VOLKSWAGEN DELIVERY

VOLKSWAGEN 6.80 (A PARTIR DE 1982)
VOLKSWAGEN 6.90 (A PARTIR DE 1982)
VOLKSWAGEN 6.90S (A PARTIR DE 1986)
VOLKSWAGEN 6.90P (A PARTIR DE 1986)
VOLKSWAGEN 7.90 (A PARTIR DE 1987)
VOLKSWAGEN 7.90S (A PARTIR DE 1987)
VOLKSWAGEN 7.110S (A PARTIR DE 1988)
VOLKSWAGEN 7.110 (A PARTIR DE 1992)
VOLKSWAGEN 7.100 (A PARTIR DE 1994)
VOLKSWAGEN 8.100 (A PARTIR DE 1995)
VOLKSWAGEN 8.120 WORKER (A PARTIR DE 2000)
VOLKSWAGEN 8.140 (A PARTIR DE 1994)
VOLKSWAGEN 8.150 DELIVERY (A PARTIR DE 2000)
VOLKSWAGEN 7.110 WORKER (A PARTIR DE 2000)
VOLKSWAGEN L80 (NA EUROPA)
CAMIONES VOLKSWAGEN DELIVERY (NA ARGENTINA)
CAMIONES LIVIANOS VOLKSWAGEN (NA ARGENTINA)
VOLKSWAGEN 5.140 DELIVERY (A PARTIR DE 2005)
VOLKSWAGEN 9.150 WORKER (A PARTIR DE 2007)
VOLKSWAGEN 10.160 DELIVERY (TRUCADINHO)
VOLKSWAGEN 5.150 DELIVERY (A PARTIR DE 2015)
VOLKSWAGEN DELIVERY EXPRESS (A PARTIR DE 2017)
VOLKSWAGEN 4.150 DELIVERY (A PARTIR DE 2017)
VOLKSWAGEN 6.160 DELIVERY (A PARTIR DE 2017)
VOLKSWAGEN 9.170 DELIVERY (A PARTIR DE 2017)
CAMINHÕES LEVES VOLKSWAGEN
CAMINHÕES 3/4 VOLKSWAGEN
MAN-VW 6-9 TONNER (MODELO ALEMÃO)
TRUCKS VOLKSWAGEN DELIVERY

INTRODUÇÃO

O nome Volkswagen Delivery é uma marca registrada do Grupo Volkswagen para sua família de veículos de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas leves e médias, criada e desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, na Alemanha e no Brasil, a partir da década de 1970, a partir de um projeto semelhante da fabricante alemã de caminhões MAN, o MAN-VW 6-9 Tonner, e fabricada em série e em larga escala pela sua então nova subsidiária brasileira do grupo, a Volkswagen Caminhões Ltda, desde o início da década de 1980.

Durante as décadas de 1980, 1990 e 2000, os seus principais concorrentes no mercado brasileiro de caminhões leves foram o Mercedes-Benz L608, a caminhonete Ford F4000, o Mercedes-Benz L708, a caminhonete Chevrolet 40, o Mercedes-Benz L709, o Ford C-814, o Mercedes-Benz L712 e o Mercedes-Benz L914.

Atualmente, os seus principais concorrentes no Brasil são o caminhão leve Hyundai HD 80, o caminhão leve Agrale A7500, a caminhonete Ford F-350, o caminhão leve Agrale A8700, a caminhonete Ford F-4000, o caminhão leve Ford Cargo 816, a caminhonete Hyundai HR, o caminhão leve Iveco Daily 35S13, a caminhonete JAC 260, o caminhão leve Iveco Daily 35S14, a caminhonete KIA Bongo K2500, o caminhão leve Iveco Daily 40S14, a caminhonete Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI, o caminhão leve Iveco Daily 55C17, a caminhonete Mercedes-Benz Sprinter 415 CDI, a caminhonete Renault Master, o caminhão leve Mercedes-Benz Sprinter 515 CDI, o caminhão leve Mercedes-Benz Accelo 815 e o caminhão leve Mercedes-Benz Accelo 1016.

Alguns desses concorrentes citados no parágrafo logo acima não são mais fabricados, deixaram de ser fabricados alguns anos atrás, portanto só é possível encontrá-los no mercado brasileiro de utilitários usados.

A VOLKSWAGEN CAMINHÕES

A Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma grande fabricante brasileira de chassis e motores a diesel para veículos coletivos de transporte rodoviário e urbano de passageiros e fabricante de veículos para transporte rodoviário, urbano e rural de cargas leves, médias e pesadas, cuja fábrica está localizada no município de Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Ela foi fundada em 1980, inicialmente com a razão social Volkswagen Caminhões Ltda, quando a Volkswagen do Brasil completou a aquisição da então fabricante de caminhões Chrysler Motors do Brasil, a então subsidiária brasileira da gigante fabricante americana de automóveis Chrysler Group, que fabricava no Brasil caminhões com a marca Dodge.

