EMBRAER PHENOM 300
EMBRAER PHENOM 300
EMBRAER EMB-505 PHENOM
300
EMBRAER PHENOM 300E
INTRODUÇÃO
Logo acima, o confortável Embraer Phenom 300, o segundo modelo da moderna família de jatos executivos Embraer Phenom, fabricado pela Embraer a partir da década de 2000. Logo abaixo, o Embraer Phenom 300E, uma sub-versão melhorada do Embraer Phenom 300, lançada recentemente, com algumas melhorias de sistemas, incluindo aviônicos melhorados.
O Embraer Phenom 300 é uma confortável aeronave bimotor executiva de porte médio e alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente sete, oito ou nove passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca americana Pratt & Whitney, projetada para viagens interestaduais e internacionais, criada, desenvolvida e fabricada em série e em larga escala no Brasil, a partir da década de 2000, pela Embraer S.A., que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo de pequeno porte Embraer Phenom 100, de menor capacidade.
Atualmente, a aeronave é fabricada em Melbourne, no
estado norte-americano da Flórida, nos Estados
Unidos, para onde também foi transferida a fabricação dos jatos executivos Embraer Legacy 500 e Embraer Phenom 100, aquele
intercontinental de médio porte e este o modelo de entrada da linha de produtos
executivos da Embraer S.A.
Os principais concorrentes do Embraer Phenom 300 são
os modelos de jatos executivos de porte médio Cessna Citation XLS, Bombardier Learjet 45 e Bombardier Learjet 40, Cessna
Citation Excel, Israel Astra SPX / Gulfstream G100, Raytheon Hawker 400XP, Bombardier
Learjet 75 e Bombardier Learjet 70, Cessna Citation CJ4 e Pilatus PC24, a maioria desses modelos
da chamada categoria light jet. Além
desses modelos de jatos executivos citados, o bimotor turboélice de alta
performance de fabricação italiana Piaggio
P180 Avanti também pode ser considerado um sério concorrente nessa faixa de
assentos e velocidade, embora não seja um jato.
O jato executivo de porte médio Beechcraft Hawker 750, que faz parte da tradicional e respeitada
família de jatos Hawker 800, também pode ser considerado um concorrente, embora tenha
alcance maior, seja um pouco maior, mais sofisticado e ainda mais confortável.
Uma parte desses concorrentes citados acima não são
mais fabricados.
A
EMBRAER S.A.
A Embraer S.A. é uma grande fabricante brasileira de aviões comerciais, executivos, militares e utilitários. Atualmente, ela é uma empresa de capital misto, com predominância de capital privado, com acionistas estrangeiros, inclusive. A sua sede está localizada em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. Ela foi privatizada na década de 1990 e entregou mais de 100 aeronaves em 2017, com uma carteira de encomendas de cerca de 400 unidades para os próximos quatro anos.
Considerando receitas e número de aeronaves
fabricadas, a empresa brasileira Embraer S.A. é a terceira maior fabricante de
aeronaves comerciais do planeta e a quinta maior fabricante de jatos
executivos. Ela foi fundada como uma estatal no início da década de 1970 e,
desde a sua fundação, fabricou mais de 8.000 unidades, incluindo aviões
comerciais para a aviação regional; aviões executivos em geral, entre eles
jatos bimotores, turboélices bimotores, bimotores e monomotores a pistão;
aviões utilitários para aviação agrícola; e aviões militares para treinamento e
combate; sendo que a maioria deles ainda está em condições de voo.
Em unidades vendidas, a empresa brasileira Embraer
S.A. é uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais, aeronaves
executivas, aeronaves utilitárias para uso agrícola e aeronaves militares.
Comparando receitas, a Embraer foi o quarto maior grupo fabricante de aeronaves
civis do planeta em 2014, somando os números de todas as unidades da empresa,
no Brasil e no exterior, com receita bruta de aproximadamente US$ 5,6 bilhões.
Com um aparente recuo gradativo da canadense Bombardier Incorporated no mercado
de aviação comercial, nos anos mais recentes, é provável ou possível que a
Embraer S.A. assuma em breve a terceira posição entre as maiores fabricantes de
aviões civis do mundo, atrás apenas da Airbus e da Boeing.
