BUSSCAR VISSTA BUSS DD
BUSSCAR VISSTA BUSS DD 6X2
BUSSCAR VISSTA BUSS DD 8X2
BUSSCAR ÔNIBUS
INTRODUÇÃO
O moderno ônibus Busscar Vissta Buss DD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo double decker, fabricado em série e em larga escala a partir da década de 2010 pela empresa brasileira Nova Busscar, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do Brasil.
Os seus principais concorrentes são os modelos Marcopolo Paradiso G7 1800 DD, também
com carroceria double decker, o Comil
Campione Invictus DD, de carroceria double decker; o Irizar i6 Plus, de carroceria semi-convencional high deck, o Marcopolo Paradiso G8 1800 DD, de
carroceria double decker; o Metalbus
Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional, o Mascarello Roma R8, de carroceria semi-convencional high deck, e o Marcopolo Paradiso G7 1600 LD, de
carroceria semi-convencional high deck.
A BUSSCAR
A empresa brasileira Carbuss Carrocerias é uma das maiores e mais bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do Brasil. Ela foi fundada em 2017, a partir da aquisição, pela fabricante brasileira Caio Induscar, das instalações, das máquinas e equipamentos, dos projetos e da tradicional marca Busscar de carrocerias de ônibus, que, por sua vez, pertencia ao tradicional Grupo Busscar até 2012, quando teve sua falência decretada pelo Poder Judiciário.
Trata-se da empresa sucessora de uma das maiores, mais
respeitadas e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para ônibus urbanos
e rodoviários do Brasil, fundada em 1946, no estado de Santa Catarina, pelos
irmãos Augusto Nielson e Eugênio Nielson, inicialmente com o nome Nielson &
Irmão Ltda e, posteriormente, décadas depois, a partir de 1998, renomeada para
Busscar Ônibus S.A., tendo sido, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, uma das
maiores empresas encarroçadoras de ônibus do Brasil.
Atualmente, a fabricante Carbuss Carrocerias, que
utiliza o nome fantasia Nova Busscar,
é uma empresa de capital fechado, sediada em Joinville, no estado de Santa
Catarina, uma subsidiária integral da também fabricante de ônibus Caio
Induscar, que, por sua vez, está sediada no estado de São Paulo e é considerada
a maior fabricante de ônibus urbanos do Brasil e se mantém entre as maiores,
mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte
rodoviário do país.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O bonito e moderno ônibus Busscar Vissta Buss DD é um veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo double decker, ou seja, de dois andares, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 64 passageiros na versão Busscar Vissta Buss DD 6X2 e até 72 passageiros na versão Busscar Vissta Buss DD 8X2, o primeiro com três eixos, sendo um deles de tração, e o segundo com quatro eixos, sendo um deles de tração.
Atualmente, ele é considerado um dos mais
sofisticados, bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte
rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga escala a
partir de 2018 pela Carbuss Carrocerias e utilizado por algumas das melhores e
mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Viação Catarinense, Auto Viação 1001, Expresso do Sul e Viação Cometa, essas quatro controladas
pelo Grupo JCA; Reunidas Paulista; Viação Águia Branca / Expresso Brasileiro; Viação
Garcia e Viação Brasil Sul,
ambas do Grupo GBS; Eucatur / União Cascavel; e Viação Progresso,
controlada pelo Grupo Tude;
Essa sofisticada opção de carroceria está disponível
para montagem sobre os maiores modelos de chassis nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo, com as opções de três ou quatro
eixos, 6X2 ou 8X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão
a ar, com potências variando entre 360 cavalos até 450 cavalos, torques
variando entre 188 kgfm até 224 kgfm, capazes de suportar até 29.000 kg de PBT
ou peso bruto total, com até 15 metros de comprimento e 4,1 metro de altura.
Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de
transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura,
na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros e
a cabine do motorista. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do
ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas
metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no
chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.
No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss DD, a
sua carroceria metálica é composta por uma estrutura tubular em chapas de aço
zincado ou galvanizado, com perfis de aço carbono, com cobertura das laterais
de alumínio e isolamento termo-acústico. Além disso, o revestimento externo do
painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em
material composto de fibra de vidro. Os bagageiros são construídos em estrutura
de aço zincado ou galvanizado, mas recobertos por chapas de alumínio, para manter
o peso sob controle, já que o alumínio é mais leve que o aço. A porta
rodoviária é pantográfica, com funcionamento pneumático.
No interior do veículo, principalmente no salão ou
cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. Na cabine de passageiros
superior, por exemplo, o teto é composto por plástico, carpete e até tecido. As
laterais dessa cabine são forradas de plástico, carpete, fórmica ou tecido. O
piso tem revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com
tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a
temperatura interna controlada.
O veículo é fabricado desde 2018 com pelo menos três
opções diferentes de configuração de assentos, incluindo uma combinação de
leito ou executivo, na cabine inferior, e de alta densidade, na cabine
superior, todas as opções com baixo nível de ruído interno, graças a um bom
isolamento acústico. Todas as unidades já saem de fábrica com toalete; galley
compacta para água; aparelho de ar condicionado; central multimídia, com DVD,
CD e rádio FM; tomada USB em cada assento, para carregamento de telefones
celulares; assentos em tecido (de série) ou couro (opcional); sinal Wi-Fi para
acesso à Internet; apoio para as pernas dos passageiros; suspensão a ar; câmera
de ré para o motorista; sensor de estacionamento; e farol de neblina.
