AREIA (CONSTRUÇÃO CIVIL)

AREIA
AGREGADO MIÚDO
ARENITO

INTRODUÇÃO
A areia é um material mineral apresentado na forma de grãos muito pequenos.  Ela é composta por grãos de rocha e partículas minerais, incluindo grãos de quartzo, com tamanhos que variam entre 4 ou 2 milímetros e 0,06 milímetro, usada em larga escala na construção civil na composição de argamassas, contribuindo para a sua coesão, para tornar a argamassa mais econômica e reduzir, na medida do possível, o risco de contração após a secagem e no frio.

Ela é uma substância natural ou industrializada formada por grãos muito pequenos, originada pela decomposição natural ou artificial de rochas e, na construção civil, misturada com outros elementos, entre eles o cimento e a cal, usados também em larga escala, principalmente na composição de argamassas para diversos usos, como assentamento de tijolos e revestimento de paredes e muros, por exemplo. A areia é um importante produto multiuso e muito comum atualmente, principalmente na construção civil, obtido naturalmente ou pela extração por meio de processos mecanizados.

A areia é um agregado em pó que pode ter várias cores, entre elas o bege, a areia, a palha, o creme, o gelo, o caulim e o marfim. Quando misturada com o cimento, com a cal e com a água, a areia dá a consistência e a propriedade necessárias para a massa. O concreto, por exemplo, é uma massa composta de cimento, água, areia e pedra, que pode ser brita / britada ou cascalho. Depois de algum tempo, quando seco, o concreto se torna muito duro.

O reboco é outro exemplo de massa, ele é diferente da massa britada ou concreto, pois possui a areia, o cimento e a cal industrializados, misturados pelo pedreiro ou seu ajudante no momento da preparação da massa, e não possui a pedra na sua composição. Ele é uma argamassa usada na fase de acabamento, revestindo de maneira suave, com uma camada uniforme e elegante, a parede bruta e rústica de alvenaria.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A areia é um agregado composto por partículas de rochas degradadas naturalmente ou artificialmente, um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, cuja versão para construção civil é composta basicamente de dióxido de silício, com algo entre 0,06 milímetro até 4 ou 2 milímetros de tamanho, dependendo da fonte consultada. Ele é um material fundamental para a construção civil, está na composição da argamassa, incluindo o reboco, e está na composição do concreto.

Ela é conhecida como um agregado miúdo. É formada naturalmente ou artificialmente, pela ação dos oceanos, mares, rios e até do vento ou pela ação direta de máquinas, a partir da degradação ou desintegração de pedras e rochas e pode ser classificada de acordo com o principal elemento de sua composição:
  • Areia silicosa
  • Areia calcária
  • Areia argilosa
As areias silicosas são consideradas por profissionais da construção civil como as melhores para se trabalhar, as areias calcárias são consideradas razoáveis somente quando compostas de grãos duros e as areias argilosas são desaconselhadas para uso na construção civil porque são muito complicadas de se trabalhar, embora tecnicamente possível o seu uso em alguns casos.

Elas formam-se à superfície do planeta Terra pela fragmentação das rochas por erosão, ou seja, pela ação natural do vento e/ou da água, mas também é possível obtê-la artificialmente. Já o arenito é composto por depósitos solidificados de material do mesmo tamanho dos grãos de areia, geralmente quartzo, formado por processos de sedimentação de vários materiais, incluindo a sílica e carbonato de cálcio.

A areia é utilizada em larga escala nas obras de engenharia civil, aterros, elaboração de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente. Ela é constituída por fragmentos de mineral ou de rocha, cujo tamanho varia.

Uma duna é uma colina formada por areia. De modo geral, mas não sempre, os desertos são formados por terras de características arenosas.

COMPOSIÇÃO DA AREIA
A areia é composta por rochas e minerais. Na maioria dos casos ela é formada por quartzo (SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais, como feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros.

As areias do mar estão impregnadas de sais deliquescentes. Por isso elas só podem ser usadas na construção civil depois de lavadas em água doce (água dos rios) ou expostas à água da chuva por alguns dias, quando dispostas em camadas delgadas.

A areia das minas pode ser obtida na superfície da terra, geralmente em camadas, em filões ou em covas, mas geralmente ela está misturada com matérias terrosas que podem ser consideradas impurezas, assim passível de ser lavada, tornando-se então possível o seu uso na construção civil.

NA AGRICULTURA
Em relação aos chamados solos arenosos, como os grânulos de areia têm menor área de superfície em relação à argila e outras partículas menores do solo, possui capacidade relativamente pequena de retenção de nutrientes no solo, que são lixiviados com facilidade pela água da chuva. Possui ainda poros bastante grandes, perdendo água por gravidade facilmente, sendo a superfície do solo arenoso geralmente seca, secando em apenas um ou dois dias de sol depois da chuva. A pouca coesão entre suas partículas torna o solo arenoso facilmente suscetível à erosão natural. Tudo isso leva os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas a concluir que um solo com teores altos de areia precisa de uma série de precauções, entre elas o uso de técnicas de plantio direto, o controle da erosão e lixiviação, a adubação, a calagem e a aplicação de gesso agrícola.

