AGUSTA A109 POWER
AGUSTA A109A
AGUSTA A109CAGUSTA A109K
AGUSTA A109E POWER
AGUSTAWESTLAND AW109S GRAND
LEONARDO AW109 GRAND NEW
CHANGHE CA-109
Logo acima, um dos mais novos e modernos integrantes
da família Agusta A109, o helicóptero bimotor a turbina Leonardo AW109 Grand, uma
máquina elegante e confortável, com capacidade para até sete passageiros. Logo abaixo, seu
antecessor Agusta A109 Power, um dos mais modernos e sofisticados helicópteros
bimotores a turbina das décadas de 1990 e 2000. Ainda hoje impressiona pelo seu
desempenho, conforto, refinamento e alta tecnologia embarcada.
O moderno Leonardo AW109 Grand é um helicóptero bimotor
a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e
semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas
jornalísticas e para transporte aeromédico, criado e desenvolvido na década de 1990 e fabricado em
larga escala inicialmente na Itália, a partir da década de 2000, inicialmente
com o nome AgustaWestland AW109 Grand, pela então fabricante italiana AgustaWestland, e, posteriormente, também na China, mas sob licença.
Esse helicóptero bimotor é sustentado por duas potentes
turbinas Pratt & Whitney PW207C com até 730 shp de potência em cada motor,
disponível para decolagem, e tem capacidade para transportar um ou dois pilotos
e até seis ou sete passageiros em missões típicas dentro de metrópoles,
pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens
intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens
interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da
distância entre origem e destino.
Já o moderno AgustaWestland AW109 Power é um
helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte
executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para
coberturas jornalísticas e para transporte aeromédico, criado, desenvolvido e
fabricado em larga escala inicialmente na Itália, a partir da década de 1990,
inicialmente com o nome Agusta A109 Power, pela então fabricante italiana
Agusta Incorporated, e, posteriormente, na China, por meio de uma joint venture com a Changhe Aircraft.
Ele é sustentado por duas potentes turbinas Pratt
& Whitney PW206C com até 640 shp de potência, em cada motor, disponíveis para
decolagem, e também tem capacidade para transportar um ou dois pilotos e até seis
ou sete passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e
decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em
algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou
sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e
destino.
Versões militares e policiais da família Agusta A109 também foram fabricadas.
Nas décadas de 1990 e 2000, os principais concorrentes
do Agusta A109 Power e do AgustaWestland AW109 Grand eram os modelos também
sofisticados e confortáveis de helicópteros bimotores a turbina Bell 230 e Bell
430, ambos fabricados pela americana Bell Helicopter; os modernos e
confortáveis Eurocopter EC-135 e Eurocopter EC-145, também sofisticados,
fabricados pela Eurocopter, conhecida atualmente como Airbus Helicopters; o
moderníssimo MD900 Explorer / MD902 Explorer ou MD Explorer, fabricado pela americana
MD Helicopters; e o Bell 427, fabricado pela Bell Helicopters.
Logo acima, o logotipo atual da fabricante italiana de produtos aeronáuticos, aeroespaciais, espaciais e de defesa Leonardo, uma das maiores corporações da Itália e uma das maiores da Europa Ocidental. Logo abaixo, o logotipo anterior dessa grande fabricante de helicópteros, a AgustaWestland.
A Leonardo Helicopters é uma marca de propriedade da Leonardo
SpA, conhecida anteriormente, até 2015, como AgustaWestland, uma grande
fabricante italiana de helicópteros, uma subsidiária da então gigante italiana
de alta tecnologia Finmeccanica, por sua vez um conglomerado atuante em
diversos segmentos, principalmente aeronáutico, aeroespacial, espacial, geração
de energia elétrica e fabricação de ônibus, posteriormente renomeada para
Leonardo SpA.
Atualmente, a holding italiana Leonardo Spa está
concentrada nos segmentos aeronáutico, aeroespacial, espacial e de defesa, inclusive como uma das
maiores fabricantes de helicópteros civis e militares do mundo. Ela é o segundo
maior conglomerado de alta tecnologia da Itália, sócia também em vários outros
projetos de fabricação de veículos e aparelhos de telecomunicações, incluindo a
fabricante francesa de turboélices regionais ATR e a fabricante europeia de
satélites Thales Alenia, entre outros negócios.
Ela é uma das empresas integrantes do consórcio
europeu que fabrica o sofisticado caça bimotor Eurofighter Typhoon; uma das
integrantes do consórcio europeu MBDA, um fabricante de mísseis; entre vários
outros projetos.