Ela foi a primeira fabricante de caminhões com a marca Volkswagen e é, atualmente, umas das principais plataformas de exportação de produtos utilitários Volkswagen do grupo alemão para a América Latina, Oriente Médio e África, incluindo ônibus e caminhões.

Atualmente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma divisão da MAN Latin America, que, por sua vez, é uma subsidiária da empresa alemã MAN SE, esta controlada pelo Grupo Volkswagen AG, também da Alemanha. Ela é uma das maiores e mais importantes fabricantes de chassis e motores a diesel para veículos de transporte urbano e rodoviário de passageiros e utilitários leves, médios e pesados para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas em geral.

O GRUPO VOLKSWAGEN

A Volkswagen do Brasil é uma grande e tradicional fabricante brasileira de automóveis, uma subsidiária do Grupo Volkswagen da Alemanha, que, por sua vez, é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motocicletas de alta performance.

Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10.400.000 unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais de 11.000.000 de unidades, com mais de € 234 bilhões de receita bruta (o equivalente a mais de US$ 262 bilhões) e mais de 640.000 empregados, enquanto a Volkswagen do Brasil foi a segunda maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais 414.000 unidades fabricadas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O nome Volkswagen Delivery é uma marca usada pelo Grupo Volkswagen para a nomenclatura oficial de sua família de veículos de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas leves e médias, usado pela fabricante Volkswagen Caminhões Ltda, a partir da década de 1990, para nomear os seus modelos de caminhões leves da 1ª geração e, atualmente, usado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus para os seus modelos de 2ª geração de caminhões leves e médios sobre chassis e com motorização a diesel, com pesos brutos variando entre 3.499 kg até 13.200 kg.

É uma das mais populares e confiáveis famílias de caminhões leves para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves e médias do Brasil, fabricados em larga escala no município de Resende, no estado do Rio de Janeiro.

De modo geral, embora nem sempre, os caminhõezinhos da família Volkswagen Delivery possuem tração 4X2 traseira, com um eixo traseiro com rodado duplo, ou seja, dois conjuntos de pneus e rodas lado a lado em cada extremidade do eixo, mas com alguns modelos com rodado simples.

VERSÕES DA LINHAGEM

A fabricação em série e em larga escala da família de caminhões leves Volkswagen Delivery foi iniciada em 1982 pela Volkswagen Caminhões Ltda, na fábrica localizada no município de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Os primeiros modelos da família Volkswagen Delivery, o Volkswagen 6.80 e Volkswagen 6.90 (na época os nomes fantasia Delivery e Worker ainda não eram usados pela empresa) foram criados e desenvolvidos pelo próprio Grupo Volkswagen a partir de um projeto alemão semelhante da empresa MAN, MAN-VW 6-9 Tonner, inclusive já prevendo a possibilidade de exportação dos modelos brasileiros para outros países, o que de fato se concretizou, com a exportação para vários países da América do Sul e para a Europa Ocidental, incluindo a Alemanha, um exigente mercado.

Na época, o mercado de caminhões leves, médios e pesados era praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania (lembra do “Jacaré”?) e Mercedes-Benz, por exemplo, e, a partir de então, a Volkswagen do Brasil conseguiu conquistar uma fatia significativa do mercado, passando a ser considerada uma das cinco grandes competidoras do mercado, ao lado da Volvo, da Scania, da Mercedes-Benz e da Ford.

A nomenclatura usada pela Volkswagen do Brasil para a família Volkswagen Delivery pode ser um pouco confusa para quem ainda não está acostumado com ela. Por exemplo, o nome Volkswagen 7.110 pode se referir a dois modelos de caminhões leves da mesma família, mas lançados em décadas diferentes, o primeiro, chamado simplesmente Volkswagen 7.110, lançado na década de 1990, e o segundo, o moderno Volkswagen 7.110 Worker, lançado na década de 2000, sendo este naturalmente uma versão, uma sub-versão ou um derivado direto do primeiro, com várias modernizações e melhorias.

Além disso, esses dois modelos não devem ser confundidos com o Volkswagen 7.110S, fabricado a partir de 1988, com motor turbo.

