BMW SÉRIE 3

BMW SÉRIE 3 (1ª GERAÇÃO / DÉCADA DE 1970)
BMW SÉRIE 3 (2ª GERAÇÃO / DÉCADA DE 1980)
BMW SÉRIE 3 (3ª GERAÇÃO / DÉCADA DE 1990)
BMW SÉRIE 3 (4ª GERAÇÃO / DE 1997 ATÉ 2006)
BMW SÉRIE 3 (5ª GERAÇÃO / DE 2004 ATÉ 2013)
BMW SÉRIE 3 (6ª GERAÇÃO / DE 2014 ATÉ 2018)
BMW SÉRIE 3 (7ª GERAÇÃO / ATUAL)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado, refinado, confortável e bonito sedan de alto luxo alemão BMW 323 da quarta geração, um dos membros da badalada Série 3 da tradicional fabricante alemã de automóveis premium BMW, fabricado em larga escala na Alemanha na década de 2000. Logo abaixo, o também elegante e confortável sedan de alto luxo BMW 325 da terceira geração da mesma Série 3, fabricado na Alemanha na década de 1990, também um sucesso de vendas, também um dos mais bem sucedidos frutos do Projeto BMW Série 3 da fabricante alemã e que ainda pode ser considerado um automóvel moderno.
O Projeto BMW Série 3 é um bem sucedido plano industrial privado de origem alemã, para criação, desenvolvimento e fabricação seriada, a partir da década de 1970, inicialmente na Alemanha, de uma família totalmente original de automóveis de luxo de tamanho médio com carrocerias monobloco, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, com fabricação em larga escala a nível mundial a partir da década de 1990, tornando-se então um projeto de carro mundial, uma série ou linhagem de automóveis de alto luxo com vários formatos, entre eles sedan, cupê, fastback e perua ou station wagon, baseada em sete plataformas diferentes da fabricante de automóveis alemã BMW, mas com a maioria composta por versões de automóveis sedans com quatro portas.

O sedan de alto luxo BMW 325, por exemplo, que faz parte da 3ª geração da Série 3, um elegante modelo da década de 1990, com o qual a então representante oficial da marca BMW no Brasil, a Regino Import, disputava o segmento nacional de automóveis de alto luxo de tamanho médio, já apresentava uma notável variedade de inovações tecnológicas e um bom nível de conforto para a época. Ele ainda pode ser considerado um automóvel sofisticado, refinado, moderno, confortável e elegante e está disponível no Brasil com carroceria de quatro portas, com motor aspirado de seis cilindros em linha, com injeção eletrônica. Esse foi um dos primeiros e mais badalados modelos com a marca BMW disponíveis no Brasil após a abertura do mercado nacional para importação de veículos, no início da década de 1990.

Essa 3ª geração da Série 3 da BMW despertou a atenção, a admiração, o respeito e o desejo das classes média e alta no Brasil. O sedan de alto luxo BMW 325, por exemplo, e seus irmãos BMW 323 e BMW 328, todos sedans de quatro portas e três volumes, estiveram durante anos seguidos, praticamente uma década, no centro das atenções das revistas especializadas brasileiras, dentre elas Quatro Rodas e Auto Esporte, e estiveram nas rodas de bate-papo de final de semana das classes média e alta brasileiras.

O modelo BMW 325 sedan foi um dos legítimos representantes da marca alemã BMW no exigente segmento de automóveis médios de alto luxo. Ele estava baseado na confortável plataforma BMW E36, com 2,6 metros de comprimento de entre-eixos e tração traseira. Ele é um automóvel de três volumes fabricado na Alemanha e foi importado para o Brasil na década de 1990. Com a reação imediata e bem positiva de consumidores das classes média e alta em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, no Brasil e no México, refletida no volume total de vendas, com cerca de 2.700.000 unidades fabricadas na década de 1990, um número realmente surpreendente, já que estamos falando de automóveis caros, a fabricante alemã BMW deu continuidade ao desenvolvimento da Série 3, com a fabricação em larga escala dos modelos sedans médios de alto luxo BMW Série 3 da 4ª geração, ainda mais bonitos, mais sofisticados, mais refinados e mais confortáveis, a partir de 1997, baseados na plataforma BMW E46, dessa vez com comprimento de entre-eixos de 2,7 metros, mas mantendo a tração traseira.

Nas décadas de 1990, 2000 e 2010 os principais concorrentes da Série 3 da BMW foram o Nissan Máxima, o Alfa Romeo 164, Chevrolet Cruze, o Alfa Romeo 156, o Mercedes-Benz 190, o Honda Civic, o Mercedes-Benz Classe C, o Citroen XM, o Fiat Linea, o Citroen Xantia, o Volvo 960, o Ford Fusion, o Volvo 850, o Ford Taurus, o Hyundai Azera, o Ford Mondeo, o Chevrolet Omega, o Renault Fluence, o Chevrolet Vectra, o Audi A4, o Volvo S60, o Audi A6, o Saab 9000 CD, o Chrysler Stratus, o Honda Accord, o Volkswagen Passat, o Toyota Corona, o Citroen C5, o Mitsubishi Galant, o Jaguar X-Type, o Subaru Legacy, o Peugeot 406, o Kia Clarus, o Renault Mégane, o Toyota Camry, o Kia Cadenza e o Volvo S40.

A BMW
A multinacional BMW – Bayerische Motoren Werke é uma tradicional fabricante alemã de automóveis de alto luxo e motocicletas premium com as marcas BMW, Mini e Rolls Royce, sediada em Munique. É uma das maiores, mais tradicionais, mais conceituadas e mais conhecidas fabricantes de automóveis premium do mundo, com receita bruta anual de mais de mais de US$ 90 bilhões em 2014 e mais de US$ 113 bilhões em 2020, por exemplo, com mais de 2.270.000 unidades fabricadas em 2017, por exemplo, empregando mais de 116.000 pessoas em 2014, em várias partes do mundo.

Ela foi fundada em 1916 pelos empresários europeus Gustav Otto, Camillo Castiglioni, Karl Rapp e Franz Popp, inicialmente como fabricante de motores para aviões e, alguns anos depois, como fabricante de motocicletas e automóveis. Essa fabricante de automóveis está na raiz da indústria automotiva mundial. Por exemplo, um de seus fundadores, Gustav Otto, era filho de Nicolaus Otto, o pioneiro inventor do motor a combustão interna de quatro tempos, com o ciclo de quatro tempos em motores a gasolina, que, por sua vez, dependem de ignição constante.

Atualmente, a BMW é uma empresa de capital aberto, com ações disponíveis na Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha, e entre seus proprietários estão os investidores alemães Stefan Quandt e Susanne Klatten. Ela possui subsidiárias fabricantes em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, nos Estados Unidos, na China, na Tailândia, na Rússia, na Índia, no México, na África do Sul, na Indonésia, no Reino Unido e na Malásia.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, uma imagem do sedan premium BMW 325 de quarta geração, com carroceria de quatro portas, fabricado em larga escala na Alemanha na década de 2000, um grande sucesso de vendas. Logo abaixo, uma imagem do BMW 323 de terceira geração, vendido na década de 1990 em concessionárias de veículos novos da marca BMW no Brasil. Ambos os modelos, dessas duas gerações, possuem motorizações dianteiras, com seis cilindros em linha, sempre com tração traseira.
O Projeto BMW Série 3 é composto por sete gerações diferentes de automóveis sedans de luxo de tamanho médio, iniciado na década de 1970, a maioria formada por modelos sedans de quatro portas, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, embora várias versões cupê, fastback e perua também tenham sido fabricadas. Os modelos das décadas mais recentes foram projetados com carrocerias monobloco de aço galvanizado, com cada geração dividindo a mesma plataforma configurada para motorizações dianteiras e tração traseira, embora nos modelos mais recentes o fabricante utilize uma maior quantidade de partes de alumínio, para reduzir o peso e aumentar a robustez do conjunto.

