DASSAULT FALCON 900
Alguns
desses modelos de aviões não são mais fabricados, portanto só é possível
encontrá-los no mercado internacional de aeronaves usadas.
Ele foi criado pelo próprio departamento de engenharia e design da Dassault Falcon, com o auxílio do software CAD / CAM, este também criado pelo próprio Grupo Dassault. Ele é o primeiro avião, o modelo original, de uma série tecnicamente e comercialmente bem sucedida de aeronaves executivas de longo alcance, composta por versões melhoradas e lançadas nas décadas seguintes, o Dassault Falcon 900B, o Dassault Falcon 900EX, o Dassault Falcon 900C, o Dassault Falcon 900EX EASY, o Dassault Falcon 900DX, e, o mais recente de todos, o Dassault Falcon 900LX, ainda em linha de produção. Basicamente, a diferença entre esses aviões é o nível tecnológico dos sistemas hidráulico, mecânico, elétrico e eletrônico das versões seguintes, numa sequência de melhorias, com aumento gradativo de potência, alcance e nível de segurança, com a introdução de aviônicos aprimorados, inclusive.
CRIAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO
Logo acima, uma confortável e refinada opção de configuração de assentos e de acabamento para o Falcon 900, por meio de retrofit, com espaço interno de sobra para até 12 passageiros, mas com a possibilidade de uma configuração para até 15 passageiros. Essas cabines têm um corredor totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,8 metro acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar. Logo abaixo, uma opção de retrofit para o toalete do jato executivo, confortável e totalmente isolado da cabine de passageiros.
Os aviões com a marca Falcon fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos, formadas por modelos trimotores, uma tradição de décadas dentro da Dassault Aviation, e modelos bimotores, uma opção da fabricante para os clientes que preferem viajar em modelos impulsionados por dois motores. Essa fabricante não produz turboélices e aviões a pistão para o mercado de aviação executiva. Até o momento, praticamente todas as famílias de jatos executivos trimotores e bimotores da fabricante francesa foram bem sucedidos comercialmente.
Na década
de 1960 e 1970 surgiram os jatos executivos da primeira geração, o Dassault Falcon
20 e o Dassault Falcon 10, respectivamente, ambos bimotores projetados para
viagens interestaduais e internacionais. Depois, nas décadas de 1980 e 1990,
vieram os modelos de segunda geração, o Dassault Falcon 50, o Dassault Falcon
900 e Dassault Falcon 2000. Nas
décadas mais recentes, surgiram os modelos de terceira geração, entre eles o
Dassault Falcon 7X, com o chamado ultra longo alcance.
É
praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja
sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma
cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos
e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento,
telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem,
quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação,
começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete
e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas
geralmente aquecidas por microondas e/ou forno elétrico.
Durante a década de 1980, os executivos, projetistas e investidores da então Marcel Dassault, a
empresa antecessora da atual Dassault Aviation, acreditavam que havia um espaço
suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental
de médio porte, conhecido também como super
mid-size jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da
indústria aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de
conforto, segurança e desempenho.
O jato
executivo de médio porte e de alcance intercontinental Dassault Falcon 900 foi
projetado e desenvolvido pelos engenheiros e técnicos da fabricante francesa
Marcel Dassault desde o início da década de 1980. Ele já possuía na época asas
supercríticas enflechadas, claramente inspiradas nas asas do jato executivo
Dassault Falcon 50, com certificação para sobrevoar non-stop o Oceano Atlântico, entre a Europa Ocidental e a América
do Norte, sem necessidade de uma parada intermediária para reabastecimento no
meio do caminho. O seu extraordinário alcance (para os padrões da época, é
claro) de 6.400 quilômetros, com oito passageiros a bordo, era o suficiente
para viajar non-stop entre Nova York e Londres, por exemplo.
A
construção das asas enflechadas de perfil supercrítico e da espaçosa fuselagem
do Dassault Falcon 900 é convencional em alumínio e ligas metálicas. A
fabricante francesa Marcel Dassault foi uma das pioneiras na introdução do
perfil supercrítico de asa em jatos executivos. Ela é uma das mais tradicionais
e respeitadas fabricantes de jatos executivos do mundo.
A
combinação de velocidade e alcance do Dassault Falcon 900 possibilita ao
proprietário particular do jato, pessoa física ou pessoa jurídica, e aos
operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de propriedade
compartilhada, cumprirem missões típicas entre Nova York e Londres, por
exemplo, sobrevoando o Oceano Atlântico, sem necessidade de parada
intermediária para reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados
Unidos, partindo de Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa
leste, Nova York ou Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada
para reabastecimento. A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível,
já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um
sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM
– Reduced Vertical Separation Minimum (disponível como upgrade), um novo padrão de separação vertical reduzida entre aeronaves
dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.
