BELL 430
BELL 430
Logo acima, mais uma imagem do Bell 430 com seu aspecto elegante e imponente. Até mesmo nos grandes aeroportos internacionais ele não passa despercebido. Logo abaixo, uma das opções executivas de configuração de assentos disponível para a cabine de passageiros do helicóptero. Ele é muito confortável e seu nível de ruído a bordo lembra os baixos níveis de ruído interno dos modernos jatos executivos.
Logo acima, para quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem do Bell 430, dessa vez em voo. Logo abaixo, mais uma das opções executivas de configuração de assentos disponível para a cabine de passageiros do helicóptero. Há espaço de sobre para até seis passageiros na cabine, mas também é possível uma configuração turística de alta densidade, com oito assentos atrás e mais um na frente, ao lado do piloto.
INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, a elegante e classuda
máquina americana vista de dois ângulos diferentes. Um dos mais confortáveis e
sofisticados helicópteros bimotores a turbina das décadas de 1990 e 2000. Ainda
hoje impressiona pela sua forma externa aerodinâmica e futurista e pela sua alta tecnologia embarcada.
O Bell 430 é um confortável helicóptero bimotor a
turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário,
de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e
transporte aeromédico, criado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá na
década de 1990 e fabricado no Canadá nas décadas de 1990 e 2000 pela Bell
Helicopter, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do
mundo.
Esse bonito modelo de helicóptero é sustentado por
duas turbinas Allison C250-C40B e tem capacidade para transportar um ou dois
pilotos e seis ou nove passageiros, dependendo da configuração de assentos
adotada, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando
de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas
situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou sem escalas
para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Nas décadas de 1990 e 2000, os principais concorrentes
do Bell 430 eram os modelos também sofisticados e confortáveis de helicópteros
bimotores a turbina Agusta A109 Power e Agusta AW109 Grand, fabricados pela
italiana Agusta, conhecida atualmente como Leonardo; os modernos e confortáveis
Eurocopter EC-135 e Eurocopter EC-145, também sofisticados, fabricados pela
Eurocopter, conhecida atualmente como Airbus Helicopters; e o moderníssimo
MD900 Explorer ou MD Explorer, fabricado pela MD Helicopters.
A BELL HELICOPTER
Logo acima,
o logotipo atual da Bell Helicopter, lançado recentemente, uma alusão à
libélula, um ágil inseto voador de aspecto que lembra vagamente o formato um
helicóptero. Logo abaixo, o logotipo anterior da empresa, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo.
Atualmente, a Bell Helicopter é uma das mais
conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da
corporação americana Textron Company, proprietária também das marcas de aviões
executivos Cessna e Beechcraft, e da fabricante de motores aeronáuticos
Lycoming Engines.
Conhecida antigamente como Bell Aircraft, ela é uma das
mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante
americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930,
inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas
rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o
Governo dos Estados Unidos.
Lawrence Bell, conhecido também como Larry Bell, foi
um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando a
partir da década de 1940 o seu primeiro helicóptero quase totalmente original a
partir de alguns conceitos mais básicos criados e desenvolvidos por um
conhecido seu, o estudante universitário Arthur Middleton.
Nas décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a
fabricante Bell esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de
aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de 35.000 unidades,
entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente, somente a Bell Helicopter
existe, como fabricante de helicópteros apenas.
A sede da Bell Helicopter está localizada em Fort
Worth, no estado norte-americano do Texas, fabrica helicópteros em Amarillo,
também no Texas, e em Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal
vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM Aviação Executiva, que também
presta serviços de manutenção e treinamento.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, mais uma imagem do Bell 430 com seu aspecto elegante e imponente. Até mesmo nos grandes aeroportos internacionais ele não passa despercebido. Logo abaixo, uma das opções executivas de configuração de assentos disponível para a cabine de passageiros do helicóptero. Ele é muito confortável e seu nível de ruído a bordo lembra os baixos níveis de ruído interno dos modernos jatos executivos.
O Bell 430 é um helicóptero bimotor a turbina de médio
porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de
turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte
aeromédico, com capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos
e até seis passageiros numa configuração executiva, ou, ainda, até nove
passageiros numa configuração turística de alta densidade, criado e
desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá na década de 1990 e fabricado no
Canadá nas décadas de 1990 e 2000 pela Bell Helicopter.
Ele é um projeto baseado em dois modelos sofisticados
e confortáveis de helicópteros bimotores fabricados nas décadas de 1980 e 1990
pela Bell Helicopter, o Bell 222 e o Bell 230, mas com algumas diferenças e
modernizações em relação aos seus antecessores, entre elas a fuselagem meio
metro mais comprida, portanto ainda mais espaçosa e confortável, o suficiente para instalar até uma galley compacta na cabine de passageiros, e o rotor
principal de quatro pás em material composto, com sistema de redução de
vibração, sem necessidade de lubrificação e com custo de manutenção reduzido em
relação aos rotores de duas pás de seus antecessores.