Na década de 1970 a BMW deu início ao projeto BMW Série 3, composto por um modelo totalmente original e várias versões do segmento de entrada, considerando os padrões da marca, com carrocerias sedans de duas portas de tamanho médio, e, anos depois, já na década de 1980, deu início à fabricação da 2ª geração, também com carrocerias sedans, mas desta vez com opções de duas e quatro portas. Embora se tratasse de modelos considerados de entrada da marca BMW, com entre-eixos de 2,5 metros, já era possível perceber a qualidade geral de construção superior, inclusive no acabamento interno, com sinais de capricho, com materiais de boa qualidade no estofamento, no revestimento interno das portas, no console central, no painel e no volante, com mecânica e elétrica apuradas, considerando os padrões da época.

Um alto padrão de construção estava sendo estabelecido, equivalente aos padrões de marcas premium da época, como Mercedes-Benz, por exemplo. Foi a partir dessa época então que a marca BMW se estabeleceu como uma grife e passou a ser reconhecida pelo público consumidor como tal, impressão mantida até hoje.

A 3ª geração da família BMW Série 3 começou a ser produzida em série na década de 1990 e representou um salto à frente em termos de sofisticação e refinamento em relação aos modelos da geração anterior, com carroceria mais bonita e mais charmosa, mais atraente, com entre-eixos mais generoso, com 2,7 metros de comprimento, resultando em mais espaço interno para as pernas dos passageiros do assento traseiro, com câmbio automático de cinco marchas, dentre várias outras melhorias. Embora se tratasse de modelos de entrada da marca BMW, na verdade a alta qualidade de construção e o alto padrão de acabamento conseguiam satisfazer as exigências de um público disposto a pagar mais para ter um carro superior na garagem.

A maioria das versões da Série 3, fabricadas pela BMW nas décadas de 1990 e 2000, é composta por sedans de duas e quatro portas, principalmente quatro portas, com modelos de automóveis com três volumes bem definidos, o cofre do motor e o próprio motor, o habitáculo, ou seja, a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros e, é claro, o porta-malas separado do habitáculo. Os sedans de alto luxo BMW Série 3 da 3ª geração e da 4ª geração conseguiram inclusive alcançar um bom nível de penetração aerodinâmica para a sua época, com CX de 0,32, portanto podem ser considerados automóveis aerodinâmicos, mesmo se tratando de um automóveis com disposição longitudinal dos motores, com um pouco de ousadia estética e aerodinâmica. O sedan BMW 325 de  geração, por exemplo, foi projetado com suspensão dianteira independente McPherson e independente na traseira, com bandejas inferiores, com braços longitudinais de reação, com molas helicoidais e amortecedores, com pneus radiais 205/60 e com rodas com aro de 15 polegadas.

A SÉRIE 3 DA BMW
A chamada Série BMW 3 é uma linhagem de automóveis de tamanho médio com sete gerações, formada por modelos semelhantes em cada geração, com as duas primeiras gerações compostas por sedans de duas ou quatro portas, dependendo do modelo, com entre-eixos em torno de 2,5 metros, e as demais gerações compostas por sedans, peruas, cupês e até fastbacks, todos de tamanho médio, com entre-eixos variando de 2,7 metros até 2,8 metros nas gerações mais recentes, sempre com aumento do nível de sofisticação e refinamento para cada nova geração lançada e, é claro, com preços mais altos.

É a linha de automóveis mais bem sucedida da marca BMW, representando cerca de 30% do volume total de vendas da marca alemã desde a década de 1980.  

BMW SÉRIE 3 (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, a dianteira do clássico sedan de luxo de tamanho médio BMW 320 da década de 1970, com seu design sóbrio e discreto, uma característica dos automóveis da marca BMW naquela época, com linhas moderadas, sem muitas ousadias estéticas. Logo abaixo, com um olhar atento é possível perceber o acabamento caprichado do interior do veículo clássico da fabricante alemã, com critério na seleção de materiais, com painel elegante e sóbrio, sem exageros.
A partir de 1975, a fabricante BMW deu início à fabricação em série dos primeiros modelos sedan de entrada BMW Série 3 da 1ª geração BMW E21, todos com motorização dianteira e tração traseira, com várias opções de motorização e câmbio, a maioria com motores de quatro cilindros em linha, começando com motores de 1.600 cilindradas até chegar aos motores de seis cilindros em linha com 2.300 cilindradas, todos aspirados, inicialmente com carburadores e, posteriormente, com injeção eletrônica de combustível, naquela época ainda com o uso de dispositivo analógico de controle da injeção.

Essa Série 3 foi lançada pela BMW para substituir a antiga Série 2 na sua linha de montagem. A qualidade de construção já era perceptível nos modelos da Série 3 da BMW na década de 1970, com materiais de boa qualidade, com seleção criteriosa de fornecedores de peças, partes e componentes e controle de qualidade nos processos de manufatura. Naquela época a empresa já estava construindo uma reputação sólida no mercado automobilístico ou automotivo, com um esforço no sentido de reduzir o máximo possível eventuais falhas de projeto.

Na década de 1970, os modelos da Série 3 estiveram entre os primeiros da indústria automotiva mundial com injeção eletrônica de série. Eles foram fabricados com três opções de câmbio, um mecânico de quatro marchas, um mecânico de cinco marchas e um automático de três marchas. Os automóveis foram montados com suspensão dianteira independente McPherson e independente na traseira, com braços. O fabricante optou por freios a discos na dianteira e tambores na traseira nos primeiros modelos e, anos depois, com freios a discos nas quatro rodas.

O resultado desse trabalho foi mais de 1.360.000 unidades fabricadas entre 1975 e 1983, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Eles foram fabricados na Alemanha e na Malásia. Infelizmente, esses modelos não foram vendidos no Brasil na década de 1970 por meio de representante oficial da marca BMW ou por meio de importação da própria fabricante, pois na época o Governo Brasileiro inviabilizava a importação de automóveis em geral.

BMW SÉRIE 3 (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, a dianteira do clássico sedan de luxo de tamanho médio BMW 320 da década de 1980, na segunda geração, mas mantendo a sobriedade e discrição no design, uma característica da marca naquela época, com linhas levemente conservadoras, sem muitas ousadias estéticas. Logo abaixo, também é possível perceber o acabamento caprichado do interior do veículo clássico da fabricante alemã, com materiais de boa qualidade usados na montagem do painel, dos assentos, do console central, do revestimento interno das portas e do volante.
A partir de 1982, a fabricante BMW deu um passo a frente com o lançamento de vários modelos de sedans de entrada BMW Série 3 da 2ª geração, com a plataforma BMW E30, a maioria com quatro portas e todos com motorização dianteira e tração traseira, com várias opções de motorização e câmbio, a maioria com motores de quatro cilindros em linha e a grande maioria, quase todos, com injeção eletrônica de série, começando com motores de 1.600 cilindradas, até chegar aos motores de seis cilindros em linha com 2.500 cilindradas. Também foram fabricadas versões com motorização a diesel e versões com tração integral, nas quatro rodas.

