BUSSCAR VISSTA BUSS DD

BUSSCAR VISSTA BUSS DD 6X2
BUSSCAR VISSTA BUSS DD 8X2
BUSSCAR ÔNIBUS


INTRODUÇÃO

O moderno ônibus Busscar Vissta Buss DD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo double decker, fabricado em série e em larga escala a partir da década de 2010 pela empresa brasileira Nova Busscar, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do Brasil.


Os seus principais concorrentes são os modelos Marcopolo Paradiso G7 1800 DD, também com carroceria double decker, o Comil Campione Invictus DD, de carroceria double decker; o Irizar i6 Plus, de carroceria semi-convencional high deck, o Marcopolo Paradiso G8 1800 DD, de carroceria double decker; o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional, o Mascarello Roma R8, de carroceria semi-convencional high deck, e o Marcopolo Paradiso G7 1600 LD, de carroceria semi-convencional high deck.


A BUSSCAR

A empresa brasileira Carbuss Carrocerias é uma das maiores e mais bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do Brasil. Ela foi fundada em 2017, a partir da aquisição, pela fabricante brasileira Caio Induscar, das instalações, das máquinas e equipamentos, dos projetos e da tradicional marca Busscar de carrocerias de ônibus, que, por sua vez, pertencia ao tradicional Grupo Busscar até 2012, quando teve sua falência decretada pelo Poder Judiciário.


Trata-se da empresa sucessora de uma das maiores, mais respeitadas e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para ônibus urbanos e rodoviários do Brasil, fundada em 1946, no estado de Santa Catarina, pelos irmãos Augusto Nielson e Eugênio Nielson, inicialmente com o nome Nielson & Irmão Ltda e, posteriormente, décadas depois, a partir de 1998, renomeada para Busscar Ônibus S.A., tendo sido, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, uma das maiores empresas encarroçadoras de ônibus do Brasil.


Atualmente, a fabricante Carbuss Carrocerias, que utiliza o nome fantasia Nova Busscar, é uma empresa de capital fechado, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina, uma subsidiária integral da também fabricante de ônibus Caio Induscar, que, por sua vez, está sediada no estado de São Paulo e é considerada a maior fabricante de ônibus urbanos do Brasil e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte rodoviário do país.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bonito e moderno ônibus Busscar Vissta Buss DD é um veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo double decker, ou seja, de dois andares, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 64 passageiros na versão Busscar Vissta Buss DD 6X2 e até 72 passageiros na versão Busscar Vissta Buss DD 8X2, o primeiro com três eixos, sendo um deles de tração, e o segundo com quatro eixos, sendo um deles de tração.


Atualmente, ele é considerado um dos mais sofisticados, bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga escala a partir de 2018 pela Carbuss Carrocerias e utilizado por algumas das melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Viação Catarinense, Auto Viação 1001, Expresso do Sul e Viação Cometa, essas quatro controladas pelo Grupo JCA; Reunidas Paulista; Viação Águia Branca / Expresso Brasileiro; Viação Garcia e Viação Brasil Sul, ambas do Grupo GBS; Eucatur / União Cascavel; e Viação Progresso, controlada pelo Grupo Tude;


Essa sofisticada opção de carroceria está disponível para montagem sobre os maiores modelos de chassis nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo, com as opções de três ou quatro eixos, 6X2 ou 8X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 360 cavalos até 450 cavalos, torques variando entre 188 kgfm até 224 kgfm, capazes de suportar até 29.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 15 metros de comprimento e 4,1 metro de altura.


Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura, na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros e a cabine do motorista. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.


No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss DD, a sua carroceria metálica é composta por uma estrutura tubular em chapas de aço zincado ou galvanizado, com perfis de aço carbono, com cobertura das laterais de alumínio e isolamento termo-acústico. Além disso, o revestimento externo do painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em material composto de fibra de vidro. Os bagageiros são construídos em estrutura de aço zincado ou galvanizado, mas recobertos por chapas de alumínio, para manter o peso sob controle, já que o alumínio é mais leve que o aço. A porta rodoviária é pantográfica, com funcionamento pneumático.


No interior do veículo, principalmente no salão ou cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. Na cabine de passageiros superior, por exemplo, o teto é composto por plástico, carpete e até tecido. As laterais dessa cabine são forradas de plástico, carpete, fórmica ou tecido. O piso tem revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura interna controlada.


