BELL 430

BELL 430

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, a elegante e classuda máquina americana vista de dois ângulos diferentes. Um dos mais confortáveis e sofisticados helicópteros bimotores a turbina das décadas de 1990 e 2000. Ainda hoje impressiona pela sua forma externa aerodinâmica e futurista e pela sua alta tecnologia embarcada.
O Bell 430 é um confortável helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte aeromédico, criado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá na década de 1990 e fabricado no Canadá nas décadas de 1990 e 2000 pela Bell Helicopter, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.

Esse bonito modelo de helicóptero é sustentado por duas turbinas Allison C250-C40B e tem capacidade para transportar um ou dois pilotos e seis ou nove passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Nas décadas de 1990 e 2000, os principais concorrentes do Bell 430 eram os modelos também sofisticados e confortáveis de helicópteros bimotores a turbina Agusta A109 Power e Agusta AW109 Grand, fabricados pela italiana Agusta, conhecida atualmente como Leonardo; os modernos e confortáveis Eurocopter EC-135 e Eurocopter EC-145, também sofisticados, fabricados pela Eurocopter, conhecida atualmente como Airbus Helicopters; e o moderníssimo MD900 Explorer ou MD Explorer, fabricado pela MD Helicopters.

A BELL HELICOPTER


Logo acima, o logotipo atual da Bell Helicopter, lançado recentemente, uma alusão à libélula, um ágil inseto voador de aspecto que lembra vagamente o formato um helicóptero. Logo abaixo, o logotipo anterior da empresa, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo.
Atualmente, a Bell Helicopter é uma das mais conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da corporação americana Textron Company, proprietária também das marcas de aviões executivos Cessna e Beechcraft, e da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Conhecida antigamente como Bell Aircraft, ela é uma das mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.

Lawrence Bell, conhecido também como Larry Bell, foi um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando a partir da década de 1940 o seu primeiro helicóptero quase totalmente original a partir de alguns conceitos mais básicos criados e desenvolvidos por um conhecido seu, o estudante universitário Arthur Middleton.

Nas décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a fabricante Bell esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de 35.000 unidades, entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente, somente a Bell Helicopter existe, como fabricante de helicópteros apenas.

A sede da Bell Helicopter está localizada em Fort Worth, no estado norte-americano do Texas, fabrica helicópteros em Amarillo, também no Texas, e em Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM Aviação Executiva, que também presta serviços de manutenção e treinamento.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, mais uma imagem do Bell 430 com seu aspecto elegante e imponente. Até mesmo nos grandes aeroportos internacionais ele não passa despercebido. Logo abaixo, uma das opções executivas de configuração de assentos disponível para a cabine de passageiros do helicóptero. Ele é muito confortável e seu nível de ruído a bordo lembra os baixos níveis de ruído interno dos modernos jatos executivos.
O Bell 430 é um helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte aeromédico, com capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e até seis passageiros numa configuração executiva, ou, ainda, até nove passageiros numa configuração turística de alta densidade, criado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá na década de 1990 e fabricado no Canadá nas décadas de 1990 e 2000 pela Bell Helicopter.

Ele é um projeto baseado em dois modelos sofisticados e confortáveis de helicópteros bimotores fabricados nas décadas de 1980 e 1990 pela Bell Helicopter, o Bell 222 e o Bell 230, mas com algumas diferenças e modernizações em relação aos seus antecessores, entre elas a fuselagem meio metro mais comprida, portanto ainda mais espaçosa e confortável, o suficiente para instalar até uma galley compacta na cabine de passageiros, e o rotor principal de quatro pás em material composto, com sistema de redução de vibração, sem necessidade de lubrificação e com custo de manutenção reduzido em relação aos rotores de duas pás de seus antecessores.

Assim como seus irmãos menores, o Bell 430 possui fuselagem semi-monocoque e construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com trem de pouso retrátil e rotor de cauda com duas pás. A Bell Helicopter focou a fabricação e a oferta do Bell 430 para o mercado civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e turismo, operações policiais, transporte aeromédico e resgate e para uso off-shore, para plataformas de petróleo em mares territoriais, inclusive.

