HONDA HA-420 HONDAJET

HONDA HA-420 HONDAJET
HONDA HA-420 HONDAJET ELITE
HONDA HA-420 HONDAJET ELITE II
HONDA AIRCRAFT COMPANY

INTRODUÇÃO
Logo acima, o jatinho HondaJet em voo, com moderna tecnologia de construção de fuselagem em material composto, resultando em um conjunto mais leve e mais resistente que a tecnologia convencional em alumínio e ligas metálicas. Logo abaixo, uma característica incomum e que chama a atenção no novo modelo de aeronave nipo-americano, os motores turbofan fixados sobre as asas.

O Honda HA-420 HondaJet é uma moderna aeronave bimotor executiva de pequeno porte, com motorização turbofan, com fuselagem fabricada em material composto, com capacidade para transportar confortavelmente quatro, cinco ou seis passageiros em viagens interestaduais e internacionais, criada na década de 1990, desenvolvida a partir da década de 2000 e fabricada em série e em larga escala nos Estados Unidos a partir de 2015 pela então novata empresa americana Honda Aircraft Company, uma subsidiária da tradicional multinacional japonesa Honda Motor Company, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do mundo e a maior fabricante de motocicletas do mundo.

Os seus principais concorrentes no mercado mundial de jatinhos executivos são os americanos Cessna Citation M2 e Cessna Citation Mustang, ambos da Textron Aviation; o brasileiro e americano Embraer Phenom 100, da empresa brasileira Embraer S.A.; o moderníssimo Beechcraft Premier I, da então Raytheon Aircraft, atualmente Textron Aviation; e os americanos Eclipse 500 e Eclipse 550, da Eclipse Aerospace / One Aviation; porém alguns desses modelos não estão mais em linha de produção seriada, só é possível encontrá-los no mercado mundial de aeronaves usadas.

Honda HA-420 HondaJet é o jatinho executivo mais vendido do mundo desde 2017.

A HONDA AIRCRAFT

Logo acima, o logotipo da tradicional multinacional japonesa fabricante de automóveis, motocicletas, geradores de energia, motores de popa, quadriciclos e aviões Honda Motor Company. Logo abaixo, o logotipo do HondaJet, fabricado nos Estados Unidos pela Honda Aircraft Company, a subsidiária americana para fabricação de aviões executivos.

A empresa americana Honda Aircraft Company é uma grande fabricante de jatinhos executivos, fundada em 2006 pela corporação gigante japonesa Honda Motor Company, que, por sua vez, foi a sétima maior fabricante de automóveis do mundo em 2017, por exemplo, é a maior fabricante de motocicletas do mundo, desde 1959, e um grande fabricante de geradores estacionários de energia, quadriciclos e motores de popa para pequenas embarcações.

Ela possui uma fábrica de aeronaves nos Estados Unidos, localizada em Greensboro, no estado da Carolina do Norte, e seu presidente é Michimasa Fujino, que também é um dos projetistas do HondaJet e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do programa de criação e desenvolvimento da aeronave.

Além disso, ela possui uma fábrica de pequenos motores turbofan nos Estados Unidos, em parceria com a gigante norte-americana General Electric, que por sua vez, é uma das três maiores fabricantes de motores aeronáuticos do mundo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, uma das opções de design e de acabamento da cabine de passageiros do HondaJet, configurada para transportar confortavelmente até cinco passageiros. Logo abaixo, o cockpit totalmente digital do jatinho executivo da Honda Aircraft, com aviônicos de última geração, totalmente dentro do conceito glass cockpit.

O Honda HA-420 HondaJet é uma moderna e confortável aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com fuselagem de material composto e asas retas metálicas, com novíssimos motores turbofan General Electric montados sobre as asas, com trem de pouso triciclo retrátil, com capacidade para transportar quatro, cinco ou seis passageiros em viagens interestaduais e internacionais, dependendo da configuração de assentos adotada, em uma cabine pressurizada, com ou sem escala para reabastecimento, dependendo dos locais de origem e destino.

O projeto do HondaJet é totalmente original, os engenheiros da Honda Aircraft Company combinaram uma fuselagem de material composto com asas retas convencionais metálicas. O fabricante optou pelo uso intensivo de fibra de carbono e resina, introduzido durante o processo de construção da fuselagem em avançadas máquinas autoclave (grandes fornos elétricos com temperatura e pressão controladas), para tornar o material composto mais leve e resistente. Em geral, os materiais compostos desgastam menos que o alumínio, são mais resistentes que o alumínio, não sofrem corrosão e são bem mais leves.

