EMBRAER EMB-203 IPANEMA
EMBRAER EMB-200 IPANEMA (A PARTIR DE 1972)
EMBRAER EMB-201 IPANEMA (A PARTIR DE 1974)
EMBRAER EMB-202 IPANEMA (A PARTIR DE 1991)
EMBRAER EMB-201R U-19 (FORÇA AÉREA BRASILEIRA)
EMBRAER EMB-203 IPANEMA (A PARTIR DE 2015)
INTRODUÇÃO
Logo acima, o Embraer EMB-202 Ipanema, uma das mais modernas versões da família Embraer Ipanema de aviões agrícolas, e, logo abaixo, o clássico Embraer EMB-200 Ipanema, o modelo original dessa bem sucedida família. Com um olhar atento percebe-se poucas diferenças estéticas externas entre os dois modelos, mas, na verdade, a variedade de modernizações e melhorias em relação ao modelo original tornou o modelo acima bem melhor.
A família Embraer Ipanema é uma econômica, versátil e prática série de aeronaves monomotoras a pistão de uso utilitário, com construção da fuselagem em tubos estruturais de aço soldados em treliça, com asas baixas e com trem de pouso convencional, com capacidade para desempenhar funções tipicamente agrícolas, incluindo a aplicação de defensivos agrícolas líquidos e sólidos (herbicidas, fungicidas e inseticidas), aplicação de fertilizantes e distribuição de sementes, fabricada no Brasil desde a década de 1970 pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, e, posteriormente, a partir da década de 1980, pela sua subsidiária Indústria Aeronáutica Neiva, por sua vez, conhecida atualmente como Unidade Embraer Botucatu.
É uma família de aeronaves utilitárias versáteis e
eficientes, com capacidade para desempenhar outras funções importantes, no
campo, nas florestas, nos rios e nas cidades, incluindo o combate a incêndios
florestais, combate a vetores (pragas em geral, como, por exemplo, mosquito da
dengue), repovoamento de águas (com alevinos, por exemplo) e até demarcação de
terras, por meio de DGPS – Differential Global Positioning System.
O primeiro modelo da família Embraer Ipanema foi
fabricado a partir de 1972 pela própria Embraer – Embraer Empresa Brasileira de
Aeronáutica, conhecida atualmente como Embraer S.A., e, posteriormente, novas
versões modernizadas e melhoradas foram sendo lançadas a cada década.
Os concorrentes dos aviões da família Embraer Ipanema
são o pioneiro Piper PA-25 Pawnee,
dos Estados Unidos; o Air Tractor AT-401
e o potente turboélice Air Tractor AT-402,
ambos dos Estados Unidos; o PZL-Mielec
M18B Dromader, da Polônia; o Gippsland
GA200C Fatman, fabricado pela GippsAero,
da Austrália; o potente Air Tractor AT-802, para
combate a incêndios, dos Estados Unidos; o PZL-Mielec
PZL-106 Turbo Kruk, da Polônia; o Grumman
Ag Cat, dos Estados Unidos; o Ayres Thrush, dos Estados Unidos; o PAC Fletcher, da Nova Zelândia; o IMCO CallAir A-9, dos Estados Unidos; o avião chinês Hongdu N-5, fabricado pela Hongdu
Aviation; e o Piper PA-36 Pawnee Brave,
dos Estados Unidos;
UNIDADE EMBRAER BOTUCATU
A Unidade Embraer Botucatu é uma tradicional empresa brasileira fabricante de aeronaves e componentes para aeronaves, localizada na cidade de Botucatu, interior do estado de São Paulo. Atualmente, ela é uma subsidiária integral da empresa brasileira Embraer S.A., a matriz do grupo, com a qual firmou importantes contratos para fabricação de peças e partes de aeronaves comerciais de médio porte, de aeronaves executivas e de aeronaves militares criadas, desenvolvidas e fabricadas pela Embraer, no Brasil e no exterior.
Conhecida anteriormente como Indústria Aeronáutica
Neiva, a sua fábrica está localizada no Complexo Industrial do Aeroporto
Tancredo Neves, em Botucatu, interior do estado de São Paulo. Ela foi fundada
no Rio de Janeiro, na década de 1950, por José Carlos Neiva, que fabricou
inicialmente planadores e alguns anos depois a empresa foi transferida
definitivamente para Botucatu, onde e começou a fabricar aviões leves para
treinamento e, posteriormente, aeronaves executivas a pistão, sob licença da
fabricante americana Piper Aircraft.