O Bell 430 tem rotor principal semi-articulado, composto por quatro pás de material composto, e a sua fuselagem possui anel estrutural para aumentar a robustez do habitáculo, para suportar, até certo ponto, é claro, impactos contra o solo em acidentes. A fuselagem e a cauda do Bell 430 são fabricadas em alumínio e ligas metálicas, mas há algumas partes menores em material composto. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 240 km/h, quando equipado com trem de pouso retrátil, e de cerca de 230 km/h, quando equipado com trem de pouso fixo de esquis.

O Bell 430 é uma aeronave bem sofisticada, com cockpit com conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, disponível na época como opcional, completo para voos por instrumentos e com a redundância de dois sistemas hidráulicos e elétricos independentes, com dois geradores, possibilitando operações off-shore, inclusive. Além disso, ele possui trem de pouso retrátil e sistema de redução de vibração.

Entre os pontos positivos do Bell 430 é possível destacar o fácil acesso dos passageiros aos seis assentos executivos em club seat, isto é, frente a frente, muito confortáveis, aliás, por duas amplas portas laterais, uma de cada lado, e o fácil acesso dos pilotos aos dois assentos da frente, também por duas portas de cada lado, totalizando quatro portas. Mas há também uma configuração turística disponível, para um piloto e até nove passageiros.

A aeronave está homologada também para operações aeromédicas, com capacidade para até duas macas com dois pacientes e dois assentos para dois médicos ou paramédicos de plantão.

Outro ponto positivo do Bell 430 é a integridade da estrutura (fuselagem e cauda) de alumínio e ligas metálicas. Além disso, o risco de falhas dos motores turboshaft Allison 250-C40 é baixo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, homologadas / certificadas por autoridades aeronáuticas e pelos respectivos fabricantes.

Em caso de falha de um dos motores em pleno voo, o que é raro, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado, submetendo-o, quando necessário, a cursos teóricos e práticos de aperfeiçoamento e atualização.

O Bell 430 é um modelo derivado do Bell 230, que, por sua vez, é derivado do Bell 222, um modelo totalmente original de helicóptero da década de 1980. Mas o Bell 430 é um modelo diferente de helicóptero, ainda mais sofisticado e ainda mais confortável, com nível de ruído interno e vibração reduzido em relação ao Bell 222.

ALTA TECNOLOGIA
O helicóptero bimotor a turbina Bell 430 é uma evolução natural dos seus dois antecessores, o Bell 230 e o Bell 222, com algumas modernizações, atualizações e mudanças significativas em relação aos dois modelos anteriores, inclusive com aumento de potência de cerca de 10% nos motores. É possível afirmar que o Bell 430 representa um passo à frente em relação aos demais modelos bimotores da fabricante americana e está em pé de igualdade com outros exemplos de sofisticação e refinamento, como o Agusta / Leonardo AW109 Grand, o Eurocopter EC-135 e o MD Helicopters MD900 Explorer.

Embora status seja um requisito subjetivo para alguns operadores, principalmente pessoas físicas, não há como negar que o Bell 430 deixa uma boa impressão por onde passa, pois seu porte é imponente e sua estética de aspecto futurista ainda hoje impressiona. No entanto, se atentarmos apenas para requisitos objetivos, levando em consideração somente os aspectos práticos da máquina, ele também se destaca no mercado, inclusive com o seu avançado conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, moderno, preciso e seguro.

O aviônico IIDS – Integrated Instrument Display System, por exemplo, instalado no centro do painel do Bell 430, mostra na tela LCD – Liquid Crystal Display várias páginas relacionadas ao voo em curso, entre elas os parâmetros de funcionamento dos motores e se a máquina está funcionando dentro desses parâmetros estabelecidos pelo fabricante. Além disso, ele faz um acompanhamento sobre o funcionamento dos demais sistemas da aeronave. É como se fosse um EICAS – Engine Indicating and Crew Alerting System, só que adaptado para um helicóptero.

O conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System do Bell 430 é composto pelo IIDS – Integrated Instrument Display System e pelas telas primárias e multifuncionais, as primeiras apresentam os dados e informações essenciais ao voo, como horizonte artificial e altitude, por exemplo, enquanto as telas multifuncionais apresentam dados e informações complementares, mas não menos importantes, como o moving map, por exemplo.

MERCADO

Logo acima, para quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem do Bell 430, dessa vez em voo. Logo abaixo, mais uma das opções executivas de configuração de assentos disponível para a cabine de passageiros do helicóptero. Há espaço de sobre para até seis passageiros na cabine, mas também é possível uma configuração turística de alta densidade, com oito assentos atrás e mais um na frente, ao lado do piloto.
O Bell 430 é considerado um símbolo de status. Porém, a boa fama da máquina nunca esteve e não está limitada a apenas símbolo de posição social, pelo contrário, o Bell 430 é considerado uma das melhores opções da aviação executiva, de turismo e semi-utilitária, sendo usado atualmente para transporte aeromédico, transporte executivo, governamental, para operações policiais e até off-shore, para plataformas de petróleo.

No Brasil, o Bell 430 começou a voar já na década de 1990, transportando passageiros em viagens executivas, de turismo, de passeio e em operações off-shore. Atualmente, é possível encontrar várias unidades desse modelo de helicóptero no mercado americano e europeu de aeronaves usadas, a maioria em bom estado de conservação. A importação de unidades usadas desse modelo de aeronave é possível para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.

Mais de 130 unidades do Bell 430 foram fabricadas nas décadas de 1990 e 2000. O Bell 430 substituiu, em 1996, o Bell 230 na linha de montagem da Bell Helicopter, cuja produção em série foi encerrada em 1995. Já a produção em série do Bell 430 foi encerrada em 2008, substituído pelo helicóptero bimotor Bell 429.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até nove passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

Atualmente, a Bell Helicopter fabrica o modelo sucessor do Bell 430, o moderno bimotor a turbina Bell 429, disponível para venda e fretamento no Brasil, inclusive. Ela é uma das poucas fabricantes de helicópteros do mundo a serem premiadas pela revista especializada Professional Pilot como tendo um dos melhores suportes pós venda no mundo, principalmente no aspecto de assistência técnica, com vários centros de manutenção e treinamento espalhados pelo mundo, próprios ou por meio de acordos de representação. No Brasil, por exemplo, a sua representação está a cargo da TAM Aviação Executiva, com sede e oficinas em Belo Horizonte, Jundiaí e no município de Aracati, este no Estado do Ceará.

A revista realiza pesquisas anuais diretamente com mais de 1.000 proprietários pessoas físicas e pessoas jurídicas das aeronaves e com os pilotos delas.

Entre os principais operadores governamentais do Bell 430 estão a Polícia do Estado de Nova York, a Força Aérea da Bulgária, a Polícia do Estado de Louisiana (Estados Unidos), a Força Aérea da República Dominicana, o Hospital da Universidade de Utah (Estados Unidos) e a Marinha do Equador.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
  • Capacidade: 6 ou 9 passageiros;
  • Velocidade: Aprox. 240 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 16 metros;
  • Largura da cabine: Aprox.
  • Altura da aeronave: Aprox. 3,7 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 13 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Rolls Royce / Allison 250-C40 (780 shp / cada);
  • Aviônicos: EFIS, com IIDS, GPS e piloto automático;
  • Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
  • Certificação: FAR 29;
  • Teto de serviço bimotor: Aprox. 5.000 metros;
  • Teto de serviço OEI: Aprox. 4.000 metros;
  • Teto de serviço pairado: Aprox. 3.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 4.200 kg;
  • Volume do bagageiro: Aprox. 1.000 litros;
  • Volume de cabine de passageiros: Aprox. 4.500 kg;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 2 milhões (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de Bell 430 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Líder Aviação e a Helipark Manutenção, entre outras. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

O HELICÓPTERO DO PATRÃO

VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bell_430
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Bell_430
  • Wikimedia: Imagens

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