CIMITARRA 340
CIMITARRA 340
CIMITARRA YACHTS
A Cimitarra 340 é uma bonita embarcação monomotor ou
bimotor para turismo e passeio, com capacidade para transportar e acomodar com
razoável conforto até 10 pessoas de dia e 5 pessoas a noite, fabricada no
Brasil a partir de 2006 pela Cimitarra Yachts, um dos maiores e mais conhecidos
estaleiros de pequenas embarcações de lazer do Brasil.
As suas principais concorrentes são a Sea Ray 355, a Intermarine Atlantis, a Rio Star Gemini
37, a Colunna Sport Cruiser 32, a Cobra Infinity 30, a Sea Ray 455, a Ibaf Magna 323, a Bayliner 330, a Tecnoboats
Noble 330, a Evolution 335 Express e Evolution 325 Express, a Sea Ray 395, a Brava 335, a Schaefer Phantom 290, a Tecnoboats Futura 32, a Schaefer Phantom 345 e a Power Boats Real 31.
O ESTALEIRO CIMITARRA
O estaleiro gaúcho Cimitarra Yachts está entre os maiores,
mais conhecidos e confiáveis fabricantes de pequenas embarcações de lazer do
Brasil. Ele foi fundado em 1999 pelo empresário Tomás Freitag, no estado do Rio Grande do
Sul, e já fabricou mais de 2.000 embarcações pequenas e médias, principalmente
para uso recreativo e esportivo, de turismo e de passeio. Poucos anos após sua
fundação, o estaleiro Cimitarra conseguiu fechar contratos de exportação com
revendedores da Europa Ocidental, o que na prática se tornou uma comprovação da
qualidade de seus produtos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Cimitarra 340 é uma pequena lancha cabinada monomotor
ou bimotor de comando aberto, com capacidade para transportar com razoável conforto
até 10 pessoas de dia, com um camarote fechado para um casal passar a noite, com
privacidade; mais uma cama de casal ao lado da cabine / sala de passageiros, porém,
neste caso, sem privacidade; e com a opção de tornar o sofá da cabine / sala
uma cama para criança. Essa bonita lancha tem dois banheiros, um privativo para
o camarote, na prática tornando-o uma suíte compacta, e um toalete comum ou social para
todos os usuários da lancha.
Essa econômica lancha possui comando aberto e bom
acabamento geral, com a opção de estender uma capota nos dias muito quentes. O
seu cockpit aberto possibilita uma visão panorâmica para o ambiente externo,
uma confortável praça de popa aberta com piso / assoalho com carpete / tapete
náutico ou madeira nobre e uma cabine compacta fechada com sofá e TV LCD, uma
cozinha compacta e dois banheiros químicos.
O robusto casco da Cimitarra 340 é fabricado em
material composto de fibra de vidro e resina, nos primeiros anos de fabricação com
a possibilidade de até três combinações de motorização, a primeira
monomotora, com um motor diesel Mercruiser de 320 hp; a segunda bimotora, com
dois diesel Mercruiser de 200 hp / cada; a terceira monomotora, e com um diesel Volvo
D6 com 350 hp.
Posteriormente, nos anos seguintes, o fabricante passou a oferecer mais duas
opções de motorização, a primeira monomotora, com um diesel Mercruiser de 380
hp, e a segunda bimotora, com dois diesel Volvo Penta D3 de 200 hp / cada.
É uma boa embarcação de turismo e passeio, com bom
acabamento e painel básico, com o essencial para navegação, comunicação e controle
da propulsão, por sua vez com motor ou motores acoplados a rabetas de hélices.
No interior da embarcação há cozinha com bancada, microondas e refrigerador
compacto, esses dois opcionais nos primeiros anos de fabricação, com cabine / sala
principal compacta com ar condicionado e com TV LCD e DVD player, com camarote
compacto, etc.
De modo geral, de forma resumida, a embarcação foi
projetada para atender as necessidades de até dois casais adultos e uma criança;
ou uma família de cinco pessoas, incluindo dois adolescentes ou jovens e uma
criança; ou um grupo de até cinco amigos e amigas passarem um final de semana
com pernoites com conforto razoável, lembrando que a capacidade máxima da caixa
d'água é de 200 litros, nos primeiros anos de fabricação, e, posteriormente,
anos depois, 320 litros. Portanto o uso de água deve ser moderado.
O cockpit tem GPS, sonda e rádio VHF.