MERCADO
O belo ônibus Busscar Vissta Buss DD faz parte da 3ª geração da família de ônibus rodoviários da Busscar Ônibus, a mais completa, confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias do fabricante catarinense, iniciada em 2001 e, infelizmente, interrompida em 2012, com a falência da fabricante catarinense de ônibus. No caso específico do Busscar Vissta Buss DD, ele é considerado o mais sofisticado e confortável modelo de ônibus rodoviário da empresa, um dos mais desejados entre os passageiros.
Por outro lado, felizmente, o legado da Busscar Ônibus
foi, de certa forma, mantido pela Carbuss Carrocerias, a nova empresa criada
pela Caio Induscar para dar continuidade aos projetos até então bem sucedidos,
mas dessa vez com uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos,
incluindo o novo Busscar Vissta Buss DD, com carroceria double decker.
O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa
cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker
(pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para
transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com
duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa
estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio
de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles
direcionais.
No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss DD,
trata-se de um ônibus com belo design, baseado nas tendências estéticas
europeias atuais, mas adaptado para as duras condições das rodovias e avenidas
brasileiras, tudo isso sem abrir mão do conforto para médias e longas viagens.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade (6X2 / 14 metros): Até 56 passageiros;
- Capacidade (8X2 / 15 metros): Até 68 passageiros;
- Comprimento: Até 14 metros (6X2);
- Comprimento: Até 15 metros (8X2);
- Largura: Aprox. 2,6 metros;
- Altura: Aprox. 4,1 metros;
- Altura da cabine de passageiros: Aprox. 1,8 metro;
- Iluminação interna: Em LED;
- Assentos: Em tecido (couro opcional), com cinto de segurança (de série);
- Interior: Internet Wi-Fi, Ar condicionado, DVD e CD;
- Opções de chassis: Mercedes-Benz, Scania e Volvo;
- Potência: Até 450 cavalos, dependendo do chassi escolhido;
- Torque: Até 234 kgfm, dependendo do chassi escolhido;
- Peso Bruto Total: Até 29.000 kg, dependendo do chassi escolhido;
- Opções de eixos: 6X2, com um direcional, ou 8X2, com dois direcionais;
- Preço: Aprox. R$ 1 milhão (novo);
OPÇÕES DE
CHASSIS PARA O VISSTA BUSS DD |
||||
MARCA |
MODELO |
MOTOR |
POTÊNCIA |
TORQUE |
Mercedes |
0-500 RSD
2436 6X2 |
OM-457 LA
SCR |
360
cavalos |
188 kgfm |
Mercedes |
0-500 RSD
2441 6X2 |
OM-457 LA
SCR |
408
cavalos |
194 kgfm |
Mercedes |
0-500
RSDD 2741 8X2 |
OM-457 LA
SCR |
408
cavalos |
194 kgfm |
Scania |
K 360 6X2 |
DC13 114
SCR |
360
cavalos |
188 kgfm |
Scania |
K 400 6X2 |
DC13 113
SCR |
400
cavalos |
214 kgfm |
Scania |
K400 8X2 |
DC13 113
SCR |
400
cavalos |
214 kgfm |
Scania |
K400
6X2*4 |
DC13 113
SCR |
400
cavalos |
214 kgfm |
Scania |
K440 8X2 |
DC13 112
SCR |
440
cavalos |
234 kgfm |
Volvo |
B380R 6X2 |
Volvo
DC11 SCR |
370
cavalos |
182 kgfm |
Volvo |
B380R 8X2 |
Volvo
DC11 SCR |
370
cavalos |
182 kgfm |
Volvo |
B450R 6X2 |
Volvo
DC11 SCR |
450
cavalos |
224 kgfm |
Volvo |
B450R 8X2 |
Volvo
DC11 SCR |
450
cavalos |
224 kgfm |
Volvo |
B420R 6X2 |
Volvo
DC11 SCR |
410
cavalos |
203 kgfm |
Volvo |
B420R 8X2 |
Volvo
DC11 SCR |
410
cavalos |
203 kgfm |
|
|
|
|
|
MAIS ESPECIFICAÇÕES
GALERIA DE IMAGENS
EUCATUR TRANSPORTES
CONFIGURAÇÃO LEITO
REUNIDAS PAULISTA
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Diário do Transporte: https://diariodotransporte.com.br/2019/10/28/viacao-progresso-renova-frota-com-14-onibus-busscar/
- Mercado Livre: https://lista.mercadolivre.com.br/busscar-dd
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_Via%C3%A7%C3%A3o_Progresso
- Ônibus Brasil: https://onibusbrasil.com/modelos
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Revista do Ônibus: https://revistadoonibus.com/tag/busscar-vissta-buss-dd-scania-8x2/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_JCA
- Buss On The Road: https://www.busontheroad.net/2021/01/viacao-garcia-89025.html
- Auto Vídeos / YouTube:
- Folha de Londrina: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/aviao-cai-em-joinville-e-mata-presidente-do-grupo-busscar-105727.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
- Busscar:
http://novabusscar.com.br/
- Diário do Transporte: https://diariodotransporte.com.br/2021/04/16/reunidas-paulista-compra-oito-busscar-vissta-buss-dd/
- Tudo de Ônibus: http://www.tudodeonibus.com/2021/12/vissta-buss-dd-cometa.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Comporte
- Transbraz Viagens: https://www.transbraz.com.br/bus2076.html
- QRA Volantão / YouTube:
- Diário do Transporte: https://diariodotransporte.com.br/2019/09/27/busscar-vende-08-onibus-vissta-buss-dd-para-a-eucatur/
- Busscar / Caio (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.