Entre os seus proprietários ou acionistas estão o
Governo da Itália (30%), o Governo da Noruega (2%), o Governo da Líbia (2%) e o
fundo de investimentos americano Vanguard (1%). Suas ações são negociadas na
Bolsa de Valores da Itália, com receita bruta anual de mais de € 11,5 bilhões em 2017, por exemplo, o equivalente a
cerca de US$ 13,2 bilhões, com mais de 45.000 empregados em mais de 180 países, inclusive no
Brasil.
A fabricante italiana de helicópteros Leonardo
Helicopters é uma das mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.
Ela é a empresa sucessora da centenária Agusta Incorporated, uma fabricante de
aviões e helicópteros, por sua vez fundada em 1923 pelo projetista italiano Giovanni
Agusta, que, aliás, projetou e construiu em 1907, na Itália, seu primeiro
modelo de avião, o AG1, apenas um ano após o projetista brasileiro Santos
Dumont ter liberado a patente do mais pesado que o ar. Ela também foi pioneira
na fabricação de helicópteros, com os primeiros modelos fabricados a partir da
década de 1950, logo após o início do advento da tecnologia de fabricação de asas rotativas em larga escala, iniciada por Igor Sikorsky, na década de 1940.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, mais uma bela imagem do Leonardo AW109 Grand
com seu aspecto elegante e imponente. Logo abaixo, uma das opções executivas de
configuração de assentos disponível para a cabine de passageiros do
helicóptero. Ele é muito confortável, é refinado e o seu nível de ruído a bordo lembra os
baixos níveis de ruído interno dos modernos jatos executivos.
O helicóptero bimotor Leonardo AW109 Grand é uma
versão melhorada da família Agusta A109, ele é semelhante ao seu irmão bimotor
Agusta A109 Power, este um projeto da década de 1990. São duas aeronaves semelhantes
em vários aspectos, mas a fuselagem do Leonardo AW109 Grand é um pouco mais
comprida e, portanto, um pouco mais confortável, com cerca de 30 centímetros a
mais de comprimento, e tem motores mais potentes, embora ambos os helicópteros
sejam sustentados por motores da mesma família canadense Pratt & Whitney PW200,
bem parecidos. Conhecido anteriormente como AgustaWestland AW109 Grand ou AgustaWestland AW109S Grand, o
Leonardo AW109 Grand tem capacidade para transportar confortavelmente um ou
dois pilotos e seis ou sete passageiros, dentro de grandes metrópoles, em
viagens intermunicipais e, em algumas situações, até interestaduais, dependendo
da distância entre origem e destino.
Já o Agusta A109 Power é um dos principais modelos
integrantes da família Agusta A109, um dos mais bem sucedidos comercialmente e
tecnicamente, com a mesma capacidade de transportar passageiros que seu irmão
mais novo Leonardo AW109 Grand, embora seja um pouco menor.
Em linhas gerais e de modo geral, os helicópteros bimotores
da família Agusta A109, incluindo Leonardo AW109 Grand e o Agusta A109 Power,
podem ser operados por um ou dois pilotos e têm capacidade para transportar até seis ou sete passageiros, totalizando oito assentos. Na verdade, com um olhar atento
percebe-se que as fuselagens e as caudas dos helicópteros bimotores da família
Agusta A109 são semelhantes à fuselagem e cauda do monomotor a turbina Leonardo
AW119 Koala, conhecido anteriormente como Agusta A119 Koala. Entretanto, o trem
de pouso do Leonardo AW119 Koala e Agusta A109 Koala é composto por esquis
fixos, diferente do Agusta A109 Power, por exemplo, cujo trem de pouso é triciclo retrátil.
O Leonardo AW109 Grand e o Agusta A109 Power podem ser
configurados com seis assentos para passageiros em club seat (frente a frente)
na parte de trás da cabine e um mais um assento ao lado do piloto, mas o espaço
interno disponível para passageiros no Leonardo AW109 Grand é um pouco maior. Os
modernos helicópteros bimotores Leonardo AW109 Grand e Agusta A109 Power têm
rotor principal articulado, composto por quatro pás de material composto e com cabeça de titânio e o seu rotor de cauda tem duas pás de material composto. Essas fuselagens e caudas são fabricadas basicamente em alumínio e ligas metálicas,
mas várias peças, partes e componentes das estruturas e dos sistemas desses helicópteros
são fabricados em material composto. A velocidade de cruzeiro normal é de cerca de 270
km / h, uma das melhores entre bimotores a turbina de pequeno porte.