A partir da década de 1980, a Indústria Aeronáutica
Neiva foi comprada pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica,
tornando-se então, décadas depois, a Unidade Embraer Botucatu. Atualmente, ela possui
1.800 empregados diretos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A família Embraer Ipanema é uma econômica, versátil e prática série de aeronaves monomotoras a pistão de uso utilitário, com construção da fuselagem em tubos estruturais de aço soldados em treliça, com revestimento metálico com folhas de liga de alumínio aeronáutico, com asas baixas e com trem de pouso convencional, com bequilha, com capacidade para desempenhar funções tipicamente agrícolas, incluindo a aplicação de defensivos agrícolas líquidos e sólidos (herbicidas, fungicidas e inseticidas), aplicação de fertilizantes e distribuição de sementes, fabricada no Brasil desde a década de 1970 pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, e, posteriormente, a partir da década de 1980, pela sua subsidiária Indústria Aeronáutica Neiva, por sua vez, conhecida atualmente como Unidade Embraer Botucatu.
É uma família de aeronaves utilitárias versáteis e
eficientes, com capacidade para desempenhar outras funções importantes, no
campo, nas florestas, nos rios e nas cidades, incluindo o combate a incêndios
florestais, combate a vetores (pragas em geral, como, por exemplo, mosquito da
dengue), repovoamento de águas (com alevinos, por exemplo) e até para criação
de chuvas artificiais e demarcação de terras, neste caso por meio de DGPS –
Differential Global Positioning System.
O primeiro modelo da família Embraer Ipanema foi
fabricado a partir de 1972 pela própria Embraer – Embraer Empresa Brasileira de
Aeronáutica, conhecida atualmente como Embraer S.A., e, posteriormente, novas
versões modernizadas e melhoradas foram sendo lançadas a cada década.
Ela é uma das mais bem sucedidas famílias de aviões
utilitários agrícolas do planeta, com mais de 1.400 unidades fabricadas, a
maioria deles ainda em condições de voo, principalmente no Brasil, o seu
principal mercado, tornando-se o líder nacional poucos anos depois do início da
fabricação em série, em 1972.
A cabine de comando da aeronave foi projetada com a
posição do assento do piloto bem elevada, para facilitar a visualização do
ambiente externo, foi pressurizada e totalmente vedada para evitar a entrada
acidental de produtos químicos tóxicos dentro da cabine durante o trabalho de
pulverização.
A praticidade, a funcionalidade, a flexibilidade, a
eficiência, a economia de combustível, a manutenção simples e relativamente
barata são as suas principais características. O perfil de operação do Embraer
EMB-200 Ipanema e de seus modelos sucessores é de uso intensivo e especializado, comum dentro da aviação agrícola, em que os voos são realizados a
baixa altura do solo.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Durante séculos, o Brasil sempre foi uma potência agrícola mundial. Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento de novas tecnologias em defensivos agrícolas para aumento da produtividade agrícola pedia a criação, o desenvolvimento e a fabricação simultânea de utilitários para a aplicação desses mesmos produtos, incluindo tratores e aviões. O primeiro modelo de aeronave criado, desenvolvido e fabricado em série, focado especialmente ou especificamente na produção agrícola, inclusive como pulverizador de defensivos, foi o Piper PA-25 Pawnee, de fabricação americana, com fabricação em série iniciada em 1959.
Antes dele, os aviões agrícolas usados nos Estados
Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental e na Austrália eram, na verdade, aviões
executivos, aviões de treinamento e aviões militares adaptados para o uso
agrícola, com kits de pulverização agrícola adquiridos separadamente ou
disponíveis como opcionais de fábrica.
Durante as décadas de 1950 e 1960, o Governo
Brasileiro implementou um amplo programa de substituição de importações, a
nível nacional, com estímulos e o estabelecimento de regras, normas e
regulamentos para toda a indústria nacional, de todos os setores da economia, visando
o máximo possível a nacionalização da produção, inclusive do setor de bens de
consumo, como eletrodomésticos, por exemplo, e do setor automobilístico. Como
quase não havia uma indústria aeronáutica nacional sólida e bem desenvolvida na
época, o Brasil importava quase todos os aviões civis e militares que
precisava.
