AUDI A3

AUDI A3 ( GERAÇÃO)
AUDI A3 (2ª GERAÇÃO)
AUDI A3 (3ª GERAÇÃO)
AUDI A3 SEDAN (3ª GERAÇÃO)
AUDI A3 (4ª GERAÇÃO)
AUDI A3 SEDAN (4ª GERAÇÃO)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o gracioso design da primeira geração do hatch Audi A3, com moderna e econômica motorização compacta transversal de quatro cilindros em linha de 1.800 cilindradas, uma das melhores versões do pequeno veículo premium da fabricante alemã Audi, fabricado no Brasil na década de 2000, inclusive. Logo abaixo, o sofisticado, refinado, bonito e confortável Audi A3 de segunda geração, com carroceria um pouco maior, importado da Alemanha, baseado em nova plataforma, um pouco mais espaçosa que a primeira.
A família Audi A3 é uma série bem sucedida de automóveis hatches e sedans da categoria premium, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala inicialmente na Alemanha a partir da década de 1990 e, posteriormente, anos depois, por algumas subsidiárias do Grupo Volkswagen, inclusive no Brasil, na Bélgica, na China, na Hungria, na Argélia e na Índia, cujo primeiro modelo original, o pequeno hatch Audi A3 de 1ª geração, baseado na plataforma Volkswagen A4, conhecida também como plataforma Volkswagen PQ34, também foi produzido no Brasil em larga escala pela Volkswagen do Brasil na década de 2000, que utilizou como base para sua fabricação praticamente todos os conceitos estéticos, mecânicos, eletrônicos, elétricos e hidráulicos do modelo original alemão Audi A3.

No Brasil, o hatch Audi A3 nacional, de 1ª geração, fabricado no Brasil, foi lançado para substituir as importações do modelo original alemão, quase idêntico, que era importado para o Brasil na década de 1990, por sua vez também bem aceito no mercado nacional e internacional e que continuou sendo produzido normalmente na Alemanha até 2003, quando foi substituído pelo Audi A3 de 2ª geração, um pouco mais espaçoso e ainda mais sofisticado e refinado.

No Brasil, o Audi A3 de 1ª geração vendeu bem, ao lado de seu primo Volkswagen Golf de 4ª geração, com o qual divide a plataforma Volkswagen PQ34, ambos fabricados na década de 2000 na então novíssima linha de montagem da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, e ambos o resultado de uma combinação equilibrada de características estéticas, mecânicas, elétricas, hidráulicas e eletrônicas que agradaram aos consumidores brasileiros das classes alta e média, respectivamente, entretanto adaptados para as duras condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras. Aliás, pode-se dizer que a verdadeira prova definitiva das qualidades estruturais, de suspensão e de sistemas do Audi A3 de 1ª geração e do Volkswagen Golf de 4ª geração foi realizada no Brasil, a partir da década de 2000.

Os modelos Audi A3 de 2ª geração foram fabricados no Brasil por um curto período, nos anos de 2012 e 2013, e o modelo Audi A3 Sedan, que faz parte da 3ª geração da família Audi A3, foi fabricado até 2020 no município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a capital do estado do Paraná, na qual também é fabricado o modelo Volkswagen T-Cross, um SUV compacto, um campeão de vendas; foi fabricado o Volkswagen Fox, até 2021, um hatch compacto; e é fabricado o Volkswagen Golf, um modelo hatch de tamanho médio.

Nas décadas de 1990, 2000 e 2010, os principais concorrentes do Audi A3 foram os hatches Fiat Brava e Fiat Stilo, o fastback Chevrolet Astra, os monovolumes Honda Fit, os hatches Mercedes-Benz Classe A e o Mercedes-Benz Classe B, o hatch Peugeot 307, o fastback Ford Escort e o hatch Ford Focus, o fastback Citroen Xsara e o hatch médio Hyundai i30.

A AUDI
A Audi é uma tradicional fabricante alemã de automóveis premium, com algumas subsidiárias fabricantes em várias partes do mundo. É uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, uma empresa integrante do Grupo Volkswagen da Alemanha, por sua vez um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo; a Scania e a MAN, dois grandes fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas; a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo; a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares; e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.

A empresa foi fundada em 1910 pelo empresário alemão August Horch que, anos depois, em 1932, fundiu a Audi com outras três fabricantes alemãs de automóveis e motocicletas, a DKW, a Horch e a Wanderer, formando assim a Auto Union que, anos depois, em 1965, foi comprada pela Volkswagen e passou a se chamar simplesmente Audi AG.

Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10.400.000 unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Aqui no Brasil, em 2016, por exemplo,  a Volkswagen do Brasil foi a 3ª maior fabricante de veículos do Brasil, com quase 230.000 unidades fabricadas. Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais de 11.000.000 de unidades, com mais de € 234 bilhões de receita bruta (o equivalente a mais de US$ 262 bilhões) e mais de 640.000 empregados, enquanto a Volkswagen do Brasil foi a segunda maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais 414.000 unidades fabricadas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o bonito painel e volante do Audi A3 de primeira geração, que esteve à venda no Brasil entre 1996 e 2006, com alto padrão de acabamento interno e baixo nível de ruído interno. Logo abaixo, o também bonito painel e volante do Audi A3 de segunda geração, que foi importado para o Brasil, foi fabricado no Brasil e esteve à venda aqui entre 2003 e 2013, também com ótimo padrão de construção, mas com um pouco mais de espaço interno que seu antecessor.
De modo geral, a família Audi A3 é composta por quatro gerações de modelos hatches de três e cinco portas e por modelos sedans de quatro portas, com carroceria monobloco de aço galvanizado e alguns elementos de alumínio, dependendo de cada geração, com tração dianteira ou tração 4X4, dependendo do modelo, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, criada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 pela multinacional alemã Audi AG, inicialmente na Alemanha e, posteriormente, anos depois, no Brasil, na Bélgica, na China, na Hungria, na Argélia e na Índia, dependo do modelo e da geração.

Atualmente, ele já está na 4ª geração, fabricada somente na Alemanha e na China, ainda sem previsão de fabricação no Brasil.

