EVOLUTION 335 EXPRESS
EVOLUTION 335 EXPRESS
EVOLUTION 325 EXPRESS
INTRODUÇÃO
A Evolution 335 Express é uma bonita embarcação monomotor
ou bimotor para turismo e passeio, com capacidade para transportar e acomodar
com razoável conforto até 8 pessoas de dia e 4 pessoas à noite, fabricada no
Brasil a partir de 2006 pela Evolution Boats, na época um dos maiores e mais
conhecidos estaleiros de pequenas embarcações de lazer do Brasil.
As suas principais concorrentes são a Sea Ray 355, a
Intermarine Atlantis, a Rio Star Gemini 37, a Colunna Sport Cruiser 32, a Cobra
Infinity 30, a Sea Ray 455, a Ibaf Magna 323, a Bayliner 330, a Tecnoboats
Noble 330, a Cimitarra 340, a Sea Ray 395, a Brava 335, a Tecnoboats Futura 32,
a Schaefer Phantom 345 e a Power Boats Real 31.
O ESTALEIRO EVOLUTION
Na década de 2000 e parte desta década, o estaleiro catarinense
Evolution Boats (não confundir com o estaleiro homônimo sediado na Austrália) esteve
entre os maiores, mais conhecidos e confiáveis fabricantes de pequenas
embarcações de lazer do Brasil. Ele foi fundado em 1999, com a razão social
Kothe e Albuquerque Ltda, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina,
e conseguiu ultrapassar a marca de 500 embarcações pequenas e médias fabricadas
em apenas 10 anos de atividades, principalmente para uso recreativo e esportivo,
de turismo e de passeio.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Evolution 335 Express é uma pequena e econômica lancha cabinada monomotor
ou bimotor de comando aberto, com capacidade para transportar com razoável
conforto até 8 pessoas de dia e acomodar com razoável conforto 4 pessoas à
noite, com duas camas de casal integradas à cabine de passageiros. Essa bonita
lancha tem um toalete compacto e comum para todos os usuários da lancha.
Ela possui comando aberto e bom
acabamento geral, com a opção de estender uma capota nos dias muito quentes. O
seu cockpit aberto possibilita uma visão panorâmica para o ambiente externo,
uma confortável praça de popa aberta com piso / assoalho com carpete / tapete
náutico ou madeira nobre e uma cabine compacta fechada com sofá e TV ao lado de
uma das camas de casal, uma cozinha compacta integrada ao ambiente interno da
cabine e um banheiro químico fechado.
O robusto casco da Evolution 335 Express é fabricado
em material composto de fibra de vidro e resina, com a possibilidade de até cinco
combinações de motorização, diesel ou gasolina, monomotoras e bimotoras,
dependendo de cada caso. As melhores motorizações são diesel, a primeira monomotora, com um
motor diesel Volvo D6 de 370 hp; a segunda bimotora, com dois diesel Mercruiser
ES250 de 250 hp / cada; e a terceira bimotora, com um motor diesel Mercruiser
ES320 com 320 hp. Também há mais duas opções, ambas a gasolina.
É uma boa embarcação de turismo e passeio, com bom
acabamento e painel básico, com o essencial para navegação, comunicação e
controle da propulsão, por sua vez com motor ou motores acoplados a rabetas de
hélices. No interior da embarcação há cozinha compacta integrada ao ambiente
interno, com microondas, fogão elétrico (na época disponível como opcional) e
refrigerador compacto, com cabine / sala principal compacta com ar condicionado
e duas camas de casal também integradas.
De modo geral, de forma resumida, a embarcação foi
projetada para atender as necessidades de até dois casais adultos; ou uma
família de quatro pessoas, incluindo dois adolescentes ou jovens ou duas crianças; ou
um grupo de até quatro amigos e amigas passarem um final de semana com
pernoites com conforto razoável, lembrando que a capacidade máxima da caixa
d'água é de 150 litros. Portanto o uso de água deve ser moderado.
O cockpit tem GPS, sonda e rádio VHF.