Um dos pontos fortes do projeto do HondaJet é a sua aerodinâmica refinada, com asas de perfil laminar e a aplicação do conceito de lei das áreas no desenho da sua fuselagem, com redução do arrasto aerodinâmico em relação a projetos mais antigos em geral.

A cabine de comando está equipada com o moderno EFIS - Electronic Flight Instrument System, com as telas PFD – Primary Flight Display (primárias) e a tela MFD – Multi Function Display (multifuncionl), e a moderna motorização turbofan General Electric HF120 é leve e confiável. Já a cabine de passageiros possui piso com corredor rebaixado e plano da entrada até o toalete.

A fabricante americana Honda Aircraft Company oferece o HondaJet com configurações de quatro, cinco ou seis assentos, com bom acabamento, incluindo uma galley compacta com pequeno refrigerador e forno de microondas para refeições rápidas e bebidas, e um toalete básico no fundo da cabine de passageiros, inclusive com pia para lavar a mãos e escovar os dentes.

Os bordos de ataque das asas possuem peças metálicas para escoamento de ar quente usado no degelo, quando em operações em ambientes com baixas temperaturas, enquanto nos bordos de ataque da empenagem é usado o sistema EMED - Electromechanical Expulsion De-Ice, que utiliza pulsos eletromecânicos para expulsar as camadas de gelo que se formam nessas superfícies. O trem de pouso retrátil é triciclo, com pernas do tipo trailing link, para pousos mais suaves, e os freios são de aço, com anti-skid para evitar travamentos nas frenagens mais acentuadas.

O avião executivo HondaJet está encaixado na chamada categoria very-light-jet ou entry level, ou seja, é um jatinho.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Há décadas os materiais compostos são usados com sucesso na aviação militar. Já na aviação civil, a utilização dos materiais compostos foi iniciada em várias peças, partes e componentes, como flaps, hélices, estruturas de cauda e em estabilizadores verticais e horizontais. No entanto, na década de 1990, a Raytheon Aircraft, a então proprietária das marcas Beechcraft e Hawker, decidiu ousar e inovar fortemente no mercado mundial de aviação geral, fabricando dois modelos de jatos executivos com fuselagens quase totalmente em materiais compostos, atuando em categorias diferentes, um na categoria entry-level, o Premier I, e outro na categoria super-midsize, o Hawker Horizon, que depois teve seu nome trocado para Hawker 4000.

Na sequência, anos depois, outros modelos de aeronaves executivas construídas em material composto foram colocadas no mercado, entre eles os jatinhos Honda HA-420 HondaJet, bimotor, e Cirrus SF50 Vision, monomotor, ambos sucessos de vendas.

O mundo é movido pela ousadia e pela inovação. O uso de materiais compostos na construção de aviões e helicópteros traz vários benefícios, pois eles são cerca de 30% mais leves que o alumínio, são três vezes mais resistentes a choques mecânicos (um pouso de emergência ou pouso forçado, por exemplo) e são 70% mais rígidos. Além disso, todo o processo produtivo em material composto possui várias diferenças em relação aos processos convencionais em alumínio, pois as fuselagens dos aviões de material composto não precisam de reforços estruturais, como longarinas e rebites, por exemplo.

O projeto do jatinho HondaJet foi criado no Japão, na década de 1990, por projetistas japoneses, a partir da percepção de investidores e executivos japoneses, da Honda Motor Company, sobre o mercado mundial de aviação executiva. Eles acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um modelo de aeronave da categoria de entrada, com alta tecnologia no projeto e nos processos de fabricação, custo de aquisição competitivo, economia de combustível, custo de manutenção competitivo, modernidade e praticidade.

O custo total do projeto do HondaJet está avaliado em torno de US$ 1 bilhão, somando os custos de criação, desenvolvimento e certificação do Programa HondaJet e a construção de instalações de fabricação, desenvolvimento, estoque de peças de reposição, centro de treinamento de pilotos e mecânicos, e centro de manutenção de aviões, a maioria concentrada nos Estados Unidos, no estado da Carolina do Norte.

Nos demais países acordos de representação, para venda, e acordos de assistência técnica foram firmados com empresas locais, como no Brasil, em que a venda dos aviões HondaJet novos e a manutenção deles é realizada pela Líder Aviação.

O desenvolvimento da aeronave foi iniciado em 1999, a partir de testes em túnel de vento realizados pela Boeing Company, seguidos da montagem dos primeiros protótipos do HondaJet em tamanho real, com os primeiros voos de ensaios e testes de desenvolvimento realizados a partir de 2003, com o lançamento oficial do avião e o início das encomendas em 2005, com a certificação pela FAA – Federal Aviation Administration alcançada em 2015, com a fabricação em série iniciada deste então, seguida da certificação europeia da EASA – European Aviation Safety Agency, em 2016.