Aqui Brasil, por exemplo, nas décadas de 1990 e 2000 as versões disponíveis do hatch Audi A3 da 1ª geração eram a de entrada Audi A3 1.6 aspirada de três portas, a intermediária Audi A3 1.8 aspirada de três portas, e a mais completa Audi A3 1.8 turbo de três ou cinco portas. Na verdade, até mesmo na versão de entrada Audi A3 1.6 aspirada, o nível de sofisticação e refinamento é bom, com acabamento de primeira, impecável, em tecidos finos, dentro do padrão Audi; mecânica apurada, inclusive com injeção eletrônica de série; baixo nível de ruído interno, graças a um trabalho de isolamento acústico; e câmbio mecânico de cinco marchas ou automático de quatro marchas, dependendo do modelo. No entanto, aqui no Brasil a versão Audi A3 1.8 aspirada apresentava a melhor relação custo benefício, com motorização de 1.800 cilindradas, com cinco válvulas por cilindro (é isso mesmo que você está lendo, cinco válvulas por cilindro) e bem equipado de série. Ele apresentava um equilíbrio melhor entre preço de aquisição, custo de manutenção, performance e economia de combustível, mesmo lotado de passageiros e bagagens.

Outro detalhe importante: Todas as versões do hatch Audi A3 de 1ª geração, de 2ª geração, de 3ª geração e de 4ª geração, e todas as versões do sedan Aud A3 de 3ª geração e de 4ª geração, fabricadas no Brasil e/ou importadas têm motorização transversal. Automóveis com essa configuração são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

Nas décadas de 1990 e 2000, dentre os automóveis de carroceria hatch mais desejados do Brasil, estava o Audi A3 1.8 turbo de 1ª geração, com seu gracioso formato de carroceria, realmente bonito e harmônico, com linhas suaves e agradáveis, principalmente na versão de três portas, melhor resolvido que a versão de cinco portas, pneus 195/65 R15 com rodas aro 15, e teto solar, este disponível como opcional, formando um visual bem moderno e agradável para a época. Vale ressaltar ou lembrar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km/h para os chamados veículos leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por lei nas décadas de 1990 e 2000, portanto os números de velocidade máxima do Audi A3 não fazem sentido aqui no Brasil, mas os números de aceleração sim, precisando de apenas 8 segundos para chegar aos 100 km/h, vazio, ou 10 segundos, lotado.

O hatch de tamanho médio Audi A3 de 2ª geração, por exemplo, também esteve entre os automóveis mais desejados do Brasil, mas neste caso a sua versão de cinco portas é mais bem resolvida esteticamente.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, a família Audi A3 reunida, da esquerda para a direita as três gerações em ordem cronológica, a primeira, a segunda e a terceira gerações. Logo abaixo, bonita imagem publicitária da década de 2010, com o Audi A3 Sedan de terceira geração, fabricado e comercializado no Brasil até 2020, inclusive.

O pequeno Audi A3 foi inicialmente importado da Alemanha para o Brasil como um automóvel premium da categoria hatch, ou seja, um automóvel com a aparência de dois volumes, com carroceria razoavelmente leve, com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, neste caso considerando apenas o aspecto estético externo, como parte integrante do segundo volume.

Na verdade, embora ele tenha sido tratado pelas publicações especializadas, inclusive nos Estados Unidos, como um automóvel hatch compacto, se um rigor maior for usado, ele pode ser considerado dentro da categoria de automóveis médios aqui no Brasil, pois seu entre-eixos é de 2,5 metros, o mesmo entre-eixos do Volkswagen Golf de 4ª geração, que, por sua vez, era e é considerado um hatch de tamanho médio. Esse segmento médio de automóveis é aquele em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas, os fabricantes oferecem um pouco mais de espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás, porém não tão espaçosos e confortáveis como os sedãs de luxo.

A 1ª geração do Audi A3 começou a ser importada para o Brasil pouco tempo depois do início da fabricação em série na Alemanha, em 1997, por meio da representante oficial da marca no Brasil, a Senna Import, na época de propriedade da família do falecido piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, e passou a ser fabricada no Brasil a partir do ano 2000, baseado na então nova plataforma Volkswagen PQ34, compartilhando motorização, câmbio e suspensão com o hatch Volkswagen Golf de 4ª geração, que também foi fabricado no Brasil, na mesma linha de montagem e também foi um sucesso de público e de crítica. Ambos os modelos tinham (e ainda têm) um visual moderno para a época, com o capo do motor bem inclinado para melhorar a visibilidade que o motorista tem à sua frente.

Anos depois, a partir de 2007, houve uma melhoria no design externo e interno (no sentido estrito de estética), com o início das importações da 2ª geração do Audi A3, este sim com a sua versão de cinco portas bem resolvida no aspecto estético, com sua lateral harmônica, com as suas quatro portas laterais formando um conjunto realmente elegante, bem resolvido, e, no restante da estrutura, com linhas suaves e bonitas, com um envolvente conjunto de para-choques, dianteiro e traseiro, e um bonito conjunto de assentos dianteiros e traseiro com linhas arredondadas, perfeitamente combinadas com o painel e o volante, também com linhas arredondas. Na prática, uma “aula de bom gosto” para os demais fabricantes de automóveis brasileiros da época.

A terceira ou quinta porta do Audi A3 de 1ª geração ou de 2ª geração, dependendo do modelo, é a peça metálica traseira articulável para acesso ao seu porta-malas, com um vidro traseiro integrado, com limpador traseiro e desembaçador, como itens de série.

AUDI A3 (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, uma das mais completas e bonitas versões do hatch nacional, o Audi A3 com motorização 1.8 aspirada, de 1.800 cilindradas. Note que a versão de três portas é mais bem resolvida esteticamente que a versão de cinco portas. Logo abaixo, os assentos dianteiros do hatch Audi A3, com espaço suficiente para o motorista e passageiro e controle elétrico de altura e inclinação do assento do motorista. O Audi A3, em suas várias versões, era objeto de desejo e sonho de consumo das classes alta e média brasileiras nas décadas de 1990 e 2000.