1ª GERAÇÃO DELIVERY

VOLKSWAGEN 6.80
O robusto utilitário Volkswagen 6.80 é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção mecânica e câmbio manual Clark de cinco marchas, com cabine avançada e articulada ou basculante, construído sobre chassi escada rebitado e com motorização a diesel Perkins 4236, com injeção direta em quatro cilindros em linha, com 3.800 cilindradas e taxa de compressão de 16:1, gerando 85 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 6.300 kg. Ele foi fabricado em série a partir de 1982 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões Ltda, ao lado de seu irmão quase gêmeo Volkswagen 6.90, ambos com alternador de 35 ampères, sistema elétrico de 12 volts e embreagem monodisco a seco.

Ele é o modelo original da família Volkswagen Delivery, a partir do qual todas as demais versões e sub-versões da 1ª geração foram fabricadas, e  compartilha o chassi e os freios hidráulicos com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

Algumas sub-versões do Volkswagen 6.80 foram fabricadas, entre elas o Volkswagen 6.80P, com motor a diesel Perkins de 91 cavalos.

VOLKSWAGEN 6.90
O robusto utilitário Volkswagen 6.90 é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção mecânica e câmbio manual Clark de cinco marchas, com cabine avançada e articulada ou basculante, construído sobre chassi escada rebitado e com motorização a diesel MWM 229, com injeção direta em quatro cilindros em linha, com 3.900 cilindradas e taxa de compressão de 16:1, gerando 91 cavalos e 26 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 6.300 kg. Ele foi fabricado em série a partir de 1982 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões Ltda, ao lado de seu irmão quase gêmeo Volkswagen 6.80, ambos com alternador de 35 ampères, sistema elétrico de 12 volts e embreagem monodisco a seco.

Ele compartilha o chassi e freios hidráulicos com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

Algumas sub-versões do Volkswagen 6.90 foram fabricadas, entre elas o Volkswagen 6.90P, com motor a diesel Perkins 4249, e o Volkswagen 6.90S, com motor MWM 229.

VOLKSWAGEN 8.140
O robusto utilitário Volkswagen 8.140, conhecido na Europa como Volkswagen L80, é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção mecânica ou hidráulica, dependendo do ano de fabricação, e câmbio manual de cinco marchas Eaton FSO-4305A, com cabine avançada e articulada ou basculante, construído sobre chassi escada rebitado e com motorização a diesel MWM 4.10 T turbo de quatro cilindros, com 4.300 cilindradas, gerando 135 cavalos de potência e 42 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 7.490 kg, com carga paga máxima de até 3.200 kg, dependendo do tipo e do peso da caçamba. Ele foi fabricado em série a partir de 1994 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões Ltda.

Ele compartilha o chassi e freios pneumáticos com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata, tendo sido exportado para a Europa Ocidental, inclusive, até o ano 2000.

Além do Volkswagen 8.140, duas sub-versões foram fabricadas a partir de 1996, a Volkswagen 8.140 CO e Volkswagen 8.140 CE, ambas usadas como bases estruturais (chassis) pra montagem de micro-ônibus, motor-homes e para outras aplicações.

VOLKSWAGEN 7.90

O robusto utilitário Volkswagen 7.90 é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção mecânica e câmbio manual de cinco marchas, com cabine articulada ou basculante, construído sobre chassi escada rebitado e com motorização a diesel MWM D229, com injeção direta em quatro cilindros em linha, com 3.900 cilindradas e taxa de compressão de 16:1, gerando 91 cavalos e 26 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 6.000 kg. Ele foi fabricado em série a partir de 1987 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões Ltda, com alternador de 35 ampères, sistema elétrico de 12 volts e embreagem monodisco a seco.

Ele compartilha o chassi com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

Algumas sub-versões do Volkswagen 7.90 foram fabricadas, entre elas o Volkswagen 7.90S, com motor a diesel MWM D229 turbo, direção hidráulica e freios a ar.

VOLKSWAGEN 7.110S
O robusto utilitário Volkswagen 7.110S é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual Eaton FS 4005A de cinco marchas, com cabine articulada ou basculante, construído sobre chassi escada rebitado e com motorização turbodiesel MWM TD229EC4, com injeção direta Bosch em quatro cilindros em linha, com 3.900 cilindradas e taxa de compressão de 16:1, gerando 120 cavalos e 38 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 6.700 kg e com carga útil de até 3.900 kg, dependendo do tipo e do peso da caçamba. Ele foi fabricado em série a partir de 1988 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões Ltda, com alternador de 35 ampères, sistema elétrico de 14 volts e embreagem monodisco a seco.

