DASSAULT ALPHA JET

DASSAULT ALPHA JET (FRANÇA)
DORNIER ALPHA JET (ALEMANHA)
VERSÃO ALPHA JET E (FRANÇA)
VERSÃO ALPHA JET A (ALEMANHA)

INTRODUÇÃO
Os jatos Dassault Alpha Jet e Dornier Alpha Jet fazem parte de um projeto conjunto de aeronave bimotor de médio porte e alta performance para uso exclusivamente militar, em missões de treinamento avançado, patrulhamento, reconhecimento, dissuasão, cobertura ou apoio aéreo aproximado, interceptação / interdição aérea e ataque leve ao solo, com motorização turbofan e asa alta, de construção convencional em alumínio e ligas metálicas, projetada, desenvolvida em conjunto e fabricada em larga escala a partir da década de 1970, na França e na Alemanha, pela então fabricante francesa de aeronaves militares e civis Dassault Aviation e pela então fabricante alemã de aeronaves militares e civis Dornier Flugzeugwerke, respectivamente, com acompanhamento da Armée de L'air ou Força Aérea Francesa,  e da Luftwaffe ou Força Aérea Alemã.

Os dois modelos de aeronaves militares são semelhantes, mas não idênticos, com algumas diferenças, o primeiro mais focado em treinamento de novos pilotos de caças a jato e o segundo mais focado em patrulhamento, interceptação de aviões civis e militares de baixa performance, ataque leve ao solo e reconhecimento armado. Eles foram fabricados em série e em larga escala pela empresa francesa Dassault Aviation e pela empresa alemã Dornier Flugzeugwerke, inclusive para exportação a partir da França e da Alemanha, respectivamente, inclusive para Egito, Bélgica e Nigéria, e, posteriormente, com autorização dos governos da França e da Alemanha, revendidos para Costa do Marfim, Marrocos, República de Camarões, Portugal, Catar, Reino Unido, Tailândia, Austrália, Togo e Canadá.

Os principais concorrentes dos modelos da família Alpha Jet são os jatos monomotores para treinamento e ataque leve Embraer AMX, Aeritalia AMX e Aermacchi AMX, os três integrantes da mesma família de aviões da empresa AMX International; o jato monomotor para treinamento e ataque leve British Aerospace Hawk, fabricado na Inglaterra, inicialmente pela Hawker Siddeley e posteriormente pela British Aerospace, o jato bimotor americano para cobertura e ataque ao solo Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II, e o jato monomotor de decolagem curta e aterrissagem vertical British Aerospace Harrier.

A DASSAULT AVIATION
A Dassault Aviation (pronuncia-se Dassô Eviêchan) é uma subsidiária do Grupo Dassault, um dos maiores conglomerados de alta tecnologia da França, que fabrica aeronaves civis e militares, peças e componentes para indústria aeroespacial, incluindo componentes para lançadores de satélites. Ela atua também no ramo imobiliário, criou e desenvolve os softwares CATIA / CAD / CAM / PLM para uso na indústria em geral, em parceria com a IBM americana, criou e desenvolve softwares simuladores para uso na indústria em geral. Possui ainda uma empresa de mídia, o jornal francês Le Figaro (pronuncia-se Le Figarrô), e já foi proprietário do time de futebol francês Nantes.

A subsidiária Dassault Falcon, por exemplo, que atua no ramo da indústria aeronáutica civil, tem mais de 50 anos de experiência na fabricação de jatos executivos de médio porte, é uma das pioneiras do mercado de jatos executivos. As famílias de jatos executivos Falcon 50, Falcon 900, Falcon 2000 e Falcon 7X estão entre os maiores sucessos da aviação executiva mundial, com um total de mais de 1.600 unidades vendidas.

Entre os produtos militares mais conhecidos da Dassault Aviation estão o poderoso caça militar a jato Dassault Rafale e os caças militares Dassault Mirage III e Dassault Mirage 2000, esses dois usados por décadas no Brasil, inclusive, pela FAB – Força Aérea Brasileira, ambos para manter a soberania do espaço aéreo brasileiro.

A DORNIER

A Dornier Flugzeugwerk foi uma grande e tradicional fabricante alemã de aviões civis e militares, fundada em 1914 por Claude Dornier, apenas alguns anos após o brilhante projetista brasileiro Santos Dumont inventar o avião. Ela foi uma das primeiras fabricantes de aviões civis e militares do mundo, com um amplo e respeitado portfólio de produtos, com os modelos mais conhecidos, nas décadas mais recentes, sendo o Dornier Alpha Jet, um pequeno treinador a jato para uso militar; o bimotor turboélice Dornier 228, um avião de pequeno porte para uso comercial no transporte regional de passageiros e de cargas leves; e os aviões da família Dornier 328, formada por bimotores turboélice e jato.