Então, a partir da década de 1960, o Ministério da
Agricultura do Brasil solicitou ao CTA – Centro Tecnológico da Aeronáutica um
projeto totalmente original (totalmente novo) de avião agrícola a ser fabricado
por uma nova empresa estatal brasileira a ser criada, o que significa que o
projeto do Embraer EMB-200 Ipanema nasceu antes da própria Embraer. Na mesma
época, o avião comercial para transporte regional de passageiros Embraer
EMB-110 Bandeirante também estava sendo projetado, o que significa que a
Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica nasceu para fabricar ambos os
aviões.
A fabricação em série do clássico avião utilitário
Embraer EMB-200 Ipanema foi iniciada pela Embraer – Empresa Brasileira de
Aeronáutica em 1972, a partir de um projeto totalmente original criado e desenvolvido
pelo IPD – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do CTA – Centro Tecnológico
da Aeronáutica, projetado por engenheiros do ITA – Instituto Tecnológico da
Aeronáutica, com uma configuração típica monoposta para utilitários agrícolas,
com trem de pouso convencional, com duas rodas fixas na frente e uma roda
direcional atrás, inicialmente com motor a pistão Lycoming O-540 do tipo boxer, carburado, com
seis cilindros horizontais opostos, refrigerados a ar, movido a AVGAS ou gasolina
de aviação, com 260 hp de potência disponível na decolagem.
O nome Embraer EMB-200 Ipanema é uma homenagem da
fabricante à histórica Fazenda Ipanema, localizada no interior do estado de São
Paulo, próxima a Sorocaba, onde na época havia uma escola de aviação agrícola e
um centro de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a aviação
agrícola, onde a aeronave foi testada.
O Embraer EMB-200 Ipanema é um avião totalmente
original, o que significa que ele não foi baseado em nenhum outro modelo de
aeronave, ou seja, ele foi criado a partir do zero, a partir de uma folha de
papel em branco, literalmente.
A FAMÍLIA IPANEMA
A família de aviões Embraer Ipanema conta, atualmente, com um modelo original e mais três versões, dos quais derivam três subversões modernizadas e melhoradas, totalizando sete modelos civis de produção seriada e pelo menos um para uso militar. Atualmente, de todos esses modelos, somente uma versão civil é fabricada em série, o Embraer EMB-203 Ipanema, o mais moderno, com um número significativo de modernizações, melhorias e refinamentos aerodinâmicos e mecânicos, em relação ao modelo original, que a tornou um modelo quase completamente novo de aeronave, mais potente, mais preciso e mais eficiente que os demais.
A versão militar Embraer EMB-201R Ipanema foi
projetada para reboque de planadores, utilizada pela FAB – Força Aérea
Brasileira na instrução de novos pilotos. Apenas três unidades foram fabricadas..
A cada década, para cada nova versão lançada, a
Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Indústria Aeronáutica Neiva e a
Unidade Embraer Botucatu implementaram modernizações e melhorias para manter o
produto competitivo e para atender as solicitações de seus clientes, inclusive
para fazer frente aos modelos importados, o que resultou em uma participação de
80% do mercado nacional de aviões agrícolas, alcançada na década de 2010.
EMBRAER EMB-200 IPANEMA
O clássico Embraer EMB-200 Ipanema foi criado e desenvolvido na década de 1960, com a fabricação em série iniciada em 1972 pela então recém fundada estatal Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, com reservatório de 580 litros para produtos químicos. Ele era um dos poucos modelos de aviões agrícolas projetados desde o início para desempenhar funções específicas na aviação agrícola, ou seja, não era um avião executivo ou militar adaptado para desempenhar essa função.
Esse avião foi fabricado em série no Brasil, a partir
de 1972, tracionado por um motor a pistão Lycoming O-540 aspirado, com 260 hp,
disponível na decolagem, com hélice Hartzell de passo fixo, com asas retas e
baixas, otimizadas para manobras em baixas velocidades, com pousos e decolagens
em pistas de pouso com menos de 1.000 metros de comprimento, mesmo com carga
máxima.
