LAMBORGHINI DIABLO

LAMBORGHINI DIABLO VT
LAMBORGHINI DIABLO GT
LAMBORGHINI DIABLO SE30
LAMBORGHINI DIABLO SV

INTRODUÇÃO
Logo acima, a dianteira do ousado Lamborghini Diablo, o automóvel esportivo premium italiano com tecnologia de Fórmula 1, principalmente o motor V12 aspirado, anteriormente usado em corridas e adaptado para uso em automóveis de rua. Logo abaixo, a traseira marcante do veículo europeu, com defletores aerodinâmicos para melhorar a estabilidade em altas velocidades.
O bonito Lamborghini Diablo é um automóvel esportivo de alto luxo, criado e desenvolvido na década de 1980 e fabricado em série na década de 1990 pela famosa e conceituada fabricante italiana Lamborghini SPA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V12 a gasolina, capaz de gerar mais de 500 cavalos de potência e 63 kgfm de torque em altas rotações.

Apesar do nome esquisito, o Lamborghini Diablo é um dos melhores automóveis esportivos de alto luxo do planeta, ele foi um ícone do mercado premium na década de 1990, um dos mais desejados automóveis esportivos de sua época, um sonho de consumo, e ainda hoje impressiona observadores e usuários pelo design futurista e altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos. Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com motorização central e longitudinal V12 a gasolina, aspirada, com tração traseira ou nas quatro rodas, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com carroceria em fibra de carbono.

O seu nome é uma alusão da fabricante Lamborghini ao já falecido touro espanhol Diablo, de propriedade do Duque de Veragua, na Espanha no século XIX, que em 1869 matou o toureiro José Dilara durante uma apresentação. Aliás, a grande maioria dos modelos de automóveis fabricada pela Lamborghini possui nomes alusivos a touros famosos, com exceção do Lamborghini Countach, da década de 1980, este o antecessor do Lamborghini Diablo na linha de montagem da fabricante italiana.

Os principais concorrentes do Lamborghini Diablo são a belíssima italiana Ferrari 360, o charmoso inglês Aston Martin DB7, o também inglês Jaguar XKR, a bonita e ainda moderna Ferrari F355, o icônico best seller americano Ford Mustang, o italiano Maserati 3200, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, a Ferrari 456M, o japonês Nissan 300ZX, o best seller americano Chevrolet Corvette e o ousado japonês Honda NSX.

O alemão Porsche 911 está no mesmo segmento de automóveis esportivos de alto luxo.

A LAMBORGHINI
A Lamborghini SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1963 pelo fazendeiro e industrial italiano Ferruccio Lamborghini. É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 1987 ela passou a ser propriedade da fabricante americana de automóveis Chrysler Corporation e a partir de 1998 passou a ser uma subsidiária da fabricante alemã de automóveis Volkswagen.

A sua fábrica está localizada em Bolonha, na Itália e exporta seus produtos para vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

O GRUPO VOLKSWAGEN
O grupo alemão Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, da Itália, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.

Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10.400.000 unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais de 11.000.000 de unidades, com mais de € 234 bilhões de receita bruta (o equivalente a mais de US$ 262 bilhões) e mais de 640.000 empregados, enquanto a Volkswagen do Brasil foi a segunda maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais 414.000 unidades fabricadas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o interior ousado, sofisticado e refinado do Lamborghini Diablo, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel em fibra de carbono e cintos de segurança de quatro pontos. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V12 aspirado, com bloco de alumínio e injeção eletrônica multiponto.
O belo Lamborghini Diablo é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália durante a década de 1990 pela tradicional fabricante Lamborghini SPA, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal de alumínio V12 a gasolina, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com duplo comando de válvulas em algumas versões, capaz de gerar mais de 500 cavalos de potência e 63 kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e freios a discos nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento, em algumas versões.

Ele é um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, o sucessor do também icônico Lamborghini Countach da década de 1980. Quando em movimento na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, o Lamborghini Diablo é realmente impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas futuristas e muito ousadas, com aerodinâmica refinada e a respeitada assinatura Lamborghini na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em rodovia, de apenas 6 segundos, de 80 km/h até 120 km/h em 4ª marcha, ou 8 segundos em 5ª marcha, esta, aliás, bem longa. Por esse motivo, o fabricante recomenda a 4ª marcha nas ultrapassagens, já que a 5ª marcha foi desenvolvida principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos e em rodovias em que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...

Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com motorização extremamente refinada, em bloco de alumínio central e longitudinal V12 a gasolina, com bielas de titânio, mas com exageradas 6.000 cilindradas (uma Ferrari 360, por exemplo, tem 3.600 cilindras, sem perda de performance), com alimentação aspirada e injeção eletrônica multiponto, com duplo comando de válvulas em algumas versões, com tração traseira ou nas quatro rodas, dependendo da versão. É um modelo sofisticado de automóvel, com carroceria em fibra de carbono e portas de alumínio, suspensão independente nas quatro rodas, com braços triangulares, molas helicoidais e amortecedores eletrônicos na dianteira e na traseira, capazes de se ajustar de acordo com a velocidade, com mais firmeza em altas velocidades ou um pouco macia em baixas velocidades.

Por algum motivo, talvez por gosto pessoal de uma parte de seus potenciais compradores, algumas versões do Lamborghini Diablo foram fabricadas sem direção hidráulica. É uma opção difícil de entender, já que o modelo tem pneus bem largos e de perfil baixo, o que dificulta manobras em baixas velocidades, principalmente na cidade, exigindo mais força física do condutor no volante. Vai entender...

MERCADO
Praticamente todas as versões do Lamborghini Diablo foram comercializadas nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e emergentes por preços na faixa de US$ 300 mil até US$ 350 mil na década de 1990, o equivalente hoje a cerca de US$ 500 mil, em valores atualizados. Aqui no Brasil, algumas unidades novas foram comercializadas pela concessionária da marca por preço bem salgado, por cerca de R$ 500 mil, o equivalente a R$ 750 mil, ou não seria um Lamborghini de verdade, como diz o ditado. Apenas para comparar: Uma unidade nova do belíssimo modelo Lamborghini Aventador, o mais recente da marca italiana, não sai hoje por menos de R$ 4,8 milhões, aqui no Brasil.

Voltando ao Lamborghini Diablo, ele já saía de fábrica na década de 1990 com ar-condicionado e aquecedor; bancos em couro; painel de fibra de carbono, com direção hidráulica e com rádio AM e FM com CD player; cintos de segurança de quatro pontos; suspensão eletrônica, com rodas de liga leve e freios ABS com discos ventilados Brembo e pneus 245/35 ZR18 na dianteira e 335/30 ZR18 na traseira; câmera de ré, com visor fixado no painel; faróis auxiliares; trava elétrica das portas e vidros com acionamento elétrico; volante regulável em altura; e tração integral;

Entre as explicações para esses preços tão altos em automóveis das marcas Lamborghini, Ferrari e Aston Martin, por exemplo, entre outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na faixa de 1.000 unidades para cada geração de automóveis, com a utilização de mão de obra intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis em larga escala das linhas de montagem das grandes fábricas populares, que utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem. Por exemplo: Cerca de 5 unidades de automóveis da fabricante italiana Lamborghini saem por dia da sua fábrica em Bolonha, na Itália. É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados treinados pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.

Entre outros detalhes que influenciam o preço do veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso, dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e montagens feitas a mão; e a sofisticação dos materiais usados na construção, entre eles a fibra de carbono e o alumínio.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 2,1 metros;
  • Altura: Aprox. 1,2 metro;
  • Motorização: Central, longitudinal, V12 aspirado, 6.000 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Taxa de compressão: 10,7:1;
  • Potência / torque: de 500 até 575 cavalos, dependendo do modelo, e 63 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Velocidade máxima: Aprox. 300 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, amortecedores eletrônicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, amortecedores eletrônicos e barra estabilizadora;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS;
  • Pneus: 245/35 ZR18 na dianteira e 335/30 ZR18 na traseira;
  • Rodas: Liga leve de 18 polegadas;
  • Peso (vazio): 1.500 kg;

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Diablo
  • Grupo Volkswagen (divulgação): Imagens

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