Mais uma vez o fabricante optou por manter a qualidade de construção nos modelos da Série 3 da BMW na década de 1980, mesmo que isso resultasse em um produto de preço mais alto, com materiais de boa qualidade, com seleção criteriosa de fornecedores de peças, partes e componentes e controle de qualidade nos processos de manufatura. Essa reputação da marca BMW já estava estabelecida e foi mantida na década de 1980, com o lançamento da 2ª geração da Série 3.

Quase todos os modelos da 2ª geração da Série 3 da BMW foram fabricados com injeção eletrônica de série. Eles foram fabricados com quatro opções de câmbio, um mecânico de quatro marchas, um mecânico de cinco marchas, um automático de três marchas e um automático de quatro marchas. Os automóveis foram montados com suspensão dianteira independente McPherson e independente na traseira, com braços arrastados. O fabricante optou por freios a discos na dianteira e de tambores na traseira nos modelos de motorização menor e freios a discos na dianteira e na traseira nos modelos com motores mais potentes.

A marca BMW sempre esteve na vanguarda tecnológica, mais uma vez os seus automóveis estiveram entre os pioneiros na introdução de inovações tecnológicas, como os freios ABS, por exemplo, para evitar travamentos das rodas em situações extremas de frenagem. Os modelos de 2ª geração da Série 3 foram projetados com o auxílio de softwares de desenho industrial CAD, inclusive com testes em túnel de vento e testes reais de colisão, conhecidos também como crash tests.

O resultado desse trabalho foi mais de 2.430.000 unidades fabricadas entre 1982 e 1994, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Eles foram fabricados na Alemanha, na África do Sul, na Indonésia e na Tailândia e não foram importados oficialmente para o Brasil.

Versões esportivas da 2ª geração da Série 3 também foram fabricadas, renomeadas para BMW M3, com carrocerias do tipo sedan de duas portas.

BMW SÉRIE 3 (3ª GERAÇÃO)
Logo acima, a dianteira do elegante sedan de luxo de tamanho médio BMW 325 da década de 1990, na terceira geração, dessa vez com design mais ousado, com linhas modernas e atraentes, representando um salto conceitual de design da marca alemã em relação aos modelos das gerações anteriores. Logo abaixo, também é possível perceber o acabamento caprichado do interior do veículo da fabricante alemã, com materiais de boa qualidade usados na montagem do painel, dos assentos, do console central, do revestimento interno das portas e do volante.
A partir de 1990, a fabricante BMW deu um salto à frente com o lançamento dos belos modelos de sedans de entrada BMW Série 3 da badalada 3ª geração, com a então nova e confortável plataforma BMW E36, a maioria com quatro portas e todos com motorização dianteira e tração traseira, com várias opções de motorização e câmbio, a maioria com motores de seis cilindros em linha e todos com injeção eletrônica de série, começando com modernos motores de quatro cilindros em linha com 1.600 cilindradas até chegar aos motores de seis cilindros em linha com 3.200 cilindradas, todos aspirados. Também foram fabricadas versões com carroceria fastback de duas portas, chamadas BMW Compact, versões sedans com motorização diesel e versões sedans com tração integral, nas quatro rodas.

A fabricante optou pela implementação de uma alta qualidade de construção nos modelos da Série 3 de 3ª geração na década de 1990, dessa vez com um nível de sofisticação e refinamento ainda mais elevado, com mais conforto, inclusive, com entre-eixos mais comprido, com 2,7 metros, mesmo que isso resultasse em um produto de preço ainda mais alto, com materiais de ótima qualidade, com seleção criteriosa de fornecedores de peças, partes e componentes e controle de qualidade nos processos de manufatura. Já desfrutando de uma boa reputação no mercado, a BMW conseguiu se manter entre as marcas premium mais vendidas no mercado internacional, mesmo com o aumento generalizados dos preços das várias versões da Série 3, devido ao aumento do número de itens de conforto, segurança e desempenho de seus modelos, em relação aos modelos da 2ª geração.

Todos os modelos a gasolina da 3ª geração da Série 3 da BMW foram fabricados com motores com bloco de ferro fundido e cabeçotes de alumínio, com injeção eletrônica de série da fabricante alemã Bosch, modelo Bosch Motronic. Eles foram fabricados com quatro opções de câmbio, um mecânico de cinco velocidades ou marchas, um mecânico de seis marchas, um automático de quatro marchas e um automático de cinco marchas. Aqui no Brasil um número maior de versões a gasolina com câmbio automático ZF 5HP de cinco marchas foi importado, embora versões com câmbio manual também tenham sido oferecidas. Os automóveis foram montados com suspensão dianteira independente McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores e independente multilink na traseira, com bandejas inferiores e braços longitudinais, com molas helicoidais e amortecedores, representando uma melhoria no comportamento dinâmico. A fabricante optou por freios a discos na dianteira e na traseira, com ABS, o sistema antitravamento.

Embora a fabricante BMW tenha entrado na década de 1990 com um produto totalmente original, totalmente novo e de tecnologia superior, mais uma vez ela não trocou a tração traseira pela tração dianteira. É bem provável que ela tenha tido lá seus motivos para não fazer essa troca, principalmente pela estabilidade e dirigibilidade, mas há uma constatação óbvia aqui: Não é possível transportar cinco pessoas adultas com conforto dentro do automóvel porque o túnel central do assoalho, no qual está inserido o cardan, praticamente inviabiliza um quinto passageiro adulto, portanto só é possível transportar quatro adultos e uma criança com conforto, incluindo o condutor. Se você tem uma família que se encaixa nesse perfil então esse detalhe não será um problema pra você, caso contrário considere outras opções de outras marcas.

Por outro lado, sobram razões pra você comprar um BMW da Série 3 de 3ª geração, entre elas o aparelho de ar condicionado com filtro de poeira e pólen; a direção hidráulica; os vidros elétricos e a trava central elétrica, com alarme; o volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; os airbags frontais, disponíveis como itens de série alguns anos após o lançamento do BMW Série 3 no Brasil; o computador de bordo, que avisa o motorista sobre o momento adequado de fazer as revisões preventivas e a troca de óleo, além de informar dados sobre o consumo e autonomia, eventuais falhas de funcionamento de alguns sistemas e a temperatura externa; os bancos dianteiros com regulagem elétrica de altura da base e inclinação dos encostos e todos os bancos com revestimento em couro; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores; entre vários outros.

Mais uma vez a BMW se manteve na vanguarda tecnológica, colocando o tanque de combustível à frente do eixo traseiro, para evitar rompimentos e vazamentos em casos de acidentes graves com fortes impactos traseiros. Além disso, um bom trabalho de isolamento acústico foi realizado no projeto do automóvel, com apenas 64 decibéis a 100 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14 segundos na versão BMW 323, por exemplo, mesmo com o veículo lotado de passageiros. O projeto alcançou sucesso também na penetração aerodinâmica, com apenas 0,32 de CX, o coeficiente que mede o desempenho aerodinâmico da carroceria.