DIVISÃO GRANULOMÉTRICA
As areias podem ser classificadas ou divididas granulometricamente, pelo seu tamanho, com as seguintes medidas, dependendo da fonte consultada:
  • Areia grossa, entre 4 mm e 2 mm
  • Areia média, entre 2 mm e 0,4 mm
  • Areia fina, entre 0,4 mm e menos
As areia com mais de 4 mm e menos de 7 mm podem ser consideradas muito grossas ou saibro.

Na verdade, é praticamente impossível encontrar areia com uniformidade de tamanho dos grânulos ou grãos, o que não é necessariamente ruim, pois pode contribuir para a obtenção de bons resultados na construção civil.

As areias muito finas resultam em argamassas áridas e são mais adequadas para reboco de paredes internas e tetos, dando um visual mais agradável aos olhos, mais elegante, com um aspecto mais refinado, portanto mais valorizado na arquitetura.

As areias médias são mais adequadas para assentamento de tijolos.

Nem todas as jazidas de areia do Brasil possuem pouco tempo de exploração, em algumas regiões não se encontra mais areia natural. Como alternativa, passou-se a utilizar a areia artificial que é produzida a partir da britagem ou trituração de rochas. Esta areia possui grãos mais alongados e está, geralmente, livre de impurezas orgânicas, por este motivo novos estudos surgem sobre este agregado miúdo avaliando suas propriedades quando utilizado em concretos e argamassas.

FORMAS DE EXTRAÇÃO
As areias naturais podem ser extraídas dos rios, do mar e das minas, mas aqui no Brasil cada caso de extração deve ser submetido à avaliação prévia e periódica de órgãos ambientais. De modo geral, a extração é realizada com o uso de dragas, num processo chamado dragagem, e ela pode ser lavada, peneirada e secada após sua extração, conforme sua granulação.

O processo de obtenção mecanizada da areia artificial é realizado pelo esmagamento, trituração ou britamento das rochas naturais e das escórias dos alto fornos, mas as areias obtidas naturalmente são as preferidas dos profissionais da construção civil, porque são mais puras, embora um bom processo de industrialização para obtenção de areia artificial, livrando-a de pó e de pedras, pode resultar em uma boa matéria prima para a construção civil.

A sua extração pode contribuir para o meio ambiente, pois em algumas situações o processo de extração contribui para o desassoreamento dos leitos dos rios, quando há o devido acompanhamento por especialistas e órgãos ambientais.

UTILIZAÇÃO DA AREIA
A areia é um dos principais componentes do concreto e da argamassa. Ela também é usada em larga escala como matéria prima para na produção de vidro. É usada também na fabricação de tijolos, quando acrescentada à argila, que por sua vez é a principal matéria-prima para a fabricação do tijolo.

Ela é usada como um dos elementos de filtragem dos filtros de água.

Sacos de areia são usados para proteção contra inundações e, eventualmente, contra armas de fogo. Os sacos podem ser facilmente transportados quando vazios e, em seguida, preenchidos com areia local.

Empresas de transporte ferroviário usam areia para melhorar a tração das rodas sobre os trilhos.

Areia é largamente utilizada na fabricação de argamassas para piso e reboco.

DICAS PRÁTICAS
O método mais preciso e seguro para fazer a checagem de pureza da areia é enviar amostras para análise laboratorial. Porém, na prática nem sempre há laboratórios para análise em locais próximos ao da construção. Por isso é possível adotar algumas dicas simples para se ter uma noção razoável da pureza da areia:
  • Assim que areia chegar ao canteiro de obras, coloque uma pequena quantidade na palma da mãe e simplesmente cheire. Se ela estiver com mau cheiro já é um sinal de impurezas, recomendando-se, portanto, a lavagem simples.
  • Outro sinal que pode despertar desconfiança sobre o grau de pureza da areia pode ser obtido quando se esfrega uma pequena quantidade de areia entre as palmas das mãos. Se essa esfregação sujar as mãos então provavelmente a areia contém impureza, recomendando-se, portanto, a sua lavagem.
  • Coloque uma amostra da areia do canteiro de obras e um pouco de água limpa em uma garrafa PET transparente ou uma garrafa de vidro transparente. Sem enchê-la totalmente, agite bem por um minuto, coloque-a de repouso por alguns minutos e observe atentamente a cor da água. Se ela apresentar um aspecto turvo é porque a areia da obra está com impureza, devendo, portanto, ser lavada.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Livro Manual do Construtor / João Baptista Pianca
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Areia
  • Nova Enciclopédia Ilustrada Folha - Larousse / Cambridge / Oxford / Webster
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)