O objetivo
dos executivos e projetistas da Dassault Aviation era fabricar um jato
executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado
por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop
interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais com ou sem paradas
para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo
de um jato executivo bem confortável, com cabine de passageiros de bom tamanho
para até 12 ou 15 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com
pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro traseiro de boa
capacidade, com acesso externo e interno; com galley com refrigerador para bebidas e água
mineral, cafeteira e forno elétrico ou de micro-ondas para aquecer refeições semipreparadas; e
com conjunto de aviônicos considerado completo para voos IFR – Instrument Flight Rules, na época.
Todas essas
facilidades e conveniências podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado
e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema
de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade
independente fornecedora de energia, disponível como opcional na época.
O
confortável Dassault Falcon 900 é uma aeronave derivada do jato executivo trimotor
Dassault Falcon 50, embora se trate de um modelo diferente de aeronave, com
cabine de passageiros mais espaçosa e confortável, por exemplo. Os engenheiros
da Marcel Dassault aproveitaram os conhecimentos e experiências adquiridos
durante o desenvolvimento e a fabricação seriada da família Falcon 50 para dar
origem a um modelo de aeronave diferente, mais confortável, mais sofisticado e
mais refinado.
O resultado
é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens internacionais e
intercontinentais, com potentes motores americanos Garrett TFE731 / Allied Signal TFE731, e com capacidade bastante
razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo
entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de
passageiros a bordo, do peso da bagagem, da altitude do aeródromo de origem, da
temperatura ambiente e do volume de combustível nos tanques. Para viagens
interestaduais, o avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura
ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até oito passageiros a
bordo e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada
de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do Estado de
Mato Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
apenas duas horas depois.
FALCON 900
O veloz Dassault Falcon 900 é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1980 na França pela Marcel Dassault, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.
Ele é o
modelo original da família Falcon 900, é um dos dez projetos dessa família, incluindo
três versões militares, todos pertencentes à linhagem Dassault Falcon, esta
composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos
interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de
médio porte. O Dassault Falcon 900 é um projeto derivado do modelo de jato
executivo Dassault Falcon 50, este um modelo trimotor clássico, da década de
1970, de menor capacidade e de menor alcance.
As asas enflechadas
de perfil supercrítico do Dassault Falcon 50 foram utilizadas como base para dar origem ao projeto do Dassault Falcon 900, e parte dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico,
mecânico (incluindo os motores) e pneumático do Falcon 50 também foi aproveitada para dar origem ao Falcon 900, embora a fuselagem de
perfil circular do Falcon 900 seja diferente, mais ampla, com comprimento e diâmetro maiores,
inclusive, com quase 12 metros de comprimento (incluindo galley, cabine de passageiros, toalete
e bagageiro), 1,8 metro de altura útil (pé-direito) na cabine e 2,3 metro de largura.
Durante a
década de 1980, ele foi um dos modelos de aeronaves preferidos de grandes
empresários, altos executivos, grandes artistas do cinema e da música e grandes esportistas. Ele foi
utilizado intensivamente também por dezenas de forças armadas da Europa
Ocidental, da América do Sul, do Oriente Médio e até da África para o
transporte de governantes, já que o seu alto índice de confiabilidade o tornava
um dos modelos mais adequados para essas missões.
Embora seja
considerado, dentro do meio aeronáutico, um modelo clássico de aeronave, ele
pode ser submetido a algumas modernizações e atualizações, conhecidas também
como upgrades e retrofits, para torná-lo mais adequado ao uso intensivo no transporte intercontinental e internacional de passageiros, inclusive com a instalação
de instrumentos para torná-lo apto à navegação RVSM – Reduced Vertical
Separation Minimum; instalação de APU – Auxiliary Power Unit nas unidades que
não saíram de fábrica com esse opcional; instalação do conjunto de aviônicos do
tipo EFIS – Electronic Flight Instrument
System, com instrumentos digitais, incluindo FMS – Flight Management System, EGPWS – Enhanced Ground Proximity Warning System e GPS – Global Positioning System; e, é
claro, uma reforma completa na cabine de passageiros, com assentos em couro ou
tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com sistema multimídia Airshow,
DVD player e CD player, TV por assinatura via satélite, telefone por satélite e
Internet por satélite.
O alcance
do Dassault Falcon 900 é de 6.400 quilômetros, com 8 passageiros a bordo e
bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar de Campinas, no estado do São Paulo, por exemplo, até Paris, na França, com apenas uma escala
para reabastecimento em Dacar, no Senegal.
FALCON 900B
O também veloz Dassault Falcon 900B é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, também com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 na França pela Dassault Aviation, a sucessora da fabricante Marcel Dassault.