Os modelos foram projetados e desenvolvidos pela equipe de projetistas da BMW na Alemanha, liderados pelos projetistas e designers Claus Luthe, Hofmeister Kink, Pinky Lai e Boyke Boyer, e o resultado desse trabalho esmerado foi mais de 2.700.000 unidades fabricadas entre 1990 e 2000, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Eles foram fabricados na Alemanha, nos Estados Unidos, no México, na África do Sul, na Indonésia e no Egito e foram importados para o Brasil pelo seu representante autorizado Regino Import.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, inclusive verificando se o automóvel está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionária da marca BMW ou oficinas mecânicas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção dos sedans de quatro portas BMW Série 3 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe.

Versões esportivas da 3ª geração da Série 3 também foram fabricadas, renomeadas para BMW M3, com carrocerias do tipo sedan de duas portas.

BMW SÉRIE 3 (4ª GERAÇÃO)
Logo acima, a dianteira do elegante sedan de luxo de tamanho médio BMW 323 da década de 2000, na quarta geração, com design um pouco mais ousado e ainda mais bonito que a geração anterior, com linhas modernas e atraentes. Logo abaixo, também é possível perceber o acabamento esmerado do interior do veículo da fabricante alemã, com materiais de ótima qualidade usados na montagem do painel, dos assentos, do console central, do revestimento interno das portas e do volante.
A partir de 1997, a fabricante BMW deu mais um passo à frente com o lançamento dos modelos de sedans de entrada BMW Série 3 da também badalada 4ª geração, ainda mais bonitos que os modelos da geração anterior, com a então nova e também confortável plataforma BMW E46, a maioria deles com quatro portas e todos com motorização dianteira e tração traseira, com várias opções de motorização e câmbio, a maioria com motores de seis cilindros em linha e todos com injeção eletrônica de série, começando com modernos motores de quatro cilindros em linha, com 1.800 cilindradas, até chegar aos motores de seis cilindros em linha, com 3.200 cilindradas, todos aspirados. Também foram fabricadas versões com carroceria fastback de duas portas, chamadas BMW Compact, versões sedans com motorização diesel e versões sedans com tração integral, nas quatro rodas.

A fabricante optou pela implementação de uma alta qualidade de construção nos modelos da Série 3 de 4ª geração a partir de 1997, inclusive com uma plataforma de aço ainda mais robusta, com um padrão de acabamento interno e um nível de sofisticação e refinamento ainda mais elevados, com mais conforto, inclusive, mas mantendo o mesmo comprimento entre-eixos da geração anterior, com 2,7 metros, mesmo que isso resultasse em um produto de preço ainda mais alto, com materiais de ótima qualidade, com seleção criteriosa de fornecedores de peças, partes e componentes e controle de qualidade nos processos de manufatura. Já desfrutando de uma boa reputação no mercado e com o absoluto sucesso dos modelos da Série 3 da geração anterior, a BMW conseguiu se manter mais uma vez entre as marcas premium mais vendidas no mercado internacional, mesmo com um novo aumento generalizado dos preços das várias versões dessa 4ª geração da Série 3, devido ao aumento do número de itens de desempenho, conforto e segurança de seus modelos, em relação aos modelos da 3ª geração.

Todos os modelos a gasolina da 4ª geração da Série 3 da BMW, importados para o Brasil, foram fabricados com motores com bloco de ferro fundido e alumínio e cabeçote de alumínio, no caso dos motores BMW M52, e bloco de alumínio e cabeçote de alumínio, no caso dos motores BMW M54, todos com injeção eletrônica multipoint, combinada com o comando de válvulas variável, lembrando que se trata de modelos com motorização de quatro válvulas por cilindro. Lá fora, no exterior, eles estiveram disponíveis com duas opções de combustível, gasolina e diesel, com algumas opções de câmbio, inclusive mecânicos de cinco ou seis marchas e automáticos de cinco ou seis marchas, embora aqui no Brasil somente as versões a gasolina com câmbio manual de cinco ou seis velocidades ou marchas ou automático de cinco marchas tenham sido importadas.

Os automóveis foram montados com suspensão dianteira independente, com braços telescópicos, com efeito antimergulho e suspensão independente na traseira, com eixo de braço central, duplo braço transversal e antimergulho. A fabricante optou por freios a discos na dianteira e na traseira, com ABS, o sistema antitravamento, com o CBC, o sistema de frenagem em curvas, complementados com o controle de tração e o controle de estabilidade.

Mais uma vez, a partir de 1997, BMW manteve o seu conceito de tração traseira ou tração integral, nas quatro rodas, para todos os seus modelos da Série 3 fabricados, portanto trata-se de um carro executivo para quatro adultos ou familiar para quatro adultos e uma criança, no máximo.

Por outro lado, sobram ainda mais razões pra você ter um belíssimo e requintado BMW da Série 3 de 4ª geração na sua garagem, entre elas o aparelho de ar condicionado com filtro de poeira e pólen; a direção hidráulica; os airbags frontais, laterais e de cortina, totalizando seis ou oito airbags, dependendo do modelo e do ano de fabricação; os vidros elétricos e a trava central elétrica, com alarme e imobilizador do motor; o computador de bordo, que avisa o motorista sobre o momento adequado de fazer as revisões preventivas e a troca de óleo, além de informar dados sobre o consumo e autonomia, eventuais falhas de funcionamento dos sistemas e a temperatura externa; os bancos dianteiros com regulagem elétrica de altura da base e de inclinação dos encostos e todos os bancos com revestimento em couro; duas chaves, cada uma delas com memória programável para a posição e altura do assento do motorista, a temperatura do ar condicionado e a posição dos espelhos retrovisores; os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores; entre vários outros.

Além disso, os sedans de alto luxo da Série 3 da BMW, como o BMW 323, por exemplo, possuem alguns itens de sofisticação antes inimagináveis, como, por exemplo, mini-amortecedores fixados sob os assentos dianteiros, para reduzir ainda mais eventuais e inconvenientes vibrações e eventuais solavancos provocados por ruas, avenidas e rodovias de piso irregular. Alguns toques de requinte no acabamento são percebidos no interior do veículo, entre eles os detalhes em madeira nobre, nogueira, no painel e nas portas.

Mais uma vez um bom trabalho de isolamento acústico foi realizado no projeto do automóvel, com apenas 64 decibéis a 100 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos na versão BMW 328, por exemplo, mesmo com o veículo lotado de passageiros. O projeto alcançou sucesso também na penetração aerodinâmica, com apenas 0,32 de CX, o coeficiente que mede o desempenho aerodinâmico da carroceria.

Os modelos foram projetados e desenvolvidos pela equipe de projetistas da BMW na Alemanha, entre eles o designer Christopher Bangle, e o resultado desse trabalho esmerado foi mais de 3.300.000 unidades fabricadas entre 1997 e 2006, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Eles foram fabricados na Alemanha, na China, na Indonésia, na Malásia, no México, na Rússia e na África do Sul e pelo menos cinco versões foram importadas para o Brasil, uma melhor que a outra, a BMW 320, um pouco mais econômica que as demais, com motor de 2.000 cilindradas; a BMW 323, intermediária, com motor de 2.500 cilindradas; a top de linha BMW 328, com motor de 2.800 cilindradas; e a também top de linha BMW 330, que substituiu a BMW 328 do portfólio da marca aqui no Brasil alguns anos depois.