A empresa foi comprada em 1985 pela gigante alemã Daimler-Benz / Deutche Aerospace / DASA que, posteriormente, em 1996, vendeu a fabricante Dornier Aircraft para a fabricante americana de aviões Fairchild Aircraft, que a renomeou para Fairchild-Dornier, mas mantendo suas instalações fabris na Alemanha até 2002, quando fechou as portas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O jato leve de ataque Alpha Jet (pronuncia-se Álfa Djét), é um bem sucedido modelo de jato militar bimotor de médio porte e alta performance, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asas enflechadas e diedro negativo, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala na França e na Alemanha, a partir da década de 1970, pelas fabricantes europeias Dassault Breguet Aviation e Dornier Flugzeugwerke, inicialmente para atender os requisitos da Força Aérea Francesa, até hoje a principal cliente militar da Dassault Aviation, e para atender os requisitos da Força Aérea Alemã, a principal cliente militar da Dornier Flugzeugwerke na época.

Os dois modelos de aeronave são irmãos quase gêmeos, ambos fabricados também na década de 1980 para atender aos pedidos da Força Aérea Francesa, conhecida também pelo seu nome original Armée de L’Air, e para atender aos pedidos da Força Aérea Alemã, cujo nome original é Deutche Luftwaffe. Eles são caças-bombardeiros militares subsônicos multifunção de ataque leve e já passaram por alguns programas de modernização de sistemas para atender aos pedidos dessas suas duas principais operadoras, com flexibilidade e versatilidade para uma variedade de missões, incluindo treinamento avançado de novos pilotos de caças a jato; reconhecimento; dissuasão, interceptação / interdição aérea de aeronaves militares e civis de baixa e média performance; interdição terrestre; patrulhamento de territórios (ar, terra e mar); e cobertura ou apoio a operações militares em geral, com ataques ao solo, inclusive.

A aeronave foi fabricada apenas em versões bipostas, com dois assentos em tandem, usadas principalmente para treinamento avançado, mas também capazes de desempenhar uma variedade de operações militares reais, entre elas patrulhamento, interceptação / interdição aérea e apoio a missões militares em solo. Na verdade, esse modelo de avião militar foi concebido desde o início para ser uma plataforma militar flexível, com real versatilidade para desempenhar missões militares reais, exceto nos casos em que há necessidade de altíssima performance para combates aéreos, com velocidade supersônica. Numa comparação resumida, o seu projeto tem vários pontos em comum como o projeto ítalo-brasileiro Embraer AMX, por exemplo.

O caça-bombardeiro Alpha Jet, algumas vezes escrito Alpha-Jet, foi projetado para uma variedade de missões militares, é uma aeronave militar multifunção, ou seja, projetada para desempenhar uma variedade de missões aéreas ou de apoio a operações militares terrestres, incluindo operações de policiamento de fronteiras; dissuasão; e interceptação / interdição de aeronaves clandestinas, militares e civis, de baixo e médio desempenho voando em território francês ou alemão. A interceptação / interdição de aeronaves civis e militares de alto desempenho também é possível, mas para essa função a Força Aérea Francesa, por exemplo, já usava os caças supersônicos Dassault Mirage e, atualmente, ela usa o Dassault Rafale.

Com esse projeto de aeronave militar subsônica a então Dassault Breguet Aviation, conhecida atualmente como Dassault Aviation, e a Dornier Flugzeugwerke pretendiam se manter firme na faixa de mercado dos jatos militares subsônicos de treinamento avançado e ataque leve, entre a faixa de treinadores e de ataque leve e a faixa de caças militares a jato de altíssima performance, com velocidade supersônica.

Os fabricantes destacavam as principais vantagens do Alpha Jet, entre elas a sua boa velocidade de cruzeiro; seu bom alcance; e a sua flexibilidade operacional, afinal trata-se de um jato para uso militar potente e com trem de pouso reforçado para operação em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, entre 1.500 metros e 2.000 metros, dependendo do peso de decolagem. A aeronave foi concebida com trem de pouso grande e flaps grandes que possibilitam também a operação a partir de segmentos de rodovias, provavelmente já pensando na possibilidade de exportação para países que tenham essa estratégia militar.

O avião militar franco-alemão é um projeto totalmente original, ou seja, projetado a partir de uma folha de papel em branco, com fuselagem compacta, mas com boa capacidade de carga útil, incluindo armamentos leves ou de médio poder de fogo; asas reforçadas e adaptadas para voos ágeis a baixa altura, para combates aéreos e bombardeios médios ao solo; e, desde a década de 1970, com algumas das melhores tecnologias da época em aviônicos e outros sistemas.