Ele compartilha o chassi com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

VOLKSWAGEN 7.110 TB-IC WORKER
O robusto utilitário Volkswagen 7.110 TB-IC Worker é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual Eaton de cinco marchas, com cabine articulada ou basculante, construído sobre chassi de perfil linear e com motorização turbodiesel MWM 4.10 TCA, compatível com as normas Euro III de emissões, com intercooler e com injeção direta em quatro cilindros em linha, com 4.300 cilindradas, gerando 110 cavalos e 36 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 7.000 kg. Ele foi fabricado em série a partir de 2002 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões, com freio pneumático e pneus 215/70 R17,5, disponíveis como opcionais.

Ele compartilha o chassi com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata. No mercado de utilitários usados, trata-se de um dos modelos de caminhões mais adequados para o serviço de guincho, com plataforma basculante para o transporte de automóveis.

VOLKSWAGEN 8.150 TB-IC DELIVERY
O robusto utilitário Volkswagen 8.150 TB-IC Delivery é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual de cinco marchas Eaton FS 4405Acom cabine avançada e articulada ou basculante, construído sobre chassi reforçado e com motorização a diesel MWM Sprint 4.08 TCA, com injeção direta CRDI - Common Rail de combustível, com turbocompressor e intercooler, com quatro cilindros em linha e 3.000 cilindradas, gerando 150 cavalos de potência e 42 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 7.850 kg, com carga paga máxima de até 4.500 kg, dependendo do tipo e do peso da caçamba. Ele foi fabricado em série a partir do ano 2000 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões.

Ele compartilha o chassi e freios pneumáticos com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

O leitor do blog deve ficar atento, pois além do Volkswagen 8.150 TB-IC Delivery, há a versão Volkswagen 8.150 TB-IC Delivery Plus, lançada no ano 2000, com motor turbodiesel Cummins ICS de 150 cavalos, e a versão Volkswagen 8.150 OD, lançada em 1993, com ficha técnica diferente, com motor turbodiesel MWM 4.10 T de 145 cavalos, inclusive para emprego no transporte rodoviário e urbano de passageiros.

VOLKSWAGEN 8.120 TB-IC WORKER
O robusto utilitário Volkswagen 8.120 TB-IC Worker é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual Eaton FS 4305-C de cinco marchas, com cabine articulada ou basculante, construído sobre chassi escada reforçado, com longarinas retas, e com motorização turbodiesel MWM 4.08 TCAcompatível com as normas Euro III de emissões, com intercooler e com injeção direta em quatro cilindros em linha, com 4.300 cilindradas, com taxa de compressão de 16:1, gerando 115 cavalos e 40 kgfm de torque,  o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 7.700 kg e com carga útil de até 4.500 kg, dependendo do tipo e do peso da caçamba. Ele foi fabricado em série a partir de 2000 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões, com alternador de 90 ampères e 14 volts, sistema elétrico de 12 volts, bateria de 100 Ah ou ampères hora e 12 volts e embreagem monodisco a seco.

Ele compartilha o chassi com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata. O leitor do blog deve ficar atento, pois além do Volkswagen 8.120 TB-IC Worker, há a versão Volkswagen 8.120 OD, fabricado a partir de 2003, cujo chassi foi usado para a montagem de modelos de micro-ônibus.

VOLKSWAGEN 5.140 TB-IC DELIVERY
O robusto utilitário Volkswagen 5.140 TB-IC Delivery é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual de cinco marchas Eaton FS 2305Acom cabine avançada e articulada ou basculante, construído sobre chassi compacto e com rodado simples na traseira, com motorização a diesel MWM Sprint 4.08 TCA, eletrônico, com injeção direta CRDI - Common Rail de combustível, com turbocompressor e intercooler, com quatro cilindros em linha e 3.000 cilindradas, gerando 137 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 5.500 kg, com carga paga máxima de até 2.800 kg, dependendo do tipo e do peso da caçamba. Ele foi fabricado em série a partir de 2005 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões.

Trata-se de um pequeno caminhão adequado para transporte urbano de cargas, embora também possa ser usado no transporte rodoviário e rural de cargas leves. Ele possui sistema de frenagem pneumático, com discos na frente e tambores atrás. Ele compartilha o chassi com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

O leitor do blog deve ficar atento, pois além do Volkswagen 5.140 TB-IC Delivery, há a versão Volkswagen 5.140 EOD, cujo chassi foi usado para a montagem de modelos de micro-ônibus.

