção maior.


É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, um sonho de consumo dos norte-americanos, dos brasileiros e dos australianos, em geral mais espaçosos e confortáveis que sedans e hatches. A confiança da Jaguar Land Rover nesse segmento de mercado dos utilitários esportivos aumentou ainda mais na década de 2010, quando investiu pesado na criação, no desenvolvimento e na fabricação em série e em larga escala da linhagem de utilitários esportivos Jaguar Pace, da qual o Jaguar I-Pace e seu irmão Jaguar F-Pace fazem parte.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


JAGUAR I-PACE SE

  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Motorização (potência / torque): 2 unidades, montadas sobre os eixos;
  • Potência e torque combinados: 400 cv e 70 kgfm;
  • Capacidade da bateria: 90 kWh;
  • Peso da bateria: 600 kg;
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 3 metros;
  • Largura (com retrovisores): Aprox. 2,15 metros;
  • Altura: Aprox. 1,6 metro;
  • Porta-malas (sem estepe): 650 litros;
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS (antitravamento);
  • Peso total do automóvel: Aprox. 2.200 kg (vazio / sem opcionais);
  • Peso total bruto: Aprox. 2.600 kg (com ocupantes e bagagem);
  • Nível de ruído interno: Aprox.
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 5 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 6 segundos (lotado);
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 680 mil (novo);


ONDE COMPRAR


MAIS ESPECIFICAÇÕES


GALERIA DE IMAGENS








REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Jaguar_I-Pace
  • Jaguar Land Rover (divulgação): Imagens

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