Alguns anos atrás, a Embraer S.A. despertou o interesse
da gigante americana da indústria aeronáutica e aeroespacial Boeing Company, que chegou ao ponto de
fazer uma oferta de compra da fabricante aeronáutica brasileira, proposta
reformulada meses depois em razão da disposição do Governo Brasileiro em manter
sua participação minoritária do tipo golden
share, já que a subsidiária Embraer
Defesa e Segurança é a principal fornecedora de aeronaves para a FAB -
Força Aérea Brasileira. A nova proposta da Boeing consiste em assumir o
controle gerencial de uma nova subsidiária para a fabricação de aviões
comerciais e, atualmente, as duas empresas estão em negociação para atuarem
juntas na fabricação de aeronaves comerciais para a aviação regional.
Atualmente, a Embraer S.A. é sócia minoritária com 20%
da Boeing Commercial Brasil, a
subsidiária brasileira da Boeing Company para a fabricação de aeronaves
comerciais, principalmente os jatos regionais da bem sucedida família Embraer E-Jet.
Comparando receitas, a Embraer é o um dos maiores
fabricantes de aeronaves do planeta, somando os números de todas as unidades da
empresa, no Brasil e no exterior, com receita bruta de aproximadamente US$ 5,6
bilhões em 2014 e US$ 6,5 bilhões em 2016, com 108 aeronaves comerciais e 117
aeronaves executivas fabricadas, somando 225 unidades fabricadas e entregues.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o Phenom 300 em mais um dia típico de trabalho. Ele tem vocação para transportar passageiros entre grandes, médios e pequenos aeroportos e aeródromos de grandes metrópoles e de municípios do interior. As suas asas são enflechadas, para desenvolver velocidades elevadas em voo de cruzeiro, e o seu trem de pouso é do tipo trailing link, para possibilitar toques mais suaves na pista, durante o pouso. Logo abaixo, o amplo bagageiro traseiro do avião.
O Embraer Phenom 300 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asas enflechadas e trem de pouso triciclo retrátil, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente sete, oito ou nove passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 2000 no Brasil pela Embraer Executive Jets, a subsidiária para aviação executiva da Embraer S.A., que, posteriormente, transferiu a sua linha de montagem para os Estados Unidos.
Conhecido também como Embraer EMB-505 Phenom 300, ele é um dos dois projetos da família Embraer
Phenom, ambos pertencentes à variada linhagem de jatos executivos da Embraer
S.A., esta composta por mais de dez modelos de jatos executivos, variando de
jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais
de médio porte. O Embraer Phenom 300 (pronuncia-se Finom) é um projeto derivado
do modelo de jatinho executivo de entrada Embraer Phenom 100, este menor, mais
leve, de menor capacidade e de menor alcance, com asas retas e alcance interestadual
e internacional, com fabricação em série iniciada apenas um ano antes.
Considerando todos os modelos atualmente em produção seriada,
o Embraer Phenom 300 é um dos mais modernos projetos de jatos executivos leves
da indústria aeronáutica, com a vantagem do conceito de fuselagem de perfil
oval, resultando em mais espaço interno para ombros, cabeças e pés de seus
usuários. Ele possui um corredor central rebaixado na cabine de passageiros, com
galley na parte da frente da fuselagem e toalete atrás, totalmente privativo e
isolado da cabine de passageiros, com pia para lavar as mãos e escovar os dentes, inclusive.
Desde o início de sua fabricação em série, em 2008, o Embraer
Phenom 300 já saía de fábrica com um moderno e sofisticado conjunto de
aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, composto por duas telas
PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do
painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e a tela MFD
- Multi Function Display, ou multifunção, no centro do painel. Recentemente, a
sub-versão Embraer Phenom 300E passou a ter as duas interfaces do FMS – Flight Management
System no console central, de forma semelhante aos seus principais
concorrentes, esta considerada uma mudança positiva.
O consagrado e confiável motor turbofan canadense Pratt & Whitney PW535 de alto
desempenho que impulsiona o Embraer Phenom 300 é uma das versões da série Pratt
& Whitney PW500, uma opção moderna, racional e eficiente de propulsão
projetada principalmente para jatos executivos, usada também para impulsionar
outros modelos de sucesso no mercado mundial de aviação executiva, entre eles o
Cessna Citation Excel e o Cessna
Citation Encore. Projetado nos Estados Unidos e no Canadá e fabricado no
Canadá pela renomada fabricante Pratt & Whitney, ele possui um fan de
estágio único acoplado a uma turbina de baixa pressão com dois estágios. O seu
projeto é composto também por um compressor centrífugo de alta pressão acoplado
a uma turbina de alta pressão com um estágio.