Assim como seus irmãos menores, o Bell 430 possui fuselagem semi-monocoque e construção convencional em alumínio e ligas
metálicas, com trem de pouso retrátil e rotor de cauda com duas pás. A Bell
Helicopter focou a fabricação e a oferta do Bell 430 para o mercado civil, como
aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde transporte
de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e turismo, operações
policiais, transporte aeromédico e resgate e para uso off-shore, para
plataformas de petróleo em mares territoriais, inclusive.
O Bell 430 tem rotor principal semi-articulado, composto
por quatro pás de material composto, e a sua fuselagem possui anel estrutural
para aumentar a robustez do habitáculo, para suportar, até certo ponto, é
claro, impactos contra o solo em acidentes. A fuselagem e a cauda do Bell 430
são fabricadas em alumínio e ligas metálicas, mas há algumas partes menores em
material composto. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 240 km/h, quando
equipado com trem de pouso retrátil, e de cerca de 230 km/h, quando equipado
com trem de pouso fixo de esquis.
O Bell 430 é uma aeronave bem sofisticada, com cockpit
com conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, disponível na época como opcional, completo
para voos por instrumentos e com a redundância de dois sistemas hidráulicos e
elétricos independentes, com dois geradores, possibilitando operações
off-shore, inclusive. Além disso, ele possui trem de pouso retrátil e sistema
de redução de vibração.
Entre os pontos positivos do Bell 430 é possível
destacar o fácil acesso dos passageiros aos seis assentos executivos em club
seat, isto é, frente a frente, muito confortáveis, aliás, por duas amplas
portas laterais, uma de cada lado, e o fácil acesso dos pilotos aos dois
assentos da frente, também por duas portas de cada lado, totalizando quatro
portas. Mas há também uma configuração turística disponível, para um piloto e
até nove passageiros.
A aeronave está homologada também para operações aeromédicas, com capacidade para até duas macas com dois pacientes e dois assentos para dois médicos ou paramédicos de plantão.
Outro ponto positivo do Bell 430 é a integridade da
estrutura (fuselagem e cauda) de alumínio e ligas metálicas. Além disso, o
risco de falhas dos motores turboshaft Allison 250-C40 é baixo, desde que, é
claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção
confiáveis, homologadas / certificadas por autoridades aeronáuticas e pelos
respectivos fabricantes.
Em caso de falha de um dos motores em pleno voo, o que
é raro, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. É
aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do
seu empregado, submetendo-o, quando necessário, a cursos teóricos e práticos de
aperfeiçoamento e atualização.
O Bell 430 é um modelo derivado do Bell 230, que, por
sua vez, é derivado do Bell 222, um modelo totalmente original de helicóptero da
década de 1980. Mas o Bell 430 é um modelo diferente de helicóptero, ainda mais
sofisticado e ainda mais confortável, com nível de ruído interno e vibração
reduzido em relação ao Bell 222.
ALTA TECNOLOGIA
O helicóptero bimotor a turbina Bell 430 é uma
evolução natural dos seus dois antecessores, o Bell 230 e o Bell 222, com
algumas modernizações, atualizações e mudanças significativas em relação aos
dois modelos anteriores, inclusive com aumento de potência de cerca de 10% nos motores. É possível afirmar que o Bell 430 representa um passo à
frente em relação aos demais modelos bimotores da fabricante americana e está
em pé de igualdade com outros exemplos de sofisticação e refinamento, como o
Agusta / Leonardo AW109 Grand, o Eurocopter EC-135 e o MD Helicopters MD900 Explorer.
Embora status
seja um requisito subjetivo para alguns operadores, principalmente pessoas
físicas, não há como negar que o Bell 430 deixa uma boa impressão por onde
passa, pois seu porte é imponente e sua estética de aspecto futurista ainda
hoje impressiona. No entanto, se atentarmos apenas para requisitos objetivos,
levando em consideração somente os aspectos práticos da máquina, ele também se
destaca no mercado, inclusive com o seu avançado conjunto de aviônicos do tipo
EFIS – Electronic Flight Instrument System, moderno, preciso e seguro.
O aviônico IIDS – Integrated Instrument Display System,
por exemplo, instalado no centro do painel do Bell 430, mostra na tela LCD –
Liquid Crystal Display várias páginas relacionadas ao voo em curso, entre elas
os parâmetros de funcionamento dos motores e se a máquina está funcionando
dentro desses parâmetros estabelecidos pelo fabricante. Além disso, ele faz um
acompanhamento sobre o funcionamento dos demais sistemas da aeronave. É como se
fosse um EICAS – Engine Indicating and Crew Alerting System, só que adaptado
para um helicóptero.
O conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight
Instrument System do Bell 430 é composto pelo IIDS – Integrated Instrument
Display System e pelas telas primárias e multifuncionais, as primeiras
apresentam os dados e informações essenciais ao voo, como horizonte artificial
e altitude, por exemplo, enquanto as telas multifuncionais apresentam dados e informações
complementares, mas não menos importantes, como o moving map, por exemplo.