O veículo é fabricado desde 2018 com pelo menos três opções diferentes de configuração de assentos, incluindo uma combinação de leito ou executivo, na cabine inferior, e de alta densidade, na cabine superior, todas as opções com baixo nível de ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Todas as unidades já saem de fábrica com toalete; galley compacta para água; aparelho de ar condicionado; central multimídia, com DVD, CD e rádio FM; tomada USB em cada assento, para carregamento de telefones celulares; assentos em tecido (de série) ou couro (opcional); sinal Wi-Fi para acesso à Internet; apoio para as pernas dos passageiros; suspensão a ar; câmera de ré para o motorista; sensor de estacionamento; e farol de neblina.


MERCADO

O belo ônibus Busscar Vissta Buss DD faz parte da 3ª geração da família de ônibus rodoviários da Busscar Ônibus, a mais completa, confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias do fabricante catarinense, iniciada em 2001 e, infelizmente, interrompida em 2012, com a falência da fabricante catarinense de ônibus. No caso específico do Busscar Vissta Buss DD, ele é considerado o mais sofisticado e confortável modelo de ônibus rodoviário da empresa, um dos mais desejados entre os passageiros.


Por outro lado, felizmente, o legado da Busscar Ônibus foi, de certa forma, mantido pela Carbuss Carrocerias, a nova empresa criada pela Caio Induscar para dar continuidade aos projetos até então bem sucedidos, mas dessa vez com uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos, incluindo o novo Busscar Vissta Buss DD, com carroceria double decker.


O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker (pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles direcionais.


No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss DD, trata-se de um ônibus com belo design, baseado nas tendências estéticas europeias atuais, mas adaptado para as duras condições das rodovias e avenidas brasileiras, tudo isso sem abrir mão do conforto para médias e longas viagens.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade (6X2 / 14 metros): Até 56 passageiros;
  • Capacidade (8X2 / 15 metros): Até 68 passageiros;
  • Comprimento: Até 14 metros (6X2);
  • Comprimento: Até 15 metros (8X2);
  • Largura: Aprox. 2,6 metros;
  • Altura: Aprox. 4,1 metros;
  • Altura da cabine de passageiros: Aprox. 1,8 metro;
  • Iluminação interna: Em LED;
  • Assentos: Em tecido (couro opcional), com cinto de segurança (de série);
  • Interior: Internet Wi-Fi, Ar condicionado, DVD e CD;
  • Opções de chassis: Mercedes-Benz, Scania e Volvo;
  • Potência: Até 450 cavalos, dependendo do chassi escolhido;
  • Torque: Até 234 kgfm, dependendo do chassi escolhido;
  • Peso Bruto Total: Até 29.000 kg, dependendo do chassi escolhido;
  • Opções de eixos: 6X2, com um direcional, ou 8X2, com dois direcionais;
  • Preço: Aprox. R$ 1 milhão (novo);

 

OPÇÕES DE CHASSIS PARA O VISSTA BUSS DD

MARCA

MODELO

MOTOR

POTÊNCIA

TORQUE

Mercedes

0-500 RSD 2436 6X2

OM-457 LA SCR

360 cavalos

188 kgfm

Mercedes

0-500 RSD 2441 6X2

OM-457 LA SCR

408 cavalos

194 kgfm

Mercedes

0-500 RSDD 2741 8X2

OM-457 LA SCR

408 cavalos

194 kgfm

Scania

K 360 6X2

DC13 114 SCR

360 cavalos

188 kgfm

Scania

K 400 6X2

DC13 113 SCR

400 cavalos

214 kgfm

Scania

K400 8X2

DC13 113 SCR

400 cavalos

214 kgfm

Scania

K400 6X2*4

DC13 113 SCR

400 cavalos

214 kgfm

Scania

K440 8X2

DC13 112 SCR

440 cavalos

234 kgfm

Volvo

B380R 6X2

Volvo DC11 SCR

370 cavalos

182 kgfm

Volvo

B380R 8X2

Volvo DC11 SCR

370 cavalos

182 kgfm

Volvo

B450R 6X2

Volvo DC11 SCR

450 cavalos

224 kgfm

Volvo

B450R 8X2

Volvo DC11 SCR

450 cavalos

224 kgfm

Volvo

B420R 6X2

Volvo DC11 SCR

410 cavalos

203 kgfm

Volvo

B420R 8X2

Volvo DC11 SCR

410 cavalos

203 kgfm

 

 

 

 

 


MAIS ESPECIFICAÇÕES


GALERIA DE IMAGENS


EUCATUR TRANSPORTES


CONFIGURAÇÃO LEITO


REUNIDAS PAULISTA


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_Via%C3%A7%C3%A3o_Progresso
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_JCA
  • Auto Vídeos / YouTube:
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Comporte
  • QRA Volantão / YouTube:
  • Busscar / Caio (divulgação): Imagens

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