Esse motor é mais potente, mais eficiente, mais
refinado e um pouco mais econômico que a tradicional e também consagrada e
confiável motorização Pratt &
Whitney JT15D usada para impulsionar a 1ª geração dos jatinhos da Série 500
da Cessna Aircraft e os jatinhos Beechcraft Beechjet 400A e Raytheon Hawker
400XP da Beechcraft / Raytheon. Ele consome menos combustível que os modelos
clássicos de motores turbofans Pratt & Whitney JT15D, de geração anterior,
usados para impulsionar esses modelos citados. Ele foi projetado para um maior
intervalo entre as revisões, com TBO - Time Between Overhaul de 5.000 horas no
caso do Embraer Phenom 300, resultando em um menor custo operacional que as
turbinas da geração anterior, estas também largamente adotadas no clássico jato
executivo Cessna Citation II, por
exemplo.
Os freios do Embraer Phenom 300 possuem discos de
carbono, com dispositivo anti-skid (antibloqueio, equivalente aos freios ABS
dos automóveis) e o trem de pouso é do tipo trailing
link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves. As asas enflechadas do
Phenom 300 foram projetadas para permitir altas velocidades em altitude de
cruzeiro, mas também a operação tranquila em pistas de pouso pavimentadas de
comprimento limitado, graças a uma combinação de flaps do tipo fowler, para as
aproximações, e spoilers (freios aerodinâmicos), para os pousos. Por exemplo:
Em um dia quente, com quatro passageiros adultos a bordo e metade dos tanques
com combustível é possível decolar de uma pista de pouso de 1.300 metros de uma
fazenda no interior do Estado de Goiás, no interior do Estado de Mato Grosso do
Sul ou no interior do Estado de Santa Catarina e pousar em Campinas, por
exemplo, apenas uma hora depois, com reservas de combustível. Embora
sejam enflechadas, essas asas foram projetadas para terem bom desempenho em
pistas curtas ou de tamanho médio, dependendo da temperatura ambiente e do peso
da aeronave, entre outros detalhes, o que resulta em um jato executivo
confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos suaves e
previsíveis.
Porém, pra quem precisa viajar com frequência para
Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um
avião de alcance maior, um avião intercontinental.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, uma confortável e refinada opção de configuração de assentos e de acabamento para o Embraer Phenom 300, com espaço interno satisfatório para até sete ou oito passageiros. Essa cabine tem um corredor central rebaixado e totalmente plano, desde a galley, na parte da frente, até o toalete, atrás. Logo abaixo, a configuração de assentos e o acabamento disponível para a sub-versão Embraer Phenom 300E, o mais recente modelo.
Os jatos executivos da Embraer formam uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, separados em quatro níveis, o primeiro deles, mais econômico e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com alcance interestadual e internacional, chamado Phenom, do qual o Phenom 100 e o Phenom 300 fazem parte; o segundo, internacional e intercontinental de tamanho médio, mais sofisticado e ainda mais refinado, com os nomes Legacy e Praetor, do qual o Legacy 500 e o Praetor 600 fazem parte; o terceiro nível, ainda mais confortável, também com alcance internacional e intercontinental, também com o nome Legacy, do qual o Legacy 600 e o Legacy 650 fazem parte, ambos na categoria chamada super-midsize; até chegar ao mais alto nível, com alcance intercontinental, o Embraer Lineage, que utiliza a mesma plataforma do jato comercial Embraer E-190, mas com uma cabine de passageiros totalmente diferente, muito mais confortável e mais sofisticada.
A então Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica
começou a fabricar aviões executivos desde a década de 1970, incluindo aviões monomotores
a pistão, bimotores a pistão e um bimotor turboélice, mas ela só entrou no
mercado de jatos executivos a partir da década de 2000, com o Embraer Legacy,
um jato executivo intercontinental diretamente derivado do jato comercial para
transporte de passageiros Embraer ERJ-135 Regional Jet, baseado em sua
plataforma, mas com uma cabine de passageiros totalmente diferente, muito mais
confortável e bem mais sofisticada.
Durante a década de 2000 havia no mercado
internacional de aeronaves executivas seis grandes fabricantes de jatos
executivos, as americanas Cessna Aircraft e Raytheon Aircraft, ambas conhecidas
atualmente como Textron Aviation; a
americana Gulfstream Aerospace; a
francesa Dassault Falcon; a
canadense Bombardier, com as marcas Learjet, Global e Challenger; e,
é claro, a brasileira Embraer. Havia outros fabricantes de aeronaves
executivas, mas que ainda não competiam no segmento de jatos executivos, como a
Pilatus Aircraft, por exemplo.