É uma aeronave básica, portanto aconselha-se aos
eventuais compradores solicitarem às oficinas homologadas e certificadas por
autoridades aeronáuticas e pelo fabricante a modernização do cockpit com a
instalação de aviônicos para melhorar as operações, incluindo o GPS - Global
Positioning System e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System.
Uma sub-versão chamada Embraer EMB-200A Ipanema foi
fabricada a partir de 1973, com algumas melhorias, incluindo rodas maiores e
hélice de passo variável.
EMBRAER EMB-201 IPANEMA
A fabricação em série do também clássico Embraer EMB-201 Ipanema foi iniciada em 1974 pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, com a capacidade do reservatório aumentada para 680 litros para produtos químicos. Trata-se de uma versão melhorada do modelo original Embraer EMB-200 Ipanema, tracionada por um motor a pistão Lycoming IO-540 aspirado, com injeção mecânica de combustível, com potência aumentada para 300 hp, disponível na decolagem, com hélice Hartzell de passo variável, também com asas retas e baixas, otimizadas para manobras em baixas velocidades, com pousos e decolagens em pistas de pouso com menos de 1.000 metros de comprimento, mesmo com carga máxima.
Também é uma aeronave básica, portanto aconselha-se
aos eventuais compradores solicitarem às oficinas homologadas e certificadas
por autoridades aeronáuticas e pelo fabricante a modernização do cockpit com a
instalação de aviônicos para melhorar as operações, incluindo o GPS - Global
Positioning System e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System.
Uma sub-versão chamada Embraer EMB-201A Ipanema foi
fabricada a partir de 1977, com modernizações e melhorias nas asas, no painel e
nos controles de voo e de propulsão.
EMBRAER EMB-202 IPANEMA
A fabricação em série do Embraer EMB-202 Ipanema foi iniciada em 1991 pela Indústria Aeronáutica Neiva, com a capacidade do reservatório de 750 kg para produtos químicos, o equivalente a 950 litros. Trata-se de uma versão bem melhorada da família Embraer Ipanema, tracionada por um motor a pistão Lycoming IO-540 aspirado, com potência de 300 hp, disponível na decolagem, com hélice Hartzell tripá de passo variável, também com asas retas e baixas, com pousos e decolagens em pistas de pouso curtas, mesmo com carga máxima.
Conhecido também como Embraer Ipanemão, um apelido
carinhoso dado pelos usuários do avião, é uma das melhores versões da família
Embraer Ipanema, com a introdução da tecnologia de pulverização eletrostática,
com a instalação de um aparelho de ar condicionado para melhorar a temperatura
da cabine de comando e com refinamentos aerodinâmicos para melhorar a
performance, como AG-Tips ou winglets nas pontas das asas, por exemplo, que,
neste caso, servem para evitar que as esteiras de vórtices
(“mini-turbulências”) de ponta de asa atrapalhem a aplicação dos produtos
químicos.
Além disso, foram introduzidos braços de despejo de
produtos químicos com novo desenho, mais aerodinâmico, e troca dos bicos
atomizadores, de metal para plástico.
Uma sub-versão chamada Embraer EMB-202A Ipanema foi
fabricada a partir de 2004, com a introdução do motor Lycoming IO-540 movido a
etanol, com potência aumentada para 320 hp na decolagem, com uma significativa
redução do custo operacional da aeronave, em torno de 20%, já que o combustível
automotivo de origem vegetal tem um preço bem inferior à AVGAS ou gasolina de
aviação. A partir de então, praticamente todas as unidades fabricadas passaram
a ser movidas a etanol.
EMBRAER EMB-203 IPANEMA
A fabricação em série do Embraer EMB-203 Ipanema foi iniciada em 2015 pela Unidade Embraer Botucatu, com a envergadura (comprimento entre uma ponta e outra das asas) aumentada para 13,3 metros, resultando em uma faixa de aplicação maior de produtos químicos e capacidade do reservatório químico aumentada para 1.175 litros. Trata-se da versão atual de fabricação da família Embraer Ipanema, a melhor versão da família, tracionada por um motor a pistão Lycoming IO-540 aspirado, bicombustível, movido a etanol ou gasolina de aviação, com potência de 320 hp, disponíveis na decolagem, com hélice Hartzell de passo variável, com pousos e decolagens em pistas de pouso curtas, mesmo com carga máxima.