Ele foi a primeira versão da família
Falcon 900, com fabricação seriada iniciada em 1991, com motores um pouco mais
potentes e alcance um pouco maior que seu antecessor. É um derivado direto do Dassault Falcon 900, mas com algumas melhorias, incluindo motores Garrett TFE731-5BR-1C com 4.750 libras
de empuxo em cada motor, totalizando 14.250 libras, mas mantendo praticamente os
mesmos números de consumo de combustível.
Assim como seu antecessor, a versão
Dassault Falcon 900B também pode ser submetida a algumas modernizações e
atualizações, conhecidas também como upgrades e retrofits, para torná-la mais
adequada ao uso intensivo no transporte intercontinental e internacional
de passageiros.
O alcance do Dassault Falcon 900B é de 6.600
quilômetros, com 8 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de combustível,
o suficiente para viajar de Campinas, no estado do São Paulo, por exemplo, até Los
Angeles, nos Estados Unidos, com apenas uma escala para reabastecimento em San
Juan, em Porto Rico.
FALCON 900EX
O moderno Dassault Falcon 900EX é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, também com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 na França pela Dassault Aviation.
Ele foi a segunda
versão da família Falcon 900, com fabricação seriada iniciada em 1996, com
motores mais potentes e alcance maior que o seu irmão Dassault Falcon 900B,
além de aviônicos modernizados, já dentro do conceito glass cockpit. É um derivado direto do Dassault Falcon 900B, mas com
algumas melhorias, incluindo motores Allied-Signal TFE731-60 mais potentes, com 5.000
libras de empuxo em cada motor, totalizando 15.000 libras, e com tanques de
combustível de maior capacidade, para um alcance maior.
Essa versão
foi desenvolvida pela Dassault Aviation em parceria estratégica com outras
indústrias e desenvolvedoras, que passaram a atuar então como fornecedoras de
peças, partes e componentes, incluindo a Alenia, da Itália; a Allied Signal /
Honeywell, dos Estados Unidos; a Hellenic Aircraft, da Grécia; a Latécoère, da
França; e a Sabca, da Bélgica.
Assim como
seu antecessor, a versão Dassault Falcon 900EX também pode ser submetida a
algumas modernizações e atualizações, conhecidas também como upgrades e retrofits,
para torná-la mais adequada ao uso intensivo no transporte
intercontinental e internacional de passageiros.
O alcance
do Dassault Falcon 900EX é de 7.600 quilômetros, com 8 passageiros a bordo e
bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar non-stop de Campinas, no estado do São Paulo, por exemplo, até a Cidade do México, a capital do país, sem
escala para reabastecimento.
Viagens
sobrevoando o Oceano Pacífico também são possíveis, com ou sem escalas para
reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
FALCON 900C
O moderno e sofisticado Dassault Falcon 900C é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida na década de 1990 e fabricada em série na França, a partir da década de 2000, pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo Dassault Falcon 900B, mas realizando uma variedade de melhorias.
Com o
sucesso de vendas do Dassault Falcon 900, do Dassault Falcon 900B e do Dassault Falcon 900EX, a Dassault
Aviation deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua família de
aeronaves Falcon 900, com o lançamento da terceira versão civil da família, o
Dassault Falcon 900C, que é um derivado direto do Falcon 900B, mas com
performance melhorada e sistemas melhorados, incluindo aviônicos mais modernos
e precisos. O Falcon 900B e a versão melhorada Falcon 900C são aeronaves
semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e asas.
Ele é uma versão melhorada e modernizada da família Falcon 900, é um dos sete projetos civis dessa família, um projeto diretamente derivado do modelo de jato executivo intercontinental Dassault Falcon 900B, mas com o acréscimo de itens de conforto, desempenho e segurança não presentes como itens de série no modelo anterior, como, por exemplo, a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade auxiliar de energia de solo e pressão pneumática para acionamento do aparelho de ar condicionado no solo, com os motores desligados; instalação do conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Honeywell Primus 2000, com instrumentos digitais, incluindo FMS – Flight Management System, EGPWS – Enhanced Ground Proximity Warning System e GPS – Global Positioning System, neste caso de 12 canais, e instrumentos certificados para RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum.
Além disso, a aeronave possui cabine de passageiros com assentos em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com sistema multimídia Airshow, DVD player e CD player, TV por assinatura via satélite, telefone por satélite e Internet por satélite, neste caso dependendo do ano de fabricação, alguns desses disponíveis na época como opcionais. A cabine de passageiros possui tomadas de 110 volts AC para carregamento de dispositivos móveis.
Desde o
início de sua fabricação em série, no ano 2000, o Dassault Falcon 900C já saía de
fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight
Instrument System, modelo Honeywell Primus 2000, composto por duas telas PFD -
Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel,
para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD -
Multi Function Display, ou multifunção, com moving map, inclusive. No console
central estão fixadas as interfaces do FMS - Flight Management System, que é o
sistema de gerenciamento de voo, modelo Honeywell FMZ-2000, da fabricante
americana Honeywell.