Ao longo de mais de 40 anos de produção seriada, a
Leonardo Spa e suas antecessoras AgustaWestland e Agusta Incorporated mantiveram
nas dezenas de modelos de helicópteros bimotores da família Agusta A109 os sistemas
duplos de redundância, incluindo o sistema hidráulico duplo, necessários para
manter a certificação de Categoria A, necessária para que o seu piloto mantenha
o voo até uma parada de emergência mais próxima, em caso de falha de uma das duas
turbinas. A caixa de velocidades do Leonardo AW109 Grand tem uma capacidade de
funcionamento a seco de 30
minutos, o que lhe possibilita inclusive operações offshore, sobre o mar.
O nível de ruído a bordo do Leonardo AW109 Grand é
baixo e o nível de ruído do Agusta A109 Power é bastante razoável, graças ao cuidadoso
projeto de isolamento acústico desses dois modelos, mas são níveis de ruído
mais altos que o nível de ruído de um dos seus principais concorrentes, o moderníssimo
MD Helicopters MD Explorer, sem rotor de cauda.
É comum o uso dos helicópteros bimotores da família Agusta A109 em missões policiais; em missões militares de patrulhamento, busca e salvamento; em missões aeromédicas, neste caso no transporte de uma ou duas macas com enfermo (s) ou acidentado (s), com espaço suficiente para dois paramédicos de plantão ou um paramédico de plantão e um acompanhante do paciente; e até operações offshore, pois ele possui certificação para estas missões.
Para operações militares e/ou civis de busca e salvamento e operações offshore, o Agusta A109 Power e o AgustaWestland AW109 Grand possuem guincho com capacidade para até 200 kg e flutuadores de emergência. Para outras missões, como combate a incêndios ou transporte de cargas, por exemplo, eles possuem gancho de carga com capacidade para até 900 kg. Já as versões policiais possuem óculos de visão noturna e câmeras de infravermelho, holofotes e alto-falantes.
É comum o uso dos helicópteros bimotores da família Agusta A109 em missões policiais; em missões militares de patrulhamento, busca e salvamento; em missões aeromédicas, neste caso no transporte de uma ou duas macas com enfermo (s) ou acidentado (s), com espaço suficiente para dois paramédicos de plantão ou um paramédico de plantão e um acompanhante do paciente; e até operações offshore, pois ele possui certificação para estas missões.
Para operações militares e/ou civis de busca e salvamento e operações offshore, o Agusta A109 Power e o AgustaWestland AW109 Grand possuem guincho com capacidade para até 200 kg e flutuadores de emergência. Para outras missões, como combate a incêndios ou transporte de cargas, por exemplo, eles possuem gancho de carga com capacidade para até 900 kg. Já as versões policiais possuem óculos de visão noturna e câmeras de infravermelho, holofotes e alto-falantes.
Considerando as versões executivas e turísticas, entre os pontos positivos dos helicópteros da família
Agusta A109 é possível destacar o fácil acesso dos passageiros aos seis ou cinco assentos traseiros em club seat por duas amplas portas laterais articuláveis,
uma de cada lado, e o fácil acesso do piloto e de mais um passageiro aos dois
assentos da frente, também por duas portas de cada lado, totalizando quatro
portas.
Outro ponto positivo dos helicópteros da família
Agusta A109 é a integridade da estrutura (fuselagem e cauda), reforçando a
sensação de viajar em uma máquina confiável. Além disso, a marca americana e canadense de motores
Pratt & Whitney é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e
baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falha é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a
oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.
Em caso de falha do motor em pleno voo, o que é
raríssimo, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima, pois
esses modelos têm certificação na Categoria A. É aconselhável que o
proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.
A FAMÍLIA PW200
A família de motores turboshaft Pratt & Whitney PW200 é uma das mais bem sucedidas do mercado aeronáutico mundial, com mais de 4.500 unidades fabricadas até o momento. Elas foram criadas e desenvolvidas na década de 1990 para atender as necessidades dos fabricantes de helicópteros bimotores na faixa de 500 shp até 700 shp de potência em cada motor, totalizando 1.400 shp de potência na decolagem, tendo alcançado sucesso no atendimento das necessidades de operadores de helicópteros bimotores a turbina em várias partes do mundo, até em condições mais extremas, em locais muito quentes, como no Oriente Médio, por exemplo.
