SCHAEFER PHANTOM 345

SCHAEFER PHANTOM 345
SCHAEFER PHANTOM 365
SCHAEFER PHANTOM 375

INTRODUÇÃO
A Schaefer Phantom 345 é uma bonita embarcação bimotor para turismo e passeio, com capacidade para transportar e acomodar com razoável conforto até 10 pessoas de dia e 4 pessoas a noite, fabricada no Brasil a partir do início da década de 2000 pela Schaefer Yachts, um dos maiores e mais conhecidos estaleiros de pequenas e médias embarcações de lazer do Brasil.

As suas principais concorrentes são a Sea Ray 355, a Intermarine Atlantis, a Rio Star Gemini 37, a Colunna Sport Cruiser 32, a Cobra Infinity 30, a Sea Ray 455, a Ibaf Magna 323, a Bayliner 330, a Tecnoboats Noble 330, a Evolution 335 Express e Evolution 325 Express, a Sea Ray 395, a Brava 335, a Tecnoboats Futura 32, a Cimitarra 340 e a Power Boats Real 31.

A pequena lancha de passeio e turismo Schaefer Phantom 290, um pouco menor, e as pequenas lanchas cabinadas Schaefer Phantom 365 e Schaefer Phantom 375, ambas com praticamente o mesmo tamanho, mas com algumas melhorias e modernizações de projeto em relação à sua irmã Schaefer Phantom 345, também estão na mesma categoria de embarcações de lazer com comando aberto.

O ESTALEIRO SCHAEFER
O estaleiro catarinense Schaefer Yachts é um dos maiores estaleiros de pequenas e médias embarcações de lazer do Brasil e está entre os mais conhecidos e confiáveis fabricantes de pequenas embarcações de lazer do país. Ele foi fundado em 1992 pelo arquiteto naval e empresário Marcio Schaefer, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, e já fabricou mais de 3.500 embarcações pequenas e médias, principalmente para uso recreativo e esportivo, de turismo e de passeio.

Poucos anos após sua fundação, o estaleiro Schaefer Yachts conseguiu fechar contratos de exportação com revendedores de mercados exigentes e criteriosos, principalmente para a Europa Ocidental e América do Norte, incluindo Estados Unidos, o que na prática se tornou uma comprovação da qualidade de seus produtos.

O estaleiro brasileiro possui a certificação NMMA.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Schaefer Phantom 345 é uma pequena lancha cabinada bimotor de comando aberto, com capacidade para transportar com razoável conforto até 10 pessoas de dia, com cabine com uma cama de casal aberta na proa, para um casal passar a noite; mais uma cama de casal aberta ao lado da cabine / sala de passageiros. Essa bonita lancha tem um toalete compacto comum e fechado para todos os usuários da lancha.

Ela é a irmã das lanchas Schaefer Phantom 365 e Schaefer Phantom 375, estas lançadas anos depois para substituí-la na linha de montagem do estaleiro brasileiro Schaefer Yachts, com algumas melhorias e modernizações em relação ao projeto original da Schaefer Phantom 345, que foi usada como base para dar origem às duas belas irmãs. A Schaefer Phantom 375 é a mais moderna das três, lançada há alguns anos atrás, com capota rígida, inclusive, e ainda está em linha de produção seriada.

A Schaefer Phantom 345 possui comando aberto e bom acabamento geral, com a opção de estender uma capota mais ou menos flexível nos dias muito quentes. O seu cockpit aberto possibilita uma visão panorâmica para o ambiente externo, uma confortável praça de popa aberta com piso / assoalho com carpete / tapete náutico ou madeira nobre e uma cabine compacta fechada com sofá e TV com DVD, com uma cozinha compacta, integrada aos demais ambientes, ao lado da cabine / sala de passageiros.