Um aparelho
complementar de navegação, conhecido no meio aeronáutico como IRS – Inertial
Reference System ou, simplesmente, inercial, modelo Honeywell IRS LaserRef IV,
foi introduzido como item de série no Dassault Falcon 900C, o que ajuda a
tornar as viagens ainda mais precisas e seguras. Além desses instrumentos
citados acima, ele foi fabricado também com TCAS – Traffic Collision Avoidance
System, modelo TCAS 4000, fabricado pela Rockwell Collins, conhecida atualmente
como Collins Aerospace, uma subsidiária da United Technologies; radar com
detector de tesoura de vento; e EIED – Engine Indication Electronic Display,
com algumas funções equivalentes às funções do EICAS – Electronic Indicating
and Crew Alerting System.
Trata-se de
um avião sofisticado, completo e seguro: Ele possui ainda o radar meteorológico
Honeywell Primus 880; o Flight Data Recorder e o Cockpit Voice Recorder,
conhecidos popularmente como “caixas-pretas”; sistema ELT (sinalização de
emergência, acionada automaticamente em caso de forte impacto com o solo) com
três frequências; e CDU – Control Display Unit, para receber imagens
meteorológicas de satélites e mensagens escritas do controle de tráfego da
região sobrevoada; dentre outros itens.
Como itens
opcionais, foram colocados à disposição dos operadores do Dassault Falcon 900C
o sistema de telefonia por satélite SatCom 6000, da Collins, com seis canais; o
stormscope, instrumento útil para complementar as imagens fornecidas pelo radar
meteorológico de bordo da aeronave; microcâmeras instaladas em pontos estratégicos da aeronave, para
tornar mais seguro o taxiamento em aeroportos congestionados e checar se o trem
de pouso foi baixado e/ou levantado corretamente, por exemplo; entre outros itens.
O motor
turbofan Honeywell TFE731-5BR-1C é uma opção moderna e confiável de propulsão
projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, bem mais
econômico e menos poluente que motores turbojato. A potência do Dassault Falcon
900C foi mantida em relação ao Dassault Falcon 900B, mas foi melhorada em
relação ao Dassault Falcon 900, o modelo original da família.
No compartimento
do nariz do Dassault Falcon 900C estão fixados aviônicos, incluindo a antena do
radar meteorológico. O sistema elétrico do avião é redundante, com quatro
geradores de 28 volts DC, sendo um gerador movido por cada motor e um gerador
complementar que integra a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade independente
para geração de energia complementar. O sistema hidráulico do avião também é
redundante, caso contrário não estaria falando de um avião intercontinental.
Trata-se de um sistema hidráulico duplo, com dois sub-sistemas independentes,
sendo o sub-sistema número 1 composto por duas bombas hidráulicas, uma no motor 1 e outra no motor 3, e o sub-sistema número 2 com uma bomba hidráulica diretamente acoplada ao motor 2 e mais uma bomba suplementar elétrica, totalizando quatro bombas, sendo três bombas acopladas aos motores, na configuração 1 para cada
motor, complementadas pela bomba auxiliar elétrica.
Uma
combinação do sistema hidráulico com o sistema elétrico é responsável,
dependendo de cada caso, pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso,
dos slats, dos flaps, dos speed brakes, do wheel steering (controle da roda de
nariz), do leme e do profundor. Na essência, o Dassault Falcon 900C não é
fly-by-wire. Os ailerons, o leme e o profundor possuem conexão via cabos /
hastes e roldanas com os manches na cabine de comando. Assim, em condições
normais de operação a atuação é hidráulica, portanto bem leve para os pilotos. Porém, em caso de falha total do sistema hidráulico, o que é pouquíssimo provável, é
possível manter o controle sobre a aeronave, embora com os controles pesados e um pouco de lentidão nas manobras.
Ele não
possui stick shaker e stick pusher, pois a aeronave possui
cauda cruciforme, o que, em alguns casos, dispensa a necessidade desses
recursos de segurança. Ele só possui um reversor de empuxo, o do motor interno.
Além disso, a sua APU – Auxiliary Power Unit é elétrica e pneumática e suas
baterias são de 23 ampères.
O sistema
de alimentação de combustível do Dassault Falcon 900C também é redundante, pois
além das bombas de combustível, ele possui um sistema complementar de
pressurização dos tanques, o que significa que na remota probabilidade de falha das bombas de combustível em um momento crítico, como uma decolagem, por
exemplo, o querosene de aviação continua fluindo para os motores por meio da
pressão do ar nos tanques, até a situação ser normalizada ou contornada. São três
tanques de combustível pressurizados, um em cada asa e um na fuselagem.