O Audi A3 de 1ª geração, conhecida também como geração Audi Typ 8L, é um automóvel hatch com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco construída em aço galvanizado, com motorização dianteira e tração dianteira ou 4X4, dependendo da versão, com duas ou quatro portas laterais, dependendo da versão, e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. A grande maioria das unidades de Audi A3 fabricadas no Brasil são modelos de cinco portas. Nas décadas de 1990 e 2000, ele e seu primo Volkswagen Golf foram considerados pelas publicações especializadas, incluindo Quatro Rodas e Auto Esporte, e pelos consumidores brasileiros automóveis com conjuntos estéticos, mecânicos, elétricos, hidráulicos e eletrônicos equilibrados e competitivos, entre as melhores opções do mercado nacional.

A fabricante Audi iniciou a fabricação em série do Audi A3 de 1ª geração em 1996 na Alemanha, um automóvel totalmente original de hatch premium, com para-choques envolventes e na mesma cor da carroceria, com grade frontal para entrada de ar para o radiador integrado ao para-choques. As lanternas traseiras têm um desenho gracioso, harmônico e agradável, bem resolvido, e o interior tem um desenho agradável também, com bonito painel de formas levemente arredondadas e bonito volante de quatro raios, formando um conjunto suave, sem muitas ousadias estéticas, o que favorece seu valor de revenda. Os designers e engenheiros da Audi, entre eles Dirk van Braeckel, acertaram no aspecto externo e interno do veículo, tudo bem proporcional e equilibrado, sem exageros ou exibicionismos, com o vão compacto do motor em formato de cunha, com espaço suficiente para incluir ali os motores compactos de 1.600 cilindradas até 2.000 cilindradas, o ar condicionado e o câmbio mecânico de cinco marchas.

Algumas versões esportivas do Audi A3, chamadas de Audi S3, também foram fabricadas na Alemanha e importadas para o Brasil, geralmente com motorizações de melhor desempenho, como, por exemplo, as versões com turbocompressor e tração 4X4 ou integral, nas quatro rodas.

Tanto os modelos Audi A3 fabricados na Alemanha como os modelos Audi A3 fabricados no Brasil já saíam da fábrica com uma boa variedade de itens de série, como direção hidráulica; ar condicionado; airbags frontais e laterais; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, dependendo do modelo; volante com ajuste de inclinação e profundidade; ajuste de altura do facho ou feixe de luz dos faróis; aparelho de som com rádio AM e FM e CD player, com vários alto-falantes espalhados pelo interior do veículo; computador de bordo; e sensor de estacionamento, nas versões mais caras; entre outros.

O Grupo Volkswagen tem uma já bem conhecida tradição de projetar seus automóveis com suspensões firmes, para favorecer o máximo possível a estabilidade e, por consequência, a segurança, mesmo que isso signifique sacrificar um pouquinho a suavidade do rodar em pisos irregulares. A suspensão do Audi A3 obedece ao padrão de firmeza do grupo alemão, ela é independente na dianteira, do tipo McPherson, com amortecedores pressurizados, molas helicoidais, barra estabilizadora e braços fixados em um sub-chassi. Já na traseira do veículo, a suspensão é interdependente, com barra ou eixo de torção ou eixo semi-rígido, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores telescópicos ou pressurizados.

Os conjuntos de rodas e pneus variam um pouco de modelo para modelo, com as versões de entrada e intermediárias com pneus 195/65 R15 e rodas de 15 polegadas, portanto com o rodar mais suave, e as versões mais esportivas com rodas 205/60 R15 e rodas de 15 polegadas em alumínio, com rodar um pouquinho mais áspero ou menos refinado em ruas, rodovias e avenidas mais irregulares, mas nada grave. Já o sistema de frenagem utiliza discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, todos com ABS, o sistema de antitravamento, com válvula de pressão EBD - Electronic Brake Distribution, para melhor distribuição da frenagem. Além disso, ele possui o EDS, o sistema de controle de tração.

Mesmo nas versões de entrada o Audi A3 possui acabamento interno bem caprichado, com tecidos finos, agradáveis ao toque e de visual atraente, e, nas versões mais caras, com bancos revestidos em couro.

O Audi A3 de 1ª geração foi um grande sucesso de vendas do Grupo Volkswagen, com mais de 1.000.000 de unidades fabricadas na Alemanha e no Brasil, um número surpreendente, já que se tratava de modelos caros, todos na faixa premium de preço. Atualmente, ele pode ser uma opção bem razoável de compra no mercado de automóveis usados, inclusive com boa relação custo benefício, desde que o exemplar escolhido esteja realmente em bom estado de conservação.

Os motores usados na montagem dos modelos Audi A3 nacionais foram fabricados pela Volkswagen do Brasil no município de São Carlos, interior do estado de São Paulo, portanto não há dificuldade de encontrar peças de reposição para eles.

O veículo é considerado seguro, tendo conseguido alcançar quatro estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP, o programa europeu de avaliação dos níveis de segurança dos veículos comercializados no mercado europeu.

AUDI A3 (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, uma das mais completas e bonitas versões do hatch importado Audi A3, com quatro portas e com motorização 2.0 com turbo, com 2.000 cilindradas e injeção direta. Logo abaixo, os bonitos assentos dianteiros, o painel e o volante do mesmo modelo, também com espaço suficiente para o motorista e passageiro e um pouco mais de espaço para os passageiros do assento traseiro, em relação ao seu antecessor de primeira geração.
O Audi A3 de 2ª geração, conhecido também como geração Audi Typ 8P, é um automóvel hatch com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco construída em aço galvanizado e várias partes menores em alumínio, com motorização dianteira e tração dianteira ou 4X4, dependendo do modelo, com duas ou quatro portas laterais, também dependendo do modelo, e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. Essa geração foi considerada pelas publicações especializadas e pelos consumidores brasileiros entre as melhores opções de conjuntos estéticos, mecânicos, elétricos e eletrônicos da década de 2000 e desta década, equilibrados e competitivos, entre as melhores opções do mercado nacional.

