ABRASIVOS (INDÚSTRIA)

ABRASIVO (EM PORTUGUÊS)
ABRASIVE (EM INGLÊS)
ABRASIVO (EM ESPANHOL)

INTRODUÇÃO
O termo genérico abrasivo é utilizado para indicar, denominar, classificar, designar ou determinar um material, um objeto, um produto, uma substância ou uma peça, sintética ou natural, geralmente na forma sólida, mas também possível em pó e em pasta, capaz de produzir abrasão, ou seja, capaz de produzir desgaste gradativo ou progressivo, por atrito ou fricção, sobre a superfície de outro material menos resistente, até alcançar o resultado desejado, em um contexto de processo produtivo, artesanal ou industrial, como, por exemplo, o polimento de uma peça de madeira usada na fabricação de um móvel, com a utilização de uma lixa comum ou industrial.

São inúmeras as aplicações dos materiais abrasivos nas linhas de produção e/ou nos processos produtivos de uma grande variedade de produtos, desde os industrializados até os artesanais. De modo geral, eles são utilizados nas indústrias manufatureiras para dar forma mais precisa às superfícies de peças e também para dar acabamento aos produtos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Os abrasivos são substâncias naturais ou peças sintéticas (artificiais, produzida pelo ser humano), geralmente em estado sólido, mas também possível em forma de pó e pasta, empregadas para desgastar, afiar, desbastar, alisar, polir, limpar ou simplesmente dar a forma desejada ou acabamento desejado a outros materiais menos resistentes. Os abrasivos servem como a peça principal de um processo produtivo, industrial ou artesanal, como no caso dos discos metálicos com diamante para corte de pedras de construção civil, dentre elas o granito e o mármore, ou como a peça usada para dar o acabamento final a um produto industrializado, como, por exemplo, um rolo abrasivo usado em uma politriz para dar o acabamento de aço escovado em uma geladeira residencial premium.

Materiais altamente friáveis, como, por exemplo, cerâmicas, vidros e metais podem ser submetidos a processos produtivos que envolvem o uso de abrasivos até alcançarem a forma desejada ou para conseguir um aspecto mais sofisticado ou refinado, mais agradável aos olhos, como o aço escovado, por exemplo.

Algumas substâncias abrasivas, como rochas, por exemplo, ocorrem em veios na crosta terrestre, outros são os próprios minerais formadores das rochas. De acordo com sua origem, podem exibir diferentes graus de consolidação, com propriedades físicas e químicas diversas. De modo geral, os materiais abrasivos são duros, como o sílex e a areia, que são formas de dióxido de silício, ou SiO2; a pedra-pome, que é uma espécie de espuma de lava endurecida; a alumina e o esmeril, que são formas de óxido de alumínio, ou Al2O2; e, é claro, o precioso diamante, a substância mais dura encontrada na natureza, formada naturalmente por carbono puro cristalizado.

O diamante, por exemplo, é o abrasivo natural de maior dureza que se conhece. Quando imperfeitos e pequenos, os diamantes são triturados e reduzidos a pó, para operações de polimento e esmerilhamento. Encontram-se dois tipos diferentes: os carbonados ou diamantes negros, sobretudo no estado da Bahia, no Brasil, e os borts, na África do Sul.

Desde o período neolítico, quando os povos primitivos os utilizavam para dar forma às pedras com que fabricavam seus instrumentos, até nossos dias, os abrasivos encontram múltiplas aplicações em diversos processos industriais e artesanais.

Embora ainda muito utilizados, os abrasivos naturais vêm sendo gradativamente substituídos pelos sintéticos, entre os quais destaca-se o carborundum ou carbeto de silício, resultante da combinação de carbono com silício, obtida pela fusão, em forno elétrico, de uma mistura de coque, silício e serragem. Já a alumina artificial, largamente utilizada, é produzida com a fusão da bauxita em fornos elétricos. Além dessas duas substâncias, obteve-se com sucesso, em laboratório, o carbeto e o nitreto de boro, abrasivos com dureza semelhante à do diamante, sendo este último também produzido artificialmente por processos que utilizam altas pressões e temperaturas.

No trabalho com vidros e metais, são geralmente empregados os abrasivos artificiais, como o carbeto de silício e a alumina sintética. Já no polimento de lentes de instrumentos científicos, máquinas fotográficas e óculos utiliza-se a alumina natural pulverizada. Na fabricação do papel de lixas, dá-se preferência ao quartzo.

Em virtude de suas múltiplas aplicações, preparam-se abrasivos em vários tamanhos: inicialmente são triturados e depois classificados em peneiras segundo o tamanho da partícula. A seguir, são transformados em pasta ou em blocos, segundo sua utilização.

ESCALA DE MOHS

A dureza dos abrasivos, ou seja, sua capacidade de desgastar outros materiais, é definida de acordo com a chamada escala de Mohs, criada em 1812 pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs. A escala compõe-se de dez minerais, aos quais se atribuíram valores arbitrários de dureza, em ordem ascendente:

ESCALA DE MOHS
DUREZA
SUBSTÂNCIA
UTILIZAÇÃO
1
Talco e grafita

2
Gesso

3
Calcita

4
Fluorita

5
Apatita

6
Ortoclásio

7
Quartzo

8
Topázio

9
Coríndon
Esmerilhamento (metais e pedras, por exemplo)
10
Diamante
Marmoraria (granito e mármore, por exemplo)

Resumindo, o topázio risca o quartzo, mas não o coríndon, pelo qual se permite ao risco; o aço, que tem grau de dureza entre os números 6 e 7, risca o feldspato, mas não o quartzo, pelo qual é riscado. E assim por diante, de forma semelhante.

GRAUS DE DESBASTE DE MATERIAIS
Pesado
Grãos: 16, 24, 30, 36, 40 e 50
Leve
Grãos: 60, 80 e 100
Semi-acabamento
Grãos: 120, 150 e 180
Acabamento
Grãos: 220, 240, 280 e 320
Polimento
Grãos: 360, 400, 500, 600, 1.200, 1.500, 2.000 e 2.500



VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abrasivo
  • Makita (divulgação): Imagem
  • 3M (divulgação): Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)