DOUGLAS DC-8
A DOUGLAS AIRCRAFT
A Douglas Aircraft foi uma das maiores e mais importantes fabricantes de aeronaves comerciais e militares do planeta. Ela foi fundada nos Estados Unidos pelo empresário americano Donald Douglas em 1921, foi posteriormente fundida, em 1967, com a também gigante fabricante aeroespacial americana McDonnell, dando origem na época à segunda maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, a McDonnell Douglas, até que, finalmente, foi comprada pela Boeing Company na década de 1990, consolidando a posição desta gigante aeroespacial, atualmente uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo e uma das maiores empresas aeroespaciais do planeta.
Ela foi uma grande e tradicional fabricante americana de aeronaves comerciais nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Ainda na década de 1960, a empresa foi fundida com a McDonnell, dando origem à segunda maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, uma das mais importantes, a McDonnell Douglas, cujos principais produtos comerciais eram o quadrimotor a jato intercontinental McDonnell Douglas DC-8, conhecido anteriormente como Douglas DC-8, cuja fabricação foi iniciada em 1958, o trimotor para viagens intercontinentais McDonnel Douglas DC-10, conhecido também como Douglas DC-10, cuja fabricação em série foi iniciada em 1971, e o bimotor para rotas domésticas McDonnell Douglas MD-80, um derivado do também bimotor doméstico Douglas DC-9, este com início da fabricação em série em 1965.
Posteriormente, na década de 1990, a McDonnell Douglas foi comprada pela Boeing, que manteve em linha de produção, por alguns anos ainda, o bimotor a jato McDonnell Douglas MD-95, renomeado para Boeing 717, um derivado modernizado do McDonnell Douglas MD-80.
Logo acima, o clássico interior do Douglas DC-8, na época uma das mais modernas e confortáveis opções de transporte aéreo internacional e intercontinental disponíveis no mercado mundial, com a então inovadora pressurização e climatização de cabine. Logo abaixo, a antiga cabine de comando do Douglas DC-8, basicamente formada por instrumentos analógicos, mas completa para voos por instrumentos. Pode-se dizer que nas décadas de 1960 e 1970 era o que havia de mais moderno e seguro em instrumentos para uso na aviação civil.
O Douglas DC-8 é uma antiga aeronave comercial quadrimotor de grande porte, com cabine pressurizada e trem de pouso retrátil, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbojato ou turbofan, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com capacidade para transportar entre 118 e 260 passageiros, dependendo da versão e da configuração de assentos adotada, em viagens internacionais e intercontinentais, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1950 nos Estados Unidos pela então fabricante norte-americana Douglas Aircraft e, posteriormente, anos depois, pela sua sucessora McDonnell Douglas.
Logo acima, o Douglas DC-8 nas cores da Delta Airlines, na época um grande companhia aérea americana e atualmente umas das maiores do mundo. Logo abaixo, o jato comercial nas cores da KLM, na época uma grande companhia aérea europeia e atualmente parte do grupo Air France-KLM, um dos maiores grupos de transporte aéreo do mundo.
O projeto do Douglas DC-8 foi elaborado na década de 1950 pela equipe de engenheiros da então Douglas Aircraft para disputar o então novo mercado mundial de transporte aéreo comercial a jato. A ideia era produzir em série e em larga escala um avião a jato com grande alcance internacional e alcance intercontinental, com cabine de passageiros pressurizada e climatizada, com alta velocidade de cruzeiro e um nível de confiabilidade superior para voos transoceânicos, para os padrões da época, com redundância de sistemas e aviônicos avançados, para os padrões da época.
Logo acima, a versão alongada do Douglas DC-8-60 nas cores da United Airlines, uma grande companhia aérea americana e atualmente uma das maiores do mundo. Logo abaixo, o modelo alongado Douglas DC-8-60 nas cores da Air Canada, também uma grande operadora na época e atualmente a maior do Canadá.
Quando o Douglas DC-8 foi lançado, no fim da década de 1950, era mais fácil fabricantes de aeronaves quadrimotoras convencerem autoridades aeronáuticas e companhias aéreas sobre os níveis de segurança combinados com a viabilidade econômica de seus projetos, para viajar sobre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, o que não acontece hoje em dia, pois as aeronaves comerciais bimotoras estão mais confiáveis que antigamente. Essa é uma das explicações para o sucesso de vendas do quadrimotor Douglas D-8 e de seu principal concorrente Boeing 707 nas décadas de 1960 e 1970.
O Douglas DC-8-10 é uma antiga aeronave comercial quadrimotor de grande porte, com asas enflechadas, cabine pressurizada e trem de pouso retrátil, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbojato, com capacidade para transportar entre 118 e 170 passageiros, dependendo da sub-versão e da configuração de assentos adotada, em viagens internacionais e intercontinentais, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1950 nos Estados Unidos pela então fabricante norte-americana Douglas Aircraft e, posteriormente, anos depois, pela sua sucessora McDonnell Douglas.
O Douglas DC-8-20 é uma antiga aeronave comercial quadrimotor de grande porte, com motorização turbojato, com capacidade para transportar entre 118 e 170 passageiros, em viagens internacionais e intercontinentais, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1950 nos Estados Unidos pela então fabricante norte-americana Douglas Aircraft e, posteriormente, anos depois, pela sua sucessora McDonnell Douglas.