O novíssimo motor turbofan General Electric HF120 foi desenvolvido em conjunto pela gigante americana de tecnologia General Electric e pela própria Honda Aircraft, fabricado em conjunto por ambas, numa fábrica própria. Ele é exclusivo do HondaJet e sua simplicidade de concepção lembra, pelo menos em parte, os motores turbofan da categoria de entrada Williams FJ44, usados para impulsionar os jatinhos executivos Cessna Citation CJ1, Beechcraft Premier I e Cessna Citation M2, que são, justamente, alguns dos principais concorrentes do HondaJet.

Esse motor nipo-americano possui uma concepção bem racional e simplificada, com um fan de estágio único, dois compressores e duas turbinas. O objetivo dessa simplicidade é reduzir o máximo possível o custo de manutenção e o consumo de combustível. Segundo a Líder Aviação, o custo atual de manutenção do avião, diluído em suas 5.000 horas de voo (TBO) para cada overhaul (manutenção geral), é de cerca de US$ 280, dentro do programa de manutenção EMC2.

FAMÍLIA HONDAJET

A família HondaJet é composta por três modelos semelhantes de aeronaves, o primeiro deles, o Honda HA-420 HondaJet, fabricado em série a partir de 2015, o modelo Honda HA-420 HondaJet Elite, fabricado em série a partir de 2018, e o modelo atual de produção seriada, o Honda HA-420 HondaJet Elite II, com algumas melhorias pontuais, incluindo a instalação de um útil equipamento chamado autothrottle, que é um acelerador automático.

Trata-se de uma das melhores opções de jatinhos executivos atualmente disponíveis no mercado mundial de aeronaves novas e usadas, com uma das melhores redes de assistência técnica atuando nos principais mercados mundiais, inclusive no Brasil:

HONDAJET

O Honda HA-420 HondaJet é uma moderna aeronave bimotor executiva de pequeno porte e alta performance, com construção mista em material composto e liga de alumínio, com fuselagem de perfil circular, em fibra de carbono e resina, e com asas baixas e retas de perfil laminar, fabricadas em alumínio e outras ligas, com motorização turbofan fixada sobre as asas, com capacidade para transportar confortavelmente quatro, cinco ou seis passageiros em viagens interestaduais e internacionais, com ou sem escala para reabastecimento, fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir de 2015 pela Honda Aircraft Company.

Ele é impulsionado por dois modernos motores turbofan General Electric HF120 com 2.000 libras de potência / empuxo cada, totalizando 4.000 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de cerca de 780 km/h em uma altitude de 13.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 4.800 kg, com alcance de cerca de 2.000 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

É um dos mais confiáveis modelos de jatos executivos da indústria aeronáutica mundial, sem acidentes graves com vítimas fatais registrados até o momento. Ele é um dos mais vendidos modelos de jatos executivos, com mais de 230 unidades fabricadas, incluindo os números de vendas das versões posteriores HondaJet Elite e HandaJet Elite II.

O modelo Honda HA-420 HondaJet não é mais fabricado, ele foi substituído na linha de montagem da Honda Aircraft pela versão posterior HondaJet Elite, mas ele ainda é considerado uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas, com uma rede de oficinas autorizadas e centros próprios de manutenção em vários países, inclusive no Brasil.

Esse modelo de jato executivo tem dois bagageiros externos, um na frente, no nariz da aeronave, e outro atrás, em sua cauda, totalizando 1.700 litros de volume disponível para bagagem, embora não pressurizados.

O HondaJet foi fabricado com duas principais configurações de assentos, uma com quatro assentos em club seat (frente a frente), complementados por uma galley na frente e um toalete atrás; e uma com cinco assentos na cabine de passageiros, mas sem galley. Na verdade, uma terceira configuração é possível, com um assento no cockpit de comando, quando o proprietário da aeronave opta por contratar apenas um piloto, o que não comum, embora possível, já que a maioria dos proprietários prefere manter dois pilotos na cabine de comando, por uma razão de redundância.

Aqui no Brasil, empresas de táxi-aéreo são obrigadas pelas regras atuais a colocar dois pilotos na cabine de comando.