Assim, a Embraer percebeu que havia espaço suficiente no mercado para mais um
competidor no segmento de jatos executivos leves, para viagens interestaduais e
internacionais, a família Embraer Phenom, primeiro com o lançamento do Phenom
100 e, posteriomente, com o lançamento do Phenom 300.
O objetivo da Embraer era fabricar um jato executivo
para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formada por
clientes com poder aquisitivo suficiente para viagens non-stop interestaduais e
internacionais, ou com apenas uma escala para reabastecimento, a bordo de um
jato executivo confortável, porém com tamanho e alcance menores que os do
sofisticado segmento logo acima, no qual jatos intercontinentais de preço mais
alto competiam, incluindo o Israel
Galaxy / Gulfstream G200, o Learjet
60 e o Cessna Citation X.
O Embraer Phenom 300 é um projeto moderno de aeronave,
os engenheiros da Embraer aproveitaram o projeto bem sucedido do Embraer Phenom
100 para dar origem a um modelo maior de avião, com asas enflechadas e evitando
que essas asas invadissem o espaço da cabine reservado para os passageiros,
fixando-as totalmente sob a fuselagem, tornando o corredor da cabine de
passageiros totalmente plano, começando da porta de entrada da aeronave até o
toalete. Resumindo, é um modelo de aeronave bem resolvido, tecnicamente e
esteticamente.
O resultado é uma aeronave confortável e confiável,
projetada para viagens interestaduais e internacionais, com modernos, eficientes
e potentes motores Pratt & Whitney PW535, e com capacidade bastante
razoável de pousar e decolar em pistas de pouso curtas, com até 1.500 metros de
comprimento, quando em temperatura ambiente amena e quando leve, ou pousar e
decolar em pistas de pouso de tamanho médio, entre 1.500 metros e 2.000 metros,
em dias mais quentes e com a cabine lotada de passageiros.
Segundo o colunista Daniel Torelli, da revista Aero
Magazine, os engenheiros e outros executivos da Embraer consultaram-no e
consultaram também muitos outros profissionais ligados à aviação civil no
Brasil e em outros países, incluindo profissionais de empresas de táxi aéreo e
empresas de propriedade compartilhada, que apresentaram sugestões para
amadurecimento e refinamento do projeto.
O resultado dessa feliz combinação do talento dos
engenheiros da Embraer e do material de pesquisa recolhido nas entrevistas com
profissionais ligados à aviação civil é uma aeronave competitiva no segmento de
mercado de jatos executivos de médio porte projetados para viagens
interestaduais e internacionais e alguns diferenciais competitivos incluídos no
projeto da aeronave.
Por exemplo, a Embraer decidiu adotar no Embraer Phenom
300 os moderníssimos freios de carbono, mais leves e eficientes que freios
convencionais metálicos, para operação segura em pistas de pouso pavimentadas
de 1.650 metros de comprimento em dias quentes, com a cabine lotada de
passageiros.
Foi sugerida também a instalação de um único e muito
prático ponto de abastecimento de querosene, tornando mais simples e ágil o
abastecimento da aeronave. Um exemplo de praticidade e higiene: O esgotamento
do vaso do toalete da aeronave pode ser executado pelo lado de fora, com um prático
ponto de conexão para a mangueira de esgotamento. Foi incluído também no
projeto do Embraer Phenom 300 o trem de pouso principal com sistema de
amortecimento trailing link, para
pousos mais suaves.
EMBRAER PHENOM 300
O Embraer Phenom 300 é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas enflechadas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente sete, oito ou nove passageiros em viagens interestaduais e internacionais, desenvolvida e fabricada em larga escala no Brasil a partir da década de 2000 pela Embraer S.A., que, posteriormente, anos depois, decidiu transferir parte de sua linha de montagem de jatos executivos para os Estados Unidos.
Ele é impulsionado por dois modernos motores turbofan
Pratt & Whitney PW535 com 3.360 libras de potência / empuxo cada,
totalizando 6.720 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave
mantenha uma velocidade de cruzeiro de cerca de 800 km/h em uma altitude de 13.700
metros. O seu peso máximo de decolagem é de 8.150 kg, com alcance de cerca de
3.100 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de
combustível.