Elas são fabricadas em larga escala no Canadá pela Pratt & Whitney Canada, uma subsidiária da fabricante americana de motores aeronáuticos Pratt & Whitney, que por sua vez é uma subsidiária do conglomerado gigante americano Raytheon Technologies, conhecido anteriormente como United Technologies, que atuava em diversos segmentos diferentes da indústria, inclusive como fabricante dos elevadores prediais Otis; a Collins Aerospace, uma fabricante de APU's - Auxiliary Power Units, trens de pouso, hélices e outros componentes usados na indústria aeronáutica; UTC CC&S, um fabricante de equipamentos e aparelhos de segurança eletrônica, controle de acesso e climatização para residências e indústrias, incluindo a fabricante de aparelhos de ar-condicionado Carrier; entre outros negócios.
A FAMÍLIA PW200
A família de motores turboshaft Pratt & Whitney PW200 é uma das mais bem sucedidas do mercado aeronáutico mundial, com mais de 4.500 unidades fabricadas até o momento. Elas foram criadas e desenvolvidas na década de 1990 para atender as necessidades dos fabricantes de helicópteros bimotores na faixa de 500 shp até 700 shp de potência em cada motor, totalizando 1.400 shp de potência na decolagem, tendo alcançado sucesso no atendimento das necessidades de operadores de helicópteros bimotores a turbina em várias partes do mundo, até em condições mais extremas, em locais muito quentes, como no Oriente Médio, por exemplo.
Elas são fabricadas em larga escala no Canadá pela Pratt & Whitney Canada, uma subsidiária da fabricante americana de motores aeronáuticos Pratt & Whitney, que por sua vez é uma subsidiária do conglomerado gigante americano Raytheon Technologies, conhecido anteriormente como United Technologies, que atuava em diversos segmentos diferentes da indústria, inclusive como fabricante dos elevadores prediais Otis; a Collins Aerospace, uma fabricante de APU's - Auxiliary Power Units, trens de pouso, hélices e outros componentes usados na indústria aeronáutica; UTC CC&S, um fabricante de equipamentos e aparelhos de segurança eletrônica, controle de acesso e climatização para residências e indústrias, incluindo a fabricante de aparelhos de ar-condicionado Carrier; entre outros negócios.
Atualmente, a Otis e a Carrier não fazem mais parte desse grupo.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O helicóptero Agusta A109A foi criado e desenvolvido na
década de 1970 a partir da percepção dos investidores, executivos e projetistas da então fabricante
italiana Agusta de que havia demanda suficiente no mercado mundial de
helicópteros bimotores a turbina por mais uma linha de produção de um
concorrente de peso, disputando o mercado com outros produtos bem aceitos e
respeitados. Na verdade, na década de 1970 havia pouquíssimos modelos de
helicópteros bimotores a turbina disponíveis no mercado mundial de aviação
executiva, entre eles o Aerospatiale AS355 Ecureuil, fabricado na França. Na
década seguinte surgiram mais algumas opções de modelos, entre eles o Bell 222,
de fabricação americana.
Os projetistas da Agusta focaram os esboços iniciais
em um projeto de helicóptero para o mercado civil, como aeronave semi-utilitária
de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até
coberturas jornalísticas, passeio e turismo, combate a incêndios florestais e
operações policiais, transporte aeromédico e resgate de pessoas em situação de
calamidade e/ou emergência. Entretanto, posteriormente dezenas de unidades
para uso militar também foram desenvolvidas e fabricadas. Com boa aceitação
entre militares e forças policiais, vários modelos foram colocados à disposição
de várias forças armadas e forças policiais, entre eles o Agusta A109A EOA, o
Agusta A109BA, o Agusta A109LUH, o Agusta MH68A, o Agusta A109K, o Agusta
A109M, o Agusta A109KM, o Agusta A109KN, o Agusta A109CM e o Agusta A109Gdif.
A FAMÍLIA AGUSTA A109
A família Agusta A109 é uma das mais bem sucedidas
produções seriadas de modelos de helicópteros multifunção de toda a história da
indústria aeronáutica mundial, com mais de 700 unidades fabricadas desde o início da produção
seriada na década de 1970, em mas de 45 anos de produção seriada contínua. Ela é formada por um modelo totalmente original de
helicóptero bimotor, o Agusta A109A, um projeto da década de 1970, com produção
seriada iniciada em 1975, com construção convencional em alumínio e ligas
metálicas, com motorização turboshaft Allison 250C-14, com rotor principal metálico de quatro pás e rotor
de cauda de duas pás, com capacidade para transportar até sete passageiros.
Essa
família é composta também por mais de 20 versões e sub-versões, civis e
militares, fabricadas desde então, passando pelo Agusta A109E Power, mais
conhecido como Agusta A109 Power, e por um dos mais recentes modelos, o Leonardo AW109
Grand, maior, mais confortável e mais sofisticado.