Mesmo na versão de entrada, a BMW 320, o nível de sofisticação e refinamento é elevado, com grande parte, quase todos, os itens de desempenho, conforto e segurança descritos aqui.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, inclusive verificando se o automóvel está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionária da marca BMW ou oficinas mecânicas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção dos sedans de quatro portas BMW Série 3 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe.

Versões esportivas da 4ª geração da Série 3 também foram fabricadas, renomeadas para BMW M3, com carrocerias do tipo sedan de duas portas.

BMW SÉRIE 3 (5ª GERAÇÃO)
Logo acima, a dianteira do moderno sedan de luxo de tamanho médio BMW 320, na quinta geração, com novo design. Logo abaixo, também é possível perceber o acabamento esmerado do interior do veículo da fabricante alemã, com materiais de ótima qualidade usados na montagem do painel, dos assentos, do console central, do revestimento interno das portas e do volante.
A partir de 2004, a fabricante BMW iniciou a fabricação em série dos modelos BMW Série 3 de 5ª geração, ainda mais modernos, sofisticados e confortáveis que os modelos da geração anterior, com a então nova e também confortável plataforma BMW E90, a maioria deles com quatro portas, todos com motorização dianteira, a maioria com tração traseira e alguns com tração integral, com várias opções de motorização e câmbio, a maioria com motores de quatro e seis cilindros em linha e todos com injeção eletrônica de série, começando com modernos motores de quatro cilindros em linha com 1.600 cilindradas até chegar aos motores de oito cilindros em V com 4.000 cilindradas, a maioria deles aspirada e dois deles com turbo. Também foram fabricadas versões com carroceria cupê e perua, versões sedans com motorização turbodiesel e versões sedans com tração integral, nas quatro rodas.

Mais uma vez, o fabricante optou pela implementação de uma alta qualidade de construção nos modelos da Série 3 de 5ª geração da BMW a partir de 2004, com alto padrão de acabamento e um nível de sofisticação e refinamento elevado, com mais conforto, inclusive, com entre eixos mais comprido que os modelos da geração anterior, com 2,76 metros, mesmo que isso resultasse em um produto de preço ainda mais alto, com materiais de ótima qualidade, com seleção criteriosa de fornecedores de peças, partes e componentes e controle de qualidade nos processos de manufatura. Assim a fabricante BMW conseguiu se manter mais uma vez entre as marcas premium mais vendidas no mercado internacional.

Todos os modelos a gasolina da 5ª geração da Série 3 da BMW importados para o Brasil foram fabricados com motores com bloco e cabeçotes de alumínio, com quatro cilindros em linha, no caso dos motores BMW N46, e com bloco de alumínio e magnésio e cabeçote de alumínio, com seis cilindros em linha e bomba dágua elétrica, no caso dos motores BMW N52, todos com injeção eletrônica multipoint, combinados com o comando de válvulas variável no cabeçote. Lá fora, no exterior, eles estiveram disponíveis com duas opções de combustível, gasolina e diesel, com algumas opções de câmbio, embora aqui no Brasil somente as versões movidas a gasolina tenham sido comercializadas, com câmbio manual ou automático de seis marchas.

Os automóveis foram montados com suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, com braços de alumínio, molas helicoidais e amortecedores e suspensão traseira independente multilink de aço, com cinco ligações,  com molas helicoidais e amortecedores. A fabricante optou por freios a discos na dianteira e na traseira, com ABS, o sistema antitravamento, e com distribuição eletrônica de frenagem, complementados pelo controle de tração e controle de estabilidade.

A tração é traseira ou integral, nas quatro rodas, dependendo do modelo, portanto trata-se de um carro executivo para quatro adultos ou familiar para quatro adultos e uma criança, no máximo.

A maioria das versões, principalmente as mais caras, possui uma grande variedade de itens de performance, segurança e conforto, entre eles o ar-condicionado com filtro de poeira e pólen; a direção hidráulica; os airbags frontais, laterais e de cortina; os vidros elétricos e a trava central elétrica, com alarme e imobilizador do motor; faróis de xenon com regulagem do altura do facho ou feixe de luz e faróis de neblina; volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; rádio AM e FM, com CD player com entrada USB para arquivos de áudio em MP3; o piloto automático ou controlador de velocidade e o computador de bordo, que avisa o motorista sobre o momento adequado de fazer as revisões preventivas e a troca de óleo, além de informar dados sobre o consumo e autonomia, eventuais falhas de funcionamento dos sistemas e a temperatura externa; os bancos dianteiros com regulagem elétrica de altura da base e de inclinação dos encostos e todos os bancos com revestimento em couro; o sensor de luz, para acionamento automático do farol; o sensor de chuva, para acionamento automático do limpador de para-brisa; o sensor de estacionamento, para auxiliar o motorista do veículo; os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores; as rodas de liga leve; entre vários outros.

Entre as versões mais vendidas aqui no Brasil estava a intermediária BMW 325i, com motor aspirado BMW N52, com seis cilindros em linha, 218 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, combinado com câmbio automático ZF 6HP de seis velocidades ou marchas. Essa versão foi vendida praticamente completa. Outra versão bem vendida foi a BMW 320i, de entrada, um pouquinho menos equipada, mas ainda assim recheada de itens de conforto, segurança e desempenho, incluindo o motor BMW N46, com quatro cilindros em linha, com 148 cavalos e 20 kgfm.

Mais uma vez um bom trabalho de isolamento acústico foi realizado no projeto do automóvel, com apenas 64 decibéis a 100 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos na versão BMW 325i, por exemplo, mesmo com o veículo lotado de passageiros e bagagem leve. O projeto alcançou sucesso também na penetração aerodinâmica, com apenas 0,32 de CX, o coeficiente que mede o desempenho aerodinâmico da carroceria.

Os modelos foram projetados e desenvolvidos pela equipe de projetistas da BMW na Alemanha, entre eles o designer Joji Nagashima, e o resultado desse trabalho foi mais de 3.070.000 unidades fabricadas entre 2004 e 2013, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Eles foram fabricados na Alemanha, na China, na Indonésia, na Malásia, na Índia, na Rússia, no Egito e na África do Sul e cinco versões foram importadas para o Brasil, a BMW 318 e a BMW 320, ambas de entrada, mais econômicas que as demais, a BMW 325, intermediária, e a top de linha BMW 330, esta a mais potente.

Mesmo na versão de entrada, a BMW 320, por exemplo, o nível de sofisticação e refinamento é elevado, com grande parte dos itens de desempenho, conforto e segurança disponíveis nas versões mais caras.

O sedan BMW Série 3 de 5ª geração alcançou uma média quatro estrelas nos testes de impactos frontais e laterais do Euro NCAP, o programa europeu de avaliação da segurança de veículos comercializados no mercado europeu, e do NHTSA, a agência governamental americana para avaliação da segurança de veículos comercializados nos Estados Unidos.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, inclusive verificando se o automóvel está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionária da marca BMW ou oficinas mecânicas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção dos sedans de quatro portas BMW Série 3 de 5ª geração não é barata e alguns itens mecânicos e elétricos precisam de atenção especial, uma revisão ou checagem pelo menos uma vez por ano, para verificar se estão funcionando corretamente, dentre eles as rodas esportivas das versões mais potentes, que sofrem com a pavimentação irregular das ruas, avenidas e rodovias brasileiras; a bomba dágua elétrica; os retentores de válvulas do cabeçote, com eventual queima de óleo e um eventual vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas, anéis da bomba de vácuo e flange do sensor de rotação; e eventual pane ou dano permanente dos faróis xenon.