As asas de
perfil supercrítico e de enflechamento moderado foram projetadas para permitir
a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos tranquilos em
pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a uma combinação de
dispositivos hipersustentadores, composta por slats nos bordos de ataque e
flaps Fowler de fenda dupla nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar
do Aeroporto de Viracopos, em Campinas – S.P., com oito passageiros a bordo e
tanques quase cheios, às cinco horas da manhã, com uma escala para reabastecimento
em Porto Rico, no Caribe, e chegar a Winnipeg, no Canadá, pouco depois
do anoitecer, por exemplo.
Para quem
precisa viajar com frequência para a Europa Ocidental, África e América do
Norte o Dassault Falcon 900C é uma das melhores opções de compra. Pra quem
viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais
aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou seus
principais concorrentes. Pelo menos uma empresa de táxi-aéreo no Brasil opera os aviões da família Falcon 900, a Air Charter Service, com escritório em São Paulo, capital. Outras grandes empresas de táxi-aéreo do Brasil, TAM Aviação Executiva, Líder Aviação e Icon Aviation, operam aviões
concorrentes da Dassault Aviation, incluindo Cessna, Beechcraft / Hawker,
Embraer e Gulfstream.
O sistema
elétrico do jato executivo Dassault Falcon 900C é composto por uma APU –
Auxiliary Power Unit para complementar o fornecimento de energia elétrica ou
manter os sistemas da aeronave energizados no solo, quando os motores estão
desligados, o que significa que praticamente todos os itens de
telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser usados
antes da decolagem e depois do pouso.
O avião
possui pequenas telas de cristal líquido espalhadas pela cabine de passageiros.
Elas integram o sistema de mídia da cabine de passageiros, composto pelo DVD
player e CD player, com saída para fone de ouvido estéreo em cada uma delas.
Também é possível acompanhar em tempo real a posição da aeronave em um mapa
móvel em duas telas de cristal líquido instaladas na cabine de passageiros, o
chamado Airshow. O acabamento é requintado, com assentos revestidos em couro ou
tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com galley e toalete com
detalhes em madeira nobre.
A cabine de
passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído a
bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem espaço suficiente para malas
e bolsas de até 8 passageiros, com pressurização e aquecimento. Assim, os
passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus
shampoos, perfumes e desodorantes. O nível de conforto dentro da aeronave chega
a um ponto extremo, com dois toaletes separados e totalmente isolados, uma na
frente, para a tripulação, e um atrás, para os passageiros.
O alcance
do Dassault Falcon 900C é de 6.600 quilômetros, com 8 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar de
Campinas, no Estado do São Paulo, até Londres, na Inglaterra, com apenas uma
escala para reabastecimento em Dacar, no Senegal, por exemplo.
FALCON 900EX EASY
O sofisticadíssimo Dassault Falcon 900EX EASY é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada na França, a partir da década de 2000, pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento os modelos Dassault Falcon 900EX e Dassault Falcon 900C, mas realizando uma variedade de melhorias, principalmente em relação aos aviônicos.
Com o sucesso de vendas do Dassault
Falcon 900, do Dassault Falcon 900B, do Dassault Falcon 900EX e do Dassault
Falcon 900C, a Dassault Aviation deu continuidade ao programa de
desenvolvimento de sua família de aeronaves Falcon 900, com o lançamento da quarta
versão civil família, o Dassault Falcon 900EX EASY (pronuncia-se Ízi), que é um derivado dos
modelos anteriores, mas com aviônicos mais modernos e precisos. O Falcon 900EX
EASY é a versão melhorada dos modelos anteriores, são aeronaves semelhantes no
design e na estrutura de fuselagem e asas.
Ele é uma versão melhorada e modernizada
da família Falcon 900, é um dos sete projetos civis dessa família, um projeto
diretamente derivado dos modelos anteriores, mas desta vez com a instalação de
uma avançada cabine de comando totalmente glass
cockpit de altíssima precisão, com alta tecnologia embarcada, equipado com
o que havia de melhor na década de 2000, para uso civil, e que até hoje
impressiona até os mais exigentes operadores.
Ele começou a ser fabricado em série em
2004, com o acréscimo de itens de conforto, desempenho e segurança não
presentes como itens de série nos modelos anteriores, como, por exemplo, a
instalação de um então novíssimo conjunto de aviônicos do tipo EFIS –
Electronic Flight Instrument System, modelo Honeywell Primus Epic, com quatro
grandes telas de LCD – Liquid Cristal Display de 14 polegadas, assumindo as
funções de interface do FMS – Flight Management System; do EGPWS – Enhanced
Ground Proximity Warning System; do GPS – Global Positioning System, neste caso
de 12 canais; dos instrumentos certificados para RVSM – Reduced Vertical
Separation Minimum; do IRS Honeywell Laseref V, o inercial; e do TCAS II; dentre
outros.