O robusto casco da Schaefer Phantom 345 é fabricado em material composto de fibra de vidro e resina, com motorização composta por dois Mercruiser a diesel, com 230 hp / cada. Com o passar dos anos, após seu lançamento em 2001, mais opções de motorização foram colocadas à disposição dos clientes interessados em suas irmãs mais novas, a Schaefer Phantom 365 e Schaefer Phantom 375, que, aliás, ainda são fabricadas.

A Schaefer Phantom 345 é uma boa embarcação de turismo e passeio, com bom acabamento e painel básico, com o essencial para navegação, comunicação e controle da propulsão, por sua vez com motores acoplados a rabetas de hélices. No interior da embarcação, na sua cabine fechada, há uma cozinha compacta com bancada, microondas e refrigerador compacto, com cabine / sala principal compacta com ar condicionado e com TV e DVD, com cama de casal integrada aos demais ambientes e outra cama a meia-nau, também integrada.

De modo geral, de forma resumida, a embarcação foi projetada para atender as necessidades de até dois casais adultos; ou uma família de quatro pessoas, incluindo dois adolescentes, jovens ou crianças; ou um grupo de até quatro amigos e amigas passarem um final de semana com pernoites com conforto razoável, lembrando que a capacidade da caixa d'água é limitada. Portanto o uso de água deve ser moderado.

O cockpit tem GPS, sonda e rádio VHF.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Segundo a própria fabricante Schaefer Yachts, a lancha Schaefer Phantom 345 foi criada no Brasil, com a participação direta do designer Marcio Schaefer, o proprietário do estaleiro, que também participou diretamente das fases de desenvolvimento, com o uso de softwares específicos para o mercado náutico, com fabricação nacional em material composto, com o emprego de fibra de vidro e resina na sua fabricação. Parte do bom acabamento interno da embarcação é artesanal, embora sem muitos refinamentos e luxos.

Durante o desenvolvimento da embarcação, foram efetuados testes de durabilidade, corrosão, tração, flexão, viscosidade das resinas usadas no processo industrial das partes em material composto, medições, entre outros.

MERCADO
O Brasil é um dos maiores mercados de embarcações de lazer do planeta. O clima quente na maior parte do ano, o gosto do consumidor brasileiro por atividades recreativas de pesca, de turismo e de passeio, o desejo de praticar esportes aquáticos e do contato com a natureza exuberante da costa e dos rios brasileiros tornaram a indústria brasileira de turismo e de pesca com embarcações de lazer e esportes aquáticos uma das maiores do mundo. O Brasil também é um grande importador de produtos para esportes aquáticos, turismo aquático e de pesca esportiva.

A Schaefer Yachts é uma das maiores fabricantes brasileiras de pequenas embarcações de lazer. Ela possui a certificação americana NMMA, uma das mais exigentes do mundo, e os seus estaleiros estão localizados em Biguaçu, Palhoça e Florianópolis, esta a capital do estado de Santa Catarina. A empresa possui plantas industriais para construção de pequenas e médias embarcações e emprega diretamente, no total, mais de 700 pessoas, a grande maioria no Brasil.

A empresa também fabrica peças de reposição e firmou acordos com várias oficinas de manutenção para assistência técnica pós-venda de embarcações de lazer em vários estados da costa brasileira.

A lancha compacta Schaefer Phantom 345 e suas irmãs Schaefer Phantom 365 e Schaefer 375 são grandes sucessos de vendas do estaleiro catarinense Schaefer Yachts, com mais de 500 unidades fabricadas, muitas delas exportadas para Estados Unidos e Europa Ocidental. Entre as explicações para esse sucesso estão a seleção criteriosa de fornecedores de matérias primas, peças, partes e componentes usados na fabricação / montagem da embarcação e a sua relação custo / benefício, com preço competitivo.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade (dia): 10 passageiros;
  • Capacidade (noite): 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 11 metros;
  • Velocidade: Aprox. 45 km / h;
  • Pé direito da cabine: Aprox. 1,7 metro;
  • Peso sem passageiros:
  • Autonomia:
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 348 mil (usada / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Schaefer (divulgação): Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)