Portanto fique atento, antes de fechar o negócio é preciso tomar alguns cuidados, peça ajuda de um mecânico de confiança e consulte um despachante. Se for o caso, solicite uma inspeção pré-compra e/ou uma vistoria técnica, com laudo. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses.

Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...

Versões esportivas da 5ª geração da Série 3 também foram fabricadas, renomeadas para BMW M3, com carrocerias do tipo sedan de duas portas.

BMW SÉRIE 3 (6ª GERAÇÃO)
Logo acima, a dianteira do moderno sedan de luxo de tamanho médio BMW 320, na sexta geração, com novo design. Logo abaixo, é possível perceber o acabamento esmerado do interior do veículo da fabricante alemã, com materiais de ótima qualidade usados na montagem do painel, dos assentos, do console central, do revestimento interno das portas e do volante.
A partir de 2011, a fabricante BMW iniciou a fabricação em série dos modelos BMW Série 3 de 6ª geração, ainda mais modernos, confortáveis, sofisticados e refinados que os modelos da geração anterior, com a então nova e ainda mais confortável plataforma BMW F30, a maioria deles com quatro portas, todos com motorização dianteira, a maioria com tração traseira e alguns com tração integral, nas quatro rodas. Foi a primeira vez que todas as versões a gasolina da Série 3 da BMW de uma mesma geração passaram a ser tracionados com motores a gasolina com turbo, uma tendência mundial da indústria automobilística ou automotiva em geral, que não é nova, mas nesses últimos anos tem ganhado muita força, graças ao aumento da eficiência desses novos sistemas de turbocompressão. Nas décadas passadas, quase todos os motores a gasolina usados para tracionar esses veículos da fabricante alemã eram aspirados.

Com a inclusão do turbo, houve um aumento significativo da potência e do torque disponíveis a partir de baixas rotações, inclusive nas versões com cilindradas médias, e uma boa redução no consumo de combustível. A fabricante alemã BMW disponibilizou várias opções de motorização e câmbio, com motores de três, quatro e seis cilindros em linha e todos com injeção direta e eletrônica de série, começando com modernos motores de três cilindros em linha com 1.500 cilindradas até chegar ao motor de seis cilindros em linha com 3.000 cilindradas.

Também foram fabricadas versões com carroceria cupê e perua, versões sedans com motorização turbodiesel e versões sedans com tração integral, nas quatro rodas, mas as versões com motores a diesel não foram fabricadas e vendidas no Brasil. No entanto, as versões com carroceria do tipo cupê foram renomeadas para BMW Série 4.

Mais uma vez, o fabricante optou pela implementação de uma alta qualidade de construção nos modelos da Série 3 de 6ª geração da BMW a partir de 2011, com alto padrão de acabamento e um nível de sofisticação e refinamento elevado, com mais conforto, inclusive, com entre-eixos mais comprido que os modelos da geração anterior, com generosos 2,8 metros, mesmo que isso resultasse em um produto de preço ainda mais alto, com materiais de ótima qualidade, com seleção criteriosa de fornecedores de peças, partes e componentes e controle de qualidade nos processos de manufatura. Assim a fabricante BMW conseguiu se manter mais uma vez entre as marcas premium mais vendidas no mercado internacional.

Todos os modelos a gasolina da 6ª geração da Série 3 da BMW importados e/ou fabricados no Brasil possuem motores com bloco e cabeçotes de alumínio, injeção direta e eletrônica multipoint, combinada com o duplo comando de válvulas variável. Lá fora, no exterior, eles estavam disponíveis com duas opções de combustível, gasolina e diesel, e uma opção híbrida elétrica, com algumas opções de câmbio, embora aqui no Brasil somente as versões movidas a gasolina foram fabricadas em Araquari, no estado de Santa Catarina, com direção elétrica e com câmbio manual de seis velocidade ou marchas ou automático de oito velocidades. Os automóveis foram montados com suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores e suspensão traseira independente multilink, com molas helicoidais e amortecedores. A fabricante optou por freios a discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS, o sistema antitravamento, e com distribuição eletrônica de frenagem, complementados pelo controle de tração e controle de estabilidade.

Essa 6ª geração possui tração é traseira ou integral, nas quatro rodas, dependendo do modelo, portanto trata-se de um carro executivo para quatro adultos ou familiar para quatro adultos e uma criança, no máximo. A grande maioria das unidades comercializadas no Brasil possui tração traseira. A versão mais vendida no Brasil durante a década de 2010 foi a BMW 320i, com duas opções de motor, o BMW N20 e o BMW B48, dependendo do ano de fabricação, ambos com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor, ambos com 181 cavalos de potência e 27 kgfm de torque e ambos combinados com câmbio automático ZF 8HP de oito velocidades ou marchas.

Essa versão possui uma grande variedade de itens de performance, segurança e conforto, entre eles o ar-condicionado com filtro de poeira e pólen; a direção elétrica; os airbags frontais, laterais e de cortina; os vidros elétricos e a trava central elétrica, com alarme e imobilizador do motor; faróis de xenon com regulagem do altura do facho ou feixe de luz e faróis de neblina; volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; central multimídia BMW iDrive, com GPS integrado, rádio AM e FM, com DVD player, CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; o computador de bordo e o piloto automático; os bancos dianteiros com regulagem elétrica de altura da base e de inclinação dos encostos e todos os bancos com revestimento em couro;  detalhes de acabamento em black piano no painel e nas portas; o sensor de luz, para acionamento automático do farol; o sensor de chuva, para acionamento automático do limpador de para-brisa; o sensor de estacionamento, para auxiliar o motorista do veículo; os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores; as rodas de liga leve; entre vários outros.

Os modelos foram projetados e desenvolvidos pela equipe de projetistas da BMW na Alemanha, entre eles os designers Christopher Weil e Michael de Bono, e o resultado desse trabalho foi mais de 2.600.000 unidades fabricadas entre 2011 e 2018, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Eles foram fabricados na Alemanha, na China, na Indonésia, na Malásia, na Índia, na Tailândia, na Rússia, no Egito, na África do Sul e no Brasil, marcando a inauguração, em 2014, da primeira fábrica da BMW na América do Sul, gerando mais de 1.300 empregos diretos no Brasil, e que, provavelmente, se tornará uma plataforma de exportação dos veículos da marca para países da América do Sul, nas próximas décadas.

Mesmo na versão de entrada, a BMW 320i, por exemplo, o nível de sofisticação e refinamento é elevado, com grande parte dos itens de desempenho, conforto e segurança disponíveis nas versões mais caras. Nessa 6ª geração a BMW entrou pra valer no conceito de motorização downsizing, uma tendência adotada por quase toda a indústria automobilística mundial, com motores menores combinados com turbocompressor, o que resulta em mais potência e torque e menor consumo .

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, inclusive verificando se o automóvel está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionária da marca BMW ou oficinas mecânicas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção dos sedans de quatro portas BMW Série 3 de 6ª geração não é barata e alguns itens mecânicos e elétricos precisam de atenção especial, com uma revisão ou checagem pelo menos uma vez por ano, para verificar se estão funcionando corretamente, entre eles a bomba elétrica de água; a guia de corrente de distribuição; e as rodas esportivas das versões mais potentes, que sofrem com a pavimentação irregular das ruas, avenidas e rodovias brasileiras.