Ele é um dos mais confiáveis modelos de jatos executivos
de toda a história da indústria aeronáutica mundial, com baixíssimo número de
acidentes graves com vítimas fatais. Ele é um dos mais vendidos modelos de
jatos executivos, com mais de 500 unidades fabricadas, incluindo os números de
sua sub-versão Embraer Phenom 300E, ambos os modelos equipados com FADEC - Full Authority Digital Engine
Control, um sistema de monitoramento e controle dos parâmetros de
funcionamento dos motores, que impede que eles ultrapassem níveis seguros de
funcionamento.
O modelo Embraer Phenom 300 não é mais fabricado, ele
foi substituído na linha de montagem da Embraer pela sua sub-versão Embraer
Phenom 300E, e é considerado uma das melhores opções de jatos executivos
disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas, com uma rede de oficinas
autorizadas e centros próprios de manutenção comparável à rede da Textron
Aviation, por sua vez considerada uma referência do setor. Isso significa
tranquilidade para o comprador da aeronave, que dispõe de peças de reposição e
pessoal qualificado para fazer as manutenções preventiva e corretiva da
aeronave, quando necessário, o que, obviamente, tem reflexo no seu preço de
revenda.
Esse modelo de jato executivo tem dois bagageiros
externos, um na frente, no nariz da aeronave, e outro atrás, em sua cauda. O
bagageiro traseiro é aquecido, mas não é pressurizado, portanto nada de colocar
seu bichinho de estimação ali atrás. Recomenda-se colocá-lo dentro de uma caixa
plástica de transporte, que vai dentro da cabine.
O Embraer Phenom 300 foi fabricado com três principais
configurações de assentos, uma com seis assentos na cabine, complementados por
um assento extra no toalete, totalizando sete assentos; outra com sete assentos
na cabine, complementados por um assento no toalete, totalizando oito assentos;
e a terceira com seis assentos avulsos na cabine, complementados por um sofá de
dois lugares na frente, ao lado da galley, e um assento no toalete, totalizando
nove assentos. Na verdade, uma quarta configuração é possível, com um assento extra
para mais um passageiro ao lado do piloto, quando o proprietário da aeronave
opta por contratar apenas um piloto, o que não é comum, embora possível, já que a
maioria dos proprietários prefere manter dois pilotos na cabine de comando, por
uma razão de redundância.
O acabamento da cabine de passageiros foi projetado pela BMW, seguindo um padrão de qualidade equivalente ao de seus automóveis. Precisa
dizer mais alguma coisa?
EMBRAER PHENOM 300E
É uma sub-versão melhorada do Embraer Phenom 300, com uma estrutura de fuselagem e asas praticamente idêntica, mas com algumas melhorias pontuais, incluindo um conjunto de aviônicos melhor resolvido, o Garmin Touch, com telas sensíveis ao toque, com o FMS – Flight Management System melhor posicionado na cabine de comando, no console central, mais fácil de operar, inclusive.
O avião possui três opções de configurações de
assentos, semelhantes às configurações do seu antecessor Embraer Phenom 300,
mas o desenho dos assentos e os padrões dos revestimentos foram aprimorados.
ALTA TECNOLOGIA
O Embraer Phenom 300 foi projetado e anunciado ao mercado, pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, em 2006, a sua fase de testes práticos para certificação foi iniciada em 2007 e sua fabricação em série foi iniciada em 2008. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implementando várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.
Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí,
optou-se também pela fixação de aletas ventrais móveis no cone de cauda, conhecidas
também como fins, para tornar ainda
mais dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as
velocidades de voo de cruzeiro. Tudo isso combinado com flaps do tipo fowler e
spoilers, para melhorar o comportamento da aeronave nas aproximações e no
pouso. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em
torno de 198 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um
pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude
do aeródromo e do peso da aeronave.
E como se tudo isso fosse pouco, a aerodinâmica foi
ainda mais refinada com a adição de winglets nas pontas das asas, o que reduz o
arrasto e, portanto, melhora os números de consumo de combustível, o que por
sua vez tem um efeito positivo direto no alcance.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
O Embraer Phenom 300 e o Embraer Phenom 300E são
considerados modelos de aeronaves muito seguros, com um acidente grave com
vítimas fatais registrado desde o início da fabricação seriada.