VOLKSWAGEN 9.150 E WORKER
O robusto utilitário Volkswagen 9.150 E Worker é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com direção hidráulica e câmbio manual de cinco marchas Eaton FS 4305Acom cabine avançada e articulada ou basculante, construído sobre chassi reforçado e com motorização a diesel Cummins Interact 4.0, com injeção direta de combustível, com turbocompressor e intercooler, com quatro cilindros em linha e 3.900 cilindradas, gerando 150 cavalos de potência e 56 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 8.150 kg, com carga paga máxima de até 4.700 kg, dependendo do tipo e do peso da caçamba. Ele foi fabricado em série a partir de 2007 pela fabricante brasileira Volkswagen Caminhões.

Conhecido também como Volkswagen 9.150 Electronic, ele compartilha o chassi e freios pneumáticos com vários irmãos da 1ª geração da família Volkswagen Delivery, amplamente testado em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

O leitor do blog deve ficar atento, pois além do Volkswagen 9.150 E Worker, há a versão Volkswagen 9.150 E Delivery, lançada na mesma época, também com motor turbodiesel Cummins, com ficha técnica semelhante, embora não idêntica.

2ª GERAÇÃO DELIVERY
O desenvolvimento da 2ª geração da família Volkswagen Delivery foi realizado no Brasil, na pista de provas do Grupo Volkswagen em Resende, no estado do Rio de Janeiro, e em rodovias, avenidas e ruas do Brasil e de outros países da América Latina, incluindo a Argentina, e em vias públicas, circuitos fechados de testes e laboratórios dos Estados Unidos e de países europeus. Esses veículos utilitários passaram por testes de durabilidade e confiabilidade até na Cordilheira dos Andes, já que um dos seus principais mercados é a América Latina.

Sensores e instrumentos especiais foram instalados nos protótipos de desenvolvimento da família Volkswagen Delivery, acumulando mais de 4.000.000 de quilômetros rodados, para avaliar os resultados das inúmeras simulações de durabilidade e confiabilidade, inclusive com provas de shake, colisão e envelhecimento em câmaras, inclusive, neste caso com alterações de umidade e temperatura.


DELIVERY EXPRESS

Logo acima, o pequeno caminhão Volkswagen Delivery Express, o irmão menor da família Volkswagen Delivery da segunda geração, com a possibilidade de fixação de caçamba Randon para até 1.000 kg de peso de carga útil. Logo abaixo, a bonita e prática cabine do econômico caminhão leve da Volkswagen, com ar condicionado e direção hidráulica de série.

Marcando o início da 2ª geração da linhagem de caminhões leves Volkswagen Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a fabricação seriada no Brasil, a partir de 2017, do pequeno e robusto utilitário Volkswagen Delivery Express, o atual caçula da família, um dos mais baratos modelos de caminhões a venda no Brasil, com peso bruto total de 3.499 kg, o que lhe permite ser classificado como caminhonete ou pickup, embora na prática seja um pequeno caminhão.

A legislação oficial do Brasil sobre veículos rodoviários de transporte de carga classifica como pickups ou picapes, caminhonetes ou camionetes todos aqueles veículos utilitários ou semiutilitários que possuem três compartimentos ou volumes separados de carroceria, um para o motor, um para o condutor e passageiros, chamado de habitáculo, e outro para a carga, com PBT ou peso bruto total de até 3.500 kg, com caçamba aberta ou semiaberta na parte traseira. Já os caminhões possuem peso bruto total acima de 3.500 kg, todos com carroceria sobre chassi, embora algumas entidades representativas de classe, como a Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, por exemplo, tenham critérios próprios de subdivisões de tipos de veículos de transporte de cargas, que, na verdade, não são muito diferentes da legislação oficial.

Assim, o pequeno caminhão Volkswagen Delivery Express é um dos modelos de caminhões mais baratos do Brasil, com preço de tabela na faixa de R$ 199 mil, à vista, é claro, incluindo uma boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dentre eles freios ABS, dois airbags frontais, cintos de segurança com pré-tensionadores, volante com regulagem de altura e profundidade, direção hidráulica, ar condicionado, piloto automático, LED's diurnos, faróis de neblina e retrovisores elétricos.

Ele é uma das melhores opções de caminhões leves ou chassi cabine do Brasil, com a possibilidade de fixação de uma caçamba de aço da Randon, por exemplo, por cerca de R$ 9,8 mil adicionais ao seu preço básico, com cerca de 400 kg a mais no seu peso base, restando então uma boa margem de carga útil de 1.000 kg em um entre eixos bem razoável de até 3,6 metros, tudo isso tracionado por um motor turbodiesel Cummins ISF de 2,8 litros, com quatro cilindros em linha, 150 cavalos de potência e 36 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas Eaton, o suficiente para o uso moderado em rodovias pavimentadas, em estradas rurais de leito natural e nas cidades, inclusive de dia, sem restrição de horário, já que, oficialmente, ele é considerado uma pickup ou caminhonete.