O Douglas DC-8-30 é uma antiga aeronave comercial quadrimotor de grande porte, com motorização turbojato, com capacidade para transportar entre 118 e 170 passageiros, dependendo da sub-versão e da configuração de assentos adotada, em viagens internacionais e intercontinentais, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1950 nos Estados Unidos pela então fabricante norte-americana Douglas Aircraft e, posteriormente, anos depois, pela sua sucessora McDonnell Douglas.
O Douglas DC-8-40 é uma antiga aeronave comercial quadrimotor de grande porte, com motorização turbofan com baixa taxa de bypass, com capacidade para transportar entre 118 e 170 passageiros, dependendo da sub-versão e da configuração de assentos adotada, em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1960 nos Estados Unidos pela então fabricante norte-americana Douglas Aircraft e, posteriormente, anos depois, pela sua sucessora McDonnell Douglas.
O Douglas DC-8-50 é uma antiga aeronave comercial quadrimotor de grande porte, com motorização turbofan com baixa taxa de bypass, com capacidade para transportar entre 118 e 170 passageiros, dependendo da sub-versão e da configuração de assentos adotada, em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1960 nos Estados Unidos pela então fabricante norte-americana Douglas Aircraft e, posteriormente, anos depois, pela sua sucessora McDonnell Douglas.
O Douglas DC-8-60 é uma antiga aeronave comercial quadrimotor de grande porte, com motorização turbofan Pratt & Whitney JT3D com baixa taxa de bypass, com capacidade para transportar até 260 passageiros, dependendo da sub-versão e da configuração de assentos adotada, em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1960 nos Estados Unidos pela então fabricante norte-americana McDonnell Douglas.
Versão retrofitada da família Douglas DC-8, disponível por meio de pacote de modificações compatível com o Douglas DC-8-60, com reforços estruturais nas asas e a troca dos motores turbofan com baixo bypass pelos modernos motores turbofan General Electric / Snecma CFM-56, com alta taxa de bypass, com 22.000 libras em cada motor, totalizando 88.000 libras, com redução significativa do consumo de combustível em até 1/3 (um terço) ou 33% em alguns casos.
Logo acima, o jato comercial Douglas DC-8 nas cores da companhia aérea Thai Airways, a maior da Tailândia. Logo abaixo, o Douglas DC-8 da companhia aérea americana de transporte de carga UPS - United Parcel Service, atualmente uma das maiores empresas de logística aérea do mundo.
O jato quadrimotor para transporte comercial de passageiros Douglas DC-8 foi um dos aviões civis de grande porte mais conhecidos e admirados da história da aviação, ele foi um dos aviões mais populares nas décadas de 1960 e 1970, com mais de 550 unidades fabricadas, de 1959 até 1972, quando sua produção seriada foi encerrada. A família Douglas DC-8 conseguiu completar mais de 50 anos de atividades de transporte comercial de passageiros e cargas em todos os continentes do planeta, com algumas unidades atualmente ainda em atividade, a maioria convertida em cargueira.
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Bimotor
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Galvanização (Química)
- Bombardier Q Series
- Monomotor
- Douglas DC-9
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Aerospatiale Concorde
- Echostar Corporation
- Airbus A300
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- McDonnell Douglas DC-10
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Dassault Alpha-Jet
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Boeing V-22 Osprey
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Foguetes Boeing Delta
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Sea Launch (Tecnologia Aeroespacial)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Airbus A380
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Úlcera (Medicina)
- Let L-410 Turbolet
- Água (Biologia e Química)
- Fairchild FH-227
- Fairchild F-27
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed C-130 Hercules
- Aeroporto Regional de Maringá
- Lockheed L-188 Electra II
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Fairchild-Dornier 328
- Aquecedor Solar de Água
- Fokker 100
- Trijato (Indústria Aeronáutica)
- Trirreator (Indústria Aeronáutica)
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Boeing 777
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Douglas C-47 (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed Martin F-16 Falcon
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Hughes Network Systems
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Airbus A340
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Dire Straits (Música)
- Chocotone (Culinária)
- Kraftwerk (Música)
- Loucura (Psiquiatria)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- TAP Air Portugal
- Douglas DC-2
- Aeroporto de Londrina
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E170
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Velocidade de Internet (Informática)
- Lockheed Constellation
- Consolidated PBY Catalina
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Aeródinos (Indústria Aeronáutica)
- Aeróstatos (Indústria Aeronáutica)
- Coordenadas Geográficas
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Busscar Vissta Buss HI
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Site Airliners
(em inglês): https://www.airliners.net/aircraft-data/douglas-dc-8-1020304050/192
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/McDonnell-Douglas-DC-8/database
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_DC-8
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/McDonnell-Douglas-DC-8/index
- Época Negócios / Globo.com: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/07/30-de-junho-de-2018-o-dia-recorde-de-voos-pelo-mundo.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_DC-8
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/McDonnell-Douglas-DC-8/specs
- Revista Veja / Abril: https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/aviacao-1-acidente-a-cada-1-3-milhao-de-voos/
- Boeing Company (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
- Pinterest: Imagem
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