MERCADO
Logo acima, uma ilustração simplificada da Embraer, com o alcance possível do Phenom 300 com quatro passageiros adultos a bordo, decolando de um típico aeroporto de grande metrópole. Logo abaixo, para quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem do avião.
O alcance do Embraer Phenom 300 pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar com os tanques cheios de combustível, quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 3.600 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.
Na prática, o alcance do avião com seis passageiros
adultos e duas crianças a bordo é de cerca de 3.100 quilômetros, um pouco mais
ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela
tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no
destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.
Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com
os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de
Campinas, por exemplo, e viajar até Macapá e Rio Branco sem necessidade de
parada para reabastecimento no meio do caminho.
Não por acaso, então, ele é um dos modelos de jatos
executivos mais usados por empresas de táxi-aéreo e de propriedade
compartilhada no Brasil, no transporte de empresários, executivos, fazendeiros
e até artistas. Aqui no Brasil ele é operado pela Líder Aviação, pela Icon
Aviation e pela Avantto, aquelas de táxi-aéreo e esta de propriedade
compartilhada. Lá nos Estados Unidos e na Europa Ocidental ele é operado pela
NetJets, de propriedade compartilhada, a maior do mundo em seu segmento. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes
por mês, é recomendável a contratação de táxi-aéreo ou de propriedade
compartilhada. Pra quem viaja com frequência, uma ou duas vezes por semana, a
aquisição de uma aeronave pode ser uma opção mais adequada.
A americana Textron Aviation é a maior fabricante de
jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a
década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e
Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier, com cerca de 5.500 unidades,
incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem
a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana
Gulfstream, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de
1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a
Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.
Nos últimos anos, o jatos executivos Embraer Phenom
300 e Honda HA-420 HondaJet têm conseguido se manter como os mais vendidos dos
segmentos de médio porte e de pequeno porte, respectivamente, o que pode ser interpretado
como um sinal de que está na hora da Textron Aviation enfrentar a concorrência
com dois produtos completamente novos ou atualizados nesses segmentos,
conhecidos também como mid light e very light.
Atualmente, a Embraer possui uma rede de oficinas de
manutenção com 8 unidades de atendimento na América do Sul, incluindo Brasil,
Chile e Argentina; 30 unidades na América do Norte, incluindo Estados Unidos e
Canadá; 2 unidades no continente africano; 12 unidades na Europa; 1 unidade na
Rússia; 3 unidades no Oriente Médio; 11 unidades na Ásia, incluindo Índia e
China; e 3 unidades na Austrália.
Não é muito diferente de se ter um automóvel na
garagem, quando se tem uma concessionária ou uma oficina independente e competente
perto de casa. Somente a Textron Aviation possui uma rede tão grande.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS
EMBRAER
PHENOM 300
- Capacidade: 7, 8 ou 9 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km/h;
- Comprimento: Aprox. 16 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura: Aprox. 6 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW535 (3.360 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
- Consumo médio (QAV): Aprox. 700 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
- Aviônicos: EFIS Garmin Prodigy;
- Climb (subida): Aprox.
- Peso máximo decolagem: Aprox. 8.150 kg;
- Alcance: Aprox. 3.100 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 13.700 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 5,8 milhões (usado / bom estado de conservação);
TRÊS VISTAS
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global Express
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- Cessna 210 Centurion
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy 600
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Echostar Corporation
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Bombardier Global 6000
- Cessna Citation Ultra
- Projeto FX-2 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 208A Caravan
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Beechcraft King Air 350
- Beechcraft King Air B-200
- Beechcraft King Air C-90
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Cessna Citation XLS+
- Cessna Citation XLS
- Bell 430
- Gates Learjet 35A
- Gates Learjet 36
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Beechcraft Baron G-58
- Beechcraft Baron B-58
- Beechcraft Bonanza G-36
- Beechcraft Bonanza A-36
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Gates Learjet Corporation
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation VII
- Learjet 25D
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Embraer-Phenom-300/index
- Aero Por Trás da Aviação / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4XfTzILZj_Q
- Jet Aviva / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=t7htDs0V5fc
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_Phenom_300
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/dblist.php?AcType=E55P
- Icon Aviation: http://www.iconaviation.com.br/fly/fly-exclusive/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_Phenom_300
- AOPA – Associação (em inglês): https://www.aopa.org/-/media/Files/AOPA/Home/News/All-News/2010/Phenom-300-debut/Embraer_Phenom_300_Specsheet.pdf
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/pagina-inicial
- Embraer (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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