HONDAJET ELITE

O jatinho Honda HA-420 HondaJet Elite foi o modelo posterior de linha de produção da família HondaJet, com algumas melhorias em relação ao seu antecessor Honda HA-420 HondaJet, incluindo um pequeno aumento no peso máximo de decolagem, aumento da capacidade de combustível, o que resultou em um aumento no alcance, para 2.300 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível. Além disso, a capacidade de transportar passageiros foi aumentada, com a certificação de um cinto de segurança no toalete, o que permite colocar mais um passageiro ali, totalizando seis passageiros.

A sua fabricação em série foi iniciada em 2018 e algumas dessas melhorias desenvolvidas para ele estão disponíveis também para o modelo antecessor Honda HA-420 HondaJet, por meio de retrofit de cerca de US$ 250 mil, incluindo o cinto de segurança no toalete.

O HondaJet Elite esteve disponível em linha de produção seriada com conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G3000, e esteve disponível com a opção de instalação de telefone por satélite Iridium.

Esse modelo foi certificado na Europa, pela EASA - European Aviation Safety Agency, para operar em território europeu com até oito pessoas a bordo, sendo um piloto e até sete passageiros, mas neste caso específico sem galley.

HONDAJET ELITE II
O jatinho Honda HA-420 HondaJet Elite II é o modelo atual de linha de produção da família HondaJet, com algumas melhorias em relação ao seu antecessor Honda HA-420 HondaJet Elite, incluindo a instalação do autothottle na cabine de comando, que é um acelerador automático que auxilia a tripulação da aeronave a manter a velocidade mais adequada em cada etapa do voo; aumento da capacidade de combustível, com consequente aumento do alcance; e adição de spoilers (peças de freio aerodinâmico) sobre as asas.

Além disso, ele possui o sistema de emergência Garmin Autoland no cockpit, que pode ser acionado facilmente por qualquer um dos passageiros da aeronave em voo, caso o único piloto a bordo esteja impossibilitado, no momento, de controlar a aeronave, por problema de saúde, por exemplo. Quando acionado por qualquer um dos passageiros, o sistema Garmin Autoland assume completamente o controle da aeronave e pousa automaticamente no aeródromo mais próximo.

A sua fabricação em série foi iniciada em 2022, com preço FOB (nos Estados Unidos) de US$ 7 milhões, sem opcionais, lembrando que o preço da aeronave no Brasil é maior em razão de impostos e taxas cobradas pelo Governo Brasileiro, cerca de 12% sobre o preço inicial, nos exterior.

MERCADO
O mercado aeronáutico mundial é um pouco conservador, mas as tecnologias de fabricação de aeronaves comerciais, executivas e militares em material composto vieram pra ficar. No Brasil e em outros países da América Latina há unidades de HondaJet voando, sendo cinco delas aqui no Brasil, inclusive duas operadas pela empresa de táxi-aéreo Líder Aviação, a maior empresa de aviação executiva da América Latina.

Para quem viaja até três vezes por mês, é economicamente mais vantajoso alugar uma aeronave ou participar de um grupo de propriedade compartilhada. A partir de quatro viagens por mês, o equivalente a uma ou mais viagens por semana, pode ser mais interessante comprar uma aeronave.

Até o momento, mais de 230 unidades de HondaJet foram fabricadas, com pelo menos cinco unidades voando no Brasil, operadas por empresas e pessoas físicas no Brasil. A Líder Aviação é a representante oficial do jatinho HondaJet no Brasil e também presta serviços de fretamento (aluguel) de aeronaves.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

HONDAJET
  • Capacidade: 4, 5 ou 6 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 780 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 13 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Altura total: Aprox. 4,6 metros;
  • Motorização (potência): 2 X GE HF120 (2.000 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
  • Sistema elétrico: 28 volts DC, dois geradores, 325 ampères cada; 
  • Aviônicos: EFIS Garmin G3000;
  • Flaps: Simples;
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 4.800 kg;
  • Alcance: Aprox. 2.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.500 metros (dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no exterior): US$ 3,5 milhões (usado / bom estado de conservação);

HONDAJET ELITE
  • Capacidade: 4, 5 ou 6 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 780 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 13 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Altura total: Aprox. 4,6 metros;
  • Motorização (potência): 2 X GE HF120 (2.050 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
  • Sistema elétrico: 28 volts DC, dois geradores, 325 ampères cada; 
  • Aviônicos: EFIS Garmin G3000;
  • Flaps: Simples;
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 4.850 kg;
  • Alcance: Aprox. 2.300 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.500 metros (dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no exterior): US$ 7 milhões (novo);

VEJA TAMBÉM


Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Líder Aviação, por meio da senhora Raíssa, da Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.


Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Líder Aviação, por meio da senhora Camila, da Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_HA-420_HondaJet
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_Aircraft_Company
  • Honda Aircraft (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

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