O projeto Alpha Jet, um dos melhores programas militares desenvolvidos em território francês e alemão na década de 1970, um projeto desenvolvido em conjunto pela Dassault Breguet Aviation e pela Dornier Flugzeugwerke para inicialmente atender os requisitos da Força Aérea Francesa e da Força Aérea Alemã, que foram as operadoras governamentais de lançamento da aeronave, resultou em um avião militar bimotor a jato com um bom nível de sofisticação, considerando a época em que foi fabricado, entre os melhores projetos de aeronaves militares da mesma faixa, classe ou segmento, com a integração de uma variedade de sistemas, considerados na época de alta tecnologia, entre eles as primeiras versões do visor laser de pontaria; o HUD - Head Up Displayuma tela semi-transparente fixada na altura dos olhos do piloto, um aviônico que aumenta a precisão e a consciência situacional dos pilotos da aeronave em relação ao horizonte, ao rumo e em relação ao terreno sobrevoado; o radar altímetro; o sistema de navegação inercial; e, anos mais tarde, com mísseis ar-ar.

Desde o início de sua fabricação, o avião já possuía uma variedade de sistemas considerados avançados para a época. O caça militar franco-alemão Alpha Jet está armado com canhão DEFA de 30 milímetros, mísseis e bombas guiados por laser, todos esses de baixo e/ou médio poder de fogo. Atualmente, depois de passar por programas de modernização, ele tem uma variedade de sistemas de alta tecnologia embarcada para melhorar a eficiência e aumentar a precisão das missões programadas, entre eles o EFIS - Electronic Flight Instrument System; e o FLIR – Foward Looking Infrared, uma espécie de sensor infravermelho que detecta sutis diferenças de calor, o que por sua vez pode ser um indicativo ou sinal de presença de tecnologia humana (aeronaves, por exemplo) à sua frente;

A chamada auto-defesa é realizada por meio de mísseis ar-ar, canhões integrados e sistemas de contramedidas eletrônicas, o que neste caso significa “confundir” radares inimigos. Já a capacidade máxima de ataque do Alpha Jet varia de 1,5 tonelada até 2,5 toneladas de bombas e mísseis, distribuídos em quatro pontos de encaixe, os chamados hard points, e munição para canhão.

Pra quem não sabe, aeronaves subsônicas são todas aquelas que não conseguem desenvolver velocidades acima da velocidade do som, que, por sua vez, se propaga a uma velocidade de 1.200 km/h ao nível do mar. Os adjetivos ultrasônico e supersônico são usados para classificar os modelos de aviões que conseguem ultrapassar a chamada barreira do som.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma aliança intergovernamental formada pela maioria dos países da América do Norte e da Europa Ocidental, além de alguns países da Europa Oriental, baseada em um sistema de defesa militar coletivo para defesa mútua dos países signatários do Tratado do Atlântico Norte, assinado em 1949, após a Segunda Guerra Mundial. Basicamente, de forma resumida, todos os países que fazem parte da OTAN devem estar prontos a reagir solidariamente a qualquer ataque militar externo contra qualquer um dos países membros, ou seja, qualquer ataque originado por qualquer país que não faça parte do bloco terá a reação conjunta de todos os membros do bloco.

Na década de 1960 os países europeus signatários da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte usavam uma variedade de treinadores militares e/ou aviões de ataque leve, entre eles o Fiat G-91, Fouga Magister, Lockheed T-33A, Jet Provost e Mystère IVA (assim mesmo, com crase), entre outros. Porém, naquela época esses modelos já estavam no limite de suas vidas úteis ou já dando sinais de estarem ultrapassados tecnologicamente, havendo necessidade, portanto, de substituição por aviões mais modernos.

Enquanto a Inglaterra optava por um projeto próprio de treinador militar avançado com foco na alta capacidade de manobra, mas sem dar muita importância ao alcance e à capacidade de transportar cargas bélicas, a França e a Alemanha se alinhavam em um projeto padronizado para atender uma ampla gama de necessidades, desde treinamento avançado, até alta capacidade de manobra e boa capacidade de transportar cargas bélicas. Surgiu assim o projeto Alpha Jet, em 1972, impulsionado por dois motores turbofan Snecma / Turbomeca Larzac, com baixa taxa de bypass.

