EVOLUTION 335 EXPRESS

EVOLUTION 335 EXPRESS
EVOLUTION 325 EXPRESS

INTRODUÇÃO
A Evolution 335 Express é uma bonita embarcação monomotor ou bimotor para turismo e passeio, com capacidade para transportar e acomodar com razoável conforto até 8 pessoas de dia e 4 pessoas à noite, fabricada no Brasil a partir de 2006 pela Evolution Boats, na época um dos maiores e mais conhecidos estaleiros de pequenas embarcações de lazer do Brasil.

As suas principais concorrentes são a Sea Ray 355, a Intermarine Atlantis, a Rio Star Gemini 37, a Colunna Sport Cruiser 32, a Cobra Infinity 30, a Sea Ray 455, a Ibaf Magna 323, a Bayliner 330, a Tecnoboats Noble 330, a Cimitarra 340, a Sea Ray 395, a Brava 335, a Tecnoboats Futura 32, a Schaefer Phantom 345 e a Power Boats Real 31.

O ESTALEIRO EVOLUTION
Na década de 2000 e parte desta década, o estaleiro catarinense Evolution Boats (não confundir com o estaleiro homônimo sediado na Austrália) esteve entre os maiores, mais conhecidos e confiáveis fabricantes de pequenas embarcações de lazer do Brasil. Ele foi fundado em 1999, com a razão social Kothe e Albuquerque Ltda, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, e conseguiu ultrapassar a marca de 500 embarcações pequenas e médias fabricadas em apenas 10 anos de atividades, principalmente para uso recreativo e esportivo, de turismo e de passeio.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Evolution 335 Express é uma pequena e econômica lancha cabinada monomotor ou bimotor de comando aberto, com capacidade para transportar com razoável conforto até 8 pessoas de dia e acomodar com razoável conforto 4 pessoas à noite, com duas camas de casal integradas à cabine de passageiros. Essa bonita lancha tem um toalete compacto e comum para todos os usuários da lancha.

Ela possui comando aberto e bom acabamento geral, com a opção de estender uma capota nos dias muito quentes. O seu cockpit aberto possibilita uma visão panorâmica para o ambiente externo, uma confortável praça de popa aberta com piso / assoalho com carpete / tapete náutico ou madeira nobre e uma cabine compacta fechada com sofá e TV ao lado de uma das camas de casal, uma cozinha compacta integrada ao ambiente interno da cabine e um banheiro químico fechado.

O robusto casco da Evolution 335 Express é fabricado em material composto de fibra de vidro e resina, com a possibilidade de até cinco combinações de motorização, diesel ou gasolina, monomotoras e bimotoras, dependendo de cada caso. As melhores motorizações são diesel, a primeira monomotora, com um motor diesel Volvo D6 de 370 hp; a segunda bimotora, com dois diesel Mercruiser ES250 de 250 hp / cada; e a terceira bimotora, com um motor diesel Mercruiser ES320 com 320 hp. Também há mais duas opções, ambas a gasolina.

É uma boa embarcação de turismo e passeio, com bom acabamento e painel básico, com o essencial para navegação, comunicação e controle da propulsão, por sua vez com motor ou motores acoplados a rabetas de hélices. No interior da embarcação há cozinha compacta integrada ao ambiente interno, com microondas, fogão elétrico (na época disponível como opcional) e refrigerador compacto, com cabine / sala principal compacta com ar condicionado e duas camas de casal também integradas.

De modo geral, de forma resumida, a embarcação foi projetada para atender as necessidades de até dois casais adultos; ou uma família de quatro pessoas, incluindo dois adolescentes ou jovens ou duas crianças; ou um grupo de até quatro amigos e amigas passarem um final de semana com pernoites com conforto razoável, lembrando que a capacidade máxima da caixa d'água é de 150 litros. Portanto o uso de água deve ser moderado.

O cockpit tem GPS, sonda e rádio VHF.

A Evolution 335 Express foi criada no Brasil pelo designer Daniel Tonarini, a partir de softwares específicos para o mercado náutico, passando por fases de desenvolvimento também no Brasil e fabricação nacional em material composto, com fibra de vidro e resina. Parte do bom acabamento interno da embarcação é artesanal, embora sem muitos refinamentos e luxos.

Durante o desenvolvimento da embarcação, foram efetuados testes de durabilidade, corrosão, tração, flexão, viscosidade das resinas usadas no processo industrial das partes em material composto, medições, entre outros.

MERCADO
O Brasil é um dos maiores mercados de embarcações de lazer do planeta. O clima quente na maior parte do ano, o gosto do consumidor brasileiro por atividades recreativas de pesca, de turismo e de passeio, o desejo de praticar esportes aquáticos e do contato com a natureza exuberante da costa e dos rios brasileiros tornaram a indústria brasileira de turismo e de pesca com embarcações de lazer e esportes aquáticos uma das maiores do mundo. O Brasil também é um grande importador de produtos para esportes aquáticos, turismo aquático e de pesca esportiva.

A Evolution Boats foi uma das principais fabricantes brasileiras de pequenas embarcações de lazer. O seu estaleiro estava localizado no estado de Santa Catarina e no seu auge de produção chegou a fabricar sete modelos de embarcações, a maioria delas entre 7 e 10 metros de comprimento.

Antes de fechar, a Evolution Boats firmou acordos com várias oficinas de manutenção para assistência técnica pós-venda de suas embarcações em vários estados da costa brasileira. É aconselhável que o interessado e eventual comprador da embarcação consulte antes essas oficinas para esclarecer questões sobre peças de reposição no Brasil, já que se trata de um modelo nacional.

A Evolution 335 Express não é mais fabricada, só é possível encontrá-la no mercado de embarcações usadas. O estaleiro catarinense também fabricou a lancha Evolution 325 Express, um pouco menor que sua irmã Evolution 335 Express. Na verdade, entre as poucas diferenças entre as duas está a plataforma de popa mais comprida da Evolution 335 Express.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade (dia): 8 passageiros;
  • Capacidade (noite): 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 11 metros;
  • Velocidade de cruzeiro (ES250): Aprox. 50 km / h;
  • Pé direito na cabine: Aprox. 1,9 metro;
  • Peso sem passageiros: Aprox. 5.700 kg (com combustível e água);
  • Autonomia: Aprox. 450 quilômetros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)