Ele tem capacidade para transportar o motorista e até dois ajudantes com conforto bem razoável, mas nada excepcional, já que se trata de um utilitário para o dia a dia de trabalho. Além disso, ele pode ser operado por motorista com carteira de habilitação A/B e as taxas de pedágio são equivalentes às taxas de pickups, mais baratas que as taxas de caminhões pesados. Ele apresenta um desempenho razoável para uso diário, com aceleração de 0 a 100 km/h em 20 segundos, segundo medição feita pela Revista Quatro Rodas, com números de consumo também razoáveis, com 5,4 quilômetros por litro na cidade e 7,8 quilômetro por litro na rodovia.

Resumindo, o Volkswagen Delivery Express é um pequeno caminhão para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas leves, com cabine articulada ou basculante, construído sobre chassi, com duplo A na suspensão dianteira, o menor modelo da família Volkswagen Delivery de 2ª geração, compartilhando cabine, vários sistemas e partes de sua estrutura com seus irmãos da 2ª geração, todos amplamente testados em rodovias, ruas, avenidas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com manutenção simples e barata.

Entre os opcionais disponíveis está a câmera de ré, altamente recomendada, que custa cerca de R$ 1.800 e os seus principais concorrentes são o Kia Bongo, o JAC V260, o Hyundai HR e a Ford F-350, embora esta não seja classificada, oficialmente, como uma pickup e não esteja mais em linha de montagem.

MERCADO
Na década de 1990, o Grupo Volkswagen construiu a sua própria fábrica de chassis para ônibus urbanos e rodoviários e veículos para transporte urbano, rural e rodoviário de cargas em geral no município de Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro, com um investimento de cerca de US$ 250 milhões, em valores da época, o equivalente hoje a cerca de US$ 500 milhões, um dos maiores complexos da indústria automotiva brasileira.

Atualmente, essa fábrica exporta seus produtos para vários países da América do Sul; Oriente Médio, incluindo Arábia Saudita; México; China; e África do Sul. Aqui na América do Sul, por exemplo, os produtos são exportados para a Argentina, Peru, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Equador.

Ainda na década de 1990, o Grupo Volkswagen comemorou a marca de 100.000 unidades de caminhões fabricados no Brasil. Posteriormente, na década de 2000, o grupo comemorou a marca de mais 100.000 unidades de caminhões e ônibus fabricados na fábrica de Resende, totalizando 200.000 unidades de utilitários no Brasil desde a fundação da Volkswagen Caminhões Ltda.

Em 2001 a Volkswagen Caminhões e Ônibus conseguiu ultrapassar a Mercedes-Benz no segmento nacional de utilitários rodoviários para transporte de cargas, uma posição mantida no Brasil pela fabricante alemã Mercedes-Benz por cerca de 30 anos seguidos. Em 2008 a Volkswagen Caminhões e Ônibus comemorou a marca de 300.000 veículos utilitários fabricados na sua fábrica de Resende, incluindo modelos leves, médios e pesados. Em 2010 a empresa venceu licitação para fabricação de 4.000 chassis para micro-ônibus escolares do programa governamental Caminho da Escola. Nos anos seguintes, mais 8.000 unidades de micro-ônibus também foram fabricadas e entregues.

Em 2018 a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou ter alcançado a marca de 750.000 veículos utilitários fabricados em Resende, incluindo chassis para micro-ônibus e ônibus, totalizando mais de 900.000 unidades no Brasil, desde o início de suas operações, no início da década de 1980.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus possui mais de 140 concessionárias autorizadas no Brasil para venda de veículos utilitários novos e prestação de serviços de manutenção de caminhões e ônibus com as marcas MAN e Volkswagen.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

DELIVERY EXPRESS (2ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
  • Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 2.8I, 2.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 36 kgfm);
  • Câmbio: Eaton ESO 4106, mecânico de 6 marchas;
  • Suspensão dianteira: Independente, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
  • Freios: Hidráulicos, a discos na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
  • Rodas e pneus: 6J X 16”, com 225/75 R16;
  • Peso bruto: 3.499 kg;
  • Preço: Aprox. R$ 199 mil (novo / sem opcionais);

DELIVERY 4.150 (2ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3 metros ou 3,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 2.8I, 2.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 36 kgfm);
  • Câmbio: Eaton ESO 4106, mecânico de 6 marchas;
  • Suspensão dianteira: Independente, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
  • Freios: Hidráulicos, a discos na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
  • Rodas e pneus: 6J X 16”, com 225/75 R16;
  • Peso bruto: 3.850 kg ou 4.400 kg;