A aeronave possui assentos em couro ou
tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com sistema multimídia Airshow,
DVD player e CD player, TV por assinatura via satélite, telefone por satélite e
Internet por satélite. A cabine de passageiros possui tomadas de 110 volts AC
para carregamento de dispositivos móveis.
Desde o início de sua fabricação em
série, no ano de 2004, o Dassault Falcon 900EX EASY já saía de fábrica com um
moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument
System, modelo Honeywell Primus Epic, composto por duas telas PFD - Primary
Flight Display ou PDU – Primary Display Unit, as telas primárias, uma do lado
esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto; e uma
tela MFD - Multi Function Display ou MDU – Multi Display Unit, ou multifunção,
com moving map, inclusive, localizada no centro do painel. A interface do FMS –
Flight Management System foi transferida para o MDU – Multi Display Unit e as funções de interface do DEEC – Digital Electronic Engine Control ou EIED –
Engine Indication Electronic Display está disponível na quarta tela de 14
polegadas, localizada no console central.
Na cabine de comando, dentre as diferenças entre o Dassault Falcon 900EX EASY e seus irmãos antecessores estão o IRS – Inertial Reference System, modelo Honeywell IRS LaserRef V; o acréscimo do autothrottle ou acelerador automático; do teclado; do CCD – Course Control Device, uma espécie de dispositivo com função semelhante ao de um mouse; e do HUD - Head-Up Display, modelo Flight Dynamics HGS 4860, dentro da categoria CAT IIIa de aproximação, a mais avançada e precisa. O HUD - Head-Up Display, por exemplo, é uma maravilha tecnológica. Ele é uma tela semi-transparente fixada na altura dos olhos do piloto da aeronave. Nela são projetadas as indicações do eixo da pista de pouso logo à frente, a altura do avião em relação ao solo sobrevoado e a velocidade aerodinâmica, auxiliando assim o piloto nas manobras de aproximação e pouso, sem que ele precise baixar a cabeça para visualizar essas informações no painel e no console.
O motor turbofan Honeywell TFE731-60 é o
mesmo utilizado para impulsionar o antecessor Dassault Falcon 900EX, uma opção
moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos.
A potência do Dassault Falcon 900EX EASY foi mantida em relação ao Falcon 900EX,
com 5.000 libras de empuxo em cada motor, disponível na decolagem, totalizando
15.000 libras, e a capacidade dos tanques aumentou um pouco, o que resultou em
aumento do alcance para 7.800 quilômetros.
FALCON 900DX
O também sofisticadíssimo Dassault Falcon 900DX é uma moderna aeronave trimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em série na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 900EX EASY, da mesma família.
De forma
resumida, ele tem quase tudo o que o Dassault Falcon 900EX EASY possui, exceto
o alcance, já que a capacidade dos seus tanques de
combustível é menor, portanto o seu peso máximo de decolagem também é menor.
O motor turbofan Honeywell TFE731-60 é o mesmo utilizado para impulsionar o antecessor Dassault Falcon 900EX EASY, com potência mantida em 5.000 libras de empuxo em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 15.000 libras, com TBO - Time Between Overhaul de 7.000 horas ou mais, e a capacidade dos tanques foi reduzida em relação ao Falcon 900EX EASY, o que resultou em um alcance de 6.600 quilômetros, o que, na verdade, não é pouco.
FALCON 900LX
O Dassault Falcon 900LX é uma moderna aeronave trimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em série na França a partir da década de 2010 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 900EX EASY, da mesma família.
É um modelo
melhorado da família Falcon 900, com fabricação em série iniciada em 2010, com
a adição de winglets nas pontas das asas, para melhorar a eficiência da
aeronave, com alcance melhorado para 8.000 quilômetros, o suficiente para
viajar non-stop de Campinas até Houston / Texas, por exemplo, sem escala para
reabastecimento.
De forma
resumida, ele tem tudo o que o Dassault Falcon 900EX EASY possui, mas com
algumas melhorias de aviônica e de aerodinâmica. Por exemplo, alguns anos após
o início da fabricação seriada, a Dassault Aviation passou a disponibilizar no
Dassault Falcon 900LX um conjunto de aviônicos aprimorado, chamado EASY II, com
visão sintética do terreno sobrevoado, disponível nas telas de 14 polegadas; instalação
de equipamentos para aproximações do tipo RNAV LPV, utilizando sinais de precisão
aumentada do sistema GPS, via WAAS ou EGNOS; capacidade para aproximações do
tipo RNP e RNP-AR; pacote FANS 1, com capacidade de comunicação de dados do
avião com os órgãos de controle de voo; e capacidade ADS-C, ADS-B e CPDLC.