A fabricante Audi iniciou a fabricação em série do Audi A3 de 2ª geração em 2003 na Alemanha, mas as primeiras unidades dessa geração chegaram ao Brasil apenas em 2007, após o encerramento da fabricação seriada do Audi A3 de 1ª geração na fábrica da Volkswagen do Brasil no estado do Paraná. O veículo também foi fabricado na Bélgica e na Hungria, dois países europeus.

Trata-se de um automóvel totalmente original de hatch premium, com para-choques envolventes e na mesma cor da carroceria, também com grade frontal para entrada de ar para o radiador integrado ao para-choques, mas com desenho totalmente novo em relação ao seu antecessor. As lanternas traseiras também têm um desenho gracioso, harmônico e agradável, bem resolvido, e o interior tem um desenho agradável também, com bonito painel de formas levemente arredondadas e bonito volante de quatro raios, formando um conjunto suave, sem muitas ousadias estéticas, o que favorece seu valor de revenda. Os designers e engenheiros da Audi, entre eles Gary Telaak, acertaram mais uma vez no aspecto externo e interno do veículo, tudo bem proporcional e equilibrado, sem exageros, com o cofre compacto do motor em formato de cunha, com espaço suficiente para incluir ali os motores de 1.200 cilindradas até 3.200 cilindradas, o ar condicionado e o câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas ou automático de seis velocidades.

Essa geração foi baseada na então nova plataforma Volkswagen PQ35, mais espaçosa, com entre-eixos melhorado para quase 2,6 metros, portanto com mais espaço para as pernas dos passageiros do assento traseiro. Comparando com a geração anterior, foram acrescentados quase 10 centímetros a mais de distância entre-eixos, portanto com mais espaço para as pernas dos passageiros do assento traseiro, 5 centímetros a mais de comprimento total da carroceria e 3 centímetros a mais de largura.

Algumas versões esportivas do Audi A3, chamadas de Audi S3, também foram fabricadas na Alemanha e importadas para o Brasil, geralmente com motorizações de melhor desempenho, como, por exemplo, as versões com motorização com turbocompressor, injeção direta e tração 4X4 ou integral, nas quatro rodas.

Tanto os modelos Audi A3 fabricados na Alemanha como os modelos fabricados em outros países já saíam da fábrica com uma grande variedade de itens de série, como direção elétrica progressiva, um pouco mais leve em manobras de estacionamento e um pouco mais pesada em rodovias; ar condicionado; airbags frontais, laterais e de cortina; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores; câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, este com dupla embreagem; volante com ajuste de inclinação e profundidade; ajuste de altura do facho ou feixe de luz dos faróis; ajuste elétrico de altura da base e de inclinação dos encostos dos assentos dianteiros; aparelho de som com rádio AM e FM e CD player, com vários alto-falantes espalhados pelo interior do veículo; computador de bordo; e sensor de estacionamento; entre outros.

A partir de 2008, a Audi colocou à disposição dos consumidores europeus e americanos a opção do câmbio automático S-Tronic de sete velocidades, de dupla embreagem, a seco, mas a maioria das unidades importadas para o Brasil possui câmbio automático S-Tronic de seis velocidades, de dupla embreagem, banhado a óleo.

A versão com motorização 2.0 TFSI, por exemplo, com 2.000 cilindradas, com injeção direta e estratificada de combustível e turbo gera 200 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, com bons números de desempenho, precisando de 9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, mesmo lotada de passageiros. O comportamento dinâmico dessa versão é exemplar, com suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores e suspensão traseira independente multilink, com quatro links,  também com molas helicoidais e amortecedores, com pneus 225/45 R17 e rodas de 17 polegadas. Para completar o conjunto dinâmico, optou-se pelos freios a disco nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio, com EBD - Electronic Brake Distribution ou controle de distribuição de pressão de frenagem, com ASR ou controle de tração e ESP ou controle de estabilidade, com EDL ou controle para evitar patinagem, com MSR para evitar bloqueio das rodas em desaceleração e ESBS para corrigir o comportamento do veículo em frenagem dentro de curvas.

É claro que toda essa sofisticação não saía barato, aqui no Brasil essa versão Audi A3 2.0 Sportback FSI, de cinco portas, era vendida em 2007 com preços em torno de R$ 145 mil nas concessionárias Audi de veículos novos, o equivalente hoje a cerca de R$ 230 mil. Atualmente é possível encontrar essas jóias por preços em torno de R$ 58 mil, a maioria em bom estado de conservação, inclusive algumas blindadas nível IIIA.

O fabricante recomenda gasolina com baixo teor de enxofre, no máximo 50 ppm ou partes por milhão, e aditivos de limpeza do sistema de alimentação, como Petrobras Podium, Shell V-Power Racing e Ipiranga Octapro, por exemplo, lembrando que se trata de combustíveis ainda mais caros que as gasolinas comuns.

O veículo é considerado seguro para ocupantes adultos dentro do veículo, tendo conseguido alcançar quatro estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP, o programa europeu de avaliação dos níveis de segurança dos veículos comercializados no mercado europeu.

AUDI A3 (3ª GERAÇÃO)
Logo acima, a frente de uma das mais completas e bonitas versões do sedan Audi A3, com quatro portas e com motorização 1.4 com turbo, com 1.400 cilindradas e injeção direta. Logo abaixo, os bonitos assentos dianteiros, o painel e o volante do mesmo modelo, também com espaço suficiente para o motorista e passageiro e um pouco mais de espaço para os passageiros do assento traseiro, em relação ao seu antecessor de primeira geração.
A família Audi A3 de 3ª geração, conhecida também como geração Audi Typ 8V, é composta vários modelos de automóveis com carrocerias hatch e sedan, todos com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, com construções de carrocerias do tipo monobloco em aço galvanizado e várias partes menores em alumínio, com motorização dianteira e tração dianteira ou 4X4, dependendo da versão, com duas ou quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas, no caso dos modelos hatch, e com quatro portas laterais no caso dos modelos sedan. Essa geração foi considerada pelas publicações especializadas e pelos consumidores brasileiros entre as melhores opções de conjuntos estéticos, mecânicos, elétricos e eletrônicos desta década, equilibrados e competitivos, entre as melhores opções do mercado nacional.