O sedan BMW Série 3 de 6ª geração alcançou uma média cinco estrelas nos testes de impactos frontais e laterais do Euro NCAP, o programa europeu de avaliação da segurança de veículos comercializados no mercado europeu, e do NHTSA, a agência governamental americana para avaliação da segurança de veículos comercializados nos Estados Unidos.

Versões esportivas da 6ª geração da Série 3 também foram fabricadas, renomeadas para BMW M3, com carrocerias do tipo sedan de duas portas.

BMW SÉRIE 3 (7ª GERAÇÃO)
Logo acima, a dianteira do moderno sedan de luxo de tamanho médio BMW 330, na sétima geração, com novo design. Logo abaixo, é possível perceber o acabamento esmerado do interior do veículo da fabricante alemã, com materiais de ótima qualidade usados na montagem do painel, dos assentos, do console central, do revestimento interno das portas e do volante.
A partir de 2018, a fabricante BMW iniciou a fabricação em série dos modelos BMW Série 3 de 7ª geração, ainda mais modernos, confortáveis, sofisticados e refinados que os modelos da geração anterior, com a então nova e ainda mais confortável plataforma BMW G20, a maioria deles com quatro portas, todos com motorização dianteira, a maioria com tração traseira e alguns com tração integral, nas quatro rodas. Nessa atual geração, a empresa alemã deu continuidade ao conceito de downsizing de motorização com turbocompressor, mas agora com o acréscimo de um motor elétrico em algumas versões, para complementar a tração gerada pelo motor a combustão interna.

Com a inclusão do motor elétrico, houve um aumento de torque disponível a partir de baixas rotações, principalmente para auxiliar o motor a combustão nas acelerações no trânsito urbano, com consequente redução no consumo de combustível. A fabricante alemã BMW disponibilizou várias opções de motorização e câmbio, com motores de quatro e seis cilindros em linha e todos com injeção direta e eletrônica de série, começando com modernos motores de quatro cilindros em linha com 2.000 cilindradas até chegar ao motor de seis cilindros em linha com 3.000 cilindradas.

Também foram fabricadas versões com carroceria perua, versões sedans com motorização turbodiesel e versões sedans com tração integral, nas quatro rodas, mas as versões com motores a diesel não foram e não são fabricadas e vendidas no Brasil.

Nessa atual 7ª geração, a BMW introduziu a plataforma BMW CLAR - Cluster Arquiteture, com uma presença maior de partes de alumínio e aço de alta resistência, com consequente aumento da rigidez do monobloco em 50% e redução do peso em 55 kg, em relação aos modelos da geração anterior.

Mais uma vez, o fabricante optou pela implementação de uma alta qualidade de construção nos modelos da Série 3 de 7ª geração da BMW a partir de 2018, com alto padrão de acabamento e um nível de sofisticação e refinamento elevado, com mais conforto, inclusive, com entre-eixos com generosos 2,85 metros, mesmo que isso resultasse em um produto de preço ainda mais alto, com materiais de ótima qualidade, com seleção criteriosa de fornecedores de peças, partes e componentes e controle de qualidade nos processos de manufatura. Assim a fabricante BMW conseguiu se manter mais uma vez entre as marcas premium mais vendidas no mercado internacional.

Todos os modelos a gasolina da 7ª geração da Série 3 da BMW importados e/ou fabricados no Brasil possuem motores com bloco e cabeçotes de alumínio, injeção direta e eletrônica multipoint, combinada com o duplo comando de válvulas variável. Lá fora, no exterior, eles estão disponíveis com duas opções de combustível, gasolina e diesel, e uma opção híbrida elétrica, com algumas opções de câmbio, embora aqui no Brasil somente as versões flex, movidas a gasolina e etanol, em qualquer proporção, são fabricadas em Araquari, no estado de Santa Catarina, com direção elétrica e com câmbio manual de seis velocidade ou marchas ou automático de oito velocidades. Os automóveis foram montados com suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores e suspensão traseira independente multilink, com amortecimento hidráulico. A fabricante optou por freios a discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS, o sistema antitravamento, e distribuição eletrônica de frenagem, complementados pelo controle de tração e controle de estabilidade. Além disso, os freios de estacionamento passaram a ter acionamento eletrônico.

Essa 7ª geração possui tração é traseira ou integral, nas quatro rodas, dependendo do modelo, portanto trata-se de um carro executivo para quatro adultos ou familiar para quatro adultos e uma criança, no máximo. A grande maioria das unidades comercializadas no Brasil possui tração traseira. A versão mais vendida no Brasil desde 2019 tem sido a BMW 320i, com preço atual sugerido pela fábrica de R$ 280 mil (à vista), com o motor BMW B48, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor, com 184 cavalos de potência e 30 kgfm de torque, combinado com câmbio automático ZF 8HP de oito velocidades ou marchas.

Essa versão possui uma grande variedade de itens de performance, segurança e conforto, entre eles o ar-condicionado com filtro de poeira e pólen; a direção elétrica; os airbags frontais, laterais e de cortina; os vidros elétricos, com isolamento acústico, e a trava central elétrica, com alarme e imobilizador do motor; faróis de xenon com regulagem do altura do facho ou feixe de luz, os faróis de neblina e as lanternas de LED; o volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; a central multimídia BMW iDrive, com GPS integrado, rádio AM e FM, com DVD player, CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; o computador de bordo e o piloto automático, com assistente de permanência em faixa e alerta de colisão, com frenagem automática preventiva em certas condições; os bancos dianteiros com regulagem elétrica de altura da base e de inclinação dos encostos e todos os bancos com revestimento em couro;  detalhes de acabamento em black piano no painel e nas portas; o sensor de luz, para acionamento automático do farol; o sensor de chuva, para acionamento automático do limpador de para-brisa; o sensor de estacionamento, para auxiliar o motorista do veículo; os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores; as rodas de liga leve; entre vários outros.

Os modelos foram projetados e desenvolvidos pela equipe de projetistas da BMW na Alemanha, entre eles os designers Alexey Kezha e Marc Markefka, com fabricação em série iniciada em 2018, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Eles são fabricados na Alemanha, na China, na Indonésia, na Malásia, na Índia, na Tailândia, no México e no Brasil.

Mesmo na versão de entrada, a BMW 320i, por exemplo, o nível de sofisticação e refinamento é elevado, com grande parte dos itens de desempenho, conforto e segurança disponíveis nas versões mais caras.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, inclusive verificando se o automóvel está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionária da marca BMW ou oficinas mecânicas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção dos sedans de quatro portas BMW Série 3 de 7ª geração não é barata e alguns itens mecânicos e elétricos precisam de atenção especial, com uma revisão ou checagem pelo menos uma vez por ano, para verificar se estão funcionando corretamente, entre eles as rodas esportivas das versões mais potentes, que sofrem com a pavimentação irregular das ruas, avenidas e rodovias brasileiras.

O sedan BMW Série 3 de 7ª geração alcançou uma média cinco estrelas nos testes de impactos frontais e laterais do Euro NCAP, o programa europeu de avaliação da segurança de veículos comercializados no mercado europeu.