Os modelos de helicópteros da família Agusta A109 tiveram e/ou têm suas montagens finais realizadas na Itália, nos Estados Unidos e na China, dependendo de cada modelo, mas com peças, partes e componentes que formam a fuselagem fabricadas na Polônia, desde a década de 1990, pela fabricante polonesa PZL-Swidnik, atualmente uma subsidiária da Leonardo Company.
AGUSTA A109A
O modelo original Agusta A109A foi o primeiro
helicóptero de projeto essencialmente italiano fabricado em larga escala,
embora os seus motores sejam de origem americana, os tradicionais turboshaft
Allison 250-C20, que, aliás, fazem parte da mesma família de motores que
sustentam outros modelos tradicionais do mercado mundial de aviação executiva, entre
eles o pequeno monomotor para quatro passageiros Bell 206 Jet Ranger e o
monomotor para seis passageiros Bell 206 Long Ranger, entre vários outros.
Essa família de motores turboshaft Allison 250 também é um grande sucesso de vendas do mercado aeronáutico mundial, com mais de 30.000 unidades fabricadas. Conhecida atualmente como Rolls Royce M250, a sua fabricação em série foi iniciada na década de 1960 pela então empresa americana Allison Company que, posteriormente, na década de 1990, foi comprada pela fabricante britânica de motores aeronáuticos Rolls Royce.
Essa família de motores turboshaft Allison 250 também é um grande sucesso de vendas do mercado aeronáutico mundial, com mais de 30.000 unidades fabricadas. Conhecida atualmente como Rolls Royce M250, a sua fabricação em série foi iniciada na década de 1960 pela então empresa americana Allison Company que, posteriormente, na década de 1990, foi comprada pela fabricante britânica de motores aeronáuticos Rolls Royce.
AGUSTA A109A EOA
.
Sub-versão militar.
AGUSTA A109A MKII
.
Sub-versão melhorada para uso civil, com fabricação seriada iniciada em 1981.
AGUSTA A109A MKII MAX
.
Sub-versão melhorada para uso civil, no transporte
aeromédico.
AGUSTA A109BA
.
Versão militar solicitada pelo Exército da Bélgica.
AGUSTA A109
Versão civil melhorada e modernizada para transporte
executivo e turístico, fabricada a partir da década de 1980, sustentada por dois motores Allison
250-C20R-1, com potência de 450 shp em cada motor. Aliás, um retrofit de
motorização está disponível para esse modelo de helicóptero, com a instalação
de um hot kit sobre os seus motores
originais, para melhorar a disponibilidade de potência desses mesmos motores,
permitindo a decolagem com um piloto e cinco passageiros adultos e bagagem leve, mesmo
em dias quentes.
Assim, é possível realizar a operação de decolagem normalmente,
mesmo ao sol do meio dia, mantendo o torque máximo contínuo dos motores de 85%,
sem atingir o limite ITT – Internal Turbine Temperature, de temperatura interna
dos motores. No voo de cruzeiro ou no voo urbano, a performance também foi
melhorada, mantendo 730º de temperatura, com 75% de torque.
Por uma razão econômica, a instalação do hot kit é recomendada apenas para os
helicópteros que precisam passar pela overhaul (revisão completa) dos motores
Allison 250-C-20R-1, que normalmente é realizada a cada 3.500 horas.
Ele ainda pode ser considerado uma opção bastante razoável no mercado de aeronaves usadas, a grande maioria em bom estado de conservação e com preços abaixo de US$ 1 milhão, tanto no Brasil, como no exterior.
Ele ainda pode ser considerado uma opção bastante razoável no mercado de aeronaves usadas, a grande maioria em bom estado de conservação e com preços abaixo de US$ 1 milhão, tanto no Brasil, como no exterior.
AGUSTA A109C MAX
.
Sub-versão aeromédica do Agusta A109C.
AGUSTA A190E POWER
Versão melhorada, modernizada e atualizada da família Agusta A109, um projeto superior de helicóptero bimotor a turbina, uma das melhores e mais vendidas versões dessa família. Um modelo de helicóptero moderno, confortável, sofisticado e refinado, com boa autonomia e com boa disponibilidade de potência para operação em dias quentes, mesmo com a cabine lotada de passageiros.
A aeronave foi fabricada com certificação para voos IFR - Instrument Flight Rules, com piloto automático de três eixos, GPS integrado, navegador com moving map, radar meteorológico colorido e TCAS - Traffic Colision Avoidance System, um sistema de alerta de proximidade com outras aeronaves no mesmo tráfego, para evitar o risco de colisão.