MERCADO
Logo acima, para quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem do Bell 430, dessa vez em voo. Logo abaixo, mais uma das opções executivas de configuração de assentos disponível para a cabine de passageiros do helicóptero. Há espaço de sobre para até seis passageiros na cabine, mas também é possível uma configuração turística de alta densidade, com oito assentos atrás e mais um na frente, ao lado do piloto.
O Bell 430 é considerado um símbolo de status. Porém, a boa fama da máquina
nunca esteve e não está limitada a apenas símbolo de posição social, pelo
contrário, o Bell 430 é considerado uma das melhores opções da aviação
executiva, de turismo e semi-utilitária, sendo usado atualmente para transporte
aeromédico, transporte executivo, governamental, para operações policiais e até off-shore, para plataformas de petróleo.
No Brasil, o Bell 430 começou a voar já na década de
1990, transportando passageiros em viagens executivas, de turismo, de passeio e
em operações off-shore. Atualmente, é possível encontrar várias unidades desse
modelo de helicóptero no mercado americano e europeu de aeronaves usadas, a
maioria em bom estado de conservação. A importação de unidades usadas desse
modelo de aeronave é possível para compradores brasileiros, porém, somando
todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode
sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
Mais de 130 unidades do Bell 430 foram fabricadas nas
décadas de 1990 e 2000. O Bell 430 substituiu, em 1996, o Bell 230 na linha de montagem
da Bell Helicopter, cuja produção em série foi encerrada em 1995. Já a produção em série do Bell 430 foi encerrada em 2008, substituído pelo helicóptero bimotor Bell 429.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro
voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até nove
passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma
aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar
passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade
absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre
cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e
outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
Atualmente, a Bell Helicopter fabrica o modelo
sucessor do Bell 430, o moderno bimotor a turbina Bell 429, disponível para
venda e fretamento no Brasil, inclusive. Ela é uma das poucas fabricantes de
helicópteros do mundo a serem premiadas pela revista especializada Professional
Pilot como tendo um dos melhores suportes pós venda no mundo, principalmente no
aspecto de assistência técnica, com vários centros de manutenção e treinamento
espalhados pelo mundo, próprios ou por meio de acordos de representação. No
Brasil, por exemplo, a sua representação está a cargo da TAM Aviação Executiva,
com sede e oficinas em Belo Horizonte, Jundiaí e no município de Aracati, este
no Estado do Ceará.
A revista realiza pesquisas anuais diretamente com mais
de 1.000 proprietários pessoas físicas e pessoas jurídicas das aeronaves e com
os pilotos delas.
Entre os principais operadores governamentais do Bell 430 estão a Polícia do Estado de Nova York, a Força Aérea da Bulgária, a Polícia do Estado de Louisiana (Estados Unidos), a Força Aérea da República Dominicana, o Hospital da Universidade de Utah (Estados Unidos) e a Marinha do Equador.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
- Capacidade: 6 ou 9 passageiros;
- Velocidade: Aprox. 240 km / h;
- Comprimento total: Aprox. 16 metros;
- Largura da cabine: Aprox.
- Altura da aeronave: Aprox. 3,7 metros;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 13 metros;
- Motorização (potência): 2 X Rolls Royce / Allison 250-C40 (780 shp / cada);
- Aviônicos: EFIS, com IIDS, GPS e piloto automático;
- Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
- Certificação: FAR 29;
- Teto de serviço bimotor: Aprox. 5.000 metros;
- Teto de serviço OEI: Aprox. 4.000 metros;
- Teto de serviço pairado: Aprox. 3.500 metros;
- Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 4.200 kg;
- Volume do bagageiro: Aprox. 1.000 litros;
- Volume de cabine de passageiros: Aprox. 4.500 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 2 milhões (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de Bell 430 também é
possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e
taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de
cerca de 30% em
relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/
- AV Buyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem
acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar
assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a
negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos
relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e
treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo
de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a
Líder Aviação e a Helipark Manutenção, entre outras. Algumas delas oferecem
também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
- Above Beyond: https://www.youtube.com/watch?v=BEZznA2Xixg
- Matt Skelton (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=YMNMejwUjVA
- Marshal Eagle: https://www.youtube.com/watch?v=5knBhsV8p7o
VEJA TAMBÉM
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- Cessna 206 Station Air
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- MD Helicopters MD 900 Explorer
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- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 35
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- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM 700
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Airbus H120
- Honda HA-420 HondaJet
- Airbus H135
- Boeing 777
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Site Flugzeug Info: http://www.flugzeuginfo.net/acdata_php/acdata_430_en.php
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bell_430
- Bell Helicopter: https://www.bellflight.com/company/history/1980-1989
- Revista Avião Revue: http://aviaorevue.com/
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Bell_430
- Bell Helicopter: https://www.bellflight.com/company/history/1990-1999
- Fado Luxury (em inglês): http://www.fado-luxury.ru/helicopter-bell430.html
- Cretediscover: Imagem
- Wikimedia: Imagens
- Pinterest: Imagens
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