Versões esportivas da 7ª geração da Série 3 também são fabricadas, renomeadas para BMW M3, com carrocerias do tipo sedan de duas portas.

MERCADO
Logo acima, o sofisticado, refinado, elegante e confortável interior do sedan de alto luxo BMW 323 de quarta geração. Com um olhar atento, percebe-se o equilíbrio e a elegância das formas internas e o cuidado do fabricante em projetar um automóvel com dimensões moderadas, com o máximo possível de conforto por dentro, com espaço suficiente para cabeças e pernas de até quatro ocupantes adultos e uma criança. Logo abaixo, o interior do BMW 323 de terceira geração, também com essas mesmas características.
As várias gerações de automóveis da Série 3 da BMW podem ser consideradas um grande sucesso de vendas, com mais de 13.000.000 unidades fabricadas, representando algo em torno de 20% da receita bruta da fabricante alemã de automóveis e motos desde a década de 1970, mas acredita-se que em breve os vários modelos de utilitários esportivos da BMW assumam definitivamente essa posição honrosa de carros chefes de seu portfólio de produtos.

As versões de três volumes da Série 3 da BMW, conhecidas também como versões sedans, principalmente as versões de quatro portas da 3ª geração e da 4ª geração, são bem resolvidas no aspecto estético e de projeto de carroceria monobloco, com bom espaço para pernas e cabeças de quatro ocupantes adultos e uma criança e com ótimo acabamento interno, com tecidos finos ou couro, dependendo do modelo e da data de fabricação.

Esses modelos se firmaram como símbolos de status, principalmente a partir da década de 1990, com a fabricação seriada da 3ª geração da Série 3 da BMW, inclusive com a sua importação para Brasil, a partir da liberação do Governo Brasileiro, no início da década de 1990, para a importação de automóveis mais chiques fabricados por grandes e tradicionais marcas, como Mercedes-Benz, BMW, Audi, Volvo, Alfa Romeo, Jaguar e Lexus.

O mercado brasileiro está, atualmente, entre os dez mais importantes no mundo para praticamente todas as grandes montadoras multinacionais. Entretanto, nas décadas de 1970, 1980 e 1990 este mesmo mercado já era grande e o sucesso de vendas da 3ª geração da Série 3 da BMW aqui no Brasil na década de 1990 reforçou essa impressão na fabricante alemã, que, alguns anos atrás inaugurou sua linha de montagem para fabricação dos modelos da 6ª geração da Série 3 no município de Araquari, no estado de Santa Catarina.

A tradicional Série 3 da BMW, foi uma das primeiras propostas concretas de automóvel mundial da fabricante alemã BMW. Ela é uma das mais bem sucedidas famílias de automóveis da BMW, com participação de cerca de 20% na receita bruta da multinacional europeia fabricante de automóveis e motos. Embora a partir de agora a tendência seja a de que os modelos de utilitários esportivos assumam o protagonismo no mercado mundial de automóveis, é evidente a importância estratégica da Série 3 em toda a história da BMW e é natural que a empresa continue investindo no aprimoramento desses produtos enquanto houver demanda que justifique sua produção.

A tradicional Série 3 da BMW já soma impressionantes 46 anos de fabricação ininterrupta. Esses modelos são objeto de desejo da classe alta brasileira e o sonho de consumo da classe média. Os modelos da 4ª geração e da 5ª geração, por exemplo, ainda podem ser considerados bons negócios no mercado de automóveis usados, a maioria deles ainda está em bom estado de conservação e os preços de aquisição são bons, embora, verdade seja dita, o custo de manutenção seja mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares, já que se trata de modelos sofisticados.

Os modelos da Série 3 da BMW sempre estiveram entre os maiores sucessos comerciais da história da indústria automobilística mundial, sempre ocupando um lugar de destaque no mercado, seja pela vanguarda tecnológica ou seja pelo refinamento de seu acabamento. O mercado brasileiro recebeu e ainda recebe bem os automóveis da Série 3 da BMW, apesar do preço elevado pode-se dizer que eles venderam e ainda vendem bem por aqui.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

BMW SÉRIE 3 (3ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 5 pessoas (incluindo o motorista);
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Versões (no Brasil): 323, 325 e 328;
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Motorização (potência / torque): 2.3 24 válv. (
  • Motorização (potência / torque): 2.5 24 válv. (192 cavalos / 25 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 2.8 24 válv. (
  • Alimentação: Injeção eletrônica Bosh Motronic;
  • Motorização: Dianteira e longitudinal;
  • Transmissão (no Brasil): Automática de 5 marchas;
  • Tração: Traseira;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão dianteira: McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, multilink, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS;
  • Rodas e pneus (325): Liga leve, 205/60 R15, rodas aro 15;
  • Faróis:
  • Peso (vazio): Aprox.
  • Peso (vazio): Aprox. 1.330 kg (2.5);
  • Peso (vazio): Aprox.
  • Projetista: Claus Luthe, entre outros;
  • Porta-malas: 435 kg;
  • Tanque de combustível: 65 litros;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (vazio): Aprox.
  • Aceleração 0 a 100 km/h (lotado): Aprox.
  • Aceleração 0 a 100 km/h (vazio): Aprox. 12 segundos (2.5);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (lotado): Aprox. 14 segundos (2.5);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (vazio): Aprox.
  • Aceleração 0 a 100 km/h (vazio): Aprox.
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (lotado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 10 km / litro (lotado);
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,32;
  • Preço: Aprox. R$ 32 mil (usado / bom estado de conservação);

BMW SÉRIE 3 (4ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 5 pessoas (incluindo o motorista);
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Versões (no Brasil): 320, 323, 328 e 330;
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Motorização (potência / torque): 2.0 24 válv. (150 cavalos / 19 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 2.5 24 válv. (170 cavalos / 24 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 2.8 24 válv. (193 cavalos / 28 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 3.0 24 válv. (231 cavalos / 30 kgfm);
  • Taxa de compressão: 10:1;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multipoint;
  • Motorização: Dianteira e longitudinal;
  • Transmissão: Automática de 5 marchas;
  • Transmissão: Manual de 5 marchas;
  • Tração: Traseira;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão dianteira: independente, braços telescópicos, antimergulho;
  • Suspensão traseira: independente, com braço central e duplo braço transversal;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Rodas e pneus (328):
  • Rodas e pneus (330):
  • Faróis:
  • Peso (vazio): Aprox.
  • Peso (vazio): Aprox. 1.430 kg (2.8);
  • Peso (vazio): Aprox. 1.470 kg (3.0);
  • Projetista: Christopher Bangle;
  • Porta-malas: 440 litros;
  • Tanque de combustível: 63 litros;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (2.8): Aprox. 10 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (2.8): Aprox. 12 segundos (lotado);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (3.0): Aprox. 8 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (3.0): Aprox. 10 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro (2.0);
  • Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro (2.0);
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (2.5);
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (2.5);
  • Consumo cidade: Aprox. 7 km / litro (2.8);
  • Consumo rodovia: Aprox. 11 km / litro (2.8);
  • Consumo cidade: Aprox. 6 km / litro (3.0);
  • Consumo rodovia: Aprox. 10 km / litro (3.0);
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,32;
  • Ruído interno: 64 decibéis (100 km/h);
  • Preço: Aprox. R$ 45 mil (usado / bom estado de conservação);

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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/BMW_S%C3%A9rie_3
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_3_Series
  • BMW (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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