A fabricante Audi iniciou a fabricação em série dos modelos Audi A3 de 3ª geração em 2012 na Alemanha, na Hungria, na China e na Índia, inicialmente com importação para o Brasil direto da Hungria, e, posteriormente, anos depois, com a fabricação em série aqui no Brasil das versões sedan Audi A3 em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, na unidade fabril da Volkswagen do Brasil, com as primeiras unidades nacionalizadas chegando às concessionárias de veículos novos em 2016, com preços um pouco mais baixos que as unidades importadas.

Trata-se de um automóvel totalmente original de sedan premium, que utiliza a novíssima plataforma Volkswagen MQB, a mesma usada para a fabricação do utilitários esportivo Volkswagen T-Cross e do sedan Volkswagen Virtus, por exemplo. O resultado estético alcançado pelo departamento de engenharia da Audi foi bem agradável, novamente sem muitas ousadias estéticas, levemente discreto, também com linhas harmônicas e agradáveis, bem resolvidas, e o interior tem um desenho agradável também, com bonito painel de formas levemente arredondadas e bonito volante de quatro raios, formando um conjunto suave, sem muitas ousadias estéticas, o que favorece seu valor de revenda. Os designers e engenheiros da Audi, entre eles Dany Garand e Markus Gleitz, acertaram mais uma vez no aspecto externo e interno do veículo, tudo bem proporcional e equilibrado, sem exageros, com o cofre compacto do motor em formato de cunha, com espaço suficiente para incluir ali os motores de 1.200 cilindradas até 2.500 cilindradas, o ar condicionado e o câmbio manual ou automático.

Algumas versões esportivas do Audi A3, chamadas de Audi S3 e Audi RS3, tanto com carroceria hatch como com carroceria sedan, também foram importadas para o Brasil, geralmente com motorizações de melhor desempenho, como, por exemplo, as versões com motorização com turbocompressor, injeção direta e tração 4X4 ou integral, nas quatro rodas.

A plataforma Volkswagen MQB, utilizada para a montagem do monobloco do Audi A3 Sedan de 3ª geração possibilitou o uso de aço de alta resistência em várias partes do veículo, combinado com alumínio em partes menores, o que resultou em pesos variando entre 1.350 kg e 1.450 kg, dependendo da versão. Nas versões mais leves e menos potentes, optou-se pela suspensão dianteira McPherson combinada com suspensão traseira com barra de torção e nas versões mais pesadas e potentes optou-se pela combinação McPherson na frente e multilink atrás.

Os modelos Audi A3, tanto nas versões sedan quanto nas versões hatch, fabricados na Hungria e importados para o Brasil e fabricados no Brasil para atender o mercado nacional estiveram disponíveis com uma grande variedade de itens de série, dependendo da versão, como direção elétrica, com progressividade, portanto um pouco mais leve no estacionamento e um pouco mais pesada nas rodovias; ar condicionado com controle digital de duas zonas e saída de ar para os passageiros do assento traseiro; airbags frontais, laterais e de joelhos; sistema multimídia, com tela de 8 polegadas, com GPS integrado ao painel, aparelho de som com rádio AM e FM  e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, com vários alto-falantes espalhados pelo interior do veículo; faróis de xenon e lanternas de LED, com ajuste de altura do facho ou feixe de luz dos faróis; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores e pontos de fixação Isofix para cadeirinhas infantis; inicialmente câmbio automático S-Tronic de sete marchas, com dupla embreagem, a seco ou banhada a óleo, dependendo da versão, com a possibilidade de troca manual por meio de aletas no volante, e, posteriormente, com o câmbio automático Tiptronic convencional de seis marchas, quando a empresa nacionalizou a produção do carro; volante multifuncional, com ajuste de inclinação e profundidade; ajuste elétrico de altura da base e de inclinação dos encostos dos assentos dianteiros; sistema start-stop para economia de combustível em trechos urbanos; sensores de estacionamento, para auxiliar nas manobras de estacionamento (somente alguns anos depois do início das importações para o Brasil); sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa; sensor de luz para acionamento automático dos faróis; rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17 ou rodas de liga leve de 16 polegadas, com pneus 205/55 R16, dependendo do modelo; piloto automático; sistema de estacionamento automático; computador de bordo; e teto solar elétrico (opcional); entre outros. Alguns desses itens citados neste parágrafo estiveram disponíveis como opcionais para as versões de entrada.

A grande maioria dos itens citados no parágrafo acima já estavam disponíveis como itens de série para as versões de entrada da família Audi A3 de 3ª geração, na década de 2010, aqui no Brasil. No entanto, recomenda-se que o interessado verifique antes se o exemplar que lhe interessa possui cada um desses itens. Por exemplo, a versão de entrada Audi A3 Sedan 1.4 TFSI, com 122 cavalos de potência e 20 kgfm de torque, começou a ser importada para o Brasil em 2014 com faróis de xênon, sistema multimídia integrado ao painel, conjunto quase completo de airbags, controle de estabilidade e controle de tração, mas sem bancos em couro e regulagens elétricas, ar condicionado digital de duas zonas e piloto automático.

Anos depois, começou a ser fabricada no Brasil a versão Audi A3 de entrada com carroceria sedan e com motorização 1.4 TFSI turbo flex, por exemplo, com 1.400 cilindradas, com injeção direta de combustível e turbo, com possui 150 cavalos de potência e 24 kgfm de torque, com bons números de desempenho, precisando de 12 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, mesmo lotado de passageiros. O comportamento dinâmico dessa versão também é exemplar, com suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores, e suspensão traseira com barra de torção, também com molas helicoidais e amortecedores, com pneus 225/45 R17 e rodas de 17 polegadas. Para completar o conjunto dinâmico, optou-se pelos freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio, com ASR ou controle de tração e ESP ou controle de estabilidade.