DELIVERY 6.160 (2ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,4 metros ou 4 metros;
  • Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 2.8I, 2.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (156 cavalos / 43 kgfm);
  • Câmbio: Eaton ESO 4206, mecânico de 6 marchas;
  • Suspensão dianteira: Independente, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores hidráulicos;
  • Freios: Hidráulicos, a discos na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
  • Rodas e pneus: 6J X 16”, com 225/75 R16;
  • Peso bruto: 5.800 kg ou 6.300 kg;

DELIVERY 9.170 (2ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,4 metros, ou 4 metros, ou 4,4 metros, ou 4,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Cummins diesel ISF 3.8I, 3.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (165 cavalos / 61 kgfm);
  • Câmbio: Eaton ESO 6106, mecânico de 6 marchas, ou EA 6106, automático de 6 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, molas parabólicas e amortecedores telescópicos;
  • Freios: Ar, a tambores na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
  • Rodas e pneus: 6J X 17,5”, com 215/75 R17,5;
  • Peso bruto: 8.500 kg ou 8.800 kg;

VOLKSWAGEN 9.150 E WORKER (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,3 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
  • Comprimento: Aprox. 6,2 metros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Motorização (potência / torque): Cummins 4.0 Interact turbodiesel e intercooler, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 56 kgfm);
  • Injeção de combustível: direta;
  • Câmbio: Eaton FS 4305A, mecânico de 5 marchas;
  • Embreagem: 
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 
  • Bateria: 
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Eixo traseiro: Rodado duplo;
  • Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente, com tambores na frente e atrás;
  • Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
  • Tanque de combustível: 
  • Peso bruto: 8.150 kg;
  • Preço: Aprox. R$ 148 mil (usado / bom estado de conservação);

VOLKSWAGEN 5.140 TB-IC DELIVERY (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,2 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Motorização (potência / torque): MWM 4.08 TCA turbodiesel e intercooler, 3.000 cilindradas, 4 cilindros em linha (137 cavalos / 40 kgfm);
  • Injeção de combustível: CRDI - Common Rail, direta;
  • Câmbio: Eaton FS 2305A, mecânico de 5 marchas;
  • Embreagem: 
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 
  • Bateria: 
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Eixo traseiro: Rodado simples;
  • Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente, com discos na frente e tambores atrás;
  • Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
  • Tanque de combustível: 
  • Peso bruto: 5.500 kg;
  • Preço: Aprox. R$ 120 mil (usado / bom estado de conservação);

VOLKSWAGEN 8.150 TB-IC DELIVERY (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,3 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
  • Direção: Hidráulica;
  • Motorização (potência / torque): MWM 4.08 TCA turbodiesel e intercooler, 3.000 cilindradas, 4 cilindros em linha (150 cavalos / 42 kgfm);
  • Injeção de combustível: CRDI - Common Rail, direta;
  • Câmbio: Eaton FS 4405A, mecânico de 5 marchas;
  • Embreagem: 
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 
  • Bateria: 
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Eixo traseiro: Rodado duplo;
  • Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente, com tambores na frente e atrás;
  • Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
  • Tanque de combustível: 
  • Peso bruto: 7.850 kg;
  • Preço: Aprox. R$ 120 mil (usado / bom estado de conservação);

VOLKSWAGEN 8.140 (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos (CO/CE): Aprox. 3,3 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
  • Entre-eixos (CO/CE): Aprox. 3,9 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
  • Direção: Mecânica;
  • Direção: Hidráulica TRW TAS-30;
  • Motorização (potência / torque): MWM 4.10 T turbodiesel, 4.300 cilindradas, 4 cilindros em linha (135 cavalos / 42 kgfm);
  • Câmbio: Eaton FSO-4305A, mecânico de 5 marchas;
  • Embreagem: Monodisco, a seco, com acionamento hidráulico;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 60 ampères e 14 volts;
  • Bateria: 100 Ah e 12 volts;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Freios: Pneumáticos, de duplo circuito independente;
  • Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
  • Tanque de combustível: 150 litros;
  • Peso bruto: 7.490 kg;
  • Peso bruto (CO/CE): 8.000 kg;