Entre as modernizações e melhorias estão o cinto de
segurança com airbag, as novas alavancas de comando na cabine e pulverização
com velocidade constante.
ALTA TECNOLOGIA
O primeiro passo para tornar a aviação agrícola precisa e diminuir o desperdício de defensivos durante os trabalhos de pulverização foi a implementação da tecnologia DGPS no serviço de pulverização agrícola durante a década de 1990. O segundo passo para a chamada aviação agrícola de precisão foi a implementação da tecnologia de pulverização eletrostática, que torna mais precisa a viagem das partículas sólidas e líquidas, dependendo de cada caso, dos bicos até a planta a ser tratada, com distribuição homogênea sobre uma superfície vegetal mais ampla possível. Houve então uma redução considerável de cerca de 50 litros de líquido por hectare para cerca de 25 litros por hectare, graças ao carregamento do líquido pulverizado com carga elétrica, que é então atraído pelas plantas, que possuem carga neutra.
Pelo que se sabe, os primeiros estudos sobre a
pulverização eletrostática foram realizados pela College Station, do estado do
Texas, nos Estados Unidos, na década de 1960, que patenteou a tecnologia. A
primeira aeronave agrícola a usar essa tecnologia foi o Embraer EMB-202
Ipanema, a partir da década de 2000 e, atualmente, a tecnologia é largamente
empregada no Brasil.
MERCADO
A aviação agrícola é a atividade econômica produtiva especializada na prestação de serviços rurais com a utilização de aeronaves utilitárias diretamente na produção agrícola, pecuária, florestal e agroindustrial. Em um contexto mundial, entre os diversos serviços prestados pela aviação agrícola estão a aplicação de defensivos agrícolas, a distribuição de sementes, a aplicação de fertilizantes e, em alguns países, o manejo de gado de corte em grandes áreas rurais.
Ela é uma das principais peças integrantes da
atividade rural de larga escala no Brasil e em outros países. Ela faz parte da
aviação geral, que, por sua vez, é um dos segmentos da aviação civil. É
utilizada para diversas atividades rurais no Brasil, principalmente para
aplicação de fungicidas, inseticidas e herbicidas em lavouras de alimentos e de
matérias primas para uso na agroindústria.
Atualmente, a aviação agrícola é absolutamente
fundamental e indispensável para o adequado desenvolvimento e produtividade da
agricultura e da agroindústria brasileiras.
É importante não confundir a aviação agrícola com a
aviação executiva, pois a aviação agrícola está diretamente envolvida com a
produção agrícola e agroindustrial, enquanto a aviação executiva pode,
eventualmente, se envolver indiretamente com as atividades rurais, desde que
não haja impedimentos legais ou regulatórios para tal.
Por exemplo, a aviação agrícola é usada para
pulverização de lavouras, distribuição de sementes e combate a incêndios
florestais enquanto a aviação executiva pode ser usada para transporte do
proprietário rural e sua família da cidade para o campo ou de uma fazenda para
outra fazenda, transporte de empregados ou prestadores de serviços da fazenda,
como o administrador, o contador, o engenheiro agrônomo ou técnico agrícola, o
veterinário, o técnico de informática, e assim por diante, da cidade para o
campo ou entre fazendas, e também o transporte de medicamentos, como vacinas e
injeções, por exemplo, sementes, máquinas e equipamentos leves, sêmen de gado,
e documentos da área administrativa da fazenda.
A família de aviões agrícolas Embraer Ipanema é uma
das mais bem sucedidas do mundo, com mais de 1.400 unidades fabricadas desde a
década de 1970, a maioria comercializada aqui no Brasil e operada por empresas
especializadas e produtores rurais, o que é considerado um reflexo direto da
produção agrícola brasileira nessas décadas, umas das maiores produções do
mundo.
A aeronave também foi exportada, principalmente para
países sul-americanos, incluindo Uruguai e Bolívia.