No Brasil, em 2014, por exemplo, os preços do Audi A3 Sedan nas concessionárias de veículos novos variavam entre R$ 98 mil e R$ 150 mil, dependendo do modelo e dos pacotes de opcionais. Em 2019, por exemplo, os preços do Audi A3 Sedan nas concessionárias variavam entre R$ 120 mil e R$ 180 mil, também dependendo do modelo e dos pacotes de opcionais. O Audi A3 Sedan é um modelo de entrada da Audi, mas note que o termo entrada usado por marcas premium como Audi, Lexus, Mercedes-Benz, BMW e Jaguar, por exemplo, não significa despojamento, mas sim um modelo com preço um pouco mais baixo que os demais modelos da marca, em torno de R$ 120 mil para a versão Audi A3 Sedan Attraction, por exemplo, com motor TFSI de 1,4 litro, com bloco de alumínio, com turbo e comando variável de válvulas no cabeçote, com um sistema misto de injeção indireta com injeção direta. É isso mesmo que você está lendo, ele usa a injeção indireta quando o motor é menos solicitado e recorre à injeção direta de combustível quando o motorista pista mais forte no acelerador.

A versão Audi A3 Sedan 1.8 TFSI também foi fabricada no Brasil, com motor de 1.800 cilindradas, com bloco de ferro, com turbo, intercooler, comando variável de válvulas no cabeçote e dois eixos de balanceamento, também com um sistema misto de injeção indireta com injeção direta, com 180 cavalos e 25 kgfm, com números de desempenho melhores, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos, mesmo lotada e com ar condicionado ligado.

O acabamento interno é caprichado em todas as versões, com tecidos finos nas versões mais baratas e couro nas versões mais caras. Em termos de conforto e capacidade, o Audi A3 Sedan está dentro da média de sua categoria, com entre eixos de 2,6 metros, o suficiente para uma família com quatro adultos e uma criança, já que o seu assoalho, atrás, não é totalmente plano. Já a capacidade de seu porta malas é bem razoável, com 420 litros.

O Audi A3 de 3ª geração alcançou cinco estrelas nos testes de segurança ativa e passiva do Euro NCAP, o programa europeu semi-independente de avaliação dos níveis de segurança apresentados pelos automóveis novos à venda no mercado europeu .

AUDI A3 (4ª GERAÇÃO)
Logo acima, a frente de uma das mais completas e bonitas versões do sedan Audi A3, com quatro portas e com motorização 1.4 com turbo, com 1.400 cilindradas e injeção direta de combustível. Logo abaixo, o painel, o console central, os bancos dianteiros e o volante do mesmo modelo, também com espaço suficiente para o motorista e passageiro.
A recém lançada família Audi A3 de 4ª geração, conhecida também como geração Audi Type 8Y, é composta vários modelos de automóveis com carrocerias hatch e sedan, todos com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o condutor, com construções de carrocerias do tipo monobloco em aço galvanizado e várias partes menores em alumínio, com motorização dianteira e tração dianteira ou 4X4, dependendo da versão, com duas ou quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas, no caso dos modelos hatch, e com quatro portas laterais no caso dos modelos sedan.

A fabricante Audi iniciou a fabricação em série dos modelos Audi A3 de 4ª geração em 2020 na Alemanha e na China, mas por causa da pandemia de Covid-19, que atrapalhou os planos da montadora no mundo inteiro, o veículo só chegou aqui no Brasil em 2021, inicialmente importado e, talvez,  posteriormente, no futuro, tenha fabricação nacional, em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, portanto com preços mais baixos que as unidades importadas.

Trata-se de um automóvel do segmento de sedans premium, que utiliza a plataforma Volkswagen MQB Evo, a mesma utilizada pela 8ª geração do Volkswagen Golf. O resultado estético alcançado pelo departamento de engenharia da Audi foi agradável, mas agora um pouquinho mais ousado, um pouquinho mais apimentado, digamos. Os designers e engenheiros da Audi acertaram mais uma vez no aspecto externo e interno do veículo, tudo bem proporcional e equilibrado, com o vão compacto do motor em formato de cunha, com espaço suficiente para incluir ali os motores de 1.000 cilindradas até 2.500 cilindradas, o ar condicionado e o câmbio manual de seis velocidades ou marchas ou automático DSG / S-Tronic de sete velocidades, banhado a óleo.

Algumas versões esportivas do Audi A3, chamadas de Audi S3 e Audi RS3, tanto com carroceria hatch como com carroceria sedan, também são fabricadas, geralmente com motorizações de melhor desempenho, como, por exemplo, as versões com motorização com turbocompressor, injeção direta e tração 4X4 ou integral, nas quatro rodas.

A plataforma Volkswagen MQB Evo, utilizada para a montagem do monobloco do Audi A3 Sedan de 4ª geração possibilitou o uso de aço de alta resistência em várias partes do veículo, combinado com alumínio em partes menores, como o capô, por exemplo, o que resultou em pesos variando entre 1.380 kg e 1.480 kg, dependendo da versão. Nas versões mais leves e menos potentes, optou-se pela suspensão dianteira McPherson combinada com suspensão traseira com barra de torção, mais simples e robusta, e nas versões mais pesadas e potentes optou-se pela combinação McPherson na frente e multilink atrás, mais estável e confortável.