Além disso,
o EGPWS passou a ter a função RAA, para melhorar a orientação espacial da
tripulação sobre as áreas de táxi, estacionamento e pista de pouso do aeródromo;
cartas Jeppesen mais completas; o piloto automático passou a ter a função de
descida automática de emergência em caso de despressurização acidental e perda de consciência da tripulação, por hipóxia, por exemplo; e o sistema de informações
meteorológicas via satélite XM Weather, disponível em território americano.
Em outras
palavras, o sofisticadíssimo Dassault Falcon 900LX possui o sistema RAAS –
Runway Awareness Advisory System, que avisa, por meio de voz sintética, no
momento do pouso, sobre o restante de pista disponível para frenagem, alertando
a tripulação sobre uma eventual excursão de pista; o ATN – Aeronautical
Telecomunications Network, que avisa preventivamente o controle de tráfego
aéreo caso a tripulação se desvie, inadvertidamente, de sua rota programada no
plano de voo; o FANS – Future Air Navigation System, que permite à tripulação a
comunicação direta com o controle de tráfego e de torre, por meio de mensagens
eletrônicas via datalink, sobre autorizações de pouso e decolagem, por exemplo;
o CPDLC – Controller Pilot Datalink Comunication; o ADSB – Automatic Dependent
Surveillance Broadcast; e o ADM – Automatic Descent Mode, que assume
preventivamente o controle da aeronave e realiza uma descida controlada, para
níveis de voo mais baixos, caso haja problemas no sistema de pressurização da
aeronave, o que poderia causar hipóxia (perda de consciência) na tripulação.
Os aviões
da família Falcon 900 são o resultado de duas décadas seguidas de acúmulo de
experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da
Dassault Aviation na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com
motorização a jato. Esses aviões reúnem praticamente tudo o que de melhor a
fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia
Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e
melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos da linhagem
Dassault Falcon.
O Dassault
Falcon 900 foi projetado e anunciado ao mercado, pela Dassault Aviation, em 1984,
com a sua fase de testes práticos para certificação nos anos seguintes e sua
fabricação em série foi iniciada em 1986, após a obtenção das certificações
europeia e americana. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento,
verificou-se que seria possível manter ou melhorar o baixo arrasto aerodinâmico
em várias partes da estrutura do novo projeto, mantendo as várias tecnologias,
entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com suas
carenagens em quase toda a parte inferior traseira da fuselagem, até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é
fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o
máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a
fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o
máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos
motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.
Mas as
melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também por manter slats e
flaps para manter dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais
baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar
possível o trecho final de aproximação em torno de 215 km/h, próximo à
cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos,
dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da
aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma
aeronave veloz e de longo alcance.
Curiosamente,
a Dassault Aviation dispensou o uso de aquecedores ou bordas pneumáticas sobre
a empenagem traseira da aeronave. Segundo a fabricante francesa, o projeto foi
realizado de tal forma que não há necessidade de aquecedores ou botas nos
estabilizadores horizontais e vertical. Por outro lado, um sistema anti-ice foi
mantido nas asas principais da aeronave.
Um dos três
motores dos aviões da família Falcon 900 está fixado dentro do cone de cauda,
com uma entrada de ar localizada sobre o cone de cauda, e com uma saída de ar na extremidade do cone de cauda, onde está fixado um reversor de empuxo atuado hidraulicamente, o único reversor da aeronave.
SEGURANÇA
DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
Os aviões
da família Falcon 900 são considerados modelos de aeronaves muito seguros. Até o
momento foram registrados dois acidentes graves com vítimas fatais, sendo um
deles causado por falha de funcionamento do piloto automático, o equivalente a menos de 1% do número total de aeronaves fabricadas.
Logo acima, o cockpit ainda moderno de um dos primeiros modelos da família Falcon 900, da década de 1980, ainda com conjunto de aviônicos EFIS com tubos de raios catódicos. Logo abaixo, a versão Falcon 900C, da década de 1990, com aviônicos EFIS em telas de cristal líquido, mais modernas, mais leves, mais eficientes e mais completas.