O preço de um avião agrícola Embraer EMB-203 Ipanema
novo, de fábrica, movido a etanol, varia entre US$ 250 mil e US$ 300 mil,
dependendo do número de opcionais solicitados pelo comprador.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Aqui no Brasil, para pilotar profissionalmente um avião agrícola, como o Embraer Ipanema, é necessário ter um curso de piloto agrícola, chamado CAVAG, composto por 90 horas de aulas teóricas e 30 horas de aulas práticas em avião agrícola ou similar, incluindo disciplinas de toxicologia, calibração de aviões, produção agrícola, medicina de aviação, primeiros socorros, regulamentos de aviação agrícola, noções de DGPS - Differential Global Positioning Service e segurança de voo.
Os salários de pilotos agrícolas profissionais
experientes, pagos por empresas de aviação agrícola ou diretamente pelas
propriedades rurais, variam um pouco de estado para estado, podendo chegar a
até R$ 200 mil por safra / ano para os pilotos mais experientes.
Os pré-requisitos para ingressar na carreira de piloto
agrícola são os seguintes:
- Licença de Piloto Privado (brevê)
- Licença de Piloto Comercial
- Licença de Piloto Agrícola
- Certificado de Ensino Médio
- Certificado de Reservista Militar (homens)
O número de acidentes na aviação agrícola é proporcionalmente maior que na aviação executiva.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
EMBRAER EMB-202A IPANEMA
- Capacidade: 1 piloto;
- Reservatório químico ou hopper: 950 litros ou 750 kg;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 210 km/h;
- Comprimento: Aprox. 7,4 metros;
- Envergadura: Aprox. 12 metros;
- Altura: Aprox. 2,3 metros;
- Motorização (potência): Lycoming IO-540 aspirado, a etanol (320 hp);
- Hélice: Hartzell de três pás;
- Teto de serviço: Aprox. 3.500 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 1.800 kg;
- Alcance: Aprox. 1.000 quilômetros;
- TBO (tempo entre revisões) do Lycoming: 1.800 horas;
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros;
- Construção da fuselagem: Tubos de aço soldados, com revestimento de alumínio;
- Preço (no Brasil): Aprox.
EMBRAER EMB-202 IPANEMA
- Capacidade: 1 piloto;
- Reservatório químico ou hopper: 950 litros ou 750 kg;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 210 km/h;
- Comprimento: Aprox. 7,4 metros;
- Envergadura: Aprox. 12 metros;
- Altura: Aprox. 2,3 metros;
- Motorização (potência): Lycoming IO-540 aspirado (300 hp);
- Hélice: Hartzell de três pás;
- Teto de serviço: Aprox. 3.500 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 1.800 kg;
- Alcance: Aprox. 1.000 quilômetros;
- TBO (tempo entre revisões) do Lycoming: 1.800 horas;
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros;
- Construção da fuselagem: Tubos de aço soldados, com revestimento de alumínio;
- Preço (no Brasil): Aprox.
EMBRAER EMB-200 IPANEMA
- Capacidade: 1 piloto;
- Reservatório químico ou hopper: 580 litros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 200 km/h;
- Comprimento: Aprox. 7,4 metros;
- Envergadura: Aprox. 12 metros;
- Altura: Aprox. 2,3 metros;
- Motorização (potência): Lycoming O-540 aspirado, a gasolina (260 hp);
- Hélice: Hartzell de passo fixo;
- Teto de serviço: Aprox. 3.500 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox.
- Alcance: Aprox. 800 quilômetros;
- TBO (tempo entre revisões) do Lycoming: 1.800 horas;
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros;
- Construção da fuselagem: Tubos de aço soldados, com revestimento de alumínio;
- Preço (no Brasil): Aprox.
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Embraer (fabricante): https://agricultural.embraer.com/br/pt/sobre
TRÊS VISTAS
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- EJ Escola de Aviação: http://www.ej.com.br/aeronave/ipanema
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Piper_PA-25_Pawnee
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- NewsAvia: https://newsavia.com/queda-de-emb-200-ipanema-vitima-piloto-que-fazia-reverificacao-no-aviao/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-200
- Site Airway / UOL: https://www.airway.com.br/o-agricultor-aereo-da-embraer/
- Aero Agrícola Santos Dumont: http://www.aviacaoagricola.com.br/curso/1
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB_202_Ipanema
- Universidade Federal de Santa Catarina: http://www.dep.ufscar.br/docentes/morabito/alexander_gp07.pdf
- Wikimedia: Imagens
- Embraer (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.