Os modelos Audi A3, tanto nas versões sedan quanto nas versões hatch, atualmente fabricados na Alemanha e importados para o Brasil estão disponíveis nas concessionárias de veículos novos da marca Audi com uma grande variedade de itens de série, dependendo da versão, como direção elétrica, com progressividade, portanto um pouco mais leve no estacionamento e um pouco mais pesada nas rodovias; ar condicionado com controle digital de duas zonas e saída de ar para os passageiros do assento traseiro; airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos, totalizando sete airbags; sistema multimídia no painel, com tela de 10 polegadas, com GPS integrado ao painel, aparelho de som com rádio AM e FM  e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, com vários alto-falantes espalhados pelo interior do veículo; tomada USB para carregamento de celulares para os passageiros do assento traseirofaróis de LED e lanternas de LED, com ajuste de altura do facho ou feixe de luz dos faróis; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com chave presencial e com alarme; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores e pontos de fixação Isofix para cadeirinhas infantis; câmbio automático Tiptronic de oito velocidades na versão Audi A3 Sedan Limited 35 TFSI, com motor turbo de 1.400 cilindradas, e câmbio automático S-Tronic de sete velocidades na versão Audi A3 Sedan Performance 40 TFSI, com motor turbo de 2.000 cilindradas, com a possibilidade de troca manual por meio de aletas no volante; volante multifuncional, com aletas para trocas de marchas e com ajuste de inclinação e profundidade; bancos com revestimento em couro sintético e ajuste elétrico de altura da base e de inclinação dos encostos dos bancos dianteiros; sistema start-stop para economia de combustível em trechos urbanossensores de estacionamento e câmera de ré, para auxiliar nas manobras de estacionamento; sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa; sensor de luz para acionamento automático dos faróis; rodas de liga leve de 18 polegadas, com pneus 225/40 R18, rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17 ou rodas de liga leve de 16 polegadas, com pneus 205/55 R16, dependendo do modelo; piloto automático, com controle adaptativo de cruzeiro e sistema de estacionamento automático; computador de bordo e painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit; e teto solar elétrico (opcional); entre outros. Alguns dos itens citados neste parágrafo estão disponíveis como opcionais para as versões de entrada.

A grande maioria dos itens citados no parágrafo acima estão disponíveis como itens de série para essas duas principais versões da família Audi A3 de 4ª geração, disponíveis aqui no Brasil. No entanto, recomenda-se que o interessado verifique antes com a concessionária se a versão que lhe interessa possui cada um desses itens.

A versão Audi A3 Sedan Limited 35 TFSI, com motor turbo de 1.400 cilindradas, possui injeção direta e indireta de gasolina, com 150 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, com bons números de desempenho, precisando de 12 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, mesmo lotado de passageiros e ar condicionado ligado. Já a versão Audi A3 Performance 40 TFSI, com motor turbo de 2.000 cilindradas, possui injeção direta e indireta de gasolina, com 190 cavalos de potência e 32 kgfm de torque, com bons números de desempenho, precisando de 10 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, mesmo lotado de passageiros e ar condicionado ligado. Para completar o conjunto dinâmico, optou-se pelos freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio, com ASR ou controle de tração e ESP ou controle de estabilidade.

O acabamento interno é caprichado em todas as versões, mas agora com bancos com uma combinação de couro sintético (artificial) com couro natural em ambas as versões, freio de estacionamento elétrico, carregamento de celular por indução, como opcional, e faróis laser, também disponíveis como opcionais. Em termos de conforto e capacidade, o Audi A3 Sedan está dentro da média de sua categoria, com entre eixos de 2,6 metros, o suficiente para uma família com quatro adultos e uma criança, já que o seu assoalho, atrás, não é totalmente plano. Já a capacidade de seu porta malas é bem razoável, com 420 litros.

Aqui no Brasil, os preços do Audi A3 Sedan partem de R$ 230 mil nas concessionárias da marca Audi.

CONTROLE DE QUALIDADE

Durante a década de 2000 e 2010, as fábricas usadas para a montagem da 1ª, da 2ª e da 3ª gerações da família Audi A3, importadas para o Brasil e fabricadas no Brasil, inclusive, obedeceram a padrões internacionais de qualidade do Grupo Volkswagen, o que resultou em um veículo de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar das carrocerias.

As revisões anuais devem incluir a checagem de vários itens, como qualquer outro modelo de automóvel importado do segmento premium, com atenção especial ao estado de conservação do câmbio automático S-Tronic / DSG, de dupla embreagem, que equipa uma parte dos modelos importados para o Brasil. É aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma vez por ano, se o sistema está adequadamente lubrificado, principalmente as embreagens, para evitar aquecimento excessivo e desgaste prematuro dessas peças.

A maioria das unidades de Audi A3 e Audi A3 Sedan com câmbio automático S-Tronic / DSG, importada oficialmente pela Audi do Brasil, possui embreagens banhadas a óleo, mesmo assim é aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma vez por ano, se o sistema está funcionando normalmente. Por isso, é recomendável levar o veículo, pelo menos uma vez por ano, a uma das concessionárias da marca Audi ou Volkswagen ou a uma oficina independente que entenda de automóveis premium, como as oficinas da franquia High Torque, por exemplo.

As unidades de Audi A3 e Audi A3 Sedan equipadas com câmbio automático Tiptronic não têm problemas de desgaste prematuro das peças do câmbio, mesmo assim leve o veículo pelo menos uma vez por ano na concessionária ou em uma oficina independente de confiança.

Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares, isso é óbvio. Mas até o momento não foram encontrados problemas crônicos de estrutura, elétrica, hidráulica e eletrônica na 1ª, na 2ª e na 3ª gerações da família Audi A3, o que significa que, comparando com outros modelos de automóveis premium da mesma categoria, de outras marcas, elas tem um custo de manutenção tolerável, o que não significa necessariamente que seu custo de manutenção seja baixo.

Atualmente, elas só estão disponíveis no mercado de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança e a checagem da regularidade da documentação por um despachante, por exemplo.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionárias Audi ou oficinas independentes que entendam de automóveis premium. Caso a unidade que lhe interesse tenha câmbio automático S-Tronic / DSG com embreagens secas, verifique se é possível trocar todo o câmbio por um equivalente S-Tronic / DSG banhado a óleo e aproveite para pedir um desconto no preço do veículo, para cobrir pelo menos uma parte dos gastos com esta substituição.