A aeronave possui sistema hidráulico duplo e sistema elétrico duplo.
É um dos mais chiques modelos de helicópteros
disponíveis atualmente no mercado mundial de aeronaves usadas, com configuração
executiva com galley para água mineral, sucos e refrigerantes; com CD player e
rádio FM; com ar-condicionado na cabine de passageiros; e com bagageiro ou porta-malas de
até 1.000 litros.
O Agusta A109 Power teve a sua fabricação em série
iniciada em 1996, sustentado por dois motores turboshaft europeus
Turbomeca Arrius 2K1 ou dois motores canadenses Pratt & Whitney PW206C,
neste caso com até 640 shp disponíveis na decolagem, em cada motor.
AGUSTA A109E POWER ELITE
.
Uma sub-versão com cabine de passageiros mais espaçosa
do Agusta A109E Power, com modernização do cockpit com aviônicos do tipo EFIS –
Electronic Flight Instrument System, piloto automático de três eixos e GPS
integrado.
AGUSTA A109LUH
Versão militar solicitada pela Força Aérea da África
do Sul, pela Força Aérea da Suécia, pela Força Aérea da Nova Zelândia e pela Força
Aérea da Nigéria.
AGUSTA A109 MH68-A
Versão policial solicitada pela Guarda Costeira dos
Estados Unidos.
AGUSTA A109K
.
Versão militar.
AGUSTA A109K2
.
Sub-versão militar, policial e para bombeiros, com
motores mais potentes Turbomeca Arriel 1K1, para operações em altitudes mais elevadas e em dias
quentes, com fabricação seriada iniciada em 1993.
AGUSTA A109M
.
Versão militar.
AGUSTA A109KM
.
Versão militar de desempenho melhorado.
AGUSTA A109KN
.
Versão para uso naval.
AGUSTA A109CM
.
Versão militar.
AGUSTA A109GIDF
.
Versão policial.
AGUSTA A109S GRAND
Conhecido também como AgustaWestland AW109 Grand, é
uma versão melhorada, modernizada e atualizada da família Agusta A109, com
cabine de passageiros alongada em relação ao seu predecessor Agusta A109 Power, com cerca de 30 centímetros a mais no comprimento de cabine.
Um projeto superior de helicóptero bimotor a turbina, uma das melhores e mais
vendidas versões dessa família. Um modelo de helicóptero moderno, muito confortável,
sofisticado e refinado, com boa autonomia e com boa disponibilidade de potência para operação
em dias quentes, mesmo com a cabine lotada de passageiros.
É um dos mais chiques modelos de helicópteros
disponíveis atualmente no mercado mundial de aviação executiva, com
configuração com galley para água mineral, sucos e refrigerantes; com CD player
e rádio FM; com ar-condicionado na cabine de passageiros; e com bagageiro ou porta-malas de
até 1.000 litros.
O AgustaWestland AW109 Grand teve a sua fabricação em
série iniciada em 2006,
sustentado por dois motores turboshaft canadenses Pratt & Whitney PW207C,
neste caso com até 730 shp disponíveis na decolagem, em cada motor.
Desde o início de sua fabricação seriada, em 2006, ele foi mais
vendido na Europa Ocidental, na China, nos Estados Unidos, no Brasil, no Japão e no
México. Ele tem um boa relação peso-potência, com novo desenho mais eficiente das
pás do rotor principal, em relação aos seus antecessores da mesma família
Agusta A109. Ele possui um peso máximo de decolagem de 3.175 kg e capacidade
para até sete passageiros, mesmo em dias quentes, dentro da Categoria A, com velocidade
de cruzeiro econômica de cerca de 250 km/h, com alcance de cerca de 650 quilômetros, com
reservas de combustível.
A moderna, potente e confiável motorização Pratt &
Whitney PW207C possui FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que
controla o funcionamento dos motores, evitando que seus parâmetros de segurança
de funcionamento sejam ultrapassados, evitando assim, na medida do possível,
eventuais quebras por funcionamento inadequado ou descuido da tripulação.
Esse modelo de helicóptero possui o EDU – Electronic Display
Unit, um instrumento do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System que
permite à tripulação visualizar todos os parâmetros de funcionamento dos
motores. É como se fosse um EICAS – Engine Indicating and Crew Alerting System,
mas adaptado para o cockpit de um helicóptero.
LEONARDO AW109 GRAND NEW
.