VOLKSWAGEN 8.120 TB-IC WORKER (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,3 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,9 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros;
  • Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
  • Motorização (potência / torque): MWM 4.08 TCA turbodiesel, 4.300 cilindradas, 4 cilindros em linha (115 cavalos / 40 kgfm);
  • Normas de emissões: Euro III e Proconve P5;
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Turbo: 
  • Alimentação: Injeção direta e mecânica;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas Eaton FS 4305-C;
  • Direção: Hidráulica ZF 8090;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 90 ampères e 14 volts;
  • Motor de partida: 12 volts e 4 cavalos;
  • Bateria: 100 Ah (de série);
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas progressivas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Freios: Ar comprimido, de duplo circuito independente, tambores nos dois eixos;
  • Embreagem: Monodisco a seco, acionamento hidráulico;
  • Rodas e pneus: Aro 17,5, de aço estampado, com 215/75 R17,5;
  • Tanque de combustível: 100 litros (de série) ou 150 litros (opcional);
  • Peso bruto: 7.700 kg;
  • Carga útil: Até 4.500 kg, dependendo da caçamba;
  • Preço: Aprox. R$ 98 mil (usado / bom estado de conservação);

VOLKSWAGEN 7.110 (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
  • Motorização (potência / torque): MWM 229 turbodiesel, 4 cilindros em linha;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira:
  • Suspensão traseira:
  • Freios: Hidráulicos;
  • Rodas e pneus: 215/75 R17,5;
  • Peso bruto:

VOLKSWAGEN 7.110S (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
  • Comprimento: Aprox. 6,1 metros;
  • Motorização (potência / torque): MWM TD229 EC4 turbodiesel, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (120 cavalos / 38 kgfm);
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Turbo: Garrett T31;
  • Alimentação: Injeção direta e mecânica Bosch, com duplo filtro de óleo;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas Eaton FS 4005A;
  • Direção: Hidráulica TRW TAS 30;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 35 ampères e 14 volts;
  • Motor de partida: 12 volts e 4 cavalos;
  • Bateria: 95 Ah (de série) ou 135 Ah (opcional);
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Freios: Ar comprimido, de duplo circuito;
  • Embreagem: Monodisco a seco, acionamento hidráulico;
  • Rodas e pneus: Aro 16, com 215/75 R16;
  • Peso bruto: 6.700 kg;
  • Carga útil: 3.900 kg, dependendo da caçamba;
  • Preço: Aprox. R$ 58 mil (usado / bom estado de conservação);

VOLKSWAGEN 7.100 (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
  • Motorização (potência / torque): MWM 4.10 turbodiesel, 4 cilindros em linha;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira:
  • Suspensão traseira:
  • Freios: Hidráulicos;
  • Rodas e pneus: 215/75 R17,5;
  • Peso bruto:

VOLKSWAGEN 8.100 (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
  • Motorização (potência / torque): MWM 4.10 turbodiesel, 4 cilindros em linha;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas;
  • Suspensão dianteira:
  • Suspensão traseira:
  • Freios: Hidráulicos;
  • Rodas e pneus: 215/75 R17,5;
  • Peso bruto:

VOLKSWAGEN 6.80 (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
  • Motorização (potência / torque): Perkins 4236 diesel, 3.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (85 cavalos / 25 kgfm);
  • Motorização (a partir de 1987): Perkins 4236 diesel, 3.800 cilindradas, 4 cilindros em linha (91 cavalos / 26 kgfm);
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Alimentação: Injeção direta;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas;
  • Direção: Mecânica;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 35 ampères;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Freios: Hidráulicos;
  • Embreagem: Monodisco a seco;
  • Rodas e pneus: 215/75 R16;
  • Peso bruto: 6.300 kg;
  • Preço: Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);

VOLKSWAGEN 6.90 (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,5 metros;
  • Motorização (potência / torque): MWM D229 diesel, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (91 cavalos / 26 kgfm);
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Alimentação: Injeção direta;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas;
  • Direção: Mecânica;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 35 ampères;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Freios: Hidráulicos;
  • Embreagem: Monodisco a seco;
  • Rodas e pneus: 215/75 R16;
  • Peso bruto: 6.300 kg;
  • Preço: Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);

VOLKSWAGEN 7.90 (1ª GERAÇÃO)
  • Cabine: Curta, avançada e basculante;
  • Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares;
  • Entre-eixos: Aprox.
  • Motorização (potência / torque): MWM D229 diesel, 3.900 cilindradas, 4 cilindros em linha (91 cavalos / 26 kgfm);
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Alimentação: Injeção direta;
  • Câmbio: mecânico de 5 marchas;
  • Direção: Mecânica;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 35 ampères;
  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Freios: 
  • Embreagem: Monodisco a seco;
  • Rodas e pneus: 215/75 R16;
  • Peso bruto: 6.000 kg;
  • Preço (7.90): Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (7.90S): Aprox. R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Caminh%C3%B5es_e_%C3%94nibus
  • Wikipedia (em alemão)https://de.wikipedia.org/wiki/MAN-VW
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/MAN_Latin_America
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_L80
  • Grupo Volkswagen (divulgação): Imagens

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