CIRRUS AIRCRAFT

CIRRUS DESIGN
CIRRUS AIRCRAFT

INTRODUÇÃO
Logo acima, o logotipo atual da americana Cirrus Aircraft, uma das maiores e mais inovadoras fabricantes de aeronaves leves a pistão do mundo, e, logo abaixo, o Cirrus SR22, um dos seus principais produtos, um dos monomotores a pistão mais modernos e mais vendidos do mundo, ainda em linha de produção seriada.

A Cirrus Aircraft é uma grande, inovadora e ousada fabricante norte-americana de aeronaves de pequeno porte fundada nos Estados Unidos em 1984 pelos projetistas Dale Klapmeier, Alan Klapmeier e Jeff Viken. Atualmente, a Cirrus Aircraft é propriedade da grande fabricante estatal chinesa CAIGA - China Aviation Industry General Aircraft, mas a Cirrus fabrica as aeronaves nos Estados Unidos.

Atualmente, a Cirrus Aircraft é uma das maiores fabricantes de aviões monomotores a pistão do mundo, com mais de 7.000 unidades fabricadas desde sua fundação. A Cirrus é considerada uma das mais inovadoras, ousadas e sofisticadas fabricantes de aeronaves leves a pistão do mundo. Atualmente, a sede da Cirrus Aircraft está localizada em Duluth, no estado americano de Minnesota.

A Cirrus Aircraft, conhecida também como Cirrus Design, é mais conhecida atualmente por equipar os seus modelos de monomotores leves a pistão com o CAPS – Sistema de Paraquedas Cirrus, que pode ser acionado em voo caso o único motor falhe. Segundo o fabricante, até hoje esse sistema de segurança foi acionado em voo muitas vezes e conseguiu salvar mais de 150 pessoas a bordo das aeronaves acidentadas.

As principais concorrentes da Cirrus Aircraft são a americana Textron Aviation, proprietária das marcas Cessna e Beechcraft, de aviões monomotores e bimotores a pistão e turboélice; a também americana Piper Aircraft, uma grande fabricante de aeronaves monomotoras e bimotoras a pistão e turboélice; a francesa Daher Socata, fabricante dos monomotores turboélices para uso executivo da família TBM; a americana Mooney Aircraft, fabricante de monomotores a pistão; e a americana Maule Aircraft, fabricante de monomotores a pistão.

HISTÓRIA DA EMPRESA

Logo acima, o pequeno monomotor a pistão para uso executivo Cirrus SR20, um dos modelos mais bem sucedidos do mercado aeronáutico mundial. Logo abaixo, o jatinho monomotor Cirrus SF50 Vision, o novo produto da Cirrus Aircraft, que também é produzido em série nos Estados Unidos e já pode ser considerado um sucesso de vendas.

A Cirrus Design foi formada na década de 1980 em Baraboo, estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, pelos irmãos Dale Klapmeier e Alan Klapmeier, e pelo engenheiro Jeff Viken. O primeiro modelo de aeronave fabricado pela empresa foi o Cirrus VK-30, um monomotor a pistão de quatro lugares construído em material composto, que não teve sucesso, mas, anos mais tarde, foi usado como base para a criação e o desenvolvimento do Cirrus SR20 e do Cirrus SR22, esses sim dois grandes sucessos de vendas da marca americana, com mais de 7.000 unidades fabricadas até o momento. Em 1994, a sede da empresa foi transferida de Wisconsin para o Aeroporto Internacional de Duluth, no estado norte americano de Minnesota.

Com ajuda da NASA – National Aeronautics and Space Administration dos Estados Unidos, a equipe de engenheiros da Cirrus Aircraft conseguiu alcançar um alto nível de sofisticação e refinamento na criação e desenvolvimento de asas para aeronaves leves a pistão, conceito que posteriormente teve como consequência natural a criação, o desenvolvimento e o lançamento do Cirrus SR20 e do Cirrus SR22 na década de 1990, dois grandes sucessos de vendas no mercado mundial de aeronaves leves a pistão, ambos fabricados em série e em grande quantidade a partir do ano 2000.