Versão atul de produção seriada, uma versão melhorada do AgustaWestland AW109 Grand, certificada
para voos IFR – Instrument Flight Rules com apenas um piloto; com TAWS
instalado, um sistema de segurança com alerta de proximidade do solo, para evitar colisões; e
EVS – Enhanced Vision System, um sistema de segurança para visualizar o terreno à frente, mesmo sob neblina, de dia ou de noite, ou sob chuva leve, de dia ou
de noite.
LEONARDO AW109 TREKKER
.
Versão atual de produção, para operação em dias quentes ou em altitudes
elevadas, com aviônicos fornecidos pela Genesys Aerospace, certificado para operações IFR - Instrument Flight Rules, com apenas um piloto, o que permitiu aumento da capacidade para sete passageiros.
CHANGHE A109
.
Versão chinesa do Agusta A109 Power, fabricada pela Jiangxi
Changhe Agusta Helicopters, uma joint venture entre a Leonardo SpA e a Changhe
Aviation Industries.
MERCADO
Logo acima e logo abaixo, duas opções turísticas de configurações de assentos para a cabine de passageiros do AgustaWestland AW109 Grand e do Agusta A109 Power, respectivamente. Note que mesmo nas configurações turísticas, portanto de alta densidade, há espaço de sobra para as pernas dos passageiros no AW109 Grand e espaço suficiente para as pernas no A109 Power.
De modo geral, há pessoas que consideram os
helicópteros Leonardo AW109 Grand e Agusta A109 Power (e seus principais
concorrentes das fabricantes Bell, Airbus / Eurocopter e MD Helicopters) símbolos
de status. Na verdade, eles são bem mais do que isso, eles são meios de
transporte executivo e de turismo; prestação de serviços públicos de segurança
policial, combatendo a criminalidade nas grandes metrópoles; combate a
incêndios florestais; operações de busca e salvamento de acidentados e/ou
desaparecidos; resgate de pessoas em situações de calamidade pública; transporte aeromédico; e transporte de medicamentos e médicos civis para
atendimento em regiões de difícil acesso.
Os helicópteros da família Agusta A109 podem ser
usados também em treinamento e operações militares variadas, incluindo patrulha
e transporte militar em geral, para uso por forças armadas de diversos países.
Além disso, várias versões foram oferecidas para o mercado civil e para
governos de diversos países.
No Brasil, os helicópteros da família Agusta A109
começaram a voar na década de 1980 e dezenas de unidades estão disponíveis hoje
no mercado brasileiro de aeronaves usadas, a grande maioria em bom estado de conservação e a
preços razoáveis. A importação de unidades usadas dos modelos dessa família de
helicópteros também é possível para compradores brasileiros, porém, somando
todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode
sofrer um acréscimo de algo entre 30% e 20% em relação ao preço inicial no exterior, dependendo do modelo.
Mais de 700 unidades de helicópteros da família Agusta
A109 foram fabricadas e vendidas desde a década de 1970, principalmente
os modelos Agusta A109C, Agusta A109E Power e AgustaWestland AW109S Grand, este fabricado em série a partir de 2006. Eles
estão entre os modelos de helicópteros bimotores a turbina mais vendidos no
mundo. Cerca de 50% do número total de unidades fabricadas da família Agusta
A109 são versões para uso executivo.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro
voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até sete
passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma
aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar
passageiros. Entretanto, o helicóptero tem flexibilidade operacional e
versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas
ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e
outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
Atualmente, os principais concorrentes do AgustaWestland AW109
Grand e do Agusta A109 Power no mercado mundial de helicópteros bimotores a turbina são o Bell 429; o
Airbus H-135, conhecido anteriormente como Eurocopter EC-135, este um modelo de
aeronave bem moderno, com rotor de cauda Fenestron, com uma espécie de
carenagem criada para proteger o rotor de cauda; e o MD Helicopters MD
Explorer, conhecido anteriormente como MD Helicopters MD902 Explorer, sem rotor
de cauda.
O maior número de clientes pessoas físicas e jurídicas
dos helicópteros da família Agusta A109 está na Austrália, no Brasil, na China,
nos Estados Unidos, nos países da Europa Ocidental, no Japão e no México. Aqui no Brasil, por exemplo, segundo o RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro, elaborado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, havia em 2017 um total de 145 unidades de helicóteros dessa família, um número surpreendente, o que mais uma vez reforça a noção de que o Brasil é um grande consumidor de produtos de alto luxo.