As duas fabricantes, a então Dassault Breguet Aviation e a Dornier Flugzeugwerke  deram um passo adiante em termos de emprego de tecnologia militar em aviões treinadores, inclusive com um projeto que privilegia o posicionamento do assento do instrutor mais acima que o assento do aluno, o que lhe dá uma visão ampla do ambiente externo; a fixação dos motores em casulos de forma a facilitar o acesso dos mecânicos para a manutenção preventiva e corretiva; a fabricação do trem de pouso em ligas metálicas de alta qualidade; fabricação de algumas partes e peças em material composto; resultando assim em um produto militar moderno para a época, com a consequente fabricação em larga escala de um modelo de destaque no segmento de jatos de treinamento avançado e ataque leve.

Entre as principais características e/ou inovações tecnológicas da aeronave na época estavam o cockpit pressurizado; o uso do conceito de regra de área na criação e desenvolvimento da fuselagem, inclusive com o auxílio de programas CAD / CAM em ambas as fases; a redundância de um sistema hidráulico duplo; e o reabastecimento de ponto único, para agilizar as preparações para as missões.

MERCADO
Foi definido pela FAF – Força Aérea Francesa e pela FAA – Força Aérea Alemã que a aeronave deveria ser um caça a jato de ataque leve, com boa autonomia e raio de ação, capaz de operar tanto de dia como a noite, em qualquer condição meteorológica e também voando a baixa altura, a partir de pistas pavimentadas médias. Essa versatilidade dos aviões da família Alpha Jet resultou em um grande sucesso de vendas, não apenas para as duas principais operadoras, mas também para vários outros países.

Como clientes de lançamento da aeronave militar, a FAF – Força Aérea Francesa e a FAA – Força Aérea Alemã fizeram importantes encomendas de jatos da família Alpha-Jet para a Dassault Breguet Aviation e para a Dornier Flugzeugwerke, respectivamente, totalizando 350 unidades encomendadas, sendo 175 unidades para cada uma das forças aéreas. Além disso, o jato militar foi bem aceito também em outros países, entre eles Egito, Bélgica, Costa do Marfim, Marrocos, República de Camarões, Nigéria, Portugal, Catar, Tailândia e Togo, totalizando cerca de 480 unidades fabricadas, o que pode ser considerado um sucesso de vendas, considerando os padrões da indústria aeronáutica militar.

Considerando todas as unidades fabricadas, essa família de aviões já acumula mais de 1.000.000 de horas voadas. Ele ainda é utilizado pela Força Aérea do Canadá (Top Aces), pela Força Aérea da Austrália (Top Aces), pela Força Aérea de Camarões (12 unidades), pela Força Aérea do Egito (54 unidades), pela Força Aérea da França (99 unidades), pela Força Aérea Real do Marrocos (24 unidades), pela Força Aérea da Nigéria (11 unidades), pela Força Aérea do Catar ( seis unidades), pela Força Aérea Real da Tailândia (19 unidades) e pela Força Aérea do Togo (12 unidades).

A FAA - Força Aérea Alemã não utiliza mais o Dornier Alpha Jet, na década de 1990 ela vendeu todas as unidades desse modelo de aeronave que possuía para várias nações amigas.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Tripulação: 1 instrutor e 1 aluno;
  • Comprimento: Aprox. 13,3 metros;
  • Envergadura: Aprox. 9,1 metros;
  • Altura: Aprox. 4,5 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 1.000 km / h;
  • Motorização (potência / empuxo): Snecma / Turbomeca Larzac 4-C5 (2.980 libras / cada);
  • Aviônicos: SAGEM INS e Thomson HUD;
  • Radar: Dopler;
  • Opcionais (na época): Piloto automático, inercial, radar e EFIS;
  • Assentos ejetáveis: Stencel ou Martin-Baker;
  • Armamentos: Canhão Mauser BK de 27 milímetros ou DEFA de 30 milímetros;
  • Armamentos: Dois foguetes Matra SNEB ou dois Bristol CRV7, ambos ar-terra;
  • Armamentos: Mísseis AIM-9 Sidewinder, Matra Magic II ou Maverick AGM-65;
  • Armamentos: Bombas Hunting BL755, entre outras;
  • Capacidade de armamentos: Até 2.270 kg, dependendo da versão;
  • Teto de serviço: Aprox. 14.000 metros;
  • Peso vazio: Aprox. 3.500 kg;
  • Peso máximo de decolagem: Até 7.500 kg, dependendo da versão e da fonte consultada;
  • Limite estrutural: Até + 12 g (com retrofit);
  • Alcance máximo para translado: Aprox. 4.000 quilômetros (75% potência / com reservas);
  • Raio de ação (área protegida): Aprox. 1.000 quilômetros;
  • Preço: Aprox.

TRÊS VISTAS

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dassault-Dornier_Alpha-Jet
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dornier_Flugzeugwerke
  • Revista Voar
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dassault_Aviation
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dassault/Dornier_Alpha_Jet
  • OTAN (divulgação): Imagem
  • Dassault (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagem

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