A Evolution 335 Express foi criada no Brasil pelo
designer Daniel Tonarini, a partir de softwares específicos para o mercado
náutico, passando por fases de desenvolvimento também no Brasil e fabricação
nacional em material composto, com fibra de vidro e resina. Parte do bom
acabamento interno da embarcação é artesanal, embora sem muitos refinamentos e
luxos.
Durante o desenvolvimento da embarcação, foram
efetuados testes de durabilidade, corrosão, tração, flexão, viscosidade das resinas
usadas no processo industrial das partes em material composto, medições, entre
outros.
MERCADO
O Brasil é um dos maiores mercados de embarcações de
lazer do planeta. O clima quente na maior parte do ano, o gosto do consumidor
brasileiro por atividades recreativas de pesca, de turismo e de passeio, o
desejo de praticar esportes aquáticos e do contato com a natureza exuberante da
costa e dos rios brasileiros tornaram a indústria brasileira de turismo e de
pesca com embarcações de lazer e esportes aquáticos uma das maiores do mundo. O
Brasil também é um grande importador de produtos para esportes aquáticos,
turismo aquático e de pesca esportiva.
A Evolution Boats foi uma das principais fabricantes
brasileiras de pequenas embarcações de lazer. O seu estaleiro estava localizado
no estado de Santa Catarina e no seu auge de produção chegou a fabricar sete
modelos de embarcações, a maioria delas entre 7 e 10 metros de comprimento.
Antes de fechar, a Evolution Boats firmou acordos com
várias oficinas de manutenção para assistência técnica pós-venda de suas embarcações
em vários estados da costa brasileira. É aconselhável que o interessado e
eventual comprador da embarcação consulte antes essas oficinas para esclarecer
questões sobre peças de reposição no Brasil, já que se trata de um modelo
nacional.
A Evolution 335 Express não é mais fabricada, só é
possível encontrá-la no mercado de embarcações usadas. O estaleiro catarinense
também fabricou a lancha Evolution 325 Express, um pouco menor que sua irmã
Evolution 335 Express. Na verdade, entre as poucas diferenças entre as duas
está a plataforma de popa mais comprida da Evolution 335 Express.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade (dia): 8 passageiros;
- Capacidade (noite): 4 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 11 metros;
- Velocidade de cruzeiro (ES250): Aprox. 50 km / h;
- Pé direito na cabine: Aprox. 1,9 metro;
- Peso sem passageiros: Aprox. 5.700 kg (com combustível e água);
- Autonomia: Aprox. 450 quilômetros;
- Preço (no Brasil): Aprox. R$
ONDE
COMPRAR
- Nova Marine (classificados): http://www.novamarine.com.br/seminovos
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- SP Marine (classificados): http://www.spmarine.com.br/
- Náutica (classificados): http://www.nautica.com.br/classificados/
- Bombarco (classificados): http://www.bombarco.com.br/
- Marine Broker (classificados): http://www.marinebroker.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Navegadores (Informática)
- Economia
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Marketing (Administração)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Controle de Qualidade
- Boeing 747
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Intelbras (Telecomunicações)
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Marketing (Parte 2)
- Disco Voador (Ufologia)
- Informática (Parte 2)
- Comércio Exterior
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Contratos (Direito)
- Drones
- Intermarine 480 Full
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Fatores de Produção (Administração)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Regal Commodore 4260
- Spirit 460 Platinum
- Schaefer Phantom 345
- Intermarine Atlantis 500
- Foguetes Boeing Delta
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Sistema Métrico Decimal
- Embraer E-175
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Power Boats Real 31 Class
- Aço (Siderurgia)
- Sea Launch (Tecnologia Aeroespacial)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Airbus A380
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Indústria Automotiva
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Unilever Brasil
- Schaefer Phantom 480
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Boeing 777
- Ridley Scott (Cinema)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Lancha Coral 16
- Lancha Top Fish 16
- Lancha Aquaterra 16
- Lancha Focker 160
- Lancha Caprice 160
- Lancha Lorena Fisher 16
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Náutica: http://www.nautica.com.br
- Maré Alta (divulgação): Imagem
- Evolution (divulgação): Imagens
- Magic Boats (divulgação): Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.