Os principais operadores governamentais dos modelos de helicópteros da família Agusta A109 são a Polícia da Argélia (Gendarmerie), a Força Aérea da Albânia, a Marinha de Bangladesh, a Força Aérea da Bélgica (Component), a Polícia de Fronteira da Bulgária, a Força Aérea de Camarões, a Polícia do Chile (Carabineros), o Corpo de Bombeiros do Equador (Bomberos de Quito), a Força Aérea do Egito, a Força Aérea da Grécia, as Polícias da Itália (Stato, Carabinieri e Guardia di Finanza), o Exército da Itália, o Corpo de Bombeiros da Itália (Vigili), a Guarda Florestal da Itália, a Polícia Metropolitana de Tóquio, a Guarda de Fronteira da Letônia, o Exército da Malásia, a Força Aérea do México, a Força Aérea da Nova Zelândia, a Força Aérea da Nigéria, a Marinha da Nigéria, o Exército do Peru, a Força Aérea das Filipinas, a Marinha das Filipinas, o Ministério da Saúde da Polônia, o Ministério da Defesa da Eslovênia, a Polícia da Eslovênia, a Força Aérea da África do Sul, Forças Armadas da Suécia, Força Aérea do Turcomenistão e Força Aérea do Reino Unido.
Já foram operadores dos modelos de helicópteros da família Agusta A109 o Exército da Argentina, a Marinha da Austrália, a Força Aérea da Itália, a Força Aérea do Paraguai, a Força Aérea da Eslovênia, o Exército do Reino Unido, a Guarda Costeira dos Estados Unidos e o Exército da Venezuela.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.
Até o momento, os helicópteros bimotores a turbina da família Agusta A109 se envolveram e/ou foram envolvidos em 73 ocorrências graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 10% do número total de aeronaves fabricadas.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
AGUSTAWESTLAND AW109 GRAND
- Capacidade: 1 piloto e até 7 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro normal: Aprox. 270 km/h;
- Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 250 km/h;
- Comprimento total: Aprox. 13 metros;
- Largura da fuselagem: Aprox. 1,6 metro;
- Altura total: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW207C (730 shp / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 3.500 horas;
- Motorização: Com FADEC;
- Aviônicos: EFIS, com EDU e radar meteorológico;
- Aviônicos: ADF, DME, VOR, GPS, ELT e Inercial;
- Certificação: Categoria A, com IFR;
- Alcance: Aprox. 650 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.175 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
AGUSTA A109 POWER
- Capacidade: 1 piloto e até 7 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro normal: Aprox. 270 km/h;
- Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 250 km/h;
- Comprimento total: Aprox. 13 metros;
- Largura da fuselagem: Aprox. 1,6 metro;
- Altura total: Aprox. 3,5 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW206C (640 shp / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 3.500 horas;
- Motorização: Com FADEC;
- Aviônicos: EFIS Collins ProLine II ou Honeywell Silver Crown;
- Aviônicos: ADF, DME, VOR, GPS, ELT e Inercial;
- Certificação: Categoria A, com IFR;
- Alcance: Aprox. 600 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.000 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de helicópteros da
família Agusta A109 também é possível para compradores brasileiros. Porém,
somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada
pode sofrer um acréscimo de algo entre 30% e 20% em relação ao preço inicial no
exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft
- AvBuyer (no exterior): http://www.avbuyer.com/aircraft-for-sale/agusta
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem
acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar
assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a
negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos
relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e
treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo
de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Leonardo do Brasil (AgustaWestland do Brasil), a
SynerJet Brasil, a Líder Aviação e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de
gerenciamento de aeronaves.
TRÊS VISTAS
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- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
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- Beechcraft Hawker 400
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- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
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- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Eurocopter EC-130
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- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
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- Cessna 172 Skyhawk
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- Aeroporto de Congonhas
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- Embraer E-190
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
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- Embraer Seneca
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- Champion 8KCAB Decathlon
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
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- Componentes Eletrônicos
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- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- AgustaWestland do Brasil: https://www.leonardocompany.com/-/aw-new-plant-brazil
- Leonardo Helicopters : https://www.leonardocompany.com/en/product-services/elicotteri_helicopters
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Pratt_&_Whitney_Canada_PW200
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/dblist.php?AcType=A109&sorteer=datekey&page=1
- Aerospace Technology (em inglês): https://www.aerospace-technology.com/projects/aw109-helicopter/
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW109
- FlyPrivate: http://www.flyprivate.com.br/guia.php?id=9
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/um-mercado-que-so-cresce_791.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Allison_Model_250
- Pratt & Whitney (em inglês): https://www.pwc.ca/en/products-and-services/products/helicopter-engines/pw200
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/type/A109/1
- Billionaire Shop (em inglês): Imagem
- Americas Aviation: Imagem
- Wikimedia: Imagens
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