Além disso, verifique o estado de conservação das rodas esportivas de 17 polegadas, com pneus de perfil baixo, que sofrem com a pavimentação irregular das ruas, avenidas e rodovias brasileiras. Na dúvida troque também o conjunto de rodas e pneus por conjuntos novos, lembrando que, na medida do possível, deve-se evitar alterar as características originais do veículo.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

AUDI A3 (1ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,2 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Motorização (potência / torque): 1.6 aspirado (100 cavalos / 14 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 1.8 aspirado (125 cavalos / 17 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 1.8 turbo (150 cavalos / 21 kgfm);
  • Taxa de compressão: 10:1;
  • Câmbio: Mecânico de 5 marchas;
  • Câmbio: Automático de 4 marchas;
  • Porta malas: Aprox. 350 litros;
  • Peso (1.6): Aprox. 1.120 kg (vazio);
  • Peso (1.8): Aprox. 1.160 kg (vazio);
  • Peso (1.8 turbo): Aprox. 1.200 kg (vazio);
  • Tanque combustível: Aprox. 55 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Interdependente, braços longitudinais, molas e amortecedores;
  • Ultrapassagem / 80 a 120 km / h / 5ª marcha: Aprox.
  • Consumo na cidade (1.6): Aprox.
  • Consumo na rodovia (1.6): Aprox.
  • Consumo na cidade (1.8): Aprox.
  • Consumo na rodovia (1.8): Aprox.
  • Consumo na cidade (1.8 turbo): Aprox.
  • Consumo na rodovia (1.8 turbo): Aprox.
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas / pneus (1.6):
  • Rodas / pneus (1.8): 195/65 R15, com rodas aro 15;
  • Rodas / pneus (1.8 turbo): 195/65 R15, com rodas aro 15;
  • Rodas / pneus (1.8 turbo): 205/60 R15, com rodas aro 15;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,31;
  • Preço (1.6); Aprox. R$ 25 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (1.8): Aprox. R$ 28 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (1.8 turbo): Aprox. R$ 32 mil (usado / bom estado de conservação);

AUDI A3 SPORTBACK (2ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,2 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Motorização (potência / torque): TFSI 2.0 turbo (200 cavalos / 28 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): FSI 1.6 aspirado (116 cavalos / 16 kgfm);
  • Taxa de compressão: 
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Câmbio: Manual de 6 marchas;
  • Câmbio: Automático DSG / S-Tronic de 6 marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (2.0 turbo): 9 segundos;
  • Ultrapassagem / 80 a 120 km/h / 5ª marcha: Aprox.
  • Consumo na cidade (2.0 turbo): Aprox.
  • Consumo na rodovia (2.0 turbo): Aprox.
  • Porta malas: Aprox. 370 litros;
  • Peso (2.0 turbo): Aprox.
  • Tanque combustível: Aprox.
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente multi-link, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas / pneus (2.0 turbo): 225/45 R17, com rodas aro 17;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,31;
  • Preço (2.0 turbo): Aprox. R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);

AUDI A3 SEDAN (3ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Motorização (potência / torque): 1.4 turbo (150 cavalos / 24 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 1.4 turbo (120 cavalos / 20 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 1.8 turbo (180 cavalos / 25 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 2.0 turbo (220 cavalos / 37 kgfm);
  • Taxa de compressão: 
  • Câmbio: Mecânico de 6 marchas;
  • Câmbio: Automático S-Tronic de 7 marchas;
  • Câmbio: Automático S-Tronic de 6 marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (1.4 turbo): 12 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (1.8 turbo): 10 segundos;
  • Consumo na cidade (1.4 turbo): Aprox. 10 quilômetros / litro;
  • Consumo na rodovia (1.4 turbo): Aprox. 14 quilômetros / litro;
  • Consumo na cidade (1.8 turbo): Aprox. 10 quilômetros / litro;
  • Consumo na rodovia (1.8 turbo): Aprox. 14 quilômetros / litro;
  • Consumo na cidade (2.0 turbo): Aprox.
  • Consumo na rodovia (2.0 turbo): Aprox.
  • Porta malas: Aprox. 420 litros;
  • Peso (1.4 turbo): Aprox. 1.350 kg;
  • Peso (1.8 turbo): Aprox. 1.380 kg;
  • Peso (2.0 turbo): Aprox. 
  • Tanque combustível: Aprox. 50 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com eixo de torção;
  • Suspensão traseira: Independente, multilink, com molas e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas / pneus (1.4 turbo): 205/55 R16, rodas 16 polegadas;
  • Rodas / pneus (1.8 turbo): 225/45 R17, rodas 17 polegadas;
  • Rodas / pneus (2.0 turbo): 
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,31;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS ou antibloqueio;
  • Preço (1.4 turbo); Aprox. R$ 120 mil (semi-novo);
  • Preço (1.4 turbo): Aprox. R$ 78 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (1.8 turbo) Aprox. R$ 130 mil (semi-novo);
  • Preço (1.8 turbo): Aprox. R$ 85 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (2.0 turbo): Aprox. R$ 175 mil (semi-novo);
  • Preço (2.0 turbo): Aprox. R$ 98 mil (usado / bom estado de conservação);

AUDI A3 SEDAN (4ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Motorização (potência / torque): 1.4 turbo (150 cavalos / 25 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 2.0 turbo (190 cavalos / 32 kgfm);
  • Taxa de compressão: 
  • Câmbio: Automático Tiptronic de 8 marchas;
  • Câmbio: Automático S-Tronic de 7 marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (1.4 turbo): 12 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (2.0 turbo): 10 segundos;
  • Consumo na cidade (1.4 turbo): Aprox. 10 quilômetros / litro;
  • Consumo na rodovia (1.4 turbo): Aprox. 14 quilômetros / litro;
  • Consumo na cidade (1.8 turbo): Aprox. 10 quilômetros / litro;
  • Consumo na rodovia (1.8 turbo): Aprox. 14 quilômetros / litro;
  • Porta malas: Aprox. 420 litros;
  • Peso (1.4 turbo): Aprox. 1.415 kg;
  • Peso (1.8 turbo): Aprox. 1.480 kg; 
  • Tanque combustível: Aprox. 50 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com eixo de torção;
  • Suspensão traseira: Independente, multilink, com molas e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas / pneus (1.4 turbo): 225/45 R17, rodas 17 polegadas;
  • Rodas / pneus (2.0 turbo): 225/40 R18, rodas 18 polegadas;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,30;
  • Freios: 
  • Preço (1.4 turbo); Aprox. R$ 230 mil (novo);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Audi
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Group_MQB_platform
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Audi_A3
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Audi_A3
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Audi_Senna
  • Revista Automotor (Portugal)
  • Audi (divulgação): Imagens

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