Em 2001, a empresa de investimentos americana Crescent Capital adquiriu uma participação de 58% na Cirrus Aircraft, tornando-se a sócia majoritária da empresa. Em 2005, foram iniciados estudos preliminares para a criação de um modelo de jato monomotor para uso executivo. O desenvolvimento do jato Cirrus SF50 Vision foi atrasado por anos devido à forte recessão econômica americana de 2008, com a conclusão do projeto e sua certificação pela FAA – Federal Aviation Administration sendo alcançada somente alguns anos após a aquisição da empresa, em 2011, pela CAIGA – China Aviation Industry General Aircraft, que se comprometeu com autoridades locais a manter empregos nos Estados Unidos e colocar dinheiro na empresa para dar continuidade ao desenvolvimento do jatinho.

INOVAÇÃO
Logo acima, imagens do acionamento do CAPS, um paraquedas balístico de segurança, um dos mais impressionantes equipamentos de segurança do Cirrus SR20 e do Cirrus SR22, um forte argumento de vendas da Cirrus Aircraft, que se tornou em poucos anos uma das maiores fabricantes de aviões executivos do mundo. É um equipamento de série, já incluso no preço básico dos dois modelos de aeronaves. Logo abaixo, a alta tecnologia em aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, disponível de série em todos os modelos Cirrus SR20 e Cirrus SR22.

A Cirrus inovou fortemente o mercado aeronáutico mundial ao introduzir simultaneamente ousados conceitos de engenharia aeronáutica, somando as tecnologias de asa com dois ângulos de ataque diferentes na mesma estrutura de asa, longarinas fabricadas em fibra de carbono, controle de voo acionado por sidesticks, material composto (fibra de vidro e resina) empregado intensivamente na fabricação da fuselagem e asas da aeronave, resultando em um conjunto mais leve e mais resistente que aeronaves construídas basicamente em alumínio e ligas metálicas, entre outras inovações.

O material composto (combinação de diferentes materiais, entre eles a fibra de carbono ou a fibra de vidro e a resina epóxi) desgasta menos que o alumínio, não sofre corrosão porque não é metal, é mais leve e mais resistente que estruturas em alumínio e ligas metálicas, entre outras vantagens.

A Cirrus Aircraft foi a primeira fabricante de aeronaves certificadas do mundo a incluir um conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System no cockpit de um monomotor a pistão de quatro lugares, foi a primeira do mundo com assentos projetados para suportar impactos de até 26G, em caso de acidente, e foi a primeira a disponibilizar, como item de série, o paraquedas se segurança para o caso de falha de funcionamento do único motor.

MERCADO

Logo acima, o interior refinado de um Cirrus SR22, com assentos em couro e espaço interno suficiente para até quatro pessoas, incluindo o piloto. Algumas versões estão configuradas para quatro adultos e uma criança. Logo abaixo, o interior também refinado do pequeno monomotor Cirrus SF50 Vision, com alta tecnologia e segurança, com até sete assentos para passageiros e piloto.

Atualmente, a Cirrus Aircraft está em competição com outras grandes e tradicionais fabricantes de aeronaves leves a pistão e jatinhos leves, disputando um grande mercado mundial que movimenta centenas de milhões de dólares anualmente, entre eles a Textron Aviation (Cessna e Beechcraft), a Piper Aircraft, a Mooney Aircraft,  a Daher Socata e a Honda Aircraft.

A Cirrus Aircraft é representada no Brasil pela Plane Aviation, sediada em Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, que também presta serviços de manutenção de aeronaves da marca Cirrus. Essa empresa brasileira também representa a marca americana de aviões a pistão Maule Aircraft, inclusive venda e manutenção.

FICHA TÉCNICA
PERFIL DA EMPRESA
  • Nome: Cirrus Aircraft
  • Razão Social:
  • Matriz: CAIGA – China Aviation Industry General Aircraft;
  • Principais produtos: Cirrus SR20, Cirrus SR22 e Cirrus SF50 Vision;
  • Fundadores: Alan Klapmeier e Dale Klapmeier;
  • Sede: Duluth, Minnesota, Estados Unidos;
  • Fábricas e manutenção: Grand Forks, em Dakota do Norte, e Knoxville, no Tennessee;
  • Presidente: Zean Nielsen;
  • Empregados: Aprox. 1.300 pessoas, a maioria nos Estados Unidos;

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Cirrus_Aircraft
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrus_Aircraft
  • Cirrus Aircraft (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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