A Dassault Falcon possui uma subsidiária própria para vendas e assistência técnica dos seus modelos de jatos no Brasil, a Dassault Falcon do Brasil. A empresa tem atualmente um estoque de peças de reposição e oficina de manutenção de jatos no município de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 3 X Garrett TFE731-5AR-1C (4.500 libras / cada);
- Aviônicos: Rockwell Collins, com FMS;
- Upgrades e retrofits: EFIS em LCD e Winglets;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 20.000 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Alcance: Aprox. 6.400 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,8 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 3 X Allied Signal TFE731-5BR-1C (4.750 libras / cada);
- Upgrades e retrofits: EFIS em LCD e Winglets;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 20.500 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Alcance: Aprox. 6.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 4,8 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 ou 2 co-pilotos (revezamento) e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 3 X Allied Signal TFE731-60 (5.000 libras / cada);
- APU:
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
- Aviônicos: Inercial Honeywell, EGPWS e TCAS II;
- Asa: Supercrítica, com slats e flaps Fowler
- Retrofit: Winglets;
- Tanques combustível: Pressurizados;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 21.900 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 2.100 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Alcance: Aprox. 7.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 10 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-5BR-1C (4.750 libras / cada);
- Motorização: Com DEEC - Digital Electronic Engine Control;
- APU:
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
- Aviônicos: Inercial Honeywell Laseref IV;
- Aviônicos: TCAS Collins 4000;
- Aviônicos: Honeywell Primus 880 (radar meteorológico);
- Aviônicos: FMS Honeywell FMZ-2000, com RVSM;
- Retrofit: Winglets;
- Trem de pouso: Messier Dowty;
- Freios:
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 20.600 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Alcance: Aprox. 6.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 8 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 ou 2 co-pilotos (revezamento) e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-60 (5.000 libras / cada);
- APU:
- Aviônicos: EFIS Honeywell EASY, com HUD (opcional);
- Aviônicos: Inercial Honeywell Laseref V, EGPWS e TCAS II;
- Asa: Supercrítica, com slats e flaps Fowler
- Retrofit: Winglets;
- Tanques combustível: Pressurizados;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 21.900 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 2.100 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Alcance: Aprox. 7.800 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 15 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-60 (5.000 libras / cada)
- APU:
- Aviônicos: EFIS Honeywell / Dassault EASY;
- Retrofit: Winglets;
- Peso máximo de decolagem: Aprox.
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Alcance: Aprox. 6.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 13 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 ou 2 co-pilotos (revezamento) e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-60 (5.000 libras / cada);
- APU:
- Aviônicos: EFIS Honeywell / Dassault EASY II, com HUD;
- Winglets: Material composto;
- Flaps: Fowler, com fenda dupla;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 22.000 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 2.100 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Alcance: Aprox. 8.000 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 48 milhões (novo);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 25 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Aileron (Indústria Aeronáutica)
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Indústria Aeronáutica)
- Trimotor (Indústria Aeronáutica)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft (Indústria Aeronáutica)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Bimotor (Indústria Aeronáutica)
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global Express
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Monomotor (Indústria Aeronáutica)
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Beechcraft Hawker 4000
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Paul Mauriat (Música)
- Dassault Falcon 50
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Bombardier Challenger
- Leonardo AW119 Koala
- Echostar Corporation
- Contratos (Direito)
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Ford do Brasil
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Pilatus PC-24
- General Motors do Brasil
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Bombardier Global 6000
- Cessna Citation Ultra
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Sistema Métrico Decimal
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Cessna Citation XLS
- Bell 430
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation VII
- Bombardier Learjet 40
- Gulfstream G450 e Gulfstream IV
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft Hawker 750
- Raytheon Hawker 1000
- British Aerospace 125-1000
- Unilever Brasil
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Airbus H120
- Aquecedor Solar de Água
- Honda HA-420 HondaJet
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Dassault Falcon (em inglês): https://www.dassaultfalcon.com/en/Aircraft/Models/900LX/Pages/overview.aspx
- Dassault Falcon (em inglês): https://www.dassaultfalcon.com/en/Support/worldwide-presence/Pages/Dassault-Aircraft-Services-Sorocaba.aspx
- Air Charter Service: https://www.aircharter.com.br/aircraft-guide/private/dassault-france/dassaultfalcon900exdxlx
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Dassault-Falcon-900/index
- Blogosfera / UOL: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2019/02/20/neymar-tem-jato-de-us-166-mi-veja-avioes-de-outros-boleiros-milionarios/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Falcon_900
- Aerospace Technology (em inglês): http://www.aerospace-technology.com/projects/900c/
- Premier Jet Aviation (em inglês): http://jetav.com/dassault-falcon-900-specs-description/
- Site Jet Advisors (em inglês): https://jetadvisors.com/falcon-900dx/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Dassault-Falcon-900/specs
- Dassault Aviation (em inglês): https://www.dassault-aviation.com/en/passion/history/1916-to-this-day/1986-2000/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Garrett_TFE731
- International Jet (em inglês): http://www.internationaljet.com/dassault-falcon-900b.html
- Barrie Aircraft (em inglês): https://barrieaircraft.com/dassault-falcon-900.html
- Dassault Aviation (em inglês): https://www.dassault-aviation.com/en/civil/falcon-family/falcon-900lx/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/dblist.php?AcType=F900
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/CATIA
- Dassault (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.