Segundo a própria fabricante Cimitarra Yachts, a
lancha Cimitarra 340 foi criada na Suécia, para onde é exportada, a partir de
softwares específicos para o mercado náutico, passando por fases de
desenvolvimento na Suécia e no Brasil e fabricação nacional em material
composto, com o emprego de PVC na sua fabricação. Parte do bom acabamento interno
da embarcação é artesanal, embora sem muitos refinamentos e luxos.
Durante o desenvolvimento da embarcação, foram
efetuados testes de durabilidade, corrosão, tração, flexão, viscosidade das
resinas usadas no processo industrial das partes em material composto,
medições, entre outros.
MERCADO
O Brasil é um dos maiores mercados de embarcações de
lazer do planeta. O clima quente na maior parte do ano, o gosto do consumidor
brasileiro por atividades recreativas de pesca, de turismo e de passeio, o
desejo de praticar esportes aquáticos e do contato com a natureza exuberante da
costa e dos rios brasileiros tornaram a indústria brasileira de turismo e de
pesca com embarcações de lazer e esportes aquáticos uma das maiores do mundo. O
Brasil também é um grande importador de produtos para esportes aquáticos,
turismo aquático e de pesca esportiva.
A Cimitarra Yachts já é uma das principais fabricantes
brasileiras de pequenas embarcações de lazer. Antes instalada no município de
Vera Cruz, atualmente está localizada no município de Santa Cruz, também no estado do Rio Grande do Sul, com uma planta industrial para construção de pequenas
embarcações.
A empresa também fabrica peças de reposição e firmou
acordos com várias oficinas de manutenção para assistência técnica pós-venda de
embarcações de lazer em vários estados da costa brasileira.
A lancha compacta Cimitarra 340 é um sucesso de vendas
do estaleiro gaúcho Cimitarra Yachts, com mais de 500 unidades fabricadas,
muitas delas exportadas para a Europa Ocidental. Entre as explicações para esse
sucesso estão a seleção criteriosa de fornecedores de matérias primas, peças,
partes e componentes usados na fabricação / montagem da embarcação e a sua
relação custo / benefício, com preço competitivo.
O estaleiro Cimitarra Yachts fabrica também a
Cimitarra 360, um pouco maior e mais completa que a sua irmã mais simples Cimitarra
340.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade (dia): 8 passageiros;
- Capacidade (noite): 5 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 11 metros;
- Velocidade: Aprox. 35 km / h;
- Pé direito sala: Aprox. 1,7 metro;
- Pé-direito suíte: Aprox. 1,7 metro;
- Peso sem passageiros: Aprox. 4.500 kg (com combustível e água);
- Autonomia: Aprox. 240 quilômetros;
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 450 mil (nova / 380 hp);
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 420 mil (nova / 350 hp);
- Preço (no Brasil): Aprox. R$
ONDE
COMPRAR
- Nova Marine (classificados): http://www.novamarine.com.br/seminovos
- Mercado Livre (classificados): https://veiculos.mercadolivre.com.br/nautica/lanchas/cimitarra-340
- Náutica (classificados): http://www.nautica.com.br/classificados/
- Bombarco (classificados): http://www.bombarco.com.br/
- Marine Broker (classificados): http://www.marinebroker.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Navegadores (Informática)
- Economia
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Marketing (Administração)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Controle de Qualidade
- Boeing 747
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Intelbras (Telecomunicações)
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Marketing (Parte 2)
- Disco Voador (Ufologia)
- Informática (Parte 2)
- Comércio Exterior
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Contratos (Direito)
- Drones
- Intermarine 480 Full
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Fatores de Produção (Administração)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Evolution 335 Express
- Regal Commodore 4260
- Spirit 460 Platinum
- Schaefer Phantom 345
- Intermarine Atlantis 500
- Foguetes Boeing Delta
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Sistema Métrico Decimal
- Embraer E-175
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Power Boats Real 31 Class
- Aço (Siderurgia)Sea Launch (Tecnologia Aeroespacial)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Airbus A380
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Indústria Automotiva
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Unilever Brasil
- Schaefer Phantom 480
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Boeing 777
- Ridley Scott (Cinema)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Lancha Coral 16
- Lancha Top Fish 16
- Lancha Aquaterra 16
- Lancha Focker 160
- Lancha Caprice 160
- Lancha Lorena Fisher 16
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Universo Náutico: http://universonautico.com.br/feirao/?p=83
- Site Eboat: http://www.eboat.com.br/barcos.aspx?id=268
- Revista Náutica: http://www.nautica.com